You are on page 1of 10

Exerccios de Fsica Pingim 2006 ptica - Lista 05 LENTES ESFRICAS

1. (Fuvest) A figura representa, na linguagem da ptica geomtrica, uma lente L de eixo E e centro C, um objeto O com extremidades A e B, e sua imagem I com extremidades A' e B'. Suponha que a lente L seja girada de um ngulo em torno de um eixo perpendicular ao plano do papel e fique na posio L* indicada na figura. Responda as questes, na figura, utilizando os procedimentos e as aproximaes da ptica geomtrica. Faa as construes auxiliares a lpis e apresente o resultado final utilizando caneta. 2. (Fuvest 2004) Uma mquina fotogrfica, com uma lente de foco F e eixo OO', est ajustada de modo que a imagem de uma paisagem distante formada com nitidez sobre o filme. A situao esquematizada na figura 1. O filme, de 35 mm, rebatido sobre o plano, tambm est esquematizada na figura 2, com o fotograma K correspondente. A fotografia foi tirada, contudo, na presena de um fio vertical P, prximo mquina, perpendicular folha de papel, visto de cima, na mesma figura. a) Represente, na figura 1, a imagem de P, identificando-a por P' (Observe que essa imagem no se forma sobre o filme). b) Indique, na figura 1, a regio AB do filme que atingida pela luz refletida pelo fio, e os raios extremos, R e R, que definem essa regio. c) Esboce, sobre o fotograma K da figura 2, a regio em que a luz proveniente do fio impressiona o filme, hachurando-a. NOTE E ADOTE: Em uma mquina fotogrfica ajustada para fotos de objetos distantes, a posio do filme coincide com o plano que contm o foco F da lente.

a) Indique com a letra F as posies dos focos da lente L. b) Represente, na mesma figura, a nova imagem I* do objeto O, gerada pela lente L*, assinalando os extremos de I* por A* e por B*.

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.1

3. (Unesp 2004) Na figura, MN representa o eixo principal de uma lente divergente L, AB o trajeto de um raio luminoso incidindo na lente, paralelamente ao seu eixo, e BC o correspondente raio refratado.

a) A partir da figura, determine a distncia focal da lente. b) Determine o tamanho e a posio da imagem de um objeto real de 3,0 cm de altura, colocado a 6,0 cm da lente, perpendicularmente ao seu eixo principal. 4. (Fuvest 2005) Uma fonte de luz intensa L, praticamente pontual, utilizada para projetar sombras em um grande telo T, a 150cm de distncia. Para isso, uma lente convergente, de distncia focal igual a 20cm, encaixada em um suporte opaco a 60cm de L, entre a fonte e o telo, como indicado na figura A, em vista lateral. Um objeto, cuja regio opaca est representada pela cor escura na figura B, , ento, colocado a 40cm da fonte, para que sua sombra aparea no telo. Para analisar o efeito obtido, indique, no esquema a seguir:
Pingim

a) a posio da imagem da fonte, representando-a por L'. b) a regio do telo, na ausncia do objeto, que NO iluminada pela fonte, escurecendo-a a lpis. (Faa, a lpis, as construes dos raios auxiliares, indicando por A e A os raios que permitem definir os limites de tal regio). c) a regio do telo, na presena do objeto, que NO iluminada pela fonte, escurecendo-a a lpis. (Faa, a lpis, as construes dos raios auxiliares necessrios para tal determinao).

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.2

5. (Uff 2005) Um objeto luminoso de 2,0 cm de altura se encontra a uma distncia de 60 cm de uma lente convergente. A lente forma uma imagem, perfeitamente focalizada e com o mesmo tamanho do objeto, sobre uma tela situada a uma distncia desconhecida. a) Com o auxlio do traado de pelo menos dois raios luminosos provenientes do objeto, no esquema a seguir, esboce sua imagem e descreva a natureza (real ou virtual) e a orientao (direita ou invertida) da imagem.

8. (Ufpe 2006) Um objeto, de altura h = + 2,5 cm, est localizado 4 cm esquerda de uma lente delgada convergente de distncia focal f = + 8,0 cm. Qual ser a altura deste objeto, em cm, quando observado atravs da lente? 9. (Unesp 2005) Uma cmara fotogrfica rudimentar utiliza uma lente convergente de distncia focal f = 50 mm para focalizar e projetar a imagem de um objeto sobre o filme. A distncia da lente ao filme p' = 52 mm. A figura mostra o esboo dessa cmara.

b) Determine a distncia focal da lente e a distncia que ela se encontra da tela. c) Suponha que um objeto opaco cubra a metade superior da lente. Que alteraes ocorrero no tamanho e na luminosidade da imagem formada na tela? (aumento, diminuio, ou nenhuma alterao) 6. (Ufpe 2005) Um estudante utiliza uma lente biconvexa para projetar a imagem de uma vela, ampliada 5 vezes, numa parede. Se a vela foi colocada a 30 cm da lente, determine a distncia focal da lente, em cm. 7. (Ufpe 2006) Uma pessoa com alto grau de miopia s pode ver objetos definidos claramente se a distncia at o objeto, medida a partir do olho, estiver entre 15 cm e 40 cm. Para enxergar um objeto situado a 1,5 m de distncia, esta pessoa pode usar culos com uma lente de distncia focal f = - 30 cm. A qual distncia, em cm, esquerda da lente, se formar a imagem do objeto?

Pingim

Para se obter uma boa foto, necessrio que a imagem do objeto seja formada exatamente sobre o filme e o seu tamanho no deve exceder a rea sensvel do filme. Assim: a) Calcule a posio que o objeto deve ficar em relao lente. b) Sabendo-se que a altura mxima da imagem no pode exceder a 36,0 mm, determine a altura mxima do objeto para que ele seja fotografado em toda a sua extenso.

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.3

10. (Unesp 2005) Uma pessoa, com certa deficincia visual, utiliza culos com lentes convergentes. Colocando-se um objeto de 0,6 cm de altura a 25,0 cm da lente, obtida uma imagem a 100 cm da lente. Considerando que a imagem e o objeto esto localizados do mesmo lado da lente, calcule a) a convergncia da lente, em dioptrias. b) a altura da imagem do objeto, formada pela lente. 11. (Unesp 2006) Um projetor rudimentar, confeccionado com uma lente convergente, tem o objetivo de formar uma imagem real e aumentada de um slide. Quando esse slide colocado bem prximo do foco da lente e fortemente iluminado, produz-se uma imagem real, que pode ser projetada em uma tela, como ilustrado na figura.

a) A Lua tem 1.750 km de raio e fica a aproximadamente 384.000 km da Terra. Qual o raio da imagem da Lua (I) formada pela objetiva do telescpio de Galileu? b) Uma segunda imagem (I) formada pela ocular a partir daquela formada pela objetiva (a imagem da objetiva (I) torna-se objeto (O) para a ocular). Essa segunda imagem virtual e situa-se a 20 cm da lente ocular. A que distncia a ocular deve ficar da objetiva do telescpio para que isso ocorra? 13. (Unifesp 2004) Um estudante observa uma gota de gua em repouso sobre sua rgua de acrlico, como ilustrado na figura.

A distncia focal de 5 cm e o slide colocado a 6 cm da lente. A imagem projetada real e direita. Calcule a) a posio, em relao lente, onde se deve colocar a tela, para se ter uma boa imagem. b) a ampliao lateral (aumento linear transversal). 12. (Unicamp 2005) Um dos telescpios usados por Galileu por volta do ano de 1610 era composto de duas lentes convergentes, uma objetiva (lente 1) e uma ocular (lente 2) de distncias focais iguais a 133 cm e 9,5 cm, respectivamente. Na observao de objetos celestes, a imagem (I) formada pela objetiva situa-se praticamente no seu plano focal. Na figura (fora de escala), o raio R proveniente da borda do disco lunar e o eixo ptico passa pelo centro da Lua.

Curioso, percebe que, ao olhar para o caderno de anotaes atravs dessa gota, as letras aumentam ou diminuem de tamanho conforme afasta ou aproxima a rgua do caderno. Fazendo alguns testes e algumas consideraes, ele percebe que a gota de gua pode ser utilizada como uma lente e que os efeitos pticos do acrlico podem ser desprezados. Se a gota tem raio de curvatura de 2,5 mm e ndice de refrao 1,35 em relao ao ar, a) calcule a convergncia C dessa lente. b) Suponha que o estudante queira obter um aumento de 50 vezes para uma imagem direita, utilizando essa gota. A que distncia d da lente deve-se colocar o objeto?

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.4

14. (Unifesp 2006) Um estudante observa que, com uma das duas lentes iguais de seus culos, consegue projetar sobre o tampo da sua carteira a imagem de uma lmpada fluorescente localizada acima da lente, no teto da sala. Sabe-se que a distncia da lmpada lente de 1,8 m e desta ao tampo da carteira de 0,36 m. a) Qual a distncia focal dessa lente? b) Qual o provvel defeito de viso desse estudante? Justifique. 15. (Ufmg 2005) Rafael, fotgrafo lambe-lambe, possui uma cmara fotogrfica que consiste em uma caixa com um orifcio, onde colocada uma lente. Dentro da caixa, h um filme fotogrfico, posicionado a uma distncia ajustvel em relao lente. Essa cmara est representada, esquematicamente, na Figura 1. Para produzir a imagem ntida de um objeto muito distante, o filme deve ser colocado na posio indicada, pela linha tracejada. No entanto, Rafael deseja fotografar uma vela que est prxima a essa cmara. Para obter uma imagem ntida, ele, ento, move o filme em relao posio acima descrita. Assinale a alternativa cujo diagrama melhor representa a posio do filme e a imagem da vela que projetada nele.

seguintes afirmaes:I. A distncia focal no varia se o ndice de refrao do meio for igual ao do material da lente.II. A distncia focal torna-se maior se o ndice de refrao n for maior que o do ar.III. Neste exemplo, uma maior diferena entre os ndices de refrao do material da lente e do meio implica numa menor distncia focal.Ento, pode-se afirmar que: a) apenas a II correta. b) apenas a III correta. c) apenas II e III so corretas. d) todas so corretas. e) todas so incorretas. 17. (Pucrs) Quando um raio de luz monocromtica passa obliquamente pela superfcie de separao de um meio para outro mais refringente, o raio aproxima-se da normal superfcie. Por essa razo, uma lente pode ser convergente ou divergente, dependendo do ndice de refrao do meio em que se encontra. As figuras 1 e 2 representam lentes com ndice de refrao n imersas em meios de ndice de refrao n, sendo N a normal superfcie curva das lentes.

Pingim

Considerando essas informaes, conclui-se que a) a lente 1 convergente se n < n. b) a lente 1 convergente se n > n. c) a lente 2 divergente se n > n. d) a lente 2 convergente se n < n. e) as lentes 1 e 2 so convergentes se n = n.

16. (Ita 2004) Uma lente convergente tem distncia focal de 20cm quando est mergulhada em ar. A lente feita de vidro, cujo ndice de refrao nv = 1,6. Se a lente mergulhada em um meio, menos refringente do que o material da lente, cujo ndice de refrao n, considere as

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.5

18. (Pucsp 2004) As figuras a seguir so fotografias de feixes de luz paralelos que incidem e atravessam duas lentes esfricas imersas no ar. Considere que as lentes so feitas de um material cujo ndice de refrao absoluto maior do que o ndice de refrao do ar.

Sobre essa situao fazem-se as seguintes afirmaes:I - A lente da figura A comporta-se como lente convergente e a lente da figura B comporta-se como lente divergente.II - O comportamento ptico da lente da figura A no mudaria se ela fosse imersa em um lquido de ndice de refrao absoluto maior que o ndice de refrao absoluto do material que constitui a lente.III - Lentes com propriedades pticas iguais s da lente da figura B podem ser utilizadas por pessoas portadoras de miopia.IV - Para queimar uma folha de papel, concentrando a luz solar com apenas uma lente, uma pessoa poderia utilizar a lente B.Das afirmaes, esto corretas apenas a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) II e IV. e) I, III e IV 19. (Ueg 2005)

Com base nas leis que regem a ptica geomtrica, INCORRETO afirmar: a) Um espelho cncavo fornece imagens reais, independente da posio do objeto. b) A imagem de um objeto, fornecida por uma lente divergente, virtual, direita e menor que o objeto. c) A distncia focal dos espelhos s depende do raio de curvatura. d) A luz emitida de um ponto luminoso (pequeno objeto) e refletida por um espelho plano chega aos olhos de um observador como se estivesse vindo de um ponto de encontro dos prolongamentos dos raios luminosos refletidos. Nesse ponto, o observador ver, ento, uma imagem virtual do objeto. e) A hipermetropia deve-se ao encurtamento do globo ocular em relao ao comprimento normal. Portanto, deve-se associar ao olho uma lente convergente. 20. (Uerj 2004) Em uma aluso ao episdio em que Arquimedes teria usado uma lente para queimar as velas de navios utilizando a luz solar, o cartunista Mauricio de Sousa fez a seguinte tirinha:

Pingim

(RAMALHO Jr., F. et alii. Os Fundamentos da Fsica. So Paulo: Moderna, 1979.) Sabendo que essa lente est imersa no ar, podese afirmar que ela do tipo: a) plana b) cncava c) biconvexa d) cncavo-convexa 21. (Ufjf) A glicerina uma substncia transparente, cujo ndice de refrao praticamente igual ao do vidro comum. Uma lente, biconvexa, de vidro totalmente imersa num recipiente com glicerina. Qual das figuras a seguir melhor representa a transmisso de um feixe de luz atravs da lente?

Na tira apresentada, a personagem uma lente convergente. Quando os raios do sol, que constituem um feixe de raios paralelos, incidem na lente, os raios convergem para um ponto. Para esse ponto convergem tambm os raios infravermelhos da radiao solar e, por isso, alcanada uma temperatura bastante elevada. Ou seja, nesse caso, a lente "botafogo".

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.6

22. (Ufrs 2004) Na figura adiante, L representa uma lente esfrica de vidro, imersa no ar, e a seta O um objeto real colocado diante da lente. Os segmentos de reta r e r representam dois dos infinitos raios de luz que atingem a lente, provenientes do objeto. Os pontos sobre o eixo tico representam os focos F e F' da lente.

A nica posio em que essa lente, se tiver a distncia focal adequada, poderia formar a imagem real I do objeto O, indicados na figura, a identificada pelo nmero a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 25. (Fgv 2005) Do lado de fora, pelo vitr do banheiro, um bisbilhoteiro tenta enxergar seu interior.

Qual das alternativas indica um segmento de reta que representa a direo do raio r aps ser refratado na lente? a) PA. b) PB. c) PC d) PD. e) PE. 23. (Ufv 2004) Colocando-se um objeto em frente a uma lente de distncia focal f, observa-se que a imagem formada deste objeto invertida e sua altura menor que a do objeto. CORRETO afirmar que:a) em relao lente, a imagem formada encontra-se no mesmo lado do objeto.b) a lente divergente.c) a imagem formada virtual.d) o objeto deve estar situado entre o foco e a lente.e) o objeto deve estar situado a uma distncia da lente maior que 2f. 24. (Unesp 2005) Considere as cinco posies de uma lente convergente, apresentadas na figura.

Pingim

Frustrado, o xereta s conseguiu ver as mltiplas imagens de um frasco de xampu, guardado sobre o aparador do boxe, a 36 cm de distncia do vidro. De fato, mal conseguiu identificar que se tratava de um frasco de xampu, uma vez que cada uma de suas imagens, embora com a mesma largura, tinha a altura, que no original de 20 cm, reduzida a apenas: (Informaes: suponha vlidas as condies de estigmatismo de Gauss e que os ndices de refrao do vidro e do ar sejam, respectivamente, 1,5 e 1,0.) a) 0,5 cm. b) 1,0 cm. c) 1,5 cm. d) 2,0 cm. e) 2,5 cm. 26. (Ita 2005) Situa-se um objeto a uma distncia p diante de uma lente convegente de distncia focal f, de modo a obter uma imagem real a uma distncia p' da lente. Considerando a condio de mnima distncia entre imagem e objeto, ento

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.7

Pingim

correto afirmar que a) p + fpp' + p'3 = 5f b) p + fpp' + p'3 = 10f c) p + fpp' + p'3 = 20f d) p + fpp' + p'3 = 25f e) p + fpp' + p'3 = 30f 27. (Ufes 2004) Uma lente convergente, de distncia focal 0,75 cm, est situada 5 cm frente de um espelho cncavo, de distncia focal 1 cm. Um anteparo colocado como mostra a figura. Um objeto colocado entre o espelho e a lente, de tal modo que duas imagens so formadas no anteparo, ambas de mesmo tamanho. A distncia entre o objeto e o espelho de:a) 0,5 cmb) 1 cmc) 1,5 cmd) 2 cme) No existe uma posio onde isso seja possvel.

objeto mesma distncia da lente, agora no meio aquoso, correto afirmar que a imagem sera) virtual, direita e maior.b) virtual, invertida e maior.c) real, direita e maior.d) real, invertida e menor.e) real, direita e menor. 30. (Unifesp 2005) Tendo-se em vista que as lentes so, na prtica, quase sempre usadas no ar, a equao dos fabricantes de lentes costuma ser escrita na forma: C = (n - 1) [(1/R) + (1/R)]. Nessas condies, pode-se afirmar que a convergncia de uma lente plano-convexa de ndice de refrao n = 1,5 e cujo raio da face convexa R = 20 cm a) 0,50 di b) 1,0 di c) 1,5 di d) 2,0 di e) 2,5 di
Pingim

28. (Ufsc 2006) Um objeto colocado prximo de uma lente projeta uma imagem de altura trs vezes maior que ele e invertida. A distncia entre o objeto e a imagem de 40 cm. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) A distncia entre o objeto e a lente de 20 cm. (02) A distncia focal da lente de 7,5 cm. (04) A lente convergente. (08) Uma lente divergente s pode formar imagens virtuais. (16) Uma lente convergente pode formar imagens reais e virtuais. 29. (Unifesp 2004) Uma lente convergente tem uma distncia focal f = 20,0 cm quando o meio ambiente onde ela utilizada o ar. Ao colocarmos um objeto a uma distncia p = 40,0 cm da lente, uma imagem real e de mesmo tamanho que o objeto formada a uma distncia p' = 40,0 cm da lente. Quando essa lente passa a ser utilizada na gua, sua distncia focal modificada e passa a ser 65,0 cm. Se mantivermos o mesmo

31. (UFG) Um indivduo usa uma lente planoconvexa para concentrar raios solares sobre grama seca, visando acender uma fogueira. Para tanto, ele ajusta a lente para sua posio tima. Sabendo-se que o ndice de refrao da lente 1,5, o raio de curvatura do lado convexo igual a 10 cm e a equao do fabricante de lentes dada por 1/f=(n-1)[(1/R)+(1/R)], a que distncia da grama a pessoa posicionou a lente? a) 6,0 cm b) 12,0 cm c) 15,0 cm d) 20,0 cm e) 30,0 cm

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.8

GABARITO
1. a) Com a lente na posio L, a imagem real, invertida e do mesmo tamanho que o objeto. Portanto o objeto est no ponto anti-principal objeto (A), enquanto a imagem est localizada no ponto anti-principal imagem A. A distncia focal corresponde a 3 unidades, pois o objeto se encontra a 6 unidades de distncia da lente, possvel determinar os pontos focais por meio de um mtodo grfico. A partir de A, traa-se um raio de luz que atinge a lente, paralelamente ao eixo E. O respectivo raio refratado passa por A'. A interseco entre o raio refratado e o eixo E da lente corresponde ao ponto focal imagem F.

b) A nova imagem I* do objeto O, gerada pela lente L*, pode ser obtida pelo mtodo grfico, cujos passos esto descritos acima (foram omitidos do desenho a lente L e o eixo principal E). 2. ver respostas na figura.
Pingim

3. a) f = - 3cm b) tamanho 1 cm e posio, do mesmo lado do objeto, a 2 cm da lente.

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.9

4. a) + 30cm

5. a) imagem real e invertida

b) 30 cm. c) tamanho: nenhuma alterao luminosidade: diminuio 6. 25 cm. 7. - 25 cm 8. 5 cm 9. a) 1,3m b) 90cm 10. a) 3,0di b) 2,4cm 11. a) 30cm b) A imagem ampliada cinco vezes e o aumento linear -5 (imagem invertida) 12. a) 0,61cm b) 139,4cm 13. a) 140 di b) 7 mm 14. a) 30cm b) Hipermetropia ou presbiopia. A nica certeza que temos que a lente usada convergente, por projetar uma imagem real. 15. [B] 16. [C] 17. [A] 18. [C] 19. [A] 20. [C] 21. [C] 22. [C] 23. [E] 24. [C] 25. [D] 26. [C] 27. [D] 28. 02 + 04 + 08 + 16 = 30 29. [A] 30. [E] 31. [D]

ptica Lista 05 LENTES ESFRICAS Pingim

pag.10

You might also like