You are on page 1of 2

05/ 11/ 12

O M er cant i m o e o Absol t i m o s l u s

Mercantilismo e Absolutismo
Histria do Mercantilismo, Absolutismo Monrquico, teoria mercantilista, economia no Antigo Regime, tericos do Absolutismo, metalismo, balana comercial favorvel, industrializao, protecionismo alfandegrio, Pacto Colonial, Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes

Absolutismo Podemos definir o absolutismo como um sistema poltico e administrativo que prevaleceu nos pases da Europa, na poca do Antigo Regime (sculos XV ao XVIII ). No final da Idade Mdia (sculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralizao poltica nas mos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois interessa a ela um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio poltico e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurana dentro de seus reinos. Nesta poca, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorizao ou aprovao poltica da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigaes de acordo com seus interesses econmicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, at mesmo, a controlar o clero em algumas regies. Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela populao mais pobre. Esta tinha pouco poder poltico para exigir ou negociar. Os reis usavam a fora e a violncia de seus exrcitos para reprimir, prender ou at mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrria aos interesses ou leis definidas pelos monarcas. Exemplos de alguns reis deste perodo : Henrique VIII - Dinastia Tudor : governou a Inglaterra no sculo XVII Elizabeth I - Dinastia Stuart - rainha da Inglaterra no sculo XVII Luis XIV - Dinastia dos Bourbons - conhecido como Rei Sol - governou a Frana entre 1643 e 1715. Fernando e Isabel - governaram a Espanha no sculo XVI.

Tericos do Absolutismo Muitos filsofos desta poca desenvolveram teorias e chegaram at mesmo a escrever livros defendendo o poder dos monarcas europeus. Abaixo alguns exemplos: Jacques Bossuet : para este filsofo francs o rei era o representante de Deus na Terra. Portanto, todos deveriam obedec-lo sem contestar suas atitudes. Nicolau Maquiavel : Escreveu um livro, " O Prncipe", onde defendia o poder dos reis. De acordo com as idias deste livro, o governante poderia fazer qualquer coisa em seu territrio para conseguir a ordem. De acordo com o pensador, o rei poderia usar at mesmo a violncia para atingir seus objetivos. deste terico a famosa frase : " Os fins justificam os meios." Thomas Hobbes : Este pensador ingls, autor do livro " O Leviat ", defendia a idia de que o rei salvou a civilizao da barbrie e, portanto, atravs de um contrato social, a populao deveria ceder ao Estado todos os poderes. Mercantilismo Podemos definir o mercantilismo como sendo a poltica econmica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como j dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos pases. O objetivo principal destes governos era alcanar o mximo possvel de desenvolvimento econmico, atravs do acmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestgio, poder e respeito internacional. Podemos citar como principais caractersticas do sistema econmico mercantilista :
pessoal educaci nal com . br / up/ 4380001/ 852546/ t 134. asp . o . 1/ 2

05/ 11/ 12

O M er cant i m o e o Absol t i m o s l u s

Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nao muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Alm do comrcio externo, que trazia moedas para a economia interna do pas, a explorao de territrios conquistados era incentivada neste perodo. Foi dentro deste contexto histrico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indgenas da Amrica como, por exemplo, os maias, incas e astecas. Industrializao : o governo estimulava o desenvolvimento de indstrias em seus territrios. Como o produto industrializado era mais caro do que matrias-primas ou gneros agrcolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros. Protecionismo Alfandegrio : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao mximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indstria nacional e tambm evitar a sada de moedas para outros pases. Pacto Colonial : as colnias europias deveriam fazer comrcio apenas com suas metrpoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos no encontrados na Europa. Dentro deste contexto histrico ocorreu o ciclo econmico do acar no Brasil Colonial. Balana Comercial Favorvel : o esforo era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o pas em boa situao financeira.

Pgina criada por Ed Carlos da Silva - Grupo Integrado

O Educacional no se responsabiliza pelo contedo das pginas criadas atravs do "Construtor de Pginas". Se voc considerar algum contedo desta pgina ofensivo, por favor entre em contato com a equipe do Educacional, clicando aqui.

pessoal educaci nal com . br / up/ 4380001/ 852546/ t 134. asp . o .

2/ 2

You might also like