You are on page 1of 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PR-REITORIA DE GRADUAO

Relatrio de Estgio Curricular em Agronomia Bacharel

Leandro da Silva Santos

Arapiraca 2012 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PR-REITORIA DE GRADUAO

Relatrio de Estgio Curricular em Agronomia Bacharel

Dados do Estagirio Nome: Leandro da Silva Santos Registro Acadmico: 2006G3275 Curso e Perodo: Agronomia-9 perodo

Dados do Local de Estgio Empresa: Usinas Reunidas Seresta S/A Supervisor: Gerente agrcola- Andr Borges Pereira da Silva N de registro:

Perodo de Estgio Incio: 09/01/2012 Trmino: 30/08/2012

Jornadas de trabalho: 30 horas semanais. Total de horas: 1020 horas em 8 meses

Arapiraca - AL 2012 6

INTRODUO

As Usinas Reunidas Seresta S/A foi fundada, no incio da dcada de 70, no momento em que a expanso canavieira no Brasil vinha sendo incentivada pelos altos preos do acar no mercado internacional. Em Alagoas, a ocupao dos tabuleiros costeiros da regio Sul do Estado j era uma realidade. Os empresrios localizados em regies acidentadas e sem condio de incrementar o plantio da cana-de-acar procuravam esta nova fronteira para se instalarem. Foi o que aconteceu com os empresrios Teotnio Vilela e Geraldo Gomes de Barros Proprietrios respectivamente da Usina Boa Sorte e Santa Amlia situadas nos municpios de Viosa e Unio dos Palmares. Juntaram-se e criaram as Usinas Reunidas Seresta S/A em 12/04/1973. Esta sociedade permanece at os dias de hoje, j na terceira gerao graas ao profissionalismo implantado na gesto do negcio. A empresa encontra-se localizada no municpio de Teotnio Vilela, Alagoas. Possui um total de 11.871,89 H de terras cobertas com cana-de-acar, sendo 5.978,44 ha prprios e 8.893,45 ha arrendados. Por estar localizada em uma regio onde predomina o minifndio, a Seresta possui ainda aproximadamente 350 fornecedores de cana que so responsveis pelo fornecimento de 30% da matria prima. A empresa possui uma capacidade Instalada para moer 1.400.000 toneladas de cana ano, entre setembro a maro. Apesar de estar localizada em uma regio que tende para o agreste, com solos arenosos e de baixa produtividade a empresa tem investido para atingir esta meta. Estes investimentos tm ocorrido

principalmente em projetos de irrigao, armazenamento de gua e recentemente produo sustentvel de energia eltrica. Na safra 2007/2008 foram implantados 1500 h de irrigao por gotejamento que representou um acrscimo

aproximadamente de 80.000 toneladas de cana a partir da safra 2008/2009, representando uma operacionalidade de 80%. E na safra 2011/2012 foram implantados mais 700 ha totalizando 2200 h irrigados por gotejamento. As Usinas Reunidas Seresta S/A, conta com um quadro fixo de colaboradores em torno de 1.050, sendo 500 na rea urbana e 550 na rea rural. Durante a safra este nmero passa para aproximadamente 2.500 com a contratao de cortadores de cana, auxiliares dos processos de mecanizao, laboratoristas e ajudantes em geral. 7

A empresa auto-suficiente em energia eltrica e vem investindo neste setor para suprir as necessidades dos projetos de irrigao e exportao se for o caso. A automao industrial uma das metas que vem avanando dentro do possvel e da disponibilidade de recursos.

JUSTIFICATIVA

O relatrio apresenta as atividades desenvolvidas ao longo do estgio na Usina Reunidas Seresta S/A, localizada na Fazenda So Matheus, s/n, zona rural na cidade de Teotnio Vilela - AL, no perodo de 09 de janeiro 30 de agosto de 2012. Cumprindo uma carga horria maior que as 160 horas exigida pela Universidade Federal de Alagoas. Este se constitui com informaes da empresa, observao de natureza tcnica e descrio das atividades desenvolvidas nas reas de estgio.

DESCRIO DA EMPRESA

NOME: Usinas Reunidas Seresta S/A RAZO SOCIAL: Grupo Seresta Ltda. GERENTE GERAL: Marcelo Pimentel Vilela GERENTE AGRCOLA: Andr Borges Pereira da Silva SUPERVISOR DO ESTGIO: Gerente Agrcola ENDEREO: Fazenda So Mateus, s/n, Teotnio Vilela AL, Fone: 3543-2000 RAMO DE ATIVIDADE: Indstria de acar e lcool.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dentre o perodo de estgio, foram estendidos os estudos em prtica na rea agrcola da empresa, especificadas nas seguintes etapas: Plantio, Irrigao, Adubao, Aplicao de Defensivos Agrcola e Entomologia. Com uma rea de cana estendida em 11.171 ha, a Usina Seresta tem como atividade de acompanhamento das reas para renovao de seu canavial, renovando anualmente em mdia 15 a 20% de sua rea total, considerando que, numa mdia de cinco anos ter garantia de manuteno da rea total de seu canavial para equilibrar sua produo no ritmo e estimativa desejada. 1 Plantio: Plantio convencional uma prtica frequente em todas as usinas, e por este, seguem as etapas necessrias para a qualidade no processo produtivo da atividade sucroalcooleira, se faz importante para a multiplicao e renovao da lavoura e contm os seguintes processos observados em estgio: 1.1 - Preparo de Solo: A maioria das reas de renovao, necessitando de subsolagem e duas gradeaes antes do sulcamento. 1.2 - Sulcamento: Utilizao de implementos para abertura dos sulcos com profundidades no plantio de 35 a 40 cm, na Usina Seresta tambm praticado o plantio planejado para irrigao de gotejamento com uma profundidade de 20 a 25 cm. 1.3 - Espaamento: No plantio convencional utilizam-se duas opes de espaamento determinados pela rea a ser plantada de 1,00m em reas de irrigao com gua limpa, e 1,40m nas reas de fertirrigao utilizando vinhaa e gua de lavagem, j no plantio com irrigao por gotejamento o espaamento duplo de 0,40 x 1,40m. 1.4 - Corte de Semente: feito pela necessidade de semente/ha a ser plantado, varia entre 14 16 toneladas/ha e uma produtividade de 3,2 toneladas cortadas por homem/dia.

1.5- Distribuio das Sementes: Utilizam-se caminhes para distribuio da semente cortada em feixes. Distribuem-se seis linhas para cada lado, deixando cana para banqueta (trs linhas para a entrada do caminho no talho). 1.6 - Semeio: aps a distribuio, feito manualmente o semeio utilizando o sistema p ponta. 1.7 - Picao de semente: A picao varia entre trs e quatro gemas, com tamanho em mdia de 30 cm. 1.8 - Retifica de coberta: Em algumas situaes a coberta no finaliza totalmente, necessitando de uma retificao. A Usina Seresta considera o plantio um processo inicial que exige qualidade em todas as suas etapas, observvel a preocupao no planejamento para o devido andamento, dando importncia qualidade da semente e a quantidade de gemas por metro (12 a 14 gemas por metro linear), pois o sucesso nas etapas seguintes at a colheita depende de uma boa germinao.

2 - Irrigao: Prtica utilizada para suprir as necessidades hdricas da cultura


para o seu desenvolvimento em todo o seu clico at o processo de industrializao. A Usina Seresta por est localizada na transio da zona da mata/agreste necessita de uma maior ateno no manejo com irrigao, acrescidos a esta preocupao foi implantado uma rea de 2200 hectares o sistema de irrigao por gotejamento para complementar sua estrutura de irrigao que j existe com os sistemas utilizando o Pivot, a asperso e o carretel com a utilizao de gua, vinhaa e gua de lavagem.

Quant. de Torres 01 04 05 06 07

.Irrigada 1,67 ha 9,18 ha 13,83 ha 31,28 ha 40,00 ha

Giro (Em graus) 240 240 240 360 360 Tamanho 66 m 210 m 258 m 306 m 354 m Quant. de Pivots 01 05 03 01 08

10

2.1 - Pivot Central Rebocvel (PCR): Possui dezoito pivots, distribudo em uma variao de 04 07 torres e um mini-pivot: A vantagem deste sistema a uniformidade na distribuio de gua, economia de mo-de-obra e uma reduo de custo operacional, tem como desvantagem os contornos de rea, como mostra a figura abaixo destacada, tendo-se que utilizar outro sistema de irrigao a asperso para totalizar a rea planejada para irrigao.

Pivot atuando no plantio com gua

Pivot atuando na socaria com vinhaa

Pivot em area renovada

11

Pivot em socaria

2.2 - Aspersor: Sistema de irrigao convencional, utiliza mo-de-obra, tubos e conexes de alumnio ou ao zincado de 6m x 6 e 8, um eletrobomba ou motobomba, existe em mdia 33 eletrobombas e 20 moto-bombas, faz uma rea de posio de 0,36 ha, com mdia 10 posies em 24 horas. Pode-se exemplificar uma rea total na seguinte maneira:

rea de posio 0,36

rea Fsica 0,28

Quant. Posies 10

Total. 2,80

O sistema por asperso tem despesa operacional desvantajosa em relao aos outros sistemas, desuniformidade na distribuio da gua, utiliza maior quantidade de mo-de-obra e tem baixa produtividade em rea irrigada. Dentre suas vantagens est a possibilidade de ir a reas onde outros sistemas no podem operar, como encostas e etc. E ainda sua eficcia na distribuio de vinhaa.

Asperso irrigando com vinhaa

12

2.3 - Carretel: Compem-se de um equipamento com mangueiras de 300 metros, ligado com asperso ou barra irrigadora para distribuio de gua ou vinhaa, tendo maior eficincia de aplicao com a barra irrigadora. Na usina mais utilizado carrinho com aspersor na aplicao de vinhaa. Suas vantagens esto no custo de mo-de-obra, faz uma rea maior do que um sistema convencional de asperso e tem como desvantagem limitaes em rea em virtude de sua extenso de talho e mudanas.

Carretel

2.4 - Irrigao por Gotejamento: sistema de irrigao atualmente mais eficiente, levando em considerao a racionalizao do uso da gua, uma irrigao localizada com mangueiras subterrneas. Tem como vantagem a reduo da mo-de-obra, maior produtividade levando em conta as adubaes distribudas uniformemente no perodo de seu clico (at o dcimo ms). A Usina Seresta implantou o sistema com dezessete projetos distribudos em uma rea de 2200 hectares, resultado de uma anlise de dez anos feita no experimento a nvel comercial de 17 hectares com uma produtividade mdia de 105,00 toneladas/ha. Fotos implantao e ampliao dos projetos de gotejamento na usina seresta

13

Enterrio do tubo gotejador-Faz.Cava 1

Fotos implantao e ampliao dos projetos de gotejamento na usina seresta

Montagem da linha principal-Faz.Risco 1

Enterrio do tubo gotejador-Faz.Risco 1

14

Fotos canavial com Irrigao Gotejamento:

VARIEDADE SP 83-2847 ( 127 DAP)

PROJETO GOTEJAMENTO CAVAC RB 92579 (120 DAP)

Este sistema foi implantado em 2007 e tem trazido resultados satisfatrios, a estimativa de produtividade na safra 08/09 foi favorvel e at ento vm apresentando resultados satisfatrios e estimam-se para safra 12/13 resultados positivos. 3 - Adubao: Esta prtica no processo produtivo uma forma de suprir as necessidades nutricionais da cultura, equilibrando o solo de forma que a cana possa aproveitar todos os elementos nutritivos aplicados. Existem na usina as seguintes prticas de adubao: 3.1 - Adubao Mecanizada: Processo que utiliza equipamento agrcola adequado para distribuio de adubo mineral. Na usina so utilizados implementos com distribuio de trs linhas, o adubo vem para o campo em sacoles de 500 kg, colocado na adubadora, regulada para a distribuio de acordo com a necessidade do solo e perspectiva de produtividade. 3.2 - Adubao via gotejamento: feita fertirrigao via gotejamento, nas casas de bombas dissolvido o adubo em caixas de 5.000 litros, e injetado no sistema automaticamente pelo equipamento controlador netajet. So aplicados os macros nutrientes via gotejo. Aps a implantao dos projetos e o conhecimento das variedades, solos e operaes, fez-se uma adaptao para cada situao. Programao definida em conjunto com a Equipe da Netafim.

Durante o perodo de safra, em quatro projetos do gotejamento so aplicados vinhaa diluda como fonte de potssio (K ). 3.3 Adubao Folear: Uma outra alternativa de adubao, utilizada na usina para aplicao de micro nutrientes, o equipamento utilizado a aplicao area 15

atravs dos avies agrcola contratos pela empresa. Este sistema se faz importante, para aplicao dos micros nutrientes, considerando que os macros nutrientes no fazem parte desta alternativa de adubao pela quantidade de produtos por hectares na aplicao, j o micro bem alocado, pois tem uma quantidade adequada ao processo e a viabilidade econmica da aplicao.

Aplicao de Defensivos Agrcolas: o correto uso est inserido no conhecimento tecnolgico para colocao de um produto qumico ou biolgico no alvo correto (erva daninha ou pragas), em quantidade adequada, de forma econmica, sem contaminar o homem e o meio ambiente, este est melhor dividido em trs partes: Nematicida, Cumpinicida e Herbicida.

a. Nematicida: so produtos aplicados diretamente no sulco antes da coberta para proteger a cana-de-acar de nematides, um exemplo que utilizado na usina o Furadan. b. Cumpinicida: Como foi dito anteriormente o cupinicida tambm colocado no sulco antes da coberta para que no venha prejudicar a cana com cupins, os produtos utilizados para essa pratica o Regente, Actara, Evidence e a talstar.

16

c- Herbicida - Dosagem: na usina a vazo utilizada para cana planta de 200 lit/ha e pra cana soca (socaria) de 150 L/h,como deve ser feita a dosagem:

Ex.: primeiro medido uma rea teste de 600 m. Vazo: 500 mL (0,5 l) Quantidade de Bicos (PJ): 24 Bicos 0,5 * 24 = 12 l - 600 ---------- 12 l 10,000 ----- X X = 200 l / ha. c.1 Classificao Toxicolgica:

Classificao Toxicolgica

Extremamente txico

II

Altamente txico

III

Medianamente txico

IV

Pouco txico

Vias de Penetrao: Inalatrio, Oral e Drmica. Inalatria Oral

17

c.2 Ervas daninhas: podem ser melhor entendidas se divididas em folhas largas e folhas estreitas.

c.3 Folhas Largas: Espada de So Jorge, Caruru (Bredo), Rabo de Rato, Magor Gomes, Flor de Cemitrio, Melo de So Caetano, Melancia Braba, Maracuj Brabo, Rama Fina, Burra Leiteira, Vasorinha, Arbusto, Andaca, entre outras.

c.4 Folhas Estreitas: Capim alho, capim favorito, Capim Sempre Verde, Mo de Sapo, Grama Seda, entre outras.

c.5 Herbicidas ( Utilizao ): os produtos so diferentes dos anteriores, eles so aplicados aps a coberta, e podem ser bem mais entendidos se divididos em, aplicao mecanizada (Pr Emergncia) e/ou aplicao costal ( Ps Emergncia).

c.6 Aplicao Mecanizada (Pr Emergncia) : Essa aplicao feito para que as sementes das ervas daninhas no venha emergir (germinar), onde so utilizados produtos residuais:

APLICAO EM PR-EMERGNCIA

d. Produtos Residuais: quando em contado com o solo deixa um resido que dura no mximo 90 dias, dependendo de cada produto. 18

e. Pr-emergncia: A pre-emergncia feita com o auxilio de um trator com duas pessoas (motorista e ajudante), e utiliza-se tambm o implemento (PJ) onde controlada toda a aplicao, nesse implemento vem um botijo com capacidade para 600 l de formulao (a mistura de gua com produto). Uma barra que mede 11,30 m com o auxilio de 24 bicos leques que podem ser (TFVS, TEEJET, entre outros.),

Alguns produtos de (Pr Emergncia).

c. Aplicao Costal (Ps Emergncia): feita quando a erva j est germinada, nesses casos so utilizados produtos sistmicos de contato e bicos cnicos.

19

d. Produtos sistmicos: Produtos que quando em contato com a erva daninha so translocados para o seu interior.

e. Produtos de Contato: Produtos quando em contato com a erva daninha no so translocados para o seu interior, agem localmente.

f. Ps Emergncia: Nesta pratica so utilizadas duas turmas de 34 pessoas que realizaro aplicao costal, com o auxilio das bombas Martinelle e coagril.

Trplice Lavagem:

Equipamento de Proteo Individual (EPI): Os EPIs so essenciais para a aplicao de Defensivos Agrcolas, para evitar uma devida intoxicao.

20

Cuidados e manuteno do EPIs:

Aps o uso, lave e descontamine em separado das roupas da


famlia.

Mantenha em bom estado de conservao. Faa reviso peridica. Guarde em local separado. Substitua sempre que necessrio

Mquinas e equipamentos para aplicao

Tipo de bico utilizado na aplicao costal

Tipo de bico utilizado na aplicao Mecanizada

Limpeza dos bicos da barra do PJ

Entomologia: a cincia que estuda as pragas.

As pragas so responsveis hoje pelo baixo ndice de produtividade agrcola e perdas dentro da indstria, da a grande importncia da realizao de um controle de combates as pragas. As pragas mais comuns na usina Seresta:

21

5.1 - A broca-gigante ( Castinia Licus ), broca do colmo assume grande importncia, pelos altos prejuzos que pode causar. A larva de cor branco marfim, penetra entre o solo e a cana, iniciando a perfurao no colo da planta, abrindo uma galeria de baixo para cima, destruindo os 2 ou 3 primeiros entrens basais, podendo alcanar no final de seu ciclo, at cerca de 9 cm de comprimento. Antes de se transformar em crislida, a lagarta faz uma perfurao lateral na base do colmo, por onde sair o futuro adulto. A crislida, de colorao castanho escura, mede cerca de 4 cm de comprimento e fica no interior da galeria.

Cana atacada pela praga 1

Seu ciclo biolgico em mdia 177 dias ( ovo: 10; larva:110; crislida:45 ); o adulto em torno de 12 dias. Em cana nova causa a morte de perfilhos de planta e soca corao morto e destri os rizomas das touceiras, ocasionando falhas de germinao e reduzindo o stand da cultura. Em cana adulta destri os entrens basais, causando afinamento, atrofia e quebra do colmo e, junto com o complexo de podrides, causa inverso da sacarose, com perdas de at 60% da produo. O controle se d pela captura de adultos e principalmente de larvas e crislidas na socaria aps o corte de cana com enxadecos especiais. Esta a prtica mais

22

utilizada de controle. No momento, o mtodo mais utilizado para o controle da broca o uso do espeto.

Controle mecnico

5.2 - A broca diatraea: Broca menor, a principal praga da cana-de-acar. uma das mais preocupantes das pragas para a cana-de-acar em todos os estados produtores do Brasil. A broca comum da cana-de-acar, como conhecida, ocorre em todas as regies canavieiras do Brasil. No Nordeste do Brasil ocorrem duas espcies:

23

Em Alagoas nos ltimos anos, est ocorrendo uma dominncia da espcie flavipennella.

Pode ser encontrada durante todo o ano, podendo apresentar de 4 a 5 geraes por ano, variando este nmero principalmente em funo de temperatura.

Os danos diretos so decorrentes da alimentao do inseto e ocasionam: Perda de peso (devido a formo de galerias); Morte da gema apical (corao morto); Encurtamento de entrens; Quebra do colmo; Enraizamento areo; Germinao de gemas laterais.

Os danos indiretos so causados por: Microorganismos que invadem a cana atravs de orifcios abertos pelas larvas, predominantemente fungos, entre eles Fusarium e Colletotricum. Por reaes qumicas que resulta na formao de compostos fenlicos. 24

Nas duas situaes ocorre a inverso da sacarose armazenada no colmo, provocando o desdobramento da mesma em glicose e levulose. Quando o processo se destina a produo de lcool a contaminao do caldo reduz a eficincia das leveduras na fermentao alcolica. Consequncias do ataque:

As formas de determinao dos nveis de infestao da Diatraea

sugeridas,

objetivam levantar danos e formas biolgicas presentes nas reas infestadas e recomenda-se a seguinte distribuio: ou Inicial entre 3 e 4 meses de plantio ou colheita; Durante o desenvolvimento aps os 4 meses iniciais, seja a formao de entrens, e at os 9 meses

aproximadamente. Final por ocasio da colheita. 25

A metodologia de avaliao objetiva determinar a populao na rea avaliada. Avaliando o nmero de larvas coletadas por um homem em uma hora de caminhada dentro da rea em estudo.

Nveis que atingirem 10 larvas / homem / hora so

considerados altos e exigem controle;

No estgio da cultura, compreendido entre o quarto e nono ms de idade, aproximadamente, pode-se optar por duas formas de avaliao:

Determinao da populao atravs do nmero de larvas

por hectare; Determinao dos nveis de danos atravs da avaliao

da intensidade de infestao. A determinao dos nveis populacionais por hectare apresenta maior eficincia, pois determina o alvo do controle que so as larvas da Diatraea. Consiste basicamente em se tomar pontos amostrais distribudos aleatoriamente na rea em estudo, numa quantidade mnima de 5 pontos de 5 metros lineares de sulco por cada lote.

Nos pontos amostrados devem ser levantados: Total de colmos; Colmos danificados; Colmos sadios; Total de entrens; Entrens danificados; Entrens sadios; 26

Classificar as larvas pelo tamanho: Levantar: Material parasitado por Cotesia ou outros organismos; Identificao da espcie de Diatraea. Grande 2,5 cm ou maior; Mdia entre 1 cm e 2,5 cm; Pequena menores de 1 cm.

Classificar as crislidas em: Vivas; Vazias.

Realizado por ocasio da colheita, este levantamento objetiva determinar os nveis de danos ocasionados cultura e as perdas registradas na indstria. Considera-se (Segundo o IAA-PLANALSUCAR) que para cada 1% de intensidade de infestao ocorra uma perda de: 0,48% em kg de acar/t de cana; 1,4% em litros de lcool/t de cana; 0,1385% em perda de peso no campo.

O controle biolgico a principal forma de controle empregada para Diatraea. O grande nmero de predadores e parasitoides de ovos que ocorrem naturalmente, contribui de forma decisiva para auxiliar o controle biolgico da Diatraea, fato que, favorece a criao e liberao de inimigos naturais em laboratrios.

27

Pela grande sensibilidade que as vespinhas de Cotesia apresentam, diversos cuidados devem ser tomados em todo o processo, e os principais so: Armazenamento adequado at o momento da liberao; Liberao em horrios convenientes, evitar horrios de sol

quente, bem como perodos de chuva muito fortes; Transporte em condies apropriadas desde o laboratrio

de produo at s reas de liberao; No liberar em reas onde esteja sendo aplicado

inseticida ou tenha ocorrido nas ltimas 24 horas;

5.3 - As cigarrinhas da folha e da raiz (Mahanarva posticata e M. fibriolata ) se destacam entre as pragas. Existem aproximadamente 11 gneros de cigarrinhas atacando cana-de-acar. Entre as espcies de cigarrinha, que atacam a cana-de-acar, existem duas que podem ser consideradas de maior importncia na regio:

28

Atualmente ocorre em Alagoas as duas espcies citadas, estando a cigarrinha da folha em todas as sete regies edafoclimaticas do Estado. Enquanto que a da raz est distribuda na maioria das regies, no ocorrendo apenas na regio 1. So pragas que precisam de umidade por isso tem a sua ocorrncia limitada ao perodo chuvoso.

29

A cigarrinha pode ser encontrada durante todo o ano. Necessita, no entanto, de temperaturas mais amenas e bastante umidade, o que limita sua ocorrncia aos perodos chuvosos, iniciando-se as infestaes aps as primeiras chuvas. Prejuzo econmico provocado pelo ataque das duas espcies: Raiz); Seca do sistema foliar e morte da planta; Reduo do stand; Reduo do rendimento agrcola, pode chegar a 50%; Reduo do rendimento industrial. Injeo de toxina na planta ao sugar seiva; Morte de perfilhos em altas infestaes (Cigarrinha da

30

Para o monitoramento da cigarrinha recomendvel iniciar os levantamentos 20 a 30 dias aps as primeiras chuvas, normalmente por volta de maro e realiz-los enquanto a praga permanecer no campo. Estas avaliaes devem determinar os nveis populacionais, levantando-se as quantidades de ninfas e de adultos por colmo. Na avaliao da cigarrinha da folha, deve-se adotar o tamanho da amostragem mais conveniente em cada situao, com este tamanho ficando em um mnimo de 50 colmos por talho. O recomendvel tomar para cada amostra um nmero entre 10 ou 15 colmos por hectare. J na avaliao da cigarrinha da raiz, deve-se determinar os nveis populacionais, levantando-se as quantidades de ninfas e adultos por metro linear na rea em estudo. O tamanho da amostragem deve ser de 10 pontos de 2 metros lineares por lote, distribudos aleatoriamente.

Fatores importantes a se considerar numa avaliao:

- Tamanho das amostragens: Quantidade de colmos (cigarrinha das folhas) - 100

colmos no mnimo; Quantidade de pontos (cigarrinha das razes) - 2 pontos

de 5 metros lineares por hectare.

- Distribuio das amostragens: Deve ser feita uma distribuio ao acaso, sem escolha

dos locais de tomada dos colmos ou pontos, observando-se principalmente a distncia da margem do talho e nunca avaliar colmos margem do talho.

- Periodicidade fundamental que a volta s reas infestadas seja feita

em perodos o mais curto possvel. Identificao correta das formas biolgicas:

31

Para o controle desta praga, existem dois mtodos: 1 Controle Qumico :

2 Controle Biolgico:

O controle biolgico tem sido largamente empregado atravs da utilizao do fungo Metarhizium anisopliae, principalmente para controle das cigarrinhas das folhas, exige alguns cuidados, sobretudo com relao aos monitoramentos, apresenta um maior nmero de vantagens quando bem empregado. No controle da cigarrinha das razes tem se observado algumas limitaes devido a vrios fatores, entre elas o local de vida da praga vive no sistema radicular da cultura; estgio de desenvolvimento da cultura quando as infestaes se iniciam; proteo que a palha oferece contra as formas de multiplicao do fungo e diferena de agressividade das raas do fungo. 32

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

BARROS, Fernando Ferraz

and

MILAN, Marcos. Qualidade operacional do

plantio de cana-de-acar. Bragantia [online]. 2010, vol.69, n.1, pp. 221-229. ISSN 0006-8705. CMARA, G.M.S. Ecofisiologia da cultura da cana-de-acar. In: CMARA, G.M.S. Produo de cana de acar. ESALQ: Piracicaba, 1993. p.31-64. CAMPOS, V.F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1998. 229 p. CAMPOS, C.M. Identificao e avaliao de variveis crticas no processo de produo da cana-de-acar. Piracicaba 2007. 88p. Dissertao (Mestrado) Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de So Paulo. COLETI, J.T.; STUPIELLO, J.J.; Plantio da cana-de-acar. In. SEGATO, S.V; PINTO, A.S.; JENDIROBA, E.; NBREGA, J.C.M.. Atualizaes em produo de cana-de-acar. Piracicaba: CP 2, 2006. MATOS, R.B. Indicadores de desempenho para o beneficiamento de madeira serrada em empresas de pequeno porte: um estudo de caso. Piracicaba 2004. 100p. Dissertao (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de So Paulo. PECHE FILHO, A. Qualidade total na agricultura. In: SIMPSIO DE QUALIDADE TOTAL NA AGRICULTURA, 1., 1994, So Paulo. Anais... So Paulo: AEASP, 1994. p.19-35. VIEIRA, S. Estatstica para a qualidade: como avaliar com preciso a qualidade em produtos e servios. Rio de Janeiro, 1999. 198p.

33

Concluso

vivncia

do

estgio

supervisionado

possibilitou

monitoramento,

desenvolvimento e aplicao dos conhecimentos empricos obtidos no mbito acadmico. E ainda, assimilar as politicas de desenvolvimento organizacional que norteiam o mercado de trabalho. Bem como absorver a dinmica das articulaes interpessoais que viabiliza o desempenho, com excelncia, das estratgias elaboradas para alcance das metas estabelecidas pela empresa. Contudo, numa avaliao holstica constata-se a necessidade de intensificar o desenvolvimento

emprico e prtico a cerca da cultura da cana-de-acar. Haja visto a importncia econmica desta cultura para o estado de Alagoas.

34

DE ACORDO:

________________________________ e ________________________________ Andr Borges Pereira da Silva Gerente Agrcola Leandro da Silva Santos Estagirio

35

You might also like