You are on page 1of 22

1

NORMAS TCNICAS PARA APRESENTAO DE CITAES, NOTAS E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS1


Sanmya Salomo e Ana Flvia do Amaral Madureira2

Introduo

Quando escrevemos ou consultamos trabalhos cientficos e acadmicos, devemos observar a importncia da forma e da apresentao do texto. Alguns elementos formais so, de fato, fundamentais para a compreenso at mesmo do contedo e da organizao das idias desenvolvidas pelo autor. Durante a leitura, preciso saber distinguir, por exemplo, a apresentao das idias do prprio autor, as citaes de outros autores e outras fontes de pesquisa que aparecem ilustradas no trabalho. Cada vez mais, entendemos que um texto espao para discusso de diferentes idias, de autores variados e provenientes de mltiplas fontes de informao. Portanto, a autoria de cada argumento apresentado em um trabalho acadmico deve ser preservada atravs da citao das fontes originais de onde tais idias foram extradas. Alm disso, preciso reconhecer e saber interpretar bem as referncias bibliogrficas, ou seja, o que elas indicam? Como procurar por uma obra que desperta o interesse durante a leitura? Em geral, os estudantes que iniciam o curso de graduao tm pouco ou nenhum contato com esse modelo acadmico de trabalho e estudo. E mais ainda, lhes parece difcil reconhecer a importncia dessa aparente formalidade para o desenvolvimento da produo de conhecimento e para o dilogo presente no contexto cientfico. Existem trs regras cujo domnio fundamental para os estudantes que iniciam seu processo de formao acadmica: como fazer citaes, como apresentar notas no texto (de rodap, no final do captulo ou final do livro) e como elaborar referncias bibliogrficas em seus trabalhos.

Texto didtico elaborado em outubro de 2001 (primeira verso), revisto e ampliado em maro de 2003 (segunda verso) e em maro de 2004 (terceira verso). Foram professoras da disciplina de Metodologia Cientfica do Curso de Cincias Jurdicas do Instituto de Educao Superior de Braslia IESB.

2 A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) reviu e divulgou recentemente as normas para esses trs tipos de notao cientfica3. H muitas controvrsias nas publicaes que pretendem divulgar as normas oficiais. bem possvel que haja desacordo entre as informaes encontradas nos diferentes textos, manuais e livros sobre o assunto. Logo, a forma de resolver e eliminar, de uma vez por todas, as dvidas a esse respeito consultar diretamente a prpria publicao da ABNT. Sabendo da dificuldade de acesso dos alunos a esse material, procuramos sintetizar os pontos de maior interesse e apresent-los aqui de forma didtica e compreensiva. O presente texto apresenta uma sntese das principais normas formuladas pela ABNT a respeito das citaes, notas e referncias bibliogrficas em trabalhos cientficos.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

3 I - Citaes

Citaes so elementos retirados de outras fontes bibliogrficas e apresentados no corpo do texto. Existem trs formas de fazer citaes: citao direta: a transcrio literal das idias de outro autor, tal como elas se encontram na obra original. citao indireta: a sntese elaborada com as palavras do prprio autor, relativas s idias e argumentos de outros autores. uma parfrase de outra obra. citao da citao: quando citamos em nosso texto uma citao de outro autor. Ou seja, quando fazemos uma citao de uma obra original a qual no tivemos acesso, mas fomos informados atravs de citao apresentada na obra de outro autor. Esse tipo de citao tambm pode ser direta ou indireta.

No caso de citaes diretas, alguns sinais ajudam a esclarecer o contedo do trecho citado e, por isso, eles so padronizados. Vejamos:

Esclarecimentos podem aparecer entre colchetes [ ] para contextualizar a parte citada. As aspas que aparecem no original se transformam em apstrofos . Pode-se suprimir palavra ou trecho do original, se necessrio, indicando: [...] para a parte que foi suprimida. Pode-se dar nfase a palavras ou trechos do original atravs do uso de grifo, negrito ou itlico e, sempre, acrescentando a seguinte expresso no final da citao: (grifo nosso). Caso o destaque tenha sido realizado pelo prprio autor do original, deve-se usar a expresso (grifo do autor). Ao citar textos em lngua estrangeira, os mesmos devem ser traduzidos. Aps a indicao da fonte consultada, deve-se acrescentar (traduo nossa). Se houver interesse em apresentar o trecho ou partes dele na lngua original, estas devem aparecer na nota de rodap ou nas notas no final do captulo. A pontuao aps as citaes deve seguir as regras gramaticais. Observe os exemplos apresentados na prxima pgina.

4 Vejamos, ento, um exemplo de citao direta, incluindo alguns desses sinais:

[...] a reflexo empreendida pela filosofia [relativa ao processo de educao] no pode ser desinteressada, neutra, nem uma ocupao separada do que ocorre no mundo. (ARANHA; MARTINS, 1993, p. 133, grifo nosso).

As citaes diretas com at trs linhas devem ser encerradas entre aspas duplas, em continuidade ao texto. Exemplo: De acordo com Demo (2000, p. 13): [...] entre as expectativas ditas psmodernas est a de que toda definio apenas aproximativa, porque nenhum fenmeno tem contornos ntidos, muito menos fenmenos sociais e histricos.

Ou ainda: De acordo com Demo, [...] entre as expectativas ditas ps-modernas est a de que toda definio apenas aproximativa, porque nenhum fenmeno tem contornos ntidos, muito menos fenmenos sociais e histricos. (2000, p. 13).

J as citaes diretas com mais de trs linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto com um recuo de 4,0 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto principal, com espaamento simples entre linhas e sem aspas. Exemplo:
Do ponto de vista dialtico, conhecimento cientfico encontra seu distintivo maior na paixo pelo questionamento, alimentado pela dvida metdica. Questionamento como mtodo, no apenas como desconfiana espordica, localizada, intermitente. Os resultados do conhecimento cientfico, obtidos pela via do questionamento, permanecem questionveis, por simples coerncia de origem. (DEMO, 2000, p. 25, grifo do autor).

Quando a citao indireta, ou seja, consiste em sntese da idia do autor, o texto escrito normalmente (ou seja, sem aspas ou outro destaque). Neste caso preciso muito cuidado: as alteraes e acrscimos na elaborao da sntese devem ser representativos e fiis s idias originais do autor no texto citado.

5 Quando fazemos uma citao, devemos apresentar, sempre, a indicao da fonte de onde ela provm. Quando apresentamos a fonte das citaes no prprio texto, as indicaes no nome do autor e do ano de publicao ajudam a localizar os demais dados acerca daquela obra na lista completa de referncias, ao final do trabalho. No caso das citaes que remetem a notas de rodap ou notas no final do captulo, a referncia j aparece completa. Isso porque existem dois sistemas para indicar a fonte das citaes: (a) sistema numrico (b) sistema autor-data

Qualquer que seja o sistema adotado, o mesmo deve ser seguido ao longo de todo o trabalho (padronizao), permitindo, desta forma, a correlao entre citaes e referncias bibliogrficas ou entre citaes e notas de rodap.

Sistema numrico: as citaes devem ter numerao nica e consecutiva ao longo de todo o trabalho. A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou um pouco acima da linha do texto, aps a pontuao que encerra a citao, neste caso aparece somente a indicao do nmero. Exemplos: De acordo com Marcondes: A filosofia contempornea pode ser vista, em grande parte, como resultado da crise do pensamento moderno no sc. XIX. 4 De acordo com Marcondes: A filosofia contempornea pode ser vista, em grande parte, como resultado da crise do pensamento moderno no sc. XIX. (4)

A fonte indicada em nota de rodap ou nota de fim de captulo, atravs da referncia completa. Mais adiante veremos as normas para notas e referncias.

Sistema autor-data: a indicao da fonte feita pelo sobrenome do autor ou pela instituio responsvel (a depender do tipo de documento citado), seguido da data de publicao da obra e da pgina de onde a citao foi extrada. Cada um desses elementos aparece separado dos demais por vrgula.

MARCONDES, D. Iniciao histria da filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 251.

6 Exemplo: A filosofia contempornea pode ser vista, em grande parte, como resultado da crise do pensamento moderno no sc. XIX. (MARCONDES, 2000, p. 251).

Ateno: por motivos de ordem didtica, recomenda-se utilizar o sistema autor-data para as citaes e o sistema numrico para notas explicativas. Ver adiante as regras para apresentao de notas no rodap da pgina, no final do captulo ou no final da obra.

IMPORTANTE: NUNCA ESQUECER A INDICAO DA FONTE ! Trs elementos compem as informaes que devem estar presentes nas citaes (tanto no sistema numrico como no sistema autor-data). Conforme dissemos, eles servem como indicador para localizar a referncia completa apresentada no final do trabalho. Os trs elementos que aparecem como indicao da fonte so: (A) o sobrenome do autor, (B) o ano de publicao, (C) a pgina da citao.

A) Sobrenome do autor:

Quando no consta no texto, o sobrenome do autor aparece entre parnteses ( ), no final da citao (direta ou indireta). Neste caso, o sobrenome do autor deve aparecer em letras maisculas. Exemplo: O conhecimento supe e exige trs elementos [...] (RUIZ, 1989, p. 86).

Quando j aparece no texto, o sobrenome deixa de ser includo entre parnteses. Neste caso, no corpo do texto, o sobrenome do autor deve aparecer em letras maisculas e minsculas. Exemplos: Segundo Ruiz (1989, p. 86), o conhecimento supe e exige trs elementos [...]. Ou ainda: Segundo Ruiz, o conhecimento supe e exige trs elementos [...] (1989, p. 86).

7 Vejamos o caso de citao de citao (consultar: p. 3). Isso acontece quando a citao que fazemos refere-se s idias de um autor citado por outro. Parece confuso, mas no . Nestes casos, usa-se o termo apud, que significa citado por, conforme, segundo. Exemplos:
Ns temos que romper com o senso comum mistificatrio que , no fundo, a evidncia do conhecimento popular em sociedades injustas como as nossas. Essa ruptura se faz com a cincia e no posso descartar a cincia moderna para isso; s que no posso ficar nela, preciso depois fazer uma segunda ruptura epistemolgica, no sentido de romper e criar um outro senso comum. Um senso comum mais emancipador, mais libertador. E a que entra toda a questo do conhecimento-emancipao e do conhecimento-regulao. (SANTOS, 1996, p. 143 apud NOLETO, 2000, p. 194).

Ou ainda: Segundo Santos, A cincia moderna no pode ser aceita em termos exclusivos, no pode ser descartada tambm como algo que seja eminentemente reacionrio [...] (1996, p. 143 apud NOLETO, 2000, p. 194).

Isso significa que estamos citando a idia de (Boaventura de Sousa) Santos, citado por (Mauro Almeida) Noleto. Ou melhor, citamos um trecho do artigo de Santos ao qual tivemos acesso apenas ao ler o artigo de Noleto.

Quando so dois autores, seus nomes vm citados e separados por ponto e vrgula. Exemplo: Novas concepes da Cincia do Direito foram constitudas a partir da noo da complexidade das relaes sociais [...] (RUIZ; SOUZA, 1985, p. 75).

Quando so quatro ou mais autores, cita-se o sobrenome do primeiro, seguido da expresso et al. que significa e outros. Exemplo: A organizao social de um povo pode ser avaliada atravs de seus produtos culturais e cientficos. (RUIZ et al., 2001, p. 44).

8 Quando so diversos documentos de vrios autores distintos, mencionados simultaneamente, em citaes indiretas, deve-se indicar cada uma das fontes consultadas separando-as por ponto e vrgula, em ordem alfabtica. Exemplo: Diversos autores, na atualidade, tm destacado a necessidade de transformao dos paradigmas que orientam as pesquisas nos diversos campos do saber humano (CAPRA, 1997; MORIN, 1996; REY, 1997; SANTOS, 2001).

Quando so diversos documentos de um mesmo autor, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, em citaes indiretas, deve-se indicar as datas separadas por vrgula, na seguinte ordem: dos documentos mais antigos para os mais recentes. Exemplo: Morin (1996, 1998, 1999) tem enfatizado em seu trabalho a importncia de compreendermos a realidade, em seus diversos nveis, como algo complexo.

No h necessidade de indicar a(s) pgina(s) da obra consultada, quando a citao for indireta, ou seja, basta indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es) ou instituio(es) responsvel(eis) e a data da publicao.

B) Ano de publicao:

Quando o autor indicado tem mais de uma obra citada ao longo do trabalho, o ano permite identificar qual obra est sendo citada.

Exemplos: Entendemos o poltico como o espao de atuao do homem, onde ele forma a si mesmo e molda as circunstncias objetivas que o cercam. (DEMO, 1987, p. 62).

E tambm: Neste sentido, o combate pobreza precisa, primeiro, da conscincia crtica, de preferncia politicamente organizada, ou seja, comea com a cidadania. (DEMO, 2000, p. 149).

9 Cada uma das citaes tem um ano de publicao diferente e na lista de referncias bibliogrficas, cada uma delas nos remete a uma obra diferente.

Se o mesmo autor tem mais de uma obra publicada no mesmo ano, usa-se as letras minsculas a, b, c etc. para identificar as sucessivas obras. Nas referncias bibliogrficas, a data da publicao das obras vem acompanhada das mesmas letras, permitindo sua identificao. Exemplo: Conseqentemente, todo ser consciente cem por cento responsvel pelo que faz, diz escreve, e cem por cento irresponsvel pelas conseqncias do que faz, diz e escreve, inclusive das interpretaes de suas palavras. (MORIN, 1997a, p. 101).

E tambm: A nica moral que sobrevive lucidez aquela em que h conflito ou incompatibilidade entre suas exigncias, isto , uma moral sempre inacabada, em movimento como o prprio ser humano. (MORIN, 1997b, p. 64).

C) Nmero(s) da(s) pgina(s) citada(s):

Quando o trecho citado encontra-se em duas (ou mais) pginas consecutivas, indicam-se as mesmas separadas por um hfen. Exemplo: precisamente porque ns somos todos iguais por natureza que devemos ser todos desiguais pelas circunstncias (RANCIRE, 2002, p. 126-127).

Quando a obra citada compe-se de dois ou mais volumes, o volume consultado deve ser especificado aps o ano de edio da obra e antes das pginas, separada por vrgula.

Exemplo: O mtodo cientfico deve ser entendido em funo da histria da cincia e de seu quadro de referncia terica (COSTA, 2001, v. 4, p. 23).

10 II Notas de rodap, no final do captulo ou no final da obra

As notas so usadas para definir, aprofundar ou apresentar idias que explicam um termo, expresso ou trecho do texto. Elas podem ser divididas entre notas de explicao do prprio autor a respeito de termos e conceitos apresentados a fim de definir e aprofundar a argumentao em seu prprio texto; ou notas de referncia que indicam a obra citada que serviu como fonte pesquisa. Dessa forma, as notas podem ser usadas substituindo a apresentao da fonte de uma citao (direta ou indireta), quando a apresentao dessa citao completa no corpo do texto vier a interromper o desenvolvimento da idia, dos argumentos e o desenrolar do raciocnio. A indicao da numerao das notas deve aparecer entre parnteses ou somente a prpria numerao: aps a palavra que se deseja definir, quando ela est no meio da frase; ou no final da frase, depois do ponto final.

Exemplos: A especificao5 permite caracterizar, de maneira mais clara e precisa, os elementos do campo tcnico de investigao. A especificao permite caracterizar, de maneira mais clara e precisa, os elementos do campo tcnico de investigao.6

As finalidades das notas so: identificar a obra citada, para comprovao e consulta; definir conceitos ou termos; inserir consideraes complementares; apresentar a passagem completa de onde foi extrada a citao; indicar a verso original de citaes traduzidas.

Exemplo de formatao e apresentao de notas no rodap da pgina. Nota para explicar ou definir o termo especificao que aparece no texto. 6 Exemplo de formatao e apresentao de notas no rodap da pgina, quando a nota aparece no final da frase. Nota para explicar a afirmao apresentada no texto.

11 Existem, portanto, dois tipos de notas: (a) notas de referncia: indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes do obra onde o assunto foi abordado. (b) notas explicativas: so usadas para tecer comentrios, esclarecimentos ou explicaes que no possam ser includas no corpo do texto.

Conforme dissemos, recomendvel o uso apenas de notas explicativas e o sistema autor-data para a apresentao de citaes no prprio corpo do texto. Isso porque evitamos o uso extensivo de notas de rodap ou o desconforto do leitor que precisa constantemente ir e vir entre o texto e as notas no final do captulo ou do livro. Mas, se for de sua preferncia apresentar notas de referncia, preciso observar algumas regras adicionais. Neste caso, cabe destacar que a primeira citao de uma obra deve ter sua referncia completa apresentada no rodap, no final do captulo ou no final da obra. As citaes seguintes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expresses latinas7:

apud citado por, conforme, segundo Exemplo: SILVA, 1988 apud ABREU, 1990, p. 12.

Idem ou Id mesmo autor Exemplo:


1 2

FOUCAULT, 1996, p. 174. Idem, 1997, p. 77.

Ibidem ou Ibid. na mesma obra Exemplo:


1 2

FOUCAULT, 1996, p. 175. Ibid., p. 180.

Daqui em diante, os exemplos apresentados ilustram o que deve constar na nota (apresentada no rodap da pgina, no final do captulo ou no final da obra).

12 Opus citatum, opere citato ou op. cit. obra citada Exemplo:


1 2 3

ADORNO, 1996, p. 38. GARLAND, 1990, p. 42. ADORNO, op. cit., p. 40.

Cf. confira, confronte Exemplo:


1

Cf. CHAU, 1995.

Sequentia ou et seq seguinte ou que se segue Exemplo:


1

MARCONDES, 2000, p. 251 et seq.

Mas, muita ateno: as expresses latinas mencionadas anteriormente devem ser utilizadas apenas em notas (com exceo da expresso apud que, conforme dissemos, pode ser utilizada tambm no corpo do texto e na indicao da fonte das citaes). As referncias e os textos apresentados nas notas devem ser digitados com espaamento simples entre as linhas e com a fonte menor que o restante do texto.

13 III Referncias Bibliogrficas

A lista de referncias bibliogrficas, normalmente apresentada ao final da obra, compreende o conjunto padronizado de elementos descritivos, que permite ao leitor ter conhecimento de todas as informaes necessrias sobre as fontes originais das citaes realizadas, possibilitando futura consulta aos originais, caso haja interesse. Vale lembrar a diferena entre referncias bibliogrficas e bibliografia consultada. As referncias, conforme foi dito, so a lista de obras citadas ao longo do trabalho. A apresentao da fonte das citaes (pelo sistema autor-data, ver p. 5) indica os dados para que se possa encontrar as informaes completas sobre cada obra original consultada e citada pelo autor do trabalho. J no caso da bibliografia, temos apenas uma lista de obras consultadas que podem ser de interesse para o leitor, mesmo que no tenham sido citadas no corpo do trabalho. A apresentao das referncias de carter obrigatrio, j a bibliografia opcional. Existem normas tcnicas muito precisas para a apresentao das referncias bibliogrficas e sua diagramao. Ao elaborar a lista de referncias, preciso estar muito atento para: informaes e elementos imprescindveis; a ordem dos elementos; uso de sinais grficos; onde se usa ponto, vrgula, dois pontos; onde h espao e qual o alinhamento; onde h letras maisculas e minsculas; abreviaturas; o que aparece destacado em itlico, negrito ou sublinhado.

As referncias bibliogrficas so constitudas de elementos essenciais e complementares. Os elementos essenciais so informaes indispensveis

identificao do documento, enquanto os elementos complementares so informaes que, juntamente com os elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos ou obras citadas.

14 As referncias podem aparecer: no rodap; no fim do texto ou do captulo; em lista de referncias no final da obra; antecedendo resumos e resenhas.

As referncias devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para apresentar as citaes ao longo do texto: (a) sistema numrico ou (b) sistema autor-data.

a) Sistema numrico: Neste caso, as referncias aparecem nas notas de rodap, no final do captulo ou da obra. Elas devem seguir a mesma ordem, numrica crescente, em que as citaes so apresentadas ao longo do texto. Nas notas de rodap, as referncias devem ser alinhadas da seguinte maneira: a partir da segunda linha da mesma referncia, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente. Por exemplo:
1

MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, D. F. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. p. 274289.

b) Sistema autor-data: Atravs desse sistema, as referncias devem ser todas reunidas no final do captulo, do artigo ou da obra, em ordem alfabtica. Caso ocorra a repetio de referncias do mesmo autor, deve-se comear pelas obras mais antigas. Nesse caso, nas referncias seguintes primeira, pode-se substituir o(s) nome(s) do(s) autor(es) por um trao (equivalente a seis espaos) e ponto.

Observe os exemplos seguintes: COSTA, J. F. A tica e o espelho da cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. ______ . Ordem mdica e norma familiar. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

15 As referncias devem ser digitadas com espaamento simples entre as linhas e espao duplo entre uma referncia e outra. Elas devem ser alinhadas somente esquerda do texto. Antes de tudo preciso descobrir o que est sendo indicado na referncia, qual tipo de documento ou de trabalho cientfico (livro, captulo de livro, artigo cientfico, entre outros). A partir da delimitao do tipo de documento em questo, possvel, ento, organizar as informaes necessrias para a apresentao da referncia bibliogrfica. A seguir so apresentadas as normas para apresentao de referncias dos documentos mais comuns, com o quais lidamos ao escrever trabalhos cientficos.

A) Monografia considerada como um todo Inclui: livro, trabalho acadmico (monografias de concluso de curso, dissertaes, teses), enciclopdia, dicionrio, dentre outros. Os elementos essenciais so: autor(es), ttulo, subttulo (se houver), edio, local, editora e data de publicao. Os elementos complementares so: indicaes de outros tipos de responsabilidade (tradutor, revisor...), informaes sobre caractersticas fsicas do suporte material (nmero de pginas, dimenses...). Estrutura bsica (elementos essenciais): SOBRENOME DO AUTOR, iniciais dos prenomes em letra maiscula OU o prenome escrito por extenso. Ttulo: subttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano.

Observaes: A edio indica-se por: ed. Quando a obra referenciada a primeira edio, no h necessidade de indicar o nmero da edio (apenas a partir da segunda edio).

Exemplo: KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992. KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revolues cientficas. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992.

16 A estrutura das referncias bibliogrficas relativas a trabalhos acadmicos (monografias, teses e dissertaes) apresenta algumas diferenas. Observe o exemplo seguinte:

Exemplo: NEUBERN, M. Fragmentos para uma compreenso complexa da terapia familiar: dilogos epistemolgicos sobre a subjetividade e as emoes no sistema teraputico. 1999. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Departamento de Psicologia Clnica, Instituto de Psicologia, Universidade de Braslia, Braslia.

B)

Parte de monografia

Inclui: captulo, volume, fragmento de uma obra. Os elementos essenciais so: autor(es), ttulo, subttulo (se houver) da parte, seguidos da expresso In: e da referncia completa da monografia considerado como um todo. No final da referncia, deve-se informar a paginao ou outra forma de especificar a parte referenciada. Estrutura bsica: SOBRENOME DO AUTOR da parte, iniciais dos prenomes em letra maiscula OU o prenome escrito por extenso. Ttulo da parte. In: SOBRENOME DO AUTOR da obra, iniciais dos prenomes em letra maiscula. Ttulo da obra: subttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano. pgina inicial-final da parte referenciada.

Observaes: Indica-se a pgina por: p. Quando o autor da parte o mesmo da obra, deve-se indicar a repetio por um travesso de seis espaos: In: ______.

Exemplos: MARCONDES, Danilo. A problemtica filosfica no sculo XX. In: ______. Iniciao histria da filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 251-256.

MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, D. F. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. p. 274-289.

17 ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.) . Histria dos jovens 2. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, cap. 2.

C)

Publicao peridica considerada como um todo Inclui: a coleo como um todo, fascculo ou nmero de revista, volume de uma srie, nmero de jornal na ntegra. Os elementos essenciais so: ttulo, local de publicao, editora, data de incio da coleo e data de encerramento da publicao (se houver). Os elementos complementares so: informaes sobre a periodicidade, mudanas de ttulo ou incorporaes de outros ttulos, dentre outros. Estrutura bsica:

TITULO. Local: Editor, ano de incio-trmino da publicao.

Exemplo: BOLETIM GEOGRFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral. (Observe a incluso do elemento complementar relativo periodicidade)

D)

Partes de uma publicao peridica: Inclui: suplementos, fascculos, nmeros especiais de peridicos. Elementos essenciais: ttulo da publicao, ttulo da parte (se houver), local de publicao, editora, numerao do ano e/ou volume, numerao do fascculo, as informaes de perodos e datas de sua publicao e as particularidades que identificam a parte. Estrutura bsica:

TITULO DO PERIDICO. Ttulo do fascculo, suplemento ou nmero especial. Local: Editora, nmero do volume, nmero do fascculo, data.

Exemplo: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA. Diretrio de Pesquisadores da Psicologia Brasileira. Braslia: Instituto de Psicologia Universidade de Braslia, v.13, 1997. Nmero Especial.

18 E) Artigo de peridico Inclui: artigos de peridicos cientficos. Elementos essenciais: autor(es), ttulo do artigo, ttulo da publicao, local de publicao, numerao correspondente ao volume e/ou ano, fascculo ou nmero, paginao inicial e final do artigo, as informaes de perodo e data de publicao. Estrutura bsica: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, iniciais dos prenomes em letra maiscula OU o prenome escrito por extenso. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial-final do artigo, data.

Abreviaturas: Abreviatura do nmero do volume: v. Abreviatura do nmero do fascculo: n. As datas so abreviadas: jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov., dez.

Exemplo: BANDEIRA, L.; SIQUEIRAS, D. A perspectiva feminista no pensamento moderno e contemporneo. Sociedade e Estado Departamento de Sociologia da UnB, Braslia, v. 12, n. 2, p. 263-284, jul./dez. 1997.

F)

Artigo e/ou matria de jornal Inclui: artigo e/ ou matria de jornal. Elementos essenciais: autor(es) (se houver), ttulo, subttulo (se houver), ttulo do jornal, local de publicao, data de publicao, seo, caderno ou parte do jornal e a paginao correspondente. Estrutura bsica:

a) Artigo / matria no assinada pelo(s) autor(es): TTULO DO ARTIGO. Ttulo do jornal, local de publicao, data de publicao, seo, caderno ou parte do jornal, paginao.

19 b) Artigo / matria assinada pelo(s) autor(es): SOBRENOME DO AUTOR do artigo, iniciais dos prenomes em letra maiscula OU o prenome escrito por extenso. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local de publicao, data de publicao. Seo, caderno ou parte do jornal, paginao.

Exemplos: LAGOS ANDINOS DO BANHO DE BELEZA. Folha de So Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. NAVES, Pedro. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de So Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Quando no houver seo, caderno ou o nome da parte do jornal a apresentar, o nmero da pgina, precede data. Por exemplo: LEAL, L. N. Ministrio Pblico fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

G)

Monografia em meio eletrnico Inclui: monografias ou partes de monografias obtidas em meio legvel por computador (CD-ROM, internet...). Elementos essenciais: autor(es), ttulo/subttulo (da parte e/ou da obra como um todo), dados da edio, dados da publicao (local, editor, data), informaes relativas descrio fsica do meio ou suporte. Estrutura bsica: A mesma estrutura apresentada nos tpicos A (monografia como um todo) e B

(parte da monografia). No final, importante acrescentar as informaes relativas descrio fsica do meio ou suporte ou o endereo eletrnico (no caso de consulta online). Quando se trata de obras consultadas online, so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento (e opcionalmente a hora de acesso), precedida da expresso Acesso em:.

20 Exemplo: SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizaes ambientais em matria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. So Paulo, 1999. v. 1. Disponvel em: <www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999, 16:43:27.

H)

Legislao: Inclui: a Constituio, as ementas constitucionais, textos legais infraconstitucionais (como, por exemplo, lei complementar, medida provisria) e normas emanadas das entidades pblicas e privadas (como, por exemplo, deciso administrativa, comunicado). Os elementos essenciais so: jurisdio (ou cabealho da entidade no caso de se tratar de normas), ttulo, numerao e data, ementa e dados de publicao. Quando se trata de Constituio e suas emendas, deve-se acrescentar, entre o nome da jurisdio e o ttulo a palavra Constituio e o ano de promulgao. Quando necessrio, ao final da referncia acrescentam-se notas relativas a outras informaes necessrias para identificar o documento. Estrutura bsica: h uma variao na estrutura bsica, dependendo da legislao referenciada. Observe os exemplos seguintes.

Exemplos: a) Constituio Federal: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. b) Cdigo: BRASIL. Cdigo civil. Organizao dos textos, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995. c) Decreto: SO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispe sobre a desativao de unidades administrativas de rgos da administrao direta e das autarquias do Estado e d providncias correlatas. Lex Coletnea de Legislao e Jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

21 I) Jurisprudncia (decises judiciais): Inclui: sentenas, smulas, acrdos e demais decises judiciais. Os elementos essenciais so: jurisdio e rgo judicirio competente, ttulo (natureza da deciso ou ementa) e nmero, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicao. Estrutura bsica: JURISDIO. rgo judicirio competente. Ttulo (natureza da deciso ou ementa), nmero, partes envolvidas (se houver). Relator, local, data. Ttulo da publicao, local, nmero, volume, paginao, data.

Exemplo: BRASIL. Tribunal Regional Federal. Regio, 5. Administrativo. Escola Tcnica Federal. Pagamento de diferenas referente a enquadramento de servidor decorrente da implantao de Plano nico de Classificao e Distribuio de Cargos e Empregos, institudo pela Lei no 8.270/91. Predominncia da lei sobre a portaria. Apelao cvel no 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex - Jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998.

J)

Doutrina jurdica: Inclui: toda e qualquer discusso tcnica sobre questes legais (monografias, artigos de peridicos, artigos de jornal...). A organizao da referncia deve seguir as normas tcnicas de acordo com o tipo de documento e veculo de publicado.

Exemplo (doutrina jurdica no formato de artigo cientfico): BARROS, R. G. de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao Cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago. 1995.

22 Existem tambm normas tcnicas para outros tipos de referncias, tais como: trabalhos apresentados em eventos (ex: congressos cientficos), documentos iconogrficos, documentos cartogrficos, documentos sonoros e musicais (ex: fita cassete, filmes, partituras), dentre outros. Neste texto focalizamos os documentos que consultamos ao escrever trabalhos acadmicos. Mas voc pode ter acesso s normas tcnicas da ABNT, atravs do seguinte endereo:

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT Informaes relativas ao escritrio da ABNT no Distrito Federal: Endereo: SCS (Setor Comercial Sul), Quadra 1, Edifcio Central, sala 401 Telefone: 223-5590 Fax: 223-5710 E-mail: abntbsb@terra.com.br

You might also like