You are on page 1of 6

RELATRIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PTICA GEOMTRICA Questo para problematizao: Clculo da altura de um espelho plano vertical para que,

a partir do cho, uma pessoa possa ver-se de corpo inteiro, desde a cabea at os ps.

Ligar, com linha pontilhada, A e B ao olho da pessoa objeto, que interceptam o espelho nos pontos M (inferior) e N (superior),

que delimitam o tamanho mnimo do espelho para que a pessoa possa ver-se de corpo inteiro no espelho. Observe que os tringulos oMN e oBA so semelhantes e dessa semelhana tiramos o tamanho mnimo do espelho MN --- H/MN = 2d/d --- MN=H/2 o tamanho mnimo do espelho para que a pessoa se veja de corpo inteiro deve ter a metade da altura da pessoa. Importante: Observe que a altura mnima do espelho sempre a mesma independente do fato de a pessoa estar a uma distncia d, 2d, 3d, etc. do espelho. Assim, a imagem da pessoa encontra-se ajustada ao tamanho do espelho independente da distncia a que ela se encontra do mesmo, mas, medida que a pessoa se afasta do espelho, sua imagem tambm se afasta dando a impresso, devido ao ngulo visual, que ela parece menor, mas continua sempre ajustada ao tamanho do espelho.
PARTE 1: Imagens em espelhos planos. Atividade 1: a) A regio se mantm o que muda o ngulo de viso do observador. b) Ao afastar-se do espelho o campo de viso diminui, pois o ngulo do ponto de viso do observador em relao as extremidades do espelho, diminui.

Atividade 2: Tamanho da imagem em espelhos a) A distncia entre o objeto e o espelho a mesma que a distncia entre a imagem e o espelho. b) Reposicionando o objeto para uma distancia d2 foi constatado que a distancia da imagem ao espelho variou na mesma proporo. c) Analisando o experimento foram constatadas as seguintes caractersticas: - imagem virtual (Atrs do espelho) - mesmo tamanho do objeto, - imagem e objeto so equidistantes (mesma distncia) do espelho, - objeto e imagem so reversos.

Atividade 3: Programao retilnea da luz. Neste experimento foi visualizada a chama de uma vela, conforme a figura a seguir:

A imagem formada no interior de cmara escura invertida, pois, quando a luz refletida por um objeto luminoso, como a chama de uma vela, ou refletida por um objeto iluminado, como a base da vela, ela se propaga em todas as direes e vai inclusive na direo do orifcio feito na caixa. Ao passar por este orifcio, continua propagando em linha reta, mantendo a direo de onde partiu, at atingir o anteparo da cmara escura. Logo o ponto B da parte inferior da vela, na figura, atinge a parte superior do anteparo B' e um ponto A superior da vela, atinge o anteparo em A', formando assim a imagem invertida.

PARTE 2: Imagens em espelhos esfricos Atividade 4: Imagens formadas por espelhos esfricos cncavos a) Colocando a vela entre o espelho e o anteparo a uma distancia 3f/2 a imagem formada no anteparo foi do tipo real, invertida e maior que o objeto.

Tambm foi posicionado o objeto a uma distancia f aproximada e constatado que a imagem ficou idntica ao objeto real e invertida.

Questes: a) Ponto de convergncia ou foco. b) A medida entre o ponto focal e o vrtice do espelho a Distncia Focal (f), o ponto focal fica localizado no ponto mdio entre o centro de curvatura e o vrtice do espelho, assim podemos afirmar que a distncia focal pode ser definida como a metade da medida do raio: f = R/2 c) A imagem do objeto posicionado entre o foco e o espelho maior que o objeto. Atividade 5: Imagens formadas por espelhos esfricos convexos: Repetindo os experimentos do item anterior foi constado que as caractersticas das imagens so geralmente do tipo virtual, direita, menor que o objeto, geradas entre o vrtice e o foco virtual do espelho. So aplicados principalmente em espelho retrovisor ou como instrumento de observao em entradas de edifcio porque aumenta o campo visual. O espelho convexo convergente pois os raios refletidos no se cruzam em nenhum ponto real, devido a curvatura do espelho diferente do espelho cncavo conforme podemos notar na figura a seguir.

Atividade 6: Visualizao de raios paralelos Nesta atividade foi ajustado uma fonte luminosa de modo a obter um feixe de raios paralelos direcionados a uma lente incidindo num espelho cncavo conforme mostrado na figura abaixo, refletindo os raios de uma forma convergente, com seu ponto de convergncia a 12 cm do vertice:

O mesmo procedimento citado acima foi realizado para um espelho convexo, conforme mostrado a seguir, refletindo os raios de uma forma divergente.

Atividade 8: Juno de luzes primrias(vermelho, verde, azul) Analisando a das 3 luzes primrias, foi formado a cor branca, em seguida foi realizado outro teste com apenas as luzes vermelho e azul e foi possvel visualizar as cores magenta, amarelo, ciano e algumas sombras de menor intensidade.

Disponvel em: <http://www.fisicaevestibular.com.br/optica2.htm> <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31339> <http://educar.sc.usp.br/otica/esferico.htm>

You might also like