You are on page 1of 6

Manual da Equipa

Desportos Coletivos - Voleibol, Atletismo, Badmnton e Basquetebol

Professores: Manuela Reina e Nuno Faria

Este manual ir servir de guia durante esta poca desportiva nas modalidades de Voleibol, Atletismo, Badminton e Basquetebol. Deves l-lo com muita ateno e sempre que tiveres dvidas sobre a dinmica da aula.

poca Desportiva 2012/2013

Modelo de Educao Desportiva


Durante este ano letivo todos os alunos vo participar num projeto de estudo no mbito da disciplina de educao fsica, inserida no plano de estudos do curso cintifico de Cincias e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, nas modalidades de voleibol, de atletismo, de badminton e de basquetebol atravs do Modelo de Educao Desportiva. O Modelo de Educao Desportiva (MED) foi desenvolvido por Sidentop em 1987, tem como objetivo primordial formar alunos desportivamente competentes, cultos e entusiastas. Como poders constatar na leitura deste documento, o MED tem caractersticas que integra o desporto institucionalizado, nomeadamente a poca desportiva, a filiao, a competio formal, o registo estatstico, a festividade e o evento culminante. um modelo inclusivo, onde se pretende que todos os alunos assumam variadas funes dentro da sua equipa: capito, treinador, jogadores, rbitros, jornalistas, entre outros. As equipas tm nomes, smbolos, cores e um espao prprio para treinar. Ao nvel da formao de equipas, os critrios visam assegurar no s o equilbrio competitivo das mesmas, mas tambm o desenvolvimento das relaes de cooperao e entreajuda na aprendizagem. Com a aplicao deste modelo pretende-se que ao longo de todas as Unidades Didticas das modalidades referidas anteriormente, te tornes num aluno(a) que domina no s as habilidades motoras, mas tambm que conheas e valorizes as tradies e rituais associados ao desporto e atividade fsica (distinguindo a boa da m prtica desportiva) e sejas um promotor e defensor da autenticidade dessa prtica desportiva.

Bom ano letivo!

Pgina 1

poca Desportiva 2012/2013

Papel do Professor O professor deve explicar os objetivos da aula desenvolvendo tarefas para os atingir e ser responsvel pela organizao das aulas e pelo ensino das aes tcnicas e tticas durante a pr-poca. Na competio o papel do professor ser o de supervisionar os exerccios escolhidos pelos alunos e o seu comportamento. Equipas As equipas so definidas pelo professor, aps a avaliao diagnstica das modalidades coletivas s quais se ir aplicar o MED. Agora que j sabes os elementos da tua equipas so responsveis por: Definir o capito da equipa e o treinador; Escolher um nome, uma cor, o grito, a mascote, o logotipo, um lema e um hino; Respeitar os colegas, os adversrios e os rbitros; No estragar o material; Promover o fair-play. Funes da Equipa Durante esta poca desportiva os alunos podero assumir diferentes funes, nomeadamente, funes de organizao da competio ou funes de participao na competio. Por isso, para que todos contribuam para o sucesso da equipa sero atribudos, pelo capito, as seguintes funes: Jogador; rbitro; Cronometrista; Oficiais de Mesa; Capito; Treinador; Jornalista.

Pgina 2

poca Desportiva 2012/2013

Os Jogadores: Quando estiveres a desempenhar o papel de jogador ters que estar empenhado, interessado e dedicado de modo a conseguires alcanar o sucesso com a tua equipa. Alm disso, deves respeitar os teus colegas e os adversrios, assim como toda a equipa que estiver responsvel pela organizao. O fair-play, a cooperao, a competio, a autonomia, a responsabilidade e a iniciativa so aspetos que estaro sempre em avaliao e, por isso, deves agir segundo os ideais dos mesmos. No incio e no final de todos os jogos deves cumprimentar os teus adversrios e todos os elementos da organizao. A equipa que perder recolhe o material. Os rbitros: Os jogos sero dirigidos por um rbitro principal e se possvel, um rbitro auxiliar. Os rbitros devem manter sempre a calma, ser claros nas decises e explicaes que do aos jogadores, ser justos e imparciais, agindo de acordo com as regras da modalidade. Tambm devem respeitar o tempo comandado pelos cronometristas. probido discutir com os rbitros, colegas, adversrios e restantes elementos das equipas. Caso esta situao acontea podem ser descontados pontos na classificao da equipa. Os Cronometristas: Os cronometristas devem assinalar com clareza e em voz alta o incio e fim dos jogos, assim como os intervalos e recomeo dos jogos. Para isso, devem saber trabalhar com o cronmetro e estar muito atentos ao desenrolar do jogo. Os jogos sero dirigidos por um cronometrista. Os Oficiais de Mesa: Existiram dois oficiais de mesa. Um ser responsvel por registar os pontos de cada equipa, seja no boletim do jogo seja no marcador. O outro ter que desempenhar o papel de estatstico, registando aspetos definidos pelo Professor. Esse

Pgina 3

poca Desportiva 2012/2013

registo ser efectuado numa grelha, que te ser fornecida, na qual devers preencher durante os jogos. O Jornalista: Como jornalista sers responsvel por registar todos os acontecimentos dos jogos e dos treinos, de forma a construir uma reportagem de cada aula. Para isso, poders recorrer mquina fotogrfica ou mquina de filmar e a entrevistas para que esses acontecimentos fiquem registados no s em papel mas tambm em imagem. O blog ser um local para escrever as notcias da semana. Podes, ainda, refernciar algumas curiosidades sobre cada equipa. O Capito: Ser capito uma honra e, por isso, s um aluno muito especial poder assumir este cargo. Para honrares este compromisso deves ser bastante responsvel, calmo, ajudar os teus colegas, incentiv-los e dar-lhes muita fora e apoio. A tua equipa espera que sejas motivador e mostres atitudes de liderana.
Os teus direitos: Exigir empenho, responsabilidade e respeito; Saber tudo o que se passa na equipa; Pedir ajuda quando precisares; Convocar e reunir todos sempre que seja necessrio; Desistir de ser capito. Os teus deveres: Ser um exemplo a seguir e ser o porta-voz da equipa; Ajudar os colegas nas tarefas; Criar um esprito de unio na equipa; Tomar medidas de segurana; Resolver os problemas da equipa; Ler o Manual de Equipa e fazer com que os elementos da tua equipa tambm o faam; Representar os colegas nos bons e nos maus momentos; Deves auxiliar o teu treinador na montagem do material durante os treinos.

Pgina 4

poca Desportiva 2012/2013

O Treinador: O treinador tem o comando da equipa. s responsvel por gerir o treino da tua equipa antes dos jogos. Para escolheres os exerccios de treino para a tua equipa tens o apoio deste manual e do teu professor. Deves ajudar os teus colegas corrigindo os seus erros, explicando-lhes de forma clara e com pacincia mas tambm elogi-los.

Pgina 5

You might also like