You are on page 1of 3

JUSTIFICATIVA

A escola ser tanto democrtica medida que acolher, educar e ensinar a todos, ao mesmo tempo em que respeite as diferenas individuais, estimulando em especial o desenvolvimento da capacidade do aluno de aprender a aprender. A escola como espao de incluso deve estar preparada para lidar, no seu interior, com as diferenas e ser capacitada para trabalhar a unidade na diversidade. Para tal, faz-se necessrio um atendimento educacional especializado, que prevejam as necessidades, as limitaes, as potencialidades e os interesses de cada aluno, ou seja, individualizando o ensino de acordo com sua necessidade especfica. Os conceitos so fundamentais para o entendimento das prticas sociais, a incluso, enquanto novo paradigma, alavanca a escola, que com novas implicaes educativas, dever acolher todas as crianas independentemente de suas condies fsicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingsticas e culturais. O desenvolvimento das escolas inclusivas implica modificaes substanciais na prtica educativa, desenvolvendo uma pedagogia centrada na criana e capaz de dar respostas s necessidades de todas as crianas, incluindo aquelas que apresentam uma incapacidade grave. Nesse processo da escola inclusiva para os deficientes mentais o professor tem funo primordial no processo educacional tem relevncia singular, uma vez que pela sua atividade docente, busca desenvolver no aluno o esprito crtico reflexivo, maximizar habilidades/competncias (novos paradigmas) e, dominar a pesquisa, elaborar projetos, questionar. A escola para ser inclusiva precisa de um bom projeto pedaggico, que comea pela reflexo da valorizao de uma cultura, histria e as experincias anteriores da turma. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condies. O papel do professor ser regente de classe e no especialista em deficincia, os contedos devem ser trabalhados em parcerias entre os profissionais, pois assim, as aulas se tornaro mais produtivas. Todo aluno possui caractersticas, interesses, capacidades e necessidade de aprendizagem que so singulares, os sistemas educacionais devem ser projetados e os programas educativos implementados de tal forma a considerar a ampla diversidade dessas caractersticas e necessidades.

A incluso do educando com deficincia mental na rede regular de ensino exige experincias e alternativas de desenvolvimento, a fim de cultivar a inteligncia e promover capacidades scio-adaptativas, o desafio nesse caso desenvolver uma pedagogia centrada no aluno, uma pedagogia capaz de educar com sucesso todos os alunos. Trabalhar este tema oportuno, porque se vive no mbito da educao inclusiva, particularmente no que toca educao de crianas portadoras de deficincia mental, um momento singular, que parece exibir um processo de transio, e transio sempre sugere uma crise, no sentido positivo do termo, porque obriga reflexo sobre valores, estruturas, modos de pensar e agir, reflexo sobre prticas estabelecidas.

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desta monografia refletir sobre a incluso de deficientes mentais na rede escolar regular, e tentar estabelecer algumas estratgias para que essa educao se converta em iniciativas de qualidade, que culminem de fato no crescimento do seu pblico alvo.

OBJETIVOS GERAIS

Conceituar a escola inclusiva; Analisar o processo de incluso da criana portadora de deficincia mental nos estabelecimentos regulares de ensino; Abordar as tcnicas de ensino; Identificar os princpios que so parte essencial do programa educativo para crianas com deficincia mental.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a elaborao deste projeto, consiste em um levantamento e anlise bibliogrfica, acerca do tema proposto, uma vez que este trabalho caracteriza-se como um trabalho de reviso bibliogrfica.

Segundo Lakatos e Marconi (2001), a pesquisa bibliogrfica o procedimento bsico na obteno de dados para os trabalhos acadmicos de modo geral. Atravs da pesquisa bibliogrfica procurou explicar e discutir um tema com base em referncias tericas publicadas em livros e peridicos, buscando conhecer e analisar as contribuies cientficas quando realizadas independentemente - anlise terica como parte da investigao emprica. A anlise ser desenvolvida tambm a partir da tcnica de pesquisa bibliogrfica e documental, atravs da rede internacional de computadores este trabalho alcanar uma anlise de documentos relativos ao tema, consultando sites oficias e de diversas instituies respaldadas na questo desenvolvida, para a elaborao da redao final do artigo.

You might also like