You are on page 1of 12

SOBRE O LUGAR DO JUZO DE GOSTO NA ESTTICA KANTIANA

Rone E. Santos
1

Resumo: O presente trabalho busca analisar como, dentro do empreendimento analtico kantiano, possvel verificar uma passagem do conhecimento racional para um conhecimento que tem como particularidade um carter esttico, ou seja, que no se estabelece sobre juzos lgicos do conhecimento, mas sobre juzos de gosto. Logo aps, objetiva-se verificar qual o lugar ocupado pelo juzo de gosto na reflexo sobre esttica realizada por Kant. Palavras-chave: homem, conhecimento, esttica, juzo de gosto.

Consideraes iniciais

obra que discute mais detidamente a problemtica da esttica e que fecha a

trilogia da crtica kantiana recebeu o nome de Crtica da Faculdade do Juzo (1790). Essa obra segue em muito o caminho j traado pela Crtica da Razo Pura, editada em 1781, e pela Crtica da Razo Prtica de 1788 (cada uma dessas obras teve outras edies, mas sem alteraes substanciais de contedo). Ricardo Terra, no prefcio s Duas Introdues Crtica da Faculdade do Juzo afirma que quando Kant terminava de escrever a Crtica da Razo Prtica, em 1787, ainda demonstrava a inteno de escrever uma crtica do gosto. O trabalho sobre a crtica do gosto talvez tenha tido incio na segunda metade de setembro de 1787, tanto que at maro de 1788 Kant ainda chama esta obra de Crtica do Gosto. Somente em maio de 1789 que aparece a primeira referncia Crtica do Juzo que tem como uma de suas pares uma crtica do gosto. De acordo com Terra entre maro de 1788 e maio de 1789 que Kant muda os planos de escrever uma crtica do gosto e passa a pensar em uma crtica do juzo, que seria mais ampla, pois englobaria, alm do belo, tambm o sublime e a teleologia propriamente dita.2

Ento, at 1788 a inteno de Kant era realmente escrever uma terceira crtica que tivesse como foco o gosto e seria nomeada Crtica do gosto. Contudo, aos poucos ela vai se tornando uma crtica da faculdade do juzo. Para Pedro Costa Rego:

Ps-Graduando em Filosofia pela IFAC/UFOP. Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Filosofia pela FAFICH/ UFMG (Bolsista CAPES).
2

TERRA, Ricardo. Prefcio. In: KANT, Immanuel. Duas Introdues Crtica do Juzo. Organizao de Ricardo Terra. So Paulo, SP: Iluminuras, 1995.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SANTOS, Rone E. -2-

tudo leva a crer que a essa mudana de inteno no corresponde o abandono do projeto de uma crtica que tivesse como tema central o belo, do ponto de vista de sua avaliao, isto , o gosto, e do ponto de vista de sua produo, isto , a arte. Antes disso, essa mudana, um tanto abrupta, expressa a convico, que ento veio a se formar, de que uma crtica do gosto potencialmente mais do que apenas uma teoria esttica 3.

Dessas questes esboadas acima, podemos afirmar que a Crtica da Faculdade do Juzo uma anlise sobre a faculdade de efetuar um ajuizamento e formular um juzo sobre as mais diversas coisas ou situaes deparadas pelo indivduo.

O termo juzo j havia sido utilizado por Kant quando da anlise sobre o processo de conhecimento da verdade efetuado na Crtica da Razo Prtica. O procedimento de conhecimento estabelece juzos referentes ao objeto de anlise que o homem deseja e pode conhecer. Desse montante de juzos que se forma todas as cincias conhecidas pelo ser humano.

Toda a filosofia kantiana ento dedicada faculdade de julgar, sendo o processo de conhecimento uma constante formulao de juzos. Na Crtica da Faculdade do Juzo, Kant no analisa nem juzos de conhecimento como na Crtica da Razo Pura, nem juzos morais como havia feito na Crtica da Razo Prtica. Segundo ele existem juzos que no so determinados nem pelas leis inexorveis do mtodo de obteno do conhecimento, e muito menos pelas leis que regem a moralidade e o agir humano. Os juzos prprios capacidade de julgar so os que ele denomina juzos estticos puros, ou mais simplesmente, juzos de gosto.

A partir dessa introduo, procuraremos nos tpicos que se seguem esboar, em linhas gerais como se processa na concepo kantiana a diferena entre o conhecimento racional e o conhecimento esttico. Em outro tpico nos deteremos mais acentuadamente em formular uma reflexo acerca do que pode ser chamado de lugar do gosto nas formulaes sobre esttica elaborada por Kant na Crtica da Faculdade do Juzo.

Do conhecimento racional ao conhecimento esttico

REGO, Pedro Costa. Immanuel Kant e o problema da universalidade do belo. 2006, p.171.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SOBRE O LUGAR DO JUZO DE GOSTO NA ESTTICA KANTIANA -3-

De acordo com Valerio Rohden, na terceira crtica a relao entre juzo e conhecimento alterada em favor do juzo de gosto desde um ponto de vista (Standpunkt) intersubjetivo.4 A intersubjetividade do ponto de vista est longe de ser uma relativizao pluralista se quem efetua a representao do objeto ou do universo, a realiza tendo em vista a si prprio, como parte desse todo universal e, ao mesmo tempo, relacionado com os outros objetos. De tal forma que se cada indivduo, no seu ponto de vista, tiver conscincia da perspectiva dos outros em relao a ele mesmo, significa que a relao interna e subjetiva dos pontos de vista logrou xito.
Assim se introduz a universalidade reflexiva do ponto de vista (Standpunkt) kantiano que ao julgar imagina-se na situao do outro de acordo com a idia da maneira de pensar alargada, transmutando-se, por uma espcie de fico esttica, na pessoa do outro, ajuizando algo desde um ponto de vista que inclui os demais potenciais envolvidos5.

Na concepo kantiana nunca temos acesso s coisas mesmas tais como elas so em si. No mximo as apropriamos tais como elas vm at ns, ou seja, somente temos contato com a apario fenomnica das coisas tal como as percebemos. Como chama ateno Roberto Oliveira, em Kant o conceito de fenmeno utilizado como sinnimo ou com o sentido de algo que aparece para mim, ou seja, daquilo que para torna-se objeto de conhecimento, necessita mover-se para uma posio ou lugar que seja acessvel tanto para mim como para os outros, torne-se manifesto de maneira vlida para todo e qualquer sujeito.6 Aquilo que se chama conhecimento o mesmo que a representao que mostra um ente singular representado de forma geral. De modo que o que se representa algo singular e particular. Contudo, o que se objetiva que todo e qualquer sujeito possa representar os elementos que formam o conhecimento da mesma maneira.

Nesse ponto preciso apontar uma diferena entre o juzo lgico e o juzo de gosto destacado por Valerio Rohden. Para ele essa diferena deve ser antecipadamente admitida, mas no elaborada. Parte do pressuposto de que o juzo de gosto no um Urteil (juzo, em sentido lgico) mas uma Beurteilung (ajuizamento, em sentido

ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 57. 5 ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 55. 6 OLIVEIRA, Roberto Charles Feitosa de. O gosto do desgosto mmesis e expresso em Kant e Derrida. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgnia (Org.). Mmesis e expresso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 109.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SANTOS, Rone E. -4-

reflexivo).7 Isso significa que, no que diz respeito ao gosto, trata-se de um juzo apreciativo que no alarga o conhecimento, mas somente aprova ou desaprova o objeto analisado. Nesse aspecto, quem aprecia toma o partido do ponto de vista crtico, visto que julga se o ajuizamento efetuado pode ser comunicado ou se no passvel de difuso. Alm do mais, Rohden diz que quem realiza um Beurteilung est a caminho de formular um juzo. Tal percurso ocorre porque o ajuizamento um juzo inacabado em processo de formulao. Assim sendo, no h Urteil sem Beurteilung.8

Por outro lado, o prprio Kant admite na Crtica da Faculdade do Juzo que existe ajuizamento sem juzo porque o carter determinante de um conceito, ligado a um juzo lgico, no se encontra no conjunto do ajuizamento esttico. por isso que um juzo de gosto tem a imaginao como princpio e se expressa por meio da sensao. No se trata de um juzo lgico como na Crtica da Razo Pura, mas sim um juzo esttico. Segundo Carl Dahlhaus, Kant compartilhava do pressuposto de Baumgarten. Isso pode ser compreendido pelo fato de que o belo no deve ser julgado segundo conceitos, mas exclusivamente na base de percepes. Desse modo, apreendido apenas em seu sentido esttico, retomando sua conotao literal originria.9

Para Kant o relevante apreenso da fruio esttica e no a formulao de julgamentos racionalmente elaborados. Est em jogo a maneira pela qual o sujeito percebe as coisas a partir de suas sensaes, sem a intermediao das apreciaes cognitivas efetuadas pela razo.

importante lembrar o momento histrico em que Kant formula tais consideraes sobre a esttica e sobre o lugar do gosto na apreenso de mundo feita pelos indivduos. No sculo XVIII, concomitantemente ao progresso das cincias, v-se o surgimento de uma exaltao dos atrativos da natureza, sobretudo em seus aspectos considerados belos. Esses dois elementos as cincias e a celebrao da natureza constituem-se dois modos opostos e complementares de compreenso da natureza. Ser percebida esteticamente significa que a natureza no pode ser compreendida como um conjunto de fenmenos aos quais se poderiam aplicar leis deterministas como estabeleciam as cincias. Nesse sentido, a natureza torna-se objeto de contemplao.
7

ROHDEN, Valrio. Idem, 1998, p. 61.

8 9

ROHDEN, Valrio. Idem, 1998, p. 61. DAHLHAUS, Carl. Esttica Musical. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1991. p. 52. Citado por PASSOS, Jorge Roberto C. Belo musical e juzo de gosto. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. p. 146 (nota de pgina).
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SOBRE O LUGAR DO JUZO DE GOSTO NA ESTTICA KANTIANA -5-

O trabalho empreendido por Kant representa um impulso crucial na reflexo sobre o belo natural, a tal ponto que nenhum filsofo que se dedique reflexo sobre a arte poder negligenci-lo sem cometer um erro. Delineia-se na Crtica da Faculdade do Juzo, assim como nas obras precedentes, um problema crtico. Mas diferentemente das outras obras, estabelece-se agora a preocupao em determinar sobre que condies subjetivas (e no objetivas) possvel o juzo de gosto, ou antes, de determinar o que, no sujeito que as contempla, permite perceber a beleza nas coisas. 10 Sobre o lugar do gosto

Partindo do que dissemos at o presente momento, qual seria a definio kantiana de gosto? Kant entende o gosto como sendo a faculdade de ajuizamento de um objeto ou de um modo de representao mediante uma complacncia ou uma descomplacncia independente de todo interesse11. Um juzo de gosto exprimido de forma livre visto que efetuado de forma desinteressada, sem conformidade a fins.12

Diferentemente de um juzo que busca formular conceitos tendo por objetivo o conhecimento, no juzo de gosto a representao referida inteiramente ao sujeito (...) e em nada contribui para o conhecimento (...).13 Ora, sendo assim, semelhante juzo diferente de um simples juzo de agrado, pois ao afirmar que algo belo, tal coisa o porque me parece bela e est de acordo com minhas inclinaes individuais. O fato de partilhar do mesmo gosto que outra pessoa mero acaso, um fato contingente, visto que as sensaes no podem ser comunicadas. Por outro lado, Kant complementa a definio de juzo de gosto dizendo tratar-se da faculdade de ajuizamento do que torna nosso sentimento universalmente comunicvel.

Dessa forma, sensaes de agrado e desagrado so incomunicveis porque o que apraz a uma pessoa pode no ser da mesma forma deleitvel para outra. O que se est em conformidade com o que se diz o senso comum, visto que este resume a impossibilidade
10 11

RIBON, Michel. A arte e a natureza. Traduo de Tnia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 1991, p. 28. KANT, Immanuel. Crtica da Faculdade do juzo. 55. Traduo de Valerio Rohden e Antnio Marques. 2 edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. 12 A conformidade a fins [Zweckmbigkeit] deve ser entendida como a relao da causalidade de um fim com o objeto o qual fundamenta. Desta forma o juzo de gosto pode ser: ou um juzo singular e emprico, visto que expressa no indivduo que julga a conformidade a fins subjetiva de uma representao emprica da forma de um objeto; ou ento um juzo universal e totalmente a priori que almeja necessria validade universal (Cf. KANT, Immanuel. Idem, 134). 13 KANT, Immanuel. Idem, 47.

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SANTOS, Rone E. -6-

de comunicao de gostos na assertiva que diz que gosto no de discute. Assim, qualquer julgamento de beleza deve ser livre de todo interesse e inclinao particular para formular um ajuizamento puro. Tendo por base a noo de que o julgamento esttico no deve envolver qualquer interesse, acrescido da perspectiva de que no se tem como finalidade comparar o que se contempla com qualquer outro conceito, Kant formula um juzo o qual denominou juzo esttico puro ou simplesmente juzo de gosto. A pureza do ajuizamento, a qual ele se refere, aquela que advm de um total desinteresse frente ao objeto de contemplao.
Algo s aparece como belo quando visto desde o desinteresse. Produzse ento o julgamento mais sumrio e imediato, isto porque no mediatizado nem por interesses sensoriais solipsistas, nem pela inteno de se chegar a um conceito de objeto, nem tampouco o de avaliar se o que aparece est de acordo com algum conceito de como ele deve parecer14.

A beleza que abstraio da contemplao do objeto no advm do fato de ser o objeto realmente belo. Essa beleza est tambm na ordem de um sentimento de carter subjetivo. Kant faz a ressalva de que o sujeito no pode denominar qualquer objeto como sendo belo se o mesmo for aprazvel somente a ele. Assim a formao ideal do juzo de gosto somente se concretiza se o prazer que sinto ao contemplar qualquer objeto no diz respeito unicamente a mim, mas tambm a qualquer sujeito que julgue livremente, tendo as mesmas condies que outrem. Realizar a transmisso a outras pessoas das razes pelas quais vemos ou julgamos existir beleza em uma imagem, obra de arte ou qualquer outra coisa impossvel. Apresentar um julgamento sobre algo belo no como dar explicaes, transmitir ou esclarecer o contedo acerca de um conceito lgico. Ainda que uma pessoa nunca tenha ouvido falar de um conceito lgico qualquer, ou soubesse de sua existncia, ela pode entend-lo bastando que algum o explique, pois no caso de um juzo de conhecimento, por exemplo, um princpio da fsica newtoniana, um indivduo pode expor razes a outro, e assim estender a este o seu prprio assentimento.15

Diferentemente dos conceitos lgicos, como alerta o prprio Kant, o juzo de gosto no requer um acordo unnime de qualquer pessoa. O que nos faz concluir que o juzo de gosto pode no ser partilhado por todos porque no tem carter lgico e universal, enquanto algo ligado ao objeto da explicao. preciso atentar para o fato de que Kant

14

OLIVEIRA, Bernardo B. C. de. O juzo de gosto e a descoberta do outro. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 112. 15 OLIVEIRA, Bernardo B. C. de. Idem, 1998, p. 111.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SOBRE O LUGAR DO JUZO DE GOSTO NA ESTTICA KANTIANA -7-

tambm diz que a comunicabilidade do juzo de gosto ocorre mesmo sendo esse algo extremamente subjetivo. Pode parecer contraditrio, contudo no
porque, uma vez que no se baseia [a anlise do belo] em nenhuma inclinao do indivduo (nem sobre qualquer outro interesse premeditado), mas desde que o juiz [i.e., aquele que efetua o julgamento] se sinta completamente livre no que respeita satisfao que dedica ao objeto, no pode ele encontrar fundamento para essa satisfao em nenhuma condio peculiar relacionada com o seu prprio sujeito; conseqentemente, tal satisfao deve ser considerada como baseada naquilo que ele, como juiz, pode pressupor em todos os outros homens16.

Como dissemos anteriormente no se convence ningum de que algo belo fazendo uso da explicao via argumentos e conceitos racionais. por esta razo que o objeto, sendo passvel de julgamento, o ser sempre e repetidamente julgado por cada indivduo e a sua beleza descoberta sempre pela primeira vez, e sempre novamente a universalidade deste prazer reivindicada por aquele que a sente, como se todos j o tivessem sentido ou devessem vir a senti-lo.17 Kant chega a dizer que quando uma pessoa formula um juzo do tipo isto belo, ou se compraz com uma paisagem natural ou artstica, sente a beleza que lhe prpria de maneira universal. Diante de alguma coisa bela percebemos sua beleza, mas no conseguimos exprimir em qu realmente consiste o belo.
O juzo de gosto sugere uma comunicao universal, a vivificao das faculdades da imaginao e do entendimento, no horizonte de uma universalidade no conceitual. O belo tido como belo porque possui uma certa conformidade a fins (ligada forma do objeto), mas no uma finalidade determinada, que pudesse ser estabelecida em conceitos18.

essa espcie de comunicao universal que Kant denominou universalidade subjetiva. Tal universalidade no mediatizada por conceitos e os juzos no podem ser postulados; isso apenas poder ser feito segundo a vontade de uma voz universal, que para Kant, seria somente uma idia. 19

Nesse instante, interessante voltarmos reflexo que Valerio Rohden acerca da semelhana entre essa idia de voz universal e a de contrato original. Segundo ele, da
16

BENDA, Julien. O pensamento vivo de Kant. Traduo de Wilson Veloso. So Paulo: Livraria Martins Editora S.A., s/d, p. 216. 17 OLIVEIRA, Bernardo B. C. de. Idem, 1998, p. 113. 18 WERLE, Marco Aurlio. O lugar de Kant na fundamentao da esttica como disciplina filosfica. Revista DoisPontos, Curitiba / So Carlos, vol. 2, n. 2, outubro/2005, p. 137. 19 PASSOS, Jorge Roberto C. Belo musical e juzo de gosto. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 139.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SANTOS, Rone E. -8-

mesma forma que aceita a idia primordial de um contrato feito entre os homens a fim de regulamentar e corroborar a unio e vivncia em sociedade possvel pensar em uma voz atemporal e fora do espao que perpassa todos os indivduos no momento do prprio ato de julgar. Rohden ainda diz que
a sociabilidade fundamental do juzo esttico [...] compatvel com a idia regulativa de contrato. A sociedade sustentada pela idia de um acordo possvel entre os homens, como se a esperana de chegar a ele 20 fosse consubstancial e animadora da operao real de julgar .

Na prpria Crtica da Faculdade do Juzo, Kant que diz que cada um [...] espera e exige de qualquer outro a considerao pela comunicao universal, como que a partir de um contrato originrio, que ditado pela prpria humanidade.21 Ao requerer uma aceitao universal, o juzo de gosto no pretende comunicar nem sensaes (o que impossvel porque cada um as tem de modo particular e incomunicvel) nem conceitos (visto que estes so ligados aos juzos lgicos do conhecimento). O que o juzo de gosto almeja compartilhar o estado de nimo (Gemt) que o acompanha.22 No juzo esttico puro as duas faculdades do conhecimento, a imaginao (faculdade das intuies) e o entendimento (faculdade dos conceitos) , trabalham de maneira livre e harmnica no sujeito que empreende o ato de contemplao de um objeto ou uma paisagem.

H de se ressaltar que a intuio no se subordina a nenhum conceito determinado e nem mesmo se limita a um enfoque de carter meramente sensorial do que percebido. Esse livre jogo [entre as faculdades] sentido como prazer, ou intensificao do sentimento de vida. No juzo de gosto se d um encontro entre estas duas faculdades, que tambm se unem para produzir um conhecimento.23 Ento, as duas faculdades estabelecem um jogo livre e desinteressado entre si. Agem fazendo uso desse jogo, apesar do julgamento do belo parecer querer levar formulao de um conceito (o que no ocorre), e mesmo que tal ajuizamento parea ser apenas uma satisfao ou agrado puramente sensorial que d o que pensar. O jogo tem um fim em si mesmo, da mesma
20

ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 70. 21 KANT, Immanuel. Crtica da Faculdade do juzo. 143. Traduo de Valerio Rohden e Antnio Marques. 2 edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. 22 Quanto ao conceito de estado de nimo, Valerio Rohden observa que se o Gemt , enquanto faculdade geral, o ponto de convergncia de todas as nossas faculdades, e se o seu princpio coextensivo ao conceito de humanidade, ento o possvel acordo de faculdades que funda o juzo de gosto , ao mesmo tempo, um possvel acordo dos homens entre si. isto que se expressa no conceito de humanidade como fundamento esttico de todos os juzos em geral. Cf. ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 71. 23 OLIVEIRA, Bernardo B. C. de. O juzo de gosto e a descoberta do outro. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 114.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SOBRE O LUGAR DO JUZO DE GOSTO NA ESTTICA KANTIANA -9-

forma como uma brincadeira infantil de crianas que somente tem sentido enquanto intil e prazerosa.

Por fim, resta dizer que o livre jogo das faculdades converge de maneira mais pura no talento e no gosto da pessoa do gnio. Por meio de sua aptido incomum ele leva o jogo da imaginao ao mximo, de forma a estabelecer regras e exemplos de produtividade verdadeira a serem no imitados, mas seguidos. Nas palavras de Roberto Charles Feitosa de Oliveira o gnio um talento natural, um dom da natureza. Ele produz obras, mas ao mesmo tempo um produto da natureza. Sem o dom da natureza, sem esse presente de uma liberdade produtora, no haveria bela arte.24

Kant afirma que o gnio a inata disposio de nimo (ingenium) pela qual a natureza d a regra arte.25 Apesar de Kant dizer que o gnio um receptculo dos ditados da natureza, o ato de criao artstica no se resume a uma simples imitao da natureza , ou seja, sua mmesis.26 Isso porque o gnio ao imitar a natureza, no o faz apenas como reproduo do que se coloca diante de si, mas como reproduo do seu processo de produo.27 O gnio age como que possudo pela natureza, visto que uma extenso dela e cria como e da mesma forma que ela, ou seja, de maneira original e sempre nova. Se impossvel determinar como a natureza age, tambm existe a impossibilidade de explicar como a genialidade toma conta de uma pessoa e nem ela sabe como tal coisa ocorre. Se o determinasse seria considerado um cientista, visto que esse sim consegue explicar via conceitos lgicos o caminho percorrido em suas pesquisas e traar regras e leis para possveis seguidores/imitadores.

A genialidade est no na imitao de uma beleza natural j dada na natureza. Isso seria mera reproduo mimtica. O que caracteriza um ato de criao genial que possui gosto
24

OLIVEIRA, Roberto Charles Feitosa de. O gosto do desgosto mmesis e expresso em Kant e Derrida. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgnia (Org.). Mmesis e expresso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 271-272. 25 KANT, Immanuel. Crtica da Faculdade do juzo. 48. Traduo de Valerio Rohden e Antnio Marques. 2 edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. 26 A temtica da mmesis remonta a Plato que a via num sentido negativo (imitao enquanto simulacro) de cpia artstica inferior a aquilo que est na natureza, que por sua vez nada mais que outra cpia da idia da coisa que est no Mundo das Idias. Aristteles confere ao termo uma conotao positiva e uma maior importncia a ponto de se tornar um conceito dentro de sua Potica. A palavra mmesis para Aristteles tem ligao com a techn (arte) e a physis (natureza). Em sua obra Fsica cunha uma frase que resume sua idia de imitao, qual seja, a que diz que a arte imita a natureza. 27 OLIVEIRA, Roberto Charles Feitosa de. O gosto do desgosto mmesis e expresso em Kant e Derrida. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgnia (Org.). Mmesis e expresso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 272.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SANTOS, Rone E. -10-

e objetiva a beleza artstica a originalidade. O trabalho original de um gnio no pode ser imitado, mas somente seguido. Este prosseguimento envolve o seu estudo, no sentido de aprendizagem metdica das regras introduzidas pelo detentor de uma capacidade criativa incomum, indita e genial.28 Por esse motivo o gnio ao estabelecer regras de execuo da arte acaba fundando uma escola artstica, no sentido de reunir em torno de si e mesmo aps sua morte um nmero significativo de seguidores. Virginia de Arajo Figueiredo diz que o gnio o refm da natureza porque os propsitos de seu ato criativo lhe escapam, ele age para suprir a incapacidade da natureza de levar a cabo a criao que comeou a executar. Seu papel o de sempre instaurar uma nova regra, como diz Kant. Assim o gnio o que o filsofo chamou de segunda natureza ou outra natureza. E na concepo kantiana no somente o gnio, mas todos os seres humanos.
Em ltima instncia, o prprio homem, (...) a humanidade como um todo, pode ser encarada da perspectiva do gnio. Ora, a nova regra poderia ser entendida como a marca da subjetividade intransfervel que cada homem/mulher traz em si e tem como responsabilidade levar a cabo. O que a natureza, por si s, no capaz de fazer29.

Assim sendo, o juzo de gosto apesar de ter uma intensidade maior na pessoa do gnio no exclusividade deste. Toda pessoa pode apurar sua percepo esttica e seu juzo de gosto se passar por um processo de formao que inclui o aprimoramento da capacidade de apreciao da natureza ou das obras artsticas. Concluso

Uma ltima palavra sobre o poder transformador e criativo que o juzo de gosto kantiano possui. A palavra escolhida por Kant para denominar a faculdade dos juzos estticos puros, o gosto (que em alemo Geschmack, que significa sabor), reporta singular sensao do paladar, ao ato de degustar algo. Tal gosto pode comer idealmente qualquer coisa, at mesmo coisas feias como cadveres, doenas, frias, guerras e destruies. As belas artes so, segundo Kant, suficientemente fortes para doar-lhes beleza, para represent-los como belos.30
28

ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 74. 29 FIGUEIREDO, Virginia de Arajo. O Gnio Kantiano ou o Refm da Natureza. Revista Impulso, Piracicaba, vol. 15, n. 38, 2004, p. 52. 30 OLIVEIRA, Roberto Charles Feitosa de. O gosto do desgosto mmesis e expresso em Kant e Derrida. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgnia (Org.). Mmesis e expresso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 275.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SOBRE O LUGAR DO JUZO DE GOSTO NA ESTTICA KANTIANA -11-

Desde que o ponto de vista (Standpunkt) seja o da representao esttica e artstica e no o dos conceitos jurdicos, polticos e morais. Por exemplo, uma situao de guerra onde ocorre destruio e morte no de maneira alguma aprovada enquanto acontecimento poltico e moral, mas o enquanto apreciao artstica e esttica.

Comentando um possvel empreendimento analtico sobre a representao de uma batalha em uma pintura artstica, Valrio Rohden chega a dizer que no podemos misturar uma apreciao de tipo esttica com um julgamento de ordem jurdica ou ticomoral. Para Rohden
a guerra, como fenmeno basicamente poltico-moral, no pode ser aprovada. Se a aprovao esttica de um quadro sobre ela fosse interpretada como apologia da guerra, extrapolaria o juzo esttico e entraria em contradio com o direito e a moral31.

Por outro lado, a representao artstica sobre uma cena de guerra possui sua beleza e pode servir como caminho para a educao esttica32 e, porque no, moral do homem. O processo educacional implicaria o ato contemplativo das peas de arte que retratem tal horror, de modo que quem as aprecia estabelea o firme propsito de no cometer o que visualiza na sua vida real, na convivncia com os demais, na sociedade em que vive.

Podemos concluir que o juzo de gosto ocupa um lugar de suma importncia na esttica kantiana, pois este um dos caminhos, juntamente com os conceitos lgicos, que possibilita ao homem a apreenso do mundo em que vive e uma compreenso maior de si como um ser cognoscvel.
Referncias Bibliogrficas: BENDA, Julien. O pensamento vivo de Kant. Traduo de Wilson Veloso. So Paulo: Livraria Martins Editora S.A., s/d.
31

ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 56. 32 Quanto a isso basta-nos fazer referncia a Friedrich Schiller (1759-1805) que demonstrou grande preocupao com a formao educacional e esttica dos homens. Como exemplo pode ser consultado sua obra A educao esttica do homem, um ensaio escrito sobre a forma de cartas entre fevereiro e dezembro de 1793. Nesta, a proposta ver o homem como um ser vivo em constante mudana quanto ao seu compromisso com a prtica poltica. Este aspecto poltico, presente nas nove primeiras cartas, vai aos poucos dando lugar a uma reflexo de carter metafsico, at que torna-se um estudo sobre a liberdade do sujeito. Para Schiller o homem deve ser analisado como uma obra de arte porque no carter artstico que est manifesta, em sua totalidade, todo o saber livre, de forma que na contingncia humana transparea toca a universalidade da transcendncia. Cf. SCHILLER, Friedrich. A Educao Esttica do Homem numa srie de cartas. So Paulo: Iluminuras, 1993.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

SANTOS, Rone E. -12-

DAHLHAUS, Carl. Esttica Musical. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1991. p. 52. Citado por PASSOS, Jorge Roberto C. Belo musical e juzo de gosto. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. p. 146 (nota de pgina). FIGUEIREDO, Virginia de Arajo. O Gnio Kantiano ou o Refm da Natureza. Revista Impulso, Piracicaba, vol. 15, n. 38, p. 47-58, 2004. KANT, Immanuel. Crtica da Faculdade do juzo. Traduo de Valerio Rohden e Antnio Marques. 2 edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. KAPP, Silke. Pulchritudo Adhaerens observaes sobre uma impureza do juzo de gosto. In: Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. OLIVEIRA, Bernardo B. C. de. O juzo de gosto e a descoberta do outro. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. OLIVEIRA, Roberto Charles Feitosa de. O gosto do desgosto mmesis e expresso em Kant e Derrida. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgnia (Org.). Mmesis e expresso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. PASSOS, Jorge Roberto C. Belo musical e juzo de gosto. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. REGO, Pedro Costa. Immanuel Kant e o problema da universalidade do belo. p.171-181. Seminrio Internacional de Filosofia: Arte no Pensamento, promovido pela Fundao Vale do Rio Doce, entre os dias 13 e 17 de maro de 2006, no Museu Vale do Rio Doce, em Vila Velha-ES. Fonte: http://www.artenopensamento.org.br/pdf/immanuel_kant_universalidade_do_belo.pdf, consultado no dia 21/03/2006. RIBON, Michel. A arte e a natureza. Traduo de Tnia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 1991. (Coleo filosofar no presente). ROHDEN, Valrio. Aparncias estticas no enganam sobre a relao entre juzo de gosto e conhecimento em Kant. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. TERRA, Ricardo. Prefcio. In: KANT, Immanuel. Duas Introdues Crtica do Juzo. Organizao de Ricardo Terra. So Paulo, SP: Iluminuras, 1995. WERLE, Marco Aurlio. O lugar de Kant na fundamentao da esttica como disciplina filosfica. Revista DoisPontos, Curitiba / So Carlos, vol. 2, n. 2, p. 129-143, outubro/2005.

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano III - Nmero III janeiro a dezembro de 2008

You might also like