You are on page 1of 11

Reencarnao - A exploso populacional e o intervalo entre vidas

Publicado em 1984, Reincarnation A New Horizon in Science, Religion and Society um livro que continua a ser fundamental, apesar de conter alguns dados datados (como seja em relao a sondagens populao sobre a crena na reencarnao, embora numa breve pesquisa que fiz as percentagens continuem a ser muito semelhantes) e de existir, por exemplo, mais investigao na rea das Experincias de Quase Morte (EQM).

difcil entender porque nunca foi este livro traduzido para portugus, quer em Portugal quer no Brasil. A reedio de 1999 feita pela Theosophical University Press (TUP) ligada Sociedade Teosfica de Pasadena - refere na contracapa a opinio de vrias pessoas que recomendam vivamente o livro escrito por Sylvia Cranston e Carey Williams (o pseudnimo de Caren M. Elin). So exemplos Elisabeth Kbler-Ross uma respeitada mdica norte-americana que lutou intensamente contra o tabu da morte, tendo publicado vrios e excelentes livros sobre o tema (faleceu em 2004) e Brian Weiss, outro mdico que reavivou os relatos de vidas passadas sob regresso hipntica (um mtodo controverso, mas que teve o mrito de trazer para a ribalta o fenmeno da reencarnao). A opinio expressa de que um livro nico, com imensa informao e rigoroso.

Brian Weiss

Sylvia Cranston o pseudnimo de Anita Atkins. Nascida a 12 de Dezembro de 1915, ela no chegou a frequentar a universidade, ficando apenas pelo liceu. Tornou-se uma autodidacta. Os pais de Anita frequentavam a Loja Unida dos Teosofistas (LUT) em Nova Iorque e Anita teve os seus primeiros contactos com a literatura teosfica atravs dos relatos que o seu pai trazia das reunies na Loja. Tmida e envergonhada, Anita levou tempo at ir presencialmente a uma reunio. A partir desse momento tornou-se numa presena regular na Loja. Nunca casou, dedicando toda a sua vida Teosofia, dando palestras e escrevendo livros, cujas receitas eram destinadas causa teosfica e no ao proveito pessoal. Conhecedora de toda a literatura deixada por Blavatsky (que leu mais do que uma vez) tinha particular interesse pelo tpico da morte e reencarnao, e por isso desde os 16 anos compilou informao sobre o que grandes escritores, filsofos, pensadores, artistas, psiclogos e compositores disseram sobre o tema. Essa a origem dos primeiros trs livros publicados por Cranston, que tm Joseph Head como co-autor. So eles Reincarnation: An East-West Anthology (1961), Reincarnation in World Thought (1967) e Reincarnation: The Phoenix Fire Mystery (1977). O seu quarto livro aquele que referi no incio do texto e que foi escrito em colaborao com Carey Williams, Reincarnation: A New Horizon in Science, Religion and Society (1984).

Anita Atkins (Sylvia Cranston)

O ltimo livro de Sylvia Cranston, est traduzido para portugus e a biografia de Helena Blavatsky, Helena Blavatsky: A Vida e a influncia extraordinria da fundadora do movimento teosfico moderno. Inicialmente publicado em 1993, teve uma edio revista em 1994, tendo aparecido em lngua portuguesa em 1997. Cranston sofria da doena de Parkinson j durante a escrita do livro, e viria a falecer a 20 de Junho de 2000. Esta pequena biografia de Cranston foi retirada do site Theosophy Forward. Reincarnation A New Horizon in Science, Religion and Society est estruturado em quatro partes. A primeira poder-se- considerar como introdutria. D um panorama geral e contm uma palestra dada por Cranston na Universidade de Harvard em Outubro de 1979. A segunda parte intitula-se Cientistas investigam a reencarnao e engloba referncias ao trabalho de Ian Stevenson (estudo de casos sugestivos de reencarnao), Raymond Moody Jr. (Experincias de quase morte) entre outras. feita tambm referncia s cassetes Bloxam que continham regresses a vidas passadas por meio de hipnose. Resultam do trabalho de Arnell Bloxham, presidente da Sociedade Britnica de Hipnoterapeutas e deram origem a um famoso documentrio da BBC em 1976. Cranston colocou no livro a transcrio de um caso de um homem que tinha sido um marinheiro

numa fragata britnica durante o sculo XVIII. uma parte muito cativante pois os detalhes e as expresses usadas so impressionantes e foram analisadas por especialistas. Contudo no livro, h um claro alerta para o perigo das regresses via hipnose e aos danos psicolgicos que podem causar.

Prof. Ian Stevenson

Na terceira parte, Cranston investiga o tema da reencarnao nas principais religies: Cristianismo, Islamismo, Hindusmo, Budismo e Judasmo e na quarta e ltima seco do livro, a autora avalia o potencial impacto na vida humana e na sociedade da generalizao da aceitao da reencarnao como um facto. Isso traria impactos positivos com o aumento da preocupao pela destruio da Natureza, na mediao de conflitos, na discriminao sexual, etc dedicado tambm um captulo questo do suicdio, que tem estado na ordem do dia, nos pases mais afectados pela crise como Portugal. certo e sabido que quer as religies, quer a Teosofia e o espiritismo condenam e desaconselham a prtica do suicdio, pois esta no vem resolver absolutamente nada, continuando o suicida em sofrimento moral no plano no fsico.

Avancemos para a traduo do captulo Reencarnao e a exploso populacional, que consta da seco IV do referido livro. Desde a Roma Antiga, o espectro de um mundo com demasiada gente demasiadas bocas para alimentar, vestir e abrigar tem assombrado as mentes das pessoas da Terra. O pai da igreja Tertuliano ficava perturbado com o aumento alarmante de populao nas zonas de influncia de Roma nos primeiros sculos da era crist. Por essa razo, nos seus argumentos contra a reencarnao, ele desconsiderava a doutrina porque ela no conseguia explicar de onde aquele acrscimo de populao provinha. Ele no se deveria ter preocupado com o problema da populao, pois durante a Idade Mdia, a populao na Europa diminuiu para um nvel inferior. Nos anos mais recentes, os demgrafos tm vindo a projectar cenrios desastrosos de aumentos populacionais assombrosos. Isto cada vez mais parece um falso alarme. Com base nas estatsticas presentes, o colunista Ben Wattenberg do New York Post, intitulou a sua coluna do dia 28 de Abril de 1991, Boom populacional est em falncia e escreve: Trezentos milhes de pessoas desapareceram durante a ltima dcada. A maior parte dessas pessoas era de pases pobres. Desapareceram. Perdidas para sempre. Estas pessoas no foram vtimas de uma fome cruel nem da represso de um tirano, mas de taxas de natalidade em queda. Os trezentos milhes de indivduos do Terceiro Mundo em falta so obviamente um artefacto estatstico. So pessoas que, em 1968 os demgrafos das Naes Unidas previram que nasceriam por volta do ano 2000. Mas em 1970, com os nascimentos em queda, os mesmos demgrafos previram que esses 300 milhes de pessoas no nasceriam na mudana de sculo. Estas alteraes de projeces apontam para um facto dos tempos modernos que tem recebido pouca ateno. que a chamada exploso populacional est a regredir e de forma muito rpida na maior parte dos stiosO bizarro

Global 2000 Report da responsabilidade do Presidente Carter menciona uma projeco leviana de uma populao mundial de quase 30 mil milhes nos prximos 120 anos [NT: at 2100, portanto]. Hoje, o valor inferior dos intervalos de projeces moderadas de 10 mil milhes, embora alguns demgrafos dem ainda valores mais baixos, na ordem dos 8 mil milhes [NT: Este recente relatrio das Naes Unidas confirma o cenrio dos valores inferiores, estimando-se uma populao de 9 mil milhes em 2100. A populao dever comear a diminuir j a partir de 2075. Seja como for praticamente adivinhao fazer uma previso a 90 anosmas o mesmo estudo aponta para uma populao em 2300 semelhante de 2100!] O que vemos portanto um padro que observvel noutros domnios da nossa sociedade: o de darmos brado e politizar tendncias negativas que podem at no ser ms ou que podem nem ser tendncias. Um artigo do New York Times intitulado Fertilidade mundial em rpido declnio de acordo com novo e extensivo estudo informa sobre os resultados do Estudo Mundial sobre a Fertilidade, uma iniciativa multinacional iniciada em 1972 e j reconhecida como o maior projecto de investigao de cincias sociais jamais lanado. O NY Times escreve que o estudo concluiu que a inquirio de 400 mil mulheres em 61 pases mostra que a exploso populacional que afectou grande parte do nosso planeta est aliviando. A fertilidade e a taxa de natalidade nos pases do terceiro mundo e nas naes mais desenvolvidas tem diminudo de forma significativa na ltima dcada, conclui o estudo (15 de Julho de 1980). O editor de cincia do New York Daily News, Edward Edelson, escreve que nos Estados Unidos o declnio da taxa de natalidade nos anos mais recentes uma das tendncias mais marcantes na histria americana (10 de Maio de 1980). Dois anos antes, o Servio de Censos dos EUA publicou um relatrio (19 de Novembro de 1978) onde se refere que a tendncia de crescimento da

populao mundial inverteu-se, numa reviravolta sem precedentes. Embora a populao esteja ainda a aumentar, a taxa de crescimento decresceu substancialmente. No Fundo das Naes Unidas para Actividades Populacionais, um porta-voz disse que os novos nmeros mostram que a tendncia decrescente suficientemente impressionante para eliminar qualquer dvida de que a fertilidade est a cair acentuadamente. Os demgrafos dizem que no existe uma explicao clara para a inverso da taxa de crescimento. Ningum realmente sabe a razo, diz o director de informao do fundo, Trazie Vittachi. Ele acrescenta que ningum deve pressupor que o problema populacional est resolvido. Continua a ser uma questo de repartio dos recursos mundiais. Mas existe uma luz ao fundo do tnel (The Star-Ledger, 2 de Novembro de 1978).

Quantas pessoas j viveram na Terra? No h dvidas de que a populao cresceu enormemente durante o sculo XX e portanto o argumento levantado por Tertuliano contra a reencarnao, sobre de onde vinha esta populao extra, parece primeira vista ser vlido. O Dr. Ian Stevenson, na sua investigao na rea da reencarnao, abordou uma vez este problema. Isso aconteceu em 1974, antes da tendncia decrescente na populao mundial se ter tornado evidente. Ele escreveu o seguinte em resposta questo Se a reencarnao existe, como se explica a exploso populacional?: Dado que vrias pessoas parecem ter ideias equivocadas sobre o nmero de seres humanos que j viveu na Terra, justifica-se que eu aprofunde esta questo. O recente grande aumento da populao mundial, caso continue, pode trazer dificuldades para a hiptese da reencarnao, mas isso no acontece para j. Para alm disso, s existem estimativas toscas do nmero de seres humanos que j viveram na terra desde a origem do Homem. Esses clculos, diz Stevenson, dependem de vrios pressupostos, tal como estimativas da data da origem do homem. At h pouco tempo, as datas desse acontecimento variavam entre 600 mil e os 1,6 milhes de anos. Contudo, devido a descobertas surpreendentes em 1976 o nmero cresceu at 3,75

milhes de anos, mas escavaes subsequentes feitas em 1984 por uma expedio patrocinada pela Universidade de Harvard e os Museus Nacionais do Qunia, revelaram que os nossos remotos ancestrais viveram h 5 milhes de anos e existem projeces que apontam para que oito milhes de anos seja a data mais provvel. [NT: Com efeito, nos anos 90 foi descoberto um homindeo com 4,2 milhes de anos, em 2000 um com 6 milhes e em 2001 uma caveira do que se supe ser um antepassado do homem moderno (por ser bpede) com 7,2 milhes de anos!] Quem pois pode dizer com certeza quantas pessoas viveram durante um to grande intervalo de tempo? Grandes civilizaes tm-se erguido e cado, sem que tenham deixado registos sobre estatsticas populacionais. Temos pouca informao fivel sobre taxas de crescimento da populao para perodos antes do incio da demografia moderna nos sculos XVII e XVIII, nota Stevenson.E quanto mais distante o alvo da nossa indagao-o passado remoto e proto-histrico-mais substitumos os factos por suposies. Os demgrafos tm produzido estimativas da populao mundial total [NT: isto , desde a origem do Homem] que variam entre os 69 mil milhes (Keyfitz, 1966) e os 96 mil milhes (Wellemeyer et al., 1962). [NT:Cada estudo, d um nmero diferente, este por exemplo aponta para os 108 mil milhes.]

Prof. Ian Stevenson

Para efeitos de debate, Stevenson traa uma mdia entre estes dois nmeros e usa uma estimativa conservadora de 80 mil milhes. Ele escreve: A populao mundial de hoje de cerca de 4 mil milhes. Portanto, assumindo de forma conservadora 80 milhes de vidas humanas no total, cada alma humana (para usar uma expresso conveniente) pode ter tido, em mdia, a oportunidade de encarnar 20 vezes. A estimativa atrs mencionada terrivelmente crua como - assume de forma bastante injustificada que o intervalo entre a morte e a renascimento se tem mantido constante ao longo da existncia humana. Mas talvez o intervalo entre vidas j tenha sido muito maior do que hoje em dia. Nessa altura muitas almas existiriam no estado (seja qual ele for) entre vidas na Terra e poucas estariam encarnadas. Nos sculos mais recentes as condies podem se ter alterado, por forma a que mais almas estejam encarnadas e menos permaneam na condio de desencarnadas. Desta forma, diz Stevenson, ns podemos, se quisermos, pensar num nmero finito de almas com ligao Terra, que esto agora a reencarnar mais rapidamente depois da morte, do que anteriormente. Que o intervalo entre vidas era antes mais comprido, algo que est de acordo com os pontos de vistas dos antigos. Plato assevera no Fedro que salvo certas excepes, muitas eras se sucedem entre vidas. N A Repblica ele menciona um ciclo entre encarnaes de mil anos. Virglio faz o mesmo na Eneida. Krishna no Bhagavad-Gita tambm fala numa imensido de anos entre vidas. A vida diria naqueles primeiros tempos corria a uma velocidade menor do que hoje em dia. Tudo est acelerado no nosso mundo moderno. At as crianas amadurecem mais depressa. Talvez seja pois natural que o tempo entre encarnaes seja menor que anteriormente. Mas este tipo de especulaes no esgota as possibilidades, pois tal como aponta Stevenson: podemos ao menos conceber que as almas humanas evoluram de animais sub-humanos para corpos humanos, apesar de no termos provas que suportem directamente esta conjectura. Finalmente - e aqui

aproximamo-nos da fico cientfica - almas humanas podem ter migrado de outros sistemas solares para o nosso planeta. Um factor ainda a ser mencionado deve ser considerado como contribuindo para o recente crescimento populacional: as pessoas esto a viver mais tempo na Terra do que no passado. Um texto da UPI [NT:United Press International] informava que a esperana de vida mdia nos Estados Unidos aumentou 26 anos neste sculo [NT:sculo XX] de 47 para 73 anos. As estatsticas de esperana de vida ao longo das ltimas oito dcadas indicam que por volta do ano 2000 a esperana mdia de vida ser de 82,4 anos. (The New York Times, 18 de Julho de 1980). [NT: As estatsticas mais recentes mostram que outros pases at j superam a esperana mdia de vida de 82,4 anos, mas no os Estados Unidos que no ranking mundial esto imediatamente atrs de Cuba e frente de Portugal com 78,2 anos.] H alguma inteligncia por trs do nivelamento do crescimento populacional ? Um relatrio relacionado com a espantosa reviravolta nos destinos da demografia mundial, cita Jonas Salk que refere que a nova tendncia pode ser o resultado de um novo imperativo evolutivo. Ele deu como exemplo as moscas da fruta cujas populaes disparam a uma taxa exponencial, mas que depois se equilibram. (The Saturday Review, 3 de Maro de 1979). Se as moscas podem fazer isto, no ser razovel pensar que na evoluo humana haver um nivelamento semelhante? Que possa existir algum factor regulatrio inteligente nos nascimentos de seres humanos que previna os excessos extraordinrios, algo que pode ser inferido do facto detectado pelos demgrafos nos pases em que no psguerra, onde nascem mais bebs masculinos que femininos. Normalmente acontece ao contrrio. Estes nmeros, diz Stevenson, podem ser interpretados como um indicador da capacidade da Natureza de compensar o aumento do nmero de homens que morrem durante as guerras." "O conceito de reencarnao fornece uma

explicao de como um tal processo pode funcionar atravs do facto de mais personalidades masculinas quererem encarnar depois de guerras onde morreram mais homens que mulheres, acrescenta Stevenson."
Publicado em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt em trs partes a 13, 20 e 27 de outubro de 2012

You might also like