You are on page 1of 10

Izaura Helena Chaves de Meneses

Anatomia Radiogrfica Dentomaxilomandibular


ESMALTE

Radiologia I

1 ESTGIO

DENTINA CEMENTO

POLPA ESPAO PERICEMENTRIO LMINA DURA

Imagem mais radiopaca dos tecidos dentrios, recobrindo toda a coroa dentria, Sendo que sua espessura diminui a medida que se aproxima da juno amelocementria. Possui um menor grau de mineralizao, radiograficamente aparece menos radiopaco que o esmalte. Anatomicamente, ele recobre a dentina, na poro radicular. Radiograficamente impossvel distingui-lo da dentina, por se apresentar com mesma radiopacidade, alm de ter espessura muito fina. rea radiolcida que se estende da poro coronria, onde simula o formato da coroa, adquirindo uma forma afilada nas razes, representada pelos condutos. Espao correspondente ao ligamento periodontal, sendo observado radiogrficamente como uma delgada linha radiolcida, contornando a periferia das razes. Cortical ssea que envolve a poro radicular . Radiograficamente apresenta-se como uma linha radiopaca contnua, contornando o espao pericementrio, de extrema importncia, pois suas descontinuidade representa 1 sinal radiogrfico das alteraes periapicais.

Anatomia em Radiografias Periapicais Regio de Incisivos Centrais Superiores ESPINHA NASAL SUTURA INTERMAXILAR FOSSAS NASAIS SEPTO NASAL SOMBRA DO NARIZ Salincia ssea localizada na regio mediana da borda inferior da cavidade nasal. Imagem radiopaca em forma de V. Juno das maxilas, sendo representada radiograficamente por uma linha radiolcida de contorno irregular, localizada entre os ICS. Imagem radiolcida, separadas por uma faixa radiopaca (Septo Nasal). Faixa radiopaca que se estende do assoalho ao teto da cavidade nasal. Sobreposio da cartilagem nasal, sobre o processo alveolar nos ICS, provocando um aumento da radiopacidade nessa regio.

Regio de Canino e Incisivos Laterais Superiores Y invertido de ENNIS Interseco do assoalho da cavidade nasal com a cortical da extenso anterior do seio maxilar (Ambas se apresentam Radiopacas).

Regio de Pr-Molares Superiores CORTICAL DO SEIO MAXILAR (1) SEIO MAXILAR (2) Linha radiopaca de aspecto arredondado ou lobulado, que corresponde ao limite mais inferior do seio maxilar. a mais ampla das cavidades paranasais ocupando a parte central da maxila. Sua forma se assemelha a uma pirmide triangular, de base voltada pra a parede lateral da cavidade nasal e o pice corresponde ao processo zigomtico da maxila. So as corticais do seio que se unem, uma estrutura lobulada. Pode encontrar em rea de Molar mas mais comum em PM. Linha radiopaca, de orientao horizontal e localizao supra-apical. rea radiolcida, de localizao supra-apical, cuja imagem se sobrepe do seio maxilar.

W SINUSAL (3) ASSOALHO DA FOSSA NASAL (4) FOSSA NASAL (5) (Em cima do assoalho)

Regio de Molares Superiores CORTICAL DO SEIO MAXILAR SEIO MAXILAR Linha radiopaca, de aspecto arredondado ou lobulado, que corresponde ao limite mais inferior do seio maxilar. a mais ampla das cavidades paranasais ocupando a parte central da maxila. Sua forma se assemelha a uma pirmide triangular, de base voltada pra a parede lateral da cavidade nasal e o pice corresponde ao processo zigomtico da maxila. Faixa radiopaca em Forma de U, de concavidade superior, localizada acima ou sobre os pices do 1 e 2 molar. Sombra radiopaca, de direo posterior e em continuidade com o processo zigomtico, sobreposta aos pices dos molares ou acima deles. Linha radiopaca, de orientao horizontal e localizao Supra-Apical. rea radiolcida, de localizao Supra-Apical, cuja imagem se sobrepe a do seio maxilar. Regio da maxila posterior ao ltimo molar e que se caracteriza por apresentar uma densidade radiogrfica menor que a do osso normal. Estrutura radiopaca, de localizao posterior ao tber e justaposto a este cujo limite inferior apresenta orientao horizontal. Estrutura radiopaca, posterior e prximo ao tber, de orientao vertical e formato espicular. Estrutura radiopaca, de forma triangular localizada abaixo, prximo ou sobre as coroas dos ltimos molares e/ou sobre o tber.

PROCESSO ZIGOMTICO DA MAXILA SOMBRA DO OSSO ZIGOMTICO (Malar) ASSOALHO DA FOSSA NASAL FOSSA NASAL TBER PROCESSO PTERIGIDE PROCESSO HAMULAR PROCESSO CORONIDE DA MANDBULA

ANATOMIA DA MANDBULA ANTERIORES

Regio de Incisivos Inferiores


Processos geni Base da mandbula Forame lingual ou cego rea de reforo sseo Protuberncia mentoniana Estruturas radiopacas, duplas, de forma ponteaguda, localizadas prximo e a cada lado da linha mdia. Faixa radiopaca correspondente ao limite inferior do osso mandibular. rea radiolcida, de formato oval ou arredondado e tamanho reduzido, localizao mediana e infra-apical, circundada por um anel radiopaco. Anel radiopaco localizado em torno do forame lingual. Faixa radiopaca em forma de V invertido, de vrtice mediano, localizada sobre as razes dos incisivos ou abaixo dos seus pices.

Regio de Canino Inferior


Protuberncia mentoniana Forame mentoniano Canal mandibular Faixa radiopaca, de localizao infra-apical, correspondente, em verdade, extenso lateral da protuberncia. rea radiolcida, oval ou arredondada, localizada entre as razes dos prmolares, lateral ou apicalmente. Faixa radiolcida, limitada acima e abaixo por duas linhas radiopacas, correspondentes s suas paredes, de direo anterior e descendente, a partir do forame mentoniano. Faixa radiopaca correspondente ao limite inferior do osso mandibular

Base da mandbula

ANATOMIA DA MANDBULA POSTERIORES Regio de Pr-molares Inferiores Forame mentoniano Canal mandibular Base da mandbula rea radiolcida, oval ou arredondada, localizada entre as razes dos prmolares, lateral ou apicalmente. Faixa radiolcida, limitada acima e abaixo por duas linhas radiopacas, correspondentes s suas paredes, de localizao infra-apical. Faixa radiopaca correspondente ao limite inferior do osso mandibular.

Regio de Molares Inferiores Linha oblqua interna Linha oblqua externa Canal mandibular Faixa radiopaca, de direo pstero-anterior e descendente, que passa altura ou abaixo dos teros apicais das razes dos molares. Faixa radiopaca, de direo pstero-anterior e descendente, que passa altura do colo ou teros cervicais das razes dos molares. Faixa radiolcida, limitada acima e abaixo por duas linhas radiopacas, correspondentes s suas paredes, de localizao infra-apical. rea de menor radiodensidade, abaixo das razes dos molares, devido ao fato do osso mandibular apresentar uma depresso na sua face interna e mostrar uma menor espessura nesta regio. Faixa radiopaca correspondente ao limite inferior do osso mandibular.

Fvea submandibular

Base da mandbula

You might also like