You are on page 1of 16

1

Resumo Processo Civil - RECURSOS


Definio: Meios de impugnao de decises judiciais voluntrios, internos relao processual em que se forma o ato judicial atacado, aptos a obter deste a anulao, a reforma ou aprimoramento. Um dos meios atravs dos quais possvel requerer a reviso de determinado ato judicial. distinto de ao rescisria, habeas corpus, que so aes autnomas. Caractersticas: 1. So interpostos na mesma relao jurdica; no cria um processo/ ao nova. Isso os diferencia do habeas corpus etc. 2. Natureza voluntria: decorre da vontade da parte insatisfeita. Recorrer da deciso um nus da parte insatisfeita. 3. Para caracterizar recurso no necessrio que o rgo que ir reexaminar seja outro, embora esta seja a regra. Irrelevante qual o rgo judicirio que vai rever a deciso. Para obter sucesso no recurso, preciso que o recorrente convena ao Tribunal sobre a existncia de vcio de: - forma (erro in procedendo): natureza processual, normas procedimentais. O juiz no obedeceu s formalidades. Inadequao. - contedo (erro in judicando): ex: interpretao de lei, juiz avaliou mal as provas, etc. ATOS SUBMETIDOS A RECURSO - Atos de contedo decisrio - Art 162 CPC . Sentena (art 267 e 269), Deciso interlocutria (durante processo), Despacho (todas as outras decises que impulsionam o processo): so irrecorrveis art 504 PRINCPIOS Funes bsicas: - orientar a aplicao das regras especficas - permitir uma interpretao sistemtica 1) Duplo grau de jurisdio: consiste na possibilidade de reexame da deciso por um outro rgo: - de nvel hierrquico superior (duplo grau vertical) - de mesmo nvel hierrquico, mas com uma composio diferente (duplo grau horizontal, ex: embargos infringentes, acrdo) *OBS1: No irrestrito infinito, inesgotvel. CF art 5 LXXVIII, XXXV. Tutela jurisdicional adequada, efetiva e tempestiva *OBS2: cf NO GARANTE O DUPLO GRAU DE JURISDIO (NO IMPE QUE TODA E QUALQUER DECISO JUDICICL SEJA REEXAMINADA). perfeitamente possvel que o legislador limite o recurso a determinadas decises. Abolir, jamais, mas pode restringir. Ex: art 527, par. nico. o entend. Majoritrio. 2) TAXATIVIDADE: S podem ser considerados recursos aqueles meios de impugnao expressamente previstos e disciplinados em lei federal como tais, art 496 CPC Lei 9099/95. Recurso inominado, fora do art 496; lei 6830/80.

2
3) SINGULARIDADE (IRRECORRIBILIDADE): - A lei federal atribui a cada recurso uma funo especfica e uma hiptese de cabimento especfica - Para cada espcie de deciso existe apenas um recurso adequado, ou seja, s h um nico recurso cabvel. 4) FUNGIBILIDADE: Em determinadas circunstncias autorizado que o recurso equivocado seja recebido como o correto. Requisitos: - Dvida objetiva quanto ao recurso cabvel. Inexistncia de erro grosseiro. Criada pelo prprio sistema recursal, ex: a lei redigida. Art. 395 CPC - Obedecer ao prazo do recurso correto. Obedecer a prazo menor? Maioria da doutrina discorda. 5) VOLUNTARIEDADE: Constituem um nus para a parte interessada. A deciso s ser reexaminada se a parte provocar o P. Judicirio. Exceo: reexame necessrio:art 475 CPC Pode renunciar e desistir do recurso. As duas partes podem recorrer. 6) DIALETICIDADE: Estabelece que o recorrente tem o nus de motivar o recurso no ato de sua interposio. O recurso tem que ser motivado imediatamente. (no processo penal pode apresentar as razes posteriormente) No h uma forma especfica para apresentar uma motivao. 7) CONSUMAO: Determina que a interposio de um recurso extingue para a parte o direito de impugnar a deciso em questo. Uma vez exercido, no posso repeti-lo, por mais que haja muito prazo (precluso consumativa). art. 158 CPC. 8) NON REFORMATIO IN PEJUS PROIBIO DA REFORMA PREJUDICIAL: No se permite que o julgamento do recurso interposto por apenas uma das partes piore a situao em que se encontravao recorrente. OBS: Princ. Do dispositivo. Se ambas as partes recorrem,no se utiliza o princpio. Fundamentos: . Principio do dispositivo . Efeito devolutivo Requisitos: a)inexistncia de recurso prprio do recorrido b) extrapolao dos limites da devoluo. Exceo: questes de ordem pblica. Art. 267 par 3, art 301 par 4. Aquelas sobre as quais o juiz pode se manifestar de ofcio a qualquer tempo. JUIZO DE ADMISSIBILIDADE E JUIZO DE MRITO Procedimento recursal est submetido a alguns requisitos especficos: imprescindvel para a anlise do contedo (mrito) do recurso. Juzo de admissibilidade: antes de tudo, verificar se os requisitos esto presentes./ - presentes: o recurso ser conhecido - ausentes: recurso no foi conhecido (foi negado seguimento ao recurso). Da deciso que nega provimento ao recurso, tambm cabe recurso. (agravo) O juzo de admissibilidade feito por: Juzo (rgo): a quo, aquele que proferiu a deciso Juzo (rgo): ad quem: responsvel pelo julgamento do recurso

3
Regra: o recurso interposto perante o prprio rgo que proferiu a deciso combatida. Sentena ------------------------ apelao (a quo) o prprio juiz feito por: 1) juzo a quo: provisrio 2) juzo ad quem: definitivo * o conjunto de requisitos de admissibilidade considerado questo de ordem pblica. Enquanto no decidirem o mrito do recurso, podem refazer o juzo de admissibilidade. Art 518, caput e parg. 2 CPC. Cada um dos desembargadores faz seu juzo de adm, preimeiro o relator. REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE 1) Intrnsecos: relacionados existncia do direito de recorrer. a) Cabimento: - aptido do ato judicial para sofrer a impugnao (se sentena ou deciso interlocutria) - adequao do recurso interposto ( o recurso cabvel? Obs. Princ. Da fungibilidade) b) Legitimidade recursal: art 499 CPC - Parte integrante da lide que sucumbiu - terceiro interessado interesse jurdico, no econmico - ministrio pblico- tanto como parte ou fiscal da lei c) Interesse recursal Elementos: - Utilidade: de alguma forma o recurso ser til para o recorrente, ou seja, melhorar na situao do recorrente - Necessidade: o recurso o caminho apropriado? 9para atingir esta melhora) Extinguir o processo sem julgamento de mrito? Ru: interesse recursal? Divergncia. d) Inexistncia de fato extintivo do direito de recorrer (anteriores ou posteriores) (RENNCIA: art. 502) - um negcio jurdico unilateral (no depende de aceitao do recorrido) -precisa ser expressa (atravs de petio dirigida ao juiz que proferiu a deciso) - atinge o recurso ainda no interposto (se j interps, perdeu o direito de recorrer) - efeito da renncia: torna inadmissvel o recurso. (DESISTNCAI) - n. j. unilateral - atinge o recurso j interposto - pode ser: . Expressa: exteriorao inequvoca de vontade- petio . Tcita: deixar de requerer - efeito: Tb torna inadmissvel o recurso Aceitao aquiescncia: concordei com aquela deciso. Deixo o prazo transcrever. 2) Extrnsecos: relacionados ao exerccio do direito de recorrer. Como devem ser exercidos; a) Tempestividade: existe um prazo para interposio. (sujeito a fatos suspensivos e interruptivos, seg. o art. 538) o recurso deve ser interposto no prazo previsto em lei, sob pena de precluso. (coisa julgada) - o prazo depende do recurso. Maioria 15 dias. Art. 508 Termo inicial a quo de contagem: art 506 I) da data de audincia (se nela a deciso for proferida) II) intimao das partes (se a deciso no for proferida em audincia)

4
III) acrdo: publicao do disposto do acrdo. Contagem: art. 184, regras comuns. * permite-se a utilizao de fax para interpor recurso. Fixa o prazo de 5 dias aps o trmino do prazo previsto para a interposio do recurso. Juntada do original. b) Regularidade formal: regra; - petio escrita - endereada ao rgo que proferiu a deciso (juzo a quo) *exceo: agravo. Art. 524- agravo de instrumento interposto junto ao rgo ad quem. Art. 523 parg. 3: agravo oral e imediatamente - identificao das partes art. 524 III - causa de pedir: fundamentao do recurso - pedido de reforma: preciso especificar o pedido de acordo com sua pretenso. c) preparo: prvio, pagamento das despesas referentes ao processamento do recurso. - preparo imediato: art. 511, o recorrente deve comprovar a realizao do preparo no ato de interposio do recurso. . Efetuar o pagamento . Comprovar a realizao no momento da interposio - se no realizar o preparo: DESERO Art. 511, par 2; pagamento a menos; a parte ser intimada a complementar no prazo de 5 dias. * excees: - pessoa: Ministrio pblico, unio, beneficirio da justia gratuita etc. - espcie de recurso: embargo de declarao etc. EFEITOS DOS RECURSOS 1. OBSTATIVO - a interposio do recurso obsta a incidncia da coisa julgada e da precluso. (sua ocorrncia ser adiada) - pendncia de prazo recursal j gera este efeito ( a simples previso), a no ser que a parte renuncie. preciso aguardar o transcurso do prazo do recurso. * Recurso inadmissvel tambm obsta? Boa parte da doutrina diz que no, porque a deciso ter efeitos retroativos ex tunc; como se a coisa julgada e a precluso tivessem acontecido antes do recurso interposto. STJ entende que sim, porque ser ex nunc, dali pra frente, OBS> Coisa julgada material: ao rescisria-prazo 2 anos. Tem que aguardar a deciso do recurso. (do ad quem, pois do a quo foi negativo) E se demorar mais de 2 anos? OBS2: Sentena um ato judicial nico. (Unicidade da deciso) Recurso: X IMPUGNADO Y IMPUGNADO Z -----------------------------------ainda no transitou em julgado, embora no possam mais ser modificados 2. DEVOLUTIVO Devolver o exame da matria julgada ao judicirio (rgo ad quem) - consiste na remessa ao rgo ad quem do conhecimento da matria tratada pelo rgo a quo e impugnada no recurso. - s a matria impugnada pode ser reexaminada pelo ad quem. Tantum devolutum quantum apellatum Ex: despejo + cobrana de aluguel (matria impugnada) Sobre o despejo o tribunal no pode se manifestar. Fundamento: Principio do Dispositivo, a parte precisa provocar. - Fundamentos da matria impugnada: h total liberdade. Pode-se analisar todos, inclusive os que no foram alegados.

5
3. SUSPENSIVO Impede a eficcia da deciso (os efeitos) - consiste na qualidade atribuda aos recursos para a partir de determinado momento, impedir a produo dos efeitos prprios da deciso (provimento) impugnada. Ex: ao e cobrana- pagamento suspenso, aguardando julgamento do recurso. - pode operar: . Ope legis: a lei atribui efeito suspensivo a alguns recursos ( automtico) . Ope judicis: em determinadas circunstancias o judicirio vai atribuir efeito suspensivo ao recurso. - algumas decises produzem efeito imediato, outras a partir da publicao. Art. 527, III; o relator poder atribuir efeito suspensivo...se preencher alguns requisitos doa RT 558. - o efeito suspensivo opera a partir de que momento? (termo a quo) . ope legis: a partir da publicao . ope judicis: a partir da deciso 4. TRANSLATIVO - Questes (matria) de ordem pblica. rgo ad quem no precisa ser provocado, pode apreciar de ofcio. - alguns doutrinadores entendem que este efeito apenas uma exceo do efeito devolutivo. RECURSO ADESIVO Prev a possibilidade de a outra parte aderir ao recurso interposto. - requisitos> art 500 1. Sucumbncia recproca (vencidos autor e ru) 2. Interposio de recurso por uma das partes: a outra parte possa aderir ao recurso interposto por seu adversrio, interpondo seu prprio recurso. -art. 500 II: recursos que aceitam: apelao, embargos infringentes, recurso especial e extraordinrio. * jurisprudncia: recurso ordinrio constitucional tambm - prazo: art 500. I. Prazo previsto para que a parte apresente suas contra razes. 15 dias - o recurso adesivo fica vinculado ao principal. Se o autor principal desistir, o recurso adesivo nos era conhecido. RECURSOS EM ESPCIE 1. APELAO E conhecido como o recurso padro. - CABIMENTO: contra sentena. Art. 513 Decises que implicam no art 267 ou 269. OBS> lei da reforma mudou o caput do 269, a sentena no necessariamente extingue o processo. *excees: prevem recurso prprio que no a apelao: . Lei 9099/95: juizado especial, art 41: recurso inominado (turma recursal ir analisar, e no o tribunal) . Execues fiscais: embargos infringentes. A prpria lei estabelece os procedimentos. OBS: art 518, par 1: SMULA IMPEDITIVA DE RECURSO: o juiz no receber a apelao se a sentena estiver em conformidade com smula do STJ ou STF. Objetivo encerrar o processo, no prolongar em vo. A regra s pode ser aplicada se o entendimento consolidado na smula for o fundamento suficiente e determinante na deciso. A parte tem o direito de tentar convencer o tribunal de que a smula nos e aplica quele caso concreto em razo de suas peculiaridades e/ou de que o entendimento deve ser modificado. Atravs de AGRAVO POR INSTRUMENTO, que no vai substituir a apelao.

6
- a apelao um recurso com devolutividade ampla. Tanto vcios de forma quanto de contedo. . Vcio de forma: anulao da deciso. O processo volta para a primeira instancia e o juiz vai proferir OUTRA deciso. . Vicio de contedo: reforma da deciso/ modificao. a deciso ser SUBSTITUIDA pela deciso do tribunal. Segundo o art 516, todas as decises que deveriam ser analisadas durante o processo podem ser reexaminadas pelo tribunal. Regra: questes novas no podem ser alegadas no recurso. Seria supresso da 1 instancia, violando o Princ. Do duplo grau de jurisd. Excees: art 571 Prev a possibilidade de alegao de temas novos. preciso provar que o fato no foi suscitado por motivo de fora maior (desconhecimento do fato, impossibilidade de comunicao ao juiz ou advogado.) ex: calamidade pblica, supervenincia do fato EFEITOS - Obstativo - devolutivo: devolver ao rgo ad quem (tribunal) o reexame da matria impugnada no recurso. Art 515, par 1e 2. . Art 515, par 3; sentena extingue processo sem julgamento de mrito (ex; legitimidade de partes). Se a causa envolve questes de direito e est madura (todas as provas foram produzidas) o prprio tribunal pode julgar o mrito. . Art 515 par 4: se for uma nulidade sanvel o tribunal pode sanar o vcio e proferir a deciso. - translativo: questes de ordem pblica, ainda que no impugnadas podem ser conhecidas pelo tribunal. - suspensivo: art 520: a apelao tem efeito suspensivo, suspendendo a eficcia dos efeitos da deciso. (ope legis). . art 520 parte final: a apelao no ter efeito suspensivo, apenas devolutivo, incisos. Art 1184; sentena de interdio no tem efeito suspensivo. Art 521. nas situaes em qiue o ordenamento jurdico suspende o efeito suspensivo, o autor vitorioso pode executar, exigir seu cumprimento. Atravs da EXECUO PROISRIA. Art 475-o, 587. PROCEDIMENTO NA INSTANCIA INFERIOR - prazo 15 dias (art 508) . Termo inicial: proferia em audincia ou fora? (fora: publicao da deciso_ - petio escrita, a RT 514 - est sujeita a preparo - rgo a quo faz o juzo de admissibilidade. . Nega seguimento apelao: pode recorrer atravs do agravo por instrumento. . Recebe a apelao e fixados os efeitos, o juiz abre vista ao recorrido para apresentar suas contra razes (prazo 15 dias). . Art 518; apresentada a resposta, o juiz pode em 5 dias reexaminar os requisitos de admissibilidade, e inclusive mudar seu juzo, mesmos em contra razes. - mantido o recebimento do recurso, os autos sero encaminhados ao rgo ad quem. PROCEDIMENTO NO TRIBUNAL Cada cmara composta por 5 desembargadores. A apelao distribuda primeiro ao relator, que vai receber e fazer um relatrio, e encaminhar para o revisor, que devolve o processo par o relator, que arca o julgamento. Na sesso de julgamento, o vogal tambm vai proferir seu voto, mas no tem acesso ao processo antes do julgamento. Os outros 2 desembargadores no participaro no julgamento desta apelao.

7
2. AGRAVO Cabimento: decises interlocutrias. (apesar de tratar do mrito, no vai encerrar nenhuma fase do procedimento) OBS> agravo do 557 parg. 1 outra espcie. MODALIDADES * RETIDO: regra. Fica retido aos autos em que a deciso interlocutria foi proferida. No vai ser imediatamente submetida ao tribunal. O objetivo do agravo retido simplesmente manifestar a sua contrariedade com a deciso. a parte insatisfeita expressa sua contrariedade com relao deciso interlocutria, sendo que tal impugnao fica registrada nos autos. - objetivo: evitar a precluso - caracterstica: o reexame da deciso no encaminhado imediatamente ao rgo ad quem. Quando o juiz proferir a sentena, o rgo vai julgar o agravo. * POR INSTRUMENTO: exceo. Em regra no tem efeito suspensivo, excepcionalmente ope judicis, art 558. - caracterstica: o reexame da deciso impugnada ser imediatamente encaminhado ao rgo ad quem. Art 522: . Leso grave e de difcil reparao . Inadmisso da apelao . Efeitos nos quais a apelao recebida EFEITOS - devolutivo: remessa ao rgo ad quem da matria impugnada - suspensivo: . Agravo retido> em hiptese alguma . Agravo por instrumento: em regra no h, mesmo com o conhecimento imediato da questo, a deciso interlocutria produz efeitos normalmente. Exceo, efeito suspensivo ope judicis, uma deciso do relator. OBS; EFEITO SUSPENSIVO ATIVO: criado pela doutrina O art 527, II, parte final passou a disciplinar tal questo. Antecipar os efeitos da pretenso recursal. . No h recurso contra a deciso do relator. irrecorrvel. Art 527. Fere o principio do duplo grau? Segundo a maioria da doutrina e STF no. Alguns doutrinadores afirmam que a soluo impetrar mandado de segurana, mas este entendimento no pacfico. . O interessado pode pedir ao relator RETRATAO. Art 527 parg. 2. - expansivo: os efeitos da deciso do recurso podem se estender a outros atos judiciais que dependam da deciso interlocutria. - retratao: permite que o juiz que proferiu a deciso interlocutria reexamine a deciso. Efeito CARACTERSTICO do agravo. Na apelao isso no acontece. PROCEDIMENTO DO AGRAVO RETIDO - interposto perante o rgo a quo. (juiz que proferiu a deciso interlocutria impugnada) - regra: petio escrita. Exceo: art 523 parag. 3 oral. Decises proferidas em Audincia de instruo e julgamento.

8 - prazo: 10 dias (regra). Exceo: art 523 parg 3. Imediatamente, + ou 20 min. Prorrogveis por mais 10. - no est sujeito a preparo - o juiz brigado a constar nos autos, mesmo que o agravo seja banal.
OBS1: em outras espcies de audincia (ex: preliminares), possvel recorrer ao agravo de instrumento. OBS2: excepcionalmente, possvel pensar na utilizao do agravo por instrumento, mesmo em AIJ. - Art 523, parag. 2; vista ao agravado pelo prazo de 10 dias. Transcorrido o prazo para o agravado apresentar suas contra razes, o juiz pode se retratar. No havendo retratao, o agravo ficar retido nos autos at a interposio de uma apelao, se houver. E se o agravante requerer que o tribunal analise e julgue o agravo. Se eu no requerer, considerada desistncia tcita, e o tribunal estar impedido de julgar o agravo. - se a apelao no for conhecida, o agravo no ser julgado. - juzo de admissibilidade: o rgo ad quem. O a quo apenas remete ao tribunal. PROCEDIMENTO DO AGRAVO POR INSTRUMENTO - interposto diretamente ao rgo ad quem - petio escrita. Elementos essenciais art 524. - pedido expresso e especfico - art 525 . Protocolada no tribunal . Correio (registro com AR) . Forma prevista em lei - prazo: 10 dias art 522 Contados da data da publicao da deciso (se for em audincia: agravo retido!) - petio do agravo leva formao do INSTRUMENTO. algo diferente dos autos do processo, como se fosse outro caderno, outra autuao, que encaminhada para o tribunal. - a formao do instrumento de responsabilidade do agravante. - art. 525 peas obrigatrias. Se faltar alguma dessas peas o tribunal nega seguimento ao agravo. (petio do agravo + cpias das peas do processo+ comprovante do preparo... etc.) - RETRATAO: A QUO - JUIZO DE ADMISSIBILIDAE: AD QUEM - est sujeito a preparo - 525 parag 525 peas facultativas: aquelas que o agravante entender necessrias. Entendimento STJ: preciso juntar copias de todas as peas necessrias ao exame da questo impugnada. (na verdade no h facultatividade alguma) - cpias: art 255. No precisam de autenticao, e produzem efeitos salvo se a outra parte impugnar. O art 384 exige autenticao, mas STJ entende que no preciso. O PROPRIO ADVOGDO PODE DECLARAR A AUTENTICIDADE DAS CPIAS, A SSUMINDO A RESPONSABILIDADE. (Art 544) - a formao do agravo nus do agravante. - Prazo para formar o instrumento: 3 dias. Desrespeitando: . Sano: o tribunal vai negar seguimento ao recurso um risco. preciso que o agravado requeira perante o tribunal, e comprovar o no cumprimento da diligncia, atravs de certido. - o tribunal no pode aplicar de ofcio essa sano. - mediante o conhecimento do agravo, o juiz pode exercer a retratao. - RELATOR: o agravo chega primeiro s suas mos. So suas atribuies: art 527 I. Negar seguimento ao recurso, nos termos doa RT. 557 A primeira coisa; juzo de admissibilidade. Se positivo; encaminha para o rgo colegiado, para que os outros desembargadores tambm analisem. Se negativo, cabe aquela outra espcie de

9
agravo, doa RT 557, parag. 1. II. Converter o agravo por instrumento em agravo retido. uma deciso irrecorrvel. No fere o principio do duplo grau porque segundo entendimento majoritrio a F no garante este principio, mas apenas prev, sendo assim, no impe a todas as decises. III. Pode vir a ter efeito suspensivo ope judicis. preciso que o agravante requeira. Hipteses no art 558. Pode antecipar os efeitos da pretenso recursal. Tambm deciso irrecorrvel. Ex: autor pede medicamentos. IV. Requisitar informaes. At ento ele tem apenas a verso do agravante. V. intimar o agravado; contra razes - art 529: exercendo a retratao: o instrumento volta para a 1 instancia e anexado ao processo - enquanto estiver pendente o julgamento do agravo por instrumento, no possvel julgar a apelao; Podem ser julgados na mesma sesso. RELATOR----------------------REVISOR----------------------VOGAL vota somente com base nos relatrios do S ele tem acesso ao processo no tem acesso relator e revisor Se nos e sentirem seguros, pedem vistas para analisar o processo. 3. EMBARGOS DE DECLARAO - Objetivo: complementar, esclarecer e aperfeioar as decises judiciais (no tem como funo reformar ou anular.) -decises obscuras, contraditrias, omissas- aperfeioar. - o juiz NO vai proferir outra deciso. - o embargo ser julgado plo prprio rgo que proferiu a deciso. - alguns autores entendem que embargos no so recursos, mas prevalece o entendimento de que so, porque o legislador assim o quis. - o fato de ser julgado pelo prprio rgo no descaracteriza a figura do recurso. - art 463 principio da irretratablidade; a sentena no pode ser revista pelo juiz que a proferiu, exceto: . Para corrigir erro de matria ou de clculo . Embargos de declarao HIPTESES DE CABIMENTO: art 535 I. Quando houver na sentena ou acrdo obscuridade ou contradio II. Quando for omitido ponto sobre o qual deveria se manifestar o juiz ou tribunais. - DECISES EMBARGVEIS: Sentena, acrdo, decises interlocutrias (entendimento pacfico. STJ: os embargos de declarao so cabveis contra qualquer deciso judicial E contra os despachos. OBS; segundo o art 504 os despachos so irrecorrveis, mas a doutrina entende que cabem embargos de declarao. Ex: juiz marca audincia, mas s o dia, sem horrio. - Obscuridade: a deciso judicial que no compreensvel, quando o raciocnio estiver comprometido. - Contradio: sempre que houver fundamentos antagnicos, inconciliveis com outros fundamentos, com a concluso ou com o relatrio. - Omisso: quando o juiz ou rgo colegiado no se manifesta sobre algo que deveria. Duas espcies, quanto : a) questo de fato: ex: o juiz no se manifestou sobre determinado documento. Essa omisso interessante com relao aos recursos ordinrios (agravo, apelao, embargos infringentes-

10
tribunais inferiores) b) questo de direito: no se manifesta sobre a aplicao de alguma norma jurdica a este fato. Importantes para o RESP e Extraordinrio. - os embargos de declarao no autorizam a discusso de questo nova. Somente as j suscitadas no processo. EFEITOS - suspensivo - interruptivo: no est relacionado eficcia da deciso, mas ao prazo para a interposio de outros recursos. O prazo pra de correr e depois volta a contar do incio novamente. (diferente de suspenso, que volta de onde parou) Recurso cabvel deciso embargada: o mesmo que caberia. - se os embargos forem admitidos: ainda assim produzem efeito interruptivo. - art 538, parag. nico: sano para os embargos protelatrios (para ganhar tempo): Multa de 1% sobre o valor da causa- da parte. Se os embargos forem reiterados, a multa pode ser elevada ao percentual de 10% e a interposio de qualquer outro recurso estar condicionada comprovao do pagamento da multa. EMBARGOS DE DECLARAO INFRINGENTES Em algumas situaes os ED podem alterar significativamente a deciso (reforma). Ex: o juiz no avaliou a prescrio. - pode acontecer no caso de contradio ou omisso. Reforma de sentena. STJ adota. PROCEDIMENTO DOS EMBARGOS - prazo: 15 dias (art 536) contados a partir da publicao da deciso. - petio escrita; no pode oralmente a) dirigida ao prprio rgo que proferiu a deciso. - 1 instncia: mesmo juiz que proferiu - 2 instancia: ao relator No quer dizer que ser o mesmo juiz, mas o mesmo juzo (aquele juzo poder estar em outra comarca, por ex; promoo- sucessor) b) deve indicar de forma expressa, explicitar o ponto omisso, contraditrio ou obscuro. - se o embargante no indica estes pontos ao rgo o juiz ir negar seguimento. - no esto sujeitos a preparo. - STJ, STF: interposio de ED em que houve a reforma da deciso sem abrir vista a outra parte fere o principio do contraditrio - juzo de admissibilidade (ponto omisso, contraditrio ou obscuro) 4. RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL - dirigido aos tribunais superiores (STJ, STF) - matria civil da competncia originria dos tribunais regionais . a 1 deciso proferida sobre aquela causa foi pelo tribunal - tem previso constitucional art 102, II CF. cabe RO para STF - mandado de segurana - mandado de injuno e - habeas corpus e habeas data . Em decises denegatrias . Situaes especficas - art 105, II CF=STJ Se quem tiver decidido o MS for 1 instancia quem ira receber o RO ser o STJ. EFEITOS

11
- art 540 (regras da apelao) - devolutivo amplo: o recorrente pode impugnar toda a deciso ao rgo ad quem. - suspensivo: a interrupo pode e demais efeitos da apelao. PROCEDIMENTO Da mesma forma que a apelao (a quo) STF RO ver regimento interno STJ RO ver regimento interno 5. EMBARGOS INFRINGENTES CABIMENTO A maioria das decises dos tribunais provm de rgos colegiados. A deciso deve ser majoritria e no unnime. - tem o objetivo de fazer com que a deciso minoritria prevalea sobre a majoritria. Ex: 2 desembargadores > DAR PROVIMENTO 1 desembargador > NEGAR PROVIMENTO - Acrdos: somente a deciso proferida pelo rgo colegiado. - requisitos: art 530 1. Acrdo no unnime 2. Julgamento de apelao ou julgamento de ao rescisria 3. Reformar sentena e mrito Julgar procedente ao rescisria * STJ tem admitido contra decises de embargos de declarao quando a divergncia estiver relacionada a existncia ou no de omisso, obscuridade ou contradio. Somente nessas hipteses. - smula 255 STJ - acrdo no unnime (pode ser total ou parcial) - agravo retido - questo de mrito * divergncia > como fazer a avaliao? feita com base na concluso dos votos, e no dos fundamentos. Espcies de divergncia: a) qualitativa: o contedo da concluso. Ex; A e B negam e C d provimento. b) quantitativa: ex: ao danos morais A d prov.: 10.000 B d pro.: 8.000 -------------------------------ganha o voto mdio C d prov.: 5.000 - quem julga os EI: um rgo colegiado maior, os 5 desembargadores. - o objeto dos EI depende da extenso da divergncia. EFEITOS - obstativo: impede o transito em julgado da deciso - devolutivo RESTRITO; nem sempre poder recorrer de tudo: . Somente a parte divergente do acrdo. A parte unnime no ser reapreciada. . Impugnao no recurso: s poder examinar aquilo que for impugnado pelo embargante. - suspensivo: a doutrina majoritria entende que sim, impede que a deciso(acrdo no unnime) produza efeitos. Mantm a situao como estava, antes do acrdo embargado ser proferido. Entend. Minoritrio: art 475 II (Araqum de Assis) Para ele no tem efeito suspensivo. Entendem que o art no fala em transito em julgado, mas a maioria da doutrina acha que est implcito. Para eles extingue-se a execuo provisria. Em relao parte unnime do acrdo no h efeito suspensivo. - cumprir um dos requisitos de admissibilidade dos recursos especiais / extraordinrios

12
So imprescindveis para o conhecimento de um futuro recurso especial ou extraordinrio. preciso o esgotamento das vias ordinrias para interpor PROCEDIMENTO - Prazo: 15 dias (art 508)termo inicial: intimao da deciso do acrdo - petio escrita: dirigida ao relator do acrdo embargado. Nela preciso caracterizar a divergncia e fazer o pedido de reforma. - protocolo no tribunal (diretamente). Entendimento majoritrio: at pode fazer pelo correio, mas extremamente arriscado devido possvel intempestividade. Aplicam a smula 216 do STJ. - sujeitos a preparo. (Teoria do preparo imediato- precisa tambm comprovar alm de pagar) - 531; vista para contra razes do embargado, que pode tambm, se possvel, usar o recurso adesivo. Contra razes: s se defender Recurso adesivo: requerer algo Prazo 15 dias Transcorrido o prazo para contra razes; - encaminha-se ao relator que ir fazer o juzo de admissibilidade (provisrio). Ao encaminhar para os outros desembargadores da cmara estes faro o juzo definitivo. - contra este juzo negativo cabvel o agravo do 532, prazo de 5 dias. Ser encaminhado ao rgo competente para julgar os embargos. Este agravo ser processado de acordo com o regimento interno. 6. RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINRIO - Consideraes iniciais: Possuem um carter diferente de todos os outros, que objetivavam rever o mrito da deciso impugnada. A funo do RESP e do RE controlar a aplicao e interpretao da Lei Federal (RESP STJ)e da CF (RE STF). - no h exame de matria ftica - smula 7 STJ - sumula 279 STF no examinam prova! - so recursos de fundamentao vinculada; inadequao da aplicao de lei federal (STJ) e constitucional (STF). RECURSO ESPECIAL - perante STJ CABIMENTO REQUISITOS Art 105, III CF Evitar que leis sejam interpretadas e aplicadas de maneira diferente nas diversas regies do pas, ou seja, homogeneizar. - STJ no julga recursos provenientes de justia especializada (pois j tem rgos competentes) ex: justia do trabalho, militar etc. apenas causas de tribunais regionais estaduais. Sobre lei estadual e municipal tambm no, nica e exclusivamente lei federal. - deciso proferida por tribunal OBS: turma recursal no tribunal, so 3 juzes (juizado especial) de 1 instancia que reexaminam. No cabe RESP, mas recurso inominado. Smula STJ - RESP s cabvel se houver o esgotamento das vias ordinrias. imprescindvel. - Pr questionamento: a questo federal deve ter sido explicitamente discutida e decidida pelo Tribunal a quo. Caso o tribunal no tenha se manifestado, interpem-se EMBARGOS DE DECLARAO provocando o tribunal a se manifestar. Smula 98 STJ; estes embargos jamais sero considerados protelatrios. OBS: a simples oposio dos embargos no acarretam prequestionamento. preciso que eles sejam conhecidos, der provimento.

13
PRE QUESTIONAMENTO . O artigo discutido no precisa estar expresso no acrdo, mas basta que se discuta a questo, a matria presente nesse artigo. . Questes de ordem publica? O entendimento majoritrio da doutrina de que preciso prequestion-las. No podem conhecer de ofcio, porque s podem conhecer aquilo que fpi prequestionado, e discutido. - smula 320 STJ- se a questo aparecer s no voto vencido, porque no houve o prequestionamento. Ex: A---------------------No d prov. x B----------------------No d prov. x C----------------------d prov. y - no basta aparecer no relatrio, a questo deve ser devidamente discutida e decidia, efetivamente. * Funo do STJ exclusivamente verifiar a correta aplicao e interpretao de lei federal. Ex: deciso tribunal = est provado fato x. STJ parte desse pressuposto. Aplicando o art 189 CF -------------apenas analisa a aplicao da lei Dou provimeto - discute direito e no fato EFEITOS - obstativo: impede que o acrdo transite em julgado - devolutivo: devolve ao STJ. Tambm ter o efeito restritivo, porque s devolve ao STF questo impugnada, apenas questo federal - translativo: permite que o rgo ad quem conhea de ofcio as questes de ordem pblica? STJ: entendimento majoritrio: no. Somente se tiver o prequestionamenteo. Ex: prescrio. Nunca de oficio. - suspensivo: art 497: no. No inibe a produo dos efeitos do acrdo. Tanto que possvel executar provisoriamente, o que no possvel com a sentena. OBS: a doutrina tem entendido que possvel utilizar uma medida cautelar com o objetivo de requerer ao rgo ad quem (STJ) que conceda efeito suspensivo ao RESP. Alguns doutrinadores admitem que antes mesmo de interpor o recurso special, j se pode apresentar a medida cautelar no STJ, pedindo que o STJ impea que o acrdo produza efeitos, sob pena de dano grave e de difcil reparao. REQUISITOS DA MEDIDA CAUTELAR I. Prognstico favorvel pretenso recursal: tudo indica que os fundamentos do RESP sejam aceitos pelo STJ. Sua prpria argumentao. II. Receio de dano provocado pelo acrdo: preciso comprovar que, se o ACRDO for executado provisoriamente haver dano grave. III. Juzo de admissibilidade positivo do RESP. Interpe-se medida cautelar no prprio STJ. - A Medida cautelar pode ser utilizada para antecipar os efeitos da pretenso recursal. A doutrina admite a antecipao. O tribunal no concedeu o que o autor pediu, e a falta deste ir trazer danos. Utilizam a mesma idia do agravo por instrumento. Fala-se em petio, simplesmente, e no cautelar. PROCEDIMENTO NA INSTNCIA INFERIOR - prazo: 15 dias (art 508) - petio escrita (art 541) que dever conter: * exposio dos fatos e do direito

14 * demonstrao do cabimento do recurso; apontar a lei federal violada etc. tem que estar explcito, divergncia jurisprudencial, aplicao no homognea etc. OBS. Parg nico: preciso fazer uma interpretao analtica, comprovando que os casos so idnticos. * pedido de reforma do acrdo Dirigida ao PRESIDENTE ou vice-presidente do tribunal a quo. - est sujeito a preparo. A petio j deve estar acompanhada do comprovante. - art 542: vista ao recorrido para apresentar as contra razes e sendo cabvel, recurso adesivo. - juzo de admissibilidade . Positivo: o presidente ou vice remete ao STJ . Negativo: art 544. Agravo, prazo 10 dias Interposto perante o presidente do tribunal a quo. (vou fazer o protocolo aqui no TJ, mas quem vai julgar o STJ). Este agravo no passa por juzo de admissibilidade, sobe direto para o STJ.
544 pargr. 1: estabelece algumas peas obrigatrias que devem instruir este agravo (que no o agravo por instrumento). Ex: procurao de todos os advogados, cpia do acrdo, da certido de publicao etc. 544 parag. 2 este agravo no tem preparos - neste agravo no se faz o juzo de admissibilidade, mas ele pode ser negado, e desta forma a deciso transita em julgado. Art. 544 parag. 3 STJ julga o agravo e o RESP ao mesmo tempo, se tiverem todas as peas necessrias. Art. 541. Forma-se um instrumento. Ele que vai para o STJ, e no os autos originais. RECURSO ESPECIAL RETIDO S vai ser conhecido pelo STJ depois de algum tempo, em momento posterior. Fica adormecido. - art 542- hipteses deste recurso. Parag 3. muito parecido com o agravo retido. CABIMENTO - somente acrdos a) RESP interposto contra deciso interlocutria b) aquelas proferidas em processo de conhecimento,cautelar ou embargos execuo. O 542 est falando de acrdo, necessariamente. Aqueles acrdos que tenham a natureza de deciso interlocutria. O que interessa a natureza do acrdo, e no da deciso impugnada. SENTENA-----------------APELAO-------- - - - - ACRDO---------------RESP RETIDO Extingue mrito dar provimento Vai aguardar nos autos e esperar o processo chegar ao fim. RECURSOS ESPECIAIS REPETITIVOS art. 543 c - no incide sobre recurso extraordinrio - recurso repetitivo: existncia de uma multiplicidade de recursos com fundamento em idntica questo de direito. So RESPS discutindo as mesmas questes, com mesmo pedido e causa de pedir, somente partes diferentes. - art. 543 c parag 1; presidente do tribunal a quo seleciona um ou alguns RESP que representem (identifiquem) bem a questo discutida (controvrsia) e enviar para o STJ. Em relao aos outros, tero seu seguimento suspenso.

15
- o STJ julgar os recursos paradigmas a) negar provimento ( o acrdo vai continuar o mesmo) os RESP que estavam suspensos vo ser julgados prejudicados. b) dar provimento (a deciso ser reformada). Os RESP sobrestados que o TJ contrariar o STJ, o STJ vai julgar novamente. A deciso do STJ no vincula os outros tribunais. O TJ tambm pode reformar sua prpria deciso, assim, concordando com o acrdo paradigma julgado pelo STJ. Se o presidente do TJ no fizer essa seleo, o prprio relator do STJ pode reconhecer como recurso repetitivo, comunica ao TJ. Sendo assim, a regra do 543 cabe no s ao presidente do TJ mas tambm ao ministro relator do STJ. RECURSO EXTRAORDINRIO - CABIMENTO Art. 102, III CF. tem previso constitucional. Hipteses de cabimento esto no artigo. Giram em torno de questes constitucionais. STF tem a funo de guardio da CF. - Decises proferidas em nica ou ltima instncia. No se exige que seja tribunal. (enquanto no RESP tem que ser proferida por tribunal). - pode ser com relao s decises de turmas recursais de juizados especiais. a ltima instancia. - assim como no RESP, o cabimento do R. extraordinrio exige o esgotamento das vias ordinrias. (no pode ser cabvel nenhum outro recurso) ACRDO --------------Fundamento Federal (legal) = RESP I I--------------Fundamento constitucional = REX Quando os dois forem cabveis, devem-se interpor ambos conjuntamente, no mesmo prazo. - prequestionamento: s possvel se a questo constitucional tiver sido discutida e decidida explicitamente pelo tribunal a quo./se o tribunal nos e manifesta, utiliza-se os embargos de declarao. *divergncia entre STJ e STF, quanto ao resultado do julgamento dos embargos de declarao. Entendimento STJ Se os embargos forem inadmitidos, devo interpor RESP alegando ao STJ que este aplicou mal as regras do art. 535. Julgando o RESP o STJ dar provimento admisso dos embargos, e forar o tribunal a quo a se manifestar sobre a questo federal. A sim poderei interpor o RESP. Entendimento STF O pr questionamento estar caracterizado com a simples oposio dos embargos. No interessa qual ser o resultado do julgamento do embargo. Smula 356 STF.

- assim como o RESP, o Recurso extraordinrio no ser admitido se o acrdo for proferido com base em dois fundamentos e apenas um for impugnado. Dar provimento apelao Fund. A---------------------ACRDO---------------------------------------fund. B Cada um deles suficiente para sustentar o acrdo, a pessoa colocou os dois porque quis. Smula 283> inadmissvel o REX quando a deciso recorrida assenta em mais de um

16
fundamento suficiente e o recurso no abrange todos eles. Falta um requisito de admissibilidade: o interesse recursal. (no vai ter nenhuma utilidade!) - o REX no cabvel para simples reexame de prova. Vai discutir apenas questo de direito. Smula 279. - lembrete: STF no terceira instancia. REPERCUSSO GERAL Emenda 45/04. Determina que, no REX o recorrente deve demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais suscitadas, sob pena de o recurso no ser admitido. um novo requisito de admissibilidade para o recurso extraordinrio. No basta ser questo constitucional, ela tem que ter repercusso geral. Art 543 diz o mesmo. O que , ou o que caracteriza a repercusso geral? Art. 543 parag. 1. Relevncia do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico ultrapassar os interesses subjetivos da causa. Ser significativas para outras pessoas alm de autor e ru. Ex: constitucionalidade de lei tributria, questo de sucesso em unio homo afetiva... Etc.

You might also like