You are on page 1of 6

Terra de Quilombo

Boletim 04
julho 2008

A Conveno 169 da OIT


No ms de abril, ocorreu a consulta aos quilombolas convocada pelo governo federal para discutir a mudana da instruo normativa do Incra que trata da titulao das terras de quilombo. Ao fazer a convocao, a Advocacia Geral da Unio justificou que a consulta se dava em cumprimento Conveno 169 sobre Povos Indgenas e Tribais em Pases Independentes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). Para muitos, essa importante conveno ainda desconhecida. Por isso, nessa edio do Boletim Terra de Quilombo, procuramos explicar um pouco mais do que se trata a Conveno 169 que vale como lei no Brasil e garante direitos aos povos indgenas e quilombolas.

O Que ?
Organizao Internacional do Trabalho - OIT
A Organizao Internacional do Trabalho, conhecida pela sigla OIT, uma agncia das Naes Unidas (ONU) que tem sede na Sua e escritrios em diversos pases, entre eles o Brasil. Ela constituda por 182 pases-membros. A OIT foi fundada em 1919 com o objetivo de promover a justia social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e trabalhistas. A estrutura da OIT prev que na sua administrao e atividades devem participar representantes de governos, de empregadores e tambm de trabalhadores por meio dos sindicatos. A estrutura da OIT formada pelos seguintes rgos: Conferncia Internacional do Trabalho um frum mundial que se rene anualmente para discutir questes sociais e trabalhistas, adotar e rever normas internacionais do trabalho e estabelecer as polticas gerais, o programa de trabalho e o oramento da OIT. composta por representantes de governo, de organizaes de empregadores e de trabalhadores de todos os pases membros da OIT. Conselho de Administrao formado por 56 membros titulares, sendo 28 representantes dos governos, 14 dos trabalhadores e 14 dos empregadores. O governo brasileiro um dos que ocupa um posto permanente nesse conselho. O Conselho Administrativo se rene trs vezes ao ano e responsvel pela elaborao e pelo controle da execuo das polticas e programas da OIT, pela eleio do Diretor-Geral e pela elaborao de uma proposta de programa e oramento bienal. Secretariado (Escritrio Central) a sede de operaes onde se concentra a maior parte das atividades de administrao, de pesquisa, de produo de estudos e de publicaes e de reunies. dirigido pelo Diretor-Geral. Desde os anos 1920, a OIT tem entre suas principais preocupaes as condies de trabalho dos povos indgenas e tribais . A primeira conveno da OIT sobre povos indgenas e tribais, a Conveno 107, foi aprovada em 1957. J a Conveno 169 que substituiu a Conveno n 107, foi aprovada pela OIT em 1989.
2

Conveno
No mbito das Naes Unidas e da OIT, so produzidos vrios documentos jurdicos sobre os mais diversos temas como, por exemplo, os direitos polticos da mulher, a preservao da diversidade biolgica e a eliminao da discriminao racial, e os direitos dos povos indgenas. Tais instrumentos jurdicos expressam a concordncia dos vrios pases sobre temas de interesse internacional. So conhecidos pelo nome de acordos, tratados, convenes, protocolos, resolues e estatutos. Podemos dizer que funcionam como leis que valem em diversos pases. A palavra conveno costuma ser empregada para designar os documentos jurdicos internacionais que envolvem vrios pases e foram elaborados em conferncia internacional. A Conveno n 169 sobre Povos Indgenas e Tribais em Pases Independentes foi adotada na 76 Conferncia Internacional do Trabalho da OIT no ano de 1989. E entrou em vigor internacional, em setembro de 1991.

Ratif icao
Para que a conveno tenha validade para um pas preciso que seja ratificada por aquele pas. Quando a conveno ratificada, passa a ter fora de lei naquele pas. At 2007, a conveno 169 havia sido ratificada por 18 pases. O Brasil um dos pases que ratificou a Conveno 169. A conveno vigora no nosso pas desde 2003. Os Estados-membros (os pases), ao ratificarem a Conveno, comprometem-se a adequar sua legislao e prticas nacionais aos termos e disposies da Conveno e a desenvolver aes com vista sua aplicao integral.
2

O Que diz a COnvenO 169


A Conveno 169 vale para os povos indgenas e tambm para os povos tribais, ou seja, para os grupos como os quilombolas cujas condies sociais, culturais e econmicas distinguem-nos de outros segmentos da populao nacional. A conveno formada por 44 artigos que tratam dos direitos sociais, econmicos e culturais dos povos indgenas e tribais. Determina que os governos respeitem a identidade tnica e cultural, os costumes e as tradies desses povos. A conveno reconhece aos povos indgenas e tribais o direito a propriedade de seus territrios e a consulta prvia para medidas que possam afetar suas vidas. Determina tambm ao governo a adoo de medidas para proteger o meio ambiente desses territrios. Estabelece ainda que o governo deve garantir melhoria das condies de vida e trabalho assim como do nvel de educao e sade. Como a Conveno tem fora de lei, um importante instrumento na defesa dos direitos dos povos indgenas e quilombolas. Destacamos aqui alguns dos direitos garantidos na Conveno 169.

Auto-identidade
A Conveno 169 reconhece a auto-identificao como critrio fundamental para a definio dos povos cujos direitos esto assegurados por ela. Assim diz o seu artigo 1: 2. A conscincia de sua identidade indgena ou tribal dever ser considerada como critrio fundamental para determinar os grupos aos que se aplicam as disposies da presente Conveno.

direitos ao Territrio
A Conveno 169 reconhece aos povos indgenas e tribais o direito posse e propriedade de suas terras e territrios. Diz ainda que terra deve ser entendida como territrio, o que abrange a totalidade do habitat das regies que ocupam ou utilizam de alguma outra forma. A conveno determina tambm que o governo: adote medidas para garantir a proteo efetiva dos direitos de propriedade e posse dos povos indgenas e tribais dos seus territrios . proteja os recursos naturais existentes nesses territrios e o direito desses povos a participar da utilizao, administrao e conservao de tais recursos. adote medidas para impedir a entrada no autorizada nos territrios. garanta a alocao de mais terras para esses povos quando as terras que dispem sejam insuficientes para lhes garantir os elementos de uma existncia normal ou para enfrentar o seu possvel crescimento numrico. garanta os meios de promover o desenvolvimento das terras desses povos. A conveno 169 reconhece ainda que esses povos no devem ser removidos de seus territrios. Estipula que nos casos excepcionais onde as remoes sejam necessrias, elas devero ser efetuadas com o consentimento daquele povo, concedido livremente e com pleno conhecimento de causa. Sempre que for possvel, esses povos devero ter o direito de voltar a suas terras tradicionais assim que deixarem de existir as causas que motivaram seu translado e reassentamento.
3

Quando o retorno no for possvel, esses povos devero receber terras cuja qualidade e cujo estatuto jurdico sejam pelo menos iguais queles das terras que ocupavam anteriormente, e que lhes permitam cobrir suas necessidades e garantir seu desenvolvimento futuro.

Consulta Prvia
Um importante direito assegurado pela Conveno 169 o direito consulta prvia aos povos indgenas e tribais toda vez que estejam previstas medidas legislativas (isso , novas leis e normas) ou administrativas (como polticas pblicas ou projetos de infra-estrutura) que venham afetar as suas vidas. A Conveno detalha como devem ser feitas as consultas. Assim, o seu artigo 6 diz que: 2. As consultas realizadas na aplicao desta Conveno devero ser feitas, de boaf e de maneira apropriada s circunstncias, com o objetivo de se chegar a um acordo ou consentimento com as medidas propostas. Ou seja, consulta no se confunde com simples comunicao da medida prevista. preciso que seja garantido o acesso s informaes corretas bem como as condies para a livre manifestao de todos e todas. E fundamental existir da parte de quem convoca a consulta a real disposio para o dilogo com vistas construo de um acordo.

Foi em cumprimento Conveno 169 que o governo federal convocou a consulta aos quilombolas para discutir a nova instruo normativa do incra sobre titulao de terras de quilombo em abril de 2008. Muitos quilombolas e assessores que participaram dessa consulta consideram que o governo no obedeceu Conveno 169 j que no houve espao para a construo de um acordo sobre a nova norma. Os quilombolas no consentiram com a maior parte das mudanas propostas pelo governo para a instruo normativa. Por outro lado, o governo no aceitou as principais propostas dos quilombolas.

BOM saBeR
Quando os pases ratificam a Conveno 169, assumem o compromisso de informar periodicamente a OIT sobre a sua aplicao. Tambm assumem o compromisso de acatar as observaes e as recomendaes dos rgos de superviso da OIT sobre esse tema. Em 2008 est prevista a apresentao de um relatrio onde o governo brasileiro deve relatar como est se dando o cumprimento da Conveno 169 em nosso pas. O documento ser examinado pelo Comit de Especialistas da OIT, composto por 20 especialistas independentes que avaliaro se o governo brasileiro est agindo de acordo com a Conveno 169 e faro recomendaes para que isso de fato ocorra. Visite o site da Comisso Pr-ndio e acesse o texto completo da Conveno 169: www.cpisp.org.br/htm/leis/instrum01.htm
4 4

Fontes Consultadas:
stios eletrnicos da OiT http://www.oitbrasil.org.br http://www.ilo.org/public/ OiT Boletn 2007 - La OIT y los pueblos indgenas y tribales http://w w w.ilo.org/public/spanish/indigenous/ newsletter/2007.pdf

FiQue POR denTRO


Placar das Titulaes
No 1 semestre de 2008 foram tituladas cinco comunidades. Todas as cinco esto localizadas no Par e foram tituladas pelo Instituto de Terras do Par no ms de maio: Jacarequara com 1.602, 9725 hectares; Matias com 1.479, 6824 hectares; Menino Jesus com 306,5891 hectares; Santa Luzia com 68,7834 hectares; Tipitinga com 1.624,1271. Com mais essas titulaes, o nmero de territrios quilombolas titulados no Brasil sobe para 87.

Expediente
Texto: Lcia Andrade Equipe de pesquisa: Ana Carolina Chasin, Daniela Perutti e Carolina Bellinger Projeto grfico: fotos: Carlos Penteado Patrocinadores:

Processos no incra

RTIDs Publicados 1 semestre de 2008


Estado
Esprito Santo Rio de Janeiro Rio Grande do Sul

2008, Comisso Pr-ndio de So Paulo

Comunidade(s)
Linharinho Sacop Manoel Barbosa

Data de Publicao no Dirio Oficial


04.03.2008 28.02.2008 10.03.2008

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste boletim, sem autorizao prvia por escrito da Comisso Pr-ndio, poder ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrnicos, mecnicos, fotogrficos, gravao ou quaisquer outros.

Este documento foi impresso em papel reciclado

Portarias do Presidente do Incra Publicadas 1 semestre de 2008


Estado
Par Rio de Janeiro Rio Grande do Norte

Comunidade(s)
Cacau e Ovos Santana Acau Jatob

Data de Publicao no Dirio Oficial


02.01.2008 09.06.2008 20.03.2008 02.01.2008

5 5

IMPRESSO FEChADO
Envelope fechado, pode ser aberto pelo ECT
Comisso Pr ndio de So Paulo
Rua Padre Carvalho 175 So Paulo SP 05427-100 Telefone/Fax: (11) 3018 7228 3518 8961

cpisp@cpisp.org.br

You might also like