You are on page 1of 6

O DESCOBRIMENTO DO CEAR Dois meses antes que Cabral partisse de Lisboa, j Vicente Pinzon, navegador espanhol, aportava ao litoral

cearense, seguindo daqui para o norte sem todavia, tomar posse da terra para a Coroa espanhola, em conseqncia das determinaes do famoso Tratado de Tordesilhas. Vicente Pinzon, antigo companheiro de Colombo, comandante do navio Nina, vinha agora chefiando uma flotilha de 4 caravelas acompanhado de muitos marinheiros, alguns dos quais haviam tomado parte na histrica e ousada viagem de 1492. Velejando pela costa cearense, o explorador castelhano batizou certo acidente geogrfico com o nome de Santa Maria de la Consolacin. Mais tarde, outra expedio, comandada por Diogo de Lepe, deu com o local visitado por Pinzon. Era um pequeno cabo, onde o navegante cristo deixara erguida nas areias brancas da praia uma grande cruz de madeira. Cronistas e historiadores no esto de pleno acordo quanto data exata em que Pinzon desembarcou no Cear. O Baro do Rio Branco, examinando meticulosamente a matria, chegou concluso de que o fato ocorreu nos primeiros dias de fevereiro de 1500. Trata-se de uma opinio sensata e criteriosa, considerando-se que no dia 2 de fevereiro a Igreja Catlica celebra a festa da Purificao de Nossa Senhora (Nossa Senhora das Candeias). A data citada explica a razo do nome (Santa Maria de La Consolacin), que est em plena consonncia com os costumes daquele tempo, quando um espiritual desejo levava o navegador agradecido a relacionar o seu feliz descobrimento com o santo do dia que lhe teria, de certo, propiciado a venturosa ocorrncia. O historiador Toms Pompeu Sobrinho depois de profundas investigaes baseadas em segura documentao histrica, identifica o Cabo de Santa Maria de La Consolacin como Ponta grossa, no municpio de Aracati. Ponta Grossa ou Mucuripe (como opinam outros historiadores), o certo que no h hoje mais nenhuma dvida: o solo cearense foi pisado pelos espanhis antes de ser descortinado o monte Pascoal pelos marinheiros portugueses. Fato este que pode ser citado como sendo apenas uma efemride histrica, uma vez que no havia no Cear nenhum fator que pudesse ser apontado como atraente para a efetiva ocupao do territrio.

D. Pero Fernandes Sardinha, devorado pelos ndios caets, aps naufrgio na costa de Alagoas. No decorrer de todo o sculo XVI, esta capitania permaneceu em completo abandono, posto que as atividades de portugueses em sentido exploratrio no Brasil resumiramse, de incio, extrao de pau-brasil e, posteriormente, ao cultivo de cana-de-acar. Uma vez que o pau-brasil no parte da flora nativa cearense e o solo massap (favorvel ao plantio de cana-de-acar) no encontrado em nosso territrio, os portugueses praticamente no se fizeram presentes por estas paragens. Desta feita, o contato dos nativos cearenses com os europeus nas visitas que lhe faziam aventureiros europeus. Corsrios e comerciantes clandestinos aqui entravam freqentemente, em busca de negcios com as tribos selvagens que dominavam o litoral e a vasta regio da Ibiapaba. O produto mais importante: o mbar-gris, utilizado na indstria de perfumaria. Em troca de quinquilharias, os indgenas entregavam aos estrangeiros as madeiras, com o pau-branco, que podiam ser usadas na fabricao de moveis. Em 1637, houve a primeira tentativa de explorao de minrios, realizada pelos holandeses, que fracassaram no intento.

A OCUPAO DO CEAR

EXPEDIO DE PERO COELHO DE SOUSA

1603, Pero Coelho de Sousa, desbravador de origem aoriana, requereu e obteve da Corte portuguesa por intermdio de Diogo de Botelho, 8 Governador Geral do Brasil, o ttulo de capito-mor e os indispensveis privilgios para desbravar e colonizar a Capitania do Siar-Grande. Pero Coelho partiu da Paraba comandando um destacamento de 200 ndios e 65 soldados de origem europia e chegou ao Cear pela regio jaguaribana. Aps uma srie de lutas, Pero Coelho conquista a regio da Ibiapaba vencendo os inimigos (franceses e silvcolas). Retorna ao litoral e se estabelece na Barra do Cear, onde ergue o Forte So Tiago em 1604. Em 1605, resolveu deixar o reduto de So Tiago, aps seguidos ataques de ndios da tribo tocariju, para estabelecer outra fortificao na foz do rio Jaguaribe. Sem recursos, completamente arruinado, Pero Coelho insiste em desbravar a terra conquistada. Mas sobreveio a pavorosa seca de 1605 -1606, a primeira que a histria cearense registra. Forado pelo terrvel flagelo, o infortunado desbravador iniciou uma retirada tristssima em demanda do Forte dos Reis Magos, no Rio Grande do Norte. Foi uma trgica epopia que lhe custou a fortuna, a sade e a vida dos prprios filhos, mortos de sede e inanio. O soldado desbravador, na misria, caluniado e cheio de desgostos, morreu 3 meses depois do regresso de sua mal sucedida expedio.

A CAPITANIA DO SIAR-GRANDE

Quando D. Joo III, em 1534, dividiu o Brasil em Capitanias Hereditrias, coube a do Siar-Grande (grafia da poca para Cear) a Antnio Cardoso de Barros, que nenhuma tentativa fez no sentido de coloniz-la, embora anos mais tarde tivesse vindo para o Brasil e servido ao governo de Tom de Sousa, no cargo de provedor-mor. Barros, inclusive, faleceu em 1556, ao lado do Bispo do Brasil

A MISSO DOS JESUTAS

Os missionrios da Companhia de Jesus, chamados de jesutas, vieram ao Brasil no contexto da contra-reforma, medidas tomadas pela Igreja Catlica para deter o avano da Reforma Protestante na Europa. A estratgia estabelecida pelo fundador da ordem, o nobre espanhol Incio de Loyola era simples: converter nativos da sia, frica e Amrica para contrabalanar as baixas na quantidade de fiis europeus. Os primeiros jesutas chegaram ao Brasil no inicio do Governo Geral e eram dirigidos por Manuel da Nbrega e Jos de Anchieta. Construram as primeira escolas, edificaram as primeiras igrejas e buscavam a c atequese de ndios para a f catlica. Os jesutas Francisco Pinto e Lus Figueira iniciaram a obra de catequese no Cear (1607) na Ibiapaba. Aps alguns meses j haviam conseguido formar uma aldeia para a converso de nativos. No dia 11 de janeiro de 1608, pela manh, a pequena aldeia foi surpreendida com um ataque dos ndios tocarijus. Do assalto resultou incndio, depredao e grande nmero de mortos e feridos. O Padre Francisco Pinto foi trucidado no momento em que celebrava a Missa. O Padre Lus Figueira escapou ao morticnio, por no estar presente na hora do ataque. Lus Figueira abandonou o Cear e morreu em 1643, vtima de um naufrgio nas imediaes da ilha Maraj, no Par.

Inicialmente, Moreno falava com perfeio a lngua dos ndios e sabia, tambm, da necessidade de dar combate sem trguas aos que lhe resistiam. Para isso, Moreno praticou o chamado descimento. Tal prtica consistia na transferncia de uma aldeia inteira de ndios submissos aos interesses do conquistador para uma outra regio. No caso, Moreno trouxe a tribo de ndios potis do chefe Jacana, anteriormente fixados na regio de Au no Rio Grande do Norte, com o objetivo de combater os tocarijus. Provando a sua experincia na lida com indgenas, Soares Moreno trouxe representantes do tronco lingstico tupi para combater ndios do povo tapuia, inimigos tradicionais desde antes da chegada dos portugueses ao litoral brasileiro. Outra prtica feita por Martim Soares Moreno foi o cunhadismo, ou seja, o estabelecimento de relaes de parentesco com as tribos aliadas, atravs do matrimnio. Jos de Alencar narra um episdio deste tipo em sua obra-prima regionalista Iracema, na qual Martim Soares Moreno imortalizado com o epteto de Guerreiro Branco e ganha a fama de fundador do Cear aps se envolver com a personagem ttulo do romance. Em 1613, Soares Moreno recebeu a incumbncia de expulsar os franceses que se haviam radicado no Maranho. Entregou o governo de capitania a Estevo de Campos e partiu para a terra "Timbira", com Jernimo de Albuquerque que foi famoso cabo de guerra nas conquistas do Rio Grande do Norte. Somente em 1621, conseguiu retornar ao Cear, fazendo reflorescer sua feitoria, que se achava em situao precria. Tentou desenvolver a economia local, incentivando a pecuria e o cultivo de cana-de-acar. Apesar de diversas tentativa, acabou fracassando e abandonou definitivamente o Cear em 1631, para combater holandeses em Pernambuco.

MARTIM SOARES MORENO O FUNDADOR DO CEAR.

PRESENA HOLANDESA NO CEAR Frustradas as tentativas de colonizao, levadas a efeito por Pero Coelho e pelos missionrios Francisco Pinto e Lus Figueira, estavam as aldeias aqui fundadas em via de completa dissoluo e toda a costa cearense totalmente desprotegida, entregue mais absoluta traficncia e pirataria. Tal situao perdurou at o ano de 1612, poca em que Diogo de Mendona Furtado, 9 Governador Geral do Brasil, resolveu realizar, definitivamente, a colonizao do Cear. Essa misso foi confiada a Martim Soares Moreno que j conhecia estas terras porque , em plena adolescncia, acompanhara a expedio de Pero Coelho (1603-1606) com a patente de soldado No dia 20 de janeiro de 1612, Soares Moreno desembarcou na Barra do Cear, trazendo em sua companhia apenas um padre e seis soldados. Logo construiu um fortim de madeira a que deu o nome de So Sebastio, numa homenagem ao santo do dia do seu desembarque. O forte edificado por Soares Moreno foi mais bem sucedido que o de Pero Coelho por vrios fatores.

Os holandeses, tendo j a posse de Pernambuco, Alagoas, Paraba e Rio Grande do Norte, ocuparam finalmente o Cear, em 26 de outubro de 1637. A expedio invasora vinha comandada por Jorge Gartsman e Hendrick Huss. Nessa poca, o forte de Soares Moreno achava-se sob o comando de Bartolomeu de Brito Freire, que foi levado prisioneiro para Recife, juntamente com vrios companheiros de infortnio, entre os quais alguns feridos. Em 1644, houve uma insurreio geral dos ndios contra os holandeses. O Forte foi atacado e destrudo pelos indgenas. Seus defensores foram quase todos massacrados. O comandante Gedion Morris pereceu no combate. Apesar de mal sucedidos na primeira invaso, os flamengos retornaram ao Cear em 1649, sob as ordens de Matias Beck, que trazia novos planos de conquista. No dia 3 de abril, os invasores desembarcaram na enseada do Mucuripe e foram se estabelecer margem esquerda do riacho Marajaitiba, mais tarde denominado Telha e afinal

Paje (Rio do Feiticeiro). No dia 10 de abril, foi iniciada a construo de um forte que tomou o nome de Schoonemborch em homenagem ao ento governador de Pernambuco. Matias Beck e seus comandados aqui permaneceram at 1654, ano em que se verificou a expulso dos holandeses no Brasil. Com a sua sada, o forte passou a chamar-se Fortaleza de Nossa Senhora da Assuno, porque voltou ao controle portugus e foi o ncleo originador da cidade de Fortaleza. Tentaram os flamengos nesta ltima invaso explorar a prata que, segundo os ndios, existia no monte Itarema, na serra de Maranguape. Tambm se empenharam na extrao de mbar, como objetivo de utiliz-lo na perfumaria. Porm, todas as tentativas foram frustradas com o passar dos anos.

portanto, de grande extenses de terra para ser implementada. O gado cearense ocupava fazendas situadas nas sesmarias, poes de terra de 36 km de frente por 36 km de fundo. Para cuidar do gado, surgia a figura do vaqueiro, trabalhador livre de origem mestia (branco com ndio) que recebia como pagamento a quarta (um de cada quatro reses que nasciam do rebanho pertencia ao vaqueiro). Nesta realidade de agruras, surgiu o que foi chamado por Capistrano de Abreu de Civilizao do Couro. Pois do couro se fabricava tudo: corda, as portas das cabanas, alforges para comida, mochilas, a roupa para o vaqueiro entrar no mato, cadeiras de encosto e uma infinidade de objetos domsticos. Como conseqncia, cresceu o nmero de fazendas, cuja vida girava em torno do gado. A posse da terra, nesta poca, gerou conflitos entre famlias ansiosas pelo lucro e enriquecimento rpido, tais como os Monte e os Feitosa, na regio dos Inhamuns. Expanso da pecuria facilitou o surgimento de muitas cidades, tais como a Vila de So Jos do Ribamar do Aquiraz (1701), a primeira vila do Cear. Devido necessidade de se levar o gado para ser vendido em outros Estados, abriam-se estradas pelo interior. Os locais de parada, onde os vaqueiros descansavam, foram transformados em povoaes, exemplo disso a Vila de Nossa Senhora da Expectao do Ic de 1734 (terceira vila do Cear). O boi era vendido principalmente nos mercados de Pernambuco, Minas Gerais e Bahia. Porm, os Estados da Paraba e Rio Grande do Norte, que ficavam mais prximos dos centros de troca e compra levavam vantagem. Alm disso, as longas travessias causavam muitos prejuzos aos fazendeiros. Decidiu-se pela venda da carne j industrialmente preparada. Surgia assim, em grande escala, a carne conservada pelo sal, capaz de resistir s longas viagens, sendo levada pelos barcos da capitania. Nos pontos, foram instaladas as "salgadeiras", ou "charqueadas" ou "oficinas", para facilitar o trabalho de transporte. Era o tempo das charqueadas. E a "carne do Cear", como assim ficou conhecida, constituiu-se no principal e exclusivo comrcio cearense. As "charqueadas" comearam um pouco antes de 1740. Primeiramente em Aracati (Vila de Nossa Senhora do Rosrio do Aracati, de 1748 (a quarta vila do Cear), que se tornou no mais rico e importante centro de comrcio do Cear, localizada prxima a foz do Rio Jaguaribe. Posteriormente, Sobral, no Rio Acara tambm ganharia envergadura no beneficiamento da carne. Tudo levava a crer que a tendncia inevitvel era o crescimento, nada podendo interferir na redeno econmica de uma provncia abalada secularmente pela misria. Mas o pior aconteceu. Nos anos de 1777-1781, 17901793, ocorreram grandes secas que aniquilaram quase todos os rebanhos cearenses, acabando praticamente com o comrcio da carne. Apesar de a pecuria ter se recuperado depois, no continuou sendo um dos principais exportadores. Perdeu este posto para uma nova atividade econmica: o algodo.

ECONOMIA DO CEAR COLONIAL - PECURIA

At agora se percebe que as tentativas de ocupar o Cear estavam concentradas no litoral e no foram nenhuma delas bem-sucedidas, posto que o nico ncleo populacional estabelecido no territrio cearense era o Forte de Nossa Senhora da Assuno que tinha alguma importncia militar, porm era uma nulidade do ponto de vista econmico. Os mais simplistas poderiam dizer que tal realidade era fruto da ferocidade dos nativos cearenses que no permitiram a implantao de uma atividade econmica ligada ao pacto colonial. Contudo, necessrio que se diga tambm que em outras regies brasileiras a resistncia indgena se fez bravamente, porm foi dizimada ao surgir uma atividade econmica que justificasse o investimento. Sendo assim,o que faltava era uma atividade econmica que compensasse o investimento capitalista. O atraso do comrcio impedia tambm a maior interiorizao do Cear. Somente em 1678 comea a se pensar na ocupao de terras, com o surgimento do ciclo da pecuria. O gado estava presente na realidade nordestina desde a gnese da atividade aucareira, como meio de transporte, fora motriz e alimentcia. Porm, aps a expulso dos holandeses, em 1654, a crise proveniente da concorrncia antilhana obrigou os produtores a aumentar a produo para baixar o preo do produto e conseqentemente aumentar as vendas. Diante disso, o gado foi obrigado a se deslocar dos engenhos e para tanto acabou ganhando o serto semirido da caatinga nordestina. A Carta Rgia de D. Pedro II, Rei de Portugal, que em 1701 proibia a criao bovina a sessenta lguas do litoral foi determinante neste processo de interiorizao da pecuria. Inicialmente, os rebanhos se deslocavam acompanhando o curso do Rio So Francisco, mas com o tempo a atividade se disseminou por praticamente todo o Serto Nordestino, chegando inclusive ao Cear, atravs dos Rios Jaguaribe (Leste) e Acara (Oeste) que serviam de vetores para o deslocamento das reses. A pecuria implantada no serto cearense era do tipo extensivo, na qual o gado criado solto no pasto, necessitando,

A GUERRA DOS BRBAROS

A cultura indgena passou a ser ameaada seriamente com o avano das fazendas de gado do branco colonizador que no tinha escrpulos em assassinar o nativo, agredi-lo, violent-lo e usurpar as suas terras. Alm disso, outra ameaa para o ndio cearense era a presena dos missionrios jesutas, que no af de convert-los a f catlica faziam uma verdadeira lavagem cerebral e acabaram por destruir-lhe a cultura e o modo de viver. O ndio foi vtima de extrema violncia, perdeu as terras ancestrais, que considerava sagradas, mas no o fez sem resistir. O melhor exemplo desta resistncia foi o episdio chamado Guerra dos Brbaros, na qual os nativos lutaram por quase trinta anos lutaram pelo seu direito de viver em seus domnios. Para combater a fria nativa foram contratados at mesmo bandeirantes paulistas, experiente na captura de silvcolas para escravizao. Porm, nem mesmo a sua presena foi capaz de deter o momento mais espetacular desta luta, o ataque movido pelos ndios Jenipapo-Kaninds Vila de Aquiraz em 1713, quando cerca de duzentas pessoas morreram defendendo a vila e muitos outros fugiram para buscar proteo no Forte de Nossa Senhora da Assuno. Foi por esta razo que Fortaleza foi elevada condio de vila em 1726, tornando-se assim a segunda vila da capitania. No entanto, mesmo diante da valentia dos guerreiros indgenas cearenses, a vitria final coube aos invasores restando aos nativos uma das trs opes seguintes: a exterminao, a fuga ou a rendio, que culminava com a catequese nas inmeras misses jesuticas localizadas no interior cearense. Um exemplo de extermnio total foi o acontecido com a tribo chamada paiacus, de onde se originou o nome Pacajus. Tais ndios foram dizimados pelo combate do bandeirante paulista Matias Cardoso, que escravizou os demais, revendendo-os para vrias regies brasileiras. A catequese foi o destino da maior parte dos ndios cearenses. Prova disso a existncia de grande quantidade de aldeamentos criados para a converso dos rendidos. A Regio da Ibiapaba, por exemplo, um dos maiores ncleos de presena jesuta no Cear, a partir da fundao da misso de Nossa Senhora da Ibiapaba, atual Viosa do Cear, ainda em 1695 e elevada Vila em 1759. Outra prova do fato mencionado foi a criao de trs aldeias jesuticas no entorno da Vila de Fortaleza, com o intuito de prover mo de obra para os colonos da regio, oriunda de silvcolas vencidos em batalha: Arronches (Parangaba, elevada a Vila em 1759), Paupina (Messejana, elevada Vila tambm em 1759) e Soure (Caucaia, elevada Vila em 1760). EXERCCIOS DE SALA 1. (UFC 1988) Sobre o processo de ocupao do territrio do atual Estado do Cear, no perodo colonial brasileiro, podemos afirmar corretamente, que: a) As reas centrais foram ocupadas economicamente antes do litoral.

b) Os rios Jaguaribe e Acara foram os principais caminhos naturais de penetrao. c) A pecuria desenvolveu-se sobretudo nas regies serranas. d) Os colonizadores, no Cear, respeitaram as terras indgenas, evitando extermin-los. e) Os historiadores do Cear, sem exceo, afirmam que a ocupao do Cariri deu-se como resultado da expanso da Casa da Torre. 2. (UFC 1991/2) Sobre a economia cearense entre perodos colonial e imperial, marque a opo certa: a) O trabalho do vaqueiro, no Cear colonial era exercido por homens livres que percebiam salrios. b) A cultura algodoeira foi responsvel pelo povoamento da terra cearense a partir do Sculo XVI. c) As oficinas de charque e a comercializao de carne seca fizeram do Cariri a principal regio econmica do Cear Colonial. d) A predominncia da exportao do algodo pelo porto de Fortaleza contribuiu para consolidar a capital como principal centro urbano do Cear no Sculo XIX. e) O caf, no Cear, s foi cultivado nas regies de Sobral e Camocim, e no teve nenhuma expressividade na economia exportadora cearense do sculo passado.

3.

(UECE 2004/1) A incorporao do Cear no Projeto Colonial Portugus deu-se de modo tardio, quando comparado conquista do litoral pernambucano, iniciada ainda na primeira metade do sculo XVI. As primeiras tentativas de conquista do Cear s ocorreram no incio do sculo XVII com Pero Coelho de Souza, em 1603. Depois com Martim Soares Moreno e por fim, com holandeses, a mais duradoura. No entanto, as tentativas de conquista ocorridas entre 1603 e 1654 no deixaram marcas importantes. (PINHEIRO, Francisco Jos. Os povos nativos do Cear (uma sntese possvel) in Cear de corpo e alma um olhar contemporneo de 53 autores sobre a terra da luz. Rio de Janeiro: Relume/Dumar Fortaleza Instituto do Cear, 2002, p 21,22) No que concerne ao processo de ocupao do territrio cearense correto afirmar : I. O processo de anexao e ocupao efetiva da Capitania do Cear ao Projeto Colonial Portugus s se efetuou no final do Sculo XVII e incio do sculo XVIII. II. A Capitania do Cear despertou imediato interesse dos colonizadores portugueses. III. A resistncia armada dos povos nativos do territrio cearense aos colonizadores estendeu-se at o final do Sculo XIX. Marque a opo verdadeira I e II so verdadeiras. II e III so verdadeiras. II e III so falsas. I e III so falsas. 4. (UECE 2004/1) As trs vilas mais importantes do Cear no Perodo da Pecuria (1720-1790) eram: a) Aracati, Sobral e Ic. b) Sobral, Ic e Foraleza.

c) d) 5.

Aquiraz, Fortaleza e Aracati. Ic, Aracati e Fortaleza.

b) c)

(UECE 1997/2) Sobre o processo de ocupao da Costa cearense durante o sculo XVII, pode-se afirmar corretamente que: a) Os portugueses aliaram-se aos indgenas que habitavam essas terras e construram fortes apenas para defender os centros de pau-brasil; b) A presena portuguesa no Cear tem a ver com a ocupao de Pernambuco pelos franceses e do Maranho pelos holandeses; c) O litoral foi intensamente disputado por ndios e foras militares de vrias potncias europias, e vrias fortificaes foram construdas por portugueses e holandeses; d) A conquista do litoral cearense foi efetuada por motivos econmicos, j que o cultivo da cana-deacar estava bastante desenvolvido e o acar necessitava ser transportado diretamente para Portugal.

d)

e)

EXERCCIOS DE CASA 1. (UFC 2002) O texto abaixo foi extrado do documento Representao da Cmara de Aquiraz ao Rei de Portugal: (...) para a conservao desta capitania ser vossa majestade servido destruir estes brbaros para que fiquemos livres de to cruel jugo; em duas aldeias deste gentio assistem padres da Companhia que foram j expulsos de outras aldeias do serto (...) estes religiosos so testemunhas das crueldades que estes tapuias tem feito nos vassalos de vossa majestade. (...) s representamos a vossa majestade que misses com estes brbaros so escusadas, por que de humano s tem a forma a quem disser outra coisa engano conhecido. (Citado em PINHEIRO, Francisco Jos. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo territrio. In SOUSA, Simone de (Org.) Uma Nova Histria do Cear. Fortaleza, Edies Demcrito Rocha, 2000, p.39) A partir da leitura do documento acima, correto afirmar: a) A acirrada reao indgena constituiu uma forma de resistncia destruio do seu modo de vida; b) O projeto portugus de colonizar, civilizar e catequizar contribuiu para manter a organizao tribal; c) A ocupao do interior cearense, em virtude da reao indgena, foi iniciada na segunda metade do sculo XVIII; d) O domnio do interior cearense pelo colonizador e a catequese jesutica foram realizadas de modo a preservar a cultura indgena; e) A Cmara de Aquiraz expressava a preocupao com a catequese indgena como forma de apaziguar o conflito entre os colonizadores e os ndios. (CEFET 2002/1) Sobre o Cear colonial, correta a afirmativa: a) Por apresentar atrativos econmicos, alm das condies geogrficas favorveis, o Cear foi logo colonizado com a criao da Capitania do Siar Grande, sob o comando de Antnio Cardoso de Barros.

A obra de Jos de Alencar, que exalta as aes de Martim Afonso de Sousa, Ubirajara. As comunidades indgenas cearenses foram vtimas do processo de colonizao, em que o territrio para eles constitua-se em valor simblico, atravs do qual se definia a prpria identidade. Para os colonos a terra era sobretudo um meio de produo, no importando o extermnio de milhares de nativos, para que o lucro fosse atingido. Diferentemente de Pernambuco e Bahia, que promoveram a atividade da pecuria, o trabalho indgena no se fez presente, de forma relevante, no Cear, haja vista que a explorao do territrio logo se definiu no sentido da empresa aucareira, para cujas necessidades o escravo africano era mais conveniente. Alm da atividade aucareira, a cotonicultura tambm foi de extrema importncia para a ocupao do litoral e do interior cearenses, sem destacar o fato de ter sido o sustentculo da economia cearense em toda a fase inicial da colonizao, superando at a pecuria pernambucana.

3. (CEFET 2003/1) Em relao expanso da pecuria e ao povoamento do territrio cearense, coerente afirmar que: a) A ocupao dos sertes ocorreu devido forte migrao de colonos do sul conduzidos pelos bandeirantes, na inteno de encontrar as famosas pedras preciosas b) A fazenda de criar gado era a unidade econmicosocial dos sertes, dominada pelo poderoso fazendeiro, que tinha sua autoridade muito respaldada pela fora do patriarcalismo c) As sesmarias, vendidas pelo governo portugus s a burgueses, deram origem aos latifndios cearenses, e nestes a atividade econmica de maior produo era a do cacau d) As charqueadas fracassaram devido concorrncia interna com a produo aucareira da regio do Cariri, que atraa a mo-de-obra das oficinas e) A cotonicultura se definiu como uma atividade meramente local, ou seja, apenas para o uso domstico nas fazendas durante todo o sculo XVIII. Adquiriu relevncia internacional com a oligarquia aciolina no incio da Repblica. 4. (UECE 2005/2) Leia o fragmento abaixo com ateno:Em cada fazenda destas, no se ocupam mais que dez ou doze escravos e na falta deles os mulatos, mestios e pretos forros, raa que abundam os sertes da Bahia, Pernambuco e Cear, principalmente pelas vizinhanas do Rio So Francisco. (FONTE: Documento atribudo a Joo Caldas. Governador do Piau, depois do Par e depois do Rio Negro e Mato Grosso, falecido em 1794. In DEL PRIORI, Mary. Reviso do Paraso: os brasileiros e o estado em 500 anos de Histria. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p 52 a 55.) O documento acima citado refere-se atividade econmica, predominante no Cear e no Piau no perodo colonial. Tal atividade ligavase : a) Produo Algodoeira b) Pecuria

2.

c) d) 5.

Produo Aucareira Minerao

(UECE 2001/1) A ocupao da Capitania do Cear estava consolidada na dcada de 1720 e a violncia contra os povos nativos possibilitou a transformao do territrio livre para esses povos em rea para a pecuria. (PINHEIRO, Francisco J. Mundo em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo territrio. In SOUSA, Simone de (Org.) Uma Nova Histria do Cear. Fortaleza, Edies Demcrito Rocha, 2000, p.37) Com base no trecho citado, marque a alternativa que indica corretamente as relaes entre colonizadores e nativos no Cear do sculo XVIII: a) os colonos escravizaram os nativos para o trabalho nas grandes plantaes de algodo e na pecuria. b) a expulso dos nativos era necessria para abrir caminho para a ampla introduo de trabalhos africanos. c) as guerras de antivos eram travadas para reuni-los em aldeamentos, onde os jesutas pretendiam catequiz-los. d) Os colonos precisavam de pouca mo de obra para o gado e procuraram expulsar ou aldear os nativos.

6. (UNIFOR 1989) "A expresso nasceu do fato inconstante de ser a pecuria at o sculo XIX a base econmicosocial do Cear, assim como a de todo o serto nordestino." O autor da expresso a que o texto se refere : a) Caio Prado Jnior b) Capistrano de Abreu c) Nelson Werneck Sodr d) Hlio Viana e) Varnhagen 7. (UNIFOR 2000/1) Colonos portugueses, apoiados por expedies militares, comearam a ocupar o Cear por volta de 1610. O objetivo era proteger a capitania criada em 1534, dos ataques de: a) b) c) d) e) Franceses, poloneses e rabes. Franceses, holandeses e ingleses. Alemes, belgas e franceses. Espanhis, italianos e franceses. Alemes, russos e noruegueses.

You might also like