You are on page 1of 4

CURSO: TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DISCIPLINA: DESCARTES DE RESDUOS QUMICOS, BIOLGICOS E RADIOATIVOS PROFESSOR: SAMUEL PIMENTEL COSTA NOME: ISANNARA

FERNANDES SEMESTRE: 1 ANO: 2011 TURMA ___ PERODO TURNO: _______ DATA: ___/___/2011

ESTUDO DIRIGIDO

1. A norma NN 3.01 da Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN trata das diretrizes bsicas de proteo radiolgica. Qual o principal objetivo e o campo de aplicao? Estabelecer os requisitos bsicos de proteo radiolgica das pessoas em relao exposio radiao ionizante. Aplica-se a prticas, incluindo todas as fontes associadas a essas prticas, bem como a intervenes, abrangendo todas as atividades relacionadas que envolvam ou possam envolver exposio radiao. 2. Quais so os requisitos bsicos de proteo radiolgica? Defina cada uma delas. Justificao: nenhuma prtica ou fonte associada a essa prtica ser aceita pela CNEN, a no ser que a prtica produza benefcios, para os indivduos expostos ou para a sociedade, suficientes para compensar o detrimento correspondente, tendo-se em conta fatores sociais e econmicos, assim como outros fatores pertinentes. Limitao de dose individual: A exposio normal dos indivduos deve ser restringida de tal modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos rgos ou tecidos de interesse, causadas pela possvel combinao de exposies originadas por prticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado na tabela a seguir, salvo em circunstncias especiais, autorizadas pela CNEN. Esses limites de dose no se aplicam s exposies mdicas. Otimizao: A proteo radiolgica deve ser otimizada de forma que a magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de ocorrncia de exposies mantenham-se to baixas quanto possa ser razoavelmente exeqvel, tendo em conta os fatores econmicos e sociais. Deve ser

observado que as doses nos indivduos decorrentes de exposio fonte devem estar sujeitas s restries de dose relacionadas a essa fonte. 3. Cite trs deveres dos indivduos ocupacionalmente expostos IOE? Devem seguir as regras e procedimentos aplicveis segurana e proteo radiolgica especificados pelos empregadores e titulares, incluindo participao em treinamentos relativos segurana e proteo radiolgica que os capacite a conduzir seu trabalho de acordo com os requisitos desta Norma; fornecer ao empregador ou ao titular qualquer informao sobre seu trabalho, passado e atual, incluindo histrico de dose, que sejam pertinentes para assegurar tanto a sua proteo radiolgica como a de terceiros; fornecer ao empregador ou ao titular a informao de ter sido ou estar sendo submetido a tratamento mdico ou diagnstico que utilize radiao ionizante; 4. Defina as trs classificaes de rea de acordo com a Lei NN 3.01. So classificadas em: reas controladas, reas supervisionadas ou reas livres. rea controlada - quando for necessria a adoo de medidas especficas de proteo e segurana para garantir que as exposies ocupacionais normais estejam em conformidade com os requisitos de otimizao e limitao de dose, bem como prevenir ou reduzir a magnitude das exposies potenciais; rea supervisionada quando, embora no requeira a adoo de medidas especficas de proteo e segurana, devem ser feitas reavaliaes regulares das condies de exposies ocupacionais, com o objetivo de determinar se a classificao continua adequada. 5. Quais so as responsabilidades dos titulares em relao exposio do pblico fonte? Assegurar a aplicao da otimizao da proteo radiolgica para indivduos do pblico cuja exposio seja atribuvel a tais fontes, considerando as restries de dose para o grupo crtico relevante, estabelecidas pela CNEN; garantir a segurana dessas fontes, tomando todas as medidas necessrias para prevenir falhas e erros que possam resultar em exposio acidental do pblico, ou para minimizar as suas conseqncias; estimar a exposio do pblico, incluindo, quando aplicvel, programa de monitorao radiolgica ambiental; e garantir resposta adequada a situaes de emergncias radiolgicas que possam envolver exposio do pblico, incluindo planos ou procedimentos de emergncia em consonncia com a natureza e a intensidade do risco envolvido.

6. Cite trs responsabilidades bsicas dos titulares e empregadores. Implantar, implementar e documentar um sistema de proteo radiolgica; Determinar as medidas para garantir o cumprimento das diretrizes de proteo radiolgica desta Norma; Rever tais medidas e recursos, identificar quaisquer falhas na sua aplicao, corrigi-las, bem como verificar regularmente se os objetivos de proteo radiolgica esto sendo alcanados.

7. Quais as informaes so necessrias em um plano de Proteo Radiolgica? Identificao da instalao e da sua estrutura organizacional, com uma definio clara das linhas de responsabilidade e respectivos responsveis; objetivo da instalao e descrio da prtica; funo, classificao e descrio das reas da instalao; descrio da equipe, instalaes e equipamentos que compem a estrutura do servio de proteo radiolgica; descrio das fontes de radiao e dos correspondentes sistemas de controle e segurana, com detalhamento das atividades envolvendo essas fontes; demonstrao da otimizao da proteo radiolgica, ou de sua dispensa; funo, qualificao e jornada de trabalho dos IOE; estimativa das doses anuais para os IOE e indivduos do pblico, em condies de exposio normal; descrio dos programas e procedimentos relativos monitorao individual, monitorao de rea, monitorao de efluentes e monitorao do meio ambiente; descrio do sistema de gerncia de rejeitos radioativos; descrio do sistema de liberao de efluentes radioativos; descrio do controle mdico de IOE, incluindo planejamento mdico em caso de acidentes; programas de treinamento especficos para IOE e demais funcionrios, eventualmente nveis operacionais e demais restries adotados; descrio dos tipos de acidentes previsveis, incluindo o sistema de deteco dos mesmos, destacando os mais provveis e os de maior porte; planejamento de resposta em situaes de emergncia, at o completo restabelecimento da situao normal; regulamento interno e instrues gerais a serem fornecidas por escrito aos IOE e demais trabalhadores, visando a execuo segura de suas atividades; e Programa de Garantia da Qualidade aplicvel ao sistema de proteo radiolgica. 8. Quais so os requisitos da gesto?

Deve-se fomentar e manter uma cultura de segurana para estimular e fortalecer atitudes e comportamentos que contribuam para aprimorar a segurana das fontes e a proteo radiolgica. O sistema de garantia da qualidade estabelecido e implementado pelo titular deve proporcionar, no que se refere proteo radiolgica: garantia de que os requisitos especificados esto satisfeitos; mecanismos e procedimentos de controle da qualidade, para revisar e avaliar se as medidas de proteo radiolgica adotadas so efetivas. Devem ser realizadas anlises relativas proteo radiolgica e segurana das fontes associadas s prticas em todas as aes e estgios envolvidos, desde a escolha do local at o descomissionamento ou at o fim do controle institucional, a fim de: identificar as situaes em que possam ocorrer exposies normais e potenciais, levando em considerao os efeitos de eventos externos s fontes, que envolvam diretamente as fontes e/ou os equipamentos a elas associados; determinar a magnitude prevista das exposies normais e, quando razovel e exeqvel, estimar as probabilidades e os valores das exposies potenciais. 9. Quais so os requisitos que devem ser cumpridos no caso de exposio ocupacional, recebidas no curso de uma interveno? Sobre a situao, sua evoluo e como se prev que se desenvolva; as medidas tomadas para a proteo radiolgica dos IOE e dos indivduos do pblico; as exposies ocorridas e as previstas. 10. O que dever ser considerado para se especificar as aes remediadoras e os nveis de ao justificados e otimizados, relativos a exposio crnica? As exposies individuais e coletivas; os riscos radiolgicos e no radiolgicos; e os custos financeiros e sociais, os benefcios e a responsabilidade financeira para as aes remediadoras. Os nveis de ao para interveno, em situaes de exposio crnica, devem ser baseados nos critrios e valores estabelecidos ou aprovados pela CNEN.

BOM ESTUDO!

You might also like