You are on page 1of 4

MITOSE E MEIOSE: So processos de divises celulares que podem originar duas clulas filhas.

Ao sofrer mitose uma clula me origina duas clulas filhas idnticas a ela e com a mesma ploidia, quantidade de cromossomos. Clula me= Clula Original, que sofrer a diviso Clula filha= Produto da diviso celular Para organismos UNICELULARES, a diviso celular corresponde a reproduo assexuada. Organismos Pluricelulares: Desenvolvimento: Nos embries dos ovos animais, ou na semente dos vegetais. As clulas se reproduzem indefinidamente at formarem tecidos e rgos que constituram um novo organismo. Crescimento: O aumento de um individuo se d pelo aumento do nmero de clulas que se dividem at atingirem a idade adulta. Renovao: Como as clulas dos glbulos vermelhos, ao chegarem no bao so destrudas. Na medula ssea, novas clulas so formadas e jogadas na circulao. A pele e o revestimento interno do intestino so constantemente renovadas. Reproduo Assexuada: Por brotamento das plantas e de animais invertebrados como a hidra. O broto formado a partir de divises mitdicas.

PRERAPAO PARA A DIVISO: O CICLO CELULAR perodo do surgimento da clula, at o aparecimento de suas clulas filhas. A durao do ciclo celular pode variar devido ao tipo de clulas, e a fatores externos como temperatura, presena de nutrientes para a clula. Algumas clulas nunca se dividem como as clulas nervosas e musculares. Algumas clulas se dividem com muita frequncia como as clulas da medula ssea que sintetizam os glbulos vermelhos. E algumas clulas no costumam se dividir, mas se dividem quando necessrio, o caso das clulas dos fgado. Depois de uma hepatite, essas clulas podem se dividir para substituir as clulas mortas. INTRFASE= a clula rene condies para se dividir * Duplicao do DNA * Sintese de protenas * Gerar clulas filhas dividida em trs partes: G1, S E G2.

PERODO G1:
o perodo do final da diviso anterior at o incio da duplicao do DNA. * Crescimento do citoplasma * Crescimento da clula * Crescimento da quant. De organelas * Atividade metablica intensa no ncleo * Produo do RNA (transcrio) que ir determinar a produo das protenas nos

ribossomos. CLULAS QUE NUNCA SE DIVIDEM, COMO MUSCULARES E NERVOSAS, PERMANECEM INDEFINIDAMENTE NO G1 PERODO S: S de sntese (produo) ocorre o evento mais importante da intrfase A DUPLICAO DO DNA Com isso garantido que as clulas filhas receberam toda a informao necessria para formar suas caractersticas em quantidades iguais. CADA FILAMENTO CROMOSSOMICO PASSA A TER DUAS CROMTIDES IRMS.

PERODO G2:
Comea a aparecer as protenas que ir formar o fuso acromtico-mittico,

CONJUNTO DE FIBRAS QUE TEM UM PAPEL DESTACADO NA MITOSE.


No final do G2 a clula est pronta para iniciar a mitose. COMO A CLULA SABE QUE HORA DE SE DIVIDIR? A clula sabe que chegou a hora de se dividir porque as necessidades da clula, quantidade de matria viva, so duas vezes MAIOR que a rea da sua membrana, em que capta e elimina substancias. O citoplasma fica MUITO maior que o ncleo, pois a clula cresce durante a intrfase j o ncleo no muda, a relao ncleo plasmtica RNP diminui. RELAO NLCEO PLASMTICA (RNP)= VOLUME DO NCLEO/VOLUME DO CITOPLASMA. No se sabe ao certo o que influencia uma diviso celular, mas acredita-se que se relaciona com a concentrao intracelulares de algumas substancias, como o atp e outros derivados de nucleotdeos. A MITOSE DIVIDIDA EM QUATRO FASES:

1) PRFASE:
a fase mais longa. - Inicia-se com um aumento no volume do ncleo. -Filamentos da cromatina comeam a se condensar por enovelamentos e dobras. -Material gentico totalmente duplicado, o que ocorreu na fase S da intrfase. -Cada cromossomo formado por duas cromtides irms, unidos pelos centrmeros. -Centrolos se duplicam, e cada par se dirige a um polo da clula -STERES: durante a migrao, molculas de tubulina se polimerizam, formando fibras que ficam como raios ao redor dos centrolos. -FUSO ACROMTICO: Fibras que ligam um par de centrolos ao outro atravessando a clula. APARELHO MITITICO= CONJUNTO FORMADO POR CENTRIOLO+STERES+FUSO ACROMTICO. -A carioteca se abre e os cromossomos so soltos no citoplasma. -Pelos centrmeros, eles se prendem as fibras do fuso acromtico e o nuclolo desintegra-se.

2) METFASE:
- Os cromossomos vo pro meio da clula, ficam espirais. Ficam super visveis ao microscpio. - Cromtides irms ainda esto unidas pelos centrmeros. - A metfase conhecida como fase do CARITIPO, por ser a melhor fase para visualizao dos cromossomos. - A interrupo da diviso celular pode ser obtida por meio de compostos qumicos, como a COLCHICINA ; que bloqueia a diviso metafsica. -> A COLCHICINA se liga a tubulina, protenas que formam os tubos acromticos. A colchicina interfere a funo dos fusos acromticos. Causa despolimerizao e o aparecimento dos microtbulos, impedindo a formao das fibras do fuso.

3) ANFASE:
- Bipartio dos centrmeros -Separao das cromtides irms -As fibras de fuso conduzem as cromtides irms para ficarem com polos opostos. -Em cada polo, existe um nmero de cromossomos igual ao que havia na clula quando comeou a diviso, porm com um filamento cada. -Inicio da descondensao dos cromossomos.

4) Telfase:
-Os cromossomos esto em dois conjuntos, de um par cada, em cada polo. -Cada conjunto envolvido por uma nova carioteca, que surge da fuso dos segmentos do retculo endoplasmtico. -Tubulina despolimeriza, desfazendo as fibras do ster e do fuso acromtico. -Na zona SAT, reconstitui-se o nuclolo. -No meio da clula surge o sulco da diviso, que a medida que aumenta, provoca estreitamento nessa regio. -Clulas filhas se separam. -Diviso do citoplasma denominada CITOCINESE. -As duas clulas filhas possuem o mesmo nmero de cromossomos -Cromossomos no so mais visveis pois esto descondensados. -Ncleos se encontram no estado interfsico. -Material gentico, organelas e outros componentes celulares so distribudos de forma uniforme para as clulas filhas. Durao do ciclo celular: Na preparao para a diviso varia mais o perodo S o mais longo. Nas fases da mitose, a prfase a fase mais longa. VARIAO NA PLOIDIA E NA QUANTIDADE DO DNA: Durante o ciclo celular ocorrem modificaes na quantidade de DNA da clula, que ocorre durante o perodo S da intrfase. Agora modificaes na quantidade de cromossomos, no. PLOIDIA= quantidade de lotes N de cromossomos de uma clula. A MITOSE PODE OCORRER COM CLULAS DE QUALQUER PLOIDIA, n,2n,3n... TODAS originam duas clulas filhas com o mesmo nmero de cromossomos, portanto

a PLOIDIA permanece constante. A quantidade de DNA tem comportamento diferente da ploidia, durante o ciclo celular. A diviso das cromtides irms, na diviso celular, reduz a metade a quantidade de DNA de cada uma delas. como a clula animal tem centrolo aster, a diviso cntrica e astral. MITOSE EM CLULAS VEGETAIS: A maioria das clulas vegetais no possui centrolo, portanto a mitose na clula vegetal acntrica e anastral. -A citocinese na clula vegetal centrpeta, de fora pra o centro. -Vesculas que se originam do complexo golgiense se colocam no meio da clula. -A medida que vo para fora armazenam celulose em seu interior. -As vesculas so denominadas FRAGMOPLASTO, que engrossam e formam a lamela mdia que ir separar as duas clulas filhas. -A formao do fragmoplasto centrfuga, ocorre de dentro pra fora.

You might also like