You are on page 1of 3

Banco de Dados: qualquer sistema que tem a finalidade de organizar e amazenar os dados.

. Sistema Gerenciador de Banco de Dados: uma coleo de programas que permitem ao usurio definir, construir e manipular Bases de Dados. Modelo de Dados: Conjunto de conceitos utilizados para descrever a estrutura de um banco de dados. Modelo Conceitual: a Representao dos conceitos e caractersticas observados no ambiente Ignorando particularidades de implementao. So mais fceis de compreender, j que no h limitaes ou aplicao de tecnologia especfica. Modelo Lgico: Implementa recursos como adequao de padro e nomenclatura. Define as chaves primrias e estrangeiras. Deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual. Modelo Fsico: No modelo fsico fazemos a modelagem fsica do modelo de banco de dados. Leva-se em conta as limitaes impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base no modelo lgico. Metadados (DD ou Dicionrio de dados), ou Metainformao, conhecido como dicionario de dados so dados sobre outros dados.

DBA Administrador de banco de dados o responsvel por manter e gerenciar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados. Tem como funes: Recuperabilidade Criao e testes de backup para garantir a recuperabilidade dos dados no caso de falha de hardware ou outros problemas severos. Integridade Verificar e zelar pela integridade do banco de dados.

Segurana Ter um controle de acesso aos dados como quem pode acessar e o que pode acessar e talvez quando possa acessar Disponibilidade Garantir o acesso ao banco de dados no maior tempo possivel. Desempenho Garantir o mximo de desempenho para o banco de dados. Auxilio em desenvolvimento e testes Auxiliar a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes a maximizar o uso e desempenho do banco de dados.

Domnio: O tipo de dado que especifica o tipo dos valores que podem aparecer em uma coluna que compem uma tabela. Atributo ou coluna: So propriedades (caractersticas) que identificam as entidades. Relao ou Tabela: So grupos de atributos ou colunas que formam uma entidade. Tupla ou linha: So grupos colunas que formam uma linha.

Transao Atomicidade: O conceito de atmico j diz por si que indivisvel ou seja ou a transao e efetivada por completa ou no ser efetivada. Consistncia: Mesmo que o banco inicie consistente e passe por inconsistncias antes de efetivar a transao o banco voltar a ficar consistente novamente. Isolamento: Ao iniciar duas ou mais transaes paralelas, uma transao no saber o que se passa pela outra at que a mesma seja efetivada.

Durabilidade: Uma vez que efetivada a transao esta ser aplicada mesmo que haja eventos inesperados como queda de energia e etc. Uma transao trata-se de um grupo de modificaes que ser efetivado ou no, em um banco de dados. SQL Primary Key Ao definir uma chave primria simples ou composta esta obrigatoriamente dever possuir um valor e que sera a indetificao do registro. Foreign Key Um atributo s poder se referenciado, como chave estrangeira se o mesmo possuir chave primria vlida em sua tabela referenciada, diferente da primaria o valor desta chave pode se repetir e ser atribudo nulo. Unique Uma vez que um atributo recebe essa restrio unique este no poder ser repetido nesta tabela, diferente da chave primria ele obrigatoriamente no necessita ter valor. Not null Uma vez definido not null um atributo obrigatoriamente necessita ter um valor. Check Ao definir a restrio check a um atributo o mesmo ter seu domnio restringido por condies.

You might also like