You are on page 1of 2

Escola dos Annales

A chamada escola dos Annales um movimento historiogrfico que se constitui em torno do peridico acadmico francs Annales d'histoire conomique et sociale, tendo se destacado por incorporar mtodos das Cincias Sociais Histria; h que referir que o seu nascimento tambm um reflexo da conjunta: estava-mos em 1929, ano da Grande Crise econmica que assolou os Estados Unidos, bem como a Europa: Alemanha e Frana, em maior escala: os Annales visam ser como um retracto do espectro de '29, uma poca de mutaes, que iria ser como que a catapulta essencial para um novo tipo de histria, a econmica, a social...e empreender um corte na histria poltica, na histria individual, mas, sem a arredar de cena, como a vertente mais social vinha sendo vitima (era um pouco ostracizada, colocada num patamar secundrio, bem no fundo da histria poltica ou militar...). Fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929, propunha-se a ir alm da viso positivista da histria como crnica de acontecimentos (histoire vnementielle), substituindo o tempo breve da histria dos acontecimentos pelos processos de longa durao, com o objetivo de tornar inteligveis a civilizao e as "mentalidades". A escola des Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas histricas ao abrir o campo da Histria para o estudo de atividades humanas at ento pouco investigadas, rompendo com a compartimentao das Cincias Sociais (Histria, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando os mtodos pluridisciplinares.[1] Em geral, divide-se a trajetria da escola em quatro fases: Primeira gerao - liderada por Marc Bloch e Lucien Febvre Segunda gerao - dirigida por Fernand Braudel Terceira gerao - vrios pesquisadores tornaram-se diretores, destacando-se a liderana de Jacques Le Goff e Pierre Nora, alm de Philippe Aris e Michel Vovelle; na arqueologia, destaca-se Jean-Marie Pesez. Quarta gerao - a partir de 1989.

Histria e caractersticas
Os fundadores do peridico (1929) e do movimento foram os historiadores Marc Bloch e Lucien Febvre, ento docentes na Universidade de Estrasburgo. Rapidamente foram associados abordagem inovadora dos "Annales", que combinava a Geografia, a Histria e as abordagens sociolgicas da Anne Sociologique[2] muitos colaboradores eram conhecidos em Estrasburgo, para produzir uma anlise que rejeitava a nfase predominante em poltica, diplomacia e guerras, caracterstica de muitos historiadores dos sculos XIX XX, liderados pelos sorbonnistas - designao dada por Febvre. Os historiadores dos Annales foram os pioneiros na abordagem do estudo de estruturas histricas de longa durao ("la longue dure") para explicar eventos e transformaes polticas. Geografia, cultura material e o que posteriormente os annalistas chamaram mentalidades (ou a psicologia da poca) tambm eram reas caractersticas de estudo.[3] Um eminente membro desta escola, Georges Duby, no prefcio de seu livro "O domingo de Bouvines", escreveu que a Histria que ele ensina, "rejeitada na fronteira do sensacionalismo, era relutante simples enumerao dos eventos, esforando-se, ao contrrio, por expr e resolver problemas e, negligenciando as trepidaes da superfcie, procurava situar no longo e mdio prazos a evoluo da economia, da sociedade e da civilizao."

Bloch foi morto pela Gestapo durante a ocupao alem da Frana, na Segunda Guerra Mundial, e Febvre seguiu com a abordagem dos "Annales" nas dcadas de 1940 e 1950. Nesse perodo, orientou Fernand Braudel, que se tornou um dos mais conhecidos expoentes dessa escola. A obra de Braudel definiu uma "segunda gerao" na historiografia dos "Annales" e foi muito influente nos anos anos 1960 e 1970, especialmente por sua obra de 1946, O Mediterrneo e o mundo mediterrnico na poca de Felipe II.[4][5] Enquanto autores como Emmanuel Le Roy Ladurie e Jacques Le Goff continuam a carregar a bandeira dos "Annales", hoje em dia a sua abordagem tornou-se menos distintiva enquanto mais e mais historiadores trabalham a histria cultural e a histria econmica. A 3 gerao dos Annales conduzida por Jacques Le Goff. Ficou mais conhecida como a "Nova Histria", segundo a qual, toda atividade humana considerada histria. Alm de Le Goff, nesse perodo se destaca Pierre Nora. Vale lembrar que, enquanto alguns autores, como Peter Burke, consideram a gerao de historiadores franceses da gerao de Jacques Le Goff em uma perspectiva de continuidade em relao ao movimento dos Annales (e os prprios historiadores deste grupo tambm se vem desta maneira), j outros autores - como o Franois Dosse de "A Histria em Migalhas" - procuram enfatizar a ruptura entre a Nouvelle Histoire e o movimento dos Annales de Bloch a Braudel (BARROS, 2010, p. 77). Para Franois Dosse, por exemplo, o princpio de "Histria Total" - to zelosamente cultivado por Bloch, Febvre e Braudel - teria sido trado por uma perspectiva historiogrfica fragmentada,que j seria tpica dos historiadores ligados Nouvelle Histoire.

Principais nomes
Marc Bloch Fernand Braudel Pierre Chaunu Georges Duby Lucien Febvre Marc Ferro Jacques Le Goff Pierre Nora Emmanuel Le Roy Ladurie Jacques Revel

You might also like