You are on page 1of 6

Usurio Enviado Nome Situao Instrues Pergunta 1

******** 23/03/10 20:16 Atividade 1 Completada

Resultado 0,8 em 1 pontos

0,1 em 0,1 pontos


Toda lngua se compe de signos lingusticos, que so as unidades de significao. Segundo Saussure, linguista e filsofo suo, o signo composto por duas partes: significado (constitui o plano do contedo, do conceito) e significante (constitui o plano da expresso). Nessa perspectiva, podemos afirmar que o significado :

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

b. Um elemento mental ao qual atribudo um significante. b. Um elemento mental ao qual atribudo um significante.

Comentrios: Alternativa Correta: Um elemento mental ao qual


atribudo um significante. Qualquer signo composto por significado e significante. Significado o aspecto mental e o significante a materializao da idia, do significado.

Pergunta 2
Leia o texto abaixo e selecione a alternativa correta:

0,1 em 0,1 pontos

Dia do amigo O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto n 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista no somente uma vitria cientfica, como tambm uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo meu mestre, meu discpulo meu companheiro. No Brasil, o dia 20 de julho tambm adotado como dia do Amigo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo) Acesso 05/10/2009 s 17h09.

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

c. Pelo fato de apresentar informaes, a funo predominante deste texto a REFERENCIAL. c. Pelo fato de apresentar informaes, a funo predominante deste texto a REFERENCIAL.

Comentrios: Alternativa Correta: Pelo fato de apresentar

informaes, a funo predominante deste texto a REFERENCIAL. No h envolvimento pessoal do autor. Se o texto estivesse em primeira pessoa, como um relato subjetivo sobre o assunto, teramos a funo EMOTIVA OU EXPRESSIVA.

Pergunta 3

0 em 0,1 pontos
Entende-se estilo como o conjunto das escolhas lingsticas feitas por um falante, em uma dada situao comunicativa. Diante disso, leia com bastante ateno o poema abaixo transcrito: Isto Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. No. Eu simplesmente sinto Com a imaginao. No uso o corao. Tudo o que sonho ou passo, O que me falha ou finda, como que um terrao Sobre outra coisa ainda. Essa coisa que linda. Por isso escrevo em meio Do que no est ao p, Livre do meu enleio, Srio do que no . Sentir? Sinta quem l! (PESSOA, F. Poemas Escolhidos. So Paulo: Globo,1997.) Fernando Pessoa um dos poetas mais extraordinrios do sculo XX. Sua obsesso pelo fazer potico no encontrou limites. Fernando Pessoa viveu mais no plano criativo do que no plano concreto. Criar foi a grande finalidade de sua vida. Tinha uma atitude irreverente. Com base nesse texto e no poema lido, podemos afirmar que seu estilo:

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

c. Associa seu estado de alma com a poesia. e. Separa os seus sentimentos (do homem, do poeta) dos sentimentos do eu-lrico (emissor do texto).
homem, do poeta) dos sentimentos do eu-lrico (emissor do texto).

Comentrios: Alternativa Correta: Separa os seus sentimentos (do

Visto que estilo o conjunto de marcas lingusticas feitas por um falante, em uma dada situao comunicativa, podemos afirmar que Fernando Pessoa ao construir o seu poema, separou os sentimentos do homem Fernando Pessoa da voz do locutor do poema.

Pergunta 4

0,1 em 0,1 pontos


Ser que eu posso ter um canal de comunicao com os meus clientes e ainda economizar com isso?. Voc pode. 0800. Uma soluo para seus clientes se comunicarem gratuitamente com voc a qualquer momento, do Brasil ou do exterior. Com a Embratel voc pode. Criar solues que respondem 100% s suas necessidades, s a empresa que o Brasil prefere, s a Embratel. Solues sob medida para pequenas, mdias e grandes empresas,ligue 0800 902100 ou www.embratel.com.br. (Anncio da Embratel) Temos aqui um exemplo de discurso. Discurso na sua mais ampla extenso toda enunciao que suponha um locutor e um ouvinte. Diante disso, leia as afirmaes abaixo e indique a correta. No discurso...

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

a. O locutor tem a inteno de influenciar o ouvinte. a. O locutor tem a inteno de influenciar o ouvinte.

Comentrios: Alternativa Correta: O locutor tem a inteno de


influenciar o ouvinte. Todas as vezes que algum, a partir de uma situao dada, concretiza a comunicao, houve a produo de um discurso. Sendo assim, estamos sempre produzindo discursos quando nos comunicamos.

Pergunta 5

0,1 em 0,1 pontos


As funes da linguagem so designaes dadas aos diferentes papis que um ato comunicativo pode ter em uma determinada situao de comunicao. Dentre as funes estudadas, a potica aquela que:

Resposta Selecionada:

a. centralizada na mensagem, revelando


recursos imaginativos criados pelo emissor. afetiva, sugestiva, conotativa e metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras variadas, como as literrias, letras de msica, em algumas propagandas etc.

Resposta Correta:

a. centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. afetiva, sugestiva, conotativa e metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras variadas, como as literrias, letras de msica, em algumas propagandas etc.
revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. afetiva, sugestiva, conotativa e metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras variadas, como as literrias, letras de msica, em algumas

Comentrios: Alternativa Correta: centralizada na mensagem,

propagandas etc. A FUNO POTICA DA LINGUAGEM tem a mensagem como aspecto central. No est presente apenas em textos poticos, mas caracterstica de qualquer texto criativo.

Pergunta 6

0,1 em 0,1 pontos

A tira acima ilustra elementos do modelo do processo de comunicao proposto por Jakobson. Com base no referido modelo e com relao tira, julgue os itens a seguir. I - A voz do personagem Casco um canal de comunicao. II - O personagem Cebolinha desempenha o papel de receptor/destinatrio da mensagem. III - A forma como o dilogo entre Casco e Cebolinha se desenvolveu indica que houve rudo no processo de comunicao, segundo Jakobson. IV O modelo de Jakobson, ilustrado nessa tira, circular. V - possvel encontrar na tira os seguintes elementos do modelo de Jakobson: contexto, cdigo, mensagem, canal, emissor e receptor. Esto certos apenas os itens:

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

d. II e V. d. II e V.

Comentrios: Alternativa Correta: II e V.


Na tira, Cebolinha o receptor da mensagem, pois ele quem recebe a mensagem do emissor (Casco). Todos os elementos da comunicao, segundo Jakobson se fazem presentes. Emissor: Casco; Receptor: Cebolinha; Mensagem: o contedo que Casco passa para Cebolinha; Canal: tira; Cdigo: verbal e no-verbal; Contexto: a situao da comunicao.

Pergunta 7

0,1 em 0,1 pontos


Os elementos capazes de representar a realidade recebem o nome de:

Resposta Selecionada:

a. Signos e s podem funcionar como tais se carregarem o poder de representar, substituir outra coisa.

Resposta Correta:

a. Signos e s podem funcionar como tais se


carregarem o poder de representar, substituir outra coisa. como tais se carregarem o poder de representar, substituir outra coisa.

Comentrios: Alternativa Correta: Signos e s podem funcionar

A definio de signos : Signos so elementos capazes de representar a realidade e s podem funcionar como tais se carregarem o poder de representar, substituir outra coisa. Essa definio apresentada como a Linguistica o define.

Pergunta 8

0,1 em 0,1 pontos


Define-se como linguagem qualquer sistema de signos socializado. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o signo lingstico que nos remete idia de relao com a natureza.

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

a. uma ave no cu (Tom Jobim). a. uma ave no cu (Tom Jobim).

Comentrios: Alternativa Correta: uma ave no cu (Tom Jobim).


Dentre as alternativas apresentadas, a citada a nica que se relaciona com a natureza. Todas as outras ao do homem.

Pergunta 9

0,1 em 0,1 pontos


O ser humano tem um grande e complexo aparato para perceber o mundo que o cerca. A lngua o mais forte deles. Podemos afirmar que lngua utilizada em:

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

b. Todo e qualquer texto que utilize as palavras e as leis combinatrias para a elaborao da mensagem. b. Todo e qualquer texto que utilize as palavras e as leis combinatrias para a elaborao da mensagem.
as palavras e as leis combinatrias para a elaborao da mensagem.

Comentrios: Alternativa Correta: Todo e qualquer texto que utilize

A Lngua utiliza a PALAVRA para transmitir uma mensagem. O uso da palavra pode ser pela fala ou pela escrita. E tambm respeita as leis combinatrias, a gramtica.

Pergunt a 10

0 em 0,1 pontos

H diversos textos que s podem ser realmente entendidos se o leitor conhecer a funo que a linguagem utilizada desempenha dentro de um determinado contexto. Sobre a tirinha do cartunista Laerte, podemos afirmar que:

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

d. O texto somado com as imagens dirigido ao receptor, portanto a funo predominante a conativa. c. O sonho do personagem criado por Laerte pode ser considerado metalingustico, pois interpretado ainda quando ele est sonhando.
Laerte pode ser considerado metalingustico, pois interpretado ainda quando ele est sonhando.

Comentrios: Alternativa correta: O sonho do personagem criado por

Temos nesse caso, o cdigo utilizando o prprio cdigo e toda vez que isso acontece, tem-se a funo metalingstica.

You might also like