You are on page 1of 10

SINOPSE DO CASE: Mtodos de determinao dos parmetros de transmisso de calor sobre o telhado da UNDB como princpio bsico para

avaliar as condies de conforto trmico da instituio.1


Iara Berredo, Lucas Noronha, Leandro Evangelista, Frederico Augusto2 Samuel Filgueiras Rodrigues3

1 DESCRIO DO CASO

A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB, localizada na capital do Maranho, So Luis, sofre muito com os intensos raios do Sol. Portanto, para amenizar esse desconforto trmico vem gastando muito com a energia gasta nos ar-condicionado. Para solucionar esta situao, o professor de Fsica II, Samuel Filgueiras, resolveu questionar aos estudantes de Engenharia, qual seria a melhor soluo afim de que no final a instituio obtivesse uma economia e a instituio chegasse a uma situao de conforto trmico. Para solucionar essa questo, suficiente que haja um conhecimento sobre os mtodos de Transferncia de Calor, pois no caso devemos trabalhar prioritariamente sobre o telhado da cantina ou lanchonete da instituio. A propagao de calor pode ocorrer em trs processos diferentes: Conduo, Conveco e Irradiao. Lembrando que qualquer que seja o processo, a transmisso de calor sempre do corpo com maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Para os trs modos de propagao, podemos definir o Fluxo de Calor como o movimento da energia trmica de um corpo para o outro. Por exemplo, seja S uma superfcie que se localiza em uma regio onde ocorre a propagao de calor. O Fluxo de calor atravs da superfcie S dado pela relao entre a quantidade de calor Q que atravessa a superfcie e o intervalo de tempo t :

1 2

Case apresentado disciplina de Fsica II, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB. Alunos do 3 Perodo, do curso de Engenharia Civil, da UNDB 3 Professor Mestre, orientador

Imagem 01 Fluxo de Calor [1]

As unidades usuais do fluxo de calor so cal / s e kcal/ s, e no Sistema Internacional (SI), a unidade de medida o Watt (W), que corresponde a Joule por Segundos. O primeiro processo pelo qual se propaga o calor a Conduo, nele o calor transmitido por meio da agitao molecular e dos coques entre as molculas. Quanto melhor a condio de bom condutor for o material, mais rpido ser aquecida. Portanto, para ocorrer Conduo, deve existir um meio material. Portanto nesse processo a energia que se propaga, e as partes do corpo no se deslocam havendo apenas a transmisso da agitao molecular. nesse tpico de agitao molecular que explica o porqu dos metais serem bom condutores de calor. Eles tm seus eltrons da parte externa ligados muito fracamente, com isso fica livre para transportar energia com as colises atravs do mesmo. Lembrando que em um processo de troca de calor, no incio a quantidade de calor recebida por um elemento maior que a quantidade cedida por outro elemento. Mas a partir de um tempo qualquer, a temperatura no ir variar mais e a quantidade de calor recebida se tornar igual daquela cedida. Esse regime o que chamamos de Regime Estacionrio. Alm disso, em um regime estacionrio, o fluxo de calor por conduo num material homogneo diretamente proporcional rea da seco e a diferena de temperatura entre os extremos, e inversamente proporcional espessura da camada considerada, o que significa numericamente em uma frmula:

Imagem 02 Fluxo de Calor Homogneo[2]

De acordo com a frmula acima, o K representa a coeficiente de condutibilidade trmica e depende do material, e fora isso seu valor elevado para os bons condutores de calor, como os metais, e baixo para os isolantes. Como exemplo de elementos relacionados com a Conduo, podemos citar os isolantes trmicos. E vale aqui lembrar rapidamente a diferena entre um material isolante e um material condutor, o primeiro tem a funo de no deixar passar corrente eltrica e j tem o objetivo de transportar a corrente eltrica. Sendo que no podemos confundir a diferena de condutores eltricos e trmicos. Os trmicos so utilizados para minimizar a transferncia de calor entre corpos que possuem diferentes temperaturas. A outra forma de propagao do calor a Conveco, a mesma consiste em transportar energia trmica de uma regio para outra, por meio do transporte de matria. Lembrando que s pode acontecer nos lquidos e gases. Em virtude do aumento da temperatura ou da diminuio surge uma diferena de densidade, essa diferena que responsvel pela movimentao das diferentes partes do fluido. E claro, as pores que estiverem mais quentes sobem, pois sua densidade menor e pelo Empuxo. E conseqentemente, as mais frias iro descer. Um ponto super importante e que eu no poderia deixar de citar o que acontece nas grandes cidades. Estando os gases eliminados pelos automveis e pelas indstrias mais quentes que o das camadas superiores, eles iro subir e se diluir na atmosfera. J no inverno comum o ar poludo estar mais frio que o ar puro das regies elevadas. Desse modo, deixa de haver conveco e aumenta a concentrao dos poluentes que ns respiramos, com graves conseqncias, principalmente respiratrias. Outro exemplo aquele que acontece com os pssaros, eles costumam eriar suas penas para acumular ar entre elas. Sendo isolante trmico, o ar diminui as perdas de calor. O mesmo acontece com as casas feitas de blocos de gelo. O gelo por ser um isolante trmico, deixa internamente mais aquecido que a parte externa. O ltimo mtodo de propagao a Irradiao, com ela existe a transmisso de energia por meio de ondas eletromagnticas (ondas de rdio, luz visvel e raios ultravioletas, entre outras). Quando essas ondas so raios infravermelhos chamamos de irradiao trmica e de Energia Radiante.

A irradiao, ao contrario da conduo e conveco, pode acontecer sem que haja a necessidade de um meio material, o seu transporte s depende das ondas. Quando uma pessoa pe sua mo embaixo de uma lmpada, sentir esquentar. Esse fenmeno um exemplo de Irradiao. O Sol, tambm transmite grandes irradiaes, como nas Estufas de Plantas e no Efeito Estufa. Ento, fora isso, existe objetos que realizam as trocas de calor pelos trs processos, o caso da garrafa trmica, ela um objeto feito para conservar, de modo que haja mudana mnima de temperatura e por longo tempo, um lquido gelado ou quente. Como seu material o vidro e esse um mau condutor, as suas duas paredes criam entre elas um vcuo, com isso minimiza a conduo.A tampa se estiver apropriada temo objetivo de minimizar o processo de conveco e o ultimo processo que a irradiao, eliminado pelas camadas espelhas internamente e externamente.

2 OBJETIVO

O Trabalho at ento realizado pelos alunos do curso de Engenharia, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB tem como objetivo desenvolver o raciocnio dos estudantes, para que os mesmos possam determinar um mtodo de soluo para a cobertura de alumnio do Laboratrio de Direito da instituio, para que haja uma diminuio do desconforto trmico. Sendo que para o desenvolvimento do trabalho os alunos devero por em prtica todos os conhecimentos sobre os processos de troca ou transmisso de calor, adquiridos em sala de aula.

3 IDENTIFICAO E ANLISE DO CASO

O conforto trmico de uma instalao depende de fatores como o calor interno produzido pelas pessoas que ocupam o ambiente, o calor que penetra na construo por incidncia solar, o calor trocado por conduo por meio de paredes e cobertura e as trocas trmicas de aquecimento ou resfriamento provocadas pelo ar circundante.

Para avaliar o comportamento trmico dos materiais de uma instalao necessrio analisar a temperatura e a umidade relativa do ar, direo predominante e velocidade dos ventos, pluviosidade e radiao solar global em funo do tempo de exposio a essas condies. Entretanto, pode-se afirmar que a incidncia da radiao solar o elemento principal nos processos de trocas trmicas em instalaes. A radiao solar representa aproximadamente 75% da carga trmica transferida, sendo o material de cobertura, a orientao da construo, a projeo do telhado, a insolao e a vegetao presente na circunvizinhana, os principais fatores que interferem nessa transferncia trmica. Uma forma de reduzir os ganhos de calor pela cobertura diminuir a absoro da energia solar pelo uso de materiais de alta refletncia, na sua face externa, ou reduzir a quantidade de calor irradiado para o interior, pelo emprego de materiais com baixa emissividade. A camada de ar que formada entre o telhado e o forro possui baixa condutividade trmica e baixo coeficiente de absoro da radiao, tornando-o um elemento muito resistente passagem de calor. Para isolar termicamente uma cobertura, necessrio utilizar materiais conhecidos como isolantes resistivos, que reduzem a transferncia de calor por conduo. O material ideal tambm deve possuir baixo coeficiente de absoro, baixa condutividade trmica, baixa difusividade trmica e maior retardo trmico. Portanto, importante avaliar o comportamento trmico dos materiais e componentes construtivos, em relao transferncia de calor. A energia solar composta por radiao infravermelha de onda curta, que, ao incidir no telhado, distribuda de forma que parte dessa energia refletida, absorvida ou transmitida em quantidades que dependem das propriedades fsicas dos materiais que as compem. Uma parcela dessa energia perdida por conveco e irradiao ao ambiente externo, e a outra parcela que incide nas telhas absorvida, as aquece, e transmitida ao tico (regio entre a telha e o forro) (Figura 1). A energia que chega ao interior do tico transferida por conveco e radiao at a superfcie do forro. O forro tambm absorve parte dessa energia e a transmite para o interior das instalaes (Figura 2).

3.1-Descrio das Decises Possveis

Como a finalidade da atividade o aumento do conforto trmico e a diminuio das transferncias de calor entre o mundo interno e o mundo externo da rea escolhida, sugestivo que haja a aplicao de alguns materiais para o isolamento trmico. Sendo assim, para reduzir a transferncia de calor para o interior de uma instalao, necessrio instalar um material entre eles que apresente baixa condutividade trmica. Esse material, se utilizado corretamente, retarda a passagem do fluxo de calor que atravessa a instalao por conduo, conveco e/ ou radiao. Esta capacidade de reduzir as trocas de calor funo da resistncia trmica dos materiais isolantes. O uso de materiais que tm baixa emissividade e que refletem a maior parte da radiao incidente, como os metlicos, outra forma de reduzir os ganhos trmicos provenientes da cobertura. Esses materiais, na construo civil, geralmente so chamados de isolantes trmicos reflexivos ou de barreiras radiantes, pois dificultam a transferncia do calor por radiao. O material mais utilizado neste processo o alumnio. O calor transmitido pelo telhado para o interior dos ambientes pode ser reduzido atravs da aplicao de tinta trmica sobre as telhas, criando uma barreira trmica. Como os raios solares so refletidos, a temperatura interna diminui, trazendo mais conforto para quem utiliza estes espaos. A reduo da temperatura tambm importante para quem precisa proteger estoques de alimentos e animais. A tinta trmica um produto sustentvel por reduzir o uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar, diminuindo o consumo de energia e custos desnecessrios.

De acordo com estudos, o uso de telhados brancos pode reduzir o aquecimento global, diminuindo o efeito das ilhas de calor (que a diferena de temperatura entre as cidades e as reas no urbanizadas).

3.2 Argumentos para Fundamentar a deciso

Para determinarmos o Fluxo de Calor, necessita da rea do telhado, que formado de alumnio. A sua rea igual ao produto dos dois lados do laboratrio, 18 m por 9 m que resulta em 162 m2. Alm da rea da regio, devemos saber qual a media da variao da Temperatura durante um determinado perodo. Para isso, em um dia qualquer coletamos dados da mesma e como pode ser visto na tabela abaixo, coletamos esses dados em um perodo de 06: 00 as 17: 00 de um dia qualquer. Tudo isso, pode ser visto na prxima lauda.

Tabela Valores das temperaturas em So Luis de um dia qualquer. TEMPO OU HORA DAS TEMPERATURAS 08: 00 08: 30 09: 00 09: 30 10: 00 10: 30 11: 00 11: 30 12: 00 12: 30 13: 00 13: 30 TEMPERATURA EXTERNA - C 29 30 30 30,5 30,5 31 31 31 32 32 31 31 TEMPERATURA INTERNA - C 22 23 24 24 24 25 25 25,5 26 27 27,5 26

14: 00 14: 30 15: 00 15: 30 16: 00 16: 30 17: 00 MDIA DAS TEMPERATURAS VARIAO DE TEMPERATURA

30 30 30 30 29 29 28 30,26

26 26 25 25 25 24 24 24,94

5,32

Tabela 04 Valores das Constantes de Condutibilidade dos Materiais

Materiais
Alumnio Manta trmica

Constante de Condutibilidade - J/s /m. k


k = 14 J/s (m.k) k = 0,23 J/s (m.k)

Espessura - m
0, 03 0, 01

Fluxo de Calor antes de aplicarmos qualquer material = A * Variao de Temperatura / L1/k1


= 162 * 5,32 / 0, 03/14 = 861,84 / 0,00214 = 402728,972 J/s

=Q/t Q= * t
Q = 402728,972 * 9 * 3600 Q = 1.304841869 x 10 J Observao: Quantidade de Calor Constante.

Fluxo de Calor depois de aplicarmos a Manta Trmica

= A * Variao de Temperatura/ L1/K1 + L2/K2


= 162 * 5,32 / 0, 03/14 + 0,01/0,23 = 861,84 / 0,00214 + 0,043 = 861,84 / 0,04514 = 19092,6 J/s O Valor encontrado foi menor pelo fato de termos aplicado um material que considerado isolante trmico, com isso ele ir absorver menos e a Lanchonete ir esquentar menos, com conseqncia da diminuio dos gastos. Portanto, para aquecer aquela quantidade de calor necessrio um tempo maior que aquele usado na coleta das temperaturas (9h).

LEGENDA DAS VARIVEIS APLICADAS NO CLCULO:

- Fluxo de Calor
Q Quantidade de Calor t - Tempo L- Espessura dos Materiais K Constante de Condutibilidade

4 CONCLUSO

Os objetivos foram alcanados, agora tem- se um grau de conhecimento sobre os princpios bsicos de transmisso de calor. Alm disso, a partir desse momento a Instituio ou qualquer que seja a situao de desconforto trmico, pode tomar como base essa soluo aplicada. O fluxo de calor que chega ao ambiente interno influenciado diretamente pelo tipo de material da cobertura e pelo uso de materiais que visam ao isolamento trmico. Os forros, por exemplo, podem ser colocados acima ou abaixo da cobertura, para sombrear o telhado ou para separar o espao do tico do restante da instalao, sendo uma alternativa funcional e de baixo custo.

Dessa forma, a principal proteo contra insolao direta, objetivando amenizar a condio de desconforto trmico do ambiente, pode ser alcanada por meio de um material para cobertura adequado. Assim, melhorando a eficincia trmica, ocorrer a reduo do fluxo de calor da cobertura para o interior da instalao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Disponvel em: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/manta-termica-paratelhados/110.

Disponvel em: http://www.protolab.com.br/Condutividade_Termica.htm.

RESNICK, Jearl Walker; HALLIDAY, David. Fundamentos da Fsica. Rio de Janeiro: LDC, 8 Ed.,Volume 2, 1916.

Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_t%C3%A9rmica.

Disponvel em: http://www.colegioweb.com.br/fisica/fluxo-de-calor-.html.

Disponvel em: RAMALHO, Francisco Junior; TOLEDO, Paulo Antnio Soares; Ferraro, Nicolau Gilberto. Fundamentos da Fsica II. So Paulo:Moderna,1940.

Disponvel em: http://www.mspc.eng.br/termo/trc_0110.shtml.

You might also like