You are on page 1of 13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

CDIGO DA PROVA: 611847

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DA APRENDIZAGEM - ENSINO FUNDAMENTAL

PAAE 2012
Escola: EE PROF JOSE M DE OLIVEIRA Professor: Nome do Aluno: Disciplina: Lngua Portuguesa Ano: 9 ano Turma: Resultado:

Prezado(a) Aluno(a) Esta a prova do Programa de Avaliao da Aprendizagem Escolar - PAAE. Leia e responda s questes com bastante ateno, pois o objetivo da prova acompanhar o seu desempenho e identificar possveis dificuldades de forma a orientar o professor sobre como ajud-lo. Voc deve marcar a sua resposta em cada questo e depois transcrev-la na Folha de Respostas.Veja o exemplo:
A 01 B C D

Antes de entregar a Prova, confira se marcou todas as suas respostas corretamente. Verifique se preencheu o cabealho da prova. FOLHA DE RESPOSTAS DA PROVA DE LNGUA PORTUGUESA
A 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 B C D 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A B C D 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
1/13

paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at

30/10/12

Bom trabalho!

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DA APRENDIZAGEM - ENSINO FUNDAMENTAL

PAAE 2012
Escola: EE PROF JOSE M DE OLIVEIRA Professor: Nome do Aluno: Disciplina: Lngua Portuguesa Ano: 9 ano Turma: Resultado:

QUESTO 1 A inveno do alfabeto Dois arquelogos norte-americanos descobriram os traos mais antigos do primeiro alfabeto utilizado pelo homem no Egito, mais precisamente na estrada que desce do norte em direo cidade real de Luxor, passando a oeste do rio Nilo, num despenhadeiro do deserto meridional. Nesse local havia, h 4 mil anos, um trajeto frequentado por mercadores, pastores e soldados mercenrios. Ao menos dois deles quiseram mostrar aos futuros viajantes que haviam passado por l, e somaram notcia uma evocao aos deuses para que os protegessem ao longo daquela estrada perigosa. No entanto, diferentemente de outros viajantes que haviam registrado preces parecidas sobre a delicada parede calcria daquele vale, nossos dois heris entalharam seus grafites usando as letras do primeiro sistema alfabtico de que se tem notcia. A extraordinria descoberta confirma uma teoria j aceita por grande parte dos pesquisadores: que os alfabetos utilizados para escrever os principais idiomas do mundo tiveram uma nica origem.
(Revista Planeta, jan. 2009, n. 436. p. 36-38. Adaptado.)

Considere as seguintes informaes presentes nesse texto: I. Confirma-se a teoria da origem nica dos alfabetos. II. Dois viajantes entalham uma mensagem. III. Dois arquelogos fazem uma descoberta. Qual a ordem de apresentao dessas informaes no texto? A) I, II, III. B) II, I, III. C) II, III, I. QUESTO 2 Incivilizados inimigos da cidade Enquanto BH se moderniza durante o dia para oferecer estrutura arejada e menos angustiante, os vndalos e agentes da poluio visual a atacam na calada da noite.
(Estado de Minas. Gerais. 11/06/2010.)

D) III, II, I.

Esse texto exibe, em sua estrutura, A) comparao de aes, comprovada pelos verbos oferecer e atacar. B) consequncia de fatos, presente na expresso vndalos e agentes da poluio visual. C) negao de atitudes, reforada, no ttulo, pelos vocbulos incivilizados e inimigos. D) oposio de ideias, marcada pelas palavras: dia/noite; estrutura arejada/poluio visual. QUESTO 3 O trecho um comentrio sobre o filme Alice no pas das maravilhas:
2/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

O trecho um comentrio sobre o filme Alice no pas das maravilhas: Alice no pas das maravilhas, com seus climas incmodos e suas imagens que parecem tender distoro, no poderia ser assinado por qualquer outro artista, irmo de obras como Edward mos de tesoura ou A lenda de Sleepy Hollow. Infelizmente, os fs de Tim Burton com olhar mais crtico vo descobrir que se trata de um irmo menor. O diretor faz concesses s necessidades de dar retorno ao oramento estratosfrico de seu filme, o que torna Alice sua obra mais bem comportada: se as imagens se deixam distorcer, articulam-se de maneira formal, tentando conter toda a agressividade no interior delas, sem que se permita em momento algum que a articulao se torne agressiva com o espectador.
(AVELLAR, M. C. Estado de Minas, 23/04/2010. Coluna Cinema.)

O comentrio crtico sobre Alice no pas das maravilhas centra-se na argumentao de que a A) agressividade incompatvel com o carter infantil da histria adaptada. B) distoro das cenas traz efeitos negativos aos filmes de Tim Burton. C) formalidade da articulao das imagens faz desse um filme menor do diretor. D) quantia exorbitante, gasta na produo, em nada afeta a qualidade do filme. QUESTO 4 Observe a linguagem empregada no texto. Quem no se comunica... Havia no Rio de Janeiro nos anos de 1920 um gramtico famoso. Uma vez, esse gramtico foi passar frias em um hotel-fazenda de Terespolis. L, um dia, resolveu dar um passeio a cavalo pelos terrenos da fazenda. Por segurana, ia acompanhado de um cavalario montado em um burrico. Pelas tantas, o cavalo do gramtico disparou. O cavalario foi atrs em seu burrico, gritando: Doutor, puxe a rdea! Doutor, puxe a rdea! Nada aconteceu, at que o cavalo saltou um valado e jogou o gramtico numa moita de urtiga. Finalmente o cavalario o alcanou, levantou-o e ajudou-o a se livrar de uns espinhos que se grudaram nele. Doutor, por que o senhor no puxou a rdea? Eu vinha gritando atrs, doutor, puxe a rdea, doutor, puxe a rdea! O gramtico, j senhor de si, perguntou: E o que puxar a rdea? fazer isso, , e fez o gesto explicativo. Ah! Dissesses sofreia o corcel, eu teria entendido.
(VEIGA, J. J. O Almanach de Piumhy. RJ: Record, 1988. Adaptado.)

A forma verbal dissesses utilizada pelo gramtico, na ltima frase do texto, foi A) importante para o contexto em que ocorre o dilogo. B) inadequada situao comunicativa do texto. C) indispensvel para a linguagem coloquial. D) necessria para o entendimento do texto. QUESTO 5 Exame de colesterol deve ser feito a partir dos 20 anos Um estudo recente salienta a importncia de jovens, a partir dos 20 anos, realizarem exames preventivos em especial, o que mede o nvel de colesterol no sangue. Menos da metade dos homens e mulheres nessa faixa etria fazem o exame com a frequncia necessria, apontou levantamento publicado em um jornal internacional de Medicina que analisou 2.587 pacientes de 20 a 45 anos, entre 1999 e 2006. Segundo a mdica Elena V., principal autora da pesquisa e integrante da diviso de doena cardaca dos Centros de Controle e Preveno de Doenas dos EUA, o principal objetivo do alerta identificar altos ndices do chamado colesterol ruim, prejudicial ao corao. Ela refora que doenas cardacas so crnicas e danificam os vasos sanguneos mesmo dos mais jovens. Vemos isso at em crianas de dez anos, enfatiza. E tambm temos evidncias de que, se comearmos a intervir precocemente, muito mais fcil reverter o processo do que quando se mais velho e o paciente j tem placas e as veias esto bloqueadas.
(http://veja.abril.com.br. Acesso: 04/08/10. Adaptado.)

Uma das razes apontadas pelo texto sobre a necessidade de se realizar exames de colesterol em jovens a A) ausncia de conhecimento entre os jovens das formas de preveno das doenas cardacas. B) evidncia de que os mais jovens consomem mais alimentos ricos em gorduras e colesterol. C) possibilidade maior de reverter o processo de danificao dos vasos sanguneos nos jovens.
paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at 3/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

C) possibilidade maior de reverter o processo de danificao dos vasos sanguneos nos jovens. D) resistncia das pessoas mais velhas em realizar a preveno das doenas cardacas.

QUESTO 6 O Portugus difcil? A percepo de que o nosso idioma mais complicado que outros mais um mito da linguagem A dificuldade de um idioma depende de diferentes variveis. Primeiro, podemos dizer que uma determinada lngua mais fcil para um determinado falante se o idioma a ser aprendido mais prximo linguisticamente de seu idioma nativo. Os holandeses entendem e chegam a falar alemo devido semelhana. Os holandeses aprendem o ingls tambm por ser mais simples para eles do que o prprio alemo. Outro fator na dificuldade de um idioma o sistema ortogrfico. O russo baseado no alfabeto cirlico, por sua vez baseado no grego, o que dificulta sua leitura. O polons mais fcil porque tem um alfabeto latino com algumas modificaes, o que permite a decifrao. mais fcil aprender um idioma dentro da famlia do que aprender uma lngua fora do grupo. Com base nisso, eu diria que o rabe, o hebraico, o chins e o japons oferecem mais problemas de aprendizagem e os aprendizes tm de investir mais tempo para chegar a ser falantes, leitores, sendo ainda mais difcil redigir nas referidas lnguas. Por isso, a ideia de que o portugus um dos idiomas mais difceis que existem pode no passar de um mito. Tudo depende do contexto e do interlocutor.
(http://revistalingua.uol.com.br. Acesso: 28/06/10.)

Considere as anlises feitas sobre algumas estratgias discursivas do texto: I. A percepo de que o nosso idioma mais complicado que outros mais um mito da linguagem. Essa passagem tem por objetivo indicar, desde o incio, o ponto de vista que ser defendido pelo locutor ao longo do texto. II. A expresso Outro fator sinaliza para o leitor que o pargrafo apresentar mais um argumento favorvel ao ponto de vista defendido pelo locutor. III.A expresso Por isso indica que o pargrafo far uma sntese dos argumentos apresentados para reforar o ponto de vista defendido desde o incio. As anlises corretas so A) I e II, apenas. QUESTO 7 As trs mortes das estrelas As estrelas parecem ser eternas, mas no so. Elas nascem, vivem e morrem. At mesmo o Sol, que uma estrela (e no das maiores), um dia tambm vai acabar. Quando olhamos para o cu, uma parte das estrelas que vemos j morreram h muito tempo. A sua distncia de ns era to grande que, quando a luz que emitiram chega at aqui, elas mesmas j no existem. As estrelas "nascem", ou seja, formam-se quando uma enorme nuvem de gs comea a se concentrar, ficando cada vez menor e mais quente. As partes mais externas da nuvem comeam, ento, a cair em direo ao centro. Esse "nascimento" pode levar um milho de anos, o que no muito tempo quando se fala de estrelas. Depois disso, a parte interna da nuvem fica to quente que se transforma num enorme reator nuclear, quer dizer, uma verdadeira fbrica de luz. A nuvem original era composta principalmente de hidrognio, um gs muito comum no Universo, inclusive em nosso planeta, onde se encontra, por exemplo, na gua. O hidrognio produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas. um perodo que pode durar muitos bilhes de anos. Depois desse tempo, o combustvel acaba e a estrela comea a "morrer". Ela ainda pode usar outros combustveis, como o hlio, aquele gs que faz os bales ficarem bem leves. Mas isso s aumenta um pouquinho a vida das estrelas. Agora, tem uma coisa: as estrelas no morrem todas do mesmo jeito, nem a durao da vida a mesma para todas elas. As maiores e mais "pesadas" gastam mais rapidamente seu combustvel e por isso duram muito menos, apenas alguns milhes de anos.
(www.astro.iag.usp.br. Acesso: 18/06/2010. Adaptado.) paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas

D) I, II e III.

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12 (www.astro.iag.usp.br. Acesso: 18/06/2010. Adaptado.)

A partir dessa leitura, conclui-se que as estrelas A) nascem e morrem de maneira uniforme, tendo todas elas o mesmo tempo de durao. B) so vistas da Terra, mesmo depois de j estarem mortas, quando seu combustvel acaba. C) tm uma pequena durao; as mais pesadas duram, em mdia, poucos anos ou meses. D) utilizam como principal combustvel o gs hlio, para deix-las mais leves, como os bales. QUESTO 8 Este texto um fragmento de uma crnica de Frei Betto. A diferena entre ler e ver TV que, no primeiro caso, o leitor escolhe o que lhe interessa. Com a vantagem de no se submeter avalanche publicitria e adequar a programao no caso, a leitura ao ritmo de sua convenincia. E, considerando a baixa qualidade de contedo na TV brasileira, ler absorver cultura.
(www.editorasaomiguel.com.br. Acesso: 08/07/2010.)

O principal argumento de Frei Betto na distino entre o leitor e o espectador a A) ausncia de publicidade nos livros e o excesso de anncios na TV. B) inquestionvel superioridade de um livro sobre as novelas da TV. C) liberdade de opo de leitura, que supera a escolha da programao de TV. D) temtica de um livro ser mais interessante do que um filme de TV. QUESTO 9 Este um texto de Artur Azevedo. As cerejas Que fazes tu a parado? Ests a comer com os olhos aquelas magnficas cerejas? Estou simplesmente a namor-las, ou antes, a resolver-me... Os cobres so to curtos! Gostas realmente de cerejas? Eu? Nem por isso! Prefiro qualquer outra fruta do nosso pas! Mas minha mulher d o cavaquinho por elas, e no se me dava de lhe levar aquelas, que tm boa cara. Pois compra-as, que diabo! No so as cerejas que nos arrunam. Tens razo. Esse ligeiro dilogo foi travado em frente ao mostrador de uma loja de frutas, na Avenida, entre o Antunes e o seu velho amigo Martiniano. O Antunes comprou as cerejas. O Martiniano despediu-se e foi tomar o bonde.
(www.biblio.com.br. Acesso: 12/08/10.)

Uma expresso que ocorre no texto e que deixou de ser atual A) comer com os olhos. B) d o cavaquinho. C) foi travado. D) so to curtos. QUESTO 10 A proa do Fujikawa Maru, um navio de guerra japons afundado em 1944, encontra-se repleta de corais moles, gorgnias parecendo leques e algumas anmonas. Os corais do mastro so espetaculares. H partes quebradas do parapeito da proa e outras que foram raspadas com o crescimento dos corais. noite, esses organismos estendem seus minsculos tentculos ou plipos para alimentarem-se do plncton, que consiste numa sopa de pequenos organismos dispersos na gua do mar.
(Revista Horizonte Geogrfico, 1996, n. 44. p. 42.)

H uma marca da opinio do enunciador desse texto no trecho A) a proa do navio encontra-se repleta de corais moles. B) h partes quebradas no parapeito da proa. C) h partes raspadas com o crescimento de corais. D) os corais do mastro so espetaculares.
5/13

D) os corais do mastro so espetaculares. QUESTO 11 Nova Dana no Salo West coast swing encontra, nos jovens, porta de entrada no Brasil. Msica de balada para ser danada sozinho? No. Pelo menos o que dizem os praticantes da nova tendncia em dana de salo, o West coast swing. A trilha composta por Lady Gaga, Chris Brown, Akon e Skank. No Brasil, o ritmo chegou h 3 anos nos ps dos danarinos Guilherme Abilha e Aline Tombini. Desde ento, tem ganhado adeptos em todo o pas, principalmente os mais jovens.
(www.revistaviverbrasil.com.br. Acesso: 6/07/2010. Adaptado.)

A palavra negritada no texto indica A) nfase. QUESTO 12 Compare nesses grficos as informaes sobre a atitude dos leitores. B) excluso. C) limitao. D) oposio.

(www.bonde.com.br. Acesso: 10/08/2010. Adaptado.)

Uma concluso extrada desses grficos : A) Quem diz ter lido Ulisses, realmente, leu a obra de Joyce. B) Quem leu a obra clssica de Joyce leu tambm o best-seller de S. Meyer. C) Quem realmente leu Crepsculo diz que no leu a obra de S. Meyer. D) Quem realmente leu as obras no quem afirma t-las lido. QUESTO 13 Leia uma notcia sobre uma americana de 18 anos que colocou prova dicas de moda, beleza e paquera da revista Seventeen. Super Seventeen me Est com dificuldades na hora da paquera? Eis o tipo de dica que a revista norte-americana Seventeen d a suas jovens leitoras: pea a um garoto que passe protetor solar nas suas costas. Foi por duvidar da eficcia de certos mandamentos ditados por revistas de comportamento jovem que Jamie Kelles, 18, resolveu submet-los a uma prova de fogo. Durante um ms, ela seguiu risca as instrues da Seventeen. Usei bastante salto. Foi impraticvel. No sei em que mundo os leitores da Seventeen vivem, disse, em entrevista ao Folhateen. No fim do ms, a concluso: Essas revistas olham as adolescentes como um grupo uniforme, com interesses bem limitados, como moda, maquiagem e garotos. Mas Jamie no deixa de reconhecer que a revista tenta aumentar a autoestima das leitoras. Acho que eles tm boas intenes, mas so meio hipcritas. A hipocrisia, para ela, reside numa contradio: apesar de proclamar que as meninas aceitem seus corpos, a revista s usa modelos magrinhas.

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

revista s usa modelos magrinhas.


(Folha de So Paulo, 12 jul. 2010. Adaptado.)

Para a leitora, as revistas americanas para adolescentes apresentam um ponto de vista A) contraditrio, j que seus modelos possuem uma variada aparncia fsica, e isso no condiz com os adolescentes americanos. B) inconsistente, pois, ao mesmo tempo que busca aumentar a autoestima dos adolescentes, tambm hipcrita. C) limitado, j que enxerga os adolescentes como um grupo diferente que s se comporta usando seus mandamentos. D) proveitoso, porque proporciona aos adolescentes muitas dicas, as quais podem ser utilizadas no dia a dia. QUESTO 14 Os adultos criticam facilmente. Dizem que os adolescentes so tietes, adulam seus dolos. Ou ainda que os adolescentes gostam de marcas, se transformam em anncios publicitrios ambulantes. Acrescentam que eles vivem num filme, ou em vrios, e arrumam uma identidade imitando personagens. Por isso eles se perdem na contemplao das estrelas (do cinema e dos palcos), assim como se esquecem nas marcas que passam a defini-los.
(CALLIGARIS, C. A adolescncia. SP: Publifolha, 2000.)

Segundo o texto, a crtica que os adultos fazem aos adolescentes tm como base A) a imitao. QUESTO 15 Fenmeno aos 14 anos Ao contrrio de certo jogador, o novo fenmeno do esporte brasileiro est em plena forma fsica, sua carreira vai de timo a melhor e os nicos escndalos que provoca decorrem do fato de derrotar inapelavelmente gente bem mais velha. Fenmeno como os praticantes de canoagem e dirigentes se referem mineira Ana Stila Vieira Vargas. E no esto exagerando. Aos 12 anos, a canosta completava provas com tempos superiores aos de competidores masculinos da categoria adulta. Um ano depois, no campeonato brasileiro adulto, desbancou a representante do pas nas Olimpadas de Pequim, Poliana de Paula, 20 anos, e ficou com o ttulo. Ana Stila a nica a dominar as modalidades velocidade (geralmente disputadas em raias montadas em canais artificiais) e slalom, em que o canosta tem de descer um rio desviando de balizas no menor tempo possvel. O desempenho dela to surpreendente que uma de suas marcas chegou a ficar a apenas 13,77% do tempo obtido por Gustavo Selbach, um dos melhores atletas da histria da modalidade do Brasil, em um torneio nacional.
(Revista Isto, jun. 2010. p. 99. Fragmento.)

B) a transformao.

C) o exibicionismo.

D) o exotismo.

Nesse texto, a excelncia da canosta Ana Stila Vieira Vargas ressaltada pelo uso de A) comparao. QUESTO 16 Este um trecho de um poema de Manoel de Barros. No descomeo era o verbo. S depois que veio o delrio do verbo. O delrio do verbo estava no comeo, l onde a criana diz: Eu escuto a cor dos passarinhos. A criana no sabe que o verbo escutar no funciona para cor, mas para som. Ento se a criana muda a funo de um verbo, ele delira. E pois, Em poesia, que voz de poeta, que a voz de fazer nascimentos O verbo tem que pegar delrio.
(http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso: 10/07/10.) paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at 7/13

B) eufemismo.

C) ironia.

D) metfora.

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

O texto transmite a ideia de que A) se devem evitar combinaes lingusticas incomuns, como eu escuto a cor dos passarinhos. B) se devem utilizar somente os significados das palavras que esto presentes no dicionrio. C) h uma compreenso das crianas com relao linguagem convencional. D) h uma tenso entre os significados estabelecidos e os inventados pela linguagem. QUESTO 17 Este texto foi retirado de um portal de notcias. Desde 2009, quando comeou a frequentar aulas de luteria construo de instrumentos musicais , David Rocha, 19, busca no lixo a madeira para montar seus prprios instrumentos. "O tampo deste violo clssico de abeto, uma madeira da Europa parecida com o pinho. Veio de uma caixa de bacalhau da Noruega que eu peguei no Mercado", explica o jovem msico, na oficina de luteria. Com a madeira que encontra, David j construiu um alade, um cavaquinho, um bandolim, uma rabeca e outro violo, barroco. O interesse pela msica vem desde criana, quando assistia, pela televiso, aos concertos da Sala So Paulo. Aos 16, ele aprendeu a tocar em uma igreja evanglica. Determinado a montar um violino s para ele, David encontrou nos mveis descartados um meio para isso. "Cada madeira que eu encontrava, mostrava para o professor, para saber se servia", conta David. Ele cursa o ltimo ano do ensino mdio e hoje monitor da oficina de luteria, durante as tardes.
(http://goo.gl/4WcEu. Acesso: 08/05/2011. Adaptado.)

Qual a construo adequada para intitular essa notcia? A) Catador de lixo comeou a frequentar aulas de msicas. B) David j montou nove instrumentos musicais diferentes. C) Jovem transforma madeira velha em instrumentos musicais. D) Msico cursa o ltimo ano da oficina de luteria do colgio. QUESTO 18 Homens e livros Um fato associado ao alto ndice de alfabetismo funcional no Brasil o baixo nmero de livros que por aqui se vende e, portanto, se l. Monteiro Lobato cunhou a clebre frase segundo a qual um pas se faz com homens e livros. Com certeza, o Brasil no tem problemas no tocante primeira condio. Afinal, j estamos caminhando para 200 milhes de habitantes. J no tocante leitura... Dados divulgados em setembro de 2005 pela Cmara Brasileira do Livro atestam que, em 2004, foram vendidos, no Brasil, 289 milhes de livros nodidticos. Apesar da aparncia, trata-se de resultado pouco expressivo.
(Revista Discutindo Lngua Portuguesa, 2005, n. 1. p. 7. Adaptado.)

A expresso negritada no texto se refere A) frase atribuda a Monteiro Lobato. B) quantidade de livros vendidos no Brasil. C) ao nmero de habitantes no Brasil. D) ao problema do analfabetismo funcional. QUESTO 19 Texto I Faixa etria para doao de sangue ampliada pelo Ministrio da Sade Quem tem 16 e 17 anos, com autorizao dos pais, e idosos com at 68 agora tambm podem doar sangue, segundo novo regulamento tcnico do Ministrio da Sade. Com as medidas, a previso que aproximadamente 14 milhes de brasileiros sejam incentivados a serem doadores. A portaria 1.353, que estabelece novos critrios para a doao de sangue no Brasil, foi publicada no Dirio Oficial da Unio, em 14/06/2011.
(http://goo.gl/SJQHb. Acesso: 02/07/2011. Adaptado.)

paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at

8/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

Texto II Governo libera adolescentes e idosos para doar sangue O Ministrio da Sade vai permitir que adolescentes que tenham a partir de 16 anos e idosos de at 67 anos doem sangue. At hoje, apenas as pessoas de 18 a 65 anos podiam doar sangue. No caso dos adolescentes de 16 e 17 anos, a doao ter de ser autorizada pelos pais ou responsveis legais. O limite de idade para que a pessoa faa sua primeira doao de sangue de 60 anos. Com o aumento da faixa etria de pessoas que podem doar sangue, a expectativa que o volume de doaes aumente.
(http://goo.gl/11392. Acesso: 02/07/2011. Adaptado.)

Ambos os textos abordam a doao de sangue. No entanto, apresentam uma informao diferente. Que informao essa? A) Exigncia de autorizao dos pais para menores doarem. B) Expectativa de aumento do volume de pessoas doadoras C) Idade mnima de adolescentes para doarem sangue. D) Limite mximo de idade para idosos doarem sangue. QUESTO 20 Estrela explosiva No s quando queima a pele que o Sol atrapalha a sua vida. Intempries no astro podem afetar e muito o cotidiano aqui na Terra. Chamadas de tempestades solares, elas so erupes na superfcie da estrela que liberam uma alta carga de energia no espao. As tempestades foram estudadas pela primeira vez no incio do sculo passado, ao causarem pane no sistema de comunicao de submarinos. Desde ento, os cientistas tentam compreender como e por que acontecem e se possvel minimizar seus impactos na Terra. Por enquanto, no possvel nem prev-las.
(Revista Galileu, mai. 2011, n. 238. p. 28. Adaptado.)

Adequando o texto norma-padro, o autor fez a concordncia do verbo destacado com A) "cientistas". QUESTO 21 Texto I A importncia do hbito de ler A leitura deve ser um hbito na vida das pessoas. Atravs dela, descobrimos e aprendemos culturas, histrias e hbitos diferentes; compreendemos a realidade; nos mantemos informados das atualidades e melhoramos o modo como escrevemos. Diante disso, pode-se afirmar que a leitura uma prtica essencial na vida das pessoas e, por isso, uma das mais importantes tarefas a ser realizada pela escola. A leitura pode estar relacionada com o prazer, com o estudo e com a aquisio de informaes. Aproveite-a!
(http://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/a-importancia-habito-ler.htm. Acesso: 20/07/2011. Adaptado.)

B) "impactos".

C) "submarinos".

D) "tempestades".

Texto II Hbito de Leitura Nem todo mundo tem hbito de ler, embora seja essencial na vida das pessoas e de ser um forte instrumento para se manter informado das atualidades. A leitura um modo de melhorar a escrita, de argumentar, alm de trazer um enriquecimento relevante no vocabulrio do leitor, em sua forma de se expressar. Procure estabelecer um horrio de leitura, todos os dias, descubra qual o melhor para voc se dedicar a essa atividade e siga com determinao. Algumas pessoas preferem ler pela manh, outras no final da tarde, mas uma boa opo tirar uma hora antes de dormir para isso.
(www.brasilescola.com/educacao/habito-leitura.htm. Acesso: 20/07/2011. Adaptado.)

Ambos os textos apresentam informaes semelhantes, mas apenas o texto I afirma que a leitura A) um hbito relacionado ao prazer. B) um modo de aprimorar a escrita. C) uma atividade essencial na vida das pessoas.
paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at 9/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

D) uma fonte de informao das atualidades. QUESTO 22

(http://goo.gl/BSRoq. Acesso: 11/08/2011.)

Esse texto, colocado em destaque na primeira pgina de um jornal impresso, classifica-se como: A) E-mail do jornal colocado em destaque para valorizar o trabalho da equipe de jornalistas. B) Manchete jornalstica que utiliza da linguagem da web para chamar a ateno do leitor. C) Publicidade sobre a abertura de uma nova universidade federal na cidade de Blumenau. D) Referncia a um endereo da web onde estaria disponvel uma matria sobre a universidade. QUESTO 23 Hidrognio o futuro... A energia de origem fssil finita. Petrleo, gs e carvo vo acabar. Pode demorar, mas o esgotamento inevitvel. No toa que hoje existe uma busca incessante por fontes alternativas de energia limpa em todo o mundo. A atual aposta em biodiesel no se sustenta. Se analisarmos a matriz mundial de produo de energia, as sustentveis ainda representam uma fatia pequena. Entre as energias alternativas, as de biomassa e biocombustveis, como o etanol, tambm causam um aumento na emisso do CO que, teoricamente, seria compensado pela sua captura no replantio e crescimento dessas fontes de bioenergia. a que o hidrognio se encaixa. Comprovadamente a mais promissora e mais limpa fonte de energia alternativa, a melhor soluo de longo prazo para o setor automotivo.
(Revista Galileu, jul. 2009, n. 216. p. 94-95. Adaptado.) paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at 10/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

O autor se coloca contra a ideia de que A) a B) a C) o D) o alternativa da biomassa poluente. energia de origem fssil vai acabar. biodiesel a melhor soluo energtica. hidrognio a fonte de energia mais limpa.

QUESTO 24

(Revista Veja. n. 2242. 09/11/2011, p. 89. Adaptado.)

O objetivo da campanha criar uma imagem de A) conformismo. QUESTO 25 T quente, Brasil! Pode parecer estranho, mas mais fcil prever o clima no planeta inteiro do que em um s pas. Para isso, preciso no s saber os fatores que influenciam todo o mundo como calcular a interao deles com montanhas, florestas e cidades. Os cientistas j sabem que, na pior das hipteses, a temperatura na Amrica do Sul subir entre 2 e 6 C, e, se fossem limitadas as emisses de gases, reduziria o problema para entre 1 e 4 C. A maior complicao calcular como esse calor vai interferir no regime de chuvas no Brasil: cada programa de computador d um resultado diferente do outro. Mas, tirando uma mdia entre as diferentes previses, os cientistas conseguem ter uma ideia razovel de como ficaro o clima e os ecossistemas por aqui. A tendncia que uma vegetao substitua a outra: floresta vira cerrado, cerrado vira caatinga e caatinga vira semi-deserto., diz o pesquisador, do CPTEC.
(Revista Superinteressante, out. 2005. p. 44-51. Adaptado.)

B) importncia.

C) superioridade.

D) unio.

A passagem em negrito expressa que A) o comportamento dos brasileiros prejudicial ao clima. B) o nico problema ambiental so as emisses de gases. C) os problemas do efeito estufa podem ser amenizados. D) os projetos foram desenvolvidos para reduzir as emisses. QUESTO 26 O nome das coisas Outro dia fui comprar um abajur. A mocinha me olhou e perguntou: Luminria? Eu olhei em volta, tinha uma poro de abajur. No, abajur mesmo, eu disse. De teto? Fiquei olhando meio pasmo para a vendedora, para o teto, para a rua. Ou eu estava muito velho ou ela
11/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

Fiquei olhando meio pasmo para a vendedora, para o teto, para a rua. Ou eu estava muito velho ou ela estava muito nova. No meu tempo - e isso faz pouco tempo - o abajur a gente punha no criado-mudo, na mesinha da sala. E l em cima era lustre. Lustre? Descobri que agora tudo luminria. Passou por spot, virou luminria. Pra mim, isso pior que bandeirinha virar auxiliar de arbitragem e passe (no futebol) chamar-se - agora - assistncia. Quem so os idiotas que ficam o dia inteiro pensando nessas coisas? Mudar o nome das coisas? Por que eles no mudam o prprio nome?
(http://pirollo.dihitt.com.br/noticia/nome-das-coisas-mario-prata. Acesso: 28/04/2011. Adaptado.)

Qual fato gerador do enredo do texto? A) A compra na loja de luminrias. B) A idade do comprador da luminria. C) A incompreenso da vendedora da loja. D) A mudana dos nomes das coisas. QUESTO 27 Na frica ou no prprio bairro, saiba como ser um voluntrio O trabalho voluntrio para os jovens pode dobrar a lista dos amigos no site de relacionamento, e produzir a sensao boa de estar ajudando quem precisa. algo que certamente vai contar muitos pontos no currculo e mostrar que o jovem ativo e tem responsabilidade. Grupos de jovens voluntrios esto trabalhando tanto em pases da frica, quanto nos bairros da cidade onde residem. Todos os jovens deveriam fazer trabalho voluntrio, porque os benefcios so enormes.
(www1.folha.uol.com.br/folhateen/987512-na-africa-ou-no-proprio-bairro-saiba-como-ser-um-voluntario.shtml. Acesso: 17/10/2011. Adaptado.)

O ttulo est inadequado, porque A) aborda questes irrelevantes, com relao ao texto. B) afirma possibilidades no confirmadas no texto. C) foi elaborado de forma extensa e prolixa demais. D) tem informaes insuficientes em relao ao texto. QUESTO 28 Esta uma publicidade de combate dengue.

(http://adfmg.blogspot.com. Acesso: 31/08/2010.)

O texto do cartaz sugere que as pessoas A) combatam a infestao da dengue o tempo todo. B) devem eliminar a gua parada de suas casas.
paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at 12/13

Ensino Fundamental - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de E 30/10/12

C) precisam se movimentar para cuidar do corpo. D) se preocupem em cuidar bem do mosquito. QUESTO 29 A esposa de um fazendeiro aguardava notcias do marido, que havia viajado para decidir como investir uma grande quantia recebida de herana. Recebeu o seguinte telegrama, sem qualquer pontuao: compro a casa no o apartamento nunca vou gastar meu dinheiro com voc melhor no vale a pena guardar. Ao ler a mensagem, a senhora refletiu um pouco e depois ficou muito alegre, pois iria ganhar o dinheiro do marido, que havia preferido no investir em imveis. A qual pontuao corresponde a interpretao dada pela esposa? A) Compro a casa? No, o apartamento. Nunca vou gastar meu dinheiro com voc, melhor no. Vale a pena guardar. B) Compro a casa, no o apartamento. Nunca vou gastar meu dinheiro com voc. melhor. No vale a pena guardar. C) Compro a casa? No. O apartamento? Nunca. Vou gastar meu dinheiro com voc. melhor. No vale a pena guardar. D) Compro a casa? No. O apartamento? Nunca, vou gastar meu dinheiro. Com voc, melhor no. Vale a pena guardar. QUESTO 30 O delrio A histria do homem e da terra tinha assim uma intensidade que lhe no podiam dar nem a imaginao nem a cincia, porque a cincia mais lenta e a imaginao, mais vaga, enquanto que o que eu ali via era a condensao viva de todos os tempos. Para descrev-la seria preciso fixar o relmpago. Os sculos desfilavam num turbilho, e, no obstante, porque os olhos do delrio so outros, eu via tudo o que passava diante de mim - flagelos e delcias -, desde essa cousa que se chama glria at essa outra que se chama misria, e via o amor multiplicando a misria, e via a misria agravando a debilidade. A vinham a cobia que devora, a clera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, midas de suor, e a ambio, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, at destru-lo, como um farrapo.
(ASSIS, M. Machado de Assis para principiantes. SP: tica, 2001. p. 25. Adaptado.)

Na descrio do delrio, o que o narrador via passar? A) A agitao da ambio. B) A destruio do homem. C) A inflamao da inveja. D) A multiplicao do amor.

CDIGO DA PROVA: 611847

paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=584603&id_pai=23967&area=at

13/13

You might also like