You are on page 1of 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

AVALIAO DE RISCOS NAS ATIVIDADES FLORESTAIS

REVISO: 04 GRUPO DE DATA: 31.08.2012 ELABORADO POR: SF APROVADO POR: AD Pgina 1 de 11 GESTO FLORESTAL DA UNIMADEIRAS

Avaliao de riscos nas atividades florestais

1. OBJETIVO

O objetivo do presente documento analisar e avaliar

os riscos e os perigos a que se expem

os

trabalhadores e prestadores de servios florestais, propondo medidas preventivas que minimizem ou eliminem o risco.

A anlise foi realizada atravs de vistorias aos ambientes de trabalho, tendo-se verificado a existncia de fatores de risco em todas as categorias de trabalho analisadas, com especial destaque para o agente fsico por rudo, o agente ergonmico por trabalhos com cargas excessivas e o risco de acidentes pelo uso de mquinas perigosas.

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 2 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

2. INTRODUO

A preocupao com os impactes ambientais e os riscos a que se expem os trabalhadores florestais so temas fulcrais na gesto do Grupo de Gesto Florestal da Unimadeiras e encontram-se claramente espelhados ao longo de toda a documentao do Grupo.

No obstante, a questo dos acidentes de trabalho no deve ser restrita obedincia da legislao aplicvel, s normas de segurana e ao fornecimento de equipamentos de proteo individual, mas deve ser, tambm, o fundamento para a formao, sensibilizao e como mtodo intrnseco da organizao do trabalho.

Uma probabilidade de risco de acidentes consideravelmente elevada aliada a elevado esforo fsico, longos perodos de trabalho, condies climatricas adversas, terrenos acidentados, formao ineficiente ou inadequada e ferramentas e equipamentos mal concebidos, refletem-se na qualidade de vida dos trabalhadores florestais e na prestao do servio executado.

Para eliminar ou diminuir o risco associado ocorrncia dos acidentes necessria a observncia de vrias condies que, conjuntamente, resultam na minimizao dos riscos, entre outras:

Manuteno e adaptao de mquinas, ferramentas e equipamentos usados para que se tornem seguros;

Fornecimento e exigncia do uso de equipamentos de proteo individual; Formao profissional adequada; Consciencializao dos riscos da profisso e capacidade para identificar os riscos; No possibilidade de desvio da funo sem uma formao inicial adequada e suficiente; Cumprimento dos requisitos para a segurana coletiva; Utilizao de equipamentos de comunicao eficazes.

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 3 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

3. NIVEIS DE RISCO

3.1 Identificao do nvel de risco Para esta avaliao foram identificados os perigos associados a cada atividade, de acordo com a gravidade e a probabilidade da sua ocorrncia: Gravidade da ocorrncia (G) Baixa Cortes, leses ou esmagamentos menores ou superficiais; queimaduras de 1 grau; irritaes menores da pele ou outros membros, dores de cabea, desconforto, dores musculares passageiras. Leses ligeiras, temporrias e no incapacitantes. Mdia Fraturas menores; cortes ou esmagamentos maiores no incapacitantes; dores musculares no incapacitantes, queimaduras 2 grau; surdez; leses musculo-esquelticas; tores ou luxaes; problemas respiratrios; dermatoses. Leses importantes, permanentes ou no, incapacitantes ou no. Alta Fraturas graves; cortes ou esmagamentos graves e incapacitantes; leses mltiplas e graves; queimaduras de 3 grau; intoxicaes graves; amputaes de membros; morte. Leses graves, incapacitantes ou morte. Nivel de Risco (NR) Probabilidade da ocorrncia (P)

Frequente NIVEL 1 Ocorre muito frequentemente.

Ocasional NIVEL 2 Verifica-se a ocorrncia no muito frequente.

Rara NIVEL 3 Ocorre raramente durante uma operao

3.2 Determinao do risco De seguida, foram identificados os nveis de risco e as principais aes a serem implementadas pelos

trabalhadores, de forma a prevenir ou reduzir eventuais danos:

Nivel da Probabilidade Nivel da Gravidade 1 2 3 1


RISCO MINIMO RISCO ADMISSIVEL RISCO MDIO

2
RISCO MDIO RISCO ALTO RISCO ALTO

3
RISCO ALTO RISCO ELEVADO RISCO ELEVADO

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 4 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

3.3 Medidas de controlo do risco Em funo do nvel de risco presente, devem ser tomadas aes, imediatas ou no, podendo ser necessrio implementar novas aes:

RISCO Mnimo

MEDIDAS A IMPLEMENTAR Sem medidas necessrias. Avaliao/ monitorizao regular dos riscos. Anlise da eficcia das aes definidas para a reduo dos riscos. Avaliao/monitorizao regular dos riscos. Consciencializao dos trabalhadores. Anlise e implementao de um plano para a reduo dos riscos, num curto espao de tempo. Avaliao da existncia de riscos maiores e, se necessrio, definio de medidas subsequentes com o objetivo de reforar as medidas implementadas. Avaliao/monitorizao dos riscos existentes. Consciencializao dos trabalhadores. Avaliao/monitorizao regular dos riscos. Consciencializao dos trabalhadores. Suspenso dos trabalhos ou, no caso de ainda no se ter iniciado o trabalho, no permitir o incio dos mesmos. Implementao de um plano para a reduo e controlo dos riscos presentes. Avaliao/monitorizao dos riscos existentes. Consciencializao dos trabalhadores. Avaliao/monitorizao regular dos riscos. Consciencializao dos trabalhadores. Suspenso imediata dos trabalhos. Retirada de todos os trabalhadores da rea. Implementao imediata de um plano para a reduo dos riscos. Se o risco no for reduzido, o plano para a reduo dos riscos deve ser revisto e tomadas novas aes. Antes de se verificar a reduo dos riscos, os trabalhos no devem ser retomados. Consciencializao dos trabalhadores.

Admissvel

Mdio

Alto

Elevado

Em caso de vistoria, todos os trabalhos a decorrer na situao de risco alto ou elevado, sem que tenham sido tomadas as medidas necessrias para a reduo dos riscos existentes, podem originar uma no conformidade grave e, em caso de explorao de madeira, a suspenso da entrega de guias de remessa para a entrega de madeira certificada.

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 5 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

4. APLICAO

As medidas de preveno dos riscos aqui descritas devem ser desenvolvidas num quadro de cumprimento integrado das questes legais e das boas prticas de higiene e segurana nos trabalhos florestais.

A adaptao deve ser considerada na fase de planeamento dos trabalhos e todos os trabalhadores devem estar cientes da necessidade de adaptao das medidas sempre que o nvel de risco o obrigue.

A poltica de preveno deve ser transmitida ativamente a todos os trabalhadores que, por seu lado, devem estar suficientemente consciencializados e capacitados para, no campo, identificar e avaliar os riscos e implementar, em tempo til, as medidas preventivas adequadas eliminao ou reduo do risco.

As especificidades do trabalho florestal estendem-se para alm da atividade dos trabalhadores no terreno; em paralelo, verificamos um conjunto de atividades algumas no aplicveis ao Grupo que se desenrolam paralelamente e que acarretam nveis de risco considerveis, como a reparao de mquinas e equipamentos, a apanha de lenhas e de sobrantes, a apanha de pinhas etc.

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 6 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais


5. RISCOS

Foram definidas as seguintes aes de preveno e de reduo do nvel de risco para as principais atividades da gesto florestal.

Trabalho

Atividade: preparao de terreno/utilizao de mquinas para outros fins Perigo Riscos Medidas de preveno PGNR
Conduo de mquinas em terrenos irregulares e acidentados Circulao de pessoas e mquinas em simultneo Capotamentos 13Mdio Quedas em altura e outras Atropelamentos 13Mdio Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Respeitar as distncias de segurana. Trabalhadores com formao adequada. Respeitar as inclinaes mximas. Assegurar a utilizao de equipamentos em bom estado de conservao. Garantir a boa visibilidade das mquinas, circular devagar e ter ateno a buracos e solos irregulares. No circular com mquinas em bermas ou valetas . Utilizar protetores auriculares. A aproximao de pessoas a mquinas em funcionamento s deve ser feita aps estabelecer contacto visual com o operador da mesma. Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Cumprimento das distncias de segurana. Trabalhadores com formao adequada. A aproximao de pessoas a mquinas em funcionamento s deve ser feita aps estabelecer contacto visual com o operador da mesma.

Utilizao de mquinas para preparao do terreno e construo de infraestruturas

Emisso de rudos

Exposio ao rudo

23Alto

Destroamento de toias/ utilizao de enx

Destroamento de cepos

Projeo/queda de destroos

13Mdio

Trabalho
Descargas (plantas, adubos, etc.) Deslocao no terreno florestal com cargas

Perigo
Movimentao manual de cargas em terrenos irregulares Posturas incorretas/ esforo fsico

Atividade: plantao Riscos PGNR


13Mdio

Medidas de preveno
Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. Utilizao dos EPI adequados. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. Utilizao dos EPI adequados. Cumprimento das instrues de segurana dos rtulos das embalagens. Lavar as mos aps manuseamento dos produtos. Aplicao de adubos a favor do vento. Manter os produtos nas embalagens originais.

Riscos ergonmicos

22Alto

22Alto

Plantao e adubao Utilizao de produtos qumicos Contacto com produtos qumicos 22Alto

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 7 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

Trabalho

Atividade: controlo de vegetao Perigo Riscos PGNR


Projeo de partculas

Medidas de preveno
Trabalhadores com formao adequada. Utilizao dos EPI adequados. Cumprimento das distncias de segurana. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. Utilizao dos EPI adequados. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. No comer, beber ou fumar antes de lavar as mos. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. Utilizao dos EPI adequados. Evitar manuseamento de cargas em desnvel. Cumprir com as instrues de segurana e quantidades dos rtulos. No comer, beber ou fumar antes de lavar as mos. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Trabalhadores com formao adequada. Utilizao dos EPI adequados. Aplicar os produtos a favor do vento; em situao de vento muito forte deve-se interromper o trabalho. No comer, beber ou fumar antes de lavar as mos. Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Utilizao dos EPI adequados. Cumprir com as instrues de segurana dos rtulos. No comer, beber ou fumar antes de lavar as mos.

22Alto

Controlo manual

Utilizao de motorroadora Operaes de corte de vegetao em espaos florestais Riscos ergonmicos

13Mdio

Movimentao manual de cargas Transporte Descarga e transporte manual para o terreno Transporte produtos qumicos Manuseamento de embalagens com produtos qumicos

Riscos ergonmicos Contacto com o produto Riscos ergonmicos Contacto com o produto

13Mdio

13Mdio

13Mdio

Preparao dos produtos no terreno Controlo qumico

Produtos qumicos

Contacto com o produto 22Alto

Aplicao dos produtos

Posturas incorretas/ esforo fsico

Riscos ergonmicos

Manuteno/ reparao dos equipamentos

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 8 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

Trabalho

Perigo
Movimentao manual de cargas (incluindo a motosserra)

Atividade: abate manual de rvores Riscos PGNR

Medidas de preveno

Riscos ergonmicos

13 Mdio

Utilizao de tcnicas e posturas adequadas. Utilizao dos EPI adequados.

Utilizao da motosserra em trabalhos de corte, toragem e desrama Abate manual Motosserra em funcionamento Vento forte

Ressalto da motosserra Projeo de partculas Corte membros superiores e inferiores Ressalto de rvores Queda de rvore enganchada Queda de rvores por vento Exposio ao rudo

33 Elevado 13 Mdio 33 Elevado 13 Mdio 33 Elevado 22 Alto 33 Elevado 33 Elevado

Sobreaquecime nto de equipamentos

Exposio a vibraes Incndio (linhas eltricas, equipamentos, etc)

13 Mdio

Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Respeitar as distncias de segurana. Trabalhadores com formao adequada. Suspender os trabalhos se ocorrerem ventos fortes. Assegurar a existncia de caixa de primeiros socorros, extintores e telemvel. Garantir a utilizao de equipamentos em bom estado de conservao. Verificar com regularidade o estado do equipamento e garantir a sua manuteno adequada. No abandonar uma rvore sem concluir o corte; as rvores enganchadas devem ser libertadas o mais rapidamente possvel. Caso no seja possvel, assinalar a rea e avisar todos os trabalhadores. Interromper os trabalhos at concluso do corte das rvores enganchadas. Manter o equipamento desligado at chegar ao local do corte.

Abastecimento dos equipamentos

Produtos qumicos (leo, gasleo)

13 Mdio

Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Trabalhadores com formao adequada.

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 9 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

Trabalho

Perigo

Atividade: abate mecnico de rvores Riscos PGNR

Medidas de preveno

Movimentao de mquinas

Capotamentos Quedas de diferentes nveis

13 Mdio

Garantir a utilizao de equipamentos em bom estado de conservao. Verificar com regularidade o estado do equipamento e garantir a sua manuteno adequada. Garantir a boa visibilidade das mquinas, circular devagar e ter ateno a buracos e solos irregulares. No circular com mquinas em bermas ou valetas. Trabalhadores com formao adequada.

Emisso de rudos pelos equipamentos em funcionamento

Exposio ao rudo

33 Elevado

Utilizar protetores auriculares. Trabalhar com a porta da mquina fechada.

Abate com mquinas florestais

Circulao de maquinas e pessoas em simultneo

Atropelamentos

13 Mdio

Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Assegurar a utilizao de equipamentos em bom estado de conservao. Garantir a boa visibilidade das mquinas e circular devagar. Cumprimento das Boas Prticas. Assegurar a execuo dos trabalhos a uma distncia suficientemente longe das linhas. Verificar com regularidade o estado do equipamento e garantir a sua manuteno adequada; substituio imediata dos equipamentos em mau estado. Cumprimento das Boas Prticas. Trabalhadores com formao adequada.

Linhas eltricas

Choques

13 Mdio

Rechega das rvores com guincho

Esmagamento/ Entalamento

33 Elevado

Empilhamento da madeira

Queda/deslizamento da pilha

13 Mdio

Cumprimento das Boas Prticas. Realizar pilhas com altura inferior a 4 metros. Verificar o estado do terreno no realizar pilhas em terreno instvel.

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 10 de 11

Avaliao de riscos nas atividades florestais

Atividade: rechega da madeira para camio e transporte Trabalho Perigo Riscos


Queda de madeira Choque da grua

PGNR

Medidas de preveno
Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Respeitar as distncias de segurana. Trabalhadores com formao adequada. Durante a movimentao da grua, apenas deve permanecer no local o operador da mesma. Cumprimento das Boas Prticas. Utilizao dos EPI adequados. Respeitar as distncias de segurana. Cumprimento das Boas Prticas. Respeitar declives mximos. Realizar carga de madeira de forma equilibrada e bem fixa. Verificar a existncia de resduos lenhosos ou terrosos aps a descarga e limpar o reboque antes de iniciar viagem.

Movimentao da grua

Grua com madeira suspensa

13 Mdio

Condicionamento da carga no camio

Manuseamento de madeira

Queda da rolaria Queda em altura

33Elevado

Transporte da madeira

Conduo de viaturas pesadas com madeira

Queda da madeira/resduos Capotamento

13 Mdio

REVISO: 04

DATA: 31.08.2012

ELABORADO POR: SF

APROVADO POR: AD

Pgina 11 de 11

You might also like