You are on page 1of 42

CINCIAS HUMANAS

Um autor do sculo VI assim descreveu o rei tila, que, comandando os hunos, chegou s portas de Roma: Homem vindo ao mundo em um entrechoque de raas, terror de todos os pases, no sei como ele semeava tanto pavor, a no ser pela ligao que se fazia de sua pessoa com um sentimento de terror. Tinha um porte altivo e um olhar singularmente mvel, se bem que cada um de seus movimentos traduzisse o orgulho de seu poder. (...) sua pequena-estatura, seu peito largo, sua cabea grande, seus olhos minsculos, sua barba rala, sua cabeleira eriada, seu nariz muito curto, sua tez escura, eram sinais de suas origens.
(Jordanes. Getica XXXV (c. 551), citado por Jaime Pinsky (org.). O modo de produo feudal, 1982.)

Ao representar tila, que imagem dos brbaros o autor transmite?


Resoluo

A descrio de tila feita pelo cronista procura associ-lo imagem que se tinha do Demnio, caracterizando os brbaros como uma fora do Mal que tentava destruir os defensores de Roma e da religio crist entendidas como smbolos do Bem. Deve-se ainda frisar a insistncia do autor em contrastar o fentipo de tila com o padro greco-romano, apontando assim para uma pretensa incompatibilidade entre as duas populaes e suas respectivas culturas. Obs.: A formulao da questo apresenta algumas incorrees significativas, a saber: a) tila no chegou s portas de Roma, pois foi dissuadido de faz-lo em 452, aps uma entrevista com o papa Leo I s margens do Rio P (portanto, no Norte da Itlia). b) A imagem que o cronista atribui a tila no pode ser estendida aos demais brbaros que haviam invadido o Imprio Romano, pois a quase totalidade deles era constituda de povos germnicos, com um fentipo muito mais prximo do tipo greco-romano do que dos hunos (povo de etnia monglica procedente da sia Central).

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

2
O Impressionismo foi um dos movimentos artsticos mais significativos do sculo XIX. Indique uma caracterstica da pintura impressionista, presente na tela, e o motivo pelo qual se afirma que ela rompeu com a pintura realista.

(Claude Monet. Impression, soleil levant (1873). Muse Marmottan, Paris. Extrado de http://www.ibiblio.org/wm/paint/glo/impressionism) Resoluo

Caracterstica: Valorizao da luz e de seus efeitos sobre as cores (decomposio cromtica). O Impressionismo rompeu com a pintura realista na escolha dos temas (paisagens e cenas alegres, em substituio a temas sociais) e no abandono da preciso formal do desenho em benefcio da pincelada livre e das impresses por ela produzidas em relao luz e cor.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

3
Em 1922, Ele marcha sobre Roma. Ele a Itlia em movimento. A Revoluo prossegue. Depois de meio sculo de letargia, a nao cria seu prprio regime. Surge o Estado dos italianos. Seu poder manifesta-se. Suas virtudes vm tona. Seu imprio est em formao. Esse grande renascimento (...) ter o nome Dele. Em todo o mundo se inaugura um sculo italiano: o sculo de Mussolini.
(Augusto Turati (1928), citado por Donald Sassoon. Mussolini e a ascenso do fascismo, 2009.)

O perfil de Benito Mussolini foi escrito em 1928 e mostra algumas caractersticas do fascismo italiano. Identifique, a partir do documento, como esse perfil de Mussolini, traado pelo autor do texto, caracteriza a ideologia fascista e se ope aos princpios polticos democrticos.
Resoluo

Enquanto a democracia enfatiza a participao dos cidados na escolha dos governantes e nas decises de interesse coletivo, o texto transcrito evidencia princpios diametralmente opostos, ligados ideologia fascista: a figura do lder como um dirigente providencial e absoluto, identificado com a nao e criador de um novo regime poltico, revolucionrio e totalitrio. Podem-se ainda acrescentar o expansionismo (presente na aluso formao de um imprio) e o militarismo que lhe seria inerente.

4
A dcada de 1930 no Brasil normalmente associada ao varguismo. Alm da liderana de Getlio Vargas, o perodo tambm apresentou forte radicalizao poltica. Como podemos associar tal fenmeno ao panorama internacional de ento? Cite dois exemplos de agrupamentos polticos radicais atuantes no Brasil dos anos 30 e algumas de suas principais propostas.
Resoluo

A radicalizao poltica registrada no Brasil nos anos 30 constitui um reflexo da polarizao ideolgica entre esquerda (comunismo) e direita (fascismo), surgida na Europa na dcada anterior e estendida depois a pases extra-europeus. Agrupamentos polticos radicais atuantes no Brasil dos anos 30: ANL/Aliana Nacional Libertadora, frente progressista e antifascista, nucleada pelo PCB e presidida por Lus Carlos Prestes, com propostas antiimperialistas e de mudanas na estrutura socioeconmica, sintetizadas no lema Po, Terra e Liberdade; e a AIB/Ao Integralista Brasileira, de orientao fascista e anticomunista, liderada por Plnio Salgado e com propostas conservadoras, nacionalistas e totalitrias, sintetizadas no lema Deus, Ptria e Famlia.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

5
Analise o mapa anamrfico. MORTALIDADE INFANTIL (DADOS DE 2002 QUE COMPUTAM A MORTE NO PRIMEIRO ANO DE VIDA)

(www.worldmapper.org)

Explique essa representao cartogrfica e mencione dois exemplos de regies geogrficas mundiais com maiores e dois com menores taxas de mortalidade infantil.
Resoluo

Anamorfose uma tcnica cartogrfica que, pela proporo das reas (maior ou menor), demonstra as diferenas espaciais de um determinado fenmeno, causando grandes distores no formato das reas representadas. Maiores: frica Subsaariana sia de Mones (Sul e Sudeste da sia) Menores: Europa Amrica Anglo-Saxnica (EUA e Canad)

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

6
Observe a figura composta a partir de diversas imagens de satlite, que mostram o mundo noite.

A partir da figura, identifique quatro aes humanas no espao terrestre, indicando as regies afetadas.
Resoluo

Os focos de incndio ocorrem em reas de florestas e savanas tropicais, associadas ao desmatamento e ao avano de reas agropastoris. Poluio causada pela queima de gs em reas de produo de petrleo, como na Sibria, na Nigria e no Golfo Prsico. A atividade pesqueira intensa, principalmente no extremo oriente asitico (China, Japo e Coreia do Sul). Crescimento do processo de urbanizao ou predomnio de populao urbana em EUA, Europa, Japo e Coreia do Sul.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

7
O mapa espacializa a rea do Golfo do Mxico.

(Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)

Cite o evento que ocorreu em abril de 2010 e trouxe problemas ambientais sem precedentes na regio do Golfo do Mxico. Apresente trs consequncias resultantes deste fato.
Resoluo

Vazamento de petrleo, no fundo ocenico, no Golfo do Mxico. Consequncias: Provoca destruio de grande parte da fauna e da flora do ecossistema marinho. Enormes prejuzos econmicos para a empresa que opera na regio e para a seguradora. Prejuzos econmicos e sociais nos setores da pesca e do turismo. Desenvolvimento de novas tecnologias para poos de petrleo em grande profundidade ocenica.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

8
No mapa est representada, em negrito, uma formao vegetal.

Identifique-a e mencione trs caractersticas da mesma.


Resoluo

Vegetao de maquis e garrigues ou formao vegetal mediterrnea. Caractersticas: Antigas florestas devastadas pelo homem. Tpica formao de clima mediterrneo, com chuvas no inverno e seca no vero. Presena de espcies frutferas cultivadas com irrigao, como uva, ma, pera, figo, pssego, cereja, azeitona. Formao tpica do mediterrneo europeu e africano. Aparece na Califrnia (EUA), no Chile, na frica do Sul e na Austrlia. Est associada a regies produtoras de vinho e azeite.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

9
E a verdade, o que ser? A filosofia busca a verdade, mas no possui o significado e substncia da verdade nica. Para ns, a verdade no esttica e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade est em conflito perptuo. A filosofia leva esse conflito ao extremo, porm o despe de violncia. Em suas relaes com tudo quanto existe, o filsofo v a verdade revelar-se a seus olhos, graas ao intercmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo. Eis porque a filosofia no se transforma em credo. Est em contnuo combate consigo mesma.
(Karl Jaspers, 1971.)

Com base no texto, responda se a verdade filosfica pretende ser absoluta, justificando sua resposta com uma passagem do texto citado. Ainda de acordo com o fragmento, explique como podemos compreender os conflitos entre filosofia e religio e cite o principal movimento filosfico ocidental do perodo moderno que se caracterizou pelos conflitos com a religio.
Resoluo

O ato de filosofar pressupe reflexo e dilogo, portanto, exclui a adoo de posturas dogmticas e absolutas, como diz o texto de Jaspers, a filosofia busca a verdade, mas no possui o significado e substncia de verdade nica. Em outros termos, o ato de filosofar no deve restringir-se adoo de um corpo ideolgico fechado. Entre os filsofos, sempre houve aqueles que professavam uma f, principalmente crist, grupo em que podemos citar Agostinho, Pascal e Kierkegaard. Contudo, a filosofia no se fundamenta em preceitos religiosos, correndo o risco de tornar-se uma crena fechada. Podemos compreender os conflitos entre filosofia e religio como o estabelecimento de uma reflexo autnoma e complexa, no confessional, por parte da filosofia. Por sua vez, o conhecimento religioso se v ameaado em seu corpo doutrinrio, diante dos debates abertos propostos pelos filsofos. Na Renascena, o Humanismo, representado por ensastas como Erasmo de Roterd e Galileu, foi o grande movimento que abalou o teocentrismo religioso. Com o tempo, surgiram alguns filsofos que propuseram o materialismo e o atesmo que negam a existncia de qualquer verdade metafsica.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

10
Em troca dos artigos que enriquecem sua vida, os indivduos vendem no s seu trabalho, mas tambm seu tempo livre. As pessoas residem em concentraes habitacionais e possuem automveis particulares com os quais j no podem escapar para um mundo diferente. Tm gigantescas geladeiras repletas de alimentos congelados. Tm dzias de jornais e revistas que esposam os mesmos ideais. Dispem de inmeras opes e inmeros inventos que so todos da mesma espcie, que as mantm ocupadas e distraem sua ateno do verdadeiro problema, que a conscincia de que poderiam trabalhar menos e determinar suas prprias necessidades e satisfaes.
(Herbert Marcuse, filsofo alemo, 1955.)

Caracterize a noo de liberdade presente no texto de Marcuse, considerando a relao estabelecida pelo autor entre liberdade, progresso tcnico e sociedade de consumo.
Resoluo

Marcuse integrou a Escola de Frankfurt, que elaborou uma postura filosfica crtica, de influncia marxista e de enfoque sobre as questes sociais. Essa escola estudou intensamente os processos de alienao da conscincia promovidos pela chamada indstria cultural. nessa ptica que Marcuse v na tecnologia moderna e no consumismo um processo de adestramento do comportamento humano e, portanto, uma ameaa liberdade e autonomia do homem. Marcuse entende liberdade como um estado autnomo da conscincia, ou seja, o estado em que o homem livre para escolher e pensar.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

11
O Iluminismo a sada do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a ele prprio. Menoridade a incapacidade de servir-se do prprio intelecto sem a guia de outro. Imputvel a si prprios esta menoridade se a causa dela no depende de um defeito da inteligncia, mas da falta de deciso e da coragem de servirse do prprio intelecto sem ser guiado por outro. Sapere aude! Tem a coragem de servires de tua prpria inteligncia!
(Immanuel Kant, 1784.)

Esse texto do filsofo Kant considerado uma das mais sintticas e adequadas definies acerca do Iluminismo. Justifique essa importncia comentando o significado do termo menoridade, bem como os fatores sociais que produzem essa condio, no campo da religio e da poltica.
Resoluo

O filsofo Kant elaborou uma definio do Iluminismo que nos permite compreender a proposta central desse movimento cultural do sculo XVIII. O homem passou a ser visto como um projeto para a emancipao e os principais pilares dessa postura filosfica foram: a crena na ideia de progresso, na razo humana e a construo da noo de sujeito. O termo menoridade, usado por Kant, refere-se concepo antropolgica dominante at o advento do Iluminismo, na qual se entendia o homem como ser insuficiente, frgil e dependente, o que impedia o pleno uso de sua razo e sua inteligncia.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

12
Trs maneiras h de preservar a posse de Estados acostumados a serem governados por leis prprias; primeiro, devast-los; segundo, morar neles; terceiro, permitir que vivam com suas leis, arrancando um tributo e formando um governo de poucas pessoas, que permaneam amigas. Sucede que, na verdade, a garantia mais segura da posse a runa. Os que se tornam senhores de cidades livres por tradio, e no as destroem, sero destrudos por elas. Essas cidades costumam ter por bandeira, em suas rebelies, tanto a liberdade quanto suas antigas leis, jamais esquecidas, nem com o passar do tempo, nem por influncia dos favores que receberam. Por mais que se faa, e sejam quais forem os cuidados, sem promover desavena e desagregao entre os habitantes, continuaro eles a recordar aqueles princpios e a estes iro recorrer em quaisquer oportunidades e situaes.
(Nicolau Maquiavel. Publicado originalmente em 1513. Adaptado.)

Partindo de uma definio de moralidade como conjunto de regras de conduta humana que se pretendem vlidas em termos absolutos, responda se o pensamento de Maquiavel compatvel com a moralidade crist. Justifique sua resposta, comentando o teor prtico ou pragmtico do pensamento desse filsofo.
Resoluo

O pensamento de Maquiavel no compatvel com a moralidade crist. Maquiavel foi pensador de poltica. Defendia que o exerccio do poder no deveria assumir um moralidade externa, como a crist; ao contrrio, a poltica deveria ser autonormativa, porque encontra em si a prpria justificao, ao assegurar aos sditos uma existncia ordenada. Por vezes, o que ruim para a moralidade crist ou para um certo indivduo como a crueldade ou a violncia , pode ser uma necessidade da gesto poltica. Assim, Maquiavel via na moralidade princpios excessivamente abstratos para a prtica poltica.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

13
Leia atentamente os trs textos e analise o grfico. I. Pela primeira vez na histria, os empresrios deparam-se com limites reais de crescimento econmico e de consumo, impostos por questes relacionadas natureza. Todo produto que chega ao consumidor, seja um carro, um tnis ou uma xcara de caf, tem origem na extrao ou colheita de bens da natureza. Esses bens, a gua, as terras cultivveis, as florestas, so finitos.
(Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

II. A populao mundial era de cerca de 250 milhes de habitantes no ano 1 da era crist. Em 1999, chegou a 6 bilhes, e poder alcanar 9 bilhes em 2050. Alguns autores consideram que a racionalidade humana e os avanos tecnolgicos so capazes de resolver os problemas ambientais em uma situao de crescimento populacional. Afirmam que as taxas de mortalidade vo continuar caindo, o bem-estar vai continuar aumentando e que o crescimento populacional contribui para o desenvolvimento humano a longo prazo.
(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

III. Alguns autores consideram que a espcie humana expandiu-se a tal ponto que ameaa a existncia dos outros seres. Tornou-se uma praga que destri e ameaa o equilbrio do planeta. E a Terra reagiu. O processo de eliminao da humanidade j est em curso e vai se dar pela combinao do agravamento do efeito estufa com desastres climticos e a escassez de recursos. Bilhes de ns morrero e os poucos casais frteis de pessoas que sobrevivero estaro no rtico, onde o clima continuar tolervel, afirmam.
(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

Cada um dos textos I e II relaciona-se a uma das letras do grfico, A, B ou C. Indique a que letras correspondem os textos I e II e justifique essa correlao. Para fazer jus concluso do texto III, uma das linhas do grfico deveria ser modificada. Faa na figura reproduzida no espao para a resposta, a modificao sugerida pelo texto III e justifique o porqu dessa modificao.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Resoluo

Texto I B: Os limites reais de crescimento correspondem resistncia ambiental. Texto II A: A racionalidade humana e os avanos tecnolgicos so capazes de diminuir a resistncia ambiental fazendo com que o crescimento real se aproxime do potencial bitico. O texto III afirma que bilhes de ns morrero e, portanto, ocorrer uma drstica diminuio da densidade demogrfica populacional humana e, consequentemente, uma queda na curva C, que representa o crescimento real.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

14
Nova esperana contra a anemia falciforme A anemia falciforme uma doena gentica na qual a hemoglobina A, que produzida pelo organismo aps o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua funo no transporte de oxignio. A cura s possvel por meio do transplante de medula ssea, um procedimento pouco realizado devido dificuldade de encontrar doadores compatveis. A esperana vem da Faculdade de Cincias Farmacuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores est desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sangunea. A hemoglobina fetal no tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxignio, contudo s produzida em abundncia pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produo pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos j existentes.
(Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.)

A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretaes. Segundo Marcos, o novo medicamento, alm de promover a cura do paciente, permitir que as pessoas portadoras de anemia falciforme tenham filhos normais, ou seja, a doena, at ento transmitida hereditariamente, deixar de s-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a nica possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula ssea, situao na qual o indivduo que recebeu o transplante, alm de se apresentar curado, no corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretao est errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretaes esto corretas? Justifique sua resposta.
Resoluo

As interpretaes de Marcos e Paulo esto erradas. O transplante de medula ssea e novas formas de terapia para a anemia falciforme no alteram o patrimnio gentico transmitido descendncia pelas clulas reprodutoras humanas.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

15
Em comemorao aos cinco sculos do descobrimento do Pas, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de So Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espcies de rvores nativas do Brasil. Em 2008, aos 8 anos, a rea possua exemplares com altura de at 26 metros, como o mutambo e o ing. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO2 pelas rvores plantadas. Para isso, calcularam o volume dos troncos, ramos, razes e densidade da madeira das rvores do local. Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO2. Contudo, os pesquisadores acreditam que este nmero esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das rvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do clculo do volume dos troncos, ramos e razes. Outro importante fator deveria ter sido considerado.

Arboreto 500 anos, Parque Estadual Alberto Lfgren (Horto Florestal), So Paulo. (www.abjica.org.br)

Que processo fisiolgico permitiu s rvores o acmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cmputo do total de carbono sequestrado pelas rvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.
Resoluo

Fotossntese que transforma o CO2 e H2O, utilizando energia da luz solar em matria orgnica que, em parte, ser imobilizada para a constituio da biomassa dos vegetais. Para o clculo da biomassa total em relao quantidade de CO2 sequestrado do meio, os pesquisadores deveriam considerar o nmero total de folhas, a sua superfcie e a massa da matria orgnica nelas contida. Ao longo do ano, deveriam considerar a massa orgnica das flores, frutos e sementes.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

16
Um paciente infectado com vrus de um tipo de herpes toma, a cada 12 horas, 1 comprimido de um medicamento que contm 125 mg do componente ativo penciclovir.

Dados: Massa molar (g. mol1): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16. Constante de Avogadro: N = 6,02 x 1023 mol1. D a frmula molecular e a massa molar do penciclovir e calcule o nmero de molculas desse componente que o paciente ingere por dia.
Resoluo

Frmula estrutural do composto:

Frmula molecular: C10H15N5O3 Clculo da massa molar: MC H N O = 10 . 12 + 15 . 1 + 5 . 14 + 3 . 16


10 15 5 3

MC

10H15N5O3

C H = 253g/mol

Clculo da massa ingerida por dia: 1 comprimido 125mg 2 comprimidos x x = 250mg = 0,250g Clculo do nmero de molculas ingeridas: 6,02 . 1023 molculas 253g y 0,250g y = 5,95 . 1020 molculas
U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

17
O folheto de um leo para o corpo informa que o produto preparado com leo vegetal de cultivo orgnico e leos essenciais naturais. O estudo da composio qumica do leo vegetal utilizado na fabricao desse produto permitiu identificar um ster do cido cis,cis-9,12-octadecadienoico como um de seus principais componentes. Escreva a frmula estrutural completa do cido cis,cis9,12-octadecadienoico e indique como essa substncia pode ser obtida a partir do leo vegetal.
Resoluo

Frmula estrutural completa do cido cis,cis-9,12octadecadienoico:

O leo vegetal um trister do glicerol. O cido citado pode ser obtido pela hidrlise do ster. Por exemplo: O || CH2 O C R1 O || H 2O CH O C R2 O H+ || CH2 O C C17H31 O || R1 C OH O || R2 C OH O || C17H31 C OH

CH2 OH CH OH CH2 OH +

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

18
A quantidade de oxignio dissolvido em um reservatrio com 10 000 L de gua foi determinada pela dosagem do hidrxido de mangans III, formado segundo a reao descrita pela equao: xMn(OH)2(aq) + yO2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s) Conhecidas as massas molares (g . mol1) do Mn(OH)3 = 106 e do O2 = 32, e sabendo que o tratamento de 1L dessa gua com excesso de Mn(OH)2(aq) produziu 0,103 g de Mn(OH)3, determine os coeficientes da equao e calcule a massa total, em gramas, de O2 dissolvido no reservatrio de gua.
Resoluo

xMn(OH)2(aq) + yO2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s) Os coeficientes da equao podem ser determinados de vrias maneiras: mtodo das tentativas, oxidorreduo, processo algbrico, entre outros. Vamos determin-los pelo processo algbrico: para o Mn x = z (equao 1) para o H 2x + 2w = 3z (equao 2) para o O 2x + 2y + w = 3z (equao 3) Admitindo x = 1 , temos: Equao 1: x = z = 1 Substituindo-o na equao 2: 2 . 1 + 2w = 3 . 1 2w = 1 w = 1/2 Substituindo-o na equao 3: 2 . 1 + 2 . y + 1/2 . 1 = 3 . 1 2y = 1/2 y = 1/4 1Mn(OH)2(aq) + 1/4O2(aq) + 1/2H2O(aq) 1Mn(OH)3(s) Transformando numa proporo de nmeros inteiros: 4Mn(OH)2(aq) + 1O2(aq) + 2H2O(aq) 4Mn(OH)3(s)

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Pelo mtodo de oxidorreduo, teramos: xMn(OH)2(aq) + yO2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s)

oxidao (perde 1 eltron) +2 0 reduo (ganha 2 eltrons) +3 2

4Mn(OH)2 1O2

=1x1=1 =2x2=4

4 1

4Mn(OH)2(aq) + 1O2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s) Completando o acerto dos coeficientes: z = 4, w = 2 4Mn(OH)2(aq) + 1O2(aq) + 2H2O(aq) 4Mn(OH)3(s) Pela equao, temos: produz 1 mol de O2(aq) 4 mol de Mn(OH)3(s) 32g 4 . 106g x 0,103g x 0,00777g de O2 (quantidade presente em 1L dessa gua) 1L 0,00777g de O2 10 000L y y = 77,7g de O2

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

19
A montagem de um experimento utiliza uma pequena rampa AB para estudar colises entre corpos. Na primeira etapa da experincia, a bolinha I solta do ponto A, descrevendo a trajetria AB, escorregando sem sofrer atrito e com velocidade vertical nula no ponto B (figura 1). Com o auxlio de uma folha carbono, possvel marcar o ponto exato C onde a bolinha I tocou o cho e com isto, conhecer a distncia horizontal por ela percorrida (do ponto B at o ponto C de queda no cho), finalizando a trajetria ABC.

Na segunda etapa da experincia, a bolinha I solta da mesma forma que na primeira etapa e colide com a bolinha II, idntica e de mesma massa, em repouso no ponto B da rampa (figura 2).

Admita que as bolinhas I e II chegam ao solo nos pontos C1 e C2, percorrendo distncias horizontais de mesmo valor (d1 = d2), conforme a figura 3. Sabendo que H = 1 m; h = 0,6 m e g = 10 m/s2, determine as velocidades horizontais da bolinha I ao chegar ao cho na primeira e na segunda etapa da experincia.
Resoluo
a 1) Na 1. etapa da experincia, usando a conservao da energia mecnica entre A e B, vem:

EB = EA (referncia em C) m VB = mg (H h) 2 VB = 2g (H h) = 2 m/s
U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

2 . 10 . 0,4 (m/s)

VB = 2

De B para C, a velocidade horizontal da bolinha permanece constante e, portanto: V C = VB = 2


X

2 m/s

2) Na 2.a etapa, ocorre uma coliso oblqua entre as bolinhas I e II. A distncia horizontal percorrida durante a queda de B para C dada por: d = V Tqueda Como d1 = d2, as bolinhas I e II, imediatamente aps a coliso, tero velocidades com mdulos iguais (V).

Conservao da quantidade de movimento no ato da coliso: Qaps = Qantes 2m Vcos = mVB VB = 2 V cos

VB 2 2 2 V = = V = (m/s) 2 cos 2 cos cos


a Respostas: 1. etapa: 2

2 m/s

2 a 2. etapa: (m/s) cos Observao: Se a coliso for elstica (o que no est explicitado no texto), haver conservao da energia mecnica na coliso: = Ecin Ecin
aps antes

2m V2 m VB = 2 2 2V = VB 2 2 VB V = = (m/s) 2 2 V = 2m/s 2 Neste caso, cos = e = 45 2


U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

20
Considere um objeto luminoso pontual, fixo no ponto P, inicialmente alinhado com o centro de um espelho plano E. O espelho gira, da posio E1 para a posio E2, em torno da aresta cujo eixo passa pelo ponto O, perpendicularmente ao plano da figura, com um deslocamento angular de 30, como indicado

Copie no espao especfico para Resoluo e Resposta, o ponto P, o espelho em E1 e em E2 e desenhe a imagem do ponto P quando o espelho est em E1 (P1) e quando o espelho est em E2 (P2). Considerando um raio de luz perpendicular a E1, emitido pelo objeto luminoso em P, determine os ngulos de reflexo desse raio quando o espelho est em E1 (1) e quando o espelho est em E2 (2).
Resoluo

As respostas baseiam-se nas propridades da reflexo da luz em espelhos planos: (I) O ngulo de reflexo igual ao ngulo de incidncia. (II) No espelhos planos, a imagem simtrica do objeto em relao superfcie refletora.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Respostas: = 0 e = 30; ver esquemas 1 2

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

21
Um gerador eletromagntico constitudo por uma espira com seo reta e rea S, que gira com velocidade angular no interior de um campo magntico uniforme de intensidade B. medida que a espira gira, o fluxo magntico que a atravessa varia segundo a expresso (t) = B.S.cost, onde t o tempo, produzindo uma fora eletromotriz nos terminais do gerador eletromagntico, cujo sentido se inverte em funo do giro da espira. Assim, a corrente no resistor R, cujo sentido inverte a cada meia volta, denominada corrente alternada.

Considere a espira com seo reta de 10 cm2, girando razo de 20 voltas por segundo, no interior de um campo magntico de intensidade igual a 2 105 T. Trace o grfico do fluxo magntico (t) que atravessa a espira em funo do tempo, durante um perodo (T) indicando os T T 3T valores do fluxo magntico nos instantes , , 4 2 4 e T.
Resoluo

1) Clculo do valor mximo do fluxo magntico : B = 2 . 105T S = 10cm2 = 1 . 103m2 Da equao dada: = B . S . cos t O fluxo mximo para: cos t = 1 t = 0 mx = B . S = 2 . 105 . 1 . 103 (Wb) mx = +2 . 108 Wb 2) Clculo do valor mnimo do fluxo: mn = B . S mn = 2 . 108 Wb

3) O perodo T dado por: 1 1 T = T = (s) T = 5 . 102s 20 f

4) O grfico do fluxo magntico em funo do tempo obedece a uma funo cossenoidal, assim:

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

22
Considere um tringulo issceles de lados medindo L, L e L centmetros. Seja h a medida da altura relativa ao 2 L lado de medida . 2 Se L, h e a rea desse tringulo formam, nessa ordem, uma progresso geomtrica, determine a medida do lado L do tringulo.

Resoluo

1) Aplicando o Teorema de Pitgoras no tringulo AMC, retngulo, temos: L h2 + 4


2

L 15 = L2 h = 4

2) A rea S do tringulo ABC tal que: L . h L 15 L2 15 L 2 S = = . = 4 16 4 2 3) Se L, h e S formam, nesta ordem, uma progresso geomtrica, ento: h2 L 15 = L . S 4
2

L2 15 = L . 16

L=

15, em centmetros. 15, em centmetros.

Resposta: L =

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

23
A mdia aritmtica dos elementos de um conjunto formado por n valores numricos diminui quatro unidades quando o nmero 58 retirado. Quando o nmero 57 adicionado ao conjunto original, a mdia aritmtica dos elementos desse novo conjunto aumenta trs unidades em relao mdia inicial. Qual o valor da soma dos elementos originais do conjunto?
Resoluo

Sendo Sn e x, respectivamente, a soma dos n valores numricos de um conjunto e a mdia aritmtica desses n valores, temos, de acordo com o enunciado: Sn I) = x Sn = n x n Sn 58 = x 4 n1 Sn + 57 = x + 3 n+1 x + 4n = 62 x + 3n = 54 n x 58 = x 4 n1 n x + 57 = x + 3 n+1

II)

n=8 x = 30

Dessa forma, a soma Sn = n x dos elementos originais do conjunto n . x = 240. Resposta: A soma dos elementos originais do conjunto 240.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

24
Em todos os 25 finais de semana do primeiro semestre de certo ano, Maira ir convidar duas de suas amigas para ir sua casa de praia, sendo que nunca o mesmo par de amigas se repetir durante esse perodo. Respeitadas essas condies, determine o menor nmero possvel de amigas que ela poder convidar. Dado: 201 14,2

Resoluo

1) Sendo n o nmero de amigas que Maira poder convidar, temos: n! Cn,2 25 25 2!(n 2)! n(n 1) 25 n2 n 50 0 2 1 201 2) n2 n 50 = 0 n = 2 1 14,2 n = n = 6, 6 ou n = 7, 6 2 3) O grfico de f(n) = n2 n 50 do tipo:

4) O menor valor inteiro de n para o qual n2 n 50 0 8. Resposta: 8

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: As questes de nmeros 25 a 28 tomam por base um soneto do livro Poemas e Canes, do parnasiano brasileiro Vicente de Carvalho (1866-1924) e um poema de Cancioneiro, do modernista portugus Fernando Pessoa (1888-1935). Velho Tema 1 S a leve esperana, em toda a vida, Disfara a pena de viver, mais nada; Nem mais a existncia, resumida, Que uma grande esperana malograda. O eterno sonho da alma desterrada, Sonho que a traz ansiosa e embevecida, uma hora feliz, sempre adiada E que no chega nunca em toda a vida. Essa felicidade que supomos, rvore milagrosa, que sonhamos Toda arreada de dourados pomos, Existe, sim: mas ns no a alcanamos Porque est sempre apenas onde a pomos E nunca a pomos onde ns estamos.
(Vicente de Carvalho. Poemas e Canes. 5 ed. So Paulo: Monteiro Lobato & C. Editores, 1923.)

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Cancioneiro, 150 No sei se sonho, se realidade, Se uma mistura de sonho e vida, Aquela terra de suavidade Que na ilha extrema do sul se olvida. a que ansiamos. Ali, ali A vida jovem e o amor sorri. Talvez palmares inexistentes, leas longnquas sem poder ser, Sombra ou sossego deem aos crentes De que essa terra se pode ter. Felizes, ns? Ah, talvez, talvez, Naquela terra, daquela vez. Mas j sonhada se desvirtua, S de pens-la cansou pensar, Sob os palmares, luz da lua, Sente-se o frio de haver luar. Ah, nessa terra tambm, tambm O mal no cessa, no dura o bem. No com ilhas do fim do mundo, Nem com palmares de sonho ou no, Que cura a alma seu mal profundo, Que o bem nos entra no corao. em ns que tudo. ali, ali, Que a vida jovem e o amor sorri. (30.08.1933)
(Fernando Pessoa. Obra potica. Rio de Janeiro: Aguilar Editora, 1965.)

25
Os poemas de Vicente de Carvalho e Fernando Pessoa focalizam o tema da busca da felicidade pelo ser humano e se servem de antigas alegorias para simbolizar o que seria essa felicidade que todo homem procura em sua vida, embora nem sempre a encontre. Identifique essas alegorias em cada poema.
Resoluo

No clebre soneto de Vicente de Carvalho, a metfora, desenvolvida em alegoria, da felicidade que supomos a imagem da rvore... toda arreada de dourados pomos. Nas sextilhas de Fernando Pessoa comparece outra das antigas alegorias da felicidade buscada: a ilha distante a ilha extrema do sul onde a vida jovem e o amor sorri.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

26
A felicidade existe? Como encontrar a felicidade? Estabelea um paralelo entre as respostas que cada um dos poemas apresenta a estas duas questes.
Resoluo

Conforme o poema de Vicente de Carvalho, a rvore milagrosa, que representa o nosso ideal de felicidade, existe, sim, e parece estar a nosso dispor, no sentido de ser disposta por ns. Ns, porm, sempre a dispomos para alm do nosso alcance, sempre a colocamos l, no aqui e esta, segundo se depreende do poema, uma contingncia inelutvel da vida, pois sempre agimos assim e nunca de outra forma. Portanto, a concluso autorizada pelo poema de Vicente de Carvalho algo paradoxal: a felicidade existe, mas nosso destino nunca a alcanar. No poema de Fernando Pessoa, a ilha extrema ... a que ansiamos, a ilha em que situamos a nossa felicidade, toda irrealidade e idealizao. O alento que pode dar aos que a idealizam (os crentes) puramente conjectural (talvez, palavra trs vezes repetida na segunda estrofe). A resposta que este poema oferece pergunta proposta que a felicidade no existe tal como (ou onde) a idealizamos: No com ilhas do fim do mundo, / Nem com palmares de sonho ou no, / Que cura a alma seu mal profundo. No obstante, a felicidade pode existir, desde que no seja buscada l nas ilhas distantes, mas no espao de interioridade que o poema designa como corao: em ns que tudo. ali, ali, / Que a vida jovem e o amor sorri. comum aos dois poemas a negao do l como espao da felicidade. Esta, segundo ambos, s pode estar aqui. Por isso, para o poema de Vicente de Carvalho, ns no a temos; por isso tambm, conforme o poema de Fernando Pessoa, no impossvel que a tenhamos.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

27
Ah, nessa terra tambm, tambm / O mal no cessa, no dura o bem. A capacidade de significar muito com um discurso reduzido, que uma das caractersticas permanentes da poesia, pode fazer com que, por vezes, uma ou duas palavras recuperem todo um contedo no necessariamente expresso no poema. Com base nesta observao, descreva e explique o contedo referenciado na terceira estrofe do poema de Fernando Pessoa apenas pela palavra tambm.
Resoluo

A repetio de tambm implica, com uma nfase paradoxalmente desalentada, que numa terra como em outra isto , na vida como a vivemos e na vida como a idealizamos o mal no cessa, no dura o bem. Portanto, o contedo referenciado pela palavra tambm uma concepo pessimista da existncia resumida nesse verso.

28
Os dois poemas se identificam por empregar mais de uma vez a palavra sonho com significado equivalente. O que querem dizer ambos os eus-lricos com essa palavra no contexto dos poemas?
Resoluo

Vicente de Carvalho e Fernando Pessoa do a sonho o sentido de ideal de felicidade, anseio por uma existncia que no se realiza, a hora feliz, sempre adiada / E que no chega nunca em toda a vida, para o primeiro poeta e, para o segundo, aquela terra de suavidade que j sonhada se desvirtua, de tal forma que s de pens-la cansou pensar.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: As questes de nmeros 29 a 32 tomam por base um texto que integra uma reportagem da revista Fotografe Melhor e fragmentos de um artigo de Elisabeth Seraphim Prosser, professora e pesquisadora de Histria da Arte e de Metodologia da Pesquisa Cientfica da Escola de Msica e Belas Artes do Paran. Manifestao surgiu em Nova York nos anos de 1970 Muitos encaram o grafite como uma mera interveno no visual das cidades. Outros enxergam uma manifestao social. E h quem o associe com vandalismo, pichao... Mas um crescente pblico prefere contempllo como uma instigante, provocadora e fenomenal linguagem artstica. O grafite uma forma de expresso social e artstica que teve origem em Nova York, EUA, nos anos de 1970. O novaiorquino Jean-Michel Basquiat foi o primeiro grafiteiro a ser reconhecido como artista plstico, tendo sido amigo e colaborador do consagrado Andy Warhol a vida de Basquiat, alis, mereceu at filme, lanado em 1996. A chegada ao Brasil tambm foi nos anos de 1970, na bagagem do artista etope Alex Vallauri e se popularizou por aqui. Desde a dcada de 1990 pura efervescncia. Irreverente, a arte das ruas colocou prova a criatividade juvenil e deu uma chance bastante democrtica de expresso, que conquistou, alm dos espaos pblicos, um lugar na cultura nacional. Uma arte alternativa, que saiu dos guetos para invadir regies centrais e privilegiadas em quase todo o Ocidente. Hoje, vista da sociedade e totalmente integrada ao cotidiano do cidado brasileiro, a arte de rua provoca e, ao mesmo tempo, lembra a existncia de minorias desfavorecidas e suas demandas por meio de coloridos desenhos que atraem a ateno. Essa manifestao avanou no campo artstico e vem conquistando superfcies em ambientes at ento improvveis: do interior de famosas galerias s fachadas externas de museus, como o Tate Modern, de Londres, que em 2008 (maio a setembro) teve a famosa parede de tijolinhos transformada em monumentais painis grafitados (25 metros) pelas mos, sprays e talento de grafiteiros de vrios lugares do planeta, convidados para esse desafio, com destaque para os brasileiros Nunca e os artistasirmos Osgmeos.
(Fotografe Melhor. Um show de cores se revela na arte dos grafites. So Paulo: Editora Europa, ano 14, n. 161, fevereiro 2010.)

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

(www.tate.org.uk)

Do vandalismo anrquico arte politicamente comprometida Quanto manifestao da arte de rua em si, pode-se afirmar que ela abrange desde o vandalismo anrquico at a arte politicamente comprometida. Vai da pichao, cujo propsito sujar, incomodar, agredir, chamar a ateno sobre determinado espao urbano ou simplesmente desafiar a sociedade estabelecida e a autoridade, at o lambe-lambe e o graffiti, nos quais se pretende criticar e transformar o status quo. (...) O transeunte (...) geralmente ignora, rechaa ou destri essa arte, considerando-a sujeira, usurpao do seu direito a uma paisagem esterilizada, uma invaso do seu espao (s vezes privado, s vezes pblico), uma afronta mente inteligente. Escolhe no olh-la, no observ-la, no ler nas suas entrelinhas e nos espaos entre seus rabiscos ou entre seus traos elaborados. Confunde o graffiti com a pichao, isto , a arte com o vandalismo (...). No entanto, em documentrios e em entrevistas com vrios artistas de rua em Curitiba em 2005 e 2006, pdese constatar que essa concepo , na maioria dos casos, improcedente. Grande parte dos escritores de graffiti e dos artistas envolvidos com o lambe-lambe no apenas estuda ou trabalha, mas tem rendimento bom ou timo na sua escola ou no seu emprego. De acordo com a pesquisa ora em andamento, o artista de rua curitibano mora tanto na periferia quanto no centro, oriundo tanto de famlias de baixa renda
U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

como de outras economicamente mais favorecidas. Seu nvel de instruo varia do fundamental incompleto ao mdio e ao superior, encontrando-se entre eles inclusive funcionrios de rgos culturais e educacionais da cidade, bem como profissionais liberais, arquitetos, publicitrios, designers e artistas plsticos, entre outros. Pde-se perceber, tambm, que suas preocupaes polticas, sua conscincia quanto ecologia e ao meio ambiente natural ou urbano, seu engajamento voluntrio ou profissional em organizaes educacionais e assistencialistas so uma constante.
(Elisabeth Seraphim Prosser. Compromisso e sociedade no graffiti, na pichao e no lambe-lambe em Curitiba (20042006). Anais Frum de Pesquisa Cientfica em Arte. Escola de Msica e Belas Artes do Paran. Curitiba, 2006-2007.)

29
As intervenes urbanas conhecidas como grafite, pichao, lambe-lambe e outras so muitas vezes apontadas como perturbaes e sujeira. Os dois textos apresentados, todavia, analisam a questo com maior abertura crtica. Com base no que informam, levante dois aspectos que refutam a afirmao segundo a qual a arte de rua produto de desocupados, malandros e arruaceiros.
Resoluo

H vrios argumentos nos dois textos apresentados que servem para refutar a ideia de que o grafite mera perturbao e sujeira. O primeiro texto, da revista Fotografe Melhor, apresenta-o como linguagem artstica instigante, arte alternativa, manifestao de cultura de resistncia, servindo para provocar setores acomodados da sociedade e lembrarlhes a existncia de minorias desfavorecidas. Chega at a informar que conquistou espaos mais nobres, como os museus o Tate Modern, de Londres, por exemplo. J o artigo da pesquisadora Elisabeth Seraphim Prosser defende a tese de que a depreciao imputada ao grafite improcedente, ressaltando seu aspecto de atividade politicamente comprometida, preocupada com questes ecolgicas e engajada em organizaes educacionais e assistencialistas. Alm disso, a autora ressalta que se encontram entre os produtores dessa manifestao funcionrios de rgos culturais e educacionais da cidade, bem como profissionais liberais, arquitetos, publicitrios, designers e artistas plsticos.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

30
Partindo da mxima segundo a qual um exemplo vale mais do que mil palavras, aponte o que o autor do texto da revista Fotografe Melhor deixa bvio ao leitor, sob o ponto de vista esttico, ao mencionar, no pargrafo final, o fato de que artistas de rua foram convidados a pintar fachadas externas do museu Tate Modern de Londres.
Resoluo

Mais que quaisquer argumentos que formulassem em defesa da arte dos artistas de rua, valeria o convite para que esses artistas pintassem fachadas externas de um grande museu, como o Tate Modern. Tal convite representa a demonstrao irrefutvel, seno do valor, ao menos do interesse esttico que as instituies da alta cultura atribuem a essa arte.

31
O transeunte () geralmente ignora, rechaa ou destri essa arte, considerando-a sujeira, usurpao do seu direito a uma paisagem esterilizada, Nesta passagem dos fragmentos do texto de Prosser, a expresso paisagem esterilizada constitui uma sntese bastante expressiva da opinio do transeunte que no aprecia a arte de rua. Explique o que quis dizer a autora com a atribuio do adjetivo esterilizada ao substantivo paisagem.
Resoluo

De acordo com a autora, alguns transeuntes consideram o grafite como sujeira e produto de vandalismo. Desse modo, a expresso paisagem esterilizada foi empregada em sentido figurado e significa ambiente limpo, livre de sujeiras, implicando o adjetivo toda a carga negativa devida aos preconceitos dos que condenam essas formas de arte de rua.

32
Demonstre, com base nos textos e na imagem, que a arte de rua pode apresentar, alm de caractersticas estticas, tambm caractersticas de participao poltica.
Resoluo

O grafite considerado arte politicamente comprometida porque pretende criticar e transformar o statu quo, lembrando a existncia de minorias desfavorecidas e suas demandas. Valorizado por essa aura de resistncia poltica, adquiriu prestgio e se integrou cultura ocidental. Os grafites na fachada do Tate Modern j so por si s um ato poltico, pois conquistaram um espao cultural at ento impensvel para manifestaes com tal origem social e tais caractersticas estticas.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: Leia o texto para responder as questes de nmeros 33 e 34. I HAVE A DREAM ADD RESS AT MARCH ON WASHINGTON Martin Luther King August 28, 1963. Washington, D.C. I am happy to join with you today in what will go down in history as the greatest demonstration for freedom in the history of our nation. I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: We hold these truths to be self-evident: that all men are created equal. I have a dream that one day on the red hills of Georgia the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at a table of brotherhood. I have a dream that one day even the state of Mississippi, a desert state, sweltering with the heat of injustice and oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice. I have a dream that my four children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character. I have a dream that one day the state of Alabama, whose governors lips are presently dripping with the words of interposition and nullification, will be transformed into a situation where little black boys and black girls will be able to join hands with little white boys and white girls and walk together as sisters and brothers. I have a dream that one day every valley shall be exalted, every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight, and the glory of the Lord shall be revealed, and all flesh shall see it together. This is our hope. This is the faith with which I return to the South. With this faith we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood. With this faith we will be able to work together, to pray together, to struggle together, to go to jail together, to stand up for freedom together, knowing that we will be free one day.
(http://www.mlkonline.net/dream.html. Adaptado.)

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

33
Existem no texto dois trechos que indicam claramente as ideias de que todos os seres humanos tm direitos iguais, e que, futuramente, no haver distino entre o que as pessoas podero realizar. Transcreva, em sua resposta, esses dois trechos em ingls e aponte, em portugus, duas coisas que as pessoas podero realizar juntas.
Resoluo

I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: We hold these truths to be self-evident: that all men are created equal. This is our hope. This is the faith with which I return to the South. With this faith we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood. With this faith we will be able to work together, to pray together, to struggle together, to go to jail together, to stand up for freedom together, knowing that we will be free one day. As pessoas podero trabalhar juntas e rezar juntas. (Outras opes: lutar juntas, irem para a priso juntas, defender a liberdade juntas.)

34
Explique, em portugus, na conotao do texto e de acordo com a mensagem expressa no discurso de Martin Luther King, a oposio entre os termos a desert state e o an oasis (4. pargrafo).
Resoluo

Dr. King utiliza uma figura de linguagem e compara o estado do Mississippi a um deserto porque l as pessoas sofrem com o calor da injustia e da opresso. Ele gostaria de que o estado fosse transformado em um osis, uma rea de sobrevivncia no deserto, para que o prazer da liberdade e da justia erradicasse o sofrimento dos desfavorecidos de pele escura.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

35
Trecho de uma entrevista com Omen, um conhecido grafiteiro residente da cidade de Montreal, no Canad. Interviewer: Who are you and what are you doing later today? Omen: Erm I write OMEN and I dont know what I am going to do today. The weather seems to be my only enemy these days. Interviewer: Whens the last time you painted? Omen: I painted the other day at a school in Point StCharles. Options 2 its called. Its a school for children that need special guidance. Their lives have been messed up by drugs and guns and all that stuff. I was there to show them fundamentals of Graff like can control and what tips to use. It was pretty cool. Interviewer: Whats your favorite medium? Omen: Well, to paint with? I love aerosol. Love it. There is nothing more demanding and yet forgiving as far as mediums. The dry time, the size, the variety, the randomness, its all gold. I mean you can bust a huge piece and then say, nahhh. and take it out in less than a minute and start again cuz it will already be dry. A real medium of the future. Interviewer: What do you think is the importance of architecture in everyday life and does graffiti influence architecture in any way? Omen: Architecture is an awesome field of study and it greatly influenced my life for many years. The reality of it is that it is an insulated discussion between architect and city and/or Private developer. The public rarely has a say in matters. This is unfortunate because it is the public that will be forced to look at the unchanging design of an architect for the duration of our lifetimes and if it is unappealing one; then that is a real tragedy. (www.yveslaroche.com/en/news. Adaptado.) Que tipo de escola Omen declarou na entrevista que grafitou recentemente e o que ele relatou sobre os alunos dessa escola?
Resoluo

Omen declarou que grafitou uma escola em Point St Charles, denominada Opo 2, frequentada por alunos que necessitam de orientao especial. Segundo o relato de Omen, os alunos da mencionada escola tiveram suas vidas transtornadas pelas drogas e pelas armas.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

36
Na entrevista (texto da questo de nmero 35), Omen admite que a arquitetura influenciou sua vida, e aponta trs problemas da arquitetura. Explicite dois desses problemas por ele apontados.
Resoluo

Omen aponta os seguintes problemas: o pblico raramente tem voz ativa na discusso de projetos arquitetnicos; gostando ou no do projeto arquitetnico, o pblico ser forado a contempl-lo durante toda a sua vida.

REDAO
Instruo: Releia o texto apresentado como base para as questes 29 a 32 e o texto que serviu de base s questes 35 e 36. PROPOSIO Arte de rua, interveno urbana, grafite, graffiti, pichao, lambe-lambe, so inmeros os termos pelos quais conhecida a atividade pictrica em muros, paredes e superfcies de prdios nas cidades do mundo inteiro. Muitas pessoas consideram tais trabalhos verdadeiros exemplos de arte plstica popular; outras afirmam que puro vandalismo. Os autores ou escritores, por vezes, tm de dar explicaes polcia, quando flagrados desenhando ou pintando em superfcies de prdios pblicos ou privados. Mas h quem os convide, tanto nas reparties pblicas como nas empresas de todos os gneros, a pintar painis decorativos em edifcios. E no falta tambm quem j venha implantando cursos ou atividades complementares para alunos do ensino fundamental e mdio aprenderem a fazer grafites. Com base neste comentrio e levando em considerao, se achar conveniente, os textos apresentados para as questes de nmeros 29 a 32, bem como o trecho da entrevista que serviu de base para as questes 35 e 36, escreva uma redao de gnero dissertativo, em prosa obediente norma culta da Lngua Portuguesa, sobre o tema:

Grafites: entre o vandalismo e a arte

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

Comentrio proposta de Redao

Solicitou-se a produo de uma dissertao sobre o tema: Grafites: entre o vandalismo e a arte. A exemplo de provas anteriores, a Banca ofereceu ao candidato textos das Provas de Lngua Portuguesa e Lngua Inglesa (Manifestao surgiu em Nova York nos anos de 1970, Do vandalismo anrquico arte politicamente comprometida e fragmento de entrevista com Omem, um conhecido grafiteiro de Montreal, Canad). Caso achasse conveniente, o vestibulando poderia extrair desses textos as ideias e informaes que julgasse adequadas a seu projeto de texto. Para proceder prpria anlise do assunto, o candidato poderia, inicialmente, estabelecer uma distino entre a pichao arte de rua, em geral caracterizada por rabiscos, assinaturas e mensagens de protesto e o grafite forma de expresso social e artstica j incorporada cultura nacional. Embora ambas as manifestaes envolvam a atividade pictrica, caberia lembrar que a pichao continua a ser encarada por boa parte da sociedade como ato de vandalismo, cujo propsito sujar, incomodar, agredir. Caso concordasse com esse ponto de vista, o candidato poderia fazer aluso s obras de arte que integram o patrimnio pblico, alm de espaos privados, como a fachada de edifcios comerciais e residenciais, no raro alvo dos pichadores, que, em desafio sociedade e s autoridades, ali imprimem sua marca. Caso, porm, considerasse a pichao como um canal alternativo de expresso, o vestibulando poderia chamar a ateno para a indigncia social de boa parte dos pichadores, que encontrariam nessa atividade uma forma irreverente de expressar seu descontentamento e ao mesmo tempo desafiar a sociedade e as autoridades. No que diz respeito ao grafite, arte totalmente integrada ao cotidiano (a fachada do museu Tate Modern, de Londres, que deu lugar a monumentais painis grafitados por artistas de vrias partes do planeta, inclusive do Brasil, seria exemplo dessa integrao), seria oportuno destacar sua importncia no apenas como mera interveno, mas tambm como instrumento de manifestao social, poltica e ecolgica, refletindo assim o engajamento dos artistas. Outro aspecto relevante que poderia ser levado em conta estaria na implantao, nas escolas de ensino fundamental e mdio, do ensino do grafite iniciativa que j estaria rendendo bons frutos em pases como o Canad. Se desejasse identificar pontos comuns entre a pichao e o grafite, o candidato poderia mencionar que muitos dos grafiteiros hoje integrados em atividades socialmente valorizadas teriam iniciado sua carreira nas ruas, e nelas teriam permanecido, no tivessem recebido alguma oportunidade.

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

U N E S P ( 2 FA S E ) D E Z E M B R O / 2 0 1 0

You might also like