You are on page 1of 5

PROTOCOLOS DE TRANSMISSO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou,

simplesmente Protocolo de Controle de Transmisso / Protocolo de Internet. ATENO O TCP/IP no um protocolo. TCP/IP um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas prprias que se relaciona com o modelo OSI. O TCP/IP no um protocolo, e sim um conjunto de protocolos que inclui diversos regramentos especiais para transporte de dados, como o IP, TCP e UDP. Ele apenas chamado de TCP/IP, pois o TCP e o IP so os dois protocolos mais importantes includos nesse conjunto.

ATENO EXPRESSO DE PROVA Todo microcomputador, para funcionar em rede, deve possuir um endereo IP. Este endereo IP um nmero que identifica um microcomputador. O nmero protocolo IP um conjunto de 04 octetos binrios, que depois, pelo computador, so transformados em nmeros decimais. Citamos como exemplo de nmero IP 192.168.0.1. Este IP ser atribudo ao microcomputador quando estiver conectado a uma rede. O entendimento desse tpico vlido para IP verso 4 ou IPv4.

PROTOCOLO TCP O TCP a sigla da lngua inglesa para a palavra Transmission Control Protocol ou traduzindo para nossa lngua: Protocolo de Controle de Transferncia. Trata-se do principal protocolo responsvel pela transmisso de dados. Este protocolo possui diversos controles internos algoritmo -, tornando-o orientado a conexo, de modo a garantir o no perdimento de dados quando enviados em uma rede. o protocolo de maior uso em rede de quando se quer transmitir dados.

PROTOCOLO UDP O UDP vem da lngua inglesa User Datagram Protocol ou, traduzindo, protocolo de transmisso de dados, porm com muitas diferenas em relao ao TCP. Este tipo de protocolo de comunicao no orientado a conexo, ou seja, no h qualquer tipo de garantia que o pacote ou dados ir chegar ou no. A grande vantagem deste protocolo sua utilizao em tempo real, uso de difuso de dados, como voz e dados.

Ele trabalha, em relao ao TCP, de forma muito mais rpida.

PROTOCOLOS USADOS POR EMAILS PROTOCOLO POP3 O protocolo POP3, da lngua inglesa Post Office Protocol, um protocolo que trabalha no ciclo de recebimentos das mensagens eletrnicas emails pegando os emails da Internet e colocando-os em seu computador.

Esse protocolo utilizado para que os usurios possam facilmente acessar as suas caixas de mensagens de emails em um servidor em outro local de uma rede, ou seja, ele faz a conexo de um computador a um servidor, descarregando o contedo de emails no computador do usurio. Para isso, necessrio que o microcomputador do usurio esteja executando um programa aplicativo gerenciador de emails. So programas gerenciadores de email: OUTLOOK EXPRESS: programa de computador integrado ao sistema operacional Windows XP; WINDOWS MAIL: programa de computador integrado ao sistema operacional Windows Vista; THUNDERBIRD: programa independente, podendo ser executado em qualquer sistema operacional, como Windows, Linux, Apple Mac OS etc.

PROTOCOLO SMTP O protocolo SMTP, da lngua inglesa Simple Mail Transfer Protocol, o protocolo padro de fato para envio de e-mail por meio da Internet, ou seja, trabalha no ciclo de envio de mensagens eletrnicas. Trata-se de um protocolo pouco complexo, baseado em digitar textos simples, em que um ou vrios destinatrios de uma mensagem eletrnica so especificados para envio, sendo a mensagem transferida posteriormente, aps pressionar a tecla Enviar/Send dos gerenciadores de email.

PROTOCOLO IMAP O IMAP, da lngua inglesa Internet Message Access Protocol, um protocolo de gerenciamento de correio eletrnico superior em recursos ao POP3 e SMTP. O uso deste tipo de protocolo permite que as mensagens fiquem armazenadas no servidor de emails e o usurio do computador pode ter acesso s suas pastas e mensagens em qualquer

computador conectado na Internet, tanto por webmail como por cliente de correio. Os provedores de email na Internet usam o servio de webmail, para que possamos acessar o webmail, utilizamo-nos de protocolo HTTP, principalmente.

PROTOCOLOS USADOS EM SERVIOS DE INTERNET/INTRANET PROTOCOLO HTTP O acrnimo HTTP advm do termo ingls Hyper Text Transfer Protocol, trata-se do protocolo de transferncia de Hipertexto da camada de Aplicao do modelo OSI, utilizado para transferncia de dados na World Wide Web. igualmente importante que conheamos o que vem a ser esse modelo OSI. Esse o protocolo da World Wide Web WWW , que tem por objetivo transferir dados de hipermdia da Internet para o computador que est acessando pginas de Internet ou da Intranet. Resumindo, esse protocolo HTTP permite que naveguemos em pginas da WEB por meio de hyperlinks, ou seja, por vnculos entre pginas que utilizam os textos, as figuras e os objetos para criar esses vnculos entre pginas de Internet ou Intranet.

PROTOCOLO HTTPS O acrnimo HTTPS advm do termo ingls Hyper Text Transfer Protocol Secure e significa protocolo de transferncia de texto em hipermdia com uma camada de segurana por criptografia. Trata-se de uma implementao de segurana sobre o protocolo HTTP por meio de uma camada que recebe o nome de SSL - Secure Sockets Layer conhecida como camada de soquete segurana em software. Essa camada adicional de segurana por software permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. comum que, quando usamos a Internet, por exemplo, e observamos a figura de um cadeado no BROWSER navegador de Internet como o Internet Explorer ou FireFox , temos a certeza de que os dados transferidos entre a Internet e o microcomputador do usurio esto seguros, ou seja, esto criptografados, dificultando a revelao do contedo da informao caso a comunicao seja interceptada por algum hacker. Uma das formas de anlise de questo de prova, quando essa questo apresentada em forma de grfico, procurar no navegador de Internet o protocolo HTTPS na URL ou o desenho de um cadeado.

PROTOCOLO FTP A sigla FTP advm de do termo em ingls File Transfer Protocol, que significa Protocolo de

Transferncia de Arquivos completos. um protocolo que trabalha de forma bastante rpida e verstil de transferir arquivos completos, sendo uma das mais usadas na Internet ou na Intranet quando desejamos baixar programas que estejam em outro ambiente computacional. O nome FTP pode ter alguns significados. s vezes, o FTP pode se referir tanto ao protocolo de transferncia de arquivos quanto a um tipo de programa que o serve para transferir arquivos do ambiente local para outra rede e vice-versa. A transferncia de dados em redes de computadores envolve, normalmente, transferncia de arquivos e pastas e acesso a sistemas remotos.

ATENO O FTP um protocolo genrico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos e pastas completos por livre arbtrio, tendo em conta restries de acesso e propriedades dos arquivos. Normalmente, para se atualizar contedos de stios eletrnicos sites na Internet ou na Intranet utilizado o protocolo FTP. Quando enviamos arquivos para o servidor, dizemos que estamos fazendo um UPLOAD; quando recebemos arquivos, dizemos que estamos realizando o DOWNLOAD.

PROTOCOLO IP O protocolo Internet Protocol ou Protocolo de Internet um nmero padronizado que representa um computador de uma rede. Este nmero, na verso IP verso 4 ou IPv4, representado da seguinte forma: 192.168.0.1 A verso 4 do protocolo IP verificada pelo conjunto de 04 nmeros decimais que podem variar entre 0 e 255, o que equivale ao tamanho de 01 byte. Lembramos que o byte representa o conjunto de 08 bits. Se houvesse a transformao do nmero decimal apresentado em bits, teramos a seguinte representao: 11000000.10101000.0.1 isso mesmo! Os nmeros IP a seguir so os mesmos, ou seja, tanto a representao decimal quanto a representao binria. 192.168.0.1 = 11000000.10101000.0.1 ATENO EXPRESSO DE PROVA por isso que dizemos que o IP ou IP verso 4 IPv4 o conjunto de 04 octetos binrios. O protocolo IP conhecido como protocolo rotevel de Internet por permitir a identificao de rede e de computadores. Em uma rede, no podemos ter endereos IP iguais, caso isto ocorra, haver a paralisao destes computadores no sentido de eles no poderem mais se comunicar por rede. Caso

ocorra em computadores da mesma rede local os mesmos nmeros IP, ou seja, que haja repetio de endereos IP em uma LAN, os computadores com esses nmeros iguais funcionaro de forma autnoma, mas no em rede por haver conflito. O protocolo IP obedece a uma regra de formao em sua numerao. Essa regra chama-se CLASSE IP. Temos 05 classes IP disponveis: Classe A: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 1 e 126; Classe B: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 128 e 191; Classe C: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 192 e 223; Classe D: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 224 e 239; Classe E: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 240 e 254. As classes D e E so especiais. A classe D no pode ser usada para computadores e a classe E est reservada para projetos futuros na Internet. ATENO O endereo IP que comear com 127.x.y.z (no importa o valor das variveis) conhecido como Loopback, referindo-se ao prprio computador. Esse endereo tambm serve para verificar a funcionalidade da placa de rede do computador do usurio.

You might also like