You are on page 1of 46

Mdulo 4 Biomecnica do trauma e triage m de mltiplas vtimas

Apresentao do Mdulo Neste mdulo voc estudar os mecanismos do trauma, ou seja, como eles acontecem e as suas consequncias. Complementando seu estudo, em sequncia, voc estudar sobre triagem de mltiplas vtimas, em que voc conhecer o mtodo de triagem a vrios pacientes num cenrio de acidente.

Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Descrever o princpio da inrcia; Citar os diferentes impactos de uma coliso; Diferenciar o padro de leses produzidas num paciente em funo do tipo de impacto produzido na coliso automobilstica (impacto frontal, lateral ou traseiro); Citar as principais leses produzidas num paciente em funo de quedas, exploses e ferimentos por armas de fogo e armas brancas; Definir o sistema de comando de incidente (SCI) e suas funes; Definir o termo triagem; Explicar o significado do cdigo de cores utilizado para sinalizar as prioridades no atendimento de mltiplas vtimas.

Estrutura do Mdulo Compem este mdulo as seguintes aulas: Aula 1 Mecnica do trauma Aula 2 Biomecnica do trauma Aula 3 Triagem de mltiplas vtimas Aula 1 Mecnica do trauma

1.1.

Conceitos importantes MECNICA: Estudo das relaes de aceleraes e foras. BIOMECNICA: Cincia que estuda a ao de foras sobre as estruturas biolgicas e os efeitos produzidos por tais foras.(Hay, 1973)

A capacidade de avaliar o cenrio de um acidente, identificando os mecanismos fsicos e direes de foras que atuaram na produo das leses nas vtimas constitui uma habilidade importante para qualquer emergencista, pois propiciar que ele identifique leses potenciais, associadas ao padro de transferncia de energia em determinadas situaes, mesmo que o paciente no apresente sinais externos evidentes de trauma. 1.2. Leis e princpios da fsica aplicados ao estudo da biomecnica do trauma

Algumas leis da fsica auxiliam no estudo da biomecnica, pois se relacionam diretamente com tempos, corpos, movimentos e repouso. Princpio da inrcia (Primeira Lei de Newton); Princpio fundamental da dinmica (Segunda Lei de Newton); Princpio da ao e reao (Terceira Lei de Newton); Lei da conservao da energia; Energia cintica. Estude sobre cada um deles.

1.2.1. Princpio da in rcia (Primeira Lei de Newton) Esse princpio determina que um corpo parado permanecer parado e um corpo em movimento permanecer em movimento retilneo e uniforme a menos que uma fora externa atue sobre ele.Exemplo: Um veculo em movimento para ao colidir em um poste porque uma fora externa atua sobre ele; porm, tudo que estiver dentro do veculo, incluindo os ocupantes, continuar em movimento at colidir com alguma coisa, ou seja, at que uma fora externa atue sobre ele.

1.2.2. Princpio fundame ntal da dinmica (Segunda Lei de Newton) Esse princpio estabelece uma proporcionalidade entre causa (fora) e efeito (acelerao) e determina que a fora de um corpo igual a sua massa multiplicada por sua acelerao. Essa proposio escrita matematicamente da seguinte forma: F = m.a Onde: F a resultante das foras que atuam sobre o corpo; m a massa do corpo; e a a acelerao que o corpo adquire.

Essa expresso mostra que a fora resultante diretamente proporcional acelerao adquirida pelo corpo. Isso significa que, quanto maior a fora, maior a acelerao; quanto menor a fora, menor a acelerao. 1.2.3. Princpio da ao e reao (Terceira Lei de Newton) Esta lei determina que a toda ao corresponde uma reao. As foras possuem a mesmas intensidades e direes, porm em sentidos contrrios. Apesar de as foras de ao e reao apresentarem a mesma intensidade, os efeitos produzidos por elas dependero da massa e das caractersticas de cada corpo.

1.2.4. Lei da conservao da energia Esta lei estabelece que uma determinada quantidade de energia no pode ser criada nem destruda, mas sim transformada de um tipo em outro, em quantidades iguais. A lei da conservao de energia diz que a energia pode variar de forma (qumica, eltrica, magntica, mecnica, trmica) e pode ser convertida de uma forma em outra, mas a soma total constante. Em uma coliso, a energia cintica de um carro transformada em outros tipos de energia como energia trmica e sonora, porm a soma das partes igual ao total de energia cintica antes da coliso.

1.2.5. Energia cintica A energia cintica a energia de movimento. Tudo que se move tem energia cintica. Logo, os corpos em movimento possuem energia e, portanto, podem causar deformaes. A energia cintica de um corpo depende da sua massa e da sua velocidade. O corpo de massa m e velocidade v tem a sua energia cintica definida pela expresso: Ec = .m.v2

Portanto, pode-se afirmar que a energia cintica constitui uma funo da massa e da velocidade de um corpo, em que energia cintica igual metade da massa multiplicada por sua velocidade ao quadrado. Se fizermos alguns clculos, verificaremos que a velocidade determina um aumento muito maior da energia cintica em relao massa, pois o fator exponencial da equao. Assim podemos concluir que haver leses muito maiores nos ocupantes de um veculo envolvido num acidente de alta velocidade do que em um acidente de baixa velocidade.

1.3. A mecnica do trauma e m colises automobilsticas Em uma coliso, deve-se sempre distinguir e levar em considerao a ocorrncia dos trs impactos a seguir:

1.3.1. Primeiro impacto Do veculo contra um objeto ou obstculo, causando danos ao veculo e ao objeto ou obstculo.

Coliso frontal

1.3.2. Segundo impacto Do corpo da vtima contra as partes internas do veculo, em decorrncia da inrcia, causando leses que so normalmente externas e visveis no corpo da vtima.

1.3.3. Terceiro impacto Dos rgos internos da vtima contra as paredes internas das cavidades corporais ou mesmo outros rgos, causando leses normalmente internas e mais difceis de identificar.

1.4. Os padres de colises ou impactos A observao da forma do acidente (impacto fronta l, impacto lateral, impacto traseiro) ser determinante para identificarmos o padro de leses produzidas na vtima. Uma maneira de estimar as leses sofridas pelos ocupantes de um veculo acidentado observar o aspecto do veculo e determinar o tipo de coliso sofrida por ele, pois os ocupantes normalmente sofrem o mesmo tipo de impacto, ou seja, a mesma quantidade de foras e troca de energias.

1.4.1. Coliso frontal Ocorre quando o movimento do veculo para frente abruptamente interrompido. Nesse tipo de coliso, o ocupante pode apresentar dois padres de movimento distintos: coliso frontal com movimento para cima ou com movimento para baixo, conforme se segue:

1.4.1.1. Coliso frontal com movimento para cima: Mecanismo de leso: O corpo da vtima perde o contato com o assento e projetado para cima e para frente.

Danos no veculo: Amassamento da parte frontal do veculo; danos no motor, incluindo vazamento de combustvel (carros com carburador convencional), e danos na bateria; quebra do para-brisa; trancamento das portas; deslocamento do painel e da coluna de direo; deslocamento dos assentos e acionamento do air bag.

Leses provveis: Primariamente leses de face, crnio e trax e, secundariamente, leses de extremidades inferiores, destacando-se fratura e luxao de fmur, leso de pelve, leses na regio abdominal (principalmente o motorista) e leso de coluna, principalmente cervical.

1.4.1.2. Coliso frontal com movimento para baixo Mecanismo de leso: O corpo da vtima se desloca ao longo do assento, deslizando para baixo do painel ou da coluna de direo.

Fratura de fmur

Luxao de joelho

Danos no veculo: Amassamento da parte frontal do veculo; danos no motor, incluindo vazamento de combustvel (carros com carburador convencional), e danos na bateria; quebra do para-brisa; trancamento das portas; deslocamento do painel e da coluna de direo; deslocamento dos assentos e acionamento do air bag.

Leses provveis: Primariamente leses de extremidades inferiores, destacando-se fratura e luxao de fmur, leso de pelve, leses na regio abdominal (principalmente o motorista) e, secundariamente, leses de face, crnio e trax. H tambm a probabilidade de leso de coluna, principalmente cervical.

1.4.2. Coliso traseira Ocorre quando o veculo subitamente acelerado de trs para frente, ou ainda quando o movimento do veculo para trs abruptamente interrompido.

Mecanismo de leso: O corpo da vtima se desloca para frente, em decorrncia da acelerao do veculo, provocando uma hiperextenso do pescoo. Se o veculo sofrer uma desacelerao brusca, por um segundo impacto ou pelo acionamento dos freios, a vtima apresentar tambm o padro de movimentos (e leses) tpicos da coliso frontal. Danos no veculo: Amassamento da parte traseira do veculo, afetando o tanque de combustvel (principalmente nos veculos mais antigos) ou a carga transportada.

Leses provveis: Primariamente leso de coluna cervical, podendo sofrer outras leses com o movimento para cima se o veculo for desacelerado tambm de forma abrupta.

Leso da coluna cervical

1.4.3. Coliso late ral Ocorre quando o veculo atingido em um dos seus lados. Pode tambm apresentar dois padres diferentes, ou seja, pelo movimento de impacto fora do centro de gravidade ou pelo impacto no centro de gravidade do veculo, conforme se segue: Pelo movimento de impacto fora do centro de gravidade, quando o veculo atingido nas laterais dianteira ou traseira, sofrendo um movimento de rotao:

Coliso lateral

Mecanismo de leso: O corpo da vtima rotacionado, podendo haver impacto da cabea e outras partes do corpo contra componentes internos do habitculo (compartimento dos passageiros). Danos no veculo: Amassamento do ponto de impacto, com poucos danos estruturais uma vez que o veculo normalmente projetado para dissipar a energia. Leses provveis: Primariamente leso de coluna, principalmente cervical, e, secundariamente, traumatismos crnio-enceflicos.

1.4.3.1.

Movimento de impacto no centro de gravidade do veculo

Pelo movimento de impacto no centro de gravidade do veculo, quando o veculo atingido na parte central de uma de suas laterais, mais ou menos na altura das portas, sofrendo um forte colapsamento estrutural:

Mecanismo de leso: O mecanismo de leso se d, principalmente, pelo contato direto da lataria que invade o habitculo e lesa o corpo dos ocupantes. Danos no veculo: Amassamento da lateral do veculo, incluindo o trancamento das portas do lado atingido, diminuio da altura do teto, desloca mento dos assentos e rebaixamento do painel. Leses provveis: Primariamente leses em todo o corpo do lado do impacto, destacando-se traumatismo craniano, fratura de fmur e pelve, leso de trax (pneumotrax e hemotrax), leso de brao/antebrao e de escpula. Secundariamente, leses mais leves no lado oposto ao do impacto.

1.4.3.2.

Capotamento

No capotamento, o veculo pode sofrer diferentes impactos de diferentes direes e ngulos, ocorrendo o mesmo com os ocupantes.

Por isso, difcil prever qual o padro de leses apresentado por essas vtimas, embora possamos inferir, como em outros tipos de acidentes, que as vtimas sero normalmente atingidas na mesma rea que o veculo.

1.5.

Dispositivos de conteno

1.5.1. Cinto de segurana Se os dispositivos de conteno (cintos de segurana) estiverem posicionados adequadamente, a presso do impacto absorvida pela pelve e pelo trax, resultando em poucas ou nenhumas leses graves. Um dispositivo de conteno usado inadequadamente pode no proteger na eventualidade de coliso, e pode at mesmo lesionar o passageiro. Quando os cintos so utilizados e deixados frouxos, ou so posicionados acima das cristas ilacas anteriores, podem ocorrer leses por compresso de rgos intra-abdominais parenquimatosos (bao, fgado e pncreas), em consequncia da compresso entre o cinco de segurana e a parede abdominal posterior. O aumento da presso intra-abdominal pode produzir ruptura diafragmtica e herniao de rgos abdominais. Podem tambm ocorrer fraturas por compresso anterior da coluna lombar medida que as partes superiores e inferiores do tronco giram em torno das vrtebras T12, L1 e L2 contidas. Os cintos abdominais no devem ser usados isoladamente.

Cinto adequadamente posicionado

Cinto posicionado de forma errada

O cinto posicionado incorretamente pode provocar leses do pncreas e de outros rgos retroperitoni ais, bem como rupturas do intestino delgado e do cl on.

1.5.2. Air bags Devem ser sempre usados em combinao com cintos de segurana para obter proteo mxima.

1.6 . Motocicletas

1.6.1. Coliso frontal: A motocicleta colide com um objeto slido, interrompendo seu movimento para frente. Como o centro de gravidade est atrs e acima do eixo dianteiro, este serve de piv para um movimento de giro da motocicleta que projeta o motociclista sobre o guido, provocando leses na cabea, trax ou abdmen. Se

os ps do motociclista permanecem nos pedais, as pernas batem no guido e normalmente a vtima sofre fratura bilateral de fmur.

1.6.2. Impacto angular: A motocicleta atinge um objeto ou atingido por ele lateralmente, fazendo com que a perna do motociclista seja comprimida entre o objeto e a motocicleta. Normalmente, esse tipo de impacto causa luxao de fmur ou leses de tbia, fbula e do prprio fmur.

1.6.3. Ejeo: O motociclista lanado da motocicleta como um projtil. Ele ir continuar seu movimento at que sua cabea, braos, trax ou pernas atinjam um objeto, como um veculo, um poste, um muro ou o prprio cho.

1.7.

Atropelamentos

Normalmente, podemos encontrar dois padres associados aos atropelamentos. As diferenas so associadas com a faixa etria da vtima: adulto ou criana. Alm da diferena de altura, h uma diferena significativa de comportamento : quando o adulto percebe que vai ser atropelado, ele tenta proteger-se contornando o veculo ou mesmo

encolhendo-se e, dessa forma, o impacto normalmente lateral ou mesmo posterior. J a criana, por sua vez, vira-se de frente para o veculo e o impacto frontal. H trs fases distintas em um atropelamento: 1a fase: O impacto inicial contra as pernas da vtima. A vtima atingida primeiro pelo para-choque, sofrendo fratura de tbia e fbula. Nas crianas, esse impacto inicial pode atingir fmur e pelve ou mesmo o trax.

Impacto inicial na cri ana

Impacto inicial no adulto

2a fase: O tronco da vtima rola sobre o veculo. medida que o veculo avana, a parte superior do fmur e a pelve so atingidas e projetadas para frente. Como consequncia, o abdmen e o trax avanam e colidem com o cap do veculo, provocando fraturas de fmur, pelve, costelas, alm de leses internas no abdmen e trax.

3a fase: A vtima cai no solo, normalmente primeiro com a cabea, com possvel leso de coluna cervical. Pode haver uma quarta fase que caracterizada pelo atropelamento secundrio da vtima.

Importante! Pode haver uma "quarta fase", que caracterizada pelo atropelamento secundrio da vtima (Quando outro veculo que est passando pela via atropela novamente a vtima, que se encontra no solo). Aula 2 Biomecnica do trauma em outros eventos

2.1. Troca de energia A maneira como o corpo humano troca energia com o mecanismo de leso durante um acidente determinante na compreenso dos mecanismos de trauma e na determinao das possveis leses apresentadas pelo paciente. Em traumas fechados, as leses podero ser produzidas por compresso ou pela desacelerao dos tecidos, enquanto em traumas penetrantes as leses so produzidas pelo rompimento ou pela separao dos tecidos ao longo do caminho percorrido pelo objeto penetrante. Os dois tipos de trauma fechados e penetrantes criam cavidades temporrias ou permanentes, forando os tecidos a deslocarem-se para fora de sua posio normal. A troca de energia envolvida nesse processo est diretamente relacionada a dois fatores, a densidade e a superfcie, como voc estudar a seguir.

2.2. Noes de densidade e superfcie 2.2.1. Densidade A quantidade de energia trocada depende da densidade da rea atingida. Quanto maior a densidade (medida em quantidade de matria por volume) maior a troca de energia. Assim, por exemplo, a troca de energia maior quando socamos uma parede de tijolos do que quando socamos um travesseiro.

2.2.2. Superfcie A quantidade de energia trocada depende tambm da rea da superfcie de contato na qual a troca de energia processada. Como sabemos, a presso exercida sobre uma superfcie inversamente proporcional sua rea. Portanto, quanto menor a rea, maior o efeito da troca de energia. Assim, por exemplo, ao se aplicar uma determinada quantidade de fora no corpo de uma vtima com uma raquete de tnis, a troca de energia no ser suficiente para romper os tecidos e fazer com que ela penetre no corpo, enquanto a mesma quantidade de fora far com que uma faca penetre no corpo da vtima.

2.3 Acidentes por quedas de nvel As vtimas de quedas tambm podem sofrer mltiplos impactos. Nesses casos, para avaliar adequadamente a biomecnica do trauma, o emergencista deve observar a altura da queda, a superfcie sobre a qual a vtima est cada e determinar qual foi a primeira parte do corpo a tocar o solo.

2.3.1 Diferentes formas de quedas A vtima cai em p: Normalmente ela sofre primariamente fratura de calcanhar, de tbia/fbula, de fmur e plvis. Secundariamente h uma compresso da coluna, provocando sua fratura nos segmentos lombar e torcico.

A vtima cai sobre as mos: H fratura de punho, seguindo-se leses nas reas que primeiro tiveram contato com o solo.

A vtima cai de cabea: Nesse tipo de queda, muito comum em mergulho em gua rasa, todo o movimento e peso do tronco, plvis e pernas so concentrados sobre a cabea e a coluna cervical da vtima.

Importante! Normalme nte, quedas maiores do que 3 vezes a altura do paciente so graves!

2.4 Exploses

Leses primrias

Leses secundrias

Leses tercirias

Diferentes tipos de leses ocorrem durante as trs fases da exploso:

Leses primrias: So causadas pela onda de presso da exploso. As leses mais comuns so hemorragia pulmonar, pneumotrax, embolia ou perfurao de partes do sistema gastrintestinal devido ao deslocamento de gases no interior desses rgos. Existe tambm a possibilidade de queimaduras provocadas pelos gases aquecidos. Leses secundrias: Ocorrem quando a vtima atingida por materiais projetados pela exploso: vidros, escombros ou mesmo outras vtimas. As leses ocorrero onde houver contato de objetos projetados com o corpo da vtima. Leses tercirias: Ocorrem quando a vtima projetada contra algum obstculo. As leses vo ocorrer principalmente no ponto de impacto.

2.5 Ferime ntos penetrantes Os princpios da fsica abordados anteriormente so muito importante s ao estudarmos a biomecnica do trauma em ferimentos penetrantes. Como j vimos anteriormente, a energia no pode ser criada nem destruda, mas pode ser transformada. Assim, quando o projtil de uma munio penetra um tecido, a energia cintica necessar iamente transformada para que ele se desacelere e pare.

2.5.1 Nveis de energia e leses associadas As leses associadas a ferimentos penetrantes podem ser estimadas atravs de uma classificao dos objetos penetrantes em trs categorias de acordo com o nvel de energia: baixa, mdia e alta. Estude sobre cada um deles. Baixa energia: Inclui armas brancas, como facas, estiletes e punhais. Como as leses so provocadas apenas pelas lminas, envolvendo baixa velocidade, poucas leses secundrias so provveis, uma vez que a cavidade temporria muito semelhante cavidade permanente.

Leso por arma branca (faca)

Ao avaliar um paciente portador de ferimento por arma branca, importante procurar por mais de uma leso. possvel a ocorrncia de vrios ferimentos por arma branca, e eles no devem ser excludos at que o doente seja completamente exposto e cuidadosamente examinado. O agressor pode esfaquear a vtima e girar a faca dentro do corpo. Um ferimento de entrada simples pode, portanto, dar falsa sensao de segurana ao emergencista. O ferimento de entrada pode ser pequeno, mas a leso interna pode ser extensa. A extenso de movimento da lmina inserida representa a rea de provvel leso. importante a avaliao do doente quando se procuram leses associadas. Por exemplo, durante a expirao profunda, o diafragma pode chegar to alto quanto a linha do mamilo.

Um ferimento por arma branca na regio inferior do trax pode lesar tanto estruturas torcicas como intra-abdominais. Mdia energia Inclui as armas de fogo do tipo armas curtas, espingardas e alguns rifles. A diferena na cinemtica do trauma entre esse grupo e o anterior est na velocidade do objeto penetrante, o que provoca diferenas significativas na cavidade temporria e na cavidade permanente. Essas armas normalmente no lesionam apenas os tecidos por onde passa o projtil, mas tambm os tecidos adjacentes.

Ao avaliar a vtima de ferimento penetrante, o emergencista deve avaliar os ferimentos de entrada e de sada. Nos casos em que o projtil penetra na calota craniana, sua energia distribuda dentro de um espao fechado; portanto, o tecido cerebral comprimido contra a face interna da calota craniana, produzindo mais leso.

Na avaliao do ferimento penetrante no trax, o e mergencista deve considerar trs grupos importantes de estrutura dentro da cavidade torcica os pulmes, o sistema vascular e o trato gastrointestinal.

Ti pos de cavi dades

Feri mento por arma de fog o

Alta ene rgia Incluem armas que utilizam projteis de alta velocidade, principalmente fuzis, o que produz cavidades temporrias muito maiores do que os grupos anteriores, e torna as leses muito mais extensas.

Aula 3 Triage m de mltiplas vtimas

Para organizar e priorizar o atendimento das vtimas num cenrio de e mergncia, necessrio, alm do conhecimento tcnico da equipe, o bom-senso das unidades de segurana, sade e demais rgos envolvidos na operao, no sentido de que no haja conflitos quanto a que m que manda na operao, pois essa atitude ir comprometer o atendimento das vtimas. Nesta aula voc estudar sobre os procedimentos essenciais para que os pacientes sejam selecionados e recebam o atendimento de acordo com a gravidade de sua enfermidade.

3.1. Conceitos importantes

Desastre Defesa Civil Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre uma populao vulnervel, causando danos humanos, materiais e ambientais e conseq uentes prejuzos econmicos e sociais. Catstrofe Defesa Civil Grande desgraa, acontecimento funesto e lastimoso. Desastre de grandes propores, envolvendo alto nmero de vtimas ou danos severos.

Inci dente com mlti pl as vti mas

DES ASTRE O nmero de feri dos ultrapassa a capaci dade de res posta da das equi pes.

Importante! Uma das tarefas mais difceis para o emergencista um atendimento com mltiplas vtimas em um incidente. Portanto, o primeiro emergencista que chegar cena quem assume o comando (CI) e estabelece o posto de comando (PC). Estude sobre esse assunto a seguir.
3.2. Sistema de comando de incidentes (SCI) Na rede EAD h um curso especfico sobre comando de incidentes. Neste item voc estudar os principais aspectos, funes e etapas do SCI de forma resumida. Sistema de comando de incidentes um modelo de gerenciamento desenvolvido para comando, controle e coordenao em resposta a uma situao de emergncia, tendo como objetivo a estabilizao do incidente e a proteo da vida, da propriedade e do meio ambiente.

A organizao na cena comea com as primeiras unidades a chegar. Para evitar vrios comandos e aes independentes, deve haver uma nica pessoa responsvel, que chamada de "comandante do incidente" (CI), ttulo que geralmente se aplica ao responsvel pela unidade de emergncia que chega primeiro ao local. Ele deve manter essa responsabilidade at que seja substitudo por uma autoridade superior, ou como estabelecido no protocolo local.

3.2.1. Posto de comando

O comandante da operao assume todas as funes e delega, gradualmente, conforme a necessidade de manter o alcance de controle. O CI delega funes, mas no responsabilidades. As funes do SCI so: oficial de segurana, informao pblica, de ligao, planejamento, operaes, logstica, finanas e administrao; essas oito funes so assumidas pelo CI. A estrutura e organizao so estabelecidas e expandidas em funo da evoluo das condies do incidente, devem ser geridas e exploradas pelo pessoal mais qualificado de qualquer instituio de servios de emergncia e podem incluir pessoal de diversas instituies.

3.2.2. Avaliao do cenrio do incidente

As trs instalaes que o emergencista deve avaliar se necessrio estabelecer so os seguintes: a. Posto de comando (PC) Pode ser fixo ou mvel. o local onde se executam as aes de comando.

b. rea de espera (E) Local onde se registram e localizam os recursos, prontos para receberem designao no incidente.

rea de es pera

c. rea de concentrao de vtimas (ACV) Instalao onde se realiza a classificao completa (triagem), estabilizao, transporte e necrotrio.

No setor de triagem, as vtimas so colocadas nos seguintes setores:

Setor de estabilizao onde os pacientes recebem tratamento e so preparados para o transporte. Setor de transferncia onde os pacientes so colocados nas ambulncias e transportados para um hospital devidamente regulado. Necrotrio local onde os corpos aguardam identificao.

3.2.3. Triage m

At reunir recursos suficientes para que cada vtima receba os devidos cuidados, aquelas que mais necessitam devem receber prioritariamente o tratamento, enquanto os pacientes que podem esperar aguardam um pouco mais.

As vtimas devem ser avaliadas e classificadas em categorias baseadas em sua necessidade de tratamento. Essa equiparao dos recursos com as necessidades possvel atravs de triagem.

3.2.3.1. Mtodo START O mtodo START foi desenvolvido para uso em incidentes com mltiplas vtimas, permitindo a rpida identificao daquelas que esto em alto risco de morte prematura e possibilitando a realizao de tcnicas de estabilizao de suporte bsico de vida.
O processo de triagem usado quando a demanda de ateno supera a capacidade de resposta e, portanto, necessrio direcionar os esforos para salvar o maior nmero de vtimas possvel, escolhendo aquelas que apresentam maiores possibilidades de sobrevivncia. O primeiro a chegar cena deve dedicar-se seleo das vtimas, enquanto chegam as unidades de apoio. Se h no local cinco ou cinquenta vtimas, deve-se sempre iniciar um processo de triagem e avaliar e tratar a maior quantidade possvel delas. Se a equipe de emergencistas se det m no atendimento de uma nica vtima, todos os demais podero no receber auxlio. O mtodo utiliza diferentes cores para determinar a prioridade de atendimento e transporte das vtimas.

Vermelha Significa primeira prioridade. Essas vtimas esto em estado grave e necessitam atendimento e transporte imediatos. Amarela Significa segunda prioridade. Essas vtimas necessitam de atendimento, mas podem aguardar. Verde Significa terceira prioridade. Essas vtimas no requerem ateno imediata. Preta Significa sem prioridade. Essas vtimas possuem leses obviamente mortais.

Crit rios utilizados no mtodo START Esse mtodo utiliza fitas coloridas e baseia-se em trs diferentes critrios para classificar as vtimas em diferentes prioridades: respirao, perfuso e nvel de conscincia. Estude a seguir sobre cada uma delas. Respirao No A vtima no respira, mesmo aps abrir as vias areas. considerada vtima sem prioridade (cor preta). Sim Se o paciente, aps abertura de vias areas, voltar a respirar, considerado como de primeira prioridade (cor vermelha). Se a respirao apresenta-se de forma espontnea e igual ou superior a 30vpm tambm considerado como de primeira prioridade (cor vermelha). Menor que 30vpm, avalie perfuso. Perfuso A perfuso avaliada por meio do enchimento capilar (fluxo da circulao). Se for

superior a 2 segundos, significa uma perfuso inadequada. Caso a iluminao esteja inadequada, o emergencista dever avaliar o pulso radial. Um pulso radial ausente indica uma PA sistlica abaixo de 80mmhg. Controle hemorragias se houver e considere a vtima em primeira prioridade (cor vermelha). Se o enchimento capilar for de at 2 segundos, avalie o nvel de conscincia. Nvel de conscincia Inconsciente Considere o paciente como de primeira prioridade (cor vermelha). Consciente Considere como vtima de segunda prioridade (cor amarela).

3.3. Ao dos primeiros emergencistas na cena com mltiplas vtimas A ao dos primeiros emergencistas dever envolver 4 passos. Estude cada um deles a seguir. Primeiro passo: Dimensione e assuma a situao de emergncia, solicite recurso adicional (corpo de bombeiros, SAMU, policiamento, companhia de energia eltrica, de gua, etc.) e inicie a triagem (mtodo START) das vtimas. Determine a um emergencista de sua equipe que dirija todas as vtimas que possa m caminhar para uma rea de concentrao previamente delimitada (poder ser utilizado um megafone para isso). Essas vtimas recebero uma identificao verde de forma individual. Segundo passo: Determine para que outro emergencista de sua equipe inicie a avaliao das vtimas que permaneceram na cena de emergncia e que no apresentam condies de caminhar. Dever ser avaliada a respirao. Respirao ausente: Abra imediatamente as vias areas (VA) para determinar se as respiraes iniciam

espontaneamente. Se a vtima continua sem respirar, recebe a fita de cor preta (no perca tempo tentando reanimar a vtima). Se voltar a respirar, mantenha as VA abertas. A vtima receber a fita de cor vermelha (nesses casos, solicite voluntrios para manter abertas as VA da vtima). Respirao presente: Avalie a sua frequncia respiratria. Se igual ou superior a 30vpm, receber uma fita de cor vermelha. Caso a respirao esteja normal (menor que 30vp m), v para o passo seguinte. Terceiro passo Verifique a perfuso por meio da prova do enchimento capilar ou mediante a palpao do pulso radial. Se o enchimento capilar for superior a 2 segundos ou se o pulso radial estiver ausente, a vtima dever receber a fita de cor vermelha. Caso o enchimento capilar seja de at 2 segundos ou se o pulso radial estiver presente, v para o passo seguinte. Avalie o pulso radial. Se estiver ausente, mas possvel sentir o pulso carotdeo, indica que a presso arterial (PA) sistlica est abaixo de 80mmhg. Qualquer hemorragia grave que ameace a vida dever ser contida nesse momento. Posicione a vtima com as pernas elevadas para prevenir o choque (Novamente tente conseguir voluntrios para fazer presso direta sobre o local do sangramento e prevenir o choque). Quarto passo Verifique o nvel de conscincia da vtima. Se ela no consegue executar ordens simples emanadas pelo emergencista, dever receber a fita de cor ve rmelha. Se ela consegue executar ordens simples dadas pelo emergencista, receber a fita de cor amarela.

FLUXOGRAMA DA TRIAGEM START


VTIMAS ANDANDO PELA CENA DA EMERGNCIA

LESES LEVES VERDE

RESPIRAO RESPIRAO
NO SIM

RESPIRA APS A ABERTURA DAS VA?

RESPIRAES POR MINUTO


SIM

NO

= ou MAIS DE 30 IMEDIATO

MORTO PRETA

IMEDIATO

VERMELHA

MENOR QUE 30

VERMELHA

CIRCULAO

PERFUSO OU PULSO RADIAL

Perfuso + 2 s ou Pulso radial ausente

Perfuso = ou menor que 2s ou Pulso radial presente

CONTROLE HEMORRAGIA S

IMEDIATO

STATUS NEUROLGICO
NO CUMPRE ORDENS SIMPLES IMEDIATO CUMPRE ORDENS SIMPLES SECUNDRIO

VERMELHA

VERMELHA

AM ARELA

Finalizando... Neste mdulo voc estudou que: Para organizar e priorizar o atendimento das vtimas num cenrio de emergncia, necessrio, alm do conhecimento tcnico da equipe, o bom-senso das unidades de segurana, sade e demais rgos envolvidos na operao, no sentido de que no haja conflitos quanto a quem que manda na operao, pois essa atitude ir comprometer o atendimento das vtimas; Sistema de comando de incidentes um modelo de gerenciamento desenvolvido para comando, controle e coordenao em resposta a uma situao de emergncia, tendo como objetivo a estabilizao do incidente e a proteo da vida, da propriedade e do meio ambiente;

O mtodo Start foi desenvolvido para uso em incidentes com mltiplas vtimas, permitindo a rpida identificao daquelas que esto em alto risco de morte prematura e possibilitando a realizao de tcnicas de estabilizao de suporte bsico de vida.

Exerccios 1. Considerando o contedo de biomecnica do trauma, julgue a veracidade das seguintes afirmaes: Primeiro impacto: ocorre devido ao impacto do veculo contra um objeto ou obstculo. Segundo impacto: ocorre devido ao impacto dos rgos internos da vtima contra as paredes internas das cavidades corporais ou mesmo contra outros rgos. Terceiro impacto: ocorre devido ao impacto do corpo da vtima contra as partes internas do veculo. O resultado do julgamento : (A) FFV (B) FVF (C) VFF (D) VFV

2. O mtodo START aplicado quando: (A) O nmero de viaturas suficiente para atender o nmero de vtimas. (B) O emergencista no tem tempo nem disponibilidade para atender a vtima. (C) O nmero de vtimas ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro. (D) O emergencista, independentemente do nmero de vtimas, deseja testar seus conhecimentos.

3. Capacidade de avaliar o cenrio de um acidente, identificando os mecanismos fsicos ou as foras que atuaram na produo de leses nas vtimas. Constitui uma habilidade importante para qualquer emergencista, pois propiciar que ele identifique leses potenciais, associadas ao padro de transferncia de energia, em determinadas situaes provocadas pelo impacto, mesmo que o paciente no apresente sinais externos evidentes de trauma. Essas descries so coerentes com: (A) dinmica da energia (B) cinestesia das leses (C) lgica da transferncia (D) biomecnica do trauma

4. Uma das formas de estimar as leses sofridas pelos ocupantes de um veculo acidentado observando o aspecto do veculo e determinando o tipo de coliso sofrida pelo automvel, pois os ocupantes normalmente sofrem o mesmo tipo de impacto, ou seja, a mesma quantidade de fora e troca de energias. No caso de coliso lateral com movimento de impacto fora do centro de gravidade, provvel que os ocupantes apresentem, primariamente, leso de:

(A) face, crnio e trax (B) extremidades inferiores (C) brao/antebrao e de escpula (D) coluna, principalmente cervical

5. A observao da forma do acidente ser determinante para a identificao do padro de leses produzidas na vtima.

No caso de acidente de motocicleta com impacto angular, normalmente o motociclista apresenta leses de: (A) tbia, fbula e fmur (B) trax, braos ou pernas (C) fmur, pelve e abdmen (D) cabea, trax ou abdmen

6.

As vtimas de quedas podem sofrer mltiplos impactos. Normalmente, so graves

as quedas de locais com altura maior do que __________ a altura da vtima: Para tornar essa afirmao verdadeira, a lacuna deve ser preenchida com: (A) uma vez e meia (B) duas vezes (C) duas vezes e meia (D) trs vezes

7. Considerando os nveis de energia e as leses associadas, correlacione as informaes abaixo: Nvel de energia
1. 2. 3.

Tipos de armas ( ) principalmente fuzis ( ) armas brancas, como facas, estiletes e punhais ( ) armas de fogo curtas, espingardas e alguns rifles

Baixa energia Mdia energia Alta energia

O resultado : (A) 3 1 2 (B) 1 2 3 (C) 2 3 1

(D) 3 2 1

8. No mtodo de triagem simples e atendimento rpido (START), as vtimas que necessitam de atendimento, mas podem aguardar so classificadas com a seguinte cor: (A) preta (B) verde (C) vermelha (D) amarela

1 = C / 2 = C / 3 = D / 4 = D / 5 = A / 6 = D / 7 = 3-1-2 / 8 = D

You might also like