You are on page 1of 2

C.E.A.

G - SOCIOLOGIA - 2A - PROF:CLUDIO DEZEMBRO DE 2012 Hindusmo Principal religio da ndia, o Hindusmo um tipo de unio de crenas com estilos de vida. Sua cultura religiosa a unio de tradies tnicas. Atualmente a terceira maior religio do mundo em nmero de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3000 a.C na antiga cultura Vdica. O Hindusmo da forma que o conhecemos hoje a unio de diferentes manifestaes culturais e religiosas. Alm da ndia, tem um grande nmero de seguidores em pases como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquisto, Sri Lanka e Indonsia. Aqueles que seguem o Hindusmo devem respeitar as coisas antigas e a tradio; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas; ter conhecimento da importncia dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existncia de encarnaes anteriores.
O sistema de castas (Varna) indiano dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas so: A cabea (Brmanes) representa os sacerdotes, filsofos e professores; Os braos (Xtrias) so os militares e os governantes; As pernas (Vaixs) so os comerciantes e os agricultores; Os ps (Sudras) so os artesos, os operrios e os camponeses.

A "poeira sob os ps" no foram originados do corpo de Brahma, por isso no pertencem s castas, mas tem um nome: so os Dalit ou prias, chamados de intocveis (a quem Mahatma Gandhi deu o nome de Harijan, "filhos de Deus"). Os Dalit so constitudos por aqueles (e seus descendentes) que violaram os cdigos das castas a que inicialmente pertenciam. So considerados impuros e, por isso, ningum ousa tocar-lhes. Fazem os trabalhos considerados mais desprezveis: recolha de resduos, coveiros, talhantes, etc.

O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posies de autoridade dentro dos templos. Os hindus so politestas (acreditam em vrios deuses). So os principais: Brahma (representa a fora criadora do Universo); Ganesa (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espcie humana da destruio); Sarasvati (deusa das artes e da msica); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsvel pela manuteno do Universo).

Observaes: O sistema de castas da ndia uma diviso social importante na sociedade Hindu, no apenas na ndia, mas no Nepal e outros pases e populaes de religio Hindu. Embora geralmente identificado com o hindusmo, o sistema de castas tambm foi observado entre seguidores de outras religies no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muulmanos e cristos. A Constituio Indiana rejeita a discriminao com base na casta, em consonncia com os princpios democrticos e seculares que fundaram a nao. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do pas. Define-se casta como grupo social hereditrio, no qual a condio do indivduo passa de pai para filho. O grupo endgamo, isto , cada integrante s pode casar-se com pessoas do seu prprio grupo.

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hinduismo.htm http://liceu1e.blogspot.com.br/2012/06/as-castas-na-india.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Structure_of_the_Indian_society_PT.gif

You might also like