You are on page 1of 4

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFESSORA: ANA ROSA PICANO MOREIRA

A INFLUNCIA DAS REFLEXES FILOSFICAS SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

As rvores me comeam. (Livro sobre nada, Manoel de Barros)

Aps traar a diferena entre a psicologia do senso comum e a psicologia cientfica e assistir aos vdeos sobre a evoluo da cincia psicolgica, hora de iniciarmos nossa conversa sobre a Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Vimos que a psicologia estuda cientificamente comportamentos e processos psicolgicos, tais como emoo, motivao, pensamento, desenvolvimento e aprendizagem. Esses dois ltimos esto diretamente relacionados interface psicologiaeducao e sero foco de nossa discusso. O conhecimento advindo das relaes entre psicologia e educao tem pretendido explicar os processos psicolgicos presentes nas prticas cotidianas da escola e responder s questes originadas nessas prticas No entanto, como vimos, a psicologia uma cincia multifacetada, isto , ela se apresenta sob diversas perspectivas tericas e metodolgicas. Assim, temos a psicologia behaviorista, a psicologia humanista, a psicologia cognitivista e a psicologia histrico-cultural, por exemplo, que concebem o homem, a educao, o desenvolvimento e a aprendizagem de formas bem diferentes. Isto faz com que a Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem apresente contornos e diferenciaes nem sempre muito claros e bases tericas mltiplas vinculadas a posies ideolgicas especficas. Procure em fontes diversas (internet, dicionrios, livros, revistas especializadas etc.) definies de DESENVOLVIMENTO e APRENDIZAGEM. Mais adiante, discutiremos essas definies a partir das abordagens psicolgicas que sero estudadas nesta disciplina. Por isso, quando o professor deseja utilizar conhecimentos da Psicologia em sua prtica pedaggica, ele deve estar ciente das implicaes polticas e sociais que tal atitude pode conter. necessrio pensar a psicologia como possibilidade de problematizar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, uma vez que h muito superamos a era dos esquematismos, das solues prontas e da reproduo pura e simples do saber.

Ao longo da disciplina, veremos os principais paradigmas cientficos da psicologia que mencionamos anteriormente. A palavra paradigma, cunhada por Thomas Kuhn, diz respeito a formulaes originais que passam a fornecer fundamentos para prticas de pesquisa em uma rea cientfica. Tais formulaes fundam mtodos de investigao, modos de abordar os problemas da rea, delimitando, inclusive, maneiras especficas de responder a indagaes. (Cunha, 2002, p. 8). Os paradigmas psicolgicos nasceram das influncias das correntes filosficas. Dentre elas, destacamos a filosofia empirista e a filosofia racionalista, responsveis por vises reducionistas das relaes desenvolvimento-aprendizagem e professor-aluno que orientaram (e ainda orientam, s vezes) as prticas educativas. Dentre as questes que inquietavam os filsofos desde a Antiguidade, destacam-se aquelas que se referem ao conhecimento, que podem ser expressas nas seguintes perguntas: "Qual a essncia do conhecimento?" e "A fonte do conhecimento a razo ou a experincia?" Apesar de a forma mais remota de racionalismo ser encontrada em Plato, com Descartes que a ideia de que o conhecimento fruto da capacidade humana inata de pensar ganha maior expresso. Para ele, o conhecimento advm da razo. Essa capacidade considerada inata porque faz parte da natureza humana e independe da experincia ou de qualquer estimulao sensorial. Para o filsofo francs Ren Descartes a razo humana a fonte do conhecimento. Os racionalistas defendem que a criana nasce com certas capacidades mentais inatas que intervm naquilo que vai ser aprendido num perodo inicial de sua existncia. De modo geral, essas capacidades se manifestam gradativamente medida que a maturao biolgica evolui. As ideias empiristas tambm datam da Antiguidade, porm somente nos sculos XVII e XVIII foram sistematicamente desenvolvidas por Jonh Locke, um filsofo ingls. Ele defendeu veementemente que a principal fonte de conhecimento era a experincia, destacando o papel da percepo e da aprendizagem no desenvolvimento da mente. Para os empiristas a mente do homem, ao nascer, uma folha em branco, ou seja, no h nada em termos de contedo. medida que as percepes sensoriais e as experincias vo acontecendo, a mente humana comea a se formas. Os elementos desse contedo se associam aos poucos, reproduzindo internamente as condies de cada situao de aprendizagem. Dessa forma, tudo que percebido constitui rplica interna daquilo que externo.

A influncia dos estudos psicolgicos na educao No final do sculo XIX e incio do sculo XX, o contexto histrico da psicologia apresentava aspectos bem especficos. Com o advento da psicologia cientfica, que se pautava no incremento de pesquisas experimentais, progressivamente, os conhecimentos psicolgicos foram incorporados na educao. A posio empirista conceitua a educao como um processo atravs do qual a sociedade dos adultos (pais, professores, especialistas) influi sobre o desenvolvimento infantil.com o intuito de adaptar as crianas sociedade. A determinao dos objetivos pedaggicos est diretamente relacionada aos interesses sociais e econmicos existentes. Assim, para os empiristas a questo centra-se na busca de condies e mtodos de formao de habilidades necessrias para o melhor aproveitamento de cada indivduo numa sociedade voltada para a produo eficiente. E quando e como intervir? Certamente, desde essa poca a infncia passou a ser o momento privilegiado de interveno via educao escolar com base em pesquisas psicolgicas. Vale ressaltar que as primeiras relaes da psicologia com a educao so marcadas pelo uso e a proliferao dos testes de inteligncia. As explicaes de que a ao do meio determinante no comportamento humano se encaixam perfeitamente nos interesses econmicos e sociais e justificam as pesquisas em laboratrios e a aplicao dos resultados na escola. Alm de os estudos apontarem uma srie de aptides a serem desenvolvidas pela educao, os resultados incluem tambm tcnicas de como desenvolv-las priorizando a transmisso do conhecimento na relao professor-aluno. Contrrios a essa posio, os racionalistas consideram a educao um processo que se efetiva de dentro para fora na medida em a aprendizagem depende, basicamente, de caractersticas inatas. Dessa forma, a educao deve utilizar o que natural e espontneo no aluno, dirigindo as aes pedaggicas para o desabrochar de capacidades geneticamente herdadas. Tanto o pensamento filosfico racionalista quanto o pensamento empirista concebem o homem como ser passivo, seja aos condicionantes genticos, seja s determinaes do meio. Na psicologia, essas correntes so representadas pelas abordagens inatista e ambientalista, respectivamente. No af de superar vises reducionistas como essas, a psicologia tem concebido o homem para alm das determinaes genticas ou do meio, adotando a leitura interacionista dos fatores biolgicos com os fatores ambientes. No entanto, veremos que o termo interao suscita vrias interpretaes, acarretando perspectivas psicolgicas diversas dos processos de desenvolvimento e aprendizagem . Finalizando, o cotidiano da sala de aula reflete certas concepes filosficas que precisam ser compreendidas pelo professor para que ele possa ter condies de refletir

criticamente sobre as suas prticas educativas, que sempre esto comprometidas com um ideal de formao humana, e conquistar a autonomia pedaggica. Referncia bibliogrfica CUNHA, Marcus Vinicius da. Psicologia da Educao 2 Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Este livro apresenta os principais paradigmas da psicologia que influenciaram o campo educacional a partir do incio do sculo XX. Os textos discutem os limites e as possibilidades de cada corrente terica.

You might also like