You are on page 1of 10

PROJETOSREALIZADOSNADISCIPLINADEETNOBIOLOGIA

PERODO ORGANIZAES 2009.1 AMBIENTE BRASIL TTULOS RELEASE

MEU BAIRRO MAIS BELO RevitalizaodobairroCoutoFernandes,FortalezaCE,atravsdemelhorias fsicasesocioambientais.Conscientizaraspessoasdasquestesambientaiscom palestras,realizararestauraodaspraascomaplantaodenovasrvoresso algunsdosobjetivosdesseprojetoquepretendeabrangertodososmoradoresdo bairro,deformaindireta,semnenhumadistino.Edeformadireta,osestudantes dasescolasestabelecidasnobairro,assimcomoseusfamiliares ARQLAB AnalisedasformasutilizadaspeloslaboratriosdaUECE,campusItaperi,para descartar produtos qumicos e/ou nocivos ao meio ambiente e comunidade circunvizinha,assimtomandoconhecimentodograudeagressoaoecossistema causadopelosprodutoslaboratoriaisdescartados,eseexisteperigosadeda comunidade Desenvolvimento de atividades relacionadas educao ambiental nas comunidades prximas aos manguezais do Rio Coc, visando minimizar os impactos causados ao corpo dgua, podendo gerar das melhorias ambientais, lucrospopulao.

2009.1

CAMWORLD

2009.1

CITE MANDACARU

EDUMANGUE

2009.1

ECOLETA

COLETA UECE SOLIDRIA ConscientizaoambientaldosfrequentadoresdaUniversidadeEstadualdoCear referenteaolixoeareciclagem,buscandotornarauniversidadeumambientemais saudvelelimpo,eainda,formarfuturosprofissionaiscomconscinciaerespeito aomeioambiente.

2009.1

ECOPRESERVAR

O USO SUSTENTVEL DA CAATINGA NO COMBATE DESERTIFICAO NO MUNICPIO DE JAGUARTEMA (CE)

ReduodoprocessodedesertificaonomunicpiodeJaguartemaCE,atravs da promoo de tcnicas agrcolas para a caatinga e instruindo a populao (moradores,agricultores,produtoresdecarvo)dousodeformasadequadase contextualizadasdetratarosrecursosnaturaisdoSemirido.

2009.1

ECOTEC SOLUES AMBIENTAIS

CAPACITAO DE JOVENS Capacitaoetreinamentodejovens,selecionados,decomunidadescarentesno COMO EDUCADORES entornodaspraiasurbanasdeFortaleza,paraoensinodeecologiaeeducao AMBIENTIS EM PRAIAS ambiental,assim,formandovetoresdetransmissodosconhecimentosadquiridos DO LITORAL egarantindopessoasinstrudasacuidardamanutenoequalidadedessasreas litorneas. CAMPUS SUSTENTVEL Gerenciamento,conservaoeusoracionaldaLagoadaUniversidadeEstadualdo Cear,atravs depalestras eoficinas destinadas aos moradores do entorno da lagoa, alunos, professores e servidores do campus universitrio, visando a melhoria das condies de vida da populao que fazem uso da lagoa e da qualidadedesseecossistemahdrico. Diminuio do impacto causado pelo grande volume de lixo orgnico que geradonacidadedeFortalezaeaexploraodaspotencialidadesdacompostagem nomeioescolareresidencialdeestudantes.Oprojetoserintroduzidoemescolas pblicasevoltadoparaosalunosdoensinofundamental,especificamentealunos que estejam cursando o 9 ano. Com essa prtica, buscase a reduo da quantidade de lixo orgnico nos aterros sanitrios e o desenvolvimento de atividadessustentveis.

2009.1

PROEDAM

2009.1

RPC BIOPROJETOS

COMPOSTAGEM NAS ESCOLAS

2009.2

BIOCLEAN

CONSCIENTIZAO AMBIENTAL AOS USURIOS DO CALADO DA AVENIDA BEIRA MAR RECICLANDO O AMBIENTE E VIDAS

ConscientizaodosusuriosdocaladodaAv.BeiraMaratravsdeatividades variadas,queatinjamdiversasfaixasetrias,equepossam contribuirdeforma significativaparaapreservaodesseambientepermitindoqueesseespaoseja agradveleadequadoparaasatividadessociais,econmicas,culturais,esportivas edelazer. Capacitao de 50 catadores da Associao dos Agentes Ambientais Rosa Virgnia, localizada bairro Mondubim Fortaleza, para que estes possam construirobjetos,principalmentemveis,apartirdegarrafasPET,comotambm comercializlosparaaumentararendafamiliaredisseminaroconhecimentoe tcnicasapreendidosparaosdemaisconstituintesdaAssociaoemoradoresdo bairro.

2009.2

CARCAR PROJETOS AMBIENTAIS

2009.2

ECOBIO

INTERAO CONSCIENTE Desenvolvimento de cursos de educao ambiental, a fim de conscientizar e informarosalunosemoradoresdaregiodaPraaProfessorGustavoBraga,para propiciarumareaadequadaaolazer. BEIRA-MAIS Capacitaode25donosdebarracasdaorladaBeiraMar,Fortaleza,nabuscade mitigarosdanoscausadospelaproduodelixodeseusempreendimentospraia.

2009.2

ECORRETO

2009.2

ECOSFERA

ECONSCINCIA

Capacitao de educadores que possam auxiliar os membros do projeto a desenvolveremeestimularemaconscinciaambientalemcrianasdaFundao Imaculada Conceio a fim de que possam melhor aproveitar os recursos ambientaisreduzindoosdanoscausadosaoPloLagoadoOpaia.

2009.2

ECOTECH

CAPACITAO PARA A Difuso de ideias e desenvolvimento de atividades prticas voltadas para a CIDADANIA AMBIENTAL EducaoAmbientalna EscoladeEnsinoFundamentaleMdioMarianoMartins

atravsdacriaoeimplantaodoDiadaPrticaAmbiental. 2009.2 ETHOS VIA DE VIDA Qualificaodoambienteurbanoeapreservaodaestruturafsicaeambiental daAv.DedBrasil,notrechocompreendidoentreaUniversidadeEstadualdo Cear e o estdio Castelo, atravs da formao de uma populao educada ambientalmente,quepossamagircomoagentesdemonitoramentodascondies davia. Preservao do manguezal prximo comunidade Lagamar, por meio de atividades relacionadas educao ambiental aplicadas aos alunos do 9 ano, ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Mdio ProfessoraMariaConceioPorfrioTeles,BairroAerolndia.

2009.2

NATUREZAEM FOCO

PRESERVAR O QUE NOSSO

2009.2

OXXIAMBIO

RealizaodeatividadescomprincpiosdeEducaoAmbientalparaaformao COMUNIDADE CONSCIENTE DA LAGOA eacapacitaodosmoradoresdoentornodaLagoadoOpaiaafimdequeos DO OPAIA prpriosmembrosdacomunidadepossamagirnarecuperaoemanuteno da lagoa. EDUCAO AMBIENTAL DE POPULAES RIBEIRINHAS ATRAVS DA LIMPEZA DE REAS DEGRADADAS DO LAGAMAR DO COC CONSCINCIA LIMPA PromoodaeducaoambientalpopulaoribeirinhadoLagamardoRioCoc easensibilizaoacercadaimportnciadapreservaodosrecursoshdricos. Esteprojetorealizaracapacitaodeestudantesdegraduaoparaaatuaona rea de educao ambiental e sustentabilidade, levantar questes e prticas a respeitodacoletaseletivaereciclagem,almde,contribuircomarecuperaodas reasdemanguezaldoRioCoc. Conscientizaoarespeitodoconsumodegua,daimportnciadapreservaodo corpohdricoexistentedentroCampusdoItaperiedasinflunciasquedebilitam ascondiesdalagoa,assim,serefletindonaqualidadedoambienteenavidada comunidadeadjacentequefazusodesserecurso.Esseprojetoservoltadoaos alunosdaUniversidadeeaosmoradoresdascomunidadesdoentorno.

2010.1

BIO ENVIRONMENT

2010.1

FBSFUNDAO BRASIL SUSTENTVEL

2010.1

DKT3

PROJETO RECUPERAO ConservaodoambienteflviomarinhonabaciadoRioCoc,bemcomoda DO MANGUE DO COC espcieUcidescordatus,caranguejou,presentenestebioma;recuperaoda vegetaonativaerealizaodeumareformasanitriadaregio.Oprojetose destinaracomunidaderibeirinha.

2010.1

ECOLGICA AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAO AMBIENTAL EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO RIO CURU, MUNICPIO DE CANIND, ESTADO DO CEAR. PRESERVAO DA LAGOSTA JUNTO AOS PESCADORES NO LITORAL

Conscientizaoparaousodaguademaneiraracionaledoreflorestamentoda mata ciliar, alm da realizao de oficinas de reciclagem e tcnicas de permacultura voltadas para a comunidade ribeirinha, buscando recuperar a qualidadedasguasdoRioCuru,CanindCE.

2010.1

ECOPLANET

Preservao de espcies de lagosta do litoral Cearense, especificamente, nas regies: Caponga, Barra Nova, Balbino localizadas no municpio Cascavel; Barrinha municpio Icapu; e Arana municpio Acara, por meio da transmissodosconhecimentosscioambientaisaosmoradoresdasregiesque vivemdapesca. Conteno e reverso da recente e rpida destruio do mangue de Arana, AcaraCE, visando melhorar seu manejo, e conservar a biodiversidade deste habitat natural, mediante aes integradas de recuperao e conservao da cobertura vegetal, realizadas a partir do reflorestamento de mudas e da participao articulada dos atores sociais, inserindo a Escola de Ensino FundamentaleMdioMariaConceiodeArajoetodaacomunidadelocal.

2010.1

GREENSOUL

MEU NOVO MANGUE ARANA

2010.1

SEMPREVERDE

RECUPERAO E PRESERVAO DE REA DE MATA ATLNTICA DEGRADADA PELA ATIVIDADE FRUTICULTORA NA SERRA DE MARANGUAPE-CE. REVITALIZAO DO MANGUE DO RIO COC

Recuperao e preservao da rea degradada de mata mida na serra de MaranguapeCE,atravsdatentativadedeslocamentodaatividadefruticultora paraumlocaladequado,assim,desocupandoessareadeMataAtlntica,para que possa ser realizado um enriquecimento do solo, seguido de plantao de mudasdeplantasnativasdobioma.Apopulaodeverparticiparativamentedo projetoatravsdeadesovoluntriamonitoriaeplantaodasmudas.
Revitalizao dareadoManguezaldorioCoc,FortalezaCE,degradadapelaao antrpica,medianteaconscientizaoambientaldasociedade,oincentivofiscalizao eficienteparaaconservaodosrecursosdessebioma;almdaimplantaoeaplicao detcnicasquesejamcapazesdemodificarpositivamenteoambiente,porexemplo,o reflorestamentodemudascomaparticipaodacomunidade.

2010.2

BIO2

2010.2

CAATINGAIN FOCO

CONSERVAO DAS ESPCIES DE LAGOSTAS VERMELHAS E CABO VERDE NA REGIO COSTEIRA DO MUCURIPE ONDA VERDE

Preservao das lagostas vermelha e cabo verde presentes na Praia do Mucuripe, Fortaleza-CE, atravs de orientao por mini-cursos, aos pescadores, em relao ao respeito do perodo de defeso das espcies de lagostas e da conscientizao da populao local, para as formas corretas de pesca da lagosta. Para isto, sero confeccionadas cartilhas direcionadas ao ensino fundamental e haver palestras nas escolas. RecuperaodabiodiversidadedazonacosteiradaregiodoMucuripe,Fortaleza CE, implantando recifes artificiais por meio da retirada de alguns materiais desprezadosnomeioambiente,comopneuseaconscientizaodacomunidade extrativista, da localidade, para a realizao da pesca sustentvel, com conseguenteavanoeconmicoatravsdodesenvolvimentopesqueiroeturstico. Reparaodedanoscausadosprincipalmentepelohomem,nodistritodeBarra Nova, TauCE, um dos focos de desertificao do estado, promovendo o reflorestamento da localidade com espcies nativas e levando populao

2010.2

DEDOVERDE

2010.2

FUNDAO AKUA

PROJETO REFLORESCER DE BARRA NOVA

conhecimentosdeeducaoambientalparaquesetornedeconhecimentopblico osproblemaseassoluesviveisparaesteprocessodedegradaodezonas ridas,semiridasesubmidassecas. 2010.2 GAIA AMBIENTAL REVITALIZAO E REESTRUTURAO DO PARQUE BOTNICO DO CEAR RevitalizaodoParqueBotnicodoCear,CaucaiaCE,afimdepromovera conservaodabiodiversidadeexistente,pormeiodacapacitaodeprofissionais paraaconservaodopatrimniobiolgico,dareestruturaodapartefsicado local,difusodaeducaoambiental,doreplantiodeespcimesvegetaisnativas degradadas e da preservao da fauna e da flora do local. Esse projeto ser direcionadopopulaolocal,aosvisitanteseaosturistas. RecuperaodaqualidadedasguasdoRioMaranguapinho,sensibilizaodos moradoresdobairroGenibaaosprincpiosdeeducaoambientaleacriaode umausinadereciclagem,diminuindoaquantidadedelixolanadoasmargensdo rio. Consumoconscientedeprodutosqumicosnaconservaodosrecursosnaturaise acaracterizaoqumicadosoloeavaliaodaanliseeconmica,namelhoria dascondiesfsicohdricas,deumsolosdicoemprocessoderecuperao.O projetoserrealizadonomunicpiodePentecoste,emumpermetroqueestendese smargensdoRioCurueseusafluentesCanindeCaxitor,afimderecuperar rea em processo de degradao por problemas de sodicidade e tem como pblicoalvoosprodutoresdealimentodaregio. Recuperao e conservao do Parque Parreo, localizado entre os bairros de FtimaeParreo,atravsdaconscientizaoambientaldapopulaoadjacente, mostrandoaimportnciaambientalesocialdaconservardessarea.

2010.2

IISOLUES AMBIENTAIS

PROGRAMA DE EDUCAO AMBIENTAL DA COMUNIDADE DO GENIBA E REVITALIZAO DO RIO MARANGUAPINHO

2010.2

NATURECOS

APLICAO E CONSUMO DE PRODUTOS QUMICOS NA CONSERVAO E RECUPERAO DOS RECURSOS NATURAIS

2010.2

ONG3R

NOSSO PARREO MAIS VIVO

2011.1

BIOBERG

EDUCAO AMBIENTAL DA COMUNIDADE DO BAIRRO DIQUE POR MEIO DO REFLORESTAMENTO DE MATA CILIAR NAS MARGENS DO RIO JAGUARIBE EDUCAO AMBIENTAL, CAPACITAO E PREVENO DA POLUIO PELO LIXO EM GEREBERABA

Realizaodeeventosqueconscientizemesensibilizemacomunidadequeviveas margensdoRioJaguaribe,noMunicpiodeAracati,especificamente,nobairro Dique,sobreaimportnciadapreservaodosrecursoshdricos,darecuperao dereasdegradadas,dopapeldamataciliarparaoequilbriodoecossistema,a fimdeminimizaradegradaodasmargensdorio.

2011.1

ECOVIDA

Realizao de atividades socioambientais, formao de profissionais para o ecoturismoegerenciamentoderesduoscomacomunidadeGereberaba,prximo aoParqueMunicipaldasDunasdaSabiaguabaFortaleza/CE,visandomantera qualidadedaqueleambienteeaprevenodapoluioporlixoaosecossistemas lnticosemsuareadeinfluncia. Conscientizao dos moradores de Porto de Galinhas, IpojucaPE, sobre a importnciadapreservaodosrecifesdecoral,visandodesenvolveraEducao Ambiental junto turistas e comunidade pesqueira, direcionando para a importnciadoscoraisdePortodeGalinhaseabiodiversidadepresenteneles,no intuitodedarcontinuidadeaintenodoprojeto,serrealizadoacapacitaode professores, guia tursticos e pescadores para manter a ideia da preservao ambientalativanalocalidade. Implantao do saneamento alternativo atravs de canteiros biospticos, para tratamentodeguasnegras,ecrculodebananeiras,paraotratamentodeguas cinzas do Rio Cear, no municpio de Caucaia, e a conscientizao da comunidade ribeirinha, especificamente, a comunidade indgena Tapeba, a respeitodosbenefciosdanopoluiodorio.

2011.1

F.A.P.V. FUNDAO AMBIENTAL PINTOR VERDADEIRO

PROGRAMA DE EDUCAO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE PORTO DE GALINHAS E CONSERVAO DOS RECIFES DE CORAIS DA REGIO SANEAMENTO ALTENATIVO E SUSTENTABILIDADE

2011.1

ORGANIZAO AZUL

2011.2

REVITALIZAO DA AAMA ASSOCIAODE LAGOA DA PARANGABA APOIOAOMEIO AMBIENTE ASSOCIAO CARURU AMBIENTAL ASSOCIAO PRVERDE

Revitalizao da Lagoa da Parangaba Fortaleza, atravs de medidas scio ambientais(palestras,implantaodelixeiras,feiraecolgicaartesanal)voltadas aospescadores,aoscomerciantesdafeiramargemdalagoaeacomunidade.

2011.2

RECUPERAO DE SOLOS Recuperao de uma rea de 20 hectares comprometida pelo processo de SALINOS ATRAVS DO salinizao, no municpio de Morada Nova, atravs da utilizao de plantas USO DE PLANTAS halfitaseeducaoambiental. HALFITAS E EDUCAO AMBIENTAL FUTURO SEM LIXO RealizaodeaesvoltadasmelhoriadaqualidadeambientaldaorladaPraia doFuturoFortaleza,buscandoareduodapoluiodoambientecosteiroea garantia de melhores condies aos frequentadores da praia, atravs da sensibilizao dos barraqueiros e da comunidade, e da gerao de trabalho e renda.

2011.2

2011.2

FUNDAOBIOS

PROGRAMA DE Preservao das reas verdes e recuperao das reas de solo degradado da EDUCAO AMBIENTAL comunidadedeSussu,JuatamaQuixad,atravsdasensibilizaoecapacitao PARA PROMOVER A dapopulaolocal,visandoretardaroprocessodedesertificaodoambiente. PRESERVAO DAS REAS VERDES DA COMUNIDADE DE SUSSU, MUNICPIO DE QUIXAD, ESTADO DO CEAR PRESERVAO E GERENCIAMENTO DE UMA REA DE CERRADO DENTRO DE UM TERRITRIO DOS CORREIOS NA AV. OLIVEIRA PAIVA, FORTALEZA-CE. Levantamentoflorsticoefaunsticodeespciestpicasdecerradoexistentesno territrio dos correios na Av. Oliveira Paiva, FortalezaCE, e promover a conscientizao da populao em relao importncia da conservao desse bioma.

2011.2

TERRAVERDE

You might also like