You are on page 1of 4

01/10/12

Bioma Cerrado - Noes bsicas (1/2)

11 diferentes TIPOS DE VEGETAO compem o CERRADO (divididos em formaes florestais, em formaes savanicas e em formaes campestres).

- O CERRADO Formao das savanas. Apresenta quatro grandes subtipos : o cerrado denso, o cerrado tpico, o cerrado rido (pouco de espcies), o cerrado rupestre. Em geral, a vegetao se mostra com arbustos de baixa altura, com uma forma torta, geralmente vezes inclinados. As plantas herbceas, as gramneas e os pequenos arbustos, geralmente espalhados, so um refugio pela fauna composta com muitos pequenos animais. Os troncos possuem uma casca grossa e as gemas apicais protegidas por densa pilosidade. As folhas so duras, coriceas o que sugere adaptaes falta de gua. Alm disso, a gua no falta (perodo das chuvas fortes e presena de lenol fretico numa boa parte do cerrado), mas a dificuldade pela regio (cerrado) ficou na constituio do solo. Podemos achar latossolos com estrutura fina, vermelho-escuro, vermelho-amarelado ou roxo, cidos, isso bem menos que nas partes dos solos onde a vegetao esta rasteira. Muitas vezes, a carncia em alguns micro elementos que da problema pelo cerrado quanto a sua capacidade a se regenerar depois os numerosos fogos de origem variada. Nessas formaes, a cobertura arborescente no ultrapassa 5 at 20% do conjunto. Em funo da cobertura arbrea, a denominao diferente : - com uma cobertura de 5 at 20%, se fala de cerrado ralo, - com uma cobertura de 20 at 50%, se fala de cerrado tpico, - com uma cobertura de 50 at 70%, se fala de cerrado denso.

- O CAMPO SUJO A noo de savana (formaes de terrenos sem muito vegetao) perfeita para descrever a presena de arbustos pequenos dispersos ao meio das gramneas e das plantas herbceas. Alguns especialistas podem diferenciar nesse tipo de vegetao do cerrado duas categorias diferentes: * o terreno espalhado como descrito em cima pode se achar num tipo de solo com um lenol fretico profundo, e desse jeito, a vegetao ser mais seca - campo sujo seco. * o mesmo terreno com um lenol fretico mais perto da superfcie, e nesse caso, a vegetao ser mais adaptada com a umidade - campo sujo mido. * e uma parte desse terreno com micro relevos mais elevados - campo sujo com murundus. As variaes de tipo de solo, de grau de umidade, de profundidade e fertilidade dos solos e tambm o relevo (encostas, chapadas, ...) podem ter consequncias importantes sobre a organizao e os tipos de vegetais. Este tipo de cerrado se encontra em lugares com afloraes de rochas, ou com rochas mesmas, e so tambm solos pobres em nutrientes pelas plantas. Nos achamos plantas como o sombreiro, a canela-de-ema, ou a curiola

- O CAMPO LIMPO Essa parte do cerrado principalmente ocupada pelas gramneas e plantas herbceas, a presena de arbustos e subarbustos insignificante. Esse aspeito de baixa altura das plantas permite uma melhora visibilidade sobre a fauna. O desenvolvimento de algumas espcies no pode se fazer de boa maneira por causa da pobreza do solo em nutrientes orgnicos e de sua acidez. Pode ser descrito trs tipos de campo limpo: - o campo limpo seco, - o campo limpo mido e as partes alagadas regularmente so chamadas vrzeas ou brejos, - e algumas vezes, pode ser encontrado micro relevos mais elevados chamados campo limpo com murundus. As variaes de tipo de solo, de grau de umidade, de profundidade e fertilidade dos solos e tambm o relevo ( encostas, chapadas, ...) podem ter consequncias importantes sobre a organizao e os tipos de vegetais. Esses tipo de vegetao conhece frequentemente incndios (com origem natural ou humana), e isso ficou uma ameaa pelo crescimento das flores e arbustos sabendo a dificuldade pelo sistema das razes de captar gua do lenol fretico. Todavia, as espcies que crescem tem uma capacidade de germinao muito grande nas primeiras chuvas. Esse tipo de cerrado se encontra muitas vezes nas chapadas (por exemplo A Chapada dos Veadeiros do Estado de GOIS), que seja perto de uma fonte de gua ou nas encostas de uma serra.

www.cerrado-flores.org/Complements/vegetacoes.php?lang=pt&rb=id0

1/4

01/10/12

Bioma Cerrado - Noes bsicas (1/2)

- O CAMPO RUPESTRE - (ambientes rochosos)


Essa denominao no faz a unanimidade porque ela pode parecer similar s duas denominaes anteriores j apresentadas. Ela tem sua caracterstica com seu posicionamento em altitude, em cima de 900m e pela exposio aos ventos bastante frequentes, assim que das temperaturas elevadas durante o dia e frescas a noite. Se encontra um predomnio de plantas herbceas e pequenos arbustos pouco desenvolvidos (2 a 3 m de altura), e tambm, a mais nos subimos em altitude, a mais vamos encontrar espcies nativas como orqudeas, gramneas e plantas carnvoras.

Essas plantas (bromlias, orqudeas, ...) que podem se adaptar a vrios tipos de solos (rochas, encostas rochosas, solos com pouca terra, ...) so chamadas plantas dficas. Essas plantas carnivores gostam dos solos pobres, e capturam insectos para tirar deles elementos constituinte de suas protenas. De um outro lado, esse tipo de terreno mostrou sua diferena na presena de rvores, no de arbustos.

- O PARQUE DO CERRADO uma formao de pequenas elevaes no terreno onde rvores se desenvolvem de forma agrupada. Algumas podem ser imperceptveis, outras ao contrrio como os murundus ou monches. A altura deles pode atingir 3 at 6 metros. O nmero dessas pequenas formaes de savana a mias elevadas pode ser importante. Quando sua origem, os pontos de vista divergem, alm de ver muitos pensar que essas elevaes poderiam ser o resultado da ao dos cupins, ao longo de vrios e vrios anos. A flore que se encontra nessa regio igual aquela do cerrado em geral.

- A M ATA SECA So formaes florestais no bioma do cerrado que no possuem associao com cursos de gua. Este tipo de vegetao ocupa principalmente os relevos poucos inclinados que dominam as vales mais ricas em substncias nutritivas pelas plantas. A Mata Seca depende da composio qumica e fsica dos solos, e tambm da profundidade deles. O desenvolvimento das plantas vai, desse jeito, ficar muito variado. Desse jeito, trs subdivises aparecem : a mata seca sempre verde, a mata seca semidecdua, a mata seca decdua. Para qualquer dessa, claro que a queda das folhas vai contribuir para o aumento da matria orgnica no solo. O tipos de solos so variados, solos desenvolvidos em rochas bsicas de alta fertilidade, em latossolos roxos e vermelhos de mdia fertilidade e sobre os solos de origem calcria.

- O CERRADO A cobertura das rvores mais ou menos densa, a altura fica entre 8 metros at 15 metros. A luminosidade ao solo no alta, mas suficiente para permitir o crescimento das outras plantas arbustivas ou herbceas, claro que bem menos significativo que no resto do cerrado. A formao de hmus se desenvolve com a decomposio das folhas e das mateiras orgnicas iniciada principalmente sob a ao dos microrganismos e fungos que podem se achar em grande quantidade. Isso no pode que melhorar os solos do cerrado que, para uma grande parte, so solos profundos, com boa drenagem, de baixa a media fertilidade e ligeiramente cidos.

- A M ATA CILIAR composta de vegetao alta, densa (20 at 25 metros de altura) que vai acompanhar os rios de meio e de grande porte, e que vai perder suas folhas durante a seca. uma mata relativamente estreita (mais de 100 m de largura) em funo do leito do rio. Nesse posicionamento perto do rio da uma vegetao mais densa, mais alta, onde pode se encontrar as espcies seguintes: * peroba ou com nome botnico Aspidosperma polyneuron e os vrios nomes comuns atribudos em funo das regies: amargoso, guatambu-amarelo, ibir-r-m, marela, paroba-amargosa, pau-caboclo, peroba, peroba-au, peroba-amarela, peroba-amargosa, peroba-branca, perobaosso, peroba-rosa, peroba-comum, peroba-de-so-paulo, peroba-do-rio, peroba-mirim, peroba-mida, peroba-paulista, peroba-rajada, peroba-verdadeira, perobavermelha, perobeira, perobinha, perova e sobro. * aroeira ou com nome botnico Schinus terebinthifolius fazendo parte da famlia das Anacardiaceae e com os vrios nomes comums atribudos em funo das regies: aroeira-mansa, aroeira-brasileira, aroeira-vermelha, cabu, cambu, fruto-de-sabi, aguaraba, aroeira-da-praia, aroeirado-brejo, aroeira-pimenteira, blsamo, corneba, aroeira-do-paran. * ing da famlia das Fabaceae, sob famlia Mimosoideae com as espcies as mais conhecidas. Inga edulis com nome comum ing cip, Inga vera, inga cinnamomea com nome comum ing a, inga edulis, inga quadrangularis com nome comum ing peua, quatro das treizentos espcies conhecidas desse gnero que vo se diferenciar pelo porte das folhas ou pela forma das frutas. * ip da famlia das Bignoniaceae, sob famlia Magnoliopsida ... As vrias variedades de ip recebem respetivamente o nome junto com a cor de suas flores ou do seu tronco. Aquelas que se distinguem mais so em geral as Bignoniaceae que so partilhadas atravs de 120 gneros e mais ou menos 800 espcies. ip-amarelo ou ip comum (tecoma longiflora) pode atingir 25 m de altura (encontrada nos Estados de MINAS GERAIS, de Rio de Janeiro, de SO PAULO, de MATO

www.cerrado-flores.org/Complements/vegetacoes.php?lang=pt&rb=id0

2/4

01/10/12

Bioma Cerrado - Noes bsicas (1/2)

GROSSO e de GOIS, ip-branco ou ip-mandioca (tecoma Alba) se encontra nos Estados de MINAS GERAIS, de RIO DE JANEIRO e de PARAN, ip-tabaco (tecoma insignis) a rvore a mais pequena de todas, porm possuindo uma folhagem importante, ip-contra-a-sarna (tecoma impetiginosa), ip-roxo ou ip-rosa (tecoma heptaphylla) se encontra desde o Estado de PIAU at o de MINAS GERAIS, de SO PAULO e de GOIS, ip-do-brejo (tecoma umbellata) o mais comum nos solos encharcados, perto das nacentes e dos rios de MINAS GERAIS e de SO PAULO.

- A M ATA DE GALERIA Aqui se trata da vegetao florestal que acompanha os rios de pequeno porte e corregos dos planaltos do Brasil Central formando corregores fechados (galerias) sobre o curso da gua ou nos fundos dos vales ou nas cabeceiras de drenagem onde os cursos de gua no escavaram um canal definido (Ratter et al., 1973; Ribeiro et al., 1983). Esse tipo de mata composta das rvores que possuem um sistema foliar que no vai cair durante o perodo da seca. Essas rvores podem atingir uma altura de 20 at 30 metros, apresentando uma superposio de copas onde pode se encontrar uma grande variedade de espcies epfitas (orqudeas principalmente). Esses lugares podem ser separados em subtipos que so a Mata de Galeria no-inundvel e a inundvel , so muito midos e o solo ficou recoberto por uma cama de folhas e hmus resultante da decomposio realizada principalmente por microrganismos e fungos. Podemos encontrar nessa Mata as rvores seguintes: * o copaba tendo o nome botnico Copaifera officialis pertence a famlia Caesalpinaceae Se encontra nos Estados de MINAS GERAIS, de GOIS, de MATO GROSSO DO SUL, de SO PAULO e de PARAN. Ele pode atingir a altura de 35 metros, mas mais fcil de a achar com uma altura de 10 at 15 metros. Os nomes vernculos dessa rvore so: pau-de-leo, pau-d'alho, rvore milagrosa, mari-mari, copaba roxa, copaba vermelha, blsamo. * o pindaba tem o nome botnico Duguetia lanceolata St. Hil e pertence a famlia Annonaceae. Essa rvore pode ter uma altura de 9 metros at 20 metros e se encontra nos Estados de MINAS GERAIS, de RIO DE JANEIRO, de SO PAULO, de PARAN, de SANTA CATARINA e de RIO GRANDE DO SUL. Seus nomes vernculos so: pindava, pindavuna, corticeira, perovana, pinda-ubuna, pindabuna, berib, pinho. * o marinheiro tem o nome botnico Licania kunthiana e pertence a famlia Chrysobalanaceae. Sua altura pode atingir mais ou menos de 7 at 11 metros. Seus nomes vernculos so: Marinheiro, Oiti da mata. Algumas espcies podem ser encontradas nos dois subtipos de Mata de Galeria.

- A VEREDA Esses espaos so muitas vezes espalhados de plantas herbceas e gramneas dentro daquelas crescem as palmeiras buriti. O nome botnico dessa espcie Mauritia flexuosa L. f.. Elas gostam dos terrenos midos, lugares onde tem nacentes e corregos. Na lngua indgena, a palavra Buriti significa rvore da vida porque eles conseguem a fazer tudo o que necessrio para a sobrevivncia, a casa, os objetos e a alimentao com todas partes da rvore. uma rvore da famlia de Arecceas e os nomes vernaculares so: miriti (PAR), moriti, muriti, boriti, coqueiro-buriti, carand-guau, caranda-guau, palmeira-dos-brejos. Essas caractersticas todas oferecem uma altura de 15 at 20 metros e se encontra na Amaznia, no Nordeste, no Centro Oeste e no centro do Brasil, achando suas limites austrais fronteira do Estado de SO PAULO. Essa rvore bem repartido no pas, formando agrupamentos naturais homogneos tan amplos que podem ser visto nas imagens dos satlitos, as ilhas do esturio do Bas Tocantins no Estado de PAR ou nos pntanos no Estado de BAHIA (Grande Serto Veredas). Pode se dividir em trs partes com um solo e uma vegetao diferentes, a bordeira seca, a parte meia (medianamente mida) e o fundo onde os solos so saturados de gua que onde crescem os buritis, muitos arbustos e arvoretas. Essa vegetao sempre bordada de espaos do tipo Campo Limpo que so o refgio dos numerosos pssaros e de uma fauna aqutica. No vale a peina de dizer que esse espao tem um papel muito importante no equilbrio desses ecossistemas.

- A PALMEIRAL Em bordeira do cerrado aparece essa vegetao constituda de quatros subtipos apresentados cada um por uma espcie nica dominante que podem ser: * o macaba que tem o nome botnico Acrocomia sclerocarpa M. e pertence a famlia de Arecceas. Um dos subtipos da Palmeiral o Macauba. Os nomes vernaculares so: macava, macaba, macauveira, coco-de-espinho ou coco-baboso, macaba Essa espcie de palmeira nativa do Brasil e se encontra desde o Estado de PAR at o de SO PAULO, de MATO GROSSO DO SUL e de RIO Sua presena indica solos fertils. Sua altura pode atingir 15 metros e suas frutas so comestveis: a gente tirou da fruta uma olho fina similar a olho da azetone. Ao meio do tronco, a gente faz uma fcula nutritva e usa as fibras das folhas para elaborar os redes ou as linhas pela pesca. A madeira esta usada em construo rural. * o guariroba tem o nome botnico Syagrus oleracea (Mart.) Becc. e pertence a famlia de Arecaceae. o segundo subtipo da Palmeiral e se chama Guerobal. Os nomes vernaculares so: guariroba, gueiroba, gariroba, palmito-amargoso, catol, coco-babo, pati-amargoso, coco-amargoso Sua repartio geogrfica se faz ao nivl dos Estados de BAHIA at o de PARAN, inclusive tambm aqueles de MATO GROSSO TOCANTINS e de MINAS GERAIS. Sua altura pode ser entre 5 at 20 metros.

DE

JANEIRO.

DO

SUL, de GOIS, de MATO GROSSO, de

* o babau tem a denominao botnica Orbignya speciosa (Mart.) Barb. Rodr e deu seu nome a um outro subtipo da Palmeiral chamado Babaual. o terceiro subtipo da Palmeiral e se chama Babaual. Os nomes vernaculares so: baguau, coco-de-macaco et dans le dialecte tupi: uauau. uma rvore da famlia de Arecceas O babau um a das mais importante representante das palmeiras brasileiras. * o buritti tem como nome batnico Mauritia flexuosa L. f. faze parte da famlia das Arecceas e se encontrou nos breijos e reas alagadas.

www.cerrado-flores.org/Complements/vegetacoes.php?lang=pt&rb=id0

3/4

01/10/12

Bioma Cerrado - Noes bsicas (1/2)

Ele deu seu nome ao subtipo Butitizal da Palmeiral. Os nomes vernaculares so : miriti (PAR), moriti3 muriti, boriti, coqueiro-buriti, carand-guau, caranda-guau, palmeira-dos-brejos O buriti fonte alimentar importante para os indgenas amaznicos, e tambm so aproveitados as folhas e a madeira.

As fontes documentrias provem de: da revista Darcy (Septembro e Outubro 2009) publicada pela universidade de Braslia UnB, da publicao Cerrado Brasileiro da coleo Biomas do Brasil, do livro que referncia para os estudos sobre o cerrado Vol.1 CERRADO - Ecologia e Flora publicada pela Embrapa e os Editores Tnicos Sueli Matiko Sano, Semramis Pedrosa de Almeida e Jos Felipe Ribeiro

OS CAMPES DA DEVASTAO
R EA
D E C ER R AD O ( K M ?)

E TA T S o P aulo Mat o Gros s o do S ul P aran Dis t rit o Federal Gois Minas Gerais Mat o Gros s o B ahia Toc ant ins Maranho P iau Rondnia

R EA

D E S MA TA D A

(% )

R EA

D E S MA TA D A (% ) E N TR E 2002 - 2008

(% ) 2 5 2 1 5 6,4 6 9,6 6 1 6 2

81,137 216,015 3,742 5,805 329,595 333,710 353,837 151,348 252,799 212,092 93,424 452

83,2 75,4 70 69,8 64,5 61,6 42,7 36,5 24,8 23,6 14,7 2,9

Revista Darcy (Septembro e Outubro 2009) publicada pela universidade de Braslia UnB.

Catlogo das flores e arbustos do cerrado

V olt ar

Hoje 01/10/2012 Hora 17:38:10 Visitas 22222 Contato

www.cerrado-flores.org/Complements/vegetacoes.php?lang=pt&rb=id0

4/4

You might also like