You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SO CAETANO DO SUL

ESCOLA DE COMUNICAO

THIAGO BATTISTINI BURATTO

A PRODUO DE NOTCIAS SOBRE A II GUERRA MUNDIAL E A ATUAO DO DEIP-SP

Projeto de Pesquisa:

Projeto

de

Pesquisa

apresentado

ao

Programa de Iniciao Cientfica da USCS. Orientao: Profa. Dra. Priscila Perazzo

So Caetano do Sul 2011

Sumrio

1. INTRODUO ............................................................................................ 3 1.1. CENSURA E GUERRA ......................................................................... 3 1.2. A ERA VARGAS .................................................................................... 5 1.3. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O BRASIL ................................... 7 1.3.1. As Causas e o Conflito ............................................................... 7 1.3.2. O Envolvimento do Brasil ............................................................. 8 2. PERGUNTA PROBLEMA ........................................................................... 9 3. OBJETIVO ................................................................................................... 9 4. METODOLOGIA .......................................................................................... 9 5. BIBLIOGRAFIA ........................................................................................... 15

1
1.1

INTRODUO
Censura e Guerra
A censura sempre esteve presente na histria mundial. Um dos maiores

exemplos foi o controle que a Igreja exerceu durante a Idade Mdia, poca em que a Igreja influenciava as decises do Estado e exercia forte censura sobre elas, at mesmo nos seus modos de pensar. No Brasil a censura esteve presente desde o perodo da colnia. Mas com o passar do tempo a imprensa foi adquirindo maior liberdade de expresso, porm fato de que a censura ainda usada nos dias atuais por governos que se intitulam democrticos, como exemplo atual, em nosso pas, podemos citar a censura imposta pelo TJDFT ao jornal O Estado de S. Paulo, referente investigao que envolve a familia Sarney. Em sua obra, Sergio Mattos alega que:
A liberdade de imprensa imprescindvel no s para os jornalistas como tambm para todas as camadas da populao. Historicamente, entretanto, essa liberdade, pelo menos no Brasil, sempre esteve sob ameaa da censura, seja econmica, seja poltica ou policial. (MATTOS, 2005, pg. 7).

Esta pesquisa busca identificar as notcias sobre a II Guerra Mundial, que foram produzidas pela Agncia de Notcias do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda do Estado de So Paulo (DEIP-SP). Tratava-se assim de um rgo de controle da informao jornalstica, por isso necessrio compreender as funes dos censores de Vargas durante o Estado Novo (1937-1945). Em 1939 foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que era responsvel pelo controle de informao que chegava populao brasileira, pela projeo e fortalecimento da imagem de Vargas e pela difuso da valorizao das culturas brasileiras em todo territrio nacional. Em, Repensando o Estado Novo, organizado por Dulce Pandolfi, temos uma exata noo da funo do DIP para o governo, no seguinte trecho:
O DIP foi fruto da ampliao da capacidade de interveno do Estado no mbito dos meios de comunicao e da cultura. Tinha como funo elucidar a opinio pblica

sobre as diretrizes doutrinrias do regime, atuando em defesa da cultura, da unidade espiritual e da civilizao brasileira Vinculado diretamente Presidncia da Repblica, o DIP produzia e divulgava o discurso destinado a construir certa imagem do regime, das instituies e do chefe do governo, identificando-os com o pas e o povo. Assim, produziram-se livros, revistas, folhetos, cartazes, programas de rdio com noticirios e nmeros musicais, alm de radio novelas, fotografias, cinejornais, documentrios cinematogrficos, filmes de fico etc. Nesse conjunto, destacam-se a imprensa e o rdio como os meios mais utilizados para a divulgao da propaganda poltica (PANDOLFI, 1999, pg. 164, 165).

No podemos esquecer que durante o Estado Novo os estrangeiros eram vistos como uma ameaa poltica, j que suas descendncias representavam diferentes formas de governo, como por exemplo: o comunismo, o fascismo e o nazismo. Na obra Prisioneiros da Guerra, de Priscila Ferreira Perazzo, podemos perceber a estratgia do governo, na valorizao da cultura brasileira e a represso cultura estrangeira:
O projeto poltico-cultural de regenerao do Pas orientava o Estado a buscar o progresso interno pautado na edificao de uma nao moderna e o fortalecimento da nao diante dos pases estrangeiros. (PERAZZO, 2009, pg. 69).

J os Departamentos Estaduais de Imprensa e Propaganda (DEIPs) atuavam como se fossem os soldados do DIP, recebiam as orientaes e as executavam conforme ordenado. Tal rgo e suas divises estaduais tornaram-se o brao direito de Vargas no combate as ameaas ao seu governo e seus interesses prprios. Assim, no se pode deixar de lado o fato de que a prtica da censura foi muito utilizada por governos em tempos de guerra, que partiam do princpio de que a guerra no era travada apenas no front e o desempenho da nao no conflito estaria diretamente ligado ao esprito de moral presente no pas. As propagandas e jornais mantiveram, no front, uma estratgia, na qual buscava-se utilizar apelidos pejorativos ao inimigo e fazer a desumanizao do alemo e despertar o dio nos soldados, para que a tarefa de matar pudesse ser mais fcil. At mesmo o manual de primeiros socorros distribudo aos combatentes da FEB passava por censura, uma vez que em suma trazia procedimentos simples, evitando citar ocasies quando seria necessrio usar procedimentos cirrgicos mais complexos, para que os soldados no tivessem seu emocional abalado antes do combate.

1.2

Era Vargas
Getlio Vargas chegou ao poder em novembro de 1930, por meio da

Revoluo de 30. Governou por quase 15 anos seguidos e seu governo enfrentou vrias revoltas e tentativas de golpe. Mas antes de estudar a Era Vargas temos que identificar a disposio poltica do pas e o que permitiu a ascenso de Getlio ao poder. No final da Repblica Velha, o poder se concentrava nas mos de Washington Luiz, representante da elite do Estado de So Paulo, e pelo sistema de sucesso da Repblica do Caf-com-Leite, o prximo presidente no poderia ser paulista. Porm Washington Luiz imps a candidatura de outro paulista presidncia, Jlio Prestes, que venceu Vargas nas urnas. Tal vitria eleitoral no foi aceita pelo grupo que se denominava Aliana Liberal, que contava em sua maioria com representantes do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Mas o descontentamento poltico s serviu para aflorar a insatisfao da Aliana Liberal e, segundo Thomas E. Skidmore:
O acontecimento que catalisou a oposio numa rebelio armada foi o assassinato de seu antigo candidato a presidente, Joo Pessoa [...] Washington Luiz apoiava o grupo poltico ao qual o assassino estava ligado. [...] Organizou-se um comando geral revolucionrio sob a chefia do coronel Ges Monteiro. A data da revolta foi marcada para 3 de outubro. (Skidmore, 2010, pg. 37).

Com tudo preparado, s faltava marchar at a capital e tomar o poder fora. Uma vez que a marcha ao Rio se iniciou pelo pas, temendo uma guerra civil os militares do Rio de Janeiro pressionaram Washington Luiz a renunciar. E, ento,
[...] na posse de Vargas como chefe do Governo Provisrio, o general Tasso Fragoso disse que os militares tinham decidido intervir para que os brasileiros no continuassem derramando o seu sangue pela vitria de uma causa que no era a da conscincia nacional [...] (Skidmore, 2010, pg. 39).

Segundo Skidmore, para seu sucesso total a revoluo de 30 pode contar com a insatisfao dos bares do caf, que mesmo com ajuda oferecida pelo governo se encontravam em uma situao delicada por conta da crise de 1929.
[...]Os cafeicultores estavam furiosos com o duplo choque da suspenso do programa de compra do caf excedente e do desastroso declnio dos preos mundiais[...] (Skidmore, 2010, pg. 44).

E os militares j no simpatizavam com o governo atual, por isso

[...]ressentiam-se das polticas da elite governante, que consideravam mopes e impopulares.[...] indisposio dos governos civis para examinar com mais carinho as necessidades tcnicas das Foras Armadas[...] (Skidmore, 2010, pg. 43).

Ao chegar ao poder, Getlio Vargas tomou providncias para ter autoridade total at que um novo governo fosse instaurado, por meio de novas eleies. Vargas tambm procurou criar um Ministrio do Trabalho novo, para os operrios, amenizando qualquer insatisfao das classes mais humildes, uma vez que a ameaa comunista j se encontrava presente. Os anos seguintes do Governo Provisrio foram marcados por trs fatos importantes. Em primeiro lugar, o governo Vargas sofreu presses de todos os lados, j que at os partidrios de Vargas pediam novas eleies para presidente. Em segundo lugar, pela Revoluo Constitucionalista, na qual os paulistas se rebelaram sozinhos contra o governo Vargas. E em terceiro, Vargas utilizou de cada momento em seu Governo Provisrio, para construir uma boa imagem com as classes baixas e para centralizar o poder, ou seja, preparando uma estrutura de governo que pudesse suportar um governo autoritrio e paternalista. Contornando as tentativas de golpe, as presses e prometendo novas eleies, Vargas ganhou tempo at que em 10 de novembro 1937 (faltavam 2 meses para as eleies) deu um novo golpe, conservando o apoio dos militares e de dos bares do caf. Skidmore faz uma breve descrio da ttica utilizada por Getlio, no seguinte trecho:
[...] o presidente ortogou a nova Constituio, dando a si mesmo poderes autoritrios e marcando um plebiscito, dentro de seis anos, para a escolha de um novo presidente. As novas formas constitucionais eram uma imitao dos modelos corporativos e fascistas europeus, especialmente de Portugal e da Itlia. (Skidmore, 2010, pg. 61).

Nasceu assim o Estado Novo, uma forma de governo autoritrio e paternalista que se manteve at 1945. Logo no inicio de sua ditadura Vargas tomou as devidas providencias para que o poder fosse concentrado totalmente em suas mos e criou departamentos de Estado para o auxiliarem nas tarefas, de forma que o novo governo no tivesse fraquezas expostas.
[...] DIP, e a policia secreta, a estrutura administrativa do Estado Novo era tanto uma resposta ao desafio de governar com eficincia, e transformar rapidamente o pas, como um conjunto de dispositivos para facilitar o governo pessoal de Vargas (Skidmore, 2010, pg. 68).

Em setembro de 1939 estoura a Segunda Guerra Mundial, conflito que condenaria o Estado Novo. Durante os primeiros anos da guerra, o Brasil se manteve neutro ao conflito, mantendo relaes diplomticas tanto com os EUA como com a Alemanha de Hitler. Porm em 1940 as relaes com os Estados Unidos comeam a se fortalecer, pendendo a balana para o lado Aliado. Assinando tratados e rompendo relaes com os pases do Eixo, o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados, em 1942. Conforme Skidmore, como o envio das tropas brasileiras guerra, Vargas deu abertura para:
[...] crticas ao Estado Novo entre os oficiais que combatiam ao lado do Quinto Exrcito americano na Itlia. Os brasileiros se deram conta da anomalia de lutar pela democracia no exterior ao mesmo tempo que representavam uma ditadura militar no Brasil. (Skidmore, 2010, pg. 82).

Com o desfecho da guerra em 1945, Vargas novamente voltou a sofrer presses polticas e acabou sendo deposto de seu governo, por um antigo companheiro, o Gen. Ges Monteiro.

1.3

A Segunda Guerra Mundial e o Brasil

1.3.1 As Causas e o Conflito Existem vrios historiadores que definem a II Guerra Mundial como a continuao da I Guerra Mundial, j que uma das principais causas do conflito foi o Tratado de Versalhes, imposto pelos pases vitoriosos da I Guerra, que causou profundas cicatrizes tanto para a Alemanha quanto para o orgulho do povo alemo. Em sua obra, Uma Breve Historia do Mundo, Geoffrey Blainey, narra a chegada de Hitler ao poder da seguinte maneira:
A depresso mundial, no inicio da dcada de 1930, fomentou ansiedade de uma premonio de caos. Muitos alemes viam Hitler como um defensor bem-vindo da lei e da ordem. O medo do comunismo lhe rendeu cada vez mais apoio dos pequenos fazendeiros e donos de lojas. Ele e sua oratria apelaram para o orgulho alemo e exploraram o ressentimento generalizado de que a Alemanha havia sido derrotada injustamente num jogo no qual o h muito tempo o pas se sobressaia, o jogo da guerra. (BLAINEY, 2009, pg. 299/300).

Com Hitler no poder da Alemanha, os conflitos se iniciaram com a anexao de vrios pases vizinhos Alemanha. O conflito tambm foi marcado pela perseguio

e execuo daqueles, que no pertenciam raa ariana. Ao todo foram quase seis anos de luta entre os representantes do Eixo (aliana formada por Alemanha, Itlia e Japo) e dos Aliados (aliana formada pelos Estados Unidos, Inglaterra e Unio Sovitica). A II Guerra Mundial s foi terminar em 1945, com a vit[oria dos Aliados, aps os eventos de Hiroshima e Nagasaki, com a rendio do Japo, ltimo pas do Eixo a sair da guerra.

1.3.2 O Envolvimento do Brasil Quando a guerra comeou, o Brasil mantinha relaes diplomticas com ambos os lados. Pois, o governo brasileiro manteve uma poltica de neutralidade nos primeiros anos do conflito. Porm, em 1940, as relaes com os Estados Unidos comeam a se fortalecer, pendendo a balana para o lado Aliado. Assinando tratados e rompendo relaes com os pases do Eixo, o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados, em 1942, um dos fatos que colaborou para o posicionamento do pas junto aos Aliados foi o torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemes. A guerra passou a se desenrolar tanto em territrio nacional como no estrangeiro. No territrio nacional o governo imps a censura aos meios de comunicao estrangeiros e internou, em campos de concentrao, vrios imigrantes e descendentes de imigrantes dos pases do Eixo, acusados de espionagem. Os alemes e japoneses foram os que mais sofreram a censura e a discriminao, sendo apelidados de: Sditos do Eixo e Quinta Colunistas. O governo extinguiu as escolas na lngua-me dos imigrantes, proibiu reunies entre eles e proibiu os sditos do Eixo de escutarem as rdios estrangeiras em sua lngua materna. Tambm foi realizada a remoo dos quintacolunistas das reas de litoral, uma vez, que representavam uma ameaa segurana nacional, por conta do combate contra a espionagem. Em sua obra, Prisioneiros da Guerra, Priscila Ferreira Perazzo descreve e explica, o internamento dos estrangeiros do Eixo no seguinte trecho:
[...] os estrangeiros do eixo foram sendo recolhidos pela Polcia Poltica ou pelo Exrcito que os encaminhava para os campos recm-criados ou para presdios

colnias penais que adaptavam parte de suas instalaes para a acomodao da nova categoria de prisioneiros (PERAZZO, 2009, pg. 97).

Para combater na Europa, o governo preparou uma tropa expedicionria com integrantes da FEB (Fora Expedicionria Brasileira) e da FAB (Fora Area Brasileira), que foi enviada a Itlia, para combater ao lado do Quinto Exrcito Americano. Para tal tarefa o governo recrutou jovens alfabetizados e em bom condicionamento fsico. A urgncia no envio das tropas, fez com que a FEB fosse enviada sem preparao e sem armamentos, que colocassem os soldados brasileiros em igualdade de fogo comparados aos soldados da Wehrmacht (Exrcito alemo). No front, os soldados brasileiros logo se depararam com as dificuldades de combate e do inverno europeu, clima com o qual no estavam acostumados. Conforme Cesar Campiaui Maximiano, em sua obra Barbudos, Sujos e Fatigados, a experincia de combate, foi um grande desafio aos brasileiros que lutaram na II Guerra Mundial. Alm de ter equipamentos inferiores ao do inimigo, os soldados encararam um clima gelado e na maioria das vezes se encontravam em posies de combate prejudiciais, por conta da geografia montanhosa, proveniente da Itlia. Considerando-se, assim, o controle e a censura informao no Estado Novo de Vargas, questionou-se como muitas das reportagens que circularam nos jornais da poca poderiam tratar o assunto da II Guerra Mundial no Brasil. Chegou-se, ento, ao controle do DEIP-SP que organizou uma Agncia de Notcias a fim de produzir as matrias que deveriam sair nos jornais.

PERGUNTA PROBLEMA
Que tipo de notcias a Agncia de Notcias do DEIP-SP produziu sobre a II

Guerra durante o governo Vargas?

OBJETIVO
Identificar na Agncia de Notcias do DEIP-SP as notcias sobre a II Guerra Mundial. E assim a compreender a importncia que estudos sobre controle dos meios de comunicao, censura e liberdade de expresso tm na atualidade, do Estado de Direito. E verificar a importncia de conhecer os perodos e as prticas de controle ditatorial para a garantia do perodo democrtico.

METODOLOGIA
Para a realizao deste estudo, ser utilizada a pesquisa documental, que consiste em coleta de dados sobre fontes que ainda no receberam tratamento, ou foram organizadas. Sero consultados os documentos do Fundo DEIP-SP, acondicionado no Arquivo Pblico de So Paulo, do perodo correspondente II Guerra Mundial. Por uma pesquisa preliminar no site do PROIN (www.proin.usp.br), pode-se identificar a seguinte documentao:

Nome DP0000056

Volume 6711

Nmero 03

DP0000057 DP0000069

6711 6711

03 03

DP0000074

6711

03

Palavra Chave Operao de Guerra Sntese Sesso especial em homenagens s mulheres do Brasil na Federao Internacional de Mulheres, em Londres. Darcy Vargas presidente da Legio Brasileira de Assistncia dirigiu-se as mulheres das naes aliadas uma mensagem sobre a alma feminina e sua colaborao com os soldados em defesa da ptria. Reunio para os membros de a Organizao Feminina Auxiliar de Guerra e posterior exibio de filmes educativos A Agncia Nacional de Salvador noticia que segundo determinao do governo, seguiro para a cidade de Maracs, 25 sditos alems acompanhados de suas famlias, que devero ficar sobre vigilncia enquanto durar a guerra. Os 25 sditos alems e suas famlias eram tripulantes de navios alemes que foram confiscados pelo Governo Federal no porto de Macei e se achavam-se internados na Vila Militar a mais de um ano. Declarao aos jornalistas do Coronel Nelson de Mello a respeito da campanha contra agentes e elementos das naes inimigas. Nelson de Mello acentuou as ameaas ao Brasil que o quinta-colunismo representa. O chefe da polcia exps o processo adotado pelos alemes para burlar as leis brasileiras de naturalizao. Organizao Feminina Auxiliar de Guerra Nova Identificao Chegada, de jornalistas norte americanos enviados pelas maiores agncias de publicidade e os mais destacados rgos de imprensa dos Estados Unidos. Os jornalistas vm a Amaznia observar o esforo de guerra do Brasil na chamada Batalha da Borracha. A Organizao Feminina Auxiliar de Guerra comunica a reunio que ser realizada no dia 15 de outubro para as fags do terceiro batalho, no conservatrio dramtico e musical, aps a reunio sero exibidos filme gentilmente cedidos pelo Consulado Britnico no qual as fags dos trs batalhes esto convidadas a assisti-los. 160 mil Cruzeiros entregues pela Comunidade Fellobiana Aeronutica Os jornalistas norte -americanos Forrest Saymeur e Nat Caldwell do Chicago Sun

DP0000077 DP0000105

6711 6711

03 03

DP0000120

6711

03

DP0000126 DP0000136

6711 6711

03 03

DP0000141

6711

03

DP0000147

6711

03

DP0000153 DP0000161

6711 6711

03 03

DP0000162 DP0000164 DP0000172

6711 6711 6711

03 03 03

deram declaraes positivas a respeito do Brasil em seu esforo de guerra e produo de borracha. Notcia sobre o grande nmero de alistamento de enfermeiras para as tarefas de Guerra na diretoria de Sade do Exrcito. Parte dessas voluntrias procede dos cursos de enfermagem oferecida pela Cruz Vermelha Brasileira. Ivo Soares, presidente da Cruz Vermelha, em reportagem para O Globo reafirmou a importncia das voluntrias socorristas. Alistamento de enfermeiras para tarefa de guerra, em sua maior parte procede de cursos de enfermagem institudos pela Cruz Vermelha Brasileira e pela Prefeitura estando elas em condies de desempenhar trabalho nos hospitais de sangue como colaboradoras dos mdicos militares. A Seco Central de Enfermeiras da Cruz Vermelha convocou uma reunio para o dia 18, a fim de serem prestadas s enfermeiras esclarecimentos acerca da futura participao das mulheres nas prximas operaes de guerra. O capito Geraldo Lemos do Amaral convoca as fags dos trs batalhes para comparecerem, fardadas, no prximo sbado dia 16 de outubro de 1943s 12H 30 min. no Estdio do Pacaembu Alistamento de enfermeiras para tarefa de guerra, em sua maior parte procede de cursos de enfermagem institudos pela Cruz Vermelha Brasileira e pela Prefeitura estando elas em condies de desempenhar trabalho nos hospitais de sangue como colaboradoras dos mdicos militares. A Seco Central de Enfermeiras da Cruz Vermelha convocou uma reunio para o dia 18, a fim de serem prestadas s enfermeiras esclarecimentos acerca da futura participao das mulheres nas prximas operaes de guerra. A partir de dia 16 do corrente, o comando da Stima Regio Militar, ser aberto o voluntariado para as fileiras do exrcito em todo o territrio que se acha sob sua jurisdio. Para nova identificao esto sendo chamadas as fags dos trs batalhes que devero comparecer das 13 s 16 horas na sede da Organizao Feminina Auxiliar de Guerra. Essa nova identificao obrigatria. A legionria Iraci Oliveira enquanto fazia seu estgio de enfermagem de guerra no quartel do Terceiro Regimento de Infantaria, em So Gonalo, fez uma doao de

sangue para salvar um soldado acidentado. DP0000176 DP0000179 DP0000189 DP0000195 6711 6711 6711 6711 03 03 03 03 O Bnus da Guerra e a Cooperao Popular. Novas iniciativas em favor da aquisio daqueles ttulos Junta de Reviso e Sorteio Discurso do Senhor Interventor 160 mil Cruzeiros entregues pela Comunidade Fellobiana Aeronutica Palavra Chave FAB Nome DP0000108 DP0000115 Volume 6711 6711 Nmero 03 03 Sntese O Jornal O Globo em reportagem com o Brigadeiro Guedes Muniz, diretor da Fbrica Nacional de Motores, foi informado da preparao do terreno para a fbrica de avies de carga capaz de levar cinco toneladas de carga til atravs de grandes distncias. A Fbrica Nacional de Motores dever estar em funcionamento at o final do ano. O problema de malria na regio foi eliminado. Palavra Chave Priso Sditos do Eixo Sntese Listagem com os nomes e sobrenomes de pessoas de originrias de pases aliados ao eixo durante a Segunda Guerra Mundial, Alemanha, Itlia e Japo, autorizadas a mudar de residncia ou, cujo pedido foi indeferido. Palavra Chave Quinta Coluna Nome DP0000052 DP0000074 Volume 6711 6711 Nmero 03 03 Sntese O desaparecimento de um guarda civil que servia na Delegacia de Ordem Poltica e Social de Porto Alegre levanta suspeita a cerca de elementos quinta-colunistas . Declarao aos jornalistas do Coronel Nelson de Mello a respeito da campanha contra agentes e elementos das naes inimigas. Nelson de Mello acentuou as ameaas ao Brasil que o quinta-colunismo representa.

Nome DP0000202

Volume 6711

Nmero 03

O chefe da polcia exps o processo adotado pelos alemes para burlar as leis brasileiras de naturalizao. DP0000144 6711 03 Os jornais locais dedicaram varias colunas ao da diplomacia brasileira, no sentido de fortalecer os laos de solidariedade continental, contribuindo para a adeso de todos os pases latino-americanos causa das Naes Unidas. Palavra Chave Cenrio da Guerra na Europa Sntese Reproduo da palestra pronunciada na Hora do Brasil pelo Ministro do Trabalho Alexandre Marcondes Filho. Em sua palestra o Ministro ressalta a importncia e os esforos de guerra promovida pelo governo e analisa o discurso de Vargas no 7 de Setembro. Listagem de estagirios no Exrcito Norte Americano designados pelo Ministro da Guerra . Palavra Chave Exrcito Brasileiro Sntese Ao regressar ao Rio de Janeiro de viagem pelo nordeste, o Chanceler Oswaldo Aranha, em companhia do embaixador norte-americano Jefferson Caffery, declarou para o jornal A Noite sua admirao pelo trabalho entre brasileiros e americanos nas bases de Natal, Fortaleza e Recife. A base de Natal pode ser considerada segundo o Chanceler um dos mais poderosos basties de luta contra a barbaria nazista. Instalao da Junta Deliberativa do Instituto Nacional do Mate em reunio ordinria para a aprovao do oramento do exrcito de 1944 e exame e aprovao da gesto financeira do mesmo Instituto.

Nome DP0000206

Volume 6711

Nmero 03

DP0000221

6711

03

Nome DP0000073

Volume 6711

Nmero 03

DP0000204

6711

03

BIBLIOGRAFIA
BLAINEY, Geoffrey. Uma histria do mundo. So Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2009. GONALVES, Jos; MAXIMINIANO, Cesar Campiani. Irmo de Armas: Um Peloto da FEB na II Guerra Mundia. So Paulo: Cdex, 2005. MATTOS, Srgio.Mdia Controlada: a histria da censura no Brasil e no mundo. So Paulo: Paulus, 2005. MAXIMINIANO, Cesar Campiani. Barbudos sujos e fatigados: soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. So Paulo: Grua, 2010.

PANDOLFI, Dulce; REPENSANDO o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed.Fundao Getulio Vargas, 1999. 345 p.

PERAZZO, Priscila Ferreira, Prisioneiros de Guerra: os sditos do eixo nos campos de concentrao brasileiros (1942-1945). So Paulo: Humanitas/Imprensa Oficial, 2009. SEITENFUS, Ricardo. O Brasil vai guerra: o processo do envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial. 3. Ed. Barueri: Manole, 2003. SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getlio a Castello (1930-64). Ed. Especial 40 Aniversrio. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. TAKEUCHI, Marcia Yumi. O Perigo Amarelo Em Tempos de Guerra (1939-1945). So Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

You might also like