You are on page 1of 3

ADMINISTRAO POR OBJETIVOS (APO) Peter Drucker 1954 A administrao por objetivos, pode ser definida como um estilo

o ou sistema de administrao que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os nveis administrativos. Define-se tambm como um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem reas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A Administrao por objetivos uma tcnica participativa de planejamento e avaliao por meio da qual superiores e subordinados definem, conjuntamente, aspectos prioritrios, a saber: - estabelecem objetivos ( resultados) a serem alcanados, em um determinado perodo em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuies( metas). - acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo as correes necessrias. A APO funciona como uma abordagem amigvel, democrtica e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliao de desempenho humano, remunerao flexvel e, sobretudo para a compatibilizao entre objetivos organizacionais e individuais. A APO apresenta as seguintes caractersticas: 1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e o seu superior; 2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo; 3. Interligao entre os vrios objetivos departamentais; 4. nfase na mensurao e no controle dos resultados; 5. Contnua avaliao, reviso e reciclagem dos resultados; 6. Participao atuante das gerncias; 7. Apoio intensivo do Staff. Critrios para escolha dos objetivos Os critrios para escolha dos objetivos so fixados de acordo com a prioridade e contribuio para o alcance dos resultados-chave da empresa: 1Procurar resultados; atividades que tenham maior impacto sobre os

2- O objetivo dever ser claro, especfico, mensurvel e basear-se em dados concretos e postos por escrito para posterior acompanhamento. 3Monitorar o desempenho periodicamente de acordo com o planejamento. 4- Focar os objetivos nas atividades e no nas pessoas. 5- Usar linguagem compreensvel indicando os resultados a serem alcanados e em que prazo, 6- O objetivo deve ser difcil de ser atingido, requerendo esforo especial, mas no a ponto de sem impossvel de ser alcanado.

Hierarquia dos objetivos Como as empresas perseguem vrios objetivos, surge um problema qual a prioridade, assim, existem trs nveis de objetivos: estratgicos, tticos e operacionais. a- Estratgicos so os chamados objetivos organizacionais, so mais amplos e mostram as metas globais e so de longo prazo. bTticos so chamados de departamentais,sendo sua caracterstica o mdio prazo, c- Operacionais so os objetivos, referentes a cada atividade ou tarefa e seu detalhamento a curto prazo. Planejamento estratgico e planejamento ttico. Aps a escolha e fixao dos objetivos organizacionais, o prximo passo saber como alcan-los , isto , estabelecer a estratgia empresarial a ser utilizada parta alcanar os objetivos globais e quais tticas sero adotadas. - Estratgia mobilizao de todos os recursos da empresa no mbito global visando atingir objetivos de longo prazo. - Ttica um esquema especifico de emprego de recursos dentro de uma estratgia geral. Analise Interna - Pontos fortes e Pontos fracos Analise Externa Ameaas e oportunidades.

Criticas poder haver conflitos entre os departamentos face aos objetivos individuais, falta de participao da alta direo, falta de acompanhamento e controle .

You might also like