You are on page 1of 13

_____________________________________________________________________________

HLIO J. LUCIANO LETCIA PAOLA GUEDES MICHELLE FERNANDA A. DOS SANTOS TALITA DE CAMPOS OLIVEIRA

EDUCAO INFANTIL: LETRAMENTO OU ALFABETIZAO? EIS A QUESTO!

_____________________________________________________________________________

LONDRINA NOVEMBRO/2012

EDUCAO INFANTIL: LETRAMENTO OU ALFABETIZAO? EIS A QUESTO! Hlio J. Luciano Letcia Paola Guedes Michelle Fernanda A. dos Santos Talita de Campos Oliveira 1- Introduo O presente texto intitulado Educao Infantil: Letramento ou Alfabetizao? Eis a Questo! faz parte de um estudo proposto na disciplina de Organizao do Trabalho Pedaggico na Educao Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e tem como objetivo identificar e analisar qual o pensamento do professor da Educao Infantil em relao alfabetizao e o letramento nesta etapa de ensino. Ao falar sobre a Educao Infantil torna-se pertinente discutir sobre a importncia da alfabetizao e do letramento, pois comum relacionarmos essa fase da educao apenas ao brincar e ao cuidar, sem a preocupao com a aquisio do conhecimento das letras e dos vrios gneros textuais presentes no mundo letrado, desconsiderando que a criana em idade pr-escolar j uma leitora do mundo, uma vez que perpassada pelas mais variadas linguagens presentes na contemporaneidade, principalmente a linguagem escrita. Desta forma, tendo como base estas ponderaes, e considerando o espao da criana da Educao Infantil tambm como um espao de aprendizagens por meio das letras, indagamos o que melhor na Educao Infantil, a alfabetizao ou o letramento? possvel alfabetizar Letrando? Isso posto, pretende-se neste estudo compreender tambm qual o real significado de alfabetizao e letramento, j que temos discursos e posicionamentos variados, que partem dos autores que versam sobre o tema, da legislao vigente e dos professores que atuam na Educao Infantil. Assim, essas falas e esses posicionamentos diversos, podem fazer com que o assunto seja estudado profundamente com mltiplos olhares, mas tambm pode acontecer de representarmos tanto alfabetizao quanto letramento de modo fragmentado, tirando e confundindo as especificidades de cada um.

O que justifica assim este estudo, porque leva a entender que precisamos ter uma reflexo crtica sobre este assunto na formao do professor, para que este tenha um domnio sobre o tema no cometa equvoco em sua prtica profissional. 2 - Alfabetizao e Letramento: em busca de um conceito Com base nas indagaes sobre alfabetizao e letramento na Educao Infantil, e, apoiados teoricamente nos autores Ferreiro (1989), Gadotti (2005), Goulart (2006), Soares (1991; 2004; 2010) dentre outros, procuramos ter uma melhor compreenso sobre o real significado de alfabetizao e letramento. Destarte, ao atentarmos para o termo alfabetizao em sua etimologia, vemos que este [...] significa a aquisio do alfabeto, ou seja, adquirir as habilidades de escrever e ler. Consiste na aprendizagem do sistema de escrita ou da tecnologia da escrita (TEDESCHI, 2007, p.22). Diante deste fato, percebemos que na maioria das vezes a alfabetizao entendida apenas como uma tcnica de codificao e decodificao do alfabeto, cuja finalidade apenas a aquisio de um cdigo, em que se aprende a ler e escrever, porm de modo superficial, j que no se pensa essa leitura e escrita na prtica social do sujeito, quando h uma reflexo daquilo que se est aprendendo, assim torna-se apenas um processo de aquisio do sistema convencional de uma escrita alfabtica e ortogrfica (SOARES, 2004, p. 11). Neste sentido, a alfabetizao um procedimento simples, mecnico, de modo linear, reduzindo o ler e escrever pura e simplesmente no grafar e decodificar. Por outro lado, devido s transformaes sociais, culturais e tecnolgicas da contemporaneidade, h uma exigncia de que a prtica de alfabetizao no fique somente como algo que remete a codificao/decodificao, j que neste contexto somos perpassados pelas mais variadas linguagens, principalmente a linguagem escrita, que amplia seu alcance e se torna acessvel at mesmo para o sujeito que no alfabetizado, visto que o mesmo perpassado pelo mundo letrado, e mesmo que no saiba ler, est familiarizado com as letras, pois capaz de reconhecer marcas, placas, rtulos, embalagens, revistas etc. Neste panorama surge o letramento, que conforme Soares,
[...] entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em prticas sociais; distinguem-se (alfabetizao e letramento) tanto em relao aos objetos de conhecimento quanto em relao aos processos cognitivos e lingsticos de aprendizagem e, portanto, tambm de ensino desses diferentes objetos. (2004, p. 20)

Em conformidade com Magda Soares, Goulart mostra que o letramento estaria relacionado ao conjunto de prticas sociais orais e escritas de uma sociedade (2006, p. 452). Fatos que fazem com que o termo letramento seja relacionado assimilao de conhecimentos que esto estabelecidos dentro da cultura letrada, onde no basta apenas saber ler e escrever, preciso tambm saber fazer uso do ler e do escrever, de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente (SOARES, 2010, p. 20). Convm explanar que para alguns autores, ao relacionar a alfabetizao apenas ao ler e escrever, dando nfase apenas ao processo codificao e decodificao, esquecemos de que a alfabetizao da criana tem que ser vista de modo contnuo e evolutivo, isto , a aprendizagem e o uso social do ler e escrever vo se desenvolvendo com o tempo, por isso torna-se desnecessrio o uso do termo letramento. De acordo com Emlia Ferreiro (1989) no temos necessidade de usar outro termo para se referir a algo que j deveria estar inserido no processo de alfabetizao. Pensamento semelhante tem Moacir Gadotti, sendo at mais radical ao defender o termo alfabetizao em oposio ao letramento, para ele tentam esvaziar o carter poltico da educao e da alfabetizao (2005, p.48). Dentro de seu raciocnio
[...] a palavra alfabetizao tem um peso, uma tradio no contexto do paradigma da educao popular, e que esta a maior contribuio da Amrica Latina histria universal das idias pedaggicas (2005, p.49).

O autor explana ainda que ao abdicar do termo alfabetizao em favor do letramento, daqui a pouco, deveremos nos referir s alfabetizadoras como letramentadoras? Alm do equvoco conceitual, sonoramente seria uma lstima! Emlia Ferreiro tem razo: um retrocesso. (GADOTTI, 2005, P.49). 2.1 - Alfabetizao e Letramento na Educao Infantil Quando conduzimos essa discusso pensando na Educao Infantil, primeiramente vemos que a legislao vigente por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil (2010) no tem um posicionamento explcito, visto que em nenhum momento toca-se no assunto alfabetizao ou letramento em seu texto, apenas h uma inferncia, como podemos ver no trecho abaixo, retirado dos Objetivos da proposta pedaggica das diretrizes:

A proposta pedaggica das instituies de Educao Infantil deve ter como objetivo garantir criana acesso a processos de apropriao, renovao e articulao de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens [...] (BRASIL, 2010, p. 18)

Ao falar sobre diferentes linguagens, o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil (2010) deixa a entender que o ensino aprendizagem no deve focar-se apenas no ler e escrever, uma vez que por linguagens, temos um leque de possibilidades, desde a linguagem oral e escrita s linguagens no verbal, musical, visual etc. Portanto, apesar de todas essas linguagens tambm estarem conectadas ao processo de alfabetizao e letramento, as diretrizes no se posicionam claramente sobre o assunto. Porm, ao tratar sobre os Eixos do currculo, parece haver uma tendncia clara com as prticas de letramento na Educao Infantil. Segundo o texto das diretrizes, nesta etapa de ensino temos que direcionar aes que possibilitem s crianas experincias de narrativas, de apreciao e interao com a linguagem oral e escrita, e convvio com diferentes suportes e gneros textuais orais e escritos (BRASIL, 2010, p.25). Neste trecho das diretrizes percebe-se claramente uma tendncia a favor do letramento, visto que cita a importncia da criana entrar em contato com narrativas e gneros textuais, aproximando a criana da linguagem escrita e oral, por outro lado entendemos que no leva em considerao a alfabetizao, j que faz uma aluso a que a criana apenas aprecie e interaja com essa linguagem, o que no significa dizer aprender e fazer uma apropriao do ler e escrever. Quanto a esse assunto, Magda Soares v a alfabetizao e o letramento na Educao Infantil como sendo importantes e inerentes, pois as crianas devem ser alfabetizadas em consonncia com as interaes que as mesmas tm com o mundo letrado. Dessa forma, Soares diz que a melhor prtica a ser empregada na aprendizagem e no uso consciente da escrita e da leitura, quando direcionamos nossa ao para o alfabetizar letrando, para ela o ideal
[...] alfabetizar e letrar ao mesmo tempo, pois os dois processos so, no estado atual do conhecimento sobre a aprendizagem inicial da leitura e escrita, indissociveis, simultneos e interdependentes: a criana alfabetiza-se, constri seu conhecimento do sistema alfabtico e ortogrfico da lngua escrita, em situaes de letramento, isto , no contexto de e por meio de interao com material escrito real, e no artificialmente construdo (2004, p. 22).

Assim, ao levarmos em considerao o processo de alfabetizao e letramento na Educao Infantil nos moldes do pensamento de Magda Soares, ao mesmo tempo proporcionaremos para que essa criana no seja apenas uma mera espectadora daquilo que a sociedade moderna lhe empurra por meio da mdia, das propagandas, das novas tecnologias etc. Ser uma forma de proporcionar criana no s a apropriao do ler e escrever, mais tambm um pensar sobre este mundo letrado que est em contato permanente com as crianas. 3 - Metodologia Desta forma, tentando responder as nossas indagaes mencionadas anteriormente, realizamos algumas etapas para concretizar o nosso trabalho. A comear pela pesquisa bibliogrfica sobre o tema proposto, que conforme Oliveira, "[...] pesquisa bibliogrfica tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuio cientfica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenmeno (1999, p.119). O que faz com que este procedimento metodolgico seja um elemento primordial para qualquer investigao, pois permite muitos subsdios com diferentes olhares sobre o assunto a ser pesquisado, de modo a colaborar com o desenvolvimento de qualquer trabalho cientfico. Outra etapa em nosso estudo foi a realizao de uma pesquisa de campo com 08 (oito) professoras de uma escola particular da Educao Infantil. Ressaltamos que na pesquisa de campo foi elaborado um questionrio com uma nica pergunta: Para voc o que mais importante na Educao Infantil, a Alfabetizao ou o Letramento? Por qu? Sobre a pesquisa de campo necessrio relatar que:
[...] aquela utilizada com o objetivo de conseguir informaes e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hiptese, que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenmenos ou as relaes entre eles (LAKATOS e MARCONI, 2001, p. 186).

Por fim, explicitamos que a metodologia de pesquisa utilizada para compreender a fala das professoras teve como parmetro a Anlise do Discurso. Pensando conforme Foucault (1997), o discurso pode ser visto e pensado como uma prtica discursiva, uma vez que ao ser usado, faz com que a lngua se interaja socialmente com outras prticas, ou seja, o discurso perpassado e construdo por prticas sociais que influenciam o pensar e o agir do sujeito. Assim, analisar o

discurso seria ento muito mais que olhar um enunciado apenas em sua superfcie, visto que, o discurso constitudo e cercado por aspectos histricos, sociais, culturais, ideolgicos, ou seja, so prticas discursivas e sociais concretas, tornando o discurso intenso e em constante movimento. 4 - Alfabetizao e Letramento: o discurso do professor da Educao Infantil Ao analisar as falas das professoras sobre a importncia da alfabetizao e do letramento na Educao Infantil, constatamos que houve uma diviso em suas respostas. No grfico abaixo vemos que s 08 (oito) professoras pesquisadas ficaram assim divididas quando deram suas opinies:
Grfico 01 Professoras da Educao Infantil O que mais importante na Educao Infantil, a alfabetizao ou o letramento? Por qu?

Alfabetizao - 02 professoras Letramento - 03 professoras Alfabetizar letrando - 03 professoras

Ficou claro no grfico que as professoras ao pensarem sobre a importncia da alfabetizao e do letramento na Educao Infantil no chegaram a um consenso sobre o assunto, j que as mesmas ficaram divididas em grupos. Entretanto, mesmos que divididas, observamos que as professoras pesquisadas valorizam os processos de alfabetizao e/ou letramento na Educao Infantil, desconstruindo discursos que pregam que este espao s para brincar e cuidar (como se esses fossem dissociados do ensino aprendizagem), sem necessariamente ser um lugar da aprendizagem e da construo do conhecimento, por meio das letras. 4.1 Alfabetizao Primeiramente, ao analisar as falas das duas professoras que disseram que na Educao Infantil o melhor procedimento a alfabetizao ou os pr-requisitos desta, vemos que houve uma discordncia entre ambas quanto a um melhor entendimento tanto de alfabetizao quanto de letramento nesta etapa de ensino. A

professora 01, quando perguntada sobre o que mais importante na Educao Infantil, diz que:
A alfabetizao, pois o letramento est presente nos dias de hoje, at mesmo na educao infantil. As crianas vivem num mundo cheio de estmulos visuais [...] nada mais natural interessarem-se em descobrir as letras dos livros, das msicas, entre outros. (professora 01)

Nesta fala, vemos que a professora tem uma noo superficial de letramento, pois ao dizer que o letramento est presente nos dias de hoje, at mesmo na educao infantil, e mesmo assim fala que o melhor procedimento a alfabetizao, no v que estas crianas apenas so perpassadas pelo mundo letrado, assim de nada adianta apenas descobrir as letras dos livros, das msicas, entre outros pela alfabetizao, se no acontecer o uso competente da leitura e da escrita em prticas sociais (SOARES, 2004, p. 20). Portanto, estas crianas que vivem num mundo cheio de estmulos, nos leva a entender que de certa forma o letramento antecede a alfabetizao, como disse a professora pesquisada, mas ao mesmo tempo, quando pensamos na Educao Infantil ambos caminham juntos, pois este conhecimento das letras apenas o primeiro processo de letramento, sendo necessria uma alfabetizao que promova verdadeiramente essa prtica, quando acontece o uso consciente da leitura e da escrita, para que essas no fiquem apenas na superficialidade, quando a inteno apenas descobrir as letras mecanicamente. Para a outra professora pesquisada,
Durante a educao infantil a criana necessita apenas de prrequisitos da alfabetizao. [...] Quando a criana entra no momento de ser alfabetizada precisa estar preparada que aps a leitura e a escrita possa ocorrer o letramento. (professora 02)

Neste depoimento, vemos que a professora at d uma importncia para o processo ensino aprendizagem na Educao Infantil, mesmo que de modo aparente, porm, ao mesmo tempo, ao dar relevncia apenas para pr-requisitos da alfabetizao, valoriza somente o reconhecimento isolado das letras, pois admite que at mesmo a alfabetizao no muito importante nesta fase de ensino. Pelo seu depoimento preciso que a criana apenas entre em contato com o alfabeto, sem necessariamente aprender a ler e escrever, ou mesmo participar ativamente do mundo letrado que a cerca. Na declarao da professora, mesmo que subtendido,

parece haver um respeito a favor da especificidade do ser criana, quando as fases da infncia so respeitadas de acordo com o desenvolvimento da mesma. No entanto, ao dizer que, quando a criana entra no momento de ser alfabetizada precisa estar preparada que aps a leitura e a escrita possa ocorrer o letramento, a professora cai em contradio, pois ao deixar entender que a alfabetizao e o letramento devem acontecer apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, no se atenta para o fato de que essa preparao j pode acontecer na Educao Infantil, sendo que essas prticas se iniciam,
Desde o momento em que a escrita se torna objeto de ateno da criana numa dada sociedade letrada, quando ela comea a interagir com a lngua, ou muito antes disso, quando ela tenta compreender o mundo e vai se valendo do jogo simblico, para interpretar, operando com significantes e significados. (vila, 1995, p. 40)

Neste sentido, sem precisar desconsiderar as especificidades da infncia, a criana precisa estar preparada quando sair da Educao Infantil e entrar no Ensino Fundamental, pois como afirma Soares (2004, p. 14) a alfabetizao se desenvolve no contexto e por meio das prticas sociais de leitura e escrita, e o letramento, por sua vez, se desenvolve em dependncia da alfabetizao, o que nos leva a entender de que a criana da Educao Infantil pode e deve se iniciada com as prticas de alfabetizao, e que em consequncia disso possa ocorrer o letramento, j que antes de entrar no ensino fundamental essa criana j est em contato com o mundo letrado. Se isso for negado em seu processo de ensino, correse um grande risco de essa criana chegar ao ensino fundamental sem reconhecer, entre outros fatores, os vrios gneros textuais que fazem parte do mundo letrado e que so primordiais para uma aprendizagem consciente da alfabetizao, em que a criana possa adquirir competncias e habilidades imprescindveis para a ampliao da viso do mundo que as cercam. 4.2 Letramento Ao dizerem que o letramento mais importante na Educao Infantil, ficou constatado que de modo geral as professoras pesquisadas tm conscincia do conceito e da finalidade do mesmo. Inicialmente, percebemos que na fala da professora 03 est caracterizado que o mais importante
O letramento, porque a alfabetizao no obrigatria na educao infantil. A alfabetizao o fruto colhido futuramente, aps voc

plantar, regar, dar amor, [...] amadurecendo aos poucos. Nada deve ser antecipado antes do tempo. (professora 03)

No depoimento acima, vemos que a professora pesquisada ao dar valor ao letramento na Educao Infantil remete sua fala a Comenius, quando este diz que a criana uma arvorezinha que pode ser plantada, transplantada, podada, [...] uma rvore crescida nunca (2002, p. 78). No mesmo sentido, a professora expe que a criana precisa ser preparada aos poucos para ser alfabetizada. Em sua fala est explcito que o letramento pode ser comparado a esta arvorezinha de Comenius, pois quando este plantado e regado com muito amor, por meio do reconhecimento de gneros textuais, contao de histrias, enfim, o acesso a universalizao da cultura letrada, a alfabetizao que fruto do letramento vai amadurecendo aos poucos, e ao fazer isso no antecipamos antes do tempo a alfabetizao, consequentemente respeitamos as especificidades da infncia, para que a criana no se torne uma rvore crescida prematuramente. As professoras 04 e 05 quando falam que o letramento o mais importante na Educao Infantil, tornam seus discursos uma nfase ao conhecimento das letras, contao de histrias e a leitura de mundo:
[...] estou sempre estimulando o conhecimento da letra e o reconhecimento do objeto que inicia com a letra explorada. A leitura frequente de histria para as crianas sem dvida, a principal atividade de letramento na Educao Infantil. (professora 04) O Letramento mais importante, pois por meio dele possvel que a criana no aprenda s ler e escrever, mas tambm interpretar e realizar a leitura de mundo. (professora 05)

Nas falas das professoras vemos que as mesmas entendem o letramento como uma vivncia, um encaminhamento saudvel da criana aos mais variados textos do mundo letrado, e que estes s tem sentido se realmente forem usados na prtica, com as crianas participando ativamente. A partir disso, abre-se um caminho para as crianas exporem suas palavras de acordo com o cotidiano e a leitura de mundo de cada uma. Assim,
[...] A relao palavra/mundo revela que a palavra no apenas um instrumento de comunicao, mas um momento de revelao de conhecimentos/conscincia, intuio/imaginao, fantasia/desejo. (PEREZ, 1993, p. 103)

De acordo com Soares (1991, p.155), o contexto [...] do letramento no apenas decodificar smbolos lingusticos, mas sim, interpretar e compreender o

sentido do texto. Dessa forma, entendemos que neste panorama de aprendizagem, mesmo que no acontea a alfabetizao por meio de um domnio dos signos lingusticos, a prtica de letramento faz com que as crianas tenham uma experincia social ativa, ampliando a viso que as mesmas tm do mundo. 4.3 - Alfabetizar letrando E por fim, quando as professoras responderam que o mais importante na Educao Infantil o alfabetizar letrando, suas falas mostram que a alfabetizao e o letramento so processos distintos, j que cada um tem suas especificidades, porm, ao mesmo tempo, os discursos das professoras evidenciam que estes so complementares e inseparveis. Sendo assim, na Educao Infantil o alfabetizar e o letrar no podem ficar isolados, de tal modo nesta etapa de ensino no se prope a escolha de um ou outro, mas sim de alfabetizar letrando, como ficou claro nas falas abaixo:
Alfabetizao e Letramento precisam caminhar juntos, j que um depende do outro [...]. Sendo assim, alfabetizar e letrar, devem acontecer simultaneamente, proporcionando a criana decodificar os cdigos lingusticos e ao mesmo tempo ter conscincia crtica sobre a real funo e importncia dos textos escritos. (professora 06) [...] alfabetizao e letramento devem permanecer em juno [...]. No acredito que um tenha mais importncia que o outro. Tem que ser desenvolvido de acordo com o processo de cada grupo. (professora 07)

Convm explanar que o alfabetizar letrando no deve ser visto como um novo mtodo de alfabetizao, que vai revolucionar na forma de encaminhar s crianas a aquisio da leitura e da escrita, mas sim na ressignificao do sentido da alfabetizao, fazendo com que esta no seja apenas um processo de codificao e decodificao mecnica, e sim um meio de levar a criana a conviver e descobrir, interagir e aprender, apropriar e usar as prticas reais de leitura e escrita, tornandoas significativas em seu processo de ensino-aprendizagem. O ltimo relato da nossa pesquisa de campo sintetiza perfeitamente o papel do professor ao iniciar s prticas de alfabetizao e letramento na Educao Infantil, de acordo com esse discurso,
O professor deve ter em mente a distino e as relaes entre a alfabetizao e o letramento, e a partir da traar objetivos que levam em considerao tanto o processo de desenvolvimento do aprender

a ler e a escrever quanto a utilizao de escrita e leitura nas prticas sociais. (professora 08)

Dessa forma, preciso que o professor tenha antes de tudo, propriedade do conceito de alfabetizao e de letramento, que saiba distingui-los e que consiga garantir as especificidades de cada um dentro do processo de ensino-aprendizagem. Que sua ao no seja apenas a aderncia ou a fuga de uma moda, mas sim uma ao consciente e reflexiva daquilo que est adotando como prtica profissional, caso contrrio, como disse Nvoa, [...] os professores sero, paradoxalmente, um corpo profissional que resiste moda e que ao mesmo tempo muito sensvel moda" (NVOA, 2000, p. 17, grifo nosso). 5 - Consideraes Finais Em nosso texto ficou claro que ao nos posicionarmos sobre a importncia de alfabetizao e letramento na Educao Infantil, precisamos ter um entendimento do conceito desses termos, j que em nosso estudo revelou-se que h diferentes posies tericas sobre o assunto. Constatamos que a alfabetizao e o letramento apesar de serem distintos quanto as suas especificidades, no podem caminhar separados, uma vez que so igualmente importantes na aquisio da leitura e da escrita, corroborando para um uso competente destas na prtica social da criana. Percebemos tambm por meio da nossa pesquisa de campo, que as professoras pesquisadas, em sua grande maioria, tm um entendimento dos conceitos de alfabetizao e letramento, e que adotam tais prticas em suas aes pedaggicas. Porm, cremos que o professor no pode adotar tais prticas apenas por modismo, o educador precisa estar ciente daquilo que ele quer, e ter um domnio daquilo que vai aplicar, e o mais importante, em se tratando da Educao Infantil, o professor deve ir mais alm, visto que precisa considerar a criana com o um ser social e que esta se constitui em suas interaes com a sociedade, portanto no deve ser isolada. Por fim, antes de entender o conceito e de iniciar o processo de alfabetizao e letramento na Educao Infantil, o professor deve ter tambm um entendimento do conceito de criana e de infncia, pois s assim poder conduzir uma ao consciente que valoriza a criana realmente, constituindo a mesma em uma cidad do mundo e para o mundo.

Referncias VILA, Ivany Souza. A alfabetizao e o papel do ldico. In: RODRIGUES, Maria Bernadete Castro; AMODEO, Maria Celina Bastos. O espao pedaggico. Porto Alegre: Mediao, 1995. p. 37-42. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Diretrizes curriculares nacionais para a educao infantil / Secretaria de Educao Bsica. Braslia: MEC, SEB, 2010. COMENIUS. Didtica Magna. 2 ed., So Paulo, Martins Fontes, 2002. 390 p. FERREIRO, Emilia. Reflexes sobre alfabetizao. So Paulo: Cortez, 1989. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. Trad. T.Muchail, So Paulo: Martins Fontes, 1987. GADOTTI, Moacir. Alfabetizao e letramento tm o mesmo significado? In: Ptio revista pedaggica. Ed. Artimed. Ano IX, n. 34. Maio/Julho 2005. GOULART, Ceclia. Letramento e modo de ser letrado: discutindo a base tericometodolgica de um estudo. Revista Brasileira de educao, vol. 11, n. 33, p. 450460, set./ dez., 2006. LAKATOS, E.M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 2001. NVOA, Antonio. Histrias da Educao. Lisboa, Porto Editora, 2000. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Cientifica. 2 Edio. So Paulo: Editora Pioneira, 1999. PEREZ, Carmen Lcia Vidal. Com lpis de cor e varinha de condo... um processo de aprendizagem da leitura e da escrita. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Revisitando a pr-escola. So Paulo: Cortez, 1993. p. 78-107. SOARES, M. Alfabetizao no Brasil: o estado do conhecimento. Braslia: INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), 1991. ______. Letramento e alfabetizao: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, n. 25, p.5-27, 2004. ______. Letramento: um tema em trs gneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2010. TEDESCHI, Jane Mary de Paula Pinheiro. A professora de educao infantil e a alfabetizao: relao entre a teoria e a prtica. Campo Grande, 2007. 137p. Dissertao (Mestrado) Universidade Catlica Dom Bosco.

You might also like