You are on page 1of 4

CONCURSO LOCAL DA ESMAE EDIO 2011/2012

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS DE MSICA PROVA MODELO

COMPONENTES DA PROVA A Prova de Conhecimentos Gerais de Msica uma prova escrita, e integra trs componentes: 1. Anlise Musical Competncias a Avaliar A partir de um excerto musical, ser capaz de identificar: forma, fraseado, melodia, harmonia, tonalidade, ritmo e mtrica.

2. Formao Musical Competncias a Avaliar A partir da audio de excertos musicais, ser capaz de dissociar o ritmo de uma melodia e escrever frases meldicas em textura orquestral, tendo em conta os elementos existentes na partitura.

3. Histria da Msica Competncias a Avaliar Capacidade de distinguir auditivamente gneros, estilos, pocas e autores essenciais; Capacidade de ouvir e explicitar por escrito elementos pertinentes de ritmo, melodia, harmonia, textura e forma.

COMPETNCIAS GERAIS A AVALIAR Demonstrar capacidades ao nvel da audio, da leitura e da interpretao, no seu contexto histrico.

1. ANLISE MUSICAL L. van Beethoven: Sonata para piano, op. 2 n 1 (2 andamento, Adagio)

1.1. Cifre os acordes, classifique as notas ornamentais e identifique as cadncias dos cc. 0-8.

CONCURSO LOCAL DA ESMAE EDIO 2011/2012

1.2. Defina esquematicamente a forma e o fraseado deste tema. Relacione meldica e harmonicamente os segmentos que integram o todo.

2. FORMAO MUSICAL 2.1. Ditado Rtmico (utilizar folha prpria)

J. Brahms: Sonata para Violoncelo e Piano, Op. 38 (1 Andamento, Allegro non troppo, cc. 1-8) Escrita do ritmo do Violoncelo. O excerto ser reproduzido cinco vezes, a espaos de aproximadamente um minuto. Indicao prvia: 1 compasso

CONCURSO LOCAL DA ESMAE EDIO 2011/2012

2.2. Ditado de Espaos (utilizar folha prpria) F. Schubert: Sinfonia N 4 (2 Andamento, Andante, cc. 9-24) Preencher os espaos que se encontram em branco nas partes do Obo, Violino I e Violoncelo. O excerto ser reproduzido oito vezes, a espaos de aproximadamente um minuto.

3. HSTRIA DA MSICA

Devem ser ouvidos atentamente e lidos os comentrios de todos os exemplos musicais inseridos na seguinte Antologia, que inclui autores desde a msica grega at Philip Glass (2 CDs), e que podem ser consultados na Biblioteca da ESMAE: ALSINA, Pep, e Ses, Frederic, La Msica y su Evolucion: 49 Audiciones, Barcelona, Editorial Gra, 1994.

CONCURSO LOCAL DA ESMAE EDIO 2011/2012

Esta componente da prova de conhecimentos gerais de msica consiste na audio de vrios excertos musicais, abrangendo todas as pocas da Histria da Msica. O candidato dever identificar, sucintamente, os primeiros exemplos, indicando, para cada um, o gnero, a poca, e um possvel autor (por exemplo: Msica de cmara, com violino, violoncelo e piano, romntica, da 2 metade do sculo XIX. Trata-se, possivelmente, do 1 andamento de um trio de Brahms). Seguidamente, ouvir mais dois exemplos, elaborando um pequeno texto, para cada um, com cerca de 10 a 15 linhas. Este comentrio deve apresentar elementos pertinentes (sobre ritmo, melodia, harmonia, textura, instrumentao, forma) e fundamentar uma identificao do gnero, estilo, poca e possvel autor. A durao dos primeiros exemplos inferior a um minuto, e a dos ltimos de cerca de dois minutos. Metade dos excertos pertence Antologia referida atrs.

You might also like