You are on page 1of 29

ACSTICA Produo do Som Fixemos uma lmina de ao muito fina para que ela possa oscilar conforme indica

a figura ao lado.

Quando deslocamos a lmina, sua extremidade livre comea a oscilar para a direita e para a esquerda. Se a lmina vibrar com rapidez, produzir um som sibilante, mostrando que os sons so produzidos pela matria em vibrao. medida que a lmina oscila para a direita, ela realiza trabalho nas molculas do ar, comprimindo-as, transferindo a elas energia na direo da compresso. Ao mesmo tempo, as molculas do ar, situadas esquerda, se expandem e se tornam rarefeitas, o que retira energia delas. Quando a lmina se move no sentido inverso, ela transfere energia para as molculas do ar situadas esquerda, enquanto as da direita perdem energia. O efeito combinado de compresso e rarefao simultneo transfere energia das molculas do ar da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda na direo do movimento da lmina, produzindo ondas longitudinais, nas quais as molculas do ar se movimentam para frente e para trs, recebendo energia das molculas mais prximas da fonte e transmitindo-a para as molculas mais afastadas dela, at chegarem ao ouvido. No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tmpano. O tmpano passa a vibrar com a mesma freqncia das ondas, transmitindo ao crebro, por impulsos eltricos, a sensao denominada som.

As ondas sonoras so ondas longitudinais, isto , so produzidas por uma seqncia de pulsos longitudinais.

As ondas sonoras podem se propagar com diversas freqncias, porm o ouvido humano sensibilizado somente quando elas chegam a ele com freqncia entre 20 Hz e 20 000 Hz, aproximadamente.

Quando a freqncia maior que 20 000 Hz, as ondas so ditas ultra-snicas, e menor que 20 Hz, infrasnicas. As ondas infra-snicas e ultra-snicas no so audveis pelo ouvido humano. As ondas infra-snicas so produzidas, por exemplo, por um abalo ssmico. Os ultra-sons podem ser ouvidos por certos animais como morcego e o co. As ondas sonoras audveis so produzidas por: vibrao de cordas vibrao de colunas de ar vibrao de discos e membranas O som musical, que provoca sensaes agradveis, produzido por vibraes peridicas. O rudo, que provoca sensaes desagradveis, produzido por vibraes aperidicas.

Transmisso do Som A maioria dos sons chega ao ouvido transmitida pelo ar, que age como meio de transmisso. Nas pequenas altitudes, os sons so bem audveis, o que no ocorre em altitudes maiores, onde o ar menos denso. O ar denso melhor transmissor do som que o ar rarefeito, pois as molculas gasosas esto mais prximas e transmitem a energia cintica da onda de umas para outras com maior facilidade. Os sons no se transmitem no vcuo, porque exigem um meio material para sua propagao. De uma maneira geral, os slidos transmitem o som melhor que os lquidos, e estes, melhor do que os gases. Observe a tabela que apresenta a velocidade de propagao do som a 25C. Meio Velocidade (m/s) Ar 346 gua 1498 Ferro 5200 Vidro 4540 Qualidades do Som Se a energia emitida pela fonte grande, isto , se o som muito forte, temos uma sensao desagradvel no ouvido, pois a quantidade de energia transmitida exerce sobre o tmpano uma presso muito forte. Quanto maior a vibrao da fonte, maior a energia sonora, logo Quanto maior a amplitude da onda, maior a intensidade do som. Em homenagem ao cientista norte-americano Graham Bell (1847-1922), que estudou o som e inventou o telefone, a intensidade sonora medida em bel (B) ou decibis (dB).

Graham Bell

Os sons muito intensos so desagradveis ao ouvido humano. Sons com intensidades acima de 130 dB provocam uma sensao dolorosa e sons acima de 160 dB podem romper o tmpano e causar surdez. De acordo com a freqncia, um som pode ser classificado em agudo ou grave. Essa qualidade chamada altura do som.

Sons graves ou baixos tm freqncia menor. Sons agudos ou altos tm freqncia maior. A voz do homem tem freqncia que varia entre 100 Hz e 200 Hz e a da mulher, entre 200 Hz e 400 Hz. Portanto, a voz do homem costuma ser grave, ou grossa, enquanto a da mulher ser aguda, ou fina. Voc Sabia? O som no pode se propagar no vcuo. Por essa razo, a onda sonora chamada onda material ou onda mecnica. So tambm ondas mecnicas as ondas numa corda, na gua e numa mola. Essas ondas precisam de um meio material (slido, lquido ou gs) para se propagar. Por outro lado, a luz, as ondas de rdio etc., podem se propagar em meios materiais e tambm no vcuo. Essas ondas so denominadas ondas eletromagnticas. As ondas eletromagnticas so geradas por oscilaes de cargas eltricas e se propagam no vcuo com uma velocidade aproximada de 300 000 km/s. Os tipos principais de ondas eletromagnticas so, em ordem decrescente de freqncia: raios gama, raios X, luz ultravioleta, luz visvel, raios infravermelhos, ondas curtas de rdio e ondas largas de rdio. O conjunto dessas ondas forma o espectro eletromagntico.

Veja algumas aplicaes destes raios: Raios gama: so emitidos por materiais radioativos e usados no tratamento de cncer e de muitas doenas de pele.

Raios X: ajudam os mdicos a tratar e a diagnosticar doenas. Raios ultraviolenta: so usados como desinfetantes. Raios infravermelhos: so emitidos por corpos aquecidos e usados para secar pinturas. Ondas de rdio: so usadas pelas emissoras de rdio e televiso. Fenmenos Sonoros Sendo o som uma onda, ele apresenta as seguintes propriedades caractersticas: reflexo, refrao, difrao, interferncia e ressonncia. 1a. Propriedade: Reflexo Quando ondas sonoras AB, AB, AB provenientes de um ponto P encontram um obstculo plano, rgido, MN, produz-se reflexo das ondas sobre o obstculo. Na volta, produz-se uma srie de ondas refletidas CD, CD, que se propagam em sentido inverso ao das ondas incidentes e se comportam como se emanassem de uma fonte P, simtrica da fonte P em relao ao ponto refletor. A reflexo do som pode ocasionar os fenmenos eco e reverberao.

Eco Os obstculos que refletem o som podem apresentar superfcies muito speras. Assim, o som pode ser refletido por um muro, uma montanha etc. O som refletido chama-se eco, quando se distingue do som direto. Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situada a, no mnimo, 17 m do obstculo refletor, pois o ouvido humano s pode distinguir dois sons com intervalo de 0,1 s. O som, que tem velocidade de 340 m/s, percorre 34 m nesse tempo.

O sonar um aparelho capaz de emitir ondas sonoras na gua e captar seus ecos, permitindo, assim, a localizao de objetos sob a gua. Reverberao Em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexes mltiplas que, alm de reforar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emisso. esse prolongamento que constitui a reverberao. A reverberao ocorre quando o som refletido atinge o observador no instante em que o som direito est se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensao auditiva. 2a. Propriedade: Refrao Consiste em a onda sonora passar de um meio para o outro, mudando sua velocidade de propagao e comprimento de onda, mas mantendo constante a freqncia. 3a. Propriedade: Difrao Fenmeno em que uma onda sonora pode transpor obstculos. Quando se coloca um obstculo entre uma fonte sonora e o ouvido, por exemplo, o som enfraquecido, porm no extinto. Logo, as ondas sonoras no se propagam somente em linha reta, mas sofrem desvios nas extremidades dos obstculos que encontram. 4a. Propriedade: Interferncia Consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes. Neste caso, teremos uma regio do espao na qual, em certos pontos, ouviremos um som forte, e em outros, um som fraco ou ausncia de som. Som forte interferncia construtiva Som fraco interferncia destrutiva 5 Propriedade: Ressonncia

Quando um corpo comea a vibrar por influncia de outro, na mesma freqncia deste, ocorre um fenmeno chamado ressonncia. Como exemplo, podemos citar o vidro de uma janela que se quebra ao entrar em ressonncia com as ondas sonoras produzidas por um avio a jato APLICAO 7- Num treino, um atirador dispara sua arma diante de um anteparo refletor e ouve o eco do tiro aps 6 s. Sabendo que o som se propaga no ar com velocidade de 340 m/s, calcule a distncia do caador ao anteparo. Resoluo:

Durante o movimento, o som percorre uma distncia igual a 2x (ida e volta), em movimento uniforme; logo: Resposta: 1 020 m. Efeito Doppler Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a freqncia do som do ouvido maior do que aquela de quando a pessoa se afasta da fonte. O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada. Voc pode observar esse fenmeno ouvido o apito de uma locomotiva em movimento. O apito mais grave (freqncia menor) quando est se afastando, aps ter passado por voc. Observe que, quando h aproximao entre o observador e a fonte, o observador recebe maior nmero de ondas por unidade de tempo e, quando h afastamento, recebe um menor nmero de ondas:

Essa variao aparente da freqncia de onda chamada efeito Doppler, em homenagem ao fsico e matemtico austraco Christian Johann Doppler (1803-1853), que ficou clebre por esse principio. Denominando f a freqncia recebida pelo observador e f a freqncia emitida pela fonte, temos: Aproximao: f > f Afastamento: f < f Essas grandezas so relacionadas pela expresso:

Onde: v = velocidade da onda vF = velocidade da fonte vo = velocidade do observador f = freqncia real emitida pela fonte f = freqncia aparente recebida pelo observador. Os sinais mais (+) ou menos (-) que precedem o vo ou vF so utilizados de acordo com a conveno

A trajetria ser positiva de O para F. Portanto:

APLICAO 8- Um automvel, movendo-se a 20 m/s, passa prximo a uma pessoa parada junto ao meio-fio. A buzina do carro est emitindo uma nota de freqncia 2,0 kHz. O ar est parado e a velocidade do som em relao a ele 340m/s. Que freqncia o observador ouvir: a) quando o carro estiver se aproximando? b) quando o carro estiver se afastando? Resoluo: a) Quando o carro estiver se aproximando do observador, teremos:

b) Quando o carro estiver se afastando do observador, teremos:

Fonte: www.fsica.ufc Eco doopler O estudo ultrassonogrfico do corao permite visualizar o fluxo sangneo dentro do corao, avaliando o funcionamento da vlvula, a contratilidade do msculo cardaco e sua eficincia como bomba Eco Doppler Transesofgico Est indicado em casos que, por limitao tcnica, o exame transtorcico no esclareceu o diagnstico ou no pde definir detalhes anatmicos e funcionais relevantes do corao. Permite imagem com maior nitidez devido a sua proximidade com o corao. Ex.: em comunicao interatrial, endocardite, embolias. Efeito Doppler Christian Johan Doppler, fsico austraco, certa vez, na Estao de Viena observou que o apito da locomotiva mudava de tom conforme aproximava ou afastava do observador. Explicou o fenmeno pelo aumento da concentrao de ondas sonoras que, pela aproximao da fonte, chegavam aos ouvidos do espectador, enquanto, se rarefaziam pelo seu afastamento. O som tornava-se agudo na primeira situao e grave na segunda. Um sculo mais tarde a tecnologia, na busca de mtodos no invasivos resgatou a idia e a introduziu na prtica. Como homenagem quele notvel pensador seu nome tornou-se sinnimo dessa propriedade fsica. Sotomura, em 1954, ressaltou a utilidade do efeito Doppler, para estudar o fluxo sanguneo atravs dos vasos sanguneos ou dentro do corao. Na prtica, efeito Doppler a diferena de freqncia emitida por um fonte e refletida por um objeto em movimento (no caso, o sangue). Quando um feixe de ultrassom incide num objeto fixo, a frequncia da onda emitida igual da onda refletida. Quando o objeto se

desloca na direo do transdutor, o comprimento de onda diminui e a freqncia maior e quando o objeto se afasta do transdutor, o comprimento de onda aumenta e a freqncia menor. Assim, a direo do fluxo sanguneo facilmente determinada. A velocidade do fluxo (alvo) em movimento uma funo da freqncia Doppler, da velocidade do som no meio que est sendo examinado, da frequncia transmitida e do ngulo entre o feixe ultra-snico e a trajetria do alvo em movimento. Como a velocidade do som em um meio conhecida e praticamente constante e a freqncia transmitida tambm conhecida, ento a velocidade uma funo da freqncia Doppler e obtida quando o feixe de ultrassom est paralelo ao alvo em movimento. Esta situao exatamente oposta quela necessria para se obter a melhor imagem com eco mono ou bi. Doppler Contnuo No Doppler contnuo o feixe ultra-snico constante, portanto, todos os alvos em movimento dentro do feixe produzem sinais Doppler e no h possibilidade de se conhecer onde esto localizados os alvos individuais e nem determinar se h mais de um alvo em movimento. A melhor imagem obtida com transdutores de baixa freqncia. Como a velocidade tambm uma funo da freqncia transmitida, muito difcil registrar velocidade baixa com transdutor de baixa freqncia. Essa situao oposta quela utilizada para obteno da imagem eco uni ou bi. Com o Doppler contnuo consegue-se determinar velocidades altas e direo do fluxo, mas no sua localizao. Fonte: www.doutorbusca.com.br rESSONnCIa O Efeito Doppler e a expanso do Universo O astrofsico americano Edwin Hubble, em 1929, descobriu que as galxias distantes esto, quase sem exceo, se afastando muito rapidamente de ns. O espectro da luz dessas galxias chega at nossos telescpios e espectrmetros apresentando um desvio para o vermelho. Hubble explicou esse interessante fenmeno utilizando o efeito Doppler. Se a velocidade com que a galxia se afasta for realmente grande, a luz que ela envia e chega at ns ter um desvio para frequncias mais baixas, do mesmo modo que o som de uma buzina se afastando fica mais grave. Na verdade, embora algumas pessoas no condordem, no h nada de especialmente repulsivo na Terra para que as galxias fujam de ns. O que h, segundo Hubble e a grande maioria dos cosmologistas atuais, que o Universo est se expandindo. Essa expanso implica em que, em algum tempo distante, o Universo devia ser muito menor do que agora, praticamente um ponto, com uma densidade prxima de infinita. Por alguma razo, nesse tempo, ocorreu uma gigantesca exploso, o Big Bang, e a partir da o Universo vem se expandindo cada vez mais. Essa teoria do Big Bang tem inmeras implicaes cosmolgicas. At alguns anos atrs, era considerada por muitos como mera especulao. Hoje, porm, j so conhecidas vrias comprovaes experimentais que concordam com ela. Uma das mais festejadas foi a descoberta, em 1965, por Arno Penzias e Robert Wilson, da chamada radiao de fundo, que ocupa todo o espao e exatamente o que os modelos e os clculos dos cosmologistas previam como decorrente do Big Bang.

Hubble foi homenageado quando teve seu nome usado para o telescpio espacial que hoje est em rbita. As observaes desse telescpio confirmam a hiptese do Universo em expanso. O velho Doppler estava correto, afinal de contas. Fonte: www.fisica.ufc.br rESSONNCIA O Efeito Doppler Esse efeito, explicado pelo austraco Christian Doppler em 1843, tem aplicaes importantes. Foi por meio dele que aprendemos que o Universo vem se expandindo desde que surgiu no big bang. Mais domesticamente, os meteorologistas usam o efeito Doppler para acompanhar os movimentos atmosfricos e fazer previses de clima. E os guardas de trnsito para multar a gente por excesso de velocidade. Para dar uma idia do que esse efeito descreveremos uma experincia semelhante que foi realizada originalmente pelo prprio Doppler. Suponha que um carro est parado a uns 200 metros de voc e o motorista toca a buzina continuamente. Digamos que o som da buzina tem uma tonalidade nica, correspondente nota RE, com frequncia f = 288 ciclos por segundo. Esta uma simplificao, claro, pois as buzinas normais so mais agudas e quase nunca so de uma nota s. Nesse nosso caso, portanto, voc ouve um som constante (e irritante) com a tonalidade de RE.

Mas, que acontece se o carro no estiver parado e se aproximar de voc com uma velocidade v de uns 120 km/h? Voc ouvir a buzina com uma tonalidade mais aguda, correspondente nota MI, que tem uma frequncia f ' de 320 ciclos por segundo. Se o carro estiver se afastando de voc com a mesma velocidade, voc ouvir um som mais grave, correspondente nota DO, que tem frequncia f ' igual a 256 ciclos/segundo. Um resultado semelhante seria obtido se a fonte do som estivesse parada e voc estivesse se aproximando ou se afastando dela com boa velocidade. Clique em uma das opes abaixo para mais detalhes sobre o efeito Doppler. Fonte: www.fisica.ufc.br RESSONNCIA Explicao com um pouco de matemtica O efeito Doppler se aplica a qualquer tipo de onda, mas, vamos tratar especificamente de ondas de som. A fonte sonora F emite um som com frequncia f que se propaga com velocidade v. Essa velocidade do som no ar de 330 metros por segundo. Se o som tiver a tonalidade de um REMDIO (sem trocadilho), a freqncia ser f = 288 ciclos por segundo.

Essa ser tambm a freqncia ouvida por um observador que esteja parado em relao fonte sonora. Esse observador receber, em cada segundo, 288 ciclos de onda, cada um de comprimento L. Portanto, a onda se desloca de uma distncia f x L, em cada segundo. Ora, esse deslocamento da onda, em cada segundo, , por definio, a velocidade da onda. Isto : v = f x L. Se seu computador e seu browser tm condies de reproduzir sons clique duas vezes o boto acima para ouvir o som de uma fonte que se aproxima e depois se afasta de um observador. A frequncia do som quando a fonte est parada de 1000 ciclos por segundo. No incio, quando a fonte est se aproximando, a frequncia maior que 1000 c/s. Ao passar pelo observador ela volta a ser de 1000 c/s mas, logo a seguir, ao se afastar do observador a frequncia cai para um valor menor que 1000 ciclos por segundo. Mas, digamos que o observador se aproxima da fonte de som com uma velocidade v0. Nesse caso, alm dos f ciclos que ele recebia por segundo quando estava parado, receber mais alguns ciclos extra devido ao seu movimento de aproximao. Com sua velocidade ele se aproxima de v0 metros da fonte, em cada segundo. Nesses v0 metros esto contidos v0/L ciclos. Logo, a frequncia que ele recebe (isto , o nmero de ciclos por segundo que atingem seu ouvido) ser f MAIS v0/L. Chamando essa frequncia recebida de f ' temos:

f ' = f + v0/L Mas, como vimos que v = f x L, temos L = v/f. Logo: f ' = f + v0.f / L = f ( 1 + v0/v) Por exemplo: Se a nota emitida for um RE com f = 288 ciclos por segundo e a velocidade do ouvinte for de 33 metros por segundo, a frequncia ouvida ser de: f ' = 288 (1 + 33/330) = 316,8 ciclos por segundo Essa frequncia prxima da nota MI (que tem frequncia de 320 ciclos por segundo). Quer dizer, o som ouvido no ser um RE mas um MI um pouco desafinado. Se, em vez de se aproximar, o ouvinte se afastar com velocidade v0, a frmula que obtivemos acima deve ser modificada, trocando o sinal de v0. Isto , se o ouvinte se afasta: f ' = f ( 1 -v0/v ) Usando os nmeros dados acima voc pode verificar que a frequncia ouvida por um observador que se afasta com velocidade de 33 metros por segundo (que equivalente a uns 120 km/h) ser de cerca de 260 ciclos por segundo. Isso corresponde, aproximadamente, ao som de uma nota DO. Fonte: www.fisica.ufc.br rESSONncia

Explicao (quase) sem matemtica Eis aqui uma historinha que ajuda a entender a origem do efeito Doppler. Suponha que todo dia sai um nibus de Belm com destino a Porto Alegre. Na mesma hora, todo dia, tambm sai um nibus de Porto Alegre para Belm. Digamos que a viagem entre as duas cidades dure 10 dias. Voc passageiro de um dos nibus que saem de Belm. Perguntamos: Durante os 10 dias de viagem, com quantos nibus vindo de Porto Alegre voc cruzar? Com 10, dir um apressadinho. Errado. Voc cruzar com os 10 nibus que j esto viajando e com mais 10 que sairo de Porto Alegre durante os 10 dias de sua viagem. Isto , nos 10 dias de sua viagem voc cruzar com 20 nibus vindo de Porto Alegre. Digamos que voc se interesse pelas notcias de Porto Alegre e cada nibus que sai de l traga o jornal do dia (o DIRIO de Porto Alegre). Como voc cruza com 2 nibus em cada dia, voc poder ler 2 dirios por dia! Quer dizer, a frequncia com que voc l os jornais 2 vezes maior que a frequncia com que eles foram produzidos em Porto Alegre. Agora compare esse surpreendente resultado com o que foi dito acima sobre o tom das buzinas e veja como eles so semelhantes. A frequncia percebida por um ouvinte que se aproxima da fonte sonora MAIOR que a frequncia percebida se o ouvinte estivesse parado. A proporo em que essas frequncias diferem depende da velocidade relativa entre a fonte sonora e o ouvinte. Para saber quanto vale essa proporo, s apelando para a matemtica. Voc entendeu a origem do efeito Doppler. Se quiser saber mais detalhes veja as prximas sees. Fonte: www.fisica.ufc.br

Pesquisar

Curtir Home Ressonncia - Pgina 2 Voltar RESSONNCIA Eco doopler O estudo ultrassonogrfico do corao permite visualizar o fluxo sangneo dentro do corao, avaliando o funcionamento da vlvula, a contratilidade do msculo cardaco e sua eficincia como bomba Eco Doppler Transesofgico

Est indicado em casos que, por limitao tcnica, o exame transtorcico no esclareceu o diagnstico ou no pde definir detalhes anatmicos e funcionais relevantes do corao. Permite imagem com maior nitidez devido a sua proximidade com o corao. Ex.: em comunicao interatrial, endocardite, embolias. Efeito Doppler Christian Johan Doppler, fsico austraco, certa vez, na Estao de Viena observou que o apito da locomotiva mudava de tom conforme aproximava ou afastava do observador. Explicou o fenmeno pelo aumento da concentrao de ondas sonoras que, pela aproximao da fonte, chegavam aos ouvidos do espectador, enquanto, se rarefaziam pelo seu afastamento. O som tornava-se agudo na primeira situao e grave na segunda. Um sculo mais tarde a tecnologia, na busca de mtodos no invasivos resgatou a idia e a introduziu na prtica. Como homenagem quele notvel pensador seu nome tornou-se sinnimo dessa propriedade fsica. Sotomura, em 1954, ressaltou a utilidade do efeito Doppler, para estudar o fluxo sanguneo atravs dos vasos sanguneos ou dentro do corao. Na prtica, efeito Doppler a diferena de freqncia emitida por um fonte e refletida por um objeto em movimento (no caso, o sangue). Quando um feixe de ultrassom incide num objeto fixo, a frequncia da onda emitida igual da onda refletida. Quando o objeto se desloca na direo do transdutor, o comprimento de onda diminui e a freqncia maior e quando o objeto se afasta do transdutor, o comprimento de onda aumenta e a freqncia menor. Assim, a direo do fluxo sanguneo facilmente determinada. A velocidade do fluxo (alvo) em movimento uma funo da freqncia Doppler, da velocidade do som no meio que est sendo examinado, da frequncia transmitida e do ngulo entre o feixe ultra-snico e a trajetria do alvo em movimento. Como a velocidade do som em um meio conhecida e praticamente constante e a freqncia transmitida tambm conhecida, ento a velocidade uma funo da freqncia Doppler e obtida quando o feixe de ultrassom est paralelo ao alvo em movimento. Esta situao exatamente oposta quela necessria para se obter a melhor imagem com eco mono ou bi. Doppler Contnuo No Doppler contnuo o feixe ultra-snico constante, portanto, todos os alvos em movimento dentro do feixe produzem sinais Doppler e no h possibilidade de se conhecer onde esto localizados os alvos individuais e nem determinar se h mais de um alvo em movimento. A melhor imagem obtida com transdutores de baixa freqncia. Como a velocidade tambm uma funo da freqncia transmitida, muito difcil registrar velocidade baixa com transdutor de baixa freqncia. Essa situao oposta quela utilizada para obteno da imagem eco uni ou bi. Com o Doppler contnuo consegue-se determinar velocidades altas e direo do fluxo, mas no sua localizao. Fonte: www.doutorbusca.com.br rESSONnCIa O Efeito Doppler e a expanso do Universo

O astrofsico americano Edwin Hubble, em 1929, descobriu que as galxias distantes esto, quase sem exceo, se afastando muito rapidamente de ns. O espectro da luz dessas galxias chega at nossos telescpios e espectrmetros apresentando um desvio para o vermelho. Hubble explicou esse interessante fenmeno utilizando o efeito Doppler. Se a velocidade com que a galxia se afasta for realmente grande, a luz que ela envia e chega at ns ter um desvio para frequncias mais baixas, do mesmo modo que o som de uma buzina se afastando fica mais grave. Na verdade, embora algumas pessoas no condordem, no h nada de especialmente repulsivo na Terra para que as galxias fujam de ns. O que h, segundo Hubble e a grande maioria dos cosmologistas atuais, que o Universo est se expandindo. Essa expanso implica em que, em algum tempo distante, o Universo devia ser muito menor do que agora, praticamente um ponto, com uma densidade prxima de infinita. Por alguma razo, nesse tempo, ocorreu uma gigantesca exploso, o Big Bang, e a partir da o Universo vem se expandindo cada vez mais. Essa teoria do Big Bang tem inmeras implicaes cosmolgicas. At alguns anos atrs, era considerada por muitos como mera especulao. Hoje, porm, j so conhecidas vrias comprovaes experimentais que concordam com ela. Uma das mais festejadas foi a descoberta, em 1965, por Arno Penzias e Robert Wilson, da chamada radiao de fundo, que ocupa todo o espao e exatamente o que os modelos e os clculos dos cosmologistas previam como decorrente do Big Bang. Hubble foi homenageado quando teve seu nome usado para o telescpio espacial que hoje est em rbita. As observaes desse telescpio confirmam a hiptese do Universo em expanso. O velho Doppler estava correto, afinal de contas. Fonte: www.fisica.ufc.br rESSONNCIA O Efeito Doppler Esse efeito, explicado pelo austraco Christian Doppler em 1843, tem aplicaes importantes. Foi por meio dele que aprendemos que o Universo vem se expandindo desde que surgiu no big bang. Mais domesticamente, os meteorologistas usam o efeito Doppler para acompanhar os movimentos atmosfricos e fazer previses de clima. E os guardas de trnsito para multar a gente por excesso de velocidade. Para dar uma idia do que esse efeito descreveremos uma experincia semelhante que foi realizada originalmente pelo prprio Doppler. Suponha que um carro est parado a uns 200 metros de voc e o motorista toca a buzina continuamente. Digamos que o som da buzina tem uma tonalidade nica, correspondente nota RE, com frequncia f = 288 ciclos por segundo. Esta uma simplificao, claro, pois as buzinas normais so mais agudas e quase nunca so de uma nota s. Nesse nosso caso, portanto, voc ouve um som constante (e irritante) com a tonalidade de RE.

Mas, que acontece se o carro no estiver parado e se aproximar de voc com uma velocidade v de uns 120 km/h? Voc ouvir a buzina com uma tonalidade mais aguda, correspondente nota MI, que tem uma frequncia f ' de 320 ciclos por segundo. Se o carro estiver se afastando de voc com a mesma velocidade, voc ouvir um som mais grave, correspondente nota DO, que tem frequncia f ' igual a 256 ciclos/segundo. Um resultado semelhante seria obtido se a fonte do som estivesse parada e voc estivesse se aproximando ou se afastando dela com boa velocidade. Clique em uma das opes abaixo para mais detalhes sobre o efeito Doppler. Fonte: www.fisica.ufc.br RESSONNCIA Explicao com um pouco de matemtica O efeito Doppler se aplica a qualquer tipo de onda, mas, vamos tratar especificamente de ondas de som. A fonte sonora F emite um som com frequncia f que se propaga com velocidade v. Essa velocidade do som no ar de 330 metros por segundo. Se o som tiver a tonalidade de um REMDIO (sem trocadilho), a freqncia ser f = 288 ciclos por segundo. Essa ser tambm a freqncia ouvida por um observador que esteja parado em relao fonte sonora. Esse observador receber, em cada segundo, 288 ciclos de onda, cada um de comprimento L. Portanto, a onda se desloca de uma distncia f x L, em cada segundo. Ora, esse deslocamento da onda, em cada segundo, , por definio, a velocidade da onda. Isto : v = f x L. Se seu computador e seu browser tm condies de reproduzir sons clique duas vezes o boto acima para ouvir o som de uma fonte que se aproxima e depois se afasta de um observador. A frequncia do som quando a fonte est parada de 1000 ciclos por segundo. No incio, quando a fonte est se aproximando, a frequncia maior que 1000 c/s. Ao passar pelo observador ela volta a ser de 1000 c/s mas, logo a seguir, ao se afastar do observador a frequncia cai para um valor menor que 1000 ciclos por segundo. Mas, digamos que o observador se aproxima da fonte de som com uma velocidade v0. Nesse caso, alm dos f ciclos que ele recebia por segundo quando estava parado, receber mais alguns ciclos extra devido ao seu movimento de aproximao. Com sua velocidade ele se aproxima de v0 metros da fonte, em cada segundo. Nesses v0 metros esto contidos v0/L ciclos. Logo, a frequncia que ele recebe (isto , o nmero de ciclos por segundo que atingem seu ouvido) ser f MAIS v0/L. Chamando essa frequncia recebida de f ' temos:

f ' = f + v0/L Mas, como vimos que v = f x L, temos L = v/f. Logo:

f ' = f + v0.f / L = f ( 1 + v0/v) Por exemplo: Se a nota emitida for um RE com f = 288 ciclos por segundo e a velocidade do ouvinte for de 33 metros por segundo, a frequncia ouvida ser de: f ' = 288 (1 + 33/330) = 316,8 ciclos por segundo Essa frequncia prxima da nota MI (que tem frequncia de 320 ciclos por segundo). Quer dizer, o som ouvido no ser um RE mas um MI um pouco desafinado. Se, em vez de se aproximar, o ouvinte se afastar com velocidade v0, a frmula que obtivemos acima deve ser modificada, trocando o sinal de v0. Isto , se o ouvinte se afasta: f ' = f ( 1 -v0/v ) Usando os nmeros dados acima voc pode verificar que a frequncia ouvida por um observador que se afasta com velocidade de 33 metros por segundo (que equivalente a uns 120 km/h) ser de cerca de 260 ciclos por segundo. Isso corresponde, aproximadamente, ao som de uma nota DO. Fonte: www.fisica.ufc.br rESSONncia Explicao (quase) sem matemtica Eis aqui uma historinha que ajuda a entender a origem do efeito Doppler. Suponha que todo dia sai um nibus de Belm com destino a Porto Alegre. Na mesma hora, todo dia, tambm sai um nibus de Porto Alegre para Belm. Digamos que a viagem entre as duas cidades dure 10 dias. Voc passageiro de um dos nibus que saem de Belm. Perguntamos: Durante os 10 dias de viagem, com quantos nibus vindo de Porto Alegre voc cruzar? Com 10, dir um apressadinho. Errado. Voc cruzar com os 10 nibus que j esto viajando e com mais 10 que sairo de Porto Alegre durante os 10 dias de sua viagem. Isto , nos 10 dias de sua viagem voc cruzar com 20 nibus vindo de Porto Alegre. Digamos que voc se interesse pelas notcias de Porto Alegre e cada nibus que sai de l traga o jornal do dia (o DIRIO de Porto Alegre). Como voc cruza com 2 nibus em cada dia, voc poder ler 2 dirios por dia! Quer dizer, a frequncia com que voc l os jornais 2 vezes maior que a frequncia com que eles foram produzidos em Porto Alegre. Agora compare esse surpreendente resultado com o que foi dito acima sobre o tom das buzinas e veja como eles so semelhantes. A frequncia percebida por um ouvinte que se aproxima da fonte sonora MAIOR que a frequncia percebida se o ouvinte estivesse parado. A proporo em que essas frequncias diferem depende da velocidade relativa entre a fonte sonora e o ouvinte. Para saber quanto vale essa proporo, s apelando para a matemtica.

Voc entendeu a origem do efeito Doppler. Se quiser saber mais detalhes veja as prximas sees. Fonte: www.fisica.ufc.br Ponte que caiu Conta a lenda que um regimento de Napoleo entrou marchando em uma ponte e a frequncia do compasso da marcha, por azar, coincidiu com a frequncia natural de vibrao da ponte. Deu-se a ressonncia, a ponte passou a oscilar com grande amplitude e desabou. A partir desse desastre os soldados passaram a quebrar o passo sempre que atravessam alguma ponte. Esse caso pode ser s lenda, mas, uma ponte nos Estados Unidos desabou quando entrou em ressonncia com o vento. A ponte sobre o Estreito de Tacoma, logo aps ser liberada ao trfego, comeou a balanar sempre que o vento soprava um pouco mais forte. No dia 7 de Novembro de 1940 aconteceu a ressonncia. Inicialmente, a ponte comeou a vibrar em modos longitudinais, isto , ao longo de seu comprimento. At a, tudo bem. Mas, logo apareceram os chamados "modos torsionais", nos quais a ponte balanava para os lados, se torcendo toda. Na ressonncia, a amplitude desses modos torsionais aumentou de tal forma que a ponte desabou.

Ponte de Tacoma vibrando no modo longitudinal.

Ponte de Tacoma vibrando no modo torsional. Um estdio de futebol deve ser construdo levando em conta a "vibrao" das torcidas. Se todo mundo comear a pular e bater os ps pode surgir uma ressonncia com as estruturas das arquibancadas e acontecer uma tragdia. Quando voc for ao estdio lembre disso. Se notar que a estrutura est balanando anormalmente mande a turma toda parar de vibrar imediatamente. A galera, sabendo que voc um entendido em matria de ressonncia, logo atender seu aviso. Se no, d o fora de mansinho. Fonte: www.fisica.ufc.br RESSONNCIA Enfim, a ressonncia

Ainda est comigo? timo, porque agora vamos entrar em ressonncia. Para manter o sistema massa-mola vibrando voc precisa injetar energia balanando a mo. Se no fizer isso, o sistema amortece e pra. E ento voc nota uma coisa curiosa. Balanando a mo devagar, com baixa frequncia, a amplitude do sistema se mantm mas sempre pequena. Na figura ao lado, fo a frequncia natural do sistema, isto , a frequncia com a qual ele "gosta" de vibrar. A frequncia do movimento de sua mo f, que menor que fo. O grfico mostra que a amplitude, nesse caso, pequena. z Aumentando gradualmente a frequncia do balanado da mo voc nota que a amplitude do movimento da massa vai aumentando rapidamente. Observe que a amplitude do movimento de sua mo sempre a mesma, quem vai aumentando apenas a frequncia.

Com um pouco de prtica voc logo descobre uma frequncia certa f do movimento de sua mo para a qual a amplitude do movimento da massa mxima. Essa frequncia exatamente a frequncia natural do sistema, isto , f = fo. Se a frequncia f do movimento da mo for menor ou maior que fo, a amplitude do movimento da massa diminui. Pronto: voc atingiu a ressonncia! Em melhores termos, o movimento de sua mo e o movimento do sistema massa-mola entraram em ressonncia. Ou, ainda de outra forma, o sistema est vibrando com a frequncia de ressonncia.

Na ressonncia a transferncia de energia de sua mo para o sistema massa-mola a mais eficiente possvel. A amplitude de vibrao da massa s limitada pelos atritos de amortecimento, que sempre

esto presentes. Se eles no forem suficientemente fortes a vibrao pode ficar to intensa que a mola chega at a quebrar. Fonte: www.seara.ufc.br RESSONNCIA Exemplos comuns de ressonncia Uma criana em um balano nunca ouviu falar em ressonncia mas sabe como us-la. Num instantinho ela descobre qual o momento certo de dobrar o corpo para aumentar a amplitude do movimento. No exemplo do sistema massa-mola, balanar devagar ou depressa demais causa pequenas amplitudes de oscilao. Balanando na frequncia certa, que a frequncia natural do sistema, chega-se ressonncia e obtm-se grandes amplitudes de oscilao.

O corpo de um instrumento musical, um violo, por exemplo, uma caixa de ressonncia. As vibraes da corda entram em ressonncia com a estrutura da caixa de madeira que "amplifica" o som e acrescenta vrios harmnicos, dando o timbre caracterstico do instrumento. Sem o corpo, o som da corda seria fraco e insosso. Em uma guitarra a ressonncia substituda, parcialmente, por efeitos eletrnicos. Cada onda de rdio e TV que viaja pelo espao tem uma frequncia caracterstica de vibrao. E a onda de cada emissora tem uma frequncia prpria, diferente da frequncia das demais emissoras. Os rdios antigos tinham um boto - o dial - para "sintonizar" as emissoras. Hoje, com tudo virando digital, os botes no so de girar - so de apertar. Sintonizar uma emissora significa fazer seu receptor de rdio ou TV entrar em ressonncia com a onda da emissora. Girando, ou apertando, o boto voc modifica, de algum modo, a frequncia natural de vibrao do circuito eletrnico de seu receptor. Essa vibrao no mecnica, como nas molas, mas uma rpida variao nas correntes eltricas que percorrem o circuito. Na ressonncia, o receptor "capta" energia da onda de rdio ou TV com eficincia mxima e o sinal da emissora reproduzido pelo receptor. As ondas das outras emissoras, com frequncias diferentes, no esto em ressonncia com o receptor e passam batidas, sem interagir com ele.

s vezes, a ressonncia pode ter consequncias desagradveis. Dizem que algumas pessoas sentem enjo ao viajar de carro por causa da ressonncia entre as vibraes de baixa frequncia do carro e seus rgos digestivos, estmago e intestinos. Se isso for verdade, o remdio para essas pessoas encher a barriga de gua ou comida. Isso far mudar a frequncia natural desses rgos internos e quebrar a ressonncia. No tem seguinte vamos ver outro exemplo desastroso de ressonncia. Clique e v at l, por bondade. Fonte: www.fisica.ufc.br Som

As ondas sonoras so ondas mecnicas e portanto no se propagam no vcuo. So audveis pelo homem quando sua freqncia se situa entre 20 Hz e 20.000 Hz. Fontes de som Em geral, as fontes de som so os corpos em vibrao, como o cone de um alto-falante, as cordas vocais, etc.

A velocidade do som Nos lquidos e nos slidos, onde as molculas esto mais prximas umas das outras, a velocidade do som bem maior do que em um gs. vslidos > vlquidos > vgases

Qualidades de um som:

Intensidade a qualidade que nos permite distinguir os sons fortes dos fracos. Timbre a qualidade que nos faz distinguir as vozes de duas pessoas, mesmo quando emitindo sons de mesma freqncia. Tambm permite diferenciar os sons de dois instrumentos musicais, mesmo quando eles emitem a mesma nota. Altura a qualidade do som que nos permite distinguir os sons graves dos agudos.

Eco Quando uma onda sonora encontra um obstculo sua frente, ela pode retornar sua fonte por reflexo. O eco ocorre se a distncia entre a origem do som e o obstculo for, no mnimo, de 17 m. Nossos ouvidos tm a capacidade de distinguir sons emitidos num intervalo de tempo de, no mnimo, 0,1 s.

Sonar um equipamento colocado em navios que envia ondas sonoras em direo ao fundo do mar e recebe, posteriormente, a reflexo, podendo-se calcular a profundidade. Fonte: http://geocities.yahoo.com.br reSSONNCIA

Transmisso do som pelo ar e outros meios Quando damos um grito, batemos palmas ou fazemos qualquer outro som, as vibraes que produzimos se espalham pelo ar para todos os lados, como as ondas que se formam em um lago, quando jogamos uma pedra na gua. O som se espalha pelo ar sob a forma de ondas sonoras. No caso das ondas da gua, quando uma pedra cai na gua, ela movimenta a gua contra a qual ela colide. O movimento dessa gua perturba as regies prximas, depois essas perturbam as regies seguintes, e assim o movimento da onda vai passando de um ponto para o prximo ponto. No caso de ondas no ar, acontece uma coisa parecida. Quando um objeto vibra, ele faz o ar prximo a ele vibrar. A agitao desse ar prximo ao objeto produz uma agitao do ar vizinho, e este por sua vez agita a camada seguinte, e assim por diante. As ondas sonoras so invisveis e muito rpidas, mas no so instantneas. O som demora um certo tempo para ir de um lugar at outro. Quando vemos um raio, no ouvimos o seu trovo no mesmo instante, mas algum tempo depois, porque o som demora algum tempo para vir do lugar onde o raio ocorreu at onde estamos. O som tem uma velocidade de cerca de 330 a 360 metros por segundo no ar (depende da temperatura e da umidade do ar). Isso significa que, se observarmos o claro de um raio e dois segundos depois ouvirmos o seu trovo, essa raio ocorreu a uns 700 metros de distncia. Uma grande exploso poderia ser ouvida, depois de um minuto, a uma distncia de 20 quilmetros. Em uma hora, o som seria capaz de percorrer uma distncia de 1.200 a 1.300 quilmetros (na verdade, ele vai ficando cada vez mais fraco, por isso no atinge uma distncia to grande). Os avies supersnicos so aqueles que atingem velocidades maiores do que a do som, e que, portanto, voam a velocidades de mais de 1.200 ou 1.300 km/h. Os grandes avies normais de passageiros (subsnicos) atingem velocidades de aproximadamente 900 km/h. Os sons vo se tornando cada vez mais fracos quando nos afastamos do objeto que est produzindo o som, porque as ondas sonoras se espalham para todos os lados, e assim a energia das ondas sonoras vai se espalhando e diminuindo de intensidade. No entanto, existe um modo de fazer com que o som no se espalhe: fazendo com que ele caminhe dentro de um tubo. Se tivermos um longo tubo de plstico, de borracha ou de metal, com alguns centmetros de dimetro, e falarmos em uma de suas aberturas, as ondas sonoras que entrarem no tubo iro passando por ele sem se espalharem, e mantendo praticamente a mesma intensidade. Uma pessoa que esteja na outra ponta do tubo, a uma distncia de 100 metros, por exemplo, ir ouvir perfeitamente o que voc diz, sem que voc precise gritar. As ondas sonoras podem passar no apenas pelo ar, mas tambm por outras substncias, como a gua. claro que no conseguimos falar debaixo dgua, mas se estivermos dentro de uma piscina poderemos ouvir o som de um sino tocado dentro dgua, por exemplo.

A velocidade do som na gua maior do que no ar: cerca de 1.500 metros por segundo. Dentro de uma piscina temos dificuldade em ouvir o que uma pessoa diz fora da gua, porque o som tem dificuldade em passar do ar para a gua, e no porque o som no possa ser transmitido dentro da gua. As ondas sonoras tambm passam por slidos. Quando um caminho pesado passa pela rua perto de nossa casa, muitas vezes sentimos o cho vibrar, porque as vibraes que o caminho produz na rua se espalham pelo cho e nos atingem. Quando um vizinho faz uma festa barulhenta, ouvimos a msica e os gritos das pessoas mesmo se todas as janelas e portas estiverem fechadas, porque as vibraes do ar fazem as paredes, portas e janelas vibrarem, e isso faz com que o som passe para dentro da casa. O som tem dificuldade de passar por coisas como tecidos grossos, colches, travesseiros, acolchoados. Esses materiais destroem as vibraes. Passa com facilidade, no entanto, por placas metlicas, que vibram com facilidade. Assim como no caso do ar, quando o som passa por lquidos e slidos, ele vai se espalhando por todos os lados e se torna cada vez mais fraco. No entanto, se ele no puder se espalhar, pode chegar a grandes distncias sem enfraquecer muito. Por exemplo: Colocando-se o ouvido encostado ao trilho de uma linha ferroviria, pode-se ouvir o som de um trem que esteja a vrios quilmetros de distncia. Isso possvel porque as vibraes do trilho metlico no se espalham para todos os lados elas s podem caminhar ao longo do prprio trilho. Um telefone de barbante utiliza basicamente esse mesmo princpio. Suponha duas latas, abertas de um lado, com furos na parte de baixo, por onde so presas as extremidades de um barbante longo. Quando uma pessoa fala com a boca prxima a uma das latas, sua voz produz vibraes no fundo da lata. Isso faz com que o barbante tambm vibre, criando ondas que se movem ao longo do barbante. Na outra ponta, o barbante est preso segunda lata. Quando as vibraes do barbante atingem o fundo da segunda lata, ele vibra, faz o ar dentro da lata vibrar tambm, e essa vibrao atinge o ouvido da segunda pessoa, que ouve a voz da primeira. possvel conversar utilizando telefones de barbante, sem gritar, a grandes distncias (mais de 100 metros) porque as ondas sonoras se movem ao longo do barbante, sem se espalhar para todos os lados. No possvel utilizar esse tipo de telefone para distncias de vrios quilmetros porque o prprio barbante vai absorvendo uma parte da energia do som, que vai enfraquecendo. Utilizando-se um arame metlico fino, em vez de barbante, possvel conversar a centenas de metros. Como ensinar: Como as ondas sonoras so invisveis, importante mostrar ondas visveis (na gua, em molas, em cordas) e animaes que mostrem as vibraes sonoras no ar. possvel montar tubos sonoros longos, em que as pessoas possam conversar, e outros que voltam ao ponto de partida, de tal modo que a pessoa possa ouvir um tipo de eco de sua voz (com 50 metros de comprimento, por exemplo). Tambm possvel utilizar telefones de barbante e fazer outros experimentos descritos no texto.

Fonte: www.museudotelefone.org.br RESSONNCIA Um engano de Christian Doppler O austraco Christian Doppler foi o primeiro a explicar o efeito que tem seu nome e tambm o primeiro a aplic-lo erradamente. Ele previu que um som tem sua tonalidade aumentada se a fonte sonora se aproxima do ouvinte. Esse efeito foi verificado experimentalmente pelo holands Buys-Ballot, dois anos depois da publicao do artigo de Doppler. Mas, Doppler cometeu um engano em seu artigo que tinha como ttulo Sobre a Luz Colorida das Estrelas Duplas. Pelo ttulo voc j pode ver que Doppler pensava que a cor das estrelas era devida ao deslocamento delas em relao ao observador. Por exemplo: Uma estrela que se afastasse de ns deveria ser avermelhada pois a luz emitida por ela seria deslocada para menores freqncias (lado vermelho do espectro visvel). Na verdade, isto no se d por dois motivos. Primeiro, o espectro da luz de uma estrela, isto , a faixa de freqncias da luz que ela emite, se estende muito alm da faixa visvel. Logo, mesmo que esse espectro fosse deslocado, a luz ultravioleta emitida pela estrela seria deslocada para a faixa visvel, ocupando o lugar da faixa azul que se deslocou na direo de menores freqncias. No fim, a luz visvel emitida continuaria tendo componentes de todas as cores e seria ainda branca. Alm disso, para haver um deslocamento aprecivel no espectro a velocidade relativa da estrela deveria ser muito grande, prxima da velocidade da luz. As estrelas a que Doppler se referiu em seu artigo no possuem, nem perto, velocidades to grandes. Assim mesmo, Doppler estava correto em supor que h um deslocamento do espectro. Hoje se sabe que galxias distantes esto se afastando com tremendas velocidades e, por causa do efeito Doppler, o espectro da luz que elas enviam e chega at ns deslocado para freqncias mais baixas. o que se chama deslocamento para o vermelho. Quem primeiro observou isso foi o astrofsico americano Edwin Hubble em 1929. Surgiu dai a idia de que o universo est se expandindo. Mas, essa j outra histria que comentamos na prxima seo. Fonte: www.fisica.ufc.br RESSONNCIA Vibraes simples, amortecidas e foradas

Eis uma experincia fcil de fazer se voc dispe de uma mola e um pequeno peso. Se no, uma experincia fcil de imaginar. Segure uma extremidade da mola com a mo e na outra ponta pendure um peso, ou "massa". Esse arranjo simples ser chamado de "sistema massa-mola", daqui por diante. Puxando a massa para baixo, o sistema comea a vibrar.

A frequncia da vibrao, isto , quantas vezes por segundo a massa sobe e desce, depende das propriedades fsicas do sistema. Uma mola "dura", que nem a mola do amortecedor de um carro, vibra com mais rapidez que uma mola "macia", como algumas que encontramos nos eletro-domsticos. Para uma mesma mola, a frequncia tambm aumenta se aumentarmos o peso da massa pendurada. Para um dado sistema massa-mola a vibrao se d na frequncia natural do sistema, como vimos no tem anterior. Uma vibrao simples como a que vimos acima no dura eternamente. Se voc mantiver a mo parada a distncia percorrida pela massa em cada ciclo vai ficando cada vez menor, at que ela pra. Isto , a amplitude do movimento vai dimuindo at se extinguir. Mas, ateno para um fato importante: a amplitude diminui mas a frequncia da vibrao no muda! Esse fato j tinha sido observado por Galileu e sempre foi utilizado pelos fabricantes de relgio. A amplitude diminui porque a vibrao sofre a ao dos atritos que vo lhe sugando a energia de movimento. Dizemos que a vibrao AMORTECIDA. O amortecedor de carro tem seu nome exatamente porque amortece as vibraes das rodas.

Como fazer para evitar que a vibrao da mola amortea e pare? Simples, basta ajud-la com pequenos movimentos da mo, para cima e para baixo. Nesse caso, dizemos que a vibrao FORADA pelo movimento de sua mo. Dessa forma, a energia que o sistema perde para os atritos compensada pela energia fornecida por sua mo e a vibrao continua indefinidamente, ou at voc cansar.

Fazendo essas experincias simples voc logo nota que existe um jeitinho certo de balanar a mo para que o sistema massa-mola vibre com grande amplitude. E essa sua observao nos leva, finalmente, ao assunto principal dessa conversa, a ressonncia, se voc clicar no ttulo do tem seguinte. Fonte: www.fisica.ufc.br

You might also like