You are on page 1of 4

Histria:

O alumnio foi descoberto por Sir Humphrey Davy em 1809. Quando o alumnio era ainda uma curiosidade com custo elevado de produo, as primeiras aplicaes foram limitadas a fabricao de obras de arte. No final do Sculo 19, com o aumento da produo e preos menores, foi gradualmente utilizado em utenslios de cozinha e alguns dos primeiros automveis que j possuam painis revestidos de alumnio puro. No incio do sculo 20 as indstrias de alumnio comearam a trabalhar na produo deligas de alumnio com propriedades mecnicas mais elevadas. O rpido e notvel crescimento da importncia do alumnio na indstria resultado de uma srie de fatores: um metal que possui excelente combinao de propriedades teis, pode ser facilmente transformado, atravs de todos processos metalrgicos normais, sendo assim vivel indstria manufatureira em qualquer forma que seja requerida.

O alumnio um metal de estrutura cristalina, ou seja, seus tomos esto dispostos segundo uma rede tridimensional bem definida e que repetida por milhes de vezes. Mais especificamente a estrutura do alumnio chamada de CFC (Cbico de Faces Centradas), com o centro de um tomo em cada vrtice e nos centros das faces do cubo. Exemplos de metais CFC: Alumnio (Al), Cobre (Cu), Ouro (Au), Chumbo (Pb), Nquel (Ni), Platina (Pt), Prata (Ag). FATOR DE EMPACOTAMENTO ATMICO: a relao entre o volume dos tomos no interior da clula unitria pelo volume total da clula. - Fator de empacotamento atmico do aluminio: 0,74 (74% do volume da clula ocupado por tomos) pode ser descrito atravs de empilhamentos de planos compactos (mxima densidade atmica).

Caractersticas:
Ponto de fuso - O alumnio possui ponto de fuso de 660C, o que relativamente baixo comparado ao do ao por exemplo. Ligas de alumnio, devido presena de outros metais, possuem, em geral, um ponto de fuso mais baixo que o alumnio puro. Peso especifico - A leveza uma das principais caractersticas do alumnio. Seu peso especfico de cerca de 2,70 g/cm. Essa caracterstica, aliada ao aumento da resistncia mecnica por adio de elementos de liga/tratamentos trmicos, torna o alumnio o metal de escolha para a indstria aeronutica e de transportes. Caractersticas mecnicas - O alumnio e suas ligas perdem parte de sua resistncia a elevadas temperaturas, embora algumas ligas conservem boa resistncia em temperaturas entre 200C e 260C. Em temperaturas abaixo de zero, entretanto, sua resistncia aumenta sem perder a ductilidade. Resistencia a corroso - Quando o alumnio lquido exposto atmosfera, forma-se imediatamente uma fina e invisvel camada de xido, a qual protege o metal de oxidaes posteriores. Essa caracterstica de autoproteo d ao alumnio uma elevada resistncia corroso. Condutibilidade eltrica - O alumnio puro possui condutividade eltrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard), a qual associada sua baixa densidade significa que

um condutor de alumnio pode conduzir tanta corrente quanto um condutor de cobre que duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro. Condutibilidade trmica - A alta condutividade trmica do alumnio um fator que influencia positivamente seu uso na indstria de alimentos e de produtos qumicos. Propriedade anti-magnetica - O metal no magntico sendo freqentemente utilizado como proteo em equipamentos eletrnicos. Reciclagem - A caracterstica de ser infinitamente reciclvel, sem perda de suas propriedades fsico-qumicas, torna o alumnio o metal de escolha, principalmente em embalagens. Aplicaoes O alumnio segue o ferro/ao entre os metais de maior consumo anual no mundo, sendo o mais importante dos metais no ferrosos. O elemento alumnio abundante na crosta terrestre na forma de xido de alumnio (Al2O3) e as reservas minerais so quase ilimitadas. A variedade de usos do alumnio est relacionada com suas caractersticas fsico-qumicas, com destaque para seu baixo peso especfico, comparado com outros metais de grande consumo, resistncia corroso e alta condutibilidade eltrica/trmica. Construo civil muito utilizado tanto na parte de decorao quanto na estrutural, a utilizao de estruturas de alumnio principalmente pesquisada em funo da economia de peso ou de condies ambientais corrosivas. Transportes - O alumnio muito utilizado em transportes devido alta relao resistncia mecnica/peso, o que permite maior economia de carga,menor consumo de combustvel e menor desgaste. A excelente resistncia corroso confere maior durabilidade ao veculo e exige menor manuteno. Com a melhoria das tcnicas de soldagem e o desenvolvimento das ligas de AlMg, que resistem corroso da gua salgada, o alumnio tem sido muito utilizado no mercado nautico, permitindo a confeco de barcos, lanchas, navios e submarinos. O alumnio tem sido o material predominante nos avies com cerca de 80% em peso, devido ao desenvolvimento de ligas com resistncia mecnica mais elevada. A rigorosa exigncia dos foguetes espaciais tem demandado cada vez mais o uso deste metal. Industria eletroeletrnica - Na indstria eltrica, o alumnio utilizado em cabos condutores, para transmisso e distribuio de energia eltrica, transformadores, solenoides, rels, revestimento de cabos condutores, bases de lmpadas, refletores e componentes. Na indstria eletrnica, seu uso compreende antenas de televiso, capacitores, chassis eletrnico, etc. Bens de consumo - Componentes de alumnio so figuras proeminentes na maioria das utilidades domsticas, tais como: refrigeradores, mquinas de lavar louas e roupas, foges, microondas, aspiradores de p, liquidificadores, alm dos tradicionais utenslios domsticos revestidos com produtos antiaderentes. Maquinas e equipamentos - Na construo de mquinas e equipamentos, a leveza e a elevada condutibilidade trmica do alumnio favorecem o uso em peas e equipamentos trocadores de calor, de minerao, ferramentas industriais e agrcolas, mquinas de impresso e txteis, instrumentos cientficos, etc.

Embalagens - Um dos mercados mais proeminentes do alumnio o de embalagens, cuja utilizao abrange latas de bebidas, embalagens flexveis, rolinhos de folhas para embalagem de alimentos, pratinhos descartveis, tubos de remdio e de pasta de dentes.

Inovaes:
Aluminio Transparente
O alumnio transparente conhecido na indstria como ALONTM, trata-se de um oxinitrato policristalino de alumnio, ou seja, uma cermica transparente cristalizada sobre tomos de alumnio. Apesar de ser uma cermica, muito mais resistente que o vidro blindado, e seu desenvolvimento foi inicialmente buscado pelo exrcito americano para a construo de janelas em veculos blindados. O alumnio transparente muito mais resistente, leve e fino que o vidro blindado, oferecendo diversas vantagens para a blindagem de veculos. Apresenta diversas outras vantagens sobre o vidro, e para uso civil j est sendo usado em leitores de cdigo de barras em supermercados devido ao seu alto ndice de transparncia para luz visvel e ultravioleta. Muitas outras aplicaes esto previstas para o ALONTM(alumnio transparente), e at mesmo as latas de cerveja e refrigerante sero fabricadas nesse material (em 20 ou 30 anos). Todo o mercado pode se beneficiar dessa descoberta, dependendo somente da queda do preo desse produto, pois o mtodo de produo do ALONTM ainda 5 vezes mais caro que o vidro blindado.

Combustvel espacial para foguetes


gua congelada misturada com nanopartculas de alumnio. Este poder ser o combustvel dos foguetes do futuro, sobretudo daqueles que devero decolar da Lua, de Marte ou do primeiro asteroide a ser visitado pelo homem. Segundo os pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, o propelente base de alumnio no apenas faz menos mal ao meio ambiente, como tambm pode ser fabricado fora da Terra, em corpos celestes onde possa ser encontrada gua. Os nicos subprodutos da combusto do Alice, segundo Birkanm, so hidrognio gasoso, e xido de alumnio relativamente inofensivo ao meio ambiente. O novo propelente de foguetes recebeu o nome de ALICE (ALuminum ICE). Alm de alimentar os foguetes nas misses espaciais de longa distncia, o combustvel tambm poder ser utilizado para gerar o hidrognio para clulas a combustvel, como as usadas hoje pelos nibus espaciais e pela Estao Espacial Internacional. As nanopartculas entram em combusto mais rapidamente do que as partculas maiores e permitem um melhor controle sobre a reao e o empuxo gerado pelo foguete. O combustvel Alice fornece empuxo atravs de uma reao qumica entre a gua e o alumnio. Conforme comea a combusto do alumnio, as molculas de gua fornecem oxignio e hidrognio para alimentar a combusto at que todo o p seja queimado. O combustvel para foguetes deve ser congelado por dois motivos: ele deve ser slido, para permanecer intacto ao ficar sujeito s foras do lanamento, e tambm para garantir que os componentes no reajam lentamente antes do foguete ser lanado.

Pesquisas na Federal:
Efeitos da Deformao Plstica Severa em Metais

Departamento de Engenharia de Materiais Ano de inicio das pesquisas: 2006 Lder(es) do grupo: Vitor Luiz Sordi e Maurizio Ferrante Oferece contribuio para o entendimento dos diferentes aspectos dos processos de conformao que envolvem grandes deformaes, como forjamento em mltiplos estgios; toro em alta presso, e extruso em canal angular-ECA. Neste ltimo est centrado o trabalho do grupo de pesquisa. Conseqencia de interesse tecnolgico a obteno de metais e ligas com tamanho de gro ultra-fino, aumentando a tenso de escoamento e a tenacidade, duas propriedades em geral mutuamente excludentes. Uma repercusso importante em mdio prazo seria disponibilizar para a indstria nacional dados suficientes para implementao da tcnica de ECA em escala industrial. Objetivo: Estudar os efeitos da hiper-deformao por ECA, inicialmente numa liga AlCu, atravs de: estudo microestrutural da evoluo de tamanho de gro e texturas de deformao e recuperao/recristalizao; Avaliao quantitativa de propriedades de resistncia mecnica, impacto e dureza; Estudo das correlaes entre microestrutura e propriedades mecnicas.

You might also like