You are on page 1of 4

Introduo

Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana


Beth Brait

O livro, isto , o ato de fala impresso, constitui igualmente um elemento da comunicao verbal. Ele objeto de discusses ativas sob a forma de dilogo e, alm disso, feito para ser apreendido de maneira ativa, para ser estudado a fundo, comentado e criticado no quadro do discurso interior, sem contar as reaes impressas, institucionalizadas, que se encontram nas diferentes esferas da comunicao verbal (crticas, resenhas, que exercem influncia sobre os trabalhos posteriores etc.). Alm disso, o ato de fala sob a forma de livro sempre orientado em funo das intervenes anteriores na mesma esfera de atividade, tanto as do prprio autor como as de outros autores: ele decorre portanto da situao particular de um problema cientfico ou de um estilo de produo literria. Assim, o discurso escrito de certa maneira parte integrante de uma discusso ideolgica em grande escala: ele responde a alguma coisa, refuta, confirma, antecipa as respostas e objees potenciais, procura apoio etc. Bakhtin/Voloshinov

BAKHTIN

conceitos-chave

Bakhtin e seu Crculo tm merecido, nos ltimos anos, grande ateno por parte de diferentes reas do conhecimento. Esse fato pode ser constatado nas inmeras tradues, nos incontveis ensaios interpretativos e, especialmente, na circulao de noes, categorias, conceitos advindos diretamente do pensamento bakhtiniano, com ele aparentados ou, ainda, por ele motivados. Esse arcabouo terico-reflexivo aparece, portanto, no enfrentamento da linguagem, no apenas em reas destinadas a essa finalidade, caso dos estudos lingsticos e literrios, mas na transdisciplinaridade de campos como a educao, a pesquisa, a histria, a antropologia, a psicologia etc. Mesmo diante de tantos trabalhos, de tantas publicaes especializadas, ou justamente pela existncia delas, pareceu necessrio, a partir de um determinado momento, organizar uma publicao que, tendo um carter pontual e indicativo, pudesse responder a insistentes e constantes questes que dizem respeito maneira como conceitos, categorias e noes foram ganhando especificidade no conjunto dos trabalhos do Crculo e, ao mesmo tempo, em que esse conjunto se aproxima ou se distancia de outras importantes abordagens da linguagem. Alm disso, uma obra desse teor deveria sugerir formas de como essa perspectiva poderia contribuir para anlises e teorias que tenham nos textos e nos discursos, independentemente de sua natureza verbal ou no, um ponto de reflexo. A primeira idia creio que mais de uma vez sugerida por colegas e alunos e cobrada ao longo de cursos, palestras, simpsios , foi organizar um glossrio, uma espcie de dicionrio dos principais termos que sustentam a arejada e complexa arquitetura bakhtiniana. Aceito o desafio e assumida a certeza de que a empreitada no poderia ser levada a cabo sem um consistente e aprofundado dilogo com as obras do Crculo e com assduos e reconhecidos leitores, lancei mo, inicialmente, de uma abertura acadmica existente no Programa de PsGraduao em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP que a existncia do Seminrio de Pesquisas. Durante vrios semestres (para no dizer alguns anos...) eu, meus orientandos, tanto da PUC-SP quando da USP, orientandos de outros professores e alguns convidados, realizamos discusses sistemticas e aprofundadas das obras de Bakhtin e seu Crculo, procurando, a partir da, definir o que seria o glossrio, que termos o integrariam, em que ordem apareceriam. Do grande grupo, alguns participantes constam deste volume: Adail Sobral, Paulo Rogrio Stella, Rosineide de Melo e William Cereja.
8

Introduo

BETH BRAIT

Alm desses Seminrios de Pesquisa, tambm cursos e encontros cientficos serviram para ampliar as discusses, na medida em que mais pesquisadores foram sendo envolvidos. A presena de importantes pesquisadores da obra do Crculo, caso de Carlos Alberto Faraco, Irene Machado, Paulo Bezerra e Valdemir Miotello, deve-se justamente a esses encontros. Com o passar do tempo, entretanto, a idia de um glossrio tradicional, constitudo por verbetes, foi descartada. Isso porque, por um lado, o mapa comeava a alcanar a dimenso do espao mapeado: uma infinidade de termos, apontando uns para os outros, atraindo-se sem aceitar a condio de identidade exclusiva. Haveria um verbete para signo ideolgico, outro para palavra? E para enunciado e enunciao: um ou dois verbetes? A simplificao por meio de textos curtos, precisos, impondo aos termos o estado de dicionrio acabou descaracterizada pela prpria natureza de um pensamento aberto, afastado das amarras dos manuais, como o bakhtiniano. Que fazer ento com uma idia to boa, com tanta pesquisa organizada, com tantos ensaios esboados? A resposta este livro: uma coletnea em que alguns termos essenciais compreenso da arquitetura bakhtiniana foram trabalhados, funcionando como uma amostra dos pilares do edifcio. Assim, o que se organizou aqui foram ensaios, que embora apaream numa suposta ordem alfabtica, dada pelos termos que funcionam como ttulos, na verdade foram imaginados para constituir uma espcie de primeira viso de conjunto, respondendo, de certa forma, s perguntas que mais so feitas em relao s noes bakhtinianas. Neste conjunto, como se ver, esto contempladas concepes que atravessam as obras do Crculo e permitem compreender com maior propriedade, ou menor ingenuidade, alguns posicionamentos essenciais diante da linguagem, da vida e dos sujeitos que a se insinuam e se constituem. Conceitos como ato, atividade, evento, autor, autoria, tica e estilo apontam para alguns lugares tericos ainda muito pouco estudados, mas que so imprescindveis compreenso do todo. Outros, aparentemente simples por serem mais freqentemente lembrados e utilizados, como o caso de polifonia, palavra, tema, significao e mesmo enunciao, enunciado e gneros discursivos ganham, de alguma forma, uma dimenso que visa a, ao mesmo tempo, surpreend-los em suas especificidades e projet-los num mundo da verificao analtica e interpretativa.
9

BAKHTIN

conceitos-chave

Tambm foram escolhidos termos altamente problemticos, como o caso de filosofias (e filosofia) e ideologia. Sem um mergulho nessas guas profundas, diante das quais a maioria dos leitores recua mesmo sabendo que a reside um dos pilares mais fortes do pensamento bakhtiniano, essa obra no teria sentido. Ao menos o sentido de poder iniciar leitores e, ainda e especialmente, estimular o dilogo com conhecedores. Bakhtin: conceitos-chave, pelas suas caractersticas de coletnea de verbetes que se libertaram de amarras, se expandiram e possibilitam ver alm do que o ttulo anuncia, deve ganhar o mundo com uma abertura para o dilogo que pode ser sintetizada na citao do trecho de Marxismo e filosofia da linguagem que inicia esta introduo.

10

You might also like