You are on page 1of 3

Advrbios e locues adverbiais

1. Advrbios
Os advrbios so palavras invariveis em gnero e em nmero que modificam verbos, adjectivos, outros advrbios ou frases. Podem ser organizados em vrias subclasses e so , normalmente, classificados de acordo com a circunstncia que exprimem.

1.1 Subclasse dos advrbios


Advrbios de tempo Advrbios de lugar Advrbios de modo Advrbios de afirmao Advrbios de negao Advrbios de quantidade/intensidade Advrbios de dvida Advrbios de incluso Advrbios de excluso
hoje, ontem, anteontem, amanh, antes, depois, agora, ainda, cedo, tarde, j, depois, logo, antigamente, outrora, sempre, nunca *, jamais *, etc. abaixo, acima, acol, adiante, ali, a, alm, aqui, c, dentro, atrs, debaixo, perto, longe, junto, algures, defronte, etc. bem, mal, assim, depressa, devagar, debalde, sobretudo, muitos advrbios terminados em mente, como felizmente, tranquilamente, etc. sim, certamente, efectivamente, decerto, etc. no * bastante, assaz, muito, pouco, bem, tanto, to, quanto, demais, mais, menos, quase, etc. talvez, acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, etc. at, inclusivamente, mesmo, tambm, etc. apenas, s, somente, seno, unicamente, exclusivamente, etc. de lugar onde? quando? como? porque?

Advrbios interrogativos

de tempo de modo de causa

*H autores que consideram os advrbios jamais e nunca, como advrbios de negao; h outros que consideram que o no o nico advrbio de negao, incluindo jamais e nunca na subclasse dos advrbios de tempo.

2. Locues adverbiais
Uma locuo adverbial um conjunto de duas ou mais palavras que tem uma funo semelhante de um advrbio. Normalmente, formada por uma preposio e um nome, ou adjectivo ou advrbio. Ex.: preposio + nome = na verdade preposio + adjectivo = de novo preposio + advrbio = por ali Tal como acontece com os advrbios, as locues adverbiais tambm se inserem em diferentes subclasses.

2. 1 Subclasses das locues adverbiais


Locues adverbiais de tempo Locues adverbiais de lugar Locues adverbiais de modo Locues adverbiais de afirmao Locues adverbiais de negao Locues adverbiais de quantidade/intensidade
noite, de manh, tarde, de dia, de noite, em breve, pela manh, de vez em quando, etc. ao lado, de longe, de perto, por ali, por aqui, por perto, direita, esquerda, de cima, etc. pressa, vontade, em silncio, de cor, em vo, ao acaso, a custo, etc. com certeza, sem dvida, etc. de modo nenhum, de forma alguma, etc. de pouco, de todo, etc.

3. Variao em grau
Os advrbios so invariveis em gnero e nmero, mas muitos advrbios variam em grau. inferioridade - menos perto igualdade - to perto superioridade - mais perto

Comparativo

absoluto Superlativo relativo

analtico - muito perto sinttico - pertssimo

de inferioridade - o menos perto de superioridade - o mais perto

Alguns advrbios apresentam particularidades no comparativo e no superlativo.

Advrbio
bem mal muito pouco

Comparativo
melhor pior mais menos

Superlativo
optimamente pessimamente o mais/muitssimo o menos/pouqussimo

You might also like