You are on page 1of 11

Fisiologia Oculta

Programa de L.V.X.

ltima alterao feita em 6 de julho de 2011 e.v.

NDICE

1 Introduo.................................................................................................. 3 2 Chakras ...................................................................................................... 3 2.1 Afinal, quantos Chakras existem?..................................................... 4 2.2 Conhecendo cada Chakra .................................................................. 4 2.2.1 Muladhara Chakra ....................................................................... 4 2.2.2 Svadhistana Chakra ..................................................................... 4 2.2.3 Manipura Chakra ........................................................................ 5 2.2.4 Anahata Chakra ........................................................................... 5 2.2.5 Vishuddha Chakra ....................................................................... 5 2.2.6 Ajna Chakra ................................................................................ 5 2.2.7 Sahasrara Chakra ........................................................................ 5 2.3 Os Chakras e a Cabala ...................................................................... 6 2.4 Alguns comentrios possveis ........................................................... 8 3 Tabela de Propriedades ............................................................................. 9 4 Bibliografia.............................................................................................. 11

FISIOLOGIA OCULTA

INTRODUO

Os sistemas esotricos que trabalham com o corpo tm diferentes palavras para descrever sua energia sutil. Prana, Chi, Orgnio, Fora dica, ou o que quer que queiram chamar, designa uma fora energtica diretamente prtica que permeia o corpo sutil Yetzirtico. Imaginria em essncia, mesmo assim est atrelada ao corpo fsico, e deste modo vrias tcnicas fsicas podem ser usadas para manipul-la. Devido a sua qualidade psicofsica, no pode ser medida, assim como os pensamentos tambm no. Um impulso eltrico no crebro no a mesma coisa que um pensamento, mas os dois podem ser inteiramente relacionados. Do mesmo modo, certos fenmenos eletroqumicos e de outros tipos que podem ser medidos no corpo podem ser relacionados quela energia sutil, mas no so e nem esto naquela energia. Trabalhar com essa energia uma matria experiencial, que pode trazer muito trabalho prtico antes que sua presena possa ser sentida. Alm disso, dada a sua caracterstica Yetzirtica, um dos melhores mtodos o de imaginar ou visualizar a energia, tendo a funo dupla de efetivamente cri-la e model-la, assim como responder aos seus movimentos independentes. Alguns mtodos de trabalho vo to longe que dizem que o corpo sutil no existe at que tenha sido construdo por trabalho interno. No entanto, esse no o caso da Medicina Tradicional Chinesa, que trabalha objetivamente com um corpo sutil dinmico, o paciente tendo conscincia disso ou no. Hatha Yoga, artes marciais, Chi Gong, Tai Chi e muitas outras prticas manipulam e harmonizam a energia sutil. Neste trabalho daremos nfase em apenas um mtodo, que trabalha sete focos ou pontos de energia no corpo, os assim chamados chakras.

CHAKRAS

Chakras ou centros de fora, segundo a denominao snscrita, significa roda ou disco, disco giratrio. Segundo o Major Arthur E. Powell: os chakras esto situados na superfcie do corpo etrico, a cerca de seis milmetros da superfcie do corpo fsico. Ao olhar clarividente aparecem como depresses em forma de pires, constituindo vrtices Todos os indivduos possuem esses centros, embora varie bastante, cada qual tem seu prprio grau de desenvolvimento. O grau de

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

desenvolvimento pode ser aferido pela intensidade de seu brilho ou vibrao. O primeiro medido pela clarividncia, o segundo pelas mos (sensibilidade) ou por radiestesia. Como vrtices, aspiram e expelem foras que influem tanto no plano sutil quanto no denso. Essa fora pode ser chamada de Prna. Este por sua vez, mantm a vida do corpo fsico. Outra funo importante dos chakras de transitar a conscincia espiritual memria fsica.

2.1 AFINAL, QUANTOS CHAKRAS EXISTEM?


No h um consenso sobre o nmero exato de centros de fora existentes em cada ser humano. Vrios textos tntricos asseguram que h no mnimo 88.000 deles; afortunadamente, nem seus nomes nem uma lista de suas funes e atributos. Geralmente, assume-se que eles sejam trinta chakras maiores, alguns deles situados em lugares to incomuns quanto a ponta do nariz, todos eles interconectados por canais sutis de energia, os equivalentes psquicos dos nervos, artrias e veias, que so chamadas de nadis. Sete desses chakras so de maior importncia no sistema da fisiologia esotrica.

2.2 CONHECENDO CADA CHAKRA 2.2.1 MULADHARA CHAKRA

O primeiro chakra cujo nome significa algo bem rudimentar equivale palavra fundao ou fundamento. Associado (no situado) ao perneo, a rea entre as genitlias e o nus, as gnodas sexuais. No Hindusmo associado ao ligham e o nus. Seu nome comum Chakra Bsico. Os poderes adquiridos por seu desenvolvimento so o completo autocontrole, domnio das paixes tais como luxria, inveja, clera, dio e cobia.

2.2.2

SVADHISTANA CHAKRA

Associado rea imediatamente acima das genitlias, mais ou menos o mons veneris. Seu nome comum Chakra Umbilical.

FISIOLOGIA OCULTA

Seus poderes so o domnio do plano astral, particularmente daquele aspecto que os magistas Ocidentais simbolizam como "o lado negro da lua".

2.2.3

MANIPURA CHAKRA

Associado com o plexo epigstrico (i.e. solar); seu nome comum Plexo Solar. Seus poderes so domnio da alquima e da magia cerimnial.

2.2.4

ANAHATA CHAKRA

Associado com o plexo cardaco. Seu nome comum Chakra Cardaco. Seu poder de manipular medidas, i.e. encolher o tamanho de uma molcula individual ou cresce-la to largamente quanto o prprio universo, inclui-se tambm clarividncia, clariaudincia e invisibilidade.

2.2.5

VISHUDDHA CHAKRA

Associado com a rea do corpo onde a laringe e faringe esto. Seu nome comum Chakra Larngeo. Seu desenvolvimento confere o alcance de sabedoria eterna.

2.2.6

AJNA CHAKRA

Associado com a rea do corpo dentre as sobrancelhas e tambm glndula Pineal (sistema endcrino) e recebe outros nomes tais como 3 olho, Olho de Shiva et cetera. Seu desenvolvimento confere liberao das consequencias das aes passadas. Em outras palavras, libera o adepto de seu Karma, dbitos espirituais que tenham sido incorridos tanto em vidas passadas quanto na presente.

2.2.7

SAHASRARA CHAKRA

Associado com uma sutil extenso do corpo fsico que est supostamente acima da coroa da cabea. Seu nome comum Chakra da Coroa, associado tambm glndula pituitria. Todos os poderes

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

supranormais pertencem a este chakra. Est alm do tempo e do espao e da forma de viver, est alm da compreenso.

2.3 OS CHAKRAS E A CABALA


Existem trs mtodos bem conhecidos de correlacionar os sete chakras principais com as dez sephiroth da cabala. O primeiro est contido na Coluna CXVIII do 777, a compilao das correspondncias organizadas por Aleister Crowley e primeiramente publicada em 1909. A maioria das colunas contidas em 777 no so mais do que tabulaes dos materiais que se encontravam espalhados pelas vrias Leituras de Conhecimento e outros manuscritos de instruo da Ordem Hermtica da Golden Dawn. Esse no o caso da Coluna CXVIII, entretanto, de se presumir que essa coluna tenha sido compilada por Crowley com base em intuies e pesquisas dele mesmo e Alan Bennett. O segundo sistema de correlao de chakras/sephiroth est contido em vrios escritos do Major-General J. F. C. Fuller, sendo um pupilo de Crowley e seu sistema claramente uma variante daquele contido em 777. Por ltimo, e mais recente, est a correlao que Dion Fortune exps em seu livro A Cabala Mstica. As variaes entre esses trs mtodos podem ser vistos claramente na seguinte tabela: Correspondncias cabalsticas de acordo com: Chakra Nome comum Coroa 3 Olho Larngeo Cardaco Crowley Fuller Fortune

Sahasrara Ajna Vishuddha Anahata

Kether Chokmah Binah Chesed, Geburah Tiphareth

Kether Chokmah Binah Chesed e

Kether Daath Daath Tiphareth

7
Manipura Svadhistana Plexo Solar Netzah Geburah Yesod

FISIOLOGIA OCULTA

Tiphareth Yesod

Umbilical ou Hod Esplnico Bsico Yesod

Muladhara

Malkuth

Malkuth

Aqueles estudantes que so conhecedores da correlaes de Crowley somente atravs do relato dado por Dion Fortune ficaro supresos em notar que na tabela acima indicado que Crowley igualava o Manipura chakra com Netzach e o Anahata chakra com as trs sephiroth, Chesed, Geburah e Tiphereth. Isto est em completa contradio declarao feita por Dion Fortune que escreveu que Tiphereth... representa o plexo solar e o peito; parece razovel, portanto, atribu-las aos chakras Manipura e Anahata, como o faz Crowley. Enquanto Crowley atribuia o Muladhara chakra a Yesod, Dion Fortune e J. F. C. Fuller estavam de acordo que ele deveria ser atribuido a Malkuth, a sephirah que representa o mundo de matria densa. Fuller o fazia porque o de Muladhara chakra frequentemente pintado simbolicamente como um ltus de quatro ptalas; essas ptalas, dizia ele, representa, os quatro elementos alqumicos da Terra, Ar, Fogo e gua. Ele poderia ter fortalecido seu argumento se tivesse associado o tattwa conhecido por Prithivi, simbolizando o elemento Terra que tradicionalmente associado com o Muladhara chakra. Dion Fortune suportou seu argumento acrescentando sua nota psicoanaltica que parecia sugerir que Crowley tinha uma mentalidade infantil na qual as funes de reproduo e excreo so confundidas. A base real da atribuio de Fuller/Fortune, parece ter sido, primeiramente, uma descrio cabalstica tradicional de Malkuth correspondentes s ndegas e nus do homem perfeito, e, em segundo lugar, uma crena de que o perneum a rea do corpo supostamente associada com o Muladhara chakra pode ser igualado com o nus. Parece-me no haver justificativa real para tal crena; a tradio tntrica especficamente assegura que as partes do corpo que tem relacionamento especial com o Muladhara chakra so os testculos e os ovrios, no o nus e as ndegas. Se algum estava confudindo excremento e reproduo, esses foram Fuller e Fortune, no Crowley.

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

O Muladhara chakra tem, como foi explicado antes em relao aos tattwas, um relacionamento com o elemento Terra, que sem dvidas corresponde a Malkuth. Mas o essencial sobre Muladhara que ele a habitao (ou assento) da Kundalini, o poder-serpentino de Shakti, o elemento dinmico nos relacionamentos de polaridade em geral e na sexualidade humana em particular. H um consenso geral dentre os cabalistas de que a sexualidade fsica pertena a Yesod, e, se assim o , no pode haver dvidas de que Crowley estava perfeitamente correto em atribuir o Muladhara chakra quela Sephirah. No h, de fato, qualquer razo para presumir, como Fuller e Fortune paream ter deduzido que Malkuth deve ser associado com qualquer chakra. Malkuth simboliza o universo material, e nenhum dos chakras pertence quele universo, embora, claro, eles supostamente o influenciem. perfeitamente razovel, no entanto, associar o Muladhara chakra a Yesod, no sentido de que inclui as foras formadoras do mundo da matria densa, ou seja, Malkuth.

2.4 ALGUNS COMENTRIOS POSSVEIS


Os chakras podem ser classificados em sete principais, podemos na medida do possvel associ-los a outros sistemas de sete, por exemplo: o nmero mnimo de oficiantes para se comear os trabalhos em Loja manica. As sete trombetas do Apocalpse; as sete Igrejas, os sete selos. Sete dias da Semana. Sete planetas tradicionais, et cetera. Sem falar dos gestos e sinais que so feito quando se passam pelos pontos antes citados. Ser que inconscientemente trabalhamos tais centros? Mudras? Os chakras podem no ser mais do que construes mentais mas o fato permanece de que os adeptos acham til se comportar como se eles existissem.

FISIOLOGIA OCULTA

TABELA DE PROPRIEDADES
Posio Sephirah Funo

Chakra e seu nome comum Muladhara Chakra Bsico

Entre Yesod genitlia e nus; base da espinha

Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando enfraquecido indica distrbios da sexualidade ou disfunes endcrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormnios, sexualidade exacerbada ou at mesmo a presena de um tumor no local. Responsvel pela energizao geral do organismo, e por ele penetram as energias csmicas mais sutis, que a seguir so distribudas pelo corpo. Quando estimulado, propicia uma boa captao energtica. Relacionado com as emoes. Quando muito energizado, indica que a pessoa voltada para as emoes e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carncia energtica, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenas crnicas. Corresponde ao amor e

Svadhistana Chakra Umbilical

Logo acima Hod das genitlias

Manipura Chakra Solar

Plexo solar

Netzach

Anahata

Plexo

Chesed,

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

10
Geburah devoo, como formas sutis e e elevadas de emoo. Tiphareth Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altrusta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egosmo e de cultivar maior dedicao ao prximo. No aspecto fsico, tambm pode indicar doenas cardacas. Binah Relaciona-se com a capacidade de percepo mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica fora de carter, grande capacidade mental e discernimento. Enfraquecido, pode indicar doenas tireoidianas e fraquezas de diversas funes fsicas, psquicas ou mentais.

Chakra Cardaco

cardaco

Vishuddha Chakra Larngeo

Local da laringe e faringe

Ajna Terceiro Olho

Entre as sobrancelhas

Chokmah Ligado capacidade intuitiva e percepo sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto fsico, para tumorao craniana. Kether Relaciona-se com o padro energtico global da pessoa. Diz-se que atravs dele recebemos a luz divina, e que a tradio de coroar os

Sahasrara Coroa

Acima do topo da cabea

11

FISIOLOGIA OCULTA

reis fundamenta-se no princpio da estimulao deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a conscincia superior do ser humano.

BIBLIOGRAFIA

Ocultura. (s.d.). Fonte: http://ocultura.org.br

You might also like