You are on page 1of 19

BIOMECNICA DO SISTEMA MUSCULAR

ASPECTOS BIOMECNICOS DO SISTEMA MUSCULAR


Introduo estrutura e funo do sistema muscular Aes musculares e regulao do movimento Fatores biomecnicos no desenvolvimento de fora Fatores neuromusculares no desenvolvimento de fora

MSCULO
Todo movimento humano gerado pela ao de um msculo O msculo o nico tecido do corpo humano capaz de produzir fora, i.e., biomecanicamente, o msculo a nica estrutura ativa do corpo

MSCULOS DO CORPO
(40% a 45% massa corporal)
Liso: involuntrio (paredes de vasos sangneos e de rgos internos) Cardaco: involuntrio, estriado (msculo do corao) Esqueltico: voluntrio, estriado, ligam-se ao esqueleto (cerca de 215 pares)

MSCULOS DO CORPO

Os principais grupos musculares no corpo humano

Esquema da estrutura muscular

Estrutura e funo do msculo esqueltico


O m. Inteiro geralmente envolvido por uma fscia e uma camada de tecido conectivo conhecido como epimsio. A prxima estrutura menor o fascculo, que consiste de fibras musculares envoltas por uma camada de tecido conectivo chamada perimsio. As fibras musculares contm estruturas menores = miofibrilas.

Estrutura e funo do msculo esqueltico


Miofibrilas so formadas por unidades ainda menores = sarcmeros, as unidades contrteis do m. esqueltico. (miosina - filamento espesso, actina - filamento fino).

A fibra muscular (50 m diam., 10 cm comp.) uma clula muscular individual envolta pelo endomsio, outro tecido conectivo que envolve as fibras dentro do fascculo.

Estrutura Muscular

A UNIDADE MOTORA
A coordenao da contrao de todas as fibras feita atravs de uma subdiviso em unidades funcionais - as unidades motoras. A unidade motora consiste de um nervo motor, com seu corpo nervoso e ncleo localizado na matria cinza da medula espinhal e forma um longo axnio at os msculos, onde se ramifica e inerva muitas fibras.

Esquema da Unidade Motora

Excitao e Contrao
Quando uma unidade motora ativada, impulsos (potenciais de ao) viajam pelo axnio e so distribudos ao mesmo tempo por todas as fibras na unidade motora. A excitao do nervo transferida pela sinapse para a membrana da fibra muscular. A unio do nervo motor com a fibra muscular chamada de juno neuromuscular ou placa motora.

ELETROMIOGRAFIA
O impulso eltrico que atravessa a placa ou juno pode ser registrado, e a base da eletromiografia. EMG o registro da atividade eltrica associada contrao muscular. A eletromiografia um importante mtodo de medio para a biomecnica.

ELETROMIOGRAFIA

Tipos de Fibras Musculares

FIBRAS MUSCULARES
CLASSIFICAO DAS FIBRAS
SISTEMA 1 SISTEMA 2 SISTEMA 3 velocidade de contrao resistncia fadiga fora da unidade motora capacidade oxidativa capacidade glicoltica contrao lenta Tipo I SO lenta alta baixa alta baixa contrao rpida a Tipo IIa FOG rpida moderada alta mdia alta contrao rpida b Tipo IIb FG rpida baixa alta baixa maia alta

CICLO DE PONTES CRUZADAS


No msculo, a fora gerada pela ao de bilhes de cabeas de miosina interagindo com actina, movendo-se, desligando-se, interagindo com outra actina e assim por diante.

Tenso isomtrica desenvolvida por uma fibra muscular

Tenso isomtrica desenvolvida por trs tipos de fibras musculares

PRINCPIO DO TAMANHO
As fibras musculares so recrutadas numa ordem crescente de tamanho, por que fibras maiores apresentam maior limiar de excitao.

TAMANHO DA FIBRA TIPO DE FIBRA

PRINCPIO DO TAMANHO

Recrutamento das UMs em funo da demanda da tarefa

REGULAO DA FORA MUSCULAR


A regulao da fora muscular dependente de: Nmero de unidades motoras recrutadas Freqncia de disparos

Recrutamento das UMs em funo do tipo de fibra

Freqncia de disparo e Tenso muscular

FORA MUSCULAR
Fatores que interferem na produo de fora por um msculo: Comprimento do sarcmero Comprimento do msculo Velocidade do movimento Temperatura corpo Tipo de msculo - rea de seco transversa /penao Adaptaes neurais ngulo articular no movimento

Relao fora e comprimento do sarcmero

Relao Fora e comprimento do msculo

Relao fora e velocidade de contrao

Relao Fora e velocidade de contrao

Relao Fora e Temperatura

Relao Fora e rea de seco transversa


Sobrecarga muscular crnica Hipertrofia Ganho de fora

Capacidade do msculo produzir F proporcional sua rea de seco transversa (28 a 90 N/cm2)

Arquitetura do msculo esqueltico


ngulo de penao

ARQUITETURA MUSCULAR
Fibras paralelas Amplitude de Movimento velocidade (sartrio, reto abdominal, bceps do brao)

Fibras oblquas < F efetiva para movimentar grandes amplitudes Mais fibras por unidade de rea fora (tibial posterior, reto coxa, deltide) Quanto > ngulo < F total, independentemente da F das fibras

ADAPTAO NEURAL E MUSCULAR DURANTE O TREINAMENTO DE RESISTNCIA

Adaptao mecnica do tecido muscular ao exerccio

You might also like