You are on page 1of 15

IM Regimento do Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional

CAPTULO I - DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

Art. 1. O Programa de Mestrado Profissional Matemtica em Rede Nacional, doravante denominado PROFMAT, um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituies de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemtica. 1o No mbito da Universidade Federal de Alagoas, o PROFMAT, denominado PROFAMT/IMUFAL, um programa de Ps-Graduao stricto sensu, ofertado pelo Instituto de Matemtica da UFAL. 2o O grau conferido o de Mestre em Matemtica.

Art. 2. O PROFAMT/IM-UFAL visa, prioritariamente, a atender professores de Matemtica em exerccio no ensino bsico, especialmente na escola pblica, que busquem aprimoramento em sua formao profissional, com nfase no domnio aprofundado de contedo matemtico relevante para sua atuao na docncia, de acordo com o que dispem: I - a Legislao Federal de Ensino; II - o Estatuto e o Regimento da Universidade Federal de Alagoas; III - o Regimento e as Normas Acadmicas do PROFMAT; IV - o presente Regimento.

CAPTULO II - DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA

Seo I - DO CONSELHO DE PS-GRADUAO Art. 3o. O Conselho de Ps-Graduao do Programa de Mestrado Profissional Matemtica em Rede Nacional ofertado pelo Instituto de Matemtica da UFAL, de agora em diante denominado Conselho de Ps-Graduao PROFMAT/IM-UFAL, ser constitudo por todos os docentes efetivos

do quadro permanente da UFAL que tiveram seus nomes homologados pelo Conselho Gestor do PROFMAT, um representante do Corpo Discente e um representante do Corpo TcnicoAdministrativo. 1 O representante do Corpo Discente e seu suplente sero escolhidos entre os discentes do PROFMAT/IM-UFAL regularmente matriculados e eleitos por seus pares, para cumprir mandato de um 01 (um) ano. 2 O representante do Corpo Tcnico-Administrativo e seu suplente sero escolhidos entre os tcnicos do Instituto de Matemtica, eleito por seus pares, para cumprir mandato de 02 (dois) anos. Art. 4o. Compete ao Diretor do Instituto de Matemtica, ou seu representante legal, convocar e presidir todas as eleies citadas nos pargrafos do Art. 3o. Art. 5o. O Conselho de Ps-Graduao do PROFMAT/IM-UFAL poder se reunir mediante a solicitao de qualquer de um seus membros, por intermdio de requerimento, acompanhado de justificativa, encaminhado ao Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL.

Seo II - DO COLEGIADO E DA COORDENAO Art. 6o. O Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL ser composto por: I - 05 (cinco) docentes, e respectivos suplentes, escolhidos entre os membros docentes do Conselho de Ps-Graduao PROFMAT/IM-UFAL e eleitos por seus pares, para cumprirem mandato de 02 (dois) anos; II - 01 (um) representante do Corpo Discente, e seu suplente; III - 01 (um) representante do Corpo Tcnico-Administrativo, e seu respectivo suplente. Pargrafo nico. Os representantes do Corpo Discente e do Corpo Tcnico-Administrativo sero os mesmos do Conselho de Ps-Graduao PROFMAT/IM-UFAL. Art. 7o. O Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL ter um Coordenador e um Vice-Coordenador eleitos pelo Colegiado, referendado pelo Conselho do Instituto de Matemtica, doravante denominado CONSIM, e designado por ato do Reitor. Pargrafo nico. O Coordenador e o Vice-Coordenador sero escolhidos entre os membros docentes do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL.

Art. 8o. Compete ao Diretor do Instituto de Matemtica, ou seu representante legal, convocar e presidir todas as eleies citadas no Art. 6o e no Art. 7o.

Art. 9. Compete ao Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, alm das atribuies dispostas no Estatuto da Universidade Federal de Alagoas e demais regimentos: I - estabelecer o Plano Acadmico Anual do PROFMAT/IM-UFAL, incluindo a oferta de disciplinas e os respectivos docentes; II - propor atividades complementares, tais como palestras e oficinas, a serem realizadas no mbito do PROFMAT/IM-UFAL; III - deliberar sobre solicitaes de trancamento e cancelamento de disciplinas; IV - definir a forma e os critrios de avaliao das disciplinas, prevendo pelo menos um exame final em cada disciplina; V - propor as sanes cabveis s infraes disciplinares dos discentes, respeitando as normas da UFAL; VI - colaborar com o Coordenador no desempenho de suas atribuies; VII - homologar, ouvidas as sugestes do orientador, os nomes dos docentes que comporo as bancas examinadoras para as defesas dos Trabalhos de Concluso de Curso; VIII - propor ao Conselho de Ps-Graduao PROFMAT/IM-UFAL, em consonncia com a legislao vigente, alteraes neste Regimento.

Art. 10. Compete ao Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL, alm das atribuies dispostas no Estatuto da Universidade Federal, no Regimento do PROFMAT e demais regimentos: I - convocar e presidir as reunies do Colegiado e do Conselho de Ps-Graduao PROFMAT/IMUFAL; II - organizar, em consonncia com o colegiado, o Calendrio Acadmico anual do PROFMAT/IMUFAL; III - responsabilizar-se pela superviso e execuo do Exame Nacional de Acesso para Ingresso no PROFMAT e do Exame Nacional de Qualificao, em acordo com o Colegiado; IV - responsabilizar-se pela orientao de matrcula e dos servios de escolaridade, de acordo com a sistemtica estabelecida pelos rgos centrais competentes; V - fiscalizar o cumprimento dos programas de ensino e a execuo dos demais planos de trabalhos acadmicos; VI - cumprir e fazer cumprir as decises dos rgos Superiores da UFAL e do Conselho Gestor do PROFMAT sobre matria relativa ao PROFMAT/IM-UFAL;
3

VII - contactar outros centros de ensino e pesquisa, bem como rgos financiadores, nacionais e internacionais, providenciar e efetuar prestaes de contas e dispor sobre recursos destinados ao PROFMAT/IM-UFAL, por intermdio dos setores competentes; VIII - representar o PROFMAT/IM-UFAL perante as instncias superiores da Universidade, do PROFMAT, de entidades de ensino, pesquisa, fomento e outras que se fizerem necessrias; IX - administrar a secretaria da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IM em parceria com os demais coordenadores dos cursos vinculados UAB; X - informar, com a colaborao do Vice-coordenador, os dados solicitados para avaliao do PROFMAT em nvel nacional; XI - responsabilizar-se, com a colaborao do Vice-coordenador, pelo Cadastro Discente da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES); XII - elaborar e encaminhar ao Conselho Gestor do PROFMAT, em colaborao com o vicecoordenador, relatrios anuais de gesto sobre suas atividades, quando solicitado; XIII cadastrar os docentes e os discentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem; XIV - enviar no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps a defesa todos os Trabalhos de Concluso de Curso, em Portable Document Format (PDF), Comisso Acadmica Nacional do PROFMAT. XV tomar as providncias que se fizerem necessrias para o melhor funcionamento do PROFMAT/IM-UFAL em matria de instalao fsica, equipamento e pessoal tcnico; XVI - desempenhar outras atribuies correlatas.

Art. 11. Compete ao Vice-Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL, alm das atribuies dispostas no Estatuto da Universidade Federal de Alagoas e demais regimentos: I - substituir o Coordenador em suas ausncias e impedimentos; II - colaborar com o coordenador para o envio dos dados solicitados para avaliao do PROFMAT em nvel nacional; III - responsabilizar-se, juntamente com o Coordenador do Colegiado, pelo Cadastro Discente da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES); IV - responsabilizar-se, juntamente com o Coordenador do Colegiado, pela superviso e execuo do Exame Nacional de Acesso para Ingresso no PROFMAT e do Exame Nacional de Qualificao; V - coordenar as atualizaes do stio do PROFMAT/IM-UFAL; VI - desempenhar outras atribuies, homologadas pelo Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, mediante delegao do Coordenador.

Art. 12. O Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL poder se reunir mediante a solicitao de qualquer de seus membros, atravs de requerimento, acompanhado de justificativa, encaminhado ao Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL.

CAPTULO III - DO INGRESSO NO PROFMAT/IM-UFAL

Art. 13. A admisso no PROFMAT/IM-UFAL dar-se- conforme o edital do Exame Nacional de Acesso para ingresso no PROFMAT, respeitando os critrios estabelecidos no Regimento do PROFMAT e nas normas da UFAL. 1 O Exame Nacional de Acesso para ingresso no PROFMAT/IM-UFAL, referido no caput deste artigo, consiste num nico exame, realizado nas Instituies Associadas ao PROFMAT, pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo. 2 Os requisitos para inscrio, os horrios de aplicao do Exame Nacional de Acesso para ingresso no PROFMAT/IM-UFAL, o nmero de vagas, e os critrios de correo so definidos por edital do Conselho Gestor do PROFMAT. 3 Os locais e as datas da realizao e a aplicao do Exame Nacional de Acesso para ingresso no PROFMAT/IM-UFAL so publicados no Quadro de Aviso do IM e na pgina

www.http://www.im.ufal.br/posgraduacao/profmat/

Art. 14. O nmero de vagas ofertadas pelo PROFMAT/IM-UFAL definido pelo Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL e homologado pelo Conselho Gestor do PROFMAT.

Art. 15. Antes do incio de cada perodo letivo, ser divulgado, pela Coordenao do PROFMAT/IM-UFAL, no Quadro de Aviso do IM e na pgina eletrnica do PROFMAT/IMUFAL, um Calendrio Acadmico, no qual constaro o incio e o final do perodo letivo, os prazos para matrcula prvia no Programa, o prazo para matrcula e para o trancamento em disciplinas.

Art. 16. A matrcula dos candidatos aprovados no PROFMAT/IM-UFAL obedecer ordem de classificao no Exame Nacional de Acesso, publicada pelo PROFMAT, levando em considerao a oferta de vagas. 1 A distribuio, quando houver, de bolsas de estudos aos discentes matriculados respeitar a ordem de classificao no Exame Nacional de Acesso, publicada pelo PROFMAT, em consonncia com os requisitos determinados pelas agncias de fomento.

2 O resultado do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT/IM-UFAL ser vlido somente para admisso no perodo letivo determinado pelo edital do PROFMAT.

Art. 17. O candidato selecionado para ingresso no PROFMAT/IM-UFAL deve efetuar sua matrcula prvia de discente da UFAL na Secretaria da UAB do IM, dentro dos prazos fixados no Calendrio Acadmico referido no Art. 16 do presente Regimento, recebendo um nmero de inscrio que o vincula como discente regular de Ps-Graduao da Universidade Federal de Alagoas. Pargrafo nico. A no efetivao da matrcula prvia no prazo fixado implica na desistncia do candidato, que perde todos os direitos adquiridos no Exame Nacional de Acesso.

Art. 18. Para a efetivao da matrcula prvia de discente da UFAL, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: I - formulrio de inscrio (modelo prprio), devidamente preenchido; II - declarao do Diretor da Escola na qual trabalha, com firma reconhecida e com data anterior mxima de 30 dias, de que se encontra no exerccio da docncia de Matemtica no ensino bsico; III - cpia do ltimo contracheque relativo ao seu vnculo com a Escola referida no item II; IV - 02 (duas) fotografias 3x4 cm recentes; V - cpia autenticada de diploma ou certido de concluso do Curso de Graduao; VI - cpia autenticada da Carteira de Identidade; VII - cpia autenticada do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); VIII - prova de estar quite com suas obrigaes militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro. Pargrafo nico. A matrcula prvia de discente da UFAL considerada efetivada apenas aps a conferncia da documentao apresentada pelo candidato e da assinatura do Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL no formulrio de inscrio devidamente preenchido.

Art. 19. A critrio do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, e em consonncia com as normas da UFAL, podem inscrever-se no mestrado alunos especiais.

Art. 20. So admitidas transferncias de discentes provenientes de Instituies Associadas do PROFMAT, segundo as normas especficas vigentes na UFAL, a critrio do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, aps anlise de existncia de vaga, aproveitamento de disciplinas e disponibilidade de orientao.
6

CAPTULO IV - DA ESTRUTURA ACADMICA

Seo I - DO CORPO DOCENTE

Art. 21. O docente doutor pertencente ao Instituto de Matemtica e integrante permanente da carreira de magistrio da UFAL poder solicitar o seu ingresso ao PROFMAT/IM-UFAL, por meio de comunicao escrita ao Coordenador, o qual a submeter apreciao do Conselho de PsGraduao do PROFMAT/IM-UFAL e, em caso de aprovao, ser enviado para anlise e parecer do Conselho Gestor do PROFMAT. Pargrafo nico. Excepcionalmente, poder integrar o corpo docente do PROFMAT/IM-UFAL docentes com grau de mestre, com formao acadmica e experincia em ensino de Matemtica adequadas aos objetivos pedaggicos do PROFMAT.

Artigo 22. A produo acadmico-cientfica e o desempenho acadmico dos docentes do PROFMAT/IM-UFAL sero anualmente analisados por uma Comisso Acadmica, designada pelo Conselho de Ps-Graduao do PROFMAT/IM-UFAL, que elaborar um Relatrio AcadmicoCientfico. 1o O Relatrio Acadmico-Cientfico ser submetido e apreciado pelo Conselho de PsGraduao PROFMAT/IM-UFAL. 2o Aps a apreciao do Relatrio Acadmico-Cientfico pelo Conselho de Ps-Graduao PROFMAT/IM-UFAL, os docentes do PROFMAT/IM-UFAL que no cumpriram adequadamente suas atribuies podero ser desvinculados do Corpo Docente do PROFMAT/IM-UFAL, sendo assegurado aos mesmos o direito de solicitar seu reingresso no momento em que acharem conveniente. 3o O Conselho Gestor do PROFMAT, em carter excepcional, poder solicitar o descredenciamento do docente do PROFMAT/IM-UFAL. Seo II DA MATRCULA E DAS DISCIPLINAS

Art. 23. No prazo fixado no Calendrio Acadmico, o discente deve fazer sua matrcula em disciplinas, em formulrio com modelo apropriado. Pargrafo nico. A matrcula em disciplinas considerada efetivada aps a assinatura do Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL no formulrio entregue pelo discente.

Art. 24. As atividades anuais do PROFMAT/IM-UFAL so divididas em trs perodos letivos: I - Primeiro Perodo (denominado Vero): janeiro a fevereiro; II - Segundo Perodo: maro a julho; III - Terceiro Perodo: agosto a dezembro.

Art. 25. O PROFMAT/IM-UFAL prev no mnimo 1.320 (um mil e trezentos e vinte) horas de atividades didticas semipresenciais, correspondentes a 88 (oitenta e oito) crditos, entre disciplinas obrigatrias e disciplinas eletivas. 1 Cada disciplina lecionada nos perodos letivos regulares consiste de 3 (trs) ou 4 (quatro) horas semanais, no sistema presencial, e de 5 (cinco) ou 4 (quatro) horas, respectivamente, semanais de dedicao a distncia, a critrio do Colegiado. 2 Cada disciplina lecionada nos perodos de Vero consiste de 15 (quinze) horas semanais no sistema presencial e de 15 (quinze) horas semanais de dedicao a distncia, exceto a disciplina Trabalho de Concluso de Curso, que corresponde a 30 (trinta) horas semanais, no sistema presencial; 3 O docente de cada disciplina responsvel por manter a regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, interagindo e atendendo s solicitaes do discente no prazo mximo de 24 (vinte e quatro) horas.

Art. 26. O trancamento de matrcula em todo o conjunto de disciplinas corresponde interrupo de estudos, que pode ser concedida, por solicitao do discente, a critrio do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, ouvido previamente o Orientador. 1 O prazo mximo de interrupo de estudos de que trata o caput deste artigo de 01 (um) perodo letivo, que no ser computado no tempo de integralizao do curso. 2 A solicitao de interrupo de estudos deve ser encaminhada dentro do perodo divulgado pela secretaria do PROFMAT/IM-UFAL, de acordo com o Calendrio Acadmico. 3 A interrupo de estudos de que trata o caput deste artigo, para o discente com bolsa de estudo, implica em perda da mesma. 4 O trancamento de matrcula deve ser obrigatoriamente mencionado no Histrico Escolar do discente.

Art. 27. admitido o cancelamento de matrcula em qualquer tempo por solicitao do discente, correspondendo sua desvinculao do Programa.

Art. 28. As disciplinas integrantes da estrutura do PROFMAT/IM-UFAL com suas caracterizaes, e respectivos cdigos e crditos constam no Regimento do PROFMAT. Seo III DA AVALIAO DO CORPO DISCENTE

Art. 29. O processo especfico de avaliao fica a critrio do docente encarregado pela disciplina, respeitadas as normas gerais da UFAL e do PROFMAT. O aproveitamento em cada disciplina ser avaliado em nveis, de acordo com os seguintes conceitos: I - Conceito A+: nota no intervalo [9,5 , 10,0], com direito a crdito; II - Conceito A: nota no intervalo (9,0 , 9,5), com direito a crdito; III - Conceito A-: nota 9,0, com direito a crdito; IV - Conceito B+: nota no intervalo [8,5 , 9,0) , com direito a crdito; V - Conceito B: nota no intervalo (8,0 , 8,5), com direito a crdito; VI - Conceito B-: nota 8,0, com direito a crdito; VII - Conceito C+: nota no intervalo [7,5 , 8,0), com direito a crdito; VIII - Conceito C: nota no intervalo (7,0 , 7,5), com direito a crdito; IX - Conceito C-: nota 7,0, com direito a crdito; X - Conceito D: nota no intervalo [0,0 , 7,0), sem direito a crdito. 1o A critrio do Colegiado do Programa, e apenas em situaes excepcionais e amplamente justificadas, pode ser utilizado ainda o grau I (incompleto) para indicar que o discente completar o trabalho da disciplina em poca posterior, que no poder exceder o fim do perodo letivo seguinte. 2o O discente que for avaliado com conceito D em duas disciplinas ser desligado do PROFMAT/IM-UFAL.

Artigo 30. O tempo para concluso do mestrado de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogveis no mximo por mais 12 (doze meses), a critrio do Colegiado. 1 O tempo de integralizao ser computado a partir da data do incio do primeiro perodo letivo no qual o discente foi matriculado, pela primeira vez, no PROFMAT/IM-UFAL. 2 No caso de discentes admitidos por transferncia, ser considerada como data de incio do PROFMAT/IM-UFAL a data de ingresso no primeiro Programa ou no Programa de origem, excludo o tempo de interrupo de estudos.

Art. 31. permitido o trancamento de matrcula em uma ou mais disciplinas, desde que ainda no se tenha realizado 30% (trinta por cento) do contedo programtico previsto para a disciplina, salvo casos especiais, a critrio do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL. 1 O pedido de trancamento de matrcula em uma ou mais disciplinas deve constar de requerimento do discente ao Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL, devidamente justificado. 2 vedado o trancamento da mesma disciplina mais de 01 (uma) vez, salvo em casos excepcionais, a critrio do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL. 3 No permitido o trancamento de matrcula prvia, salvo nos casos previstos em legislao especfica.

Art. 32. Em cada disciplina, exceto a disciplina Trabalho de Concluso de Curso, a avaliao do rendimento acadmico de responsabilidade do respectivo docente, por meio de exames, seminrios e trabalhos acadmicos em geral. 1 A frequncia do discente nas atividades de cada disciplina um dos critrios de valorizao de rendimento, sendo reprovado o discente que no atingir 75% (setenta e cinco por cento) de presena nas atividades presenciais da disciplina. 2 Constaro no Histrico Escolar do discente, os conceitos obtidos em todas as disciplinas cursadas.

Art. 33. Cada docente que estiver ministrando disciplina deve entregar na Secretaria do PROFMAT/IM-UFAL, em at cinco dias aps o trmino do perodo letivo, os conceitos finais de todos os discentes matriculados na disciplina.

Art. 34. A comprovao da capacidade de leitura e compreenso em uma lngua estrangeira basearse- em certificado de aprovao expedido pela Unidade Acadmica responsvel pelo ensino da respectiva lngua na Universidade Federal de Alagoas ou expedido por uma Comisso Especial, designada pelo Colegiado local do PROFMAT/IM-UFAL para esse fim especfico. 1 O exame de proficincia em lngua estrangeira deve ocorrer no prazo mximo de 12 meses, contados a partir do ingresso do discente no PROFMAT/IM-UFAL. 2 A lngua estrangeira escolhida para o exame de suficincia pode ser o ingls, o francs ou o espanhol. 3 O exame tratado no caput deste artigo realizado em cada perodo letivo, obedecendo ao Calendrio Acadmico elaborado pelo PROFMAT/IM-UFAL.

10

4 O discente reprovado no exame de que trata o caput deste artigo dever repeti-lo no perodo letivo subsequente. 5 O resultado desse exame constar no Histrico Escolar do discente, juntamente com o perodo de realizao, a lngua escolhida e a data de homologao pelo Colegiado do PROFMAT/IMUFAL.

Art. 35. A critrio do Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, disciplinas cursadas no prprio Programa ou em Instituies Associadas do PROFMAT, na condio de discente regularmente matriculado ou como aluno especial, podem ser aproveitadas na forma estabelecida pelo Regulamento Geral dos Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu da UFAL, at o mximo de quatro disciplinas. 1 No admitido o aproveitamento da disciplina Trabalho de Concluso de Curso. 2 Podem ser aproveitados crditos apenas em disciplinas em que o discente tenha obtido conceito igual ou superior a C-. 3 O aproveitamento de estudos tratado no caput deste artigo somente pode ser concedido quando as disciplinas solicitadas pelo discente tiverem sido concludas, no mximo, h um ano. 4 Devem, obrigatoriamente, ser registrados no Histrico Escolar do discente o nome abreviado ou as siglas do Programa e da Instituio, se for o caso, nos quais o discente cursou a(s) disciplina(s) objeto de aproveitamento e a data de homologao pelo Colegiado do PROFMAT/IMUFAL.

Art. 36. considerado desligado do Programa, o discente que se enquadrar em um dos casos previstos no Regimento Geral dos Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu da UFAL, listados a seguir: I for reprovado duas vezes em disciplinas, durante a integralizao do curso; IV no for aprovado no Exame Nacional de Qualificao; V no obtiver aprovao no exame de proficincia em lngua estrangeira de acordo com o Art. 34 deste regulamento; VI no houver integralizado seu currculo dentro do tempo mximo definido no Art. 7 deste Regimento; VII obtiver o conceito Reprovado na defesa do Trabalho de Concluso de Curso.

11

Art. 37. Ser considerado em situao de abandono do PROFMAT/IM-UFAL, o discente que em qualquer perodo letivo no efetuar sua matrcula em disciplina(s) de acordo com os procedimentos definidos no Art. 22 deste Regimento. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo no se aplica ao discente que estiver com os estudos interrompidos, na forma do Art. 26 deste Regimento.

Seo IV - DO EXAME NACIONAL DE QUALIFICAO

Art. 38. O Exame Nacional de Qualificao consiste em um nico exame, realizado duas vezes por ano, simultaneamente em todos os locais designados pelas Instituies Associadas do PROFMAT, versando sobre o contedo das disciplinas bsicas MA11, MA12, MA13 e MA14 listadas no Regimento do PROFMAT. 1 A elaborao e correo do Exame Nacional de Qualificao so de responsabilidade da Comisso Acadmica Nacional do PROFMAT e a sua aplicao responsabilidade da Coordenao do PROFMAT/IM-UFAL. 2 As normas de realizao do Exame Nacional de Qualificao, os critrios de elaborao, execuo e correo, os requisitos para inscrio, os horrios do exame e os critrios de aprovao so definidos por edital do Conselho Gestor do PROFMAT. 3 A cada exame de qualificao atribudo um nico grau: Aprovado ou Reprovado.

Art. 39. Aps ter sido aprovado nas disciplinas bsicas, MA11, MA12, MA13 e MA14, e dentro do perodo de integralizao do curso definido no Art. 30 deste Regimento, cada discente do PROFMAT/IM-UFAL deve realizar o Exame Nacional de Qualificao. 1 O discente reprovado no exame de que trata o caput deste artigo dever repeti-lo, no mximo uma vez, no perodo letivo subsequente. 2 Em casos excepcionais e com ampla justificativa, a Coordenao Acadmica Nacional do PROFMAT poder permitir a participao do discente em um terceiro Exame Nacional de Qualificao.

Seo V - DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Art. 40. Cada discente ter, dentre os membros do corpo docente, um orientador designado pela Coordenao do PROFMAT-IM/UFAL e aprovado pelo Colegiado, com as seguintes obrigaes: I - elaborar juntamente com o orientando o seu programa de estudo;
12

II - opinar sobre a matrcula do orientando e trancamento da mesma; III - aconselhar o orientando quanto escolha do tema do Trabalho de Concluso do Curso; IV - orientar o Trabalho de Concluso do Curso do orientando em todas as fases de elaborao; VI - propor ao Coordenador do PROFMAT-IM/UFAL a data da defesa do Trabalho de Concluso de Curso sob sua orientao; VI - sugerir ao Colegiado os nomes dos docentes para integrar a Banca Examinadora; VII - presidir a Banca Examinadora; VIII - pronunciar-se em todos os processos administrativos relativos ao discente. 1. A designao do orientador dever ser efetuada antes da matrcula em disciplinas do quarto perodo letivo do discente. 2. Visando a complementar a orientao do discente em reas especficas, poder existir a figura de coorientador do Trabalho de Concluso de Curso. 3. No caso de o orientador ficar impedido de cumprir suas atividades, o Colegiado poder fazer a indicao de outro orientador.

Art. 41. O Trabalho de Concluso de Curso corresponde a 16 (dezesseis) crditos e carga horria presencial de seis horas por dia, durante quatro semanas, alm das atividades a distncia. 1o Os orientadores dos Trabalhos de Concluso de Curso sero os docentes da respectiva disciplina. 2o A carga horria presencial deve ser distribuda entre seminrios, discusso em grupos de pesquisa, consulta bibliogrfica ou uso de recursos computacionais, conforme programao estabelecida pelo orientador. 3o A aprovao do Trabalho de Concluso dar-se- pela aprovao nesta disciplina.

Art. 42. Os Trabalhos de Concluso de Curso devem versar sobre temas especficos pertinentes ao currculo de Matemtica do Ensino Bsico e que tenham impacto na prtica didtica em sala de aula. 1o A defesa do Trabalho de Concluso ser apresentada na forma de uma aula expositiva sobre o tema do projeto. 2o O texto escrito completo do Trabalho de Concluso de Curso deve ser diferenciado para cada discente. 3o Todos os discentes devem participar da defesa do Trabalho de Concluso na forma de apresentao ou arguio.

13

Art. 43. A composio das bancas examinadoras dos trabalhos de concluso de curso definida pelo Colegiado do PROFMAT/IM-UFAL, ouvido o orientador e respeitadas as normas do PROFMAT e da UFAL. 1 A Banca Examinadora ser composta por trs docentes, assegurada a presena de pelo menos um docente externo Universidade Federal de Alagoas. 2 Devero ser indicados necessariamente dois suplentes para a Banca Examinadora, sendo um deles no pertencente ao corpo docente da Universidade Federal de Alagoas. 3. O orientador deve propor ao Coordenador do PROFMAT/IM-UFAL a data da defesa do Trabalho de Concluso de Curso sob sua orientao com antecedncia de 30 (trinta) dias da data proposta. 4. O Trabalho de Concluso de Curso ser encaminhado Coordenao do PROFMATIM/UFAL pelo orientador, em nmero de trs cpias, concomitantemente solicitao da data da defesa.

Art. 44. As datas e os locais de apresentao dos Trabalhos de Concluso de Curso, bem como a composio das bancas examinadoras, sero amplamente divulgados com antecedncia mnima de vinte dias da data da defesa.

Art. 45. O discente ter o tempo mnimo de trinta minutos e mximo de cinquenta minutos para a apresentao de seu Trabalho de Concluso de Curso, aps o qual se seguir a arguio por parte da Banca Examinadora. 1. Concluda a arguio, os membros da Banca Examinadora deliberaro em sesso confidencial sobre o conceito a ser atribudo ao discente. 2 Em caso de aprovao, o discente dever apresentar ao Colegiado, em um prazo mximo de 20 (vinte) dias, seis cpias do Trabalho de Concluso de Curso, aps aval de seu orientador, com as devidas alteraes recomendadas pela Banca Examinadora, quando for o caso. 3 Os Trabalhos de Concluso de Curso sero obrigatoriamente publicados na pgina da internet do PROFMAT/IM-UFAL. 4 O texto do Trabalho de Concluso de Curso obedecer ao modelo disponibilizado na pgina do PROFMAT/IM-UFAL, contendo obrigatoriamente a ficha catalogrfica fornecida pelo Sistema de Bibliotecas da UFAL. 5 A no aprovao do Trabalho de Concluso de Curso, bem como a no entrega do mesmo no prazo estipulado, importar no desligamento do discente do PROFMAT/IM-UFAL.

14

CAPTULO V - DA OBTENO DE GRAU E DA EMISSO DO DIPLOMA

Art. 46. Os requisitos para a concesso do grau de Mestre em Matemtica so: I - ter obtido, no mnimo, 88 (oitenta e oito) crditos em disciplinas do PROFMAT, incluindo o Trabalho de Concluso de Curso; II - ter sido aprovado no Exame de Qualificao; III - ter sido aprovado no Exame de Proficincia em lngua estrangeira; IV - ter sido aprovado no Trabalho de Concluso de Curso por uma Banca Examinadora devidamente constituda; V - no ter pendncias com a Biblioteca do Instituto de Matemtica ou com a Biblioteca Central da UFAL; VI - ter cumprido todas as exigncias do PROFMAT e da UFAL.

Art. 47. A Universidade Federal de Alagoas, atravs do Departamento de Registro e Controle Acadmico (DRCA), emitir os diplomas e histricos escolares dos discentes do PROFMAT/IMUFAL, satisfeitas as exigncias das normas do PROFMAT e da UFAL.

CAPTULO VI - DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS

Art. 48. Os casos omissos neste Regimento sero decididos, em primeira instncia, pelo Conselho de Ps-Graduao do PROFMAT/IM-UFAL, cabendo recurso ao Conselho do Instituto de Matemtica da UFAL.

Art. 49. Este Regimento entra em vigor na data da sua homologao pelo Conselho do Instituto de Matemtica da UFAL.

Macei, 22 de maio de 2012.

15

You might also like