You are on page 1of 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAO LUIS EDUARDO SILVA PRATO

RELATRIO DE ESTGIO

Uruguaiana 2012

LUIS EDUARDO SILVA PRATO

RELATRIO DE ESTGIO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administrao da UNOPAR Universidade Norte do Paran, para a disciplina de Estgio Curricular Obrigatrio. Orientador: Luciane Soutello Koetz

Uruguaiana 2012

SUMRIO 1 IDENTIFICAO RELATRIO DE ESTGIO.......................................................3 2 INTRODUO...........................................................................................................4 3 CARACTERIZAO DA EMPRESA.........................................................................5 4 ADMINISTRAO GERAL........................................................................................6 5 ADMINISTRAO MERCADOLGICA....................................................................9 6 ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA...........................................10 7 ADMINIsTRAO DA PRODUO........................................................................11 8 ADMINISTRAO DE MATERIAIS.........................................................................12 9 ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS....................................................13 10 ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO........................................14 11 ANLISE DO AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE.................................15 12 ANLISE DO AMBIENTE EXTERNO MACROAMBIENTE................................16 13 ANLISE DO AMBIENTE INTERNO.....................................................................17 14 CONCLUSO.........................................................................................................20 15 ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA.........................................21 REFERNCIAS..........................................................................................................22

1 IDENTIFICAO RELATRIO DE ESTGIO Eu, acadmico Luis Eduardo Silva Prato, cursando o 7 semestre do curso de Bacharelado em Administrao, no turno da noite, realizarei o Estgio Curricular Obrigatrio, na organizao Prefeitura Municipal de Uruguaiana, supervisionado pela Sr. Mrcia Cadore Borin, com carga horria ser cumprida de 60h, sendo 40h in loco e 20 horas para elaborao do relatrio. O plo responsvel pela superviso e acompanhamento do estgio ser o Plo Uruguaiana, atravs do tutor de sala Jos Eduardo Barbosa Fernandes e do tutor eletrnico Gustavo Lunardelli Trevisan.

2 INTRODUO Este relatrio traz uma descrio do Estgio Curricular Obrigatrio, desenvolvido no perodo de 06 a 23 de abril de 2012 das atividades que sero realizadas na Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Atravs dele teremos uma breve descrio de todas as secretarias e suas atividades e peculiaridades. A realizao do estgio proporciona uma excelente vivncia do funcionamento prtico das disciplinas vistas no curso at o momento no mbito de uma organizao. Diariamente sero vistas, situaes reais de funcionamento e do surgimento e resoluo de problemas dirios, bem o planejamento das atividades realizadas no decurso do estgio. Com um objetivo bem traado e com foco certo, nos leva a pretenso da descoberta um pouco mais aprofundada dos efeitos de atitudes serem tomadas por um Bacharel em Administrao no servio pblico, o qual difere um pouco, em certos pontos, de uma organizao privada.

3 CARACTERIZAO DA EMPRESA A empresa Prefeitura Municipal de Uruguaiana, com razo social de mesmo nome um rgo executivo municipal, de natureza pblica. Sua sede, o Palcio Rio Branco, est localizada rua XV de Novembro, n. 1882, bairro Centro, seu ramo de atividade principal a execuo de servios agregados a atividades principais e/ou secundrias e servios terceirizados. A data de sua constituio 24 de fevereiro do ano de 1843 e iniciou as operaes em 29 de maio de 1846, seu capital compe-se da arrecadao pblica de impostos e taxas, alm de verbas estaduais e federais, especficas para cada necessidade do municpio. Os limites de abrangncia administrativa da Prefeitura Municipal de Uruguaiana so os limites do municpio de Uruguaiana que fica localizado na microregio Campanha Ocidental, limitando-se ao norte com o municpio de Itaqui, ao sul com o municpio de Barra do Quarai e com a Repblica Oriental do Uruguai, ao leste com os municpios de Alegrete e Quarai e a oeste com a Repblica Argentina. Uruguaiana foi dividida administrativa e judiciariamente do estado atravs da lei 965/1938, e elevada categoria de cidade, pela lei 898/1874 em 06 de abril de 1974.

4 ADMINISTRAO GERAL

4.1 ORGANOGRAMA DA EMPRESA SECRETARIA DE ADMINISTRAO

4.2 CARACTERSTICAS DA ADMINISTRAO A Secretaria Municipal de Administrao comandada pelo Secretrio Municipal, auxiliado pelos Diretores de Departamentos e pelos Chefes de Setor e de Seo, os quais, por sua vez, so assessorados pelos demais funcionrios (servidores) de cada departamento, setor e seo. Os objetivos da Secretaria Municipal de Administrao so os seguintes: Obter excelncia no treinamento e capacitao dos funcionrios; Organizar e manter organizada a vida funcional dos servidores; Receber e dar processamento s peties de servidores ou no; Fazer o controle geral do patrimnio pblico municipal; Fornecer apoio e assistncia tcnica s demais secretarias na rea de informatizao; Executar os diversos tipos de processos licitatrios para efetuar compras de materiais, bem como controlar seu andamento, fechar contratos e manter atualizados os cadastros de fornecedores; Realizar lanamentos de proventos e descontos em folha de pagamento dos servidores; Publicao de editais de concursos pblicos, leis e outros atos administrativos referentes secretaria.

5 ADMINISTRAO MERCADOLGICA Como toda empresa pblica, a Prefeitura Municipal realiza servios de benfeitorias e melhorias no municpio, por esses no cobrando valores, pois esses servios so financiados pela arrecadao de taxas e impostos, havendo a hiptese de cobrana das contribuies de melhorias que um tributo referente obras que venham a agregar valor a certas reas do municpio. A divulgao dos atos e aes do municpio feita por meio de publicidade em canais de televiso, programas e publicidade em emissoras de rdio, publicidade em jornais de circulao municipal e regional, e tambm atravs do site da instituio, que alm das notcias de acontecimentos no municpio, trs informaes gerais da administrao.

10

6 ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA

11

7 ADMINISTRAO DA PRODUO

7.1 TECNOLOGIA Apesar de dia aps dia estarem surgindo mais e mais avanos tecnolgicos, a instituio ainda no se utiliza das tcnicas mais avanadas para execuo de seus servios, pois apesar de ser de suma importncia para a eficincia e eficcia dos servios prestados, aos avanos tecnolgicos no so acompanhados, devido a diversos fatores, o principal deles falta de recursos para realizar esses avanos em todas as reas de atuao ao mesmo tempo, sendo assim a Prefeitura Municipal, dentro de suas possibilidades, adquire padres tecnolgicos aceitveis para a plena execuo de suas atividades, deixando, porm muito a desejar quando em comparao com empresas privadas que venham a atuar na mesma rea de produo de servios, pois essas empresas por visarem lucratividade devem estar um passo frente de sua concorrncia, enquanto a entidade pblica tem o dever de primar pela economicidade do dinheiro pblico, importando esse fator em mais um grande obstculo para o avano tecnolgico. 7.2 QUALIDADE O controle de qualidade dos servios prestados feito por equipes especializadas em fiscalizar as obras pblicas e tambm podemos dizer que pela populao da cidade, pois o servio que no estiver de acordo com necessidade dessa populao gerar reclamaes e crticas, que acaba influindo ainda mais para a execuo com qualidade dos servios pblicos.

12

8 ADMINISTRAO DE MATERIAIS

13

9 ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS

14

10 ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

15

11 ANLISE DO AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE

11.1

CLIENTES Os clientes da instituio, como de qualquer empresa pblica so os

contribuintes e a populao em geral, que se utilizam dos benefcios advindos dos servios prestados. Por serem servios de execuo pblica obtm-se diversas opinies a respeito deles, o que nos trs a idia de que populaes mais atendidas tenham maior satisfao que as menos atendidas, ou seja, ao final das contas haver o grupo dos que esto satisfeitos e o grupo dos no satisfeitos, o que mais difcil de ser apurado quando se trata de servio pblico, at mesmo devido s diferenas polticas existentes. Os clientes da instituio pagam por esses servios prestados na forma de taxas e impostos que so os financiadores das obras pblicas, em alguns casos ainda, como solicitao de licenas e alvars, os pagamentos so efetuados atravs de guia de recolhimento independente para cada ato solicitado. 11.2 CONCORRENTES A Prefeitura Municipal por ser prestadora de servios pblicos no entra na concorrncia dos mercados de servios, afinal se quer visa lucratividade, sendo assim, no se pode considerar empresa concorrente em qualquer que seja o ramo de atividade.

16

12 ANLISE DO AMBIENTE EXTERNO MACROAMBIENTE

12.1

ASPECTOS DEMOGRFICOS

17

13 ANLISE DO AMBIENTE INTERNO

13.1

CAPACIDADE Como j visto anteriormente h na Prefeitura Municipal de

Uruguaiana, a Diretoria de Recursos Humanos setor responsvel pela contratao de funcionrios/servidores seja atravs de Concurso Pblico, Contratos Emergenciais ou Livre Nomeao, sendo que por Concursos Pblicos so avaliados por provas ou provas e ttulos, ainda podem ser contratados tambm prestadores de servios tcnicos, ou ainda de empresas prestadoras de servios, estes ltimos atravs de processo licitatrio. As rescises contratuais ocorrem de diferentes formas dependendo do regime pelos quais so regidos os servidores, no caso de servidores contratados estatutrios, concursados estatutrios e cargos em comisso (livre nomeao) a resciso feita na forma de exonerao do cargo pblico por justa causa ou pedido, sendo o concursado estvel, este s perder o cargo atravs de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa, nos casos de contratos h um prazo determinado para seu encerramento e nos cargos em comisso possvel a exonerao a qualquer momento, pois so de livre exonerao. Nos casos de servidores regidos pela CLT, o processo de resciso segue o mesmo que os servidores estatutrios, a diferena que neste caso a resciso feita na forma de resciso de contrato ou demisso por justa causa ou a pedido. A Prefeitura Municipal conta atualmente com 2657 servidores ativos, dos quais 1426 so celetistas de provimento efetivo, 771 so estatutrios de provimento efetivo, 213 so estatutrios de contrato por prazo determinado, 224 so cargos em comisso estatutrios, 02 so de cargo eletivo (prefeito e vice-prefeito) e 21 pensionistas, alm de 380 estagirios remunerados. A Prefeitura Municipal se utiliza de tcnicas de treinamento para novos servidores, demonstrando o funcionamento do respectivo setor e criando a imagem desse funcionamento para que seja absorvido o maior nmero de informaes possveis.

18

De acordo com o Estatuto da instituio, a cada dois anos haver a avaliao dos funcionrios efetivos, sendo promovidos os servidores com melhor avaliao de forma intercalada, por antiguidade e por merecimento. Ainda sero feitas avaliaes a cada seis meses dos servidores que se encontrarem em estgio probatrio, perodo esse entendido como o anterior aquisio da estabilidade pelo servidor. O setor de admisses o responsvel pela checagem da documentao apresentada pelos servidores no ato da admisso, que logo so cadastrados no setor de pagamento de pessoal de onde so enviados novamente ao setor de admisses para posterior envio ao setor de controle interno que faz a verificao da documentao do servidor, aps isso h o retorno ao setor de admisses para finalmente ser encaminhado ao setor de arquivo de pessoal, onde permanece arquivada para anexao de novos documentos que venham a surgir na vida funcional do servidor. Os valores gastos com aquisio de mobilirio, materiais de escritrio e demais materiais so feitos atravs de processos licitatrios, sempre dentro do planejamento anual e das dotaes oramentrias para cada tipo de aquisio. A Prefeitura Municipal alm de contar com o prdio principal possui diversos outros prdios espalhados pela cidade, dotados de estruturas ideais para execuo dos mais variados tipos de trabalhos, possuindo ao todo 15 secretarias, mais a Procuradoria-Geral do Municpio e Gabinete do Prefeito, alm das Subprefeituras nas localidades de Barragem Sanchuri, So Marcos, Joo Arregui e Plano Alto. 13.2 SERVIOS A execuo dos servios prestados pela Prefeitura Municipal como reparos e instalaes de iluminao pblica, desobstruo e limpeza de valas e bueiros, patrolamento, revestimento e recapeamento asfltico, poda de rvores, ensino pblico infantil e fundamental, consultas mdicas, procedimentos cirrgicos e tratamento de epidemia e endemias, exumaes e inumaes, assistncia social, eventos culturais, segurana pblica e guarda de prprios municipais, eventos esportivos, alm de servios de licenciamentos, alvars e etc.

19

Como j abordado acima os servios de execuo pblica dividem as opinies a respeito da satisfao da populao, deixando de uma forma muito imparcial os resultados. As maiores dificuldades na execuo desses servios so s condies climticas, a deficincia e precariedade dos maquinrios e a excessiva necessidade de servios pblicos da populao. 13.3 ESTRATGIA As decises tomadas na Prefeitura Municipal partem do estudo de cada caso pelas Comisses, pelo Secretariado, e pela Assessoria de Gabinete, logo so repassadas as concluses para o Prefeito Municipal que decidir pela viabilidade ou no da execuo de determinado caso. 13.4 CULTURA O pensamento da instituio quanto aos servios prestados de manter o bem estar da populao realizando de forma correta e efetiva sua funo pblica, quanto aos seus servidores, o pensamento de valorizao do servio executado e reconhecimento. A misso da instituio a de promover da melhor forma possvel o desenvolvimento do municpio, atravs de uma viso de interao direta e harmoniosa entre servidores, administrao e populao.

20

14 CONCLUSO

21

15 ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA

22

REFERNCIAS BERTO, Andr Rogrio. Teorias dos jogos. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. PERINI, Luis Cludio. Administrao de sistemas de informao. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. RAMPAZO, Adriana Vinholi. NONAKA, Henry Tetsuji. Pesquisa em negcios. So Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. ZANONI, Eliane. BERTO, Janaina Vanzo. Estratgia empresarial. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

You might also like