You are on page 1of 4

Resumo para o ENEM Evoluo Teorias Evolutivas

LAMARCKISMO - LAMARCK - Queria explicar o conceito de adaptao das espcies nos ambientes em que esto inseridos. 1 - Modificao buscas do meio 2 - Necessidade de Adaptao 3 - Modificao das espcies 4 - Evoluo LEI DO USO E DESUSO: Quanto mais um organismo utiliza um rgo no ambiente, mais esse rgo se desenvolve. Quanto menos ele usa determinada estrutura , com o tempo essa estrutura sofrer atrofia, vai se atrofiando. LEI DA HERANA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS (Queda do Lamarckismo): Toda caracterstica adquirida ser transmitida aos seus descendentes. Exemplo 1: Os Flamingos possuam pernas curtas. Para entra no lago pra se alimentar dos peixes, forava o uso de suas pernas que foram aumentando, por necessidade de adequao ao meio, passando essas caractersticas adquiridas aos seus descendentes, que tambm foram desenvolvendo suas pernas e assim por diante de forma gradual.

PARA LAMARCK, O MEIO MODIFICA AS ESPCIES

No exemplo retratado acima, o Flamingo teve que se adaptar ao meio para pode se alimentar, sendo assim, percebemos a LEI DO USO E DESUSO, onde as pernas foram se desenvolvendo por necessidade de adequao ao meio, sendo assim, segundo Lamarck, o meio modificou a espcie, o organismo reagiu s mudanas do ambiente. Tambm no mesmo exemplo percebemos a LEI DA HEANA DOS CARACTERES ADQUIDRIDOS, onde os Flamingos passaram aos

seus descendentes a caractersticas adquiridas das pernas longas para adaptao do meio. Portanto, pelo uso e desuso e pela transmisso dos caracteres adquiridos, houve a evoluo da espcie. Exemplo 2:

As girafas ancestrais provavelmente tinham pescoos curtos, Para alcanar a folhagem das rvores de que se alimentavam, tinham que esticar o pescoo. Pelo fato de esticarem sempre o pescoo para atingir a folhagem das rvores, o pescoo alongou-se. Essa caracterstica adquirida era transmitida aos seus descendentes. Finalmente o contnuo esticamento do pescoo deu origem s girafas atuais. Portanto, pelo uso e desuso e pela transmisso das caractersticas adquiridas, houve a Evoluo.

- As Leis desenvolvidas por Lamarck so FALHAS. - Para Lamarck: o organismo que reage as mudanas do ambiente, sofrendo modificaes. Ex.: A baleia criou nadadeiras porque precisava nadar. A expresso Necessidade de muito usada em frases Lamarckistas no Vestibular.

DARWINISMO CHARLES DARWIN - Tambm tentou explicar como as Espcies se adaptava a um determinado ambiente. HISTRIA: PARA DARWIN, O MEIO Foi convidado para dar uma volta em um navio que SELECIONA AS iria realizar o mapeamento dos portos do planeta, ESPCIES ele seria o Bilogo da embarcao. Adquiriu doena de Chagas no Brasil, que provavelmente foi a causa de sua morte. Comeo a perceber que AS ESPCIES ESTAVAM ADAPTADAS AOS LOCAIS EM QUE VIVAM. Utilizou a Lei de Malthus (O

processo de reproduo produz mais organismos do que o ambiente capaz de sustentar) para seus estudos. SELEO NATURAL: Mais aceita por apresentar poucas falhas. O organismo j chega pronto no ambiente. Se ele apresentar caractersticas boas para sobreviver no local ele fica, e se no forem boas, ele ser eliminado. O Ambiente que vai reagindo ao organismo vai determinar se uma espcie pode ou no viver ali. As espcies mais aptas ao local so as que vo ficando. Exemplo 1: Uma regio possua um solo branco e uma populao de ratos brancos e pretos. Aps uma erupo vulcnica, o solo ficou escuro. Com o passar do tempo, a populao de ratos pretos vai aumentado, pois apresentam caractersticas mais aptas de para a sobrevivncia no ambiente, e as dos ratos brancos sendo eliminadas. Exemplo 2: As girafas ancestrais provavelmente apresentavam pescoos de comprimento variveis. As variaes eram hereditrias. A competio e a Seleo Natural levaram a sobrevivncia dos descendentes de pescoos longos, uma vez que conseguiam alimentar-se melhor do que as girafas de pescoo curto. Finalmente apenas as girafas de pescoos longos sobreviveram competio. Portanto, pela Seleo Natural ocorreu a Evoluo.

CONCIDERAOES FINAIS: A necessidade de adaptao para a ocorrncia da Evoluo foi o ponto positivo da teoria de Darwin. O Darwinismo NO conseguiu explicar a origem das variaes devido a falta de conhecimento de Darwin no campo da gentica. Darwin no tinha conhecimento sobre mutaes. Provou que no existem duas criaturas iguais. Existe uma luta pela sobrevivncia. Na luta pela sobrevivncia somente aqueles que apresentam as melhores caractersticas conseguem sobreviver e deixar descendentes. Sobrevivncias dos mais aptos.

NEODARWINISMO DARWIN + MENDEL (Teoria Sinttica da Evoluo) - Introduo dos conceitos de Mutao e Recombinao Gentica nas idias de Darwin. - Descobertas dos mecanismos genticos. - As espcies se modificam porque sofrem mutaes que podem ser boas ou ruins, dependendo do ambiente em que vivem. 1 - Mutao 2 - Recombinao Gentica 3 - Variabilidade Gentica 4 - Seleo 5 - Isolamento Reprodutivo 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. TEORIA SINTTICA: Seleo Natural Mutaes Isolamento Geogrfico: Formao de raas. Isolamento reprodutivo: Formaes de espcies. rgos Homlogos: Adaptao convergente. rgos Anlogos: Adaptaes Divergentes. rgos Vestigiais: Resqucios evolutivos de antepassados.

You might also like