You are on page 1of 19

1

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA SOLDAGEM INTRODUO


O arco eltrico a fonte de calor mais comumente utilizada na soldagem de materiais metlicos por fuso, pois apresenta uma combinao tima de caractersticas, incluindo uma concentrao adequada de energia para a fuso localizada do metal de base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nvel aceitvel riscos a sade dos seus operadores.

FONTES DE ENERGIA
A soldagem por fuso realizada pela aplicao de energia localizada em uma parte da junta de forma a conseguir a sua fuso localizada, de preferncia afetando termicamente ao mnimo o restante da pea. A fonte transfere energia junta atravs de uma rea de contato (A0) aquecendo o material prximo at a fuso, por outro lado, devido elevada condutividade trmica dos metais e a grande diferena de temperatura entre as regies prximas e afastadas da rea de contato, o calor se difunde rapidamente para o restante da pea, resfriando e dificultando a fuso da regio de contato e afetando termicamente regies vizinhas.

2 Para ser efetiva na soldagem por fuso, a fonte deve fornecer energia a uma taxa elevada e em uma rea suficientemente pequena para garantir a fuso localizada do metal de base na regio adjacente rea de contato, antes que o calor se difunda para o restante da pea. Para ser usada na soldagem por fuso, uma fonte deve ter uma potencia especifica entre cerca de 106 e 1013 W/m2 , Abaixo do limite inferior, a densidade de energia insuficiente para fundir a regio prxima rea de contato antes que o calor se difunda para o restante da pea. Acima do limite superior, o calor fornecido de forma to concentrada que vaporiza a regio de contato antes da fuso ou aquecimento aprecivel de outras partes da pea. Outros fatores alem da potencia especifica que influenciam o formato do cordo so: - Espessura da junta - Condutividade trmica do metal de base

FORMAO DE UMA JUNTA SOLDADA Uma pea metlica pode ser considerada como sendo formada por um numero muito grande de tomos, dispostos em um arranjo espacial caracterstico de sua estrutura cristalina. No interior desta estrutura, cada tomo cercado por um numero de vizinhos, posicionados a uma certa distancia r0 na qual a energia do sistema mnima. Nesta regio, cada tomo est na condio de energia mnima, no tendendo a se ligar a nenhum outro. No interior do slido isto valido, mas, nas superfcies, esta situao no se mantm, pois, neste caso, os tomos superficiais esto ligados a um numero inferior de vizinhos, possuindo mais energia que um tomo no interior do slido. Esta energia pode ser diminuda (e conseqentemente a energia total do sistema) se estes tomos superficiais se ligarem a outros. Assim, aproximando-se duas peas metlicas a distncias suficientemente pequenas para que as foras interatmicas pudessem agir, formando ligaes permanentes, as peas estariam soldadas.

Entretanto, sabe-se que isto no ocorre para duas peas metlicas exceto em condies muito especiais. A explicao para este fato est na existncia de obstculos que impedem a aproximao efetiva das duas superfcies at distancias da ordem de r0. estes obstculos podem ser de dois tipos bsicos: Mesmo as superfcies com acabamento cuidadoso apresentam irregularidades da ordem de 500 ngstrons, isto , de cerca de 200 camadas atmicas. Isto impede que as superfcies como um todo se aproximem efetivamente, ocorrendo apenas alguns poucos pontos de contato, de modo que o numero de ligaes atmicas que poderiam se formar insuficiente para garantir resistncia junta. As superfcies metlicas esto normalmente cobertas por camadas de xidos, umidade, gordura, poeira, etc., o que impede a ligao metal/metal. Um dos modos de superar estes obstculos consiste na fuso localizada das peas, na regio de unio e do metal de adio, se for usado, produzindo a ligao destas na solidificao do metal fundido com o seu resfriamento.

4 ARCO ELTRICO Pode-se definir o arco eltrico como a descarga eltrica mantida atravs de um gs ionizado a alta temperatura chamado PLASMA, produzindo energia trmica suficiente para ser usado em soldagem, atravs da fuso localizada das peas a serem unidas. Em soldagem, o arco eltrico ocorre entre um eletrodo cilndrico e um plano (a pea), dando a esse um formato tpico de tronco de cone. O eletrodo pode ser de um material refratrio como tungstnio (eletrodo no consumvel) ou metal de menor ponto de fuso como o ao (eletrodo consumvel). Neste ltimo caso, o processo mais complicado pois tem-se: (a) passagem de metal fundido (e, s vezes escoria) atravs do arco, (b) geometria varivel da ponta do eletrodo e (c) comprimento do arco varivel e dependente do balano entre as velocidades de alimentao e fuso do eletrodo.

A abertura do arco eltrico para soldagem necessita do aquecimento e bombardeamento com eltrons do gs que circunda o eletrodo. A fonte de energia possui uma diferena de potencial caracterstica (tenso em vazio) que favorece a abertura do arco. Quando o eletrodo toca o metal base, essa tenso cai rapidamente para um valor prximo a zero. Por efeito Joule, a regio do eletrodo que tocou o metal base fica incandescente, favorecendo transmisso terminica. Os eltrons emitidos fornecem mais energia trmica, promovendo a ionizao trmica tanto do gs como do vapor metlico na regio entre metal base e o eletrodo. Obtida a ionizao trmica, o eletrodo pode ser afastado sem que o arco eltrico seja interrompido.

5 A coluna do arco pode ser constituda de eltrons livres, ons positivos, ons negativos e uma pequena quantidade de tomos neutros. Essas cargas existentes formam o plasma, que , portanto o constituinte da coluna do arco. Apesar das cargas existentes, ela considerada eletricamente neutra.

CARACTERSTICAS ELTRICAS Em um fio metlico percorrido por uma corrente, a tenso eltrica varia uniformemente ao longo de seu comprimento. O mesmo no acontece ao longo de um arco eltrico, existindo quedas abruptas de tenso junto aos eletrodos (anodo e catodo) que atingem entre 1 e 20 V. Eletricamente o arco de soldagem pode ser caracterizado pela diferena de potencial entre suas extremidades e pela corrente eltrica que circula por este. A queda de tenso no arco eltrico pode ser dividida em trs Regies: - Zona de queda catdica, - Coluna de Plasma, e - Zona de queda

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

You might also like