You are on page 1of 2

A histria da EJA Educao de Jovens e Adultos Durante muito tempo considerava-se que o tempo de educar era a infncia e, apesar

r de j constar, na constituio de 1824, que todos os cidados tinham direito educao primria, foi somente em 1834, que se teve inicio educao dos adultos, at ento vista como gesto solidrio, caridoso, para com as pessoas incapazes, incompetentes, e que por isso estavam atrapalhando o desenvolvimento do pas. Com o intuito de erradicar o mal que levava o pas ao subdesenvolvimento, no inicio do sculo XX, comeam as mobilizaes sociais a favor da educao de adultos, sendo criada em 1915, a Liga Brasileira contra o Analfabetismo. J na dcada de 30 o Brasil passa por mudanas tanto econmicas quanto educacionais. Com a criao do INEP, em 1938, e a criao do Fundo Nacional do Ensino Primrio, em 1942, e sua posterior regulamentao em 1945, fica estabelecido o percentual que deve ser investido na educao de adolescentes e adultos. Foram criados projetos e campanhas em prol da alfabetizao de adultos, muito em decorrncia da presso internacional, sendo que muito destes projetos eram falhos, principalmente no que diz respeito metodologia que no considera os diversos saberes que o aluno havia construdo ao longo da vida, inclusive contando com professores no habilitados, bastando para tanto, ser alfabetizado. Acredito que o marco para o inicio da mudana desta concepo foi o II Congresso Nacional de Educao de Adultos no Rio de Janeiro, onde se comea a estudar, analisar, a pedagogia de Paulo Freire, e tambm se critica a postura, a metodologia vigente. Todavia, todo o progresso obtido a partir do congresso foi interrompido com o golpe militar de 1964, ocorrendo um retrocesso no que diz respeito metodologia educacional quando criou-se o Mobral (o importante era reconhecer os smbolos, no compreend-los). Este programa foi extinto em 1985, com a chegada da Nova Repblica, perodo em que fica explicito o direito ao Ensino Fundamental a todos que no tiveram acesso educao na idade ideal. Com a LDB (lei n 9394/96 de 20 de dezembro de 1996) a EJA passa a ser considerada uma modalidade de ensino, onde devem ser respeitadas as necessidades peculiares de sua clientela. A partir de ento foram criados diferentes programas de educao de jovens e adultos, sendo que muitos apresentaram falhas, mas a partir deles que foi possvel discutir em Fruns e Conferncias, onde alm de expor suas conquistas, a sociedade envolvida com esta modalidade de ensino pode tambm expor suas angstias e propor mudanas.

Enfim, como foi dito inicialmente, j avanamos muito no que se diz respeito EJA, mas ainda h muito que melhorar, no apenas no que se diz respeito s polticas pblicas, mas tambm, e no menos importante, na forma que a sociedade enxerga as pessoas que estudam nesta modalidade.

Elisa dos Santos Cardoso

You might also like