You are on page 1of 2

NOVE CERTOS DA ADMINISTRAO DOS MEDICAMENTOS

1c Paciente

Right patient = Paciente certo


Este direito autoevidente: o medicamento deve ser administrado ao paciente para quem prescrito. Administrao de um medicamento para o paciente errado , no entanto, um erro comum.

Right Drug = Droga certa


2c Droga
Pesquisas mostram que mais de um tero dos erros de medicamentos ocorre pela administrao de droga errada (Selbst et al, 1999; LaPointe e Jollis, 2003). Enfermeiros no esto legalmente habilitadas a receitar medicamentos, mas se no tiver certeza do nome da medicao prescrita (ou acha que um medicamento errado), no devem administr-lo antes de verificar com o mdico prescritor.

Right Route = Caminho certo


3c Via
Enfermeiros s esto autorizados a administrar medicamentos por via prescrita, embora s vezes o mdico pode dar uma escolha (IV / PO). O enfermeiro deve compreender as diferenas entre estas rotas, tais como a taxa de absoro ou incio de ao.

4c Dose

Right dose = Dose certa


Conferncia da dose prescrita com a apresentao da dosagem no rtulo da droga.

5c Horrio

Right Time = Hora certa


A medicao deve ser administrada no tempo correto para garantir nveis sricos teraputicos. Administrar a medicao na hora errada , portanto, um tipo de erro.

Right Documentation = Documentao certa


Quando um enfermeiro administra uma medicao deve checar por escrito. Isso fornece evidncias de que o 6c medicamento foi administrado ao paciente. Checar antes de Documentao administrar um risco, pois o paciente pode recusar a medicao ou pode acorrer algo que suspenda a medicao. Da mesma forma, deixando de assinar quando um medicamento foi administrado cria o risco de que outro que assumiu o paciente repita a dose.

7c Right Action = Ao Certa Ao da droga Garantir que o medicamento prescrito pela razo certa.

Right Form = Forma certa


8c Forma
Muitos medicamentos esto disponveis em diferentes formas para administrao por vrias vias. Por exemplo, paracetamol vem na forma de comprimidos, cpsulas, xarope, supositrios e ampolas para administrao intravenosa. A checagem da forma deve assegurar que atenda s especificidades do paciente, com a anlise do tempo de absoro frente a cada apresentao da droga.

Right Response = Resposta Certa


9c Resposta
Monitorar o paciente para que a medicao tenha o efeito. Este direito da administrao de medicamentos envolve uma avaliao da eficcia da finalidade da medicao, que crucial para alguns medicamentos de alto risco, tais como anticoagulantes, antiarrtmicos e insulina. Monitoramento para a resposta certa e deteco dos eventos adversos (farmacovigilncia).

Referencia:

You might also like