You are on page 1of 4

RECUPERANDO HDS

Adriano Freitas adriano@spbancarios.com.br

Recuperao de HDs
Este tutorial mostrar quais so os principais defeitos que um HD pode apresentar e como recuperar tanto o HD, como todos os dados nele gravados. O pior pesadelo para um geek ver seu HD parar de funcionar. O motivo pode ser aquele e-mail com remetente estranho, um vrus que faz seus dados desaparecerem, algum defeito ou coisa semelhante. Desde j, deixo bem claro que a melhor maneira de se prevenir contra esses tipos de acidentes e sempre ser o bom e velho backup que guarda com total integridade todos os seus dados, mas se o estrago j foi feito e voc no tem um backup recente, no se preocupe, pois mostrarei alguns macetes de como recuperar um HD e seus dados ou ento como ganhar algum dinheiro extra recuperando HDs de pessoas menos experientes. Veremos como recuperar arquivos deletados, HDs formatados e tambm o que fazer quanto o ele simplesmente pra de funcionar.

Ressucitando Dados
16 GeeK

Como um HD funciona:
Antes de comear a trabalhar no HD, importante entender como ele funciona na prtica, como guarda todos os dados e como funciona mecanicamente. No interior de todo disco rgido, existe pelo menos um disco magntico, chamado de platters, que composto por duas camadas, nas quais todos os dados so armazenados. O nome disco rgido vem justamente do fato dos discos internos serem lminas metlicas extremamente rgidas. A primeira camada nada mais do que um disco metlico, feito de alumnio e muito bem polido para que se possa ter uma pea perfeitamente plana, na segunda aplicada uma camada magntica nos dois lados do disco. Essa camada to fina (alguns mcrons de espessura) que necessita de uma terceira camada protetora.

Os HDs so totalmente fechados para impedir que qualquer contaminao interfira no seu funcionamento, mas se ocorrer um pequeno dano na camada protetora, isso no dever atrapalhar em nada, pois a leitura feita de forma magntica.

Dentro do HD existe tambm um eixo feito de alumnio, que projetado para alinhar perfeitamente os discos, evitando qualquer vibrao, mesmo em alta rotao. E finamente,

RECUPERANDO HDS
tem o motor de rotao, que o responsvel pelo seu funcionamento, pois ele que gira o HD para ser lido e tambm o responsvel pelos problemas mais graves que acontecem. Antigamente, os motores chegavam a 3.600 RPM, atualmente, eles j ultrapassam os 10.000 RPM. est velocidade que determinam a performance de um HD. Dentro dos HDS tambm existem as cabeas de leitura eletromagnticas (heads) e um brao mvel (arm), que permitem a leitura de todo o disco. Existe tambm um dispositivo especial, chamado de atuador, ou actuator, que coordena o movimento das cabeas de leitura. Logo abaixo, vejamos a figura de um HD (figura1.)

problemas Os pr oblemas mais comuns encontrados em um HD:


Como j vimos anteriormente, o HD se baseia em componentes mecnicos, que no so to confiveis quanto os componentes eletrnicos. Um dos problemas fsicos mais notveis so os de setores defeituosos que geralmente aparecem depois de uma queda de energia ou pelo prprio envelhecimento da mdia. Eles no podem ser corrigidos, mas podem ser marcados para que o restante do HD possa continuar sendo usado. Um outro problema que aparece com uma certa freqncia, mas muito mais grave que o problema dos setores, o mau funcionamento ou a parada total do motor de rotao. Quando isso ocorre, o disco no gira, o Setup no reconhece o HD que simplesmente morre. Erros de posicionamento nas cabeas de leitura so os mais comuns em HDs mais antigos, onde os sinais magnticos j esto mais fracos . Isto acontece quando, por qualquer motivo, a controladora no consegue detectar a posio das cabeas de leitura sobre os discos magnticos. Nesse caso, o HD gira, voc ouvir alguns clicks, e o setup no o reconhecer. A controladora do HD tambm pode ser a culpada pelo no funcionamento do HD. Existem vrias possibilidades de erros: pode ser que o HD simplesmente no ligue ou que os discos girem, mas o HD no seja reconhecido no setup, nem funcione de forma alguma. Mas esses contratempos com controladoras so raros de se acontecer. Se por acaso, voc achar que o problema com ela, pegue uma lupa e examine a placa lgica em busca de capacitores e chips queimados ou contatos rompidos, que possam ser responsveis pelos defeitos. Se voc descobrir algo de errado com a controladora, retire a velha, v at uma casa especializada que conserte computadores e veja se consegue uma controladora que esteja funcionando, mas vale lembrar que tem que ser uma controladora idntica sua.

A placa controladora: Responsvel pelo funcionamento de todas as funes do disco rgido desde a movimentao da cabea de leitura at o envio e recebimento de dados atravs da porta IDE. Antigamente, a controladora era separada do HD, o que deixava comunicao com ele muito lenta. Com a chegada dos discos IDE, as placas controladoras passaram a fazer parte do prprio disco rgido e com isto passou a se ganhar muito tempo com relao comunicao dos dados. por isso que no dizemos controladoras IDE e sim interface IDE, pois ela funciona apenas como um meio de comunicao, j que a controladora faz parte do prprio disco rgido.

Quem procurar quando o HD pra de funcionar:


Se voc estiver disposto a desembolsar uma boa quantia em dinheiro, no se preocupe, pois existem vrias companhias especializadas em recuperao de dados de HDs com defeito. Algumas so equipadas com salas especiais e equipamentos de ltima gerao, mas o grande problema dessas empresas o preo do trabalho que pode facilmente ultrapassar os R$1.000,00. Alm disso, nunca existe garantia de que os dados realmente sero recuperados. Se voc no tem todo este dinheiro e tem um pouco de pacincia, a vo algumas dicas de como recuperar o seu disco rgido.

Situao 1: Os dados foram apagados, mas o HD funciona


O modo como os dados so gravados no disco rgido permite que praticamente qualquer dado anteriormente apagado possa ser recuperado. Na verdade, quando apagamos um arquivo, seja atravs do DOS ou do Windows Explorer, apagada apenas a referncia a ele na FAT, a tabela gravada no incio do disco rgido, que armazena a localizao de cada arquivo. Com o endereo anteriormente ocupado pelo arquivo apagado na FAT, o sistema operacional considera vaga a parcela do disco ocupada por ele. Porm, nada realmente apagado at que um novo dado seja gravado subscrevendo o anterior. como regravar uma fita K-7: a msica antiga continua l at que outra seja gravada por cima. O Norton Utilities possui um programa chamado Rescue Disk, que permite armazenar uma cpia da FAT em

17 GeeK

RECUPERANDO HDS
O HD no funciona, nem ouo o rudo rudo dos discos girando:
Quando o disco no est girando, existem duas possibilidades a serem observadas: o motor de rotao no est girando ou existe algum defeito grave na controladora. Vamos comear eliminando os problemas banais: troque o cabo de alimentao, troque o flat cable do HD, tente ligar o HD em outra IDE e troque o jumper de lugar. Se nada disso funcionar, examine a controladora para ver se encontra algum dano visvel ou verifique se ela no est cheirando a queimado. Se encontrar algum defeito na controladora, v at uma casa especializada em manuteno de computadores ou at um ferro velho de micros e veja se voc encontra um HD idntico ao seu e troque a controladora.

disquetes. Caso seu HD seja acidentalmente formatado por um vrus ou por qualquer outro motivo, voc poder restaurar a FAT com a ajuda desse programa, voltando a ter acesso a todos os dados como se nada tivesse acontecido. Alm das ferramentas que so encontradas no Norton Utilities, existem vrios outros programas encontrados na Internet que so extremamente amigveis, com uma interface dedutiva e bem simples at para usurios menos experientes. Esses programas so especializados em recuperao de dados, mesmo nos casos em que no exista nenhum backup da FAT.

Dica: Mas lembre-se de que os HDs O que fazer quando o HD no detectado pelo BIOS:
Existe um truque que costuma dar certo que vale a pena tentar primeiro, pois no traz riscos. Quem nunca ouviu falar em colocar as pilhas usadas no freezer para que elas voltem a funcionar? isso mesmo! Coloque o HD dentro de um plstico hermeticamente fechado e deixe no freezer por quatro horas ou mais. Parece estranho, mas tem sua lgica: o frio altera a posio das marcas magnticas nos discos (contrao do material) e alguns componentes do HD funcionam melhor em baixas temperaturas. Reinstale-o rapidamente e cruze os dedos. Existe uma possibilidade razovel do HD voltar a funcionar durante alguns minutos, tempo suficiente para fazer uma cpia dos dados mais importantes e aposent-lo definitivamente. Por incrvel que parea, isso tambm costuma funcionar com CDs riscados que no lem mais. Se voc ligar o HD e ouvir o rudo dos discos girando e em seguida ouvir alguns click, click, click, no se assuste, pois isso significa que a placa lgica est tentando posicionar as cabeas de leitura, mas no est conseguindo. Experimente apoiar o HD sobre uma mesa e dar alguns tapinhas bem leves sobre o HD, mas tm que ser bem leves, pois se voc exagerar, pode danificar o disco e a nunca mais vai recuperar os dados do HD. Dica: Sempre que voc estiver tentando recuperar um HD, seja utilizando um programa de recuperao de dados ou qualquer outro mtodo, no se esquea de que voc deve ter um outro HD funcionando para onde os dados possam ser copiados.

tm que ser idnticos pois as controladoras s funcionam se forem iguais. Se voc no encontrou nenhum problema visvel na controladora, certamente o problema est no motor de rotao do HD. Se o problema for mesmo esse, experimente ligar o micro e depois de uns dois ou trs segundos, d alguns tapinhas no HD para ver se ele pega no tranco. Na maioria das vezes, o motor volta a funcionar.

A ltima alternativa:
O HD no liga de jeito nenhum, j se esgotaram todas as possibilidades de se recuperar os dados, voc j est disposto a aposentar definitivamente o seu HD e s quer uma ltima chance de retirar aqueles dados to importantes. Vamos l, mas que fique bem claro que o HD s vai funcionar por alguns minutos ou horas, tempo suficiente para que voc consiga fazer uma cpia dos dados mais importantes e depois disso, pode jogar fora o seu HD, pois ele no prestar para mais nada. Tentaremos agora o ltimo recurso para tentar recuperar os dados de um HD. Abra-o em um ambiente o mais limpo possvel. Depois de aberto, ligue o cabo de fora e o cabo flat. Ligue o micro e veja qual o comportamento do HD. Se o disco no estiver girando, use o dedo e de um empurrozinho, mas toque no eixo de rotao, e no nos discos magnticos. Se os discos estiverem rodando, mas as cabeas de leitura estiverem fazendo barulho, desligue o micro, pegue uma caneta, ligue o micro novamente, aguarde uns dois segundos e empurre a cabea com a caneta. Isso geralmente resolve o problema.

De qualquer forma, o HD estar condenado a partir do momento que abri-lo. A poeira que entrar comear lentamente a destruir os discos magnticos. Mas antes disso, voc ter tempo suficiente para recuperar os seus dados.

18 GeeK

RECUPERANDO HDS

Um passo-a-passo de como utilizar o GetDataBack para recuperar os dados de um HD.


OBS: Antes de comear o processo de recuperao de dados, bom salientar que para se recuperar os dados de um HD com defeito preciso ter um outro HD funcionando perfeitamente que ser ligado no computador como Master e o HD com defeito ser ligado como Slave. Os dois HDs tm que ser reconhecidos pela Bios do computador, pois se a ele estiver com defeito e no for reconhecido, esse processo de recuperao dos dados no funcionar.

3. Comear a pesquisa para encontrar arquivos que por algum motivo foram apagados. Nessa tela, o arquivo demorar um pouco, pois ele far uma busca completa no setor que foi escolhido e depois mostrar o relatrio. Feito isso, o programa carregar os arquivos que foram encontrados, a s aguardar um pouco.

1. Baixe e instale o GetDataBack for FAT. Disponvel na pasta EXTRAS do CD desta edio ou no site: www.runtime.org. 2. Na tela inicial do GetDataBack, clique em check all no canto esquerdo inferior para selecionar todas as alternativas acima e depois clique em NEXT. Logo aps sero mostrados todos os HDs e as parties existentes no computador. Nesta tela, voc deve escolher o drive que deseja recuperar os dados e clicar em NEXT novamente.

4. Esta fase a fase do salvamento dos arquivos que foram recuperados. Ser mostrado na tela todos os arquivos que o programa conseguiu recuperar. Para salv-los, s clicar em COPY e todos os arquivos sero copiados.

Como recuperar o HD para ser reutilizado:


Antes de trocar seu HD, vale uma tentativa para recuperar os badblocks. O resultado final poder ser bom se ele ainda estiver legal. Praticamente 60% dos HDs que j vi serem trocados ou descartados por causa de bad-blocks, poderiam ser recuperados. Se voc j retirou todos os dados mais importantes e esto com eles bem guardados em outro HD e na recuperao no precisou abrir-lo, agora a hora de tentar recuper-lo para que possa ser reutilizado ou vendido. A vai uma dica de como recuperar um HD para que ele possa ser reutilizado novamente. Em alguns casos mais srios, os discos rgidos ficam com bad-blocks, reas danificadas identificadas

5. Se voc ainda no tiver registrado o seu programa, aparecer uma mensagem dizendo copying is availeble only in the licensed version, como na figura abaixo. Para registrar o programa, compre uma licena antes de tentar salvar os arquivos. Ento s clicar em COPY e escolher em qual diretrio deseja salvar os arquivos e clicar em ok.

por um B, quando usado o Scandisk via DOS. Para resolver esse problema, pode ser baixado no site do fabricante de seu HD um programinha chamado de formatador fsico. Com esse programa, voc pode restaurar estes bad-blocks.

19 GeeK

You might also like