You are on page 1of 3

FACULDADE DE BAURU - FABAU

Grupo UNIESP ISRAEL ALVES DE ALMEIDA JUNIOR

Arquitetura de Sistemas Operacionais Prof. Esp. Eugnio Mira Questes para Reviso
1 O que Sistema Operacional? Qual o seu objetivo? um software de comunicao entre o homem e o hardware do computador, ex: MS-DOS, Microsoft Windows, Ubuntu 10, OS X Lion Mountain. Seu objetivo facilitar operaes computacionais para que no seja necessrio um amplo conhecimento em hardware para usar o computador, exemplo: se eu coloco um DVD no computador, o sistema operacional j da a opo de reproduzi-lo; se no tivesse esse objetivo, talvez o usurio teria que fazer algo parecido com: -leia E: -localize E:\video1 -execute com o programa nesse endereo: C:\arquivos de programa\programaX.extenso -start video1

2 Explique o que so interfaces a parte do sistema que interage com o usurio, formada por chamadas de sistema ou programas de sistema. 3 Quais os componentes essenciais de um computador? Comente brevemente sobre suas funes. Processador, memria RAM e dispositivos E/S. O processador processa os dados de seus prprios registradores ou da memria RAM, porm se ningum executar qualquer comando o processador no faz nada, por isso precisa tambm dos dispositivos E/S, para o usurio se comunicar. 4 O que CPU? Quais so seus componentes do ponto de vista operacional?

CPU: unidade central de processamento. Possui uma unidade de controle, unidade lgica e aritmtica (ALU) e registradores; o crebro do computador, sua funo ler um dado na memria RAM, fazer a operao que o usurio pede (pelo dispositivo de entrada) e devolver um valor processado para a memria RAM que por sua vez manda isso para o usurio (atravs do dispositivo de sada). Seus componentes so principalmente o processador, dentro do processador, temos alm de componentes fsicos como semicondutores formando portas lgicas e formando tambm registradores, e memoria cache.
5 Explique resumidamente o que : A Memria cach Memria primaria, est dentro da CPU e armazena pedaos de cdigos e informaes mais comuns.
Rua Anhanguera 9-19, CEP 17013-190 Bauru SP. Fone (14)2106-7777 - Site: www.uniesp.edu.br/bauru

FACULDADE DE BAURU - FABAU


Grupo UNIESP ISRAEL ALVES DE ALMEIDA JUNIOR B Memria ROM (Bios) uma memria no - gravvel (somente de leitura) que tem gravado nela testes no computador antes de iniciar o Sistema Operacional. C Memria RAM o nico dispositivo fora da CPU que se comunica com o processador, serve para armazenar dados at que o processador calcule-os, e mostrar resultado no dispositivo de sada. D Registradores

uma pequena memria de alta velocidade dentro do prprio processador usada para armazenar dados temporrios e controle de informaes.
E Memria secundria So memrias grandes que servem para que os dados do computador continuem salvos nelas mesmo desenergizado. Exemplo: HD, CD ROM, PEN DRIVER, DISQUETES. 6 Explique, com suas palavras, o funcionamento dos discos magnticos. O disco magntico, mais conhecido como HD (hard disk = disco duro), um disco de metal com varias camadas, para gravar os dados nele existe algum mecanismo que faz vrios furos em uma dessas camadas, o leitor do disco diferencia pelo relevo a parte furada da no furada convertendo para 0 ou para 1. 7 O que so barramentos? Barramentos so suportes ou encaixes para placas adicionais como: Memria RAM, barramento PCI para placas off board, PCI EXPRESS para acessrios off board tambm, barramento AGP para placa de vdeo, etc.. 8 No nvel de processo, qual a diferena entre um processador de ncleo nico e um processador multiprocessador? A diferena que o de um ncleo faz apenas um processamento de cada vez, e o multiprocessador faz mltiplos processamentos por vez (proporcionalmente ao seu modelo). 9 Conceitue multiprogramao: Em um sistema multiprogramado, diversos programas so mantidos na memria do sistema ao mesmo tempo. 10 Qual a diferena entre programa e processo? Programa um conjunto de processos que tem que ser executado em uma sequencia sempre na mesma ordem, se isso acontecer o programa funciona. Processo cada um desses procedimentos, que individualmente no tem sentido nenhum. Ex: O programa um bolo; um dos processos quebrar o ovo. No h sentido algum em quebrar o ovo apenas, mas se continuar at o final sim, porque teremos um bolo.
Rua Anhanguera 9-19, CEP 17013-190 Bauru SP. Fone (14)2106-7777 - Site: www.uniesp.edu.br/bauru

FACULDADE DE BAURU - FABAU


Grupo UNIESP ISRAEL ALVES DE ALMEIDA JUNIOR 11 Quais so os estados do processo? Ciclo de processador, ciclo de E/S. 12 O que so interrupes? Explique a importncia das interrupes para a eficincia do processador. Interrupes so como o prprio nome j diz, mensagens ou chamadas ao processador que faz com que o mesmo pare o que est fazendo para fazer outra coisa. Essa interrupo pode vir dos E/S ou do sistema dizendo que o processo foi concludo e pode comear o prximo ou para pular esse processo por algum erro e impedir que o computador trave. A importancia das interrupes para a eficiencia do processador que dessa forma ele sabe quando comear um processo, quando pausar e pegar outro processo, quando retornar e continuar o processo anterior, quando destruir um processo, etc. Caso no houvesse essas interrupes, o sistema seria exageradamente lento. 13 No nvel de processo, qual a diferena entre multiprogramao e programao concorrente? Multiprogramao: um tipo de programao que faz processamentos sequenciais, de forma que s processa a segunda informao quando acabar a primeira. Programao concorrente: funciona de maneira no linear ou seja, dois processos podem ocorrer simultaneamente. 14 Na comunicao entre processos, existem trs tipos de comunicao bsica: Excluso mtua ou mutex, Semforos e Monitor. Escolha uma e explique. Semforos: so permitidas apenas duas operaes (P e V). P = decrementa o valor inteiro do processo (que por sua vez j se inicia com o valor 1); V= incrementa o valor do processo. Se o valor do processo for negativo, o processo bloqueado e inserido no fim da fila desse semforo, se o valor for positivo, o primeiro processo da fila liberado.

Rua Anhanguera 9-19, CEP 17013-190 Bauru SP. Fone (14)2106-7777 - Site: www.uniesp.edu.br/bauru

You might also like