You are on page 1of 28

NOME DO PROJETO: Revitalizao do Mangue do Rio Coc ORGANIZAO PROPONENTE: BIO2

MEMBROS: Adson vila Ana Camila Edna Luana Yuri de Abreu FORTALEZA CE JANEIRO/2011

Organizao proponente: BIO2 Fundao: 2011 Sede: Fortaleza /CE Presidida: Sr. Adson vila e Sra. Luana Rolim Melo Total de profissionais: 12 Nossa Misso: Prestar servio as comunidades, buscando sempre o equilbrio entre sustentabilidade e necessidade, preservando os recursos naturais.

1 APRESENTAO DO PROJETO Nome do projeto: Revitalizao do Mangue do Rio Coc Linha de atuao: Fixao de carbono e emisses evitadas com base na recuperao de reas degradadas por meio do reflorestamento. Tema transversal: Consumo consciente Conservao de recursos naturais. Perodo de realizao: 24 meses (Janeiro de 2011 a Janeiro de 2013) Local de Realizao: Estado - Cear, municpio Fortaleza, na rea do manguezal do Rio Coc (figura em anexo).

Abrangncia do Projeto: Ambientes Costeiros Municpi o Populao Localidade Comunidad Fortaleza e das margens do Rio Coc Manguezal 1500 Ribeirinha 1000 500 Bioma da rea do projeto Perfil da populao Pessoas atendidas Pessoas atendidas

diretamente indiretamente

RESUMO

Manguezal um ecossistema costeiro que ocorre em regies tropicais e subtropicais do mundo ocupando as reas entremars. um ambiente caracterizado por vegetao lenhosa tpica, adaptada s condies limitantes de salinidade, substrato inconsolidado e pouco oxigenado e freqente submerso pelas mars. Esse bioma compreende fonte de detritos (matria orgnica) para as guas costeiras adjacentes, constituindo a base de cadeias trficas de espcies de importncia econmica e/ou ecolgica; rea de abrigo, reproduo, desenvolvimento e alimentao de espcies marinhas, estuarinas, lmnicas e terrestres; manuteno da diversidade biolgica da regio costeira; proteo da linha de costa, evitando eroso da mesma e assoreamento dos corpos d'gua adjacentes; controlador de vazo e preveno de inundaes e proteo contra tempestades; absoro e mobilizao de produtos qumicos (metais pesados, por exemplo), filtro de poluentes e sedimentos, alm de tratamento de esgotos em seus diferentes nveis; fonte de recreao e lazer e; fonte de alimento e produtos diversos, associados subsistncia de comunidades tradicionais que vivem em reas vizinhas aos manguezais. Em relao ao Manguezal do Rio Coc, considerado um dos principais responsveis pelo sustento de uma parte da populao de baixa renda que reside nas margens do rio e que recorre ao mesmo para retirar alimentos para o consumo e comercializao. Apesar de sua grande importncia esse Bioma vem sofrendo grandes devastaes provocadas pela ao antrpica, o que vem acarretando em grandes reas degradadas ao longo do Manguezal do Coc. Assim, esse projeto visa recuperao da rea degradada pela ao antrpica mediante a participao da comunidade no processo de reflorestamento das mudas.

2 JUSTIFICATIVA Manguezal um ecossistema costeiro que ocorre em regies tropicais e subtropicais do mundo ocupando as reas entremars. um ambiente caracterizado por vegetao lenhosa tpica, adaptada s condies limitantes de salinidade, substrato inconsolidado e pouco oxigenado e freqente submerso pelas mars. Uma fauna tpica compe ainda esse ecossistema, igualmente adaptada s caractersticas peculiares do ambiente (Soares, 1997). O Brasil tem uma das maiores extenses de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando esturios, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amap at o Municpio de Laguna, em Santa Catarina. Na Regio Metropolitana de Fortaleza, os manguezais so reas midas de maior significncia, com destaque para aqueles associados aos rios Cear, Coc e Pacoti, alm de outros menores, relacionados a lagunas e pequenos esturios. O rio Coc tem suas nascentes nos pequenos cursos dgua situados na serra da Aratanha, e oeste da cidade de Pacatuba Cear, e desgua no litoral do municpio de Fortaleza, limites das praias do Caa e pesca e Sabiaguaba, com foz em forma de esturio (AUMEF, 1987). A influncia das mars penetrando na bacia fluvial do Coc atinge aproximadamente 13 Km de extenso a partir da sua foz, constituindo-se uma zona estuariana caracterizada por extensos manguezais. Esta zona estuariana apresenta uma paisagem belssima, com extensas reas do importante complexo paisagstico e ecolgico do manguezal. Contudo apesar das alteraes sofridas, como aterros, desmatamentos, ocupaes inadequadas, poluio, ainda mantm uma rea de 375 h de manguezal (SEMACE, 1992). O ecossistema manguezal do Coc considerado um dos principais responsveis pelo sustento de uma parte da populao de baixa renda que reside nas margens do rio e que recorre ao mesmo para retirar alimentos para o consumo e comercializao. Segundo Schaeffer-Novelli e Cintron (1986), sete so as espcies de mangue que ocorrem no Brasil, sendo, neste projeto, utilizadas as trs principais espcies: Rhizophora mangle, Avicennia schaueriana e Laguncularia racemosa.

Soares (1997) destaca as seguintes funes dos manguezais: fonte de detritos (matria orgnica) para as guas costeiras adjacentes, constituindo a base de cadeias trficas de espcies de importncia econmica e/ou ecolgica; rea de abrigo, reproduo, desenvolvimento e alimentao de espcies marinhas, estuarinas, lmnicas e terrestres; manuteno da diversidade biolgica da regio costeira; proteo da linha de costa, evitando eroso da mesma e assoreamento dos corpos d'gua adjacentes; controlador de vazo e preveno de inundaes e proteo contra tempestades; absoro e mobilizao de produtos qumicos (metais pesados, por exemplo), filtro de poluentes e sedimentos, alm de tratamento de esgotos em seus diferentes nveis; fonte de recreao e lazer e; fonte de alimento e produtos diversos, associados subsistncia de comunidades tradicionais que vivem em reas vizinhas aos manguezais. Segundo RAMSAR (1996) este ecossistema responsvel, junto com os recifes de coral, pela manuteno da alta diversidade biolgica encontrada nas regies costeiras tropicais de todo o mundo. No entanto, historicamente, o fator que mais tem contribudo para o destaque do manguezal como ecossistema o fato do mesmo ser considerado vital para a manuteno dos estoques pesqueiros das regies tropicais e subtropicais, tanto por servir de abrigo para espcies de valor econmico, como por constituir importante fonte de matria orgnica para as guas adjacentes, visto que funciona como um "transformador" de nutrientes em tecido/estrutura vegetal e animal (matria orgnica), exportados para as guas costeiras. Esse material exportado, enriquecido com fungos e bactrias, constitui-se na base da cadeia alimentar dessas guas (Soares, 1997). Segundo Soares et al. (2003) as caractersticas estruturais e funcionais das florestas de mangue so determinadas pela interao de caractersticas ambientais, que atuam em escalas global, regional e local. Todavia, em reas submetidas forte influncia de atividades humanas, a ao de distrbios deve ser considerada, no que se refere a sua caracterstica (crnico ou agudo), natureza, variabilidade espacial, variabilidade temporal, freqncia e capacidade do sistema em se recuperar aps um distrbio. Pela sua conhecida importncia em termos de diversidade funcional, os manguezais brasileiros so protegidos por diversos mecanismos legais, nas esferas federal, estadual e municipal. No entanto, apesar dessa preocupao legal, o que observamos a crescente destruio das florestas de mangue ao longo de todo o litoral brasileiro. Vrios so os agentes de

degradao desse ecossistema, porm, atualmente merece destaque a crescente presso exercida pela carcinocultura, sobretudo no estado do Cear, onde essa atividade tem apresentado crescimento desordenado, sem o devido controle por parte dos rgos ambientais. A carcinocultura em reas de apicum e florestas de mangue tm provocado srios prejuzos ambientais, sociais e econmicos, em escala local e regional. Assim, tendo discutido os principais problemas existentes no mangue do rio Coc torna-se claro a necessidade de recuperar a rea degradada atravs da conscientizao ambiental da sociedade e incentivo fiscalizao eficiente para a conservao dos seus recursos; alm da implantao e aplicao de tcnicas que sejam capazes de modificar o meio ambiente.

3 OBJETIVOS Objetivo Geral:

Revitalizar a rea do Manguezal do rio Coc.

Objetivos Especficos: Orientar a populao quanto ao consumo consciente dos recursos do mangue abordando os seguintes aspectos: importncia, preservao (APA), sustentabilidade; Direcionar a populao para fontes alternativas de renda (ecoturismo); Realizar o treinamento tcnico da populao ribeirinha e plantar 5000 mil mudas de espcies nativas visando recuperao Acompanhar o crescimento das mudas utilizadas durante a vigncia do projeto.

da rea delimitada pelo projeto;

4 METODOLOGIA A ao do projeto engloba a rea do Manguezal nas proximidades do Rio Coc, visando recuperao da rea degradada pela ao antrpica, assim a implementao das atividades propostas no projeto se desenvolvero mediante a participao da comunidade por meio das seguintes etapas de atuao: Primeiro contato com a populao e anlise (estudos) da regio; Palestras e Capacitao; Produo do material didtico; Plantao das mudas e Ecoturismo; Confeco da Cartilha Educativa.

Primeiro contato com a populao e anlise (estudos) da regio A divulgao do projeto ocorrer nas semanas iniciais para torn-lo de conhecimento da populao, assim sero distribudos panfletos informativos, apresentando os objetivos do projeto, e a necessidade e importncia da participao dos moradores, bem como a formulao do cadastramento das pessoas a participarem do projeto. Durante o mesmo perodo, a partir de estudos da regio sero solicitados SEMACE 5000 mil mudas destinadas revitalizao da rea degradada do mangue do Rio Coc.

Palestras e Capacitao Aps o anncio da existncia do projeto para a populao no entorno da rea a ser revitalizada, sero realizadas as palestras voltadas para conscientizao dos moradores. As palestras abordaro os vrios aspectos do sistema ecolgico do mangue como a importncia das relaes animais e vegetais, relacionando com a necessidade de preservao, haja vista que compreendem regies de APA (reas de Proteo Ambiental) e mostrando como utilizar seus recursos de maneira sustentvel a fim de mostrar o quo vantajoso a participao consciente das famlias. Alm das palestras, sero realizadas oficinas que mostraro as tcnicas de conhecimento necessrio para a plantao de mudas de espcies caractersticas do ecossistema em questo, seguindo com um dos objetivos do projeto, que a restaurao vegetativa do mangue.

Produo do material didtico Em paralelo realizao das Palestras e Capacitao, mediante a participao dos bilogos cedidos pela Universidade Estadual do Cear, sero produzidos mdulos para cada palestra, especificando o contedo que ser apresentado, e livretos com a didtica oferecida nas oficinas, mostrando como e porque fazer plantao das mudas. Alm disso, sero distribudos outros livretos que contero conhecimentos e curiosidades necessrias sobre o mangue e seus animais e vegetais que podero ser utilizados pelas famlias no momento do passeio para transmitir as informaes sobre o mangue.

Plantao das mudas e Ecoturismo A partir da apresentao dessas tcnicas, os moradores sero convocados a plantar as 5000 mil mudas em espaos j definidos pelos especialistas do projeto. Oficinas de aspecto empreendedor sero realizadas com o intuito de mostrar outra opo de fonte de renda que os moradores da regio podero seguir enquanto ocorre o crescimento das mudas e at depois, para que eles busquem o lucro de outras formas e evitem consumir desenfreadamente os recursos do mangue. Esta outra fonte o ecoturismo. Bilogos cedidos pela UECE (Universidade Estadual do Cear) realizaro aulas voltadas para orientaes e curiosidades sobre o mangue, alm disso, mostraro como capturar animais como siris para mostrar de perto aos turistas, como ocorre a coleta, devolvendo depois para o habitat natural. Para a prtica do Ecoturismo ser adquirido um barco (chalana) para a associao dos moradores para que estes possam executar passeios tursticos na regio. O barco ser adquirido atravs de emprstimos com uma financeira, do valor total disponibilizaremos cerca de 65%, o restante ser pago pelos beneficiados com os lucros arrecadados durante os passeios tursticos, que tero custo por pessoa.. Confeco da Cartilha Educativa Ao final do projeto, ser produzida pelos moradores, bilogos e tcnicos do projeto uma cartilha educativa. Nela estaro contidas informaes sobre a problemtica do mangue, avanos do projeto, qual foi a participao dos moradores e como eles podero continuar preservando o mangue. A cartilha servir tambm como base para aquelas comunidades que buscam atividades parecidas ou que tenham objetivos em comum com este projeto.

5 INDICADORES rea (em ha) degradada que rea total (em ha) degradada % (percentual da rea trabalhada em relao rea C COLUNA A COLUNA B COLUNA total): 20% ser recuperada: 5ha da ecorregio: 25ha INDICADOR ABSOLUTO INDICADOR RELATIVO PERCENTUAL TEMA COLUNA A COLUNA B PERCENTUAL Linha de Atuao: Fixao de Carbono e Emisses Evitadas INDICADOR ABSOLUTO INDICADOR RELATIVO Nmero total da % (percentual do nmero de 1000 pessoas abrangidas em populao da rea de pessoas abrangidas em relao aes de educao ambiental: abrangncia do projeto populao total): 66% 1500 Educao Ambiental Multiplicadores de informao: 355 Professores 25 Gestores 10, Lideranas comunitrias 15, Jornalistas 5, Estudantes 300 Gerao e Disseminao de Informaes para o Desenvolvimento Sustentvel Nmero de publicaes que sero produzidas Mdulos de palestras = 6 Cartilhas=11 % (percentual do nmero de multiplicadores em relao ao nmero total de pessoas abrangidas): 50%

Livretos=6 Folhetos=1

Nmero de banco de dados ou sistemas de informaes que sero gerados: Nmero de parcerias firmadas: 5 De quantas redes o projeto participa : uma. Iniciativas ecoeficientes adotadas na gesto do projeto: Ecoturismo; e Regenerao da vegetao nativa do mangue.

Planejamento para a Sustentabilidade

Gesto

6 MATRIZ LGICA DEPLANEJAMENTO, EXECUO E AVALIAO

Objetivos especficos Orientar a populao quanto ao consumo consciente do mangue abordando os seguintes aspectos: importncia, preservao (APA), sustentabilidade

Principais atividades Realizao de 6 palestras explicativas cada uma com a durao de 3h. Total de 18h.

Resultados esperados

Meios de verificao

Trimestre

Famlias conscientes dos Frequncia das Primeiro e segundo recursos que podem ser pessoas cadastradas e trimestre utilizados do mangue, certificado. compreendendo tambm a importncia de sua preservao

Direcionar a populao para Realizao de 10 Ribeirinhos capacitados Frequncia das Terceiro trimestre fontes alternativas de renda oficinas educativas com para a realizao da prtica pessoas cadastradas e (ecoturismo) durao de 20h no total. de ecoturismo do mangue. certificado Realizar o treinamento tcnico da populao ribeirinha e plantar 5000 mil mudas de espcies nativas visando recuperao da rea delimitada pelo projeto Realizao de 6 aulas prticas de demonstrao de como plantar e manter as mudas em crescimento num total de 18h. E ao mesmo tempo realizar a plantao das mudas junto a comunidade. Acompanhar o crescimento Fiscalizao do e preservao das mudas compromisso de utilizadas durante a preservao das mudas vigncia do projeto Publicao dos resultados Informatizao qualificada Frequncia das Terceiro ao quinto da populao e mudas pessoas cadastradas e semestre viveis e restaurao da certificado rea degradada do mangue.

Mudas bem sucedidas, Relatrios fotogrficos Quarto ao mostrando a recuperao e pesquisa por semestre do mangue amostragem

Oitavo

Visualizar a eficincia da Mediante a elaborao Oitavo semestre recuperao da rea. dos artigos e da monografia

7 PLANEJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE E PARCERIAS

Tipo Parceiro Parceria j firmada ou prevista? Natureza Financeira Tcnica x x Recursos humanos x x x x x x x Materiais

Valor Estimado (R$)

IBAMA SEMACE UECE Banco HSBC Petrobrs

prevista prevista

(x) Governo (x) Estado (x) Universidades (x) Empresa ( x) Empresa ( ) Outros

prevista prevista prevista

Participao em redes: entende-se por rede um conjunto de relaes regulares e sistemtica entre pessoas e/ou instituies que visam objetivos comuns de interesse socioambiental. Nome da rede Comunidade-Manguezal Tema trabalhado Desenvolvimento de uma conscincia ambiental voltada para preservao do Bioma Manguezal

Polticas Pblicas: H inteno de o projeto se integrar e/ou interferir na formulao e implementao de polticas pblicas? Como? Atentar para necessidade de elaborao de Leis de Proteo dos Manguezais, e acompanhar rigorosamente por meio de fiscalizao e punio dos agressores desse Bioma.

8 Equipe Tcnica

Nome Adson vila Ana Camila Holanda Edna Luana Rolim Melo Yuri de Abreu A definir A definir A definir A definir Profissional em atividades ecotursticas convidado Profissional em Ecossistema Manguezal convidado Profissional em plantao de mudas de espcies nativas do mangue

Formao/ qualificao profissional Mestre em Botnica Bacharel em Cincias Biolgicas Bacharel em Cincias Biolgicas Bacharel em Cincias Biolgicas Mestre em Ecologia Estudante de Biologia Agrnomo Engenheiro Ambiental Gegrafo Superior Completo

Funo no projeto Coordenador Administrativo e Bilogo Diretora da atividade de comunicao com a populao / Biloga Assistente de comunicao / Biloga Coordenadora Executiva / Biloga Diretor da rea de Ecoturismo / Bilogo Estagirio Estagirio Estagirio Estagirio Ministrante das oficinas de Ecoturismo Ministrante das palestras sobre o ecossistema manguezal Ministrante das oficinas de plantao das mudas

Tempo de Experincia 4 anos 3 anos

Natureza do vnculo de trabalho Empregado permanente no projeto Empregado permanente no projeto Empregado permanente no projeto Empregado permanente no projeto Empregado permanente no projeto Colaborador Temporrio Temporrio Temporrio Temporrio

Carga horria semanal 40h 40h

4 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos

40h 40h 40h 12h 20h 20h 20h 2h

Mestre em Ecologia

2 anos

Temporrio

6h

Mestre em Ecologia

3 ano

Temporrio

6h

9 PLANEJAMENTO DE COMUNICAO

Objetivos de comunicao

Pblico

Atividade

Produto de comunicao e suas mdias

Nmero de Edies

Tiragem

Valor (criao e produo)

Trimestre

Informatizar a populao sobre a importncia do mangue para o equilbrio ecolgico da regio Capacitar os participantes para a plantao das mudas de plantas nativas Capacitar os participantes para a atividade ecoturstica

Famlias ribeirinhas cadastradas

Palestras informativas Internet

3000

R$ 16000

1 ao 5

Oficinas tcnicas para Internet, Jornal, a plantao de vdeo, folder, site, mudas cartilhas Oficinas tcnicas e cursos para a utilizao do ecoturismo como fonte alternativa de renda Publicaes de artigos em jornais e em sites Publicaes de artigos em jornais e em sites Internet, Jornal, vdeo, folder, site, cartinhas

Troca de conhecimentos e informaes cientficas sobre o mangue Informatizao da situao do mangue na vigncia do projeto

Comunidade cientfica e estudantes interessados os habitantes de fora do espao do projeto, comunidade cientfica e autoridades pblicas

Internet, Jornal, vdeo, folder, site

12

R$ 5000

Todo o perodo do projeto Todo o perodo do projeto

Internet, Jornal, vdeo, folder, site

12

R$ 5000

10 CRONOGRAMA DE EXECUO

Cronograma Ttulo do Projeto: Revitalizao do Mangue do Rio Coc CNPJ do Proponente: Objetivo Geral: Recuperar a rea do Manguezal do rio Coc. TRIMESTRES Objetivos Especficos Orientar a populao quanto ao consumo consciente do mangue abordando os seguintes aspectos: importncia, preservao (APA), sustentabilidade Principais Atividades Distribuio dos panfletos informando a populao as intenes e objetivos do projeto. Realizao das 6 palestras explicativas (3 horas cada) a cerca do bioma Manguezal 1 X 2 3 4 5 6 7 8

Direcionar a populao para Realizao das 10 oficinas fontes alternativas de renda educativas (20 horas no total) para (ecoturismo) capacitao dos moradores ao Ecoturismo. Realizao das 6 aulas prticas de Realizar o treinamento demonstrao de como plantar e tcnico da populao manter as mudas em crescimento ribeirinha e plantar 5000 mil (18h). mudas de espcies nativas visando recuperao da Plantao das mudas junto rea delimitada pelo projeto comunidade. Acompanhar o crescimento e Fiscalizao do compromisso de preservao das mudas preservao das mudas utilizadas durante a vigncia Publicao dos resultados do projeto

X X

11 ORAMENTO

Oramento resumido Parceiros 38.00 Petrobras 500.180

ORAMENTO FSICO-FINANCEIRO CRONOGRAMA DE PAGAMENTO SOMENTE PETROBRAS Coluna a ANO 1 (d) ANO 2 (e)

COMPOSIO DO ORAMENTO Itens de Despesa INSTITUI O PROPONE NTE (b)

PETROB RAS (a)

PARCE RIA (c)

Discrimina o Detalhada Custos Fixos SUBTOTAL

TOTAL GERAL 1 2 3 4 1 2 3 4 (d+e) TOTAL SUBTOT SUBTOT Trimes Trimest Trimes Trimes Trimes Trimes Trimes Trimes (a+b+c) AL AL tre re tre tre tre tre tre tre

13.600 Impostos SUBTOTAL Pessoal SUBTOTAL Encargos Sociais SUBTOTAL Equipamen tos permanent es e instalaes fsicas 24.0 80,00 320.0 00,00 4.000,00

1.200,00

13.600, 00 5.200,0 0

1.700 666,66

1.700 666,66

1.700 666,66

1.700 666,66

6.800,00 2.666,64

1.700 666,66

1.700 666,66

1.700 -

1.700 -

6.800,00 1.333,32

13.600, 00 4.000,0 0

320.000 ,00

40.000

40.000

40.000

40.000

160.000, 00

40.000

40.000

40.000

40.000

1 60.000,0 320.000 0 ,00

24.080, 00

3.010

3.010

3.010

3.010

12.040,0 0

3.010

3.010

3.010

3.010

12.040,0 0

24.080, 00

SUBTOTAL 10.000 Despesas com deslocame ntos (viagens) SUBTOTAL 13.500 Despesas Bsicas SUBTOTAL 99.000 Comunica o (incluindo eventos) SUBTOTAL TOTAL GERAL 1 6.000,00 R$ 500.180,0 0

10.000, 00

10.000

10.000,0 0

10.000, 00

13.500, 00

2.000

2.000

2000

1.500

7.500,00

2000

2.000

1.000

1.000

6.000,00

13.500, 00

3 8.000,00 137.000 ,00

20000

100000

1000

121.000, 00

8000

5000

13.000,0 134.000 0 ,00

R$ 1.200,00

16.000, 00

1000

3000

3000

3000

10.000,0 0

3000

1000

1000

1000

6.000,00

16.000, 00

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 38.000,0 539.380 78.376, 150.376 51.376, 49.876, 330.006, 58.376, 48.376, 51.710, 46.710, 205.173, 535.180 0 ,00 66 ,66 66 66 64 66 66 00 00 32 ,00

ANEXO

Figura 1 Mapa demarcando a rea de atuao do projeto e a regio de Manguezal do Rio Coc a ser revitalizada

You might also like