You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

Campus Curitiba Ano/Semestre

LISTA DE EXERCICIOS 2 Mecnica Geral 2 FI70B -Turma S21 Prof.: Rubem Koide
Data entrega: at 28/05/ 2012

2011/2

1 Deduza que quando o coeficiente de restituio de energia.

(impacto perfeitamente elstico) existe a conservao

quando 2 - A bola de tnis tem uma velocidade horizontal atingida por uma raquete. Se ela percorre ento uma trajetria com um ngulo em relao a horizontal e alcana uma altitude mxima , medida em relao a raquete, determine a magnitude do impulso da raquete e a bola. A bola tem massa . Despreze o peso da bola durante o tempo em que a raquete atinge a bola. Dado:
Resposta:

e uma velocidade horizontal 3 - Um jato tem uma massa quando . Se ambos os motores prove uma impulso que varia de acordo com a curva do grfico, determine a velocidade no tempo . Negligencie a resistncia do ar e a perda de combustvel durante o movimento. Dados:

Resposta:

4 Uma bola lanada sobre um piso rugoso com um ngulo . Se ela ricocheteia com um ngulo e o coeficiente de atrito cintico , determine o coeficiente de restituio . Negligencie o tamanho da bola. Dica: Mostre que durante o impacto, o impulso mdio nas direes x e y so relacionados por . Desde que o tempo de . impacto o mesmo, Resposta:

Prof.:

Rubem Koide

Data:

09/05/2012

5 - Sejam duas bolas de bilhar A e B cada uma com massa M. Se a A e B se chocam com uma velocidade como a figura, determine suas velocidades finais logo aps a coliso. A bola B esta inicialmente em repouso e o coeficiente de restituio . Negligencie o tamanho de cada bola. Dado:

Resposta:

6 Duas bolas de bilhar A e B esto inicialmente em contato quando uma terceira bola C choca-se com ambas ao mesmo tempo como mostra a figura. Se a bola C permanece em repouso depois da coliso, determine o coeficiente de restituio. Todas as bolas tem a mesma massa. Negligencie o tamanho de cada bola. Resposta:

7 Um pequeno cilindro C tem massa e est fixo no final de uma barra cuja massa pode ser desprezada. Se a estrutura est sujeita ao momento , e o cilindro est sujeito a fora , a qual sempre direcionada como mostra a figura, determine a . O cilindro tem uma velocidade do cilindro quando velocidade quando Dado :

Resposta:

8 - A agua est fluindo de um hidrante de incndio de dimetro com velocidade . Determine as componentes da fora vertical e horizontal e o momento gerado na base A, se a presso esttica em A . O dimetro do hidrante em A . Dado:

Resposta: M = 1,99 kN.m

Prof.:

Rubem Koide

Data:

09/05/2012

9 A corda tem uma massa por unidade de comprimento. Se a ponta da corda y=h suspensa sobre o canto da mesa, e liberado, determine a velocidade de sua extremidade A para qualquer posio y, como a corda desenrolada e o inicio da queda.

Resposta:

10 Em um instante mostrado, dado, e a haste AB esta sujeito a desacelerao quando a velocidade . Determine a velocidade e acelerao angular da ligao CD neste instante. Dado:

Resposta:

11 Quando a barra esta em um ngulo a haste esta girando com velocidade no sentido horrio e tem uma acelerao angular . Determine a velocidade e a acelerao do peso A neste instante. A corda tem comprimento L. Resolva em funo das variveis. Respostas:

est confinado pra rolar sem 12 O disco de raio escorregar de A para B. Se as placas tm as velocidades mostradas, determine a velocidade angular do disco. Resposta:

Prof.:

Rubem Koide

Data:

09/05/2012

13 Determine o raio de girao densidade do material . Dado:

do paraboloide. A

Resposta:

e centro de massa G. Se ele 14 Uma empilhadeira tem massa eleva um carretel de massa com acelerao a, determine as reaes em cada uma das quatros rodas em relao ao piso. O carregamento simtrico. Negligencie a massa do brao CD. Dado:

Respostas:

15 A roda tem massa M e raio de girao . Ela est originalmente girando com velocidade angular . Se ele colocado no cho, cujo coeficiente de atrito cintico , determine o tempo requerido para o movimento parar. Quais so as componentes das reaes horizontal e vertical que o pino A exerce em AB durante este tempo? Negligencie a massa de AB. Dado:

Resposta:

e repousa sobre a superfcie tendo um 16 O bloco A tem massa coeficiente de atrito cintico . A corda fixa no bloco A passa sobre a polia em C e fixa no bloco B que tem uma massa . Se B liberado, determine a acelerao de A. Assuma que a corda no desliza sobre a polia. A polia pode ser aproximada como um disco fino de raio e massa . Negligencie a massa da corda. Resposta:

Prof.:

Rubem Koide

Data:

09/05/2012

You might also like