You are on page 1of 4

Mdica pediatra fala sobre maternidade vegana

http://vista- se.com.br/redesocial/medica- pediatra- fala- sobre- maternidade- vegana/ October 12, 2012

Me coruja, esposa e vegana. Conf ira o papo com a mdica pediat ra Tat i Balleroni CRM(SP) 109241 O maior presente que uma me pode dar a seu filho a sade. Por isso, o ViSta-se entrevistou a mame de primeira viagem Tati Balleroni, que anda curtindo muito a vinda do Mateus, que tem apenas 6 meses de vida. Se a alimentao de uma pessoa vegana adulta j constantemente questionada, alimentar um beb sem nenhum ingrediente de origem animal pode ser ainda mais complicado, do ponto de vista social. Felizmente, a complicao fica por a. Confira as dicas da Tati para uma gestao e infncia perfeitas. ViSt a-se: H quant o t empo voc vegana? Tati Balleroni: Sou vegana h 4 anos. H quant o t empo voc mdica e onde se f ormou? Onde voc nasceu e onde at ende hoje? Eu completo 10 anos de formada no prximo ms. Me formei na Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA). Eu nasci em So Paulo-SP, mas minha famlia mudou-se para o interior quando eu tinha 8 anos. Atualmente, desacelerei bastante meu ritmo de trabalho devido ao meu filho Mateus estar com 6 meses ainda. Tenho me dedicado bastante maternidade. Trabalho na UTI Neonatal do Hospital ABHU em Marilia-SP. Voc indica aliment ao livre de aliment os de origem animal a pacient es que no so veganos? Se sim, explica a eles por qu? Qual a reao deles? Sim, se percebo que as famlias so abertas a essa abordagem. Ainda existe muito preconceito e dvidas das pessoas em relao ao veganismo, mas tenho percebido uma tendncia melhor aceitao nos ltimos anos. Nas consult as do dia-a-dia, exist em dvidas das mes sobre o veganismo? Atualmente no estou atendendo no consultrio, mas ainda oriento algumas famlias que so veganas e alguns pais que ficam preocupados porque os filhos decidiram parar de comer carne. Como , para sua f amlia, saber que voc t eve uma gravidez vegana e vai criar seu f ilho (cit e o nome dele) dent ro da f ilosof ia vegana? Mesmo como mdica, voc t em alguma objeo f amiliar?

A minha familia foi bem tranquila em relao minha gestao ter sido vegana. Quanto criao do Mateus na filosofia vegana, fomos questionados algumas vezes em relao a isso. Porm, sempre deixamos clara a nossa postura de que ele seria criado dentro do veganismo. Para ns, no faz o menor sentido nosso filho ser criado fora do contexto da filosofia vegana. Vivemos aquilo que acreditamos e nunca cogitamos deixar de transmitir nossos valores ao nosso prprio filho! Mesmo sendo mdica pediatra j fui questionada sim. Inmeras vezes. Por exemplo, em relao introduo da alimentao complementar, sobre como eu faria isso sem a carne.

E assim optamos pelo veganismo juntos, no mesmo dia!


Seu marido vegano? Como lidam com isso? O Marcelo, meu marido, vegano. Oito meses antes do nosso casamento, aps a morte do nosso cachorrinho, ele se questionou: como posso amar tanto os animais e comlos? Ele j tinha tentado ser vegetariano por volta dos 7 anos e novamente na adolescncia, porm, no tinha encontrado apoio. Eu era ovolactovegetariana h alguns anos. Porm, no conhecia nenhum vegetariano, no tinha nada de informao. Para mim foi tudo muito instintivo. Quando tomei conhecimento da crueldade ligada ao consumo de ovos e laticnios, decidi pelo veganismo no mesmo momento. J ramos casados e ento comuniquei ao Marcelo que estava me tornando vegana a partir daquele momento. Ele me perguntou o motivo, expliquei a ele sobre o que tinha lido. Ele me respondeu que se tornaria junto comigo. E assim optamos pelo veganismo juntos, no mesmo dia!

Existe um documento da Associao Diettica Americana, referncia mundial em nutrio, que endossa a alimentao vegana e que pode ser apresentado ao seu pediatra.
O que voc indica a mes que no t m a sort e de cont ar com uma pediat ra vegana? Exist e algum t ext o, art igo ou manif est o que essa me pode levar ao seu pediat ra para que ele t enha cert eza que a aliment ao vegana saudvel para a criana? Na verdade eu diria a elas para que busquem o mximo de informao possvel! Infelizmente, ainda h muitos profissionais despreparados para orientar uma dieta vegana e muitas vezes, por falta de conhecimento, acabam dizendo que no possvel, que prejudicial e coisas desse tipo. Existe, por exemplo, um documento da Associao Diettica Americana, dos EUA, com um posicionamento em relao s dietas vegetarianas que diz que uma dieta vegetariana bem planejada, incluindo a vegana, so apropriadas para os indivduos em todas as fases da vida como gestao, lactao, infncia, adolescncia e para atletas. Documento (em ingls) | Notcia no ViSta-se. Este material pode ser levado ao pediatra que acompanha a criana, por exemplo.

Na gravidez, exist e algum exame especf ico que a mame vegana no pode esquecer de pedir e que os mdicos normalment e no at ent am para ele? Uma gestante vegana necessita de um acompanhamento pr-natal adequado como qualquer outra gestante e no existe nenhum exame especial que deva ser realizado especialmente por gestantes veganas.

Procure manter uma alimentao equilibrada que inclua uma variedade de cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas e oleaginosas.
O que uma me vegana no pode deixar de saber para uma gravidez e uma inf ncia saudveis? Com um beb em formao, as necessidades dirias de alguns nutrientes encontram-se elevadas. Estar atenta a essas necessidades e buscar atend-las atravs da alimentao um dos passos para uma gestao saudvel. Procure manter uma alimentao equilibrada que inclua uma variedade de cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas e oleaginosas. Evite alimentos industrializados, sal e acar em excesso. importante incluir uma fonte de mega-3, como por exemplo linhaa ou chia. No caso das veganas, essencial a suplementao da vitamina B12 na gestao e enquanto se estiver amamentando; inclusive as necessidades dirias dessas vitaminas esto aumentadas durante esses perodos. Outras suplementaes (como por exemplo ferro, clcio, zinco, vitamina D, cido flico, etc) devem ser individualizadas e s devem ser realizadas sob orientao de um mdico ou nutricionista. Converse com seu mdico sobre as atividades fsicas que podem ser realizadas por voc na gestao. As faixas de ganhos de peso so individualizadas, esteja atenta indicada a voc e procure no ganhar pouco peso e tampouco ganhar de forma excessiva. Uma infncia saudvel se inicia com o aleitamento materno, que deve ser exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida do beb. Nessa fase, no se deve ser oferecido gua, chs ou qualquer outro alimento. Aos 6 meses inicia-se a introduo na alimentao complementar, de forma lenta e gradual, mantendo-se o aleitamento materno at 2 anos ou mais. O leite materno o principal alimento no primeiro ano de vida.

Deve-se evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas.
importante que a criana receba uma alimentao variada. o consumo dirio de verduras, legumes e frutas deve ser encorajado. Deve-se evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida e, mesmo conforme a criana cresce, o consumo destes alimentos deve ser realizado de forma espordica e no habitual. Utilizar sal com moderao. Da mesma maneira que na gestao e lactao, bebs e crianas veganas devem receber suplementao de vitamina B12. Outras suplementaes devem ser individualizadas e realizadas apenas por orientao de medico ou nutricionista. A vida da vegana Tat i Ghizellini Balleroni / CRM(SP) 109241 Nasci em So Paulo e nos mudamos para o interior quando eu tinha 8 anos. Aos 17 anos entrei na faculdade e vim pra Marlia estudar. No quinto ano de faculdade conheci meu marido. Fiz residncia em pediatria na mesma faculdade em que me formei e optei por permanecer em Marlia. A maternidade me fez desacelerar o meu ritmo de trabalho, permaneci em casa durante 5 meses amamentando. Retornei ao trabalho em perodos curtos e em carga horria semanal pequena para que o Mateus pudesse

continuar recebendo apenas leite materno. Quando estou trabalhando, ele recebe leite materno ordenhado no copo. Agora que ele completou 6 meses, iniciamos a introduo da alimentao complementar (vegana claro!) e o suplemento de vitamina B12. Atualmente integro a equipe da UTI Neonatal do Hospital ABHU, onde trabalho h quase 8 anos. Amo a pediatria de forma incondicional!

You might also like