You are on page 1of 32

jornal da biblioteca pblica do paran

candido

Agosto

N. 1

2011

Cepeditios moluptat int fugia quistibus maximen moluptat int fugia quistibus maximen

Ilustrao: Rafael Sica

leminski vive

2 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

editorial
biblioteca pblica do paran (bpp) vive um momento de transformao. nesta nova fase, a instituio deseja um dilogo permanente com seus usurios e transformar-se num importante e moderno plo de cultura. os primeiros passos j foram dados, com a criao da oficina bpp de criao literria e a recuperao do projeto Um escritor na biblioteca. alm disso, neste incio de ano cerca de 7 mil novos livros foram incorporados ao acervo. com esta primeira edio do Cndido, a bpp abre mais um canal de dilogo com seus frequentadores e refora o seu papel no processo de formao de novos leitores. Seguindo a tradio dos mticos peridicos paranaenses de nome prprio, Cndido se junta dupla Joaquim e Nicolau o primeiro editado nos anos 1940 por dalton trevisan, e o segundo comandado nos anos 1990 por Wilson bueno. nosso objetivo que Cndido, assim como seus antecessores, deixe sua marca na cultura paranaense e brasileira. o nome tambm uma homenagem prpria instituio, localizada no corao de curitiba (na rua cndido lopes, 133), e a seu atual prdio, construdo em 1954 e tombado pelo patrimnio cultural. e, no por acaso, cndido lopes foi o fundador, em 1854, do primeiro peridico do paran, o jornal Dezenove de Novembro. dedicado literatura e leitura, Cndido publicar reportagens sobre aes de leitura, mercado editorial, perfis, entrevistas com escritores, tirinhas, ilustraes, caricaturas e inditos contos, poemas, crnicas e trechos de romance. com isso, pretende oferecer ao leitor um panorama rico e abrangente da literatura contempornea. em primeiro plano, tambm estaro os projetos da bpp, como o bate-papo Um escritor na biblioteca, que ser transcrito nas pginas do jornal e, no final do ano, ganhar registro em livro, reunindo todos os autores entrevistados. assim como a valorizao da literatura paranaense. e, por uma feliz coincidncia, o jornal estreia no ms de nascimento do poeta paulo leminski, a quem dedicamos a capa desta primeira edio, um ensaio sobre sua obra e textos que discutem o seu legado como poeta e intelectual. ento, sob a gide do bardo do pilarzinho, Cndido inicia sua caminhada. Boa leitura a todos.

cartum
nilson sAmPAio

expediente

governador do Estado do Paran: Carlos Alberto Richa secretrio de Estado da Cultura: Paulino Viapiana Diretor da Biblioteca Pblica do Paran: Rogrio Pereira Diretor da Associao dos Amigos da BPP: Gerson Gross. Coordenao Editorial: Rogrio Pereira e Luiz Rebinski Junior. Redao: Guilherme Sobota, Monique Cellarius, Yasmin Taketani e Fernanda Rodrigues. Fotografia: Kraw Penas. Colaboradores desta edio: Amilcar Bettega, Andr Ducci, Alessandra Moretti, Carolina Vigna-Mar, Diogo Salles, Felipe Caneli, Nilson Sampaio, Paulo Venturelli, Pedro Franz, Rogrio Coelho, Rafael Sica, Ricardo Silvestrin, Rodrigo Garcia Lopes e Toninho Vaz. Redao: imprensa@bpp.pr.gov.br - (41) 3221-4974

BiBliotECA PBliCA Do PARAn Rua Cndido Lopes, 133. CEP: 80020-901 Curitiba -PR Horrio de funcionamento: segunda sexta 8h30 s 20h Sbados 8h30 13h
CRitRios PARA PuBliCAo DE oRiginAis
Todos os originais enviados ao Cndido, sero analisados pelo seu Conselho Editorial, que avalia a partir dos seguintes critrios: Contribuio relevante ao jornal; Adequao s propostas do Cndido, que privilegia obras inditas que tenham relevncia para a cultura. Para obter a aprovao para publicao, as obras devem preencher os seguintes requisitos: De estilo: correo, clareza, coerncia, rigor, coeso e propriedade. De contedo: nvel apropriado de aprofundamento dos temas, evidncia de pesquisa e reflexo, consistncia de argumentao e elaborao; originalidade da abordagem. O Conselho Editorial no analisa: Originais incompletos, em progresso ou ainda sujeitos correo do autor. As obras devem estar corretamente padronizadas e revisadas, de modo a permitir a leitura crtica e a anlise final da obra. Sero imediatamente desconsiderados os originais que atentem contra as declaraes de direitos humanos e congneres, as leis e os dispositivos morais e ticos, nomeadamente os casos de: Violao dos direitos polticos, sociais, econmicos, culturais e ambientais; Que fomentem ou mostrem simpatia pela violncia e desrespeito a crianas, idosos, bem como os preconceitos de raa, religio, gnero etc.

tira
Diogo sAllEs

Todos os textos so de responsabilidade exclusiva do autor e no expresso a opinio do jornal.

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 3

biblioteca afetiva
Afortunadamente, eu poderia mencionar centenas de obras importantes na minha formao como leitor e escritor. Para citar apenas um livro, eu escolheria So Bernardo, do Graciliano Ramos. Virei um f incondicional do Graciliano desde que li o conto Minsk, na poca do antigo ginasial. Mas logo que conheci o grande amor desencontrado de Paulo Honrio por Madalena, formulado numa linguagem muito concisa, quase puro osso, me convenci de que So Bernardo era o grande livro desse grande escritor. Tanto que j reli diversas vezes, sempre com ares de descoberta. um clssico. E um clssico, como definiu talo Calvino, aquele livro que, ao ler pela primeira vez, pensamos j conhecer e, ao rel-lo, parece que estamos lendo pela primeira vez.
Renato Parada

curtas da bpp

ano de drummond
o poeta mineiro carlos drummond de andrade (1902 1987) ser o homenageado da Festa literria internacional de paraty de 2012. o anncio foi feito pelos organizadores da Flip no ltimo dia do evento, que aconteceu de 6 a 10 de julho. tambm para o ano que vem, que marca 25 anos da morte do poeta, est previsto o relanamento da obra de drummond pela companhia das letras. em maro deste ano, a editora anunciou a compra dos direitos autorais e a inteno de publicar a obra com novo projeto grfico e em e-book.

Reproduo

Maral Aquino jornalista, roteirista e escritor. Entre suas principais obras esto O Invasor (2002), O Amor e Outros Objetos Pontiagudos (1999) e os roteiros de Os Matadores e da srie de TV Fora Tarefa. Vive em So Paulo (SP).

Um livro como um amigo que chega sem avisar e ilumina teu dia. Quando eu tinha sete anos, ganhei de meu pai O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. A histria de Edmond Dants, repleta de aventura, romance, traio e vingana, marcou minha vida. Guardo at hoje a sensao de encantamento que tive ao ler o livro pela primeira vez.

Ale Carnieri

Granta especial: brasileiros


a revista inglesa Granta vai lanar, em julho do ano que vem, uma edio inteira s com jovens autores brasileiros. editada no brasil pelo selo alfaguara, da editora objetiva, a revista est selecionando, at o dia 30 de setembro de 2011, textos de escritores de at 40 anos que j tenham publicado fico ou estejam em via de publicao, com contrato assinado com alguma editora. os textos sero analisados por uma comisso, e os selecionados devem compor a edio especial revista, cujo objetivo apontar escritores promissores. Granta foi criada em 1889, na inglaterra. a srie os Melhores jovens autores foi iniciada em 1983, quando uma edio inteira revelou quem eram os novos nomes da fico britnica. Mais informaes: www.grantaemportugues.com.br

Marden Machado mora em Curitiba (PR) e jornalista desde 1983. Foi colaborador dos jornais O Estado do Paran, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Tambm comentarista de cinema, msica e cultura pop em rdios e Tvs de Curitiba. Mantm o blog cinemarden.blogspot.com.

Divulgao

Uma das coisas mais interessantes dentro do rock, que ele te proporciona contato com outras formas de arte, tais como literatura e cinema. E tudo isso serve de inspirao para compor. Considero O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger, a minha primeira leitura influenciada pelo rock. No lembro se pela fama macabra do livro, j que o assassino de John Lennon (Mark Chapman) o leu, ou simplesmente por se tratar de um clssico da literatura que, talvez, seja o primeiro livro a dar a devida importncia ao universo adolescente, pois quem conta a histria o garoto Holden Caulfield. Eu tinha 13 ou 14 anos quando li O apanhador, e at hoje no me esqueo do clima criado por aquela leitura.
Leandro Filus guitarrista e compositor da banda Charme Chulo. Vive em Curitiba (PR)

Um escritor na biblioteca
no dia 14 de agosto, a tV e-paran exibe o bate-papo com a escritora elvira Vigna (foto), gravado na bpp. o programa o segundo da srie Um escritor na biblioteca, que exibe os encontros mensais com escritores realizados na biblioteca pblica do paran. a srie, que teve cristovo tezza em sua estreia, exibida sempre no segundo domingo de cada ms, s 11h15.
Kraw Penas

Uma Histria Social da Mdia : de Gutenberg Internet, de Asa Briggs e Peter Burke, um maravilhoso passeio pelos meios de comunicao e suas consequncias sociais e culturais pelo mundo , no passado e no presente.
ngelo Laertes Pelanda economista e Chefe da Diviso de Cincias Sociais e Jurdicas da Biblioteca Pblica do Paran, onde funcionrio desde 1985. Mora em Fazenda Rio Grande (PR).

Kraw Penas

literatura tipo exportao


nos prximos dez anos, a Fundao biblioteca nacional, em parceria com o Ministrio da cultura (Minc), ir disponibilizar r$12 milhes a editoras estrangeiras que desejem traduzir, reeditar, publicar e distribuir, no exterior, livros impressos e digitalizados de autores e editoras brasileiras. o edital programa de bolsas de traduo e publicao de reedies, que busca a divulgao de obras brasileiras no mercado internacional, pode ser lido em www.bn.br.

4 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

Fotos: Kraw Penas

elvira Vigna

Escritora carioca abre a srie de entrevistas que Cndido comea a publicar com os autores que participam do evento Um escritor na Biblioteca

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 5

a metade dos anos 1980, o projeto Um escritor na biblioteca trouxe biblioteca pblica do paran grandes autores como luis Fernando Verissimo, Helena Kolody, Fernando Sabino e nlida pion. Quase duas dcadas depois, a bpp retoma a interlocuo com as principais vozes literrias do pas, em encontros mensais com o pblico. a partir desta edio, Cndido passa a publicar um resumo dos encontros, que j contaram com a participao de cristovo tezza, elvira Vigna, ana paula Maia e luiz ruffato. no final do ano, as conversas sero publicadas em livro pela bpp. tradutora e artista plstica, Vigna acaba de ganhar o prmio Machado de assis, concedido pela academia brasileira de letras, na categoria fico, com o romance Nada a Dizer. autora de sete romances, Vigna tem contos publicados em diversas coletneas, revistas e jornais especializados. Formada em literatura pela Universidade de nancy, na Frana, e mestre em comunicao pela UFrj, a autora tambm teve experincias no jornalismo, como reprter da Folha de S. Paulo e dO Globo. durante o encontro, a autora falou sobre sua relao com as bibliotecas e a importncia desses espaos na sua formao como leitora e escritora. a leitura no exatamente um lazer, embora tambm o seja, mas uma possibilidade de atrito, de frico. Vigna tambm teceu comentrios interessantes sobre o hbito de leitura em bibliotecas. para ela, preciso que o leitor saia da zona de conforto de sua casa, para que tenha o enfrentamento com o novo. Morei um tempo nos estados Unidos e l eu frenquentava uma biblioteca pblica, em nova York, que se tornou a extenso da minha casa. eu me mudei para So paulo em outubro de 2007, em novembro, fiz minha inscrio na biblioteca da Vergueiro, que era um lugar que eu ia pra ficar. Sentava na cadeirinha dura, onde no podia falar alto, e lia, porque aquela leitura me obrigava a uma relao com o novo, que dentro da minha casa eu no tinha, pois estava protegida. confira a seguir os melhores momentos do papo, mediado pela jornalista Mariana Sanchez.

Formao como leitora o escritor e o artista em geral um inadaptado, um esquisito. essa inaptabilidade leva alguns de ns leitura. Vejo isso com tranquilidade, como se cada um de ns representasse individualmente um processo muito amplo: o processo da prpria formao da escrita e da ficcionalizao como uma estratgia de sobrevivncia, de cultura humana. essa falta, aquilo que no d certo, o que nos leva a escrever, a ser inteligente, procurar o que no temos. eu fui muito tmida, comecei a ler muito menina. tenho uma irm mais velha, que ganhou uma bicicleta no natal. era um presente enorme. Meus pais, ento, tentaram fazer uma correspondncia para mim, mas escolhi em livro. devia ter uns oito ou nove anos. no existia convvio com livros na minha famlia. para mim, era a minha esquisitice mesmo que me levava para dentro dos livros. l em casa existia uma biblioteca, com ttulos encadernados, dicionrios, tinha uma coleo juvenil muito na moda, mas s para expor mesmo, no era um ambiente muito ligado leitura, no. Bibliotecas Quem teve um papel importante foi a aliana Francesa. a entra a parte da biblioteca, que para mim uma coisa muito marcante. em geral, quando se fala em biblioteca, as pessoas pensam dentro de um escopo capitalista, de que biblioteca bom porque tem livro barato, ou de graa, a voc no precisa comprar. no bem isso pra mim. claro que isso importante, democratizar a leitura, evidente, mas esse no o principal ponto. entra um pouco na questo do espao pblico e privado. a eu teria que falar um pouco sobre o que eu acho que a leitura. para mim, leitura uma exposio, uma maneira de sair de uma zona de conforto. a leitura no exatamente um lazer, embora tambm o

seja, mas uma possibilidade de atrito, de frico. Quando se l num ambiente controlado, em que se domina desde a temperatura do ambiente at os gestos, em que se est completamente vontade e nada atrapalha, h uma determinada posio frente leitura. Uma posio de se reassegurar das certezas interiores. a arte, e a literatura, so justamente o contrrio disso. a funo da leitura uma funo que est se perdendo. Uma vez que se evita o espao pblico, colocando o fone de ouvido para no ouvir o barulho, s andando de carro e no a p, est se perdendo a possibilidade de atrito, de desconforto. e isso essencial. Espao pblico de leitura a biblioteca da aliana Francesa sempre foi muito nuclear na minha vida, porque foi uma possibilidade de leitura fora de uma zona controlada. tem que conter certos gestos, no pode falar alto. aquilo te faz ler de uma maneira mais aberta. H uma predisposio a abdicar de uma segurana em prol de uma mudana. isso uma coisa completamente fora de moda. dispor-se a mudar, a se transformar, a ser um nmade, a caminhar. eu falo isso e as pessoas acham que eu estou falando uma lngua estrangeira. no entanto, para mim, biblioteca isso, um espao pblico de leitura. Morei um tempo nos estados Unidos e l eu frenquentava uma biblioteca pblica, em nova York, que se tornou a extenso da minha casa. eu me mudei para So paulo em outubro de 2007, em novembro, fiz minha inscrio na biblioteca da Vergueiro, que era um lugar que eu ia pra ficar. Sentava na cadeirinha dura, onde no podia falar alto, e lia, porque aquela leitura me obrigava a uma relao com o novo, que dentro da minha casa eu no tinha, pois estava protegia. ento, conscientemente, abro mo de uma proteo para poder experimentar o novo.

6 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

Fotos: Kraw Penas

a biblioteca, para mim, isso: um espao duplamente pblico. Quer dizer, o livro j um espao pblico, na medida em que se procura nele o diferente. Se isso feito dentro de um espao tambm no controlado, a leitura muito melhor do que seria no sof de sua casa. o antnio ccero costuma dizer, e eu acho fantstico: pensar dizer no. isso resume muito bem: voc diz no para voc mesmo. Preocupao com a leitura a arte contempornea saiu do seu ambiente tradicional. a literatura tambm saiu, s que as pessoas no admitem isso cabalmente. ento, se pegar a comunicao que existe hoje na internet, pode-se dizer que se trata de uma comunicao com preocupao esttica, porque se escreve mal no blog, no post. Mas ningum te l. ento, no aquele negcio assim: eu escrevi um livro sensacional, que ningum vai entender, s as geraes futuras. no. internet assim: uma escrita esttica e ficcionalizante. para comear, a pessoa, com o avatar criado por ela mesma para escrever, j ficcionalizante em si. estamos definindo literatura. ento, teramos que assumir que se trata de uma forma literria. Que saiu do nicho literrio tradicional, da mesma forma que a arte contempornea saiu do seu nicho tradicional ao fazer instalaes, performances, objetos que derretem, enfim, o mesmo processo. Muito interessante. Fico e Realidade na minha literatura, tudo real. eu no invento uma vrgula. tenho um livro, que no est publicado ainda, que se passa no Guaruj. eu no invento um Guaruj, eu vou para o Guaruj, eu passo l um ms trancada naquele lugar. eu repito nome de rua, a quantidade de mosquito, as pessoas que moram l, no invento nada. eu consigo falar do mesmo fe-

Leituraumauma exposio, maneira de sair de uma zona de conforto. uma possibilidade de atrito, de frico.

Pegar o vivido, o real, e passar para


os meus livros, uma obsesso total.

nmeno na arte visual, que mais claro. a quebra da representao. esse movimento de sada da arte do seu campo especfico, invadindo e se misturando com outros campos, tem a ver com a quebra da representao. a representao uma camisa-de-fora que vem de muito tempo, e que as pessoas passaram a considerar como sendo assim, porque era assim, mas na verdade no foi sempre assim. Se pegarmos algumas manifestaes artsticas da histria da humanidade, vamos ver que no foi sempre assim. uma tradio europeia que veio at ns. Hoje, h uma quebra da representao.

Estruturas bem complexo. inclusive eu me orgulho das estruturas que uso, um prazer particular meu. no romance A um passo, por exemplo, um personagem conta a histria do outro. ento eu narro sobre a dificuldade de narrar. em O Assassinato de Beb Mart, h um crime e uma atuao mimtica desse crime. j em s seis em ponto e Nada a Dizer, os narradores tentam contar uma histria, mas no conseguem. Nada a Dizer um livro que no acaba. a narradora no consegue, desiste de contar. isso, de pegar o vivido, o real, e passar para os meus livros, uma obsesso total.

Filtro da individualidade para mim, a maior dificuldade achar a exata distncia emocional do que quero contar. em Nada a dizer, por exemplo, eu tive muita dificuldade em achar essa exata distncia. tive uma dificuldade tcnica enorme, pois tinha que contar uma histria de adultrio, desmascarando qualquer possibilidade de que a histria fosse considerada uma histria bonita ou romntica. e minha dificuldade foi em escolher o narrador. eu tinha trs opes: o marido, que no me servia em termos de proximidade emocional, a amante e a mulher. Um personagem que no pensa,

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 7

que no tem angstia, no um personagem bom pra mim, para ser narrador. e o homem da histria era assim. a sobravam as duas mulheres. para eu saber o que tinha acontecido no motel, eu tinha que ser a amante. S que a amante era uma personagem que no aceitava a transformao, o desconforto, a mudana. ela no perde nunca, no muda. Fica isolada, no est arriscando nada. essa atitude muito distante de mim. ento s sobrava a figura da mulher trada, com uma dificuldade enorme: como que a mulher trada, que no estava no motel, ia saber o que aconteceu l? eu tive que dar uma soluo. Ficou at bom, porque a relao desta mulher com o cara ficou muito rica, porque os dois se estabacaram juntos, perderam a voz. o nada a dizer dela e dele. Prosa de flego prefiro romances. no sei dizer por qu. isso bem amplo. na verdade, eu tenho relacionamentos longos. ento eu acho que as histrias compridas me atraem. tem a ver o que um pensamento no testado com um processo de significao. porque o tempo, o tempo curto, que um tempo especfico da imagem, do impacto da imagem, um tempo que no me satisfaz, at em termos de pensamento. e o tempo narrativo, muito mais longo e sequencial, me d um processo de formao de significao que para mim mais satisfatrio. como eu penso. eu no penso em impactos. eu fao uma linha. Histrias com enredo no que eu no gosto, que a gente fruto de um momento histrico e no sai disso. no momento em que a gente vive, existe a produo no individualizada de enredos. ento, existe uma indstria de cinema e editoras especializadas que detectam os nichos. a, tem todo o departamento de pesquisa, de

marketing, publicitrios que viraram escritores s pampas e que trazem para o campo literrio a ideia de que preciso viver um produto. existe uma construo que passa pelo enredo. ento, quando eu digo que no gosto de enredo, na verdade o que estou querendo dizer que quero recuperar uma temporalidade, e isso que eu fao nos meus livros. algo que no condizente com a tenso de um livro de aventura. eu quebro esta temporalidade, em geral com uma estrutura dupla, algo acontece e as coisas andam, vo e voltam. V.S. Naipaul ao falar em masculino e feminino, usa-se um conceito necessariamente datado, porque est se falando de um histrico. o homem detinha o poder e hoje est sendo contestado. com isso, est precisando se reafirmar ou defender uma posio [elvira comenta as declaraes do escritor V.S naipaul, que afirmou que a literatura produzida por mulheres no pode chegar aos seus ps]. e a posio de defesa do poder no uma situao boa para a arte. a arte boa para se modificar, para se abrir ao atrito, ao desconforto, ao novo. Uma pessoa que est numa posio social de ter que defender algo, faz parte de um grupo que no vai criar arte. pelo contrrio, a criao vista como um risco, um perigo, e esse grupo que defende sua situao, defende na verdade o passado. ento, essas pessoas no criam. Mas, qualquer grupo, pas, estrato social, que consiga se ver nesta posio de defender algo que est sendo impelido a uma mudana, pode falar disso e fazer um excelente livro. S que ningum fala. Viso masculina da literatura Homem nenhum chega para voc e diz: minha vida hoje est muito montona, est ruim, eu no tenho mais adrenalina nenhuma, nada de interessante acontece, tenho uma situa-

8 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

o banal, estou sendo massacrado por um trabalho que odeio, por uma relao em que no estou inteiro. ele no consegue falar disso. a noo dele de poder, ou de masculinidade, faz com que ele queira se ver, e se vender num livro, como algum que viveu algo nico, interessante, aventureiro, em que ele se tornou heri, mesmo que com o sinal trocado. porque, mesmo com o heri da marginalidade, que vomita na avenida So joo, por exemplo, ainda um heri. ainda o do bob. Um cara, qualquer um que esteja defendendo uma posio, no vai dizer que banal, comum, frgil, de jeito nenhum. Se ele disser, d um bom livro. Mas ele no consegue. ento, ele vai para o passado, inventa situaes fantsticas, de rito de passagem, do menino para o rapaz, coisas incrveis que aconteceram. ou ento ele vai l pra longe, romnia, cairo, coisas incrveis acontecendo no cairo, e tal. alu! a tua vida hoje, como que t? Fala. uma troca de experincias. o tal do lugar pblico. Quero saber de voc. assumir que hoje no existe Hemingway, que no tem uma histria fantstica para contar. a no ser que se entre no espetculo, mas se existir o mnimo de posio poltica e social de no querer se dar ao espetculo, de querer fazer uma narrativa individualizada, o que te resta assumir uma posio de mudana, de fragilidade. isso, nos escritores atualmente, muito raro encontrar. em geral, a procura da grande aventura, que no est acontecendo. Fala, fala que a tua vida uma merda. Mas no falam. Literatura infanto-juvenil Uma vez, a ione Milone nassar, editora da Mercrio jovem, me perguntou como que eu escrevia literatura para criana, e eu disse: com raiva. ela ficou chocadssima. Mas um pouco isso. tem um movimento de se sobrepor a uma falha. essa noo de algo

A escritora conversa com a jornalista Mariana Sanchez.

Uma pessoa que est numa posio social de ter que defender algo, faz parte de um grupo que no vai criar arte. Uma vez, uma perguntou comoeditora eu me que escrevia literatura para criana, e eu disse: com raiva

que escapa linguagem, escapa literatura, e, teimosamente, continua se escrevendo para tentar falar do que no pode ser falado. Fiz o primeiro Asdrbal [elvira escreveu, na dcada de 1970, uma srie de livros infantis com base em um personagem chamado asdrbal, o terrvel], um pouco por influncia da minha filha, que tinha acabado de nascer. ocorreu-me falar com ela de uma maneira literria, ento assim nasceu meu primeiro livro. escrever para adulto naquela poca era muito complicado, porque tinha um problema de censura brabsimo. ento, escrevi o asdrbal [personagem], que um monstro fascista, que no presta. como era para criana, no tinha censura prvia. Saiu em 1971. e passei a dcada de 1970 inteira escrevendo, uns oito ou nove livros, se no

me engano. depois disso, parei. achei que no ia escrever mais livros. Jornalismo e editora eu trabalhava na airFrance, viajava muito, e no final do meu primeiro relacionamento, mudei porque queria escrever. passei a ser jornalista e arranjei trs trabalhos: pela manh, fazia releases e era tradutora do consulado do Marrocos, no rio de janeiro; tarde trabalhava na Fair Play [revista masculina que circulou no final da dcada de 1960 e incio dos anos 1970] e noite no correio da Manh. Meu chefe na Fair Play era o eduardo prado, com quem eu acabei tendo meu segundo relacionamento. o eduardo tinha feito aquele filme Edu corao de ouro, com o domingos [oliveira], e a gente no tinha um tosto, fomos morar num apartamento em

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 9

construo porque no podamos pagar mais aluguel. de repente, ns dois fomos demitidos da Fair Play. a, a gente tinha dois caminhos: se suicidar ou tentar arranjar outro trabalho, o que era muito difcil, por causa da ditadura. tinha muito jornalista desempregado, era uma coisa incomensurvel. nossa sada era tentar ser mais loucos do que j ramos: fizemos uma editora. ou melhor, duas editoras. Uma para editar livros e outra para editar revistas. Fui para os eUa, voltei para o jornalismo, fiz a correspondncia para a Folha de S. Paulo em nova York, no caderno de informtica. nos estados Unidos, fiquei com muita saudade do brasil. Vi o brasil de uma maneira que eu no tinha visto aqui. ento, eu precisei ir l pra longe para ver o brasil. escrevi meu primeiro livro para adultos, Sete anos e um dia. procurei ento a editora que tinha distribudo os livros da minha prpria editora, que era a jos olympio, e eles publicaram o romance. a partir da, tornei a escrever fico de adulto. Revista A Pomba a revista A Pomba foi um escracho. a gente tinha uma fina faixa para existir naquela poca. eu e o edu tnhamos sido despedidos da Fair Play, que j era um escracho da Playboy. a, achamos que teria que fazer um escracho maior ainda, ento resolvemos fazer A Pomba. ela tinha nus, contos, discusses sobre Freud, poltica, etc. os modelos eram quase todos negros, que na poca no eram considerados de qualidade, no tinham espao nenhum. era um espao em que era possvel ousar. eu tinha 20 anos. era o que eu fazia aos 20 anos. Se aos 20 anos voc no ri, no ousa, meu deus do cu! ento a gente ria, a gente caoava de tudo. Escritores contemporneos eu compro contemporneos, desconhecidos. estou lendo uma escri-

Livro digital no tem catstrofe nenhuma, qual? no tem problema nenhum. acho que as plataformas esto um pouco cruas ainda. eu no tenho ainda [leitores digitais], no. Mas, ainda h uma mesquinharia da indstria que vai ter que ser resolvida. a leitura muda, o hbito de ler muda. no acho isso grave. Arte visual e literatura levo muito a srio o negcio de ilustrar livros. eu me dou uma liberdade que defendo bravamente. Se o editor

Elvira Vigna por Carolina Vigna-Mar

tora de origem africana, que escreve em francs e ganhou o Goncourt em 2009 [Marie ndiaye, autora de Trois Femmes Puissantes]. ela fala sobre as mulheres africanas dividas entre as duas culturas francesa e africana. um livro difcil, a mulher muito massacrada, muito vtima, o que uma coisa difcil para mim, porque me mobiliza muito. Mas, em geral, leio brasileiros novos. o que eu compro, o que eu busco. Falam do fulaninho, eu vou catar. e encontro pessoas muito boas. e ruim dizer isso, porque elas so muito pouco conhecidas fora de So paulo. nem vou falar mais do rio, porque o rio morreu, agora s So paulo. tem um escritor, por exemplo, que eu no conheo pessoalmente, que o Fernando Monteiro. acho que ele pernambucano, faz cinema tambm. esse cara tem uma experincia de narrao incrivelmente boa. um cara de quem no vejo comentrios. por outro lado, queles que esto a toda hora na mdia, no gosto. no vou citar nomes porque seria muito deselegante da minha parte, mas eu leio e fico espantada. um dos momentos em que me sinto pouco adaptada ao campo literrio, no sentido de bordieu. Muito perplexa. e tem gente que passa uma dificuldade, no sei quanto tempo para conseguir editar um livro, gente boa, gente nova, desconhecida.

ou autor no me do essa liberdade, no ilustro. e tambm no ilustro livro que no gosto. tenho um discurso preparado, para evitar ser considerada arrogante ou prepotente em relao ao editor, mas, na verdade, se eu no tiver uma empatia com o texto, no fao. eu tenho a tcnica, consigo fazer qualquer desenho, de qualquer tcnica, porque estudei isso minha vida inteira. o meu texto eu no gosto de ilustrar. j ilustrei por necessidade editorial, de apresentar livro pronto ao editor, de impedir que o editor enfeitasse o livro o borges fala isso, que o livro no bombom, no precisa ser embrulhado em papel brilhante. eu concordo, no gosto de enfeitar livro. a ilustrao outra linguagem, ela ocupa outro espao, que deve ser preenchido nobremente. ela no deve repetir, de jeito nenhum, o que est sendo dito no texto.

Se para criana, isso inclusive criminoso, porque se leva muito menos tempo para ver do que para ler. ento, um livro ilustrado repetindo na imagem o que est sendo dito no texto. ele est afastando a criana do texto. Fao pouco, justamente por isso: sou considerada chatssima, com toda a razo, sou sim. e sigo essa linha. Um dos presentes que eu me dou na vida esse: fazer apenas ilustraes que quero. j com as tradues, fao o contrrio. escolho o livro mais vagabundo que puder arranjar, que o que vai me dar mais liberdade de brincar com o texto. Se for para entrar na cabea de um escritor, que eu respeite, para poder fazer o impossvel, que transform-lo em brasileiro de 2011, prefiro no fazer. a eu pego livros bem vagabundos, porque me divirto, brinco. g

Prximo escritor convidado: luiz Ruffato

10 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

indito

Ilustrao: Rogrio Coelho

SEVIlHA

Por amilcar Bettega

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 11

ra certo que alguma coisa ali se passava, alguma coisa de grande e decisiva, mas da qual ainda lhe escapava a verdadeira dimenso. talvez nem mesmo conseguisse elaborar em seu pensamento o que se passava, ou que acabava de se passar, talvez apenas intusse, mas era uma intuio clara e precisa. Uma dessas coisas que acontecem assim, de repente, quando tudo se precipita e depois se estagna: voc chegou ao fim, voc sabe que o fim, que desceu tudo o que tinha para descer e voc no v aonde mais pode ir, ento tudo o que tem a fazer esperar, e voc espera, sem saber exatamente o qu, mas voc espera. porque sabe que o fim. a pode ser algo banal. Que num outro contexto no teria importncia nenhuma. por exemplo, essa mudana no tempo: foi de repente, depois de tantos dias de chuva e cu encoberto, sem fazer frio porque no era ainda poca de frio, mas sempre a chuva e o cu carregado de nuvens. e era aquilo de pisar nas poas, portar guarda-chuva, cobrir-se com impermeveis, entrar nos cafs para esperar a chuva arrefecer, sair outra vez sob o cu escuro e as nuvens baixas, que deixavam o clima abafado porque ainda no era poca de frio e chovia, mas continuava abafado sob o cu carregado de nuvens. o banal foi isso: mudou o tempo, e de um momento para o outro o sol era intenso e generoso na andaluzia. de repente era Sevilha de manh cedo, sob as franjas do sono, Sevilha que veio sem muito aviso depois de uma noite de viagem, depois de tantos dias de chuva e cu carregado. Sevilha como um jorro de luz. de repente, o dia amanheceu em Sevilha. at ento ele no tinha se perguntado o porqu de Sevilha. nem depois, no pensou muito: estava em Sevilha, era sbado de manh e o sol era

farto. Havia uma paz nova, difcil de precisar, no exatamente um alvio, pois j no havia muito o que aliviar, sentiase completamente vazio, s isso, vazio numa cidade que o recebia para alguns dias de annimo turismo e nada mais. depois seria a continuao, porque chega o momento em que preciso continuar: voc sente que chegou ao fim, voc sabe que o fim, que ainda pode prorrog-lo um pouco numa espcie de repouso aps o fim, recuperar as foras, fazer qualquer resumo, mas sempre vem o momento em que preciso continuar. ento podia ser ainda aquele perodo de prorrogao, de alongamento da situao, de balano das coisas, e nesses casos o melhor a fazer procurar um hotel no muito caro, soltar o peso da mochila e deixar-se andar pelas ruas, vazio e sem objetivo pelas ruas ensolaradas de uma cidade que lhe surgiu assim na ponta da noite e livre de toda a poesia, livre da literatura e das imagens feitas, apenas cidade amanhecida, fresca e ensolarada, depois da chuva. ento tentar apreender qualquer coisa na memria para, ao menos, guardar um pedao dela, e anos mais tarde puxar por essa memria, as referncias, e ver que no h nada alm das obviedades que no valem o esforo de resgatlas: Sevilha branca, s. ento vamos, e ele se deixa andar, vazio e ensolarado, esbarrando em azulejos, rostos morenos, ruas de pedra, ptios da andaluzia. o hotel tinha um ptio, era um velho edifcio andaluz com um ptio no centro, para onde davam os quartos. e o sol ocre em Sevilha, as gentes so novas, as mulheres bonitas, ento ento o qu? comprar um carto-postal, comer uma tortilla, sentar num degrau de pedra e observar. de repente teve sede, bebeu uma cerveja e viu que aquilo era bom. o dia foi escoando lentamente, quase sem vontade, e ele continuou bebendo, va-

zio e com sede, e ao cair da tarde bebeu mais, e ainda bebeu no jantar e depois do jantar, na rua, em meio a um mar de jovens vestidos de preto que lotavam as ruas de Sevilha no sbado noite e bebiam furiosamente. no lembrava como nem a que horas voltou para o hotel, sabia apenas que tinha acordado o porteiro que armava sua cama encostada ao porto de entrada, de forma a controlar a chegada dos retardatrios. lembrava que tinha dito buenos sueos ao porteiro, que no respondeu.

o domingo e aqueles acordes de guitarra ecoando no ptio j so uma outra coisa. Ficam no outro lado. e isso sim estar para sempre em sua memria: a msica saindo das cordas da guitarra, os acordes vivos como o sol que invadia o ptio atravs do vitral opaco do teto, misturando-se a luz que ali ganhava um aspecto quase corpreo. de repente sentiu Sevilha palpvel nas notas que enchiam o ptio, e apesar da concretude daquela sensao sentiu-se como num sonho, um sonho que jamais esqueceria. jamais esquecer que, ainda sonolento, abriu a porta do quarto que dava direto sobre o ptio e viu o dono do hotel o homem de uns sessenta anos com quem na vspera trocara quatro ou cinco palavras sobre o preo da habitao dedilhando sua guitarra sob a luz intensa do ptio. ele olhou para o homem que lhe devolveu um leve sorriso, acompanhando com sons viris da garganta os acordes de seu solo flamenco. ele voltou para o quarto, agora sabia que chegava mesmo ao fim. ao fim do fim, e que a partir dali era j outra coisa. entendeu porque Sevilha na ponta da noite, entendeu o andejar vazio nas ruas brancas de Sevilha, e sobretudo sentiu, condensado nos acordes da guitarra flamenca que enchiam cada milmetro cbico do ptio ensolarado, sentiu que algo novo se mexia dentro dele. Foi quase feliz nesse momento, apesar da dor de cabea, a sede e todo o peso da ressaca. agora estava pronto. tinha sono ainda e seria bom dormir um pouco mais, dormir mesmo bastante, deixar-se ficar na cama sem horrio. Mas sabia que depois acordaria, juntaria as roupas e iria embora de Sevilha. talvez sem nem mesmo olhar para o velho andaluz que ficaria ali, em seu ptio ensolarado numa manh de domingo, para sempre dedilhando as cordas de uma guitarra flamenca. g

Amilcar Bettega escritor e tradutor, autor dos livros Os lados do crculo (Companhia das Letras, 2004) e Deixe o quarto como est (Companhia das Letras, 2002), ambos de contos. Vive atualmente em Portugal.

12 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

entrevista | miguel sanches neto

escrever tirar um osso da garganta


Miguel Sanches Neto lana livro de contos, declara seu amor pelas narrativas curtas, mas diz que ainda persegue o grande romance

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 13

POR GuiLhERME SOBOTa E YaSMin TakETani

iguel Sanches neto ganhou notoriedade como romancista e crtico literrio, escrevendo para algumas das principais publicaes nacionais. Mas o autor paranaense daqueles escritores que jogam nas onze vai do ensaio crnica. Sua ltima empreitada literria um passeio pelo conto, gnero que Miguel Sanches exercita com regularidade na imprensa. Vrias das histrias que compem Ento voc quer ser escritor?, seu novo livro, foram publicadas originalmente em jornais e revistas. a nova coletnea de contos do escritor uma espcie de reafirmao em um gnero que, para muitos crticos, vive uma espcie de crise, agravada por um suposto descaso do mercado editorial. escrever contos deve ser, antes de mais nada, uma necessidade. Se h este imperativo interior, devemos escrever contos, independentemente de questes de mercado ou de crtica, diz o escritor, que esteve na biblioteca pblica do paran, em maio, para ministrar uma oficina de contos. em Ento voc quer ser escritor? Miguel Sanches lega ao leitor aquele efeito singular, misto de desconforto e xtase, que tchcov elencava como o grande atributo do conto. em dezesseis contos, o autor despe o ser humano e o deixa merce de suas prprias incertezas. algo que escritores como raymond carver e julio cortzar, dois dos contistas que descansam no altar literrio de Miguel Sanches, fizeram como poucos. escritor com larga trajetria, Miguel Sanches revela por que, apesar de tantos obstculos, o ser humano ainda persegue a escrita. porque h algo que nos coloca um osso na garganta. escrever tirar este osso. ento escrevo porque tenho muita facilidade para me engasgar com ossos.

apesar de sua convico no conto, o grande livro que Miguel Sanches ambiciona escrever, aquele em que todas as suas facetas de escritor contista, poeta, cronista, ensasta vo se revelar em um mesmo texto, um romance. continuo escrevendo porque ainda persigo uma voz que seja minha, um texto que possa ser o resumo de todos, e ao mesmo tempo uma coisa maior de que todos juntos como o caso de Fogo Morto, de jos lins do rego, livrosntese de sua obra. este desejo de chegar a um grande livro me leva mais para o romance. Vejo o romance como uma confluncia de todos os gneros. Alguns editores aconselham os novos autores a no estrear com um livro de contos, pois argumentam que no h pblico para o gnero. H tambm a ideia de que o conto uma espcie trampolim para o romance. O senhor acaba de lanar um livro de narrativas curtas. O que pensa sobre o gnero? H, de fato, pouco espao para o conto? escrever contos deve ser, antes de mais nada, uma necessidade. Se h este imperativo interior, devemos escrever contos, independentemente de questes de mercado ou de crtica. agora, de fato, o mercado muito mais duro com o conto, a no ser com as antologias temticas que tm espao garantido. parece que o leitor da era da internet se dispersa num volume com histrias muito variadas. ele pode ler e gostar de um conto, mas no se concentra em uma sequncia de histrias to distintas. para quem est comeando a escrever, o conto funciona como exerccio. Mas preciso saber se este exerccio funciona como conto. Se funcionar, haver sempre um lucro para o escritor e para a literatura. Quais os contistas que o senhor considera fundamentais? toda lista sempre injusta e mal consegue refletir um gosto pessoal. Mas se ti-

biblioteca

vesse que escolher apenas trs contistas que eu gostaria de ter no criado-mudo de meu quarto, escolheria isaac bashevis Singer, julio cortzar e raymond carver. a minha estante de contista, no entanto, imensa, e eu preciso desesperadamente de todos eles. Sou um leitor devoto dos contistas. Em que momento o senhor define quais contos devem compor um novo livro? Eles precisam estar, de alguma forma, relacionados entre si? na maior parte das vezes, o volume de contos reflete a passagem do tempo. depois de alguns anos sem publicar uma coletnea, mas produzindo um ou dois contos por ano, o escritor avalia o material disponvel, elimina alguns e escolhe aqueles que funcionam num livro. no meu caso, gosto que os contos tenham temas, estruturas e linguagens variadas ou, ao menos, alternadas, para criar um ritmo de leitura no-monocrdio. Ao longo de sua trajetria literria, o senhor praticou vrios gneros poesia, conto, romance, crnica, ensaio, crtica. O senhor pensa que encontrou a sua voz em todos eles? E, imaginando que todos se completam, e apesar disso, qual deles lhe proporciona maior prazer? todo texto sempre uma tentativa. escrever em vrios gneros, so vrias formas de tentar dizer algo. continuo escrevendo porque ainda persigo uma voz que seja minha, um texto que possa ser o resumo de todos, e ao mesmo tempo uma coisa maior de que todos juntos como o caso de Fogo Morto, de jos lins do rego, livro-sntese de sua obra. este desejo de chegar a um grande livro me leva mais para o romance, mas um romance em que entrem os recursos da poesia, da crnica, do conto, do ensaio, dos dirios etc. Vejo o romance como uma confluncia de todos os gneros. >>>

um amor anarquista Record, 2005 256 pginas

a primeira mulher Record, 2008 336 pginas

Ento voc quer ser escritor? Record, 2011 224 pginas

14 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

entrevista | miguel sanches neto


O escritor vive sombra de cobranas da crtica e dos leitores para que, a cada trabalho, faa sempre um livro melhor do que os anteriores. A que tipo de cobrana o senhor impe? Errar, experimentar ou at mesmo escrever um livro ruim so aspectos importantes? H espao para o fracasso na literatura? na verdade, todo livro um fracasso. alguns so grandes fracassos. do ponto de vista do escritor, o livro escrito est sempre aqum do livro imaginado. ento, quando vm as crticas negativas, embora machuquem, elas so afagos perto das crticas interiores que fazemos. o escritor um ser fadado a essa insatisfao crnica, que o leva a experimentar-se sempre. alis, todo bom livro um livro experimental, na medida em que tentamos dizer algo pela primeira vez. Sua formao acadmica influenciou sua literatura? possvel separar o trabalho acadmico da produo artstica? Ao mesmo tempo, o senhor tambm crtico literrio: de que forma esta prtica o influenciou? a formao universitria importante desde que voc no se deixe deformar por ela. ela prepara melhor o seu olhar, ela clareia algumas questes, mas a arte precisa de um grau de obscuridade, de inconscincia, e o escritor nunca pode escrever como especialista em literatura. tem que escrever como especialista em suas obsesses. a crtica literria militante me tira muito tempo, e isso ruim, mas me coloca em contato com a produo contempornea, e isso muito bom. Sei mais ou menos para onde est indo, ou de onde est voltando, a literatura feita agora. Recentemente, o crtico literrio Alcir Pcora disse que a literatura brasileira de fico passa por uma crise e que perdeu sua relevncia. Um dos motivos, segundo Pcora, seria a expanso das narrativas no cerne da prpria existncia. Como o senhor v esse

Toda narrativa vem do cerne da prpria existncia. No h outra maneira de fazer a coisa. Vejo o romance como uma confluncia de todos os gneros

Todo livro um fracasso


ser O escritor um que fadado a insatisfao crnica, o leva experimentar-se sempre

pessimismo de parte da crtica? toda narrativa vem do cerne da prpria existncia. no h outra maneira de fazer a coisa. e isso em si no nem um defeito nem uma qualidade. o que conta como voc consegue transpor isso para a linguagem. neste salto que est a grandeza ou a pequenez de um livro, seja explicitamente autoficcional ou estrategicamente distante do eu. Qualquer avaliao do conjunto da produo contempornea muito difcil. jorge luis borges dizia que saberemos o que a literatura de hoje daqui a 50 anos. e todo o perodo da modernidade um perodo de crise. Se estamos em crise um bom sinal. parece-me que a literatura do sculo XXi no est em crise. Duas de suas obras foram traduzidas para a lngua espanhola. Qual foi a sua participao como autor, e o que o senhor achou do resultado? Nas tradues, de modo geral, perde-se, digamos, essncia das obras?

no tive nenhuma participao e no posso dizer nada dessas tradues. o que posso dizer que hoje a literatura produzida no brasil quer ser traduzida, quer se ver em outras lnguas, e que isso traz um ganho de universalidade para as obras. Durante a Oficina de Criao Literria da BPP, o senhor disse que ningum nos pede para escrever. De onde parte, ento, essa vontade (talvez incontrolvel) de escrever? E ainda: para quem o senhor escreve? Sim, ningum nos pede para escrever um livro de fico, e, ainda por cima, muitos nos pedem para parar desde familiares at crticos. e por que continuamos? porque h aquele imperativo interior. algo que nos coloca um osso na garganta. escrever tirar este osso. Muitas vezes expelindo-o sobre a mesa posta para o jantar de confraternizao, tambm conhecido como vida literria. escrevo porque tenho muita facilidade para me engasgar com ossos. g

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 15

acervo do braile

livros para as mos e os ouvidos


O maior acervo digitalizado do Brasil, para atendimento de deficientes visuais, est na Biblioteca Pblica do Paran
Kraw Penas

POR MOniquE CELLaRiuS

egundo a pesquisa retratos da leitura no brasil, de 2008, do instituto pr-livro, 400 mil pessoas leem braille no brasil. a biblioteca pblica do paran, juntamente com os institutos benjamin constant e dorina nowill, um das responsveis por difundir o sistema no pas. a bpp tem hoje o maior acervo digitalizado, para atendimento de pessoas com deficincia visual, do brasil. So mais de 23 mil exemplares em formato digital, que esto disponveis no s para os seus 300 usurios cadastrados, mas tambm para leitores de vrias bibliotecas do pas: parte do acervo concedido pela bpp, em regime de parceria, a outras instituies. o brasil conhece o sistema braille desde 1854, data da inaugurao do instituto benjamin constant, no rio de janeiro. na bpp, segundo o chefe da seo braille, airton Simille Marques, o braille comeou a se desenvolver em 1981, quando o acervo foi colocado disposio dos usurios. processo de escrita e leitura baseado em 64 smbolos em relevo, resultantes da combinao de at seis pontos dispostos em duas colunas de trs pontos cada, o braille utilizado por pessoas cegas ou com baixa viso, e a leitura feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mos ao mesmo tempo. H, na bpp, utenslios especiais, como lupas, livros com relevo, texturas e tambm audiolivros, que so destinados no apenas a pessoas cegas, mas para qualquer leitor que possua algum tipo de

A estagiria da Seo Braille, Delfina Amarilles Amrico, trabalha de segunda a sbado na BPP.

deficincia visual, diz Marques. a seo braille da bpp trabalha com trs tipos de livros: em braille, em udio e digital. os livros em braille so aqueles que permitem a leitura por meio do tato, com as pontas dos dedos. H mais de 1.500 ttulos e um total de 3.500 volumes desse tipo de livro na seo. Grande parte do acervo vem de doaes da Fundao dorina nowill, de So paulo, e do senado federal. Vinte voluntrios se revezam no atendimento da seo, que registra uma circulao mensal de aproximadamente cem pessoas.

os livros em udio, ou falados, so gravados com vozes sintetizadas e vozes humanas. as vozes sintetizadas so produzidas por computador na prpria bpp. parte do acervo de livros em vozes humanas comprada pela biblioteca, o restante vem de doaes, inclusive de portugal. j os livros digitais, que so livros digitalizados transformados em udio, em sua maioria, tambm so produzidos pela bpp, que disponibiliza parte desse acervo para outras bibliotecas do pas. a seo braille da bpp possui ainda um acervo com livros infantis

adaptados, produzidos artesanalmente, com ilustraes em relevo, em que as crianas podem sentir as diferentes texturas da histria. g

SERvio: A Seo Braille funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 s 19h, e aos sbados, das 8h30 s 13h. Mais informaes pelo telefone (41) 32214985, ou pelo email braille@pr.gov.br.

16 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

indito
Ilustrao: Diogo Salles

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 17

A
A COR BRANCA DA

AMIzADE
Por Paulo venturelli

tarde estava to ensolarada que as janelas pareciam levitar, despregando-se das paredes. padre Moretti, professor de portugus, leu para ns um poema sobre o edelvais. e nos explicou: a flor da amizade, s d em grandes alturas, na beira de abismos de mais de trs mil metros. colh-la e oferecer a algum o maior gesto de apreo que se pode fazer a uma pessoa, pelo esforo da aventura. no ptio, eu e avivan comentamos a respeito do assunto. ele era o nico garoto negro do internato. eu o adorava por sua agilidade, bom humor e auto-ironia. apesar de ter um corpo firme, bem desenhado, quando saltava, possua a leveza de quem se desmancha no ar. Seus olhos estanhados lembravam dois sis. Havia comentrios maldosos sobre ns: t usando o neguinho como burro de carga, ? Vai fazer do nego o teu escravo? naquela noite, furtivo e silencioso no seu jeito, avivan chegou at minha cama e sussurrou: Vou pro mundo. Quero encontrar a flor pra te trazer. claro que vai demorar, mas no volto sem a branquinha. ele portava a mochila no ombro. desapareceu na nvoa em torno da nica luminria acesa pelos lados do porto. de manh, o reitor me chamou. Havia alvoroo por causa do sumio do nego. interrogaram sobre as razes. eu disse que no sabia de nada e o caso morreu ali mesmo. Meses depois, foi minha vez de abandonar o colgio. estava cansado daquilo tudo. Usei a via clssica: no gabinete solene, declarei que perdera o interesse pelos estudos. arrumaram minha papelada, enquanto fiz as malas e mergulhei na liberdade. Fui me virando como deu. at

concluir o curso de filosofia e me tornar professor. a vida se tornou agradvel. casei e tive dois filhos que morreram num acidente banal. andavam de bicicleta lado a lado, resolveram se dar os braos. talvez quisessem comprovar o quanto gostavam um do outro. as rodas se tranaram e eles caram. o caminho que levava flores para uma cerimnia cvica no palcio do governo esmagou os meus garotos. Quando minha mulher soube do ocorrido, no suportou a ausncia e se suicidou. acho que ela jamais soube a extenso, o vetor, a consistncia, a incrvel durabilidade da falta. e eu acabei por me aposentar. Hoje, meu irmo veio falar comigo. para ele, um desperdcio eu continuar sozinho neste casaro. Garante que pode alug-lo para uma agncia publicitria. isso daria bom dinheiro para ns. para ns? diz que num asilo terei melhor atendimento e convivncia para abrandar a solido. acho que ele jamais soube a insistncia, o ferro, a profundidade, a devoradora acidez de se estar sozinho. avivan nunca voltou. e o que importa isso ou uma flor? Marcou-me o seu gesto. por ele valeu a prpria vida. Que amigo hoje sai pelo mundo em busca de algo para outro amigo? Que alpes algum divisa em frente dos olhos? Vou para o asilo. l, certamente, h janelas iluminadas e capazes de flutuar na transparncia. e eu espero, pois foi esse o modo de conviver comigo mesmo e com a saudade. no foi muito difcil. acho que o mundo podia ser simples assim. g

Paulo Venturelli escritor e professor universitrio. autor, entre outros, do livro de contos Fantasmas de caligem (Travessa dos Editores, 2006) e do romance Meu pai (kafka, 2010). Vive em Curitiba (PR).

18 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

ensaio | paulo leminski


Ilustrao: Rafael Sica

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 19

Da cano pop literatura grega, a produo literria de Paulo leminski o resultado e o dilogo com todos os problemas estticos e expressivos que a histria da literatura depositou em suas mos
impossvel saber se a sua poesia, com leminski seguindo vivo, iria trazer as perdas da idade, da passagem do tempo, ou ele desviaria sua ateno para as questes da arte, da expresso, da busca pelo novo. Um homem velho e, antes de tudo, inventivo, como um Haroldo de campos. ou um lrico tentando decifrar a vida, a velhice, o sentido de tudo, como um drummond. Mas vida no tem se. o que temos esse poeta e sua poesia criada num tempo definido. nessa trajetria breve, o que ele concluiu da vida pode estar expresso nesse poema tambm breve, que est no final do ltimo livro que preparava, La vie em close: vida e morte/amor e dvida/dor e sorte/ quem for louco/que volte. o humor equilibra o trgico, pelo menos no tom do discurso. o poema fica zero a zero, para citar o prprio poeta, que escreveu poema que bom acaba zero a zero. ou seja, o texto no vai cair para a depresso e muito menos para a euforia. no entanto, o tom leve revela uma concluso amarga. os opostos no so vistos como complementos, mas como tenso insuportvel. Uma vida o bastante para passar por isso tudo. nada de reencarnao. claro que um poema como esse, isolado, tambm pode ser visto apenas como um estado de alma. em determinados momentos, a tenso tanta que no vemos sentido na vida. em outros, queremos que a existncia siga infinita: essa vida uma viagem/pena eu estar/ s de passagem, escreveu o poeta no mesmo livro. >>>

POR RiCaRDO SiLVESTRin

aulo leminski era um poeta to novo que nem teve tempo de envelhecer. Morreu aos 44 anos. como os mitos da contracultura, jimi Hendrix, janis joplin, vai ser eternamente jovem. Sua poesia faz uma curva rpida, que vai quase que em linha reta, da celebrao da vida, da arte, da alegria, at a surpresa frente morte, dor. e desses ltimos temas, ele trata ainda com a mesma vivacidade, a mesma ironia, sem se deixar abater nas suas ltimas foras de homem jovem.

20 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

ensaio | paulo leminski


ningum vira mito sem suar a camiseta. presenteado pelas musas com uma grande capacidade de trazer tona insights singulares, com uma grande veia comunicativa, leminski no achou que o jogo, em virtude desses atributos, estivesse ganho. Sua produo o resultado do dilogo com todos os problemas estticos e expressivos que a histria da poesia depositou em suas mos, como quem diz para o poeta: sai dessa! de fato, escrever poemas interessantes no brasil, depois da poesia concreta, de cabral, de drummond, de oswald, para citar apenas os que leminski mais admirava, uma tarefa dura. escrever depois de grandes momentos de reflexo, de ampliao do discurso terico sobre a linguagem, a arte, a poesia, marcas do sculo XX, tambm. produzir em meio cultura de massa, crise das ideologias, ascenso da msica popular num pas menos letrado e com ouvido musical, como cantou caetano, tudo isso estava no caldeiro do nosso bardo paranaense. na esteira de ezra pound e dos poetas concretos, leminski amplia seu repertrio, e o nosso, seus leitores, dos gregos aos japoneses. Formula artepensamento, ensina, socializa conhecimento, milita, devolvendo tudo em poemas, ensaios, prosa, fala, cursos, oficinas, canes. do seu lado professor de histria, at jesus revisto. essa sua capacidade de doao fez com que toda uma gerao parasse para ouvir, ler, curtir a sua luminosa presena. Mais do que chamar a ateno para si mesmo, a atuao dele apontou para vrias direes e descobertas. Se fizermos uma tomada area, movimento de Google earth, mas no no sentido espacial e sim temporal, vamos ver em que bronca esttica sua poesia estava metida. o verso, unidade de imitao dos conjuntos da fala sim falamos em pedaos, como os versos, e no como a frase, pois apenas quem fala como a frase locutor de futebol no rdio , era, l na Grcia antiga, algo feito para o ouvido. as mtricas, ou seja, o tamanho de cada verso, tinham uma funo: era recomendvel x nmero de slabas se o verso seria entoado, outro nmero se estivesse nas falas de um dilogo, outro se fosse na parte da pea que teria dana... o verso anterior frase. essa unidade sonora, na qual eram construdas as peas de teatro e os textos entoados ao som da lira, no tinha vindo ao mundo para ser lida. o verso era apresentado, consumido pelo ouvido. os copistas apenas registravam esses textos para que no se perdessem. as bibliotecas, onde os tesouros ficavam guardados, eram raras. com a inveno da imprensa, s l no sculo XV a poesia comea a ser tanto consumida quanto criada para o papel. essa mudana traz questes novas para a recepo e para a produo do poema. os valores sonoros como mtrica, rima e outros passam a conviver com valores espaciais e visuais. Quem estava contando slaba, de repente deve ter olhado para a folha e visto que quebrar o verso no espao, mesmo que no fosse a hora pela mtrica, poderia trazer um novo efeito expressivo. Mais, olhando as letras, a mancha, um novo mundo criativo se descortinava. o poema comeava a passar de apenas jogos de sentido e som para jogos de sentido, som, espao e desenho. o leitor, l pelas tantas, tambm comea a se perguntar por que mesmo esse poeta est cantando para os ouvidos se so os olhos que esto vendo. cada lngua e cada histria literria do ocidente construram, e continuam construindo, sua nova poesia no embate criativo com essas questes. Quando dizemos verso livre, estamos dizendo livre da mtrica, mas no livre da tarefa de criar uma estrutura no espao. durante a primeira metade do sculo XX, um conjunto de excelentes poetas brasileiros chegou a resultados
Toninho Vaz

Legenda nonononononono

a aproximando-a leminski rejuvenesceupoppoesia,crtica, temperadados jovens, com uma viso de mundo mas com humor mesmo quando cida. Sua aparente anarquia esttica tinha rigor tcnico, e sua enganadora displicncia tinha slida humanidade. Seu grande legado ser autntico.
Domingos Pellegrini, escritor.

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 21

As mos que escrevem isso um dia iam ser de sacerdote transformando o po em vinho forte na carne e sangue de Cristo hoje transformam palavras num misto entre o bvio e nunca visto SACROLAVORO Quisera poder pensar como se faz o velho mundo eles me querem espelho como se no tivesse mistrio essa minha falta de assunto MEU EU BRASILEIRO Nada me demove ainda vou ser o pai dos irmos karamazov Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente ainda vai nos levar alm INCENSO FOSSE MSICA Aqui jaz um grande poeta. Nada deixou escrito. Este silncio, acredito, so suas obras completas LPIDE 1 Epitfio para o corpo Aqui jaz um artista mestre em desastres viver com a intensidade da arte levou-o ao infarte Deus tenha pena dos seus disfarces LPIDE 2 Epitfio para a alma

consistentes usando tanto as surpresas de significado, como de som e de espao/desenho. temos a consolidao de um verso livre com drummond, bandeira, Quintana, cabral, ente outros, e a criao de uma nova poesia, mais visual, com dcio pignatari, Haroldo e augusto de campo e diversos poetas que aderiram proposta concreta. e, na sequncia, ainda outras vertentes, como a poesia neoconcreta, o poema processo, alm dos neosurrealistas/beatnicks, da arte engajada politicamente e da arte da nova cano popular brasileira. a questo que se impunha para leminski foi a que ele mesmo expressou em carta para rgis bonvicino. num episdio que nomeou como transmisso da lmpada, leminski relata que dcio pignatari disse a ele que o concretismo tinha que acabar. e s quem poderia fazer isso eram os novo poetas, como paulo. da reflexo sobre como dar conta do pedido, leminski decide permitir que passem a entrar no seu verso elementos que eram dele e da gerao dele, como a contracultura e o trotskismo. a partir disso, cria o seu verso, que no era mais a poesia concreta, embora nascido dela, nem o verso modernista. o que tem da poesia concreta no verso de leminski o fato do jogo de linguagem, do gesto com a palavra estar mostra ele vem para o primeiro plano. do verso modernista, o discurso, ou seja, falar sobre alguma coisa (diferente do poema concreto que, em vez de falar sobre, a forma concretiza o contedo, vemos o contedo/forma em vez de lermos sobre ele) e a liberdade de dizer num verso livre na poesia moderna, como j se disse, cada poema cria a sua arte potica. Mas isso no tudo. os impasses poticos antes da produo de leminski poderiam ser agrupados assim: discurso x no-discurso questo da poesia concreta; livre x mtrica/rima/formas fixas questo dos modernistas; projeto anterior x descoberta criativa questo

neoconcreta e processo; racionalismo x inconsciente e pirao questo dos neosurrealistas/beatnicks; falar da realidade brasileira com uma leitura de esquerda questo dos engajados; retomar a linha evolutiva da msica popular brasileira questo tropicalista. da experincia concretista o olhar atento sobre a palavra, e da experincia do haicai, leminski colhe elementos formais para criar um novo discurso. So palavras precisas. no h nada sobrando. Faz um discurso no-discursivo. do conhecimento diversificado e aprofundado do som, das possibilidades sonoras da palavra, vai alm da ideia de rima, trazendo anagramas, ecos, aliteraes. Faz um verso no metrificado, mas cheio de ritmo, de melodia e muito sonoro. classificaes como rica rima e rima pobre se esfarelam, pois a conciso, a preciso, a contemporaneidade, a inteligncia do insight, tudo isso faz saltar a ideia com seu som na nossa cara: confira/tudo que respira/conspira. So trs verbos, mas quem vai se lembrar de pensar se so rimas ricas ou pobres? o discurso novo e os problemas estticos que prope tambm se apresentam como novos. Formas fixas ficaram para trs? leminski revalida o haicai, mas dentro de um esprito moderno. interessa menos contar slaba do que buscar o poema breve que capte o aqui e agora. Sua poesia no postula um conjunto de preceitos. no h um manifesto, uma plataforma anterior. Vai se realizando a cada poema. Mas, nem por isso, deixa de revelar as escolhas do poeta como estamos colocando aqui. leminski no parecia acreditar que a irracionalidade deveria vir tona e fazer o poema. Mas tambm sabia que, mesmo tendo a conscincia da linguagem, o insight e o acaso eram e sempre sero dados do tabuleiro: depois de muito meditar/resolvi editar/tudo o que o corao/me ditar. claro que h uma ironia, uma brincadeira com medi-

tar e me ditar, que, talvez por ela mesma, at contra o que ele pensasse, valeram a existncia do poema tipo: perco o amigo, mas no perco a piada. Mas h uma ideia de inspirao contida a. e um jogo dbio na palavra editar que percebo s agora. pode-se editar, publicar, tudo o que o corao mandar. ou editar, cortar, reordenar. esse leminski! Quanto ao engajamento, ele era de esquerda, trotskista. cita o seu escolhido entre os socialistas em alguns poemas. contudo, no deixa de passar uma rasteira nos maniquesmos tanto do pensamento de esquerda quanto da arte engajada: podem ficar com a realidade/esse baixo astral/em que tudo entra pelo cano/eu quero viver de verdade/ eu fico com o cinema americano. o verso sonoro que cria, desliza tambm nas melodias tanto compostas por ele, como, por exemplo, em Verdura, quanto em parcerias com outros msicos. reata, como fez Vincius, as pontas com o verso grego o poema, agora letra, no apenas lido, mas ouvido, alm de dialogar com o presente e com a qualidade dos compositores inventivos brasileiros. como se v, leminski foi um poeta que viveu profunda e ativamente as questes do seu breve tempo. Sua passagem de cometa ajudou a trazer respostas novas, que superam alguns impasses e propuseram outros. desses que empurram seu tempo para frente. no teve tempo de envelhecer. Mas, depois da sua poesia, muitas discusses ficaram velhas.

Ricardo Silvestrin autor de quatorze livros. Os mais recentes so O Menos Vendido (poesia, 2006, editora nankin), Play (contos, 2008, editora Record) e O videogame do rei (romance, 2009, editora Record). tambm msico e integra a banda os poETs. Mora em Porto alegre (RS).

22 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

ensaio | paulo leminski

Paralelas que se encontram


POR TOninhO (MaRTinS) Vaz

esde que escrevi a biografia de paulo leminski, h exatos dez anos, recebi vrias crticas (especializadas) e opinies de leitores que so lidas e arquivadas como parte integrante do trabalho. o livro, chamado O bandido que sabia latim, j est esgotando a terceira edio e seu grfico de venda, nunca interrompido, permanece estvel, ou seja, com o vetor apontado levemente para cima. o interesse dos jovens leitores pelo poeta do pilarzinho que revitaliza a procura por aquilo que j foi definido como a linha que nunca termina. a obra de paulo leminski, alm dos poemas de estalo, to ao gosto das massas leitoras de poesia (o gueto dos guetos), ainda guarda indicaes e estudos que no foram inteiramente decodificados. talvez to interessante quanto a obra de leminski, seja a justificativa que ele dava criao desta obra. Um exemplo clssico o seu romance-objeto, que durante algum tempo foi chamado de Descartes com lentes (enquanto ainda era um conto) e, mais tarde,

Zagadka, que significa enigma em russo-polons. o nome definitivo surgiu na temporada carioca, quando os moradores do Solar da Fossa, a legendria penso da contracultura, o saudavam em voz alta pelos corredores: l vem o leminski com aquele catatau embaixo do brao. ento ele mudou o nome do livro para Catatau. na condio de amigo e bigrafo, sempre lamentei no estar perto do poeta quando ele concebeu o ensaio Metaformose, no final da vida, quase em xtase, como um monlito misterioso e, paradoxalmente, revelador. (nessa poca, nossos encontros se tornaram raros, eu morando no rio e ele entre So paulo e curitiba.) para quem tinha comeado a vida intelectual ainda menino em escolas religiosas, estudando e se aprofundando em clssicos do pensamento greco-romano, nada mais razovel que conceber como desfecho de vida uma viagem pelo imaginrio grego, como ele mesmo definiu seu interesse por ovdio e a mitologia. claro, sempre subvertendo e avanando na esttica de uma narrativa potica ao nvel da erudio, pois no devemos confundir o

seu trabalho com Metamorfose, o clssico. leminski tinha como meta a forma. certa vez, quando cheguei casa do poeta, na cruz do pilarzinho, para uma visita rotineira, ele falou das tentativas para encontrar, no mapa da polnia, a pequena cidade de narjow, supostamente o bero original do cl leminski. nada encontrou. j tinha desistido, quando percebeu uma mosca pousar no mapa. no titubeou. levantou-se com uma caneta na mo e fez um circulo no local exato onde a mosca esfregava as patinhas. ali ficava narjow. em seguida concebeu um poema: uma mosca pouse no mapa e me pouse em Narjow a aldeio de donde veio o pai do meu pai, o que veio fazer Amrica, o que veio fazer o contrrio, a Polnia na memria, o Atlntico na frente, o Vstula na veia (...) outra vez, durante uma conversa informal na casa da cruz do pilar-

zinho, nos anos 1970, ele perguntou amavelmente pela minha namorada, senhorita S., mas se surpreendeu com a minha resposta: est tudo bem, paulo. Mas hoje ela est com uma namorada... Sim, estou convivendo com esta situao. ele reagiu com um sorriso malicioso para, em seguida, repetir uma atitude que lhe era caracterstica ao levantar-se das almofadas aos berros e desaparecer pelo interior da casa: alice, alice, o futuro chegou! o Martins tem uma namorada que tem uma namorada! alguns dias depois, esta frase (conceito) fazia parte da narrativa do romance em processo Agora que so elas, usada, obviamente, no contexto da trama. outra vez, ao se debruar sobre uma cena de natureza morta, onde uma cigarra era devorada por dezenas de minsculas formigas, ele procurou um papel e uma caneta e, em poucos minutos, registrou o poema: acabou a farra formigas mascam restos da cigarra

24 de agosto de 1944 Nasce Paulo Leminski Filho, em Curitiba. Filho de Paulo Leminski e urea Pereira Mendes. Descende de poloneses e negros. linha biogrfica 1958 Aos 14 anos, mandado ao mosteiro So Bento, em So Paulo. 1961 Aos 17 anos, casa-se com a artista plstica e desenhista Neiva Maria de Souza, na poca com 15 anos. 1963 Conhece os poetas Haroldo de Campos e Augusto, no I Congresso de Poesia e Vanguarda, realizado em Belo Horizonte (MG).

1964 - Publica cinco poemas na revista Inveno, de Dcio Pignatari. Comea a dar aulas de Histria, literatura e Redao para cursos pr-vestibulares. 1966 - Fica em 1 lugar no II Concurso Popular de Poesia Moderna, promovido pelo jornal O Estado do Paran. 1969 Nasce seu primeiro filho com Alice Ruiz, Miguel ngelo Leminski. Vive entre o Rio de Janeiro e Curitiba.

1970 Muda-se de vez para Curitiba, onde se torna redator publicitrio e diretor de criao 1975 Depois de oito anos de trabalho, lana o romance Catatau (Ed. do Autor), seu primeiro livro. 1976 Em parceria com o fotgrafo Jack Pires, escreve Quarenta clics em Curitiba (Etecetera), livro de poemas e fotografias. 1978 Morre urea Perreira Mendes, me de Leminski.

1979 Aos 10 anos, morre seu primeiro filho, Miguel ngelo, em decorrncia de um linfoma. 1980 Primeiro livro de poemas No fosse isso e era menos, no fosse tanto e era quase (Ed. zAP). A partir daqui, Leminski passa a publicar livros de poemas regularmente at o fim da vida. Passa a colaborar com a Revista Veja. 1981 Caetano Veloso grava Verdura, msica escrita por Leminski, no disco Outras Palavras. A banda curitibana Blindagem grava diversas canes de Leminski, em seu disco de estreia.

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 23

Joo Urban

parece claro que um dos pontos fascinantes da poesia de paulo leminski, junto conscincia do leitor vido de autenticidade, vem desta observncia do cotidiano, da correspondncia com a realidade e, por fim, da iniciativa salutar (do ponto de vista da poesia), de promover o reverso, ou seja, a insurreio da fantasia. como neste poema cheio de revolta (no caso, das palavras): nunca quis ser fregus distinto pedindo isso e aquilo vinho tinto hasta la vista queria entrar com os dois ps no peito dos porteiros dizendo pro espelho: - cala a boca e pro relgio - abaixo os ponteiros
Toninho (Martins) Vaz autor da biografia de Paulo Leminski, O bandido que sabia latim (Record). acaba de lanar, pela editora Casa da Palavra/LeYa, Solar da Fossa Um territrio de liberdade, impertinncias, idias e ousadias. Vive no Rio de Janeiro desde 1974.

1983 Entre 1983 e 1986, lana a srie de biografias sobre Cruz e Souza, Jesus Cristo, Matsu Bash e leon Trotski, todas pela editora Brasiliense. 1984 Lana o romance Agora que so elas (Brasiliense). 1985 Traduz autores como John Fante, Petrnio e John Lennon. O cineasta Werner Schumann lana o documentrio Paulo leminski Ervilha da Fantasia. 1986 Sai a coletnea de ensaios Anseios Crpticos (Criar Edio).

1987 lana Distrados Venceremos (Brasiliense), um de seus mais importantes livros de poemas. 1988 Publica o livro infantil Guerra dentro da Gente (Scipione). 1989 A Lua no Cinema (Arte Pau-Brasil), livro de poemas para o pblico infantojuvenil, lanado com ilustraes de Alonso Alvarez. 7 de junho de 1989 Morre, aos 44 anos, em Curitiba.

1991 lanado la Vie en Close (Brasiliense), reunio de poemas inditos. 1992 Sua correspondncia com o poeta Rgis Bonvicino publicada no livro Uma carta uma brasa atravs (Iluminuras). 1993 Fundao Cultural de Curitiba publica o conto Descartes com Lentes, que deu origem a Catatau.

1994 Metaformose - uma viagem pelo imaginrio grego (Iluminuras), livro de poemas, cujo ttulo foi adaptado para Metamorfose, pelos editores, desconhecendo a inteno do poeta. O livro foi laureado com o Prmio Jabuti de Poesia em 1995. 1996 Lanado os ltimos poemas inditos, na coletnea O ex-estranho (Iluminuras), organizado por Alice Ruiz e urea Leminski. 2001 O jornalista curitibano Toninho Vaz lana a biografia Paulo Leminski, O bandido que sabia latim (Record).

24 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

ensaio | paulo leminski

Catatau ressurge mais uma vez


Toninho Vaz

POR Luiz REBinSki JuniOR

poucas coisas mais estranhas do que um poeta fazer sua estreia na literatura pela via do romance. ainda mais se esse livro for um monolito experimental publicado de forma independente em uma cidade como a curitiba dos anos 1970. Mas paulo leminski no era um escritor convencional e sua estreia literria com Catatau foi no s uma homenagem criao inventiva de autores como joyce e Guimares rosa, mas tambm uma forma de revelar suas pretenses dentro da cena literria brasileira. A ideia de Catatau surgiu ainda nos anos 1960, no meio de uma aula dada por Leminski em um curso prvestibular. Um insight que lhe custaria oito anos de trabalho. Leminski imaginou como seria se Ren Descartes desembarcasse no Nordeste brasileiro como parte da expedio holandesa do prncipe Maurcio de Nassau e se deparasse com a realidade e o calor dos trpicos. No sol do Nordeste brasileiro, o pensamento cartesiano d lugar a alucinaes causadas por uma erva fumada pelo fundador da filosofia moderna, que, embaixo de uma rvore, embarca em um delrio. A essa sinopse psicodlica, Leminski adicionou seu conhecimento em lnguas latinas, que estudou durante o perodo em que esteve no mosteiro So Bento, quando ainda era adolescente. O romance teve uma longa gestao e foi inicialmente desdobrado de um conto chamado Descartes com Lentes, que Leminski escreveu especialmente para o Concurso Nacional de Contos do Paran, na poca o mais

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 25

O Leminski um poeta no sentido amplo do termo. um multiartista, um pensador que devorava referncias e transformava em palavra viva, em linguagem. Foi justamente seu entusiasmo pela linguagem que me levou a criar uma obra original no teatro a partir da leitura de seus textos. Leminski um poeta-farol, um criador da lngua, um vociferador imprescindvel. provvel que ainda hoje esteja um passo a nossa frente.
Marcio Abreu, dramaturgo e diretor.

prestigioso prmio literrio do pas. Depois de anos de trabalho, Catatau foi publicado em 1975. Desde ento, considerado uma das obras mais estranhas e ousadas da literatura brasileira. Talvez por isso, h anos o livro entra e sai das livrarias com a rapidez de um haicai. Desde 2005, quando completou trinta anos e foi reeditado, o livro no era visto nas livrarias. A nova edio de Catatau, enriquecida por fortuna crtica, com textos assinados por Flora Sussekind, Antonio Risrio e Haroldo de Campos, saiu em 2010, pela editora Iluminuras. Influncia A reedio do livro, no entanto, corroborada por um crescente interesse por parte de leitores e realizadores, que ainda se sentem instigados a desvendar aquilo que Haroldo de Campos chamou de Leminskada, em uma referncia Iliada, de Homero. Ainda que hermtico e experimental, o livro tem sobrevivido bem ao tempo e aos constantes sumios das estantes. Fascinado com a grandiosidade do livro, o cineasta mineiro Cao Guimares se embrenhou na obra mais difcil de Leminski para produzir Ex-Isto, adaptao livre de Catatau. Avesso a adaptaes cinematogrficas de livros e autor de um cinema pouco convencional, Guimares e o ator Joo Miguel, que interpreta Renatus Cartesius no filme, exploraram, de forma muito particular, o delrio da mente cartasiana e o derretimento das ideias do filsofo francs nos trpicos. J conhecia os poemas do Leminski, mas quando comecei a pesquisa para o projeto e li o Catatau, fiquei

Joo Urban

Sou admirador leminski porque da poesia do nela vejo uma grande liberdade com a linguagem, somada a um sempre bem-vindo rigor formal. Alm do mais, ele era um trgico com faro pop, o que deu muito charme obra. Da sua gerao, meu poeta preferido.
Fabrcio Corsaletti, poeta.

muito impressionado com a grandiosidade do livro, diz Guimares. O diretor confessa que no conseguiu ler mais do que trs pginas por dia, sempre em voz alta. Catatau tambm foi determinante para que Marcio Abreu e sua Companhia Brasileira de Teatro montassem Vida, pea inspirada na obra e na vida de Leminski. O trabalho, que ganhou o prmio Bravo! de melhor espetculo teatral de 2010, nasceu de um solo teatral feito a partir do texto Descartes com Lentes, o conto que deu origem a Catatau. Na pea, quatro integrantes de

uma banda ensaiam para o jubileu de uma cidade sem nome, mas que se parece muito com Curitiba. A partir desse mote aparentemente banal, Abreu estabelece o que chama de conversa com Leminski, utilizando-se, para isso, das diversas facetas do escritor, como a de tradutor, crtico, prosador, letrista e msico. Leminski antecipou o trnsito entre as linguagens, a multiplicidade na expresso artstica. Foi uma espcie de farol, um devorador de referncias, um inventor da lngua, um criador de linguagem, diz Abreu. g

26 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

perfil do leitor

Mais para beethoven do que para Mozart

O msico Srgio Albach, f de Dalton Trevisan e Balzac, revela suas preferncias literrias e diz onde msica e literatura se encontram
POR YaSMin TakETani

o dia 10 de setembro de 2010, O homem que queria ser rei e outras histrias, do escritor indiano rudyard Kipling, chegava s bancas de todo o pas em um volume de capa dura, em tecido verde. o nmero 17 da coleo de clssicos da literatura mundial tambm chegava s mos de Srgio albach, 44, msico que decidiu encarar os 30 ttulos da coleo. Semanalmente, albach ia at a banca de jornal buscar seu clssico da vez. os livros que por algum motivo ficaram faltando, eram comprados pela internet. apesar da facilidade das compras online, o ritual de ir at a banca agrada mais albach, que tambm um habitu livrarias. Gosto de olhar as estantes de livro sem compromisso, tentar encontrar algo que me agrade, sem indicaes. ainda gosto de ter o livro mo. tenho alguns no computador, mas no consigo gostar de ler na tela, explica o msico. albach coordenador artstico da orquestra base de Sopro, integrante junto a Glauco Slter e Vina lacerda do Mano a Mano trio, e acaba de sair em turn pelo interior do paran para lanar seu cd solo, no qual interpreta composies de Waltel branco, osiel Fonseca e outros gigantes da nossa msica. entre obo, clarinete, shows, rodas de choro e tantos outros projetos que coordena e instrumentos que carrega, albach mantm sempre um livro ao alcance, principalmente nos

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 27

dois ltimos anos, quando comeou a ler mais intensamente. depois de selos, xadrez e cultura guarani, a leitura a mais nova compulso do curitibano. a mais saudvel que j tive. nessa nova fase, romances do sculo XiX tm sua preferncia e a entra o volume 17 da coleo de clssicos, o livro de Kipling. Flaubert, ea de Queiroz e balzac so outros escritores que integram a lista de favoritos do perodo. Me encantei com a genialidade dos caras. ele [balzac] descreve de forma muito profunda os personagens. em sua lista de essenciais, tambm figuram Machado de assis, Guimares rosa, cortzar, borges, camus, Goethe e clarice lispector. entre os contemporneos, vai de chico buarque (adorei Budapeste) e dalton trevisan (sempre). Literatura e msica albach um leitor atento. credita traduo grande importncia, pois j se arriscou na rea. tentei fazer algumas coisas. Voc tem que entrar muito no universo da pessoa algo que a traduo literal vai destruir. o tradutor um segundo escritor e tem que ser mesmo, afirma albach, que leitor assduo do portugus jos Saramago. o msico observa um processo similar ao da traduo quando se toca msica popular de outra parte do mundo: nunca ser a mesma coisa, sempre ir se perder algo. por isso a escolha pela Mpb, em especial o choro, do qual se considera um mantenedor, ou seja, um tipo de intrprete que pesquisa gravaes antigas para tocar as msicas tais como foram criadas. outra semelhana entre as duas atividades, reside na composio, j que ambas trabalham com estruturas e contam uma histria. Mas, h, segundo albach, pelo menos uma grande diferena: um livro pode ser aberto e fechado, lido em uma outra oportunidade, en-

quanto a msica o que acontece em um determinado momento, ao vivo. H mais de trinta anos, Srgio iniciava seus estudos em violo clssico, passando ao clarinete dois anos depois. a carreira comeou com uma linha musical mais alternativa, para ento encontrar o choro, sua coluna dorsal. em seguida, vieram regncia e composio: a primeira, Srgio considera um trabalho totalmente intuitivo, aprendido na prtica, sem estudo formal; j a composio, um trabalho lento, que albach faz por meio de anotaes espordicas, at elaborao final. estou mais para beethoven do que para bach, lembra, justificando que o primeiro reescrevia infinitamente suas composies. como artista, no sabe o tipo de leitor que gostaria de ter. Quero que o espectador goste, mas no toco para agradar. Fao porque acho que tenho que fazer. para muitas pessoas, o perodo de leitura mais intenso se passa na adoFotos: Slvio Aurichio

lescncia, quando chegada a fase dos beatniks, ou aldous Huxley e Gabriel Garca Marquez , como foi o caso de albach um momento de descoberta, enfim. depois disso, muitos perdem o encantamento ou o hbito. Seguindo caminho contrrio, atualmente albach l mais do que nunca e fala com paixo sobre suas leituras, alm de mostrar-se extremamente receptivo, tal qual um adolescente descobrindo o mundo. Sinto-me alegre com a generosidade dos escritores por terem compartilhado suas histrias conosco, porque com certeza perderam muito tempo com aquilo, tem muita pesquisa a palavra escrita, por albach se dedicar msica instrumental, tem pouca influncia no seu trabalho. dessa forma, a leitura desperta sua ateno para um outro mundo, um outro tipo de sensibilidade e um novo repertrio de assuntos enquanto estava lendo Moby dick, ficou espantado com a quantidade de informao relacionada a

baleias com que se deparava, algo que possivelmente passaria batido, no fosse por Herman Melville. cultura geral, so referncias. Se no tem cultura, voc perde metade das piadas. conhecimento faz com que usufrua cada vez mais das sutilezas desses grandes artistas, como procura resumir a importncia da literatura albach. juntam-se a ela, nas prateleiras, as histrias em quadrinhos, em especial a obra de neil Gaiman, autor da srie Sandman. anos atrs, apenas por brincadeira, albach encarnou um personagem e escreveu uma srie de cartas para algumas amigas. nunca chegou a envi-las de fato e queimou a maioria, guardando apenas aquelas de que mais gostava. Hoje, escreve um pouco todo dia, numa espcie de dirio, como um tipo de terapia, e l, de preferncia em casa, na companhia de seu cachimbo. So seus minutos de relaxamento, os momentos de silncio na vida de um msico. g

28 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

resultado da oficina bpp de criao literria | crnica

CRONICAMENTE INVIVEL

cada ms, Cndido reservar espao para a publicao de um texto produzido a partir das oficinas de criao literria que a BPP promove mensalmente. Os textos so escolhidos pelos prprios escritores que ministram as oficinas. Humberto Werneck, que esteve frente da primeira oficina do ano, de crnica, escolheu o texto da publicitria Alessandra Moretti, no sem entes ressaltar o nvel dos trabalhos dos outros participantes. Esse apenas um entre um punhado de textos que igualmente poderiam ter sido destacados, diz Wernenck.

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 29

Por alessandra Moretti

rs horas e dezessete minutos. ainda. aposto que voc, leitor, comunga de igual suspeita minha sobre os ardis do tempo: sabe aquela impresso de que o matreiro se pendura aos ponteiros dos relgios a fim de det-los? especial lentido parece acometer os relgios de parede de cartrio, consultrio, escritrio... agora mesmo, no gastrpode vagar do meu expediente, noto a tarde de sexta a se espreguiar com esforo em uma v tentativa de tocar o sbado. neste cubculo que mal me cabe, a tela do computador me d cobertura e aproveito para escapar em cabotagem costumeira, deixando-me levar pelo arrasto de uma e outra rede social. ora embalada pela corrente do cio, ora pela do vcio, j longe do tiquetaque preguioso e do continente de compromissos que se avolumam sobre minha mesa, vou ao encontro de outros tantos corsrios deriva, em bus-

ca de seus rostos amigos e suas mensagens engarrafadas, para quem as quiser colher. indulgente, leio todas: estas, as anteriores e suas antecedentes. navego sem norte em meio a aforismos, lbuns de famlia, videoclipes, anedotas, felicitaes de aniversrio, trocas de tapas, farpas de beijos... Mil e uma amenidades sem qualquer utilidade. como que protagonista do jantar com o comandante, dou o ar da graa neste baile inslito, polegares em riste, sorrisos abertos de fecha parntese. l pelas tantas, um dj vu me informa que cheguei ao ponto final de minha ltima ancoragem, coisa de hora e meia atrs. Sinal de que posso tornar ao cais, a que obedeo tendo o mouse por timo note o leitor, que em se tratando de nau digital, rato tem posto de prestgio. Quatro horas e dois minutos. preciso terminar um relatrio antes das cinco, mas que v, sexta-feira. alegrome em antecipar que, medida que me

afastava da costa, novas mensagens foram lanadas orla. a bordo do bote que me leva de volta praia, porm, encalho de supeto. Garrafa das grandes? pior, constato um arrecife: oficina de criao literria. para mais informaes, clique aqui. Click. crnica o tema da primeira oficina gratuita. e no seria bom participar de uma oficina gratuita de crnica, a primeira? os interessados devem enviar uma crnica de sua autoria com no mximo xis caracteres, at o prazo tal. escrever uma crnica. Vivo a navegar por inmeras no mar aberto da web, mas nunca ousei me aventurar numa expedio de escritura. a verdade, como eu dizia de sada (se bem me lembro com a sua anuncia), que

o tempo anda mais curto que pavio de pirata por esses dias. tenho tanto a fazer, o relatrio e tudo mais. Seria timo uma oficina dessas, como seria... Veja bem, no que eu no queira, o caso que no h por onde. Mal dou conta de tanto trabalho. , no daria p. Qu? cinco pras cinco? a sexta passou voando! desculpe se me despeo nessa pressa toda, mas preciso abrir meu navegador outra vez, s mais essa muito importante que eu lance ao prximo nufrago uma frase enxuta, que no transborde os cento e quarenta caracteres. afinal, caro amigo, na crnica correria de hoje, a brevidade um imperativo de cronos-Saturno, esse filicida implacvel, devorador de minutos. Segunda-feira, se o tempo der, concluo aquele relatrio. g

Alessandra Moretti redatora publicitria, roteirista e diretora da Olel Filmes. especialista em Cinema, TV e Multimdia pela uCLa Extension (Los angeles, Califrnia). Vive em Curitiba (PR).

30 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

msica brasileira

chega de saudade
Nas ltimas duas dcadas, o mercado editorial brasileiro descobriu que a msica um filo lucrativo. Mas, segundo pesquisadores e bigrafos, ainda h muita histria para se contar sobre nosso cancioneiro
to de nosso mercado editorial. com mais editoras, pesquisadores e escritores puderam encontrar porto seguro para seus projetos sobre a msica nacional. espcie de marco desse resgate sonoro em livro, Chega de Saudade A histria e as histrias da Bossa Nova, de ruy castro, lanado em 1990, um delicioso relato sobre um tema popular que costumava ser tratado de forma sisuda, quase acadmica j havia vrios livros sobre bossa nova, mas todos muito intelectualizados. e nenhum contava a histria, diz ruy castro. eu me julgava equipado para levantar os fatos e eu mesmo queria saber como tinha sido. desde ento, Chega de Saudade atuou como uma injeo de nimo em jornalistas e historiadores, que passaram a dissecar a msica brasileira. Vale Tudo O som e a fria de Tim Maia, escrita por nelson Motta, segundo a editora objetiva, vendeu 130 mil exemplares desde que foi lanada, em 2007. Chega de Saudade e Estrela Solitria, ambos de ruy castro, passaram a casa dos 80 mil livros vendidos. Um nmero bastante expressivo para um mercado leitor que, acostumou-se a dizer, bem pequeno. no havia livros sobre msica pelo mesmo motivo que a indstria editorial brasileira no ligava para futebol dizia-se que no vendia. Mas isso era puro preconceito. Qualquer livro, quando bem feito, pode vender, no importa o gnero. Vide os livros de nelson rodrigues que editei. todos foram muito bem nas livrarias. os livros recentes sobre tim Maia, Maysa, Simonal, e os vrios sobre chico buarque e caetano Veloso, todos foram sucessos, opina ruy castro, que tambm autor da elogiada biografia de carmen Miranda. o jornalista e escritor arthur da-

pieve tambm enveredou para a escrita de livros sobre msica nos anos 1990. dapieve autor de Brock O rock brasileiro dos anos 80, livro que se tornou referncia sobre a gerao de bandas como tits, baro Vermelho, capital inicial e legio Urbana. talvez mais do que em qualquer outra forma de arte, a msica atrai a ateno sobre quem a faz. o msico o artista romntico por excelncia, vida e obra se fundindo. e, ao encarnar esse papel, ele gera boas histrias, tanto trgicas quanto cmica, diz dapieve.

popular que, mais de vinte anos aps sua morte, ainda no tem um livro altura de sua importncia e popularidade. Imprensa biografias e perfis tambm dependem muito do fator tempo. no sentido que s os anos podem mostrar, por exemplo, a verdadeira influncia e dimenso de um artista. alm disso, um trabalho custoso e que demanda muita dedicao. e essa talvez seja a explicao para que muitos artistas relevantes de nossa msica ainda no tenham sido retratados. Uma biografia bem feita leva pelo menos um ou dois anos de dedicao exclusiva para ser realizada. como so raras as editoras brasileiras que conseguem viabilizar uma bolsa ou um patrocnio para esse tipo de obra, biografias como essas dependem de um autor que aceite encarar um trabalho longo e difcil sem qualquer garantia de retorno financeiro, explica carlos calado. a histria tambm poderia ser escrita de uma outra maneira se tivssemos uma imprensa musical mais robusta, com mais revistas e peridicos. desde a primeira edio nacional (e pirata) da revista Rolling Stone, que circulou por aqui no incio dos anos 1970, at a trajetria periclitante da finada Bizz, que durante anos se manteve solitria na cobertura de msica pop, nunca conseguimos estabelecer no brasil uma imprensa musical forte. penso que uma msica popular to rica e diversificada como a brasileira justificaria a existncia de mais revistas especializadas, como acontece nos eUa ou na europa, mas parece que aqui o pblico se satisfaz com a cobertura pouco abrangente e diluda dos jornais dirios ou com a informao pulverizada da internet, diz calado. g

PoR Luiz ReBinSki JunioR

o incio da dcada 1990, quando era reprter do caderno ilustrada, na Folha de S. Paulo, carlos calado comeou a se perguntar por que ningum ainda havia escrito a histria do movimento tropicalista. cheguei at a consultar alguns especialistas que admirava naquela poca, como trik de Souza e jos Miguel Wisnik, para saber se eles j haviam pensado em um projeto semelhante. Meses depois, quando trik me convidou para escrever uma biografia dos Mutantes, aceitei na hora. decidi escrever A divina comdia dos Mutantes (1995), assim como Tropiclia: a histria de uma revoluo musical (1997), porque eram livros que eu gostaria de ler, mas ainda no havia nada semelhante no mercado. e no era apenas a tropiclia que no tinha o seu registro. H pouco mais de vinte anos, a bibliografia sobre nossa msica tinha mais buracos que um queijo suo. cenrio que comeou a mudar graas, entre outros fatores, ao incremen-

Ouvido Musical os livros de carlos calado sobre os Mutantes e a tropiclia, alm de Brock, de dapieve, foram lanados pela editora 34 em uma coleo chamada ouvido Musical, coordenada pelo jornalista e pesquisador trik de Souza. ao todo, desde a metade dos anos 1990 at agora, foram lanados 25 ttulos da coleo. a editora ainda lanou outros 20 livros, em separado, sobre os mais diferentes perodos da nossa msica. obras que compem um painel amplo de nossa produo musical, com retratos inteligentes de figuras mpares como Mario reis e jackson do pandeiro. ainda assim, h incontveis lacunas em nossa histria musical. H brechas em todos os perodos. onde est a biografia da rita lee em separado? Qual o grande livro sobre lamartine babo? e o ernesto nazareth? e carlos Gomes? os artistas mais recentes tm conseguido biografias mais facilmente porque j chegaram a um mercado no qual as elas so comuns. do passado, porm, ainda h muito terreno para desbravar, diz dapieve. o exemplo mais latente do que diz dapieve, raul Seixas, um cantor

jornal da biblioteca pblica do paran |

cndido 31

retrato de um artista

ERNEST HEmingway
por Pedro franz
ERNEST HEMINGWAy nasceu em Oak Park, Illinois, nos Estados Unidos, em 1899. Sua prosa foi marcada pelas frases curtas e diretas, um texto enxuto que influenciou vrias geraes de autores. Entre suas obras, destaca-se a novela O Velho e o Mar, livro que lhe rendeu o Prmio Pulitzer em 1952. Hemingway era um dos autores da chamada Gerao Perdida, grupo de escritores exilados na Frana nos anos 1920, do qual tambm fazia parte F. S. Fitzgerald. Dois anos depois do Pulitzer, o autor ganhou o Prmio Nobel de literatura (1954). Em seu discurso, disse que para o verdadeiro escritor, cada livro deveria ser um novo comeo no qual ele tenta novamente algo que est alm do alcance. Ele deveria sempre buscar algo que nunca foi feito ou que outros tentaram e falharam. Ento, s vezes, com muita sorte, ele vai ter sucesso. Hemingway suicidou-se em 2 de julho de 1961, em Ketchum, Idaho (EUA).

Agora que a raiva tinha desaparecido, estava excitado com a nevasca, como sempre ficava com qualquer tempestade. Num vendaval, numa tormenta, numa sbita borrasca, numa tempestade tropical, ou numa chuva de vero com trovoadas nas montanhas, uma excitao sem igual o acometia. Parecida com a inquietao de uma batalha, com a diferena de que era limpa. Permeando uma batalha h um vento quente. Um vento quente e seco como a boca das pessoas. Que sopra com severidade. Quente e srdido. Que cresce e morre com as ocorrncias de um dia. Conhecia aquele vento muito bem.
Trecho do romance Por quem os sinos dobram (Bertrand Brasil, 2004, pg. 253). Traduo de Lus Peaz.

32 cndido | jornal da biblioteca pblica do paran

poema

LIBI
Pela trilha sem folhas Nossos passos So as sombras das rvores. Estranhos a ns mesmos Surpresos no passeio das slabas Trocadas sob o sol de vero Beijamos o momentneo Guardamos nossos espelhos E simplesmente somos.

A P
Um ritmo caminhava em minha direo Nele o nylon das ondas como testemunhas Uma verdade qualquer se traduzindo em som Quantas vezes nos perdemos no carinho No o amor que um dia foi estranho sonho Mas essa onda volutas linha sobre linha Eco de luz que havia sido prometida E a vida mais cedo que se supunha O que nos apressa na voragem essa lentido, no esta alegria. Mas latimos pra lua sem culpa nenhuma, Descascamos a pele da paisagem Com nossas prprias unhas.

Rodrigo Garcia Lopes escritor, jornalista, tradutor e compositor. Desde 2002 um dos editores da revista independente de literatura e arte Coyote. autor de, entre outros, Solarium (iluminuras, 1994) e Visibilia (Setteletras, 1996; Travessa dos Editores, 2005). Vive em Londrina (PR).

You might also like